.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
56 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, rbarros

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por Ed em Qua 06 Fev 2013, 3:20 pm

David_JP escreveu:Alguns tradutores defendem que a tradução mais correta para gênesis 1:1 seria:

Genesis 1:1
No principio criou Deus o céu e a terra. E a terra tornou-se sem forma e vazia.

Outra tradução baseado nas mesmas palavras em hebraico em outros livros é:

E a Terra era caos, vaidade e confusão...

Interessante, não é mesmo?


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3093 dias de existência com 226292 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 29 Mar 2013, 11:51 pm



ESTUDO SOBRE LILITH
Esse demônio aparece em diversos textos como por exemplo a Torah Assírio-Babilônica,o Zohar e o Talmude (o livro dos Hebreus).
Mas a versão que mais me chamou a atenção é a de que LILITH FOI A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO. Sim, antes mesmo de Eva ter sido criada. Sabemos que as versões do Gênesis para a criação do mundo e principalmente na criação da mulher, são ricas em contradições e enigmas.
Lilith reivindicava igualdade de agir, de escolher e decidir.Queria os mesmos direitos do homem visto que “eram feitos de pó, portanto sou igual”.
Vendo que não teria apelos atendidos, Lilith se rebelou, acusou Adão, blasfemou e foi embora rumo ao Mar Vermelho. Lá é onde habitam os demônios, segundo a tradição hebraica, um lugar maldito.Desde então,tornou-se noiva de Samael, o senhor das forças do mal. Sentindo-se abandonado, Adão adormece.Quando acorda a procura e não encontra:”Em meu leito, pela noite, procurei o meu amor da minha alma. Procurei e não encontrei” (Cântico 3.1 ). Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith e para compensar sua tristeza, Deus resolveu criar Eva, exatamente como as exigências da sociedade patriarcal.
Segundo pesquisas esse trecho foi tirado da Bíblia na época da inquisição, talvez para que ninguém identificasse uma bruxa como sendo “Sagrada”; ou durante a transposição da versão jeovística para sacerdotal.
Porém, talvez por uma falha da igreja, Lilith é citada uma única vez na Bíblia, em Isaías 34:14,”Aí vão se encontrar o gato do mato e a hiena, o cabrito selvagem chamará seus companheiros;aí Lilith vai descansar,encontrando um lugar de repouso”(Bíblia Sagrada-Edição Pastoral,Bíblia Católica,Bíblia King James).
Em uma outra Bíblia que eu tenho em casa, nesse mesmo capítulo e versículo a palavra Lilith é trocada por “demônio caprino”, “animais noturnos”(tradução Almeida Revista e Corrigida,Novo Mundo das Escrituras Sagradas).
Existem diversos relatos, textos, lendas e mitos em torno de Lilith. É claro que eu não achei essa história em livros proibidos, pois não tenho acesso a eles e nem a colégios de freiras, mas que é intrigante, isso é !
Parece uma coisa maluca não é? Será que tem uma base Bíblica nisso? Será que conseguimos enxergar Lilith na Bíblia Sagrada?
Se vocês analisarem com mais detalhes o livro de Gênesis no capítulo 1.26-31, Deus cria o macho e a fêmea no sexto dia e no sétimo Ele descansa. Portanto, como é que se explica a criação da mulher no capítulo posterior de Gênesis 2.18, 21, 22 e 23 ?
Se tem um dos fatores positivos no seminário é que você aprende a não somente ler as Escrituras mas também analisá-las. Senão como se explicaria a tal esposa de Caim, se só existia o pai Adão , a mãe Eva, e o irmão Abel ?
A palavra é bem clara lá em Oséias 4.6 que diz:”meu povo perece por falta de conhecimento”. E que conhecimento é esse ? A PALAVRA !!!
Agora vamos viajar na palavra de Deus.
Gênesis 1.27,28 e 29:
27 : Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, a imagem de Deus os criou:macho e fêmea os criou.
- O Texto aqui enfatiza o ato especial e magnífico de Deus na criação do homem e da mulher repetindo três vezes a expressão Bará = Criar (criar a partir do nada,criar de algo que ainda não existe ). Logo, homem e mulher são criados da mesma matéria, da mesma imagem de Deus. A única diferença evidente é quanto a sexualidade ( características distintivas ) de cada um: “macho e fêmea”, como está escrito literalmente nos originais hebraicos.
28 : Deus os abençoou e lhes ordenou:
“Sede férteis e multiplicai-vos ! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo o animal que rasteja sobre a terra ! “
- A primeira ordem foi ao de se multiplicarem e povoar ,ou seja,em número e com qualidade de vida e a segunda ordem foi ao de dominar os animais marítimos,aéreos e os terrestres. Percebesse que logo acima temos um pronome “ lhes “ que esta no plural e não no singular.Então a ordem foi dada para os dois, tanto o homem quanto a mulher.
29 : E acrescentou Deus: “Eis que vos dou TODAS as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e TODAS as árvores que dão FRUTOS com sementes: esse será o vosso alimento !
- Portanto,teve alguma restrição,sim ou não ?
Teve alguma restrição do tipo isso pode e isso não pode ?
Ou então foi, bem vindos tudo isso é de vocês ! Sim ou não ?
Neste versículo Deus está dizendo o seguinte: “ o que vocês encontrarem na terra, tudo o que tem fôlego de vida, tudo que der semente, tudo que produza frutos vocês podem comer.
Então , temos um homem e uma mulher sendo abençoados, sendo mandados que se relacionem sexualmente para que pudessem ter filhos e para que pudessem também se alimentarem de tudo que havia sobre a terra.Temos então um casal liberados !!!
Só não temos ainda o Jardim do Éden !
Entenda que, não foi no Jardim do Éden que Deus liberou. Porque ainda não tinha sido criado.
A história muda toda a partir do próximo capítulo 2 de Gênesis, nos versículos 5, 6 e 7.
OBS : E parece que vem um outro Adão, uma outra mulher, uma história totalmente diferente. Sendo que no versículo 27 do capítulo 1 de Gênesis, acabamos de ver a formação do homem, Deus está criando o homem e a mulher tudo junto, já no versículo 7 do capítulo 2 de Gênesis Deus acabará de criar o homem e não há nenhuma ressalva de que nesse momento a mulher ainda não havia sido criada. Ou seja, é como se tivesse ficado uma lacuna entre uma passagem e outra. Olha a inquisição ai do qual eu já tinha mencionado no texto mais acima, lembra ?!
Cada versículo do livro de Gênesis tem que levar em conta que são algumas eternidades que estão se passando, você não pode achar de que um versículo para o outro acontecem de manhã para tarde, por exemplo: uma planta não brota rápido na hora e uma árvore não dá fruto na hora, tudo é criado com NATURALIDADE.
Jardim do Éden tem por nome diferente por que não era o Campo de Gênesis 1,leia com mais atenção e verás que havia um Campo fora do Jardim do Éden.Tanto é que o Jardim do Éden era um lugar especial e nota-se que o homem foi transportado do Campo para o Jardim.Quando foi colocado lá no Jardim, ele estava só.
Essa é a interpretação da nossa Bíblia. Que quando Deus colocou o homem no Jardim do Éden ele estava só (Gênesis 2.18).Ou seja, já estava pela metade.
OBS: Entenda o seguinte, muito antes da Bíblia ser transliterada para os dias de hoje, ela era escrita no Pergaminho e não tinha divisões entre capítulos e versículos, com mais atenção verás que o capítulo 2 de Gênesis do versículo 1 até 7 é nada mais do que uma conclusão, um resumo da origem da humanidade. Faça um paralelo dos versículos e entenderas o que estou referindo-me,vejamos então que nos versículos 1, 2 e 3 do capítulo 2 é o término do capítulo 1. Já o versículo 4 é o início da conclusão da criação; 5 está paralelo ao 11 ,12 do cap.1 ; 6 está paralelo ao 9 do cap.1; 7 está paralelo ao 27 do cap.1 (lembra-se da palavra criar? Está no texto mais acima).
Já no capítulo 2.15 diz que Deus pega o homem e o coloca no Jardim do Éden então o homem não estava NO JARDIM DO ÉDEN , nos versículos 16 e 17 cai em contradição com o versículo 29 do capítulo 1 de Gênesis ou seja, nos vers.16 e 17 há uma proibição do qual do outro vers. Do capítulo anterior não tem.
No vers.23 do cap.2 Adão exclama e gostaria de que prestasse muita atenção: “ESTA, SIM, é osso dos meus ossos e carne da minha carne ! Ela será chamada ‘ mulher ‘, por quanto do ‘ homem ’ foi EXTRAÍDA “.
Eu fiz questão de destacar bem as palavras: ESTA, SIM E EXTRAÍDA :
_ ESTA : na verdade é um pronome demonstrativo que usamos em referência a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante) ,e também empregamos em discurso para mencionar coisas que ainda não foram ditas .Deus pega a mulher leva até a presença de Adão e o mesmo usa este termo demonstrativo ESTA;
_ SIM : um advérbio de afirmação;
_ EXTRAÍDA : vem da palavra extrair que por sua vez é um verbo transitivo que significa, tirar (uma coisa) do lugar onde está, do corpo em que espontânea ou acidentalmente se formou ou introduziu.
Por tanto temos aqui um outro tipo de criação feminina, a primeira criada da mesma essência e a segunda da costela...
Agora vamos desvendar a serpente...
Uma das grandes discussões em aberto entre os estudantes da Bíblia é se as passagens concernentes a criação são alegóricas ou literais.
Mas mesmo diante de uma leitura minuciosa, muitas pessoas não são capazes de enxergar uma incoerência racional na narração do texto que apresenta uma serpente que fala --> O que nos remeteria para uma fábula.
"Fábula são composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala e costumes"
Sim, se fosse narrativa literal, a serpente não poderia ter falado (Ainda que possessa por um espírito maligno) pelo simples fato de não ter cordas vocais:
"Cientificamente falando, a possibilidade de uma serpente falar sozinha é zero. Isso porque as serpentes são surdas, são mudas (não possuem cordas vocais) e tem a língua bifurcada, e isso a impossibilitaria de falarem por si só"
Por tanto, O Antigo Testamento não costuma "fazer animais falarem". A única exceção é a jumenta de Balaão, mas esta fala por milagre de Deus, o que não é o caso da serpente do jardim do Éden, que obviamente não foi usada por Deus.
Ora, temos a idéia teológica (Gênesis 3 :14) de que serpentes se arrastam por causa de uma maldição divina, o que muitos entendem como um sinal de que a cobra pudesse ter tido mãos e pernas antes da Queda.
Muitos cristãos afirmam, que antes a serpente não rastejava, que só começou a rastejar graças á maldição. Estes abrem duas hipóteses com relação á diferenciação que a serpente do Éden possuía com relação ás espécies modernas antes do pecado original.
A outra hipótese é a de que, antes da maldição, a serpente possuía pernas. Essa afirmação é de certo modo plausível e ao mesmo tempo também não é. Isso porque as serpentes modernas possuem, realmente, "patas vestigiais". Muitos criacionistas afirmam que isso é o que sobrou das pernas que, antes, a serpente possuía. Entretanto, levando em conta o registro fóssil, a história "muda de cara".
Mas então no que realmente a serpente foi afetada com a maldição? O que a Bíblia quer dizer em Gênesis 3?
A Bíblia não diz em específico que o animal usado para tentar Eva havia tido pernas e que depois as perdeu.
Na logística das coisas a serpente ela representa o mal como também o bem,para algumas religiões ela representa mudança de vida por causa da sua renovação de pele mas também, representa a morte devido ao seu veneno.
Em Mateus 10.16 Jesus nos diz que deveríamos ser astutos (em outras versões prudentes) como a serpente.
Deus no Velho Testamento opera sinais de prodígios e maravilhas através de serpentes como : em Êxodo 7.8 -12; em Números 21.4-9 (a serpente de bronze), como também as comparações da serpente como sendo Satanás em passagens mais adiante da Bíblia. Ou seja,a questão aqui não é o animal em si,pelo contrário,Jesus até observava o comportamento desse animal e o menciona como um bom exemplo em Mateus 10.16 para que tenhamos prudência com determinadas doutrinas pregadas pelos falsos pastores.
Agora voltando pro foco,com certeza essa maldição que se encontra em Gênesis 3, 14:
"Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida." Não foi pra serpente, o animal embora tenha sido por Ele mesmo criado. Vejam bem: serpentes realmente rastejam, mas... elas não comem pó! Então, por que Deus falou do rebaixamento físico da serpente? O comportamento típico da serpente no seu ambiente natural, rastejando em seu ventre, simbolizava muito bem a condição rebaixada.
Vamos entender que o significado de rebaixamento é:falta de dignidade, perda de personalidade. Humilhação espontânea ou imposta.
Seria a Lilith então a possível serpente na Bíblia ? A Bíblia deixa bem claro que a serpente é um animal do CAMPO e não do Jardim; não teria Lilith entrado no Jardim sorrateiramente feito uma serpente ?
Agora vejamos,em Gênesis 2.15 nos diz o seguinte: “E tomou o Senhor Deus o homem,e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o GUARDAR.”
Vamos pensar um pouquinho com a palavra GUARDAR...
Mas,guardar do quê ? Ou seria,guardar de algo que oferecia perigo. No entanto o homem foi colocado pra impedir que a serpente do campo entrasse no Jardim. Logo,se tem que guardar é porque não esta em segurança!
Em Gênesis 3.14 e 15 ,temos aqui duas pessoas recebendo punição,a mulher e a serpente.
Quando diz: Eu porei inimizade entre ti e a serpente;daí você questiona; mas como inimizade entre a mulher e a serpente ?Como assim inimizade entre um ser humano e um animal ?
Porque Deus esta dizendo:”...entre a tua descendência e o descendente dela;porquanto,este te ferirá a cabeça,e tu lhe picarás o calcanhar.” Ou seja,temos ai duas mulheres recebendo a sentença ou não temos ?
Não teria lógica,Deus sentenciar um animal irracional !
E quando isso fica bem claro ? Vamos para o Apocalipse 12. Tem gente que fala que Apocalipse é o livro que só fala das coisas do fim do mundo,Apocalipse é praticamente a Bíblia do Gênesis até Judas contada em símbolos.
Apocalipse 12.1 diz: “Apareceu um grande sinal no céu:uma mulher vestida do sol,com a lua debaixo dos pés,...”
Vestida de sol seria a primeira mulher Eva,e quem está debaixo dos pés dela ? A lua que é o símbolo da Lilith em toda a lenda dela inclusive o nome já diz a LUA NEGRA.
Mas a lua está aonde? Debaixo dos pés de quem ? Da mulher !!! E quem é essa mulher ? Essa mulher é a Eva!
Apocalipse 17.3,João é conduzido ao DESERTO e ele vê uma mulher (deserto é o lugar aonde Lilith habita).
No targum Yerushalami,comenta a benção sacerdotal de Números 6.26 com está versão:”O Senhor te abençoe em todo ato teu e te proteja dos Lilim”.
_ Lilim são os filhos de Lilith.
_Targum é qualquer uma das traduções em aramaico,mais ou menos literal de partes do Antigo Testamento nas sinagogas da Palestina e da Babilônia.
Por tanto no texto Bíblico ela é mencionada explicitamente em Isaías 34. O livro de Isaías é um compêndio de profecia hebraica através de muitos anos;os primeiros trinta e nove capítulos do livro, referidos frequentemente como Primeiro Isaías, podem ser designados ao tempo quando o profeta viveu (aproximadamente 701-742 a.C). Por todo o livro, ele encoraja os judeus a evitar embaraços com estrangeiros que adoram divindades alheias. No capítulo 34, um Yahweh empunhando espada busca vingança contra os infiéis edomitas, forasteiros perenes e inimigos dos israelitas antigos. De acordo com este poema apocalíptico poderoso, Edom tornar-se-á uma terra caótica e deserta onde o solo é estéril e animais selvagem vagam: “E as feras do deserto se encontrarão com hienas (raposas/chacais);e o sátiro (bode/demônio) clamará ao seu companheiro; e Lilith descansará ali, e achará pouso para ti.” (Isaías 34.14).
Lilith era aparentemente tão conecida pelo público de Isaías que não era necessária nenhuma explicação sobre sua identidade. A passagem carece de detalhes ao descrever Lilith, mas a situa em lugares desolados. O verso Bíblico liga assim ao demônio do épico Gilgamesh que foge “para o deserto”. O descampado tradicionalmente simboliza aridez mental e física; é um lugar onde a criatividade e a vida em si facilmente são extintas. Lilith é banida de território fértil e exilada para o deserto estéril.
Aos tradutores ingleses do versículo as vezes carece confiança no conhecimento de demonologia babilônica. O texto hebraico e suas melhores traduções empregam a palavra Lilith na passagem de Isaías, mas outras versões são fiéis a sua antiga imagem como um pássaro,criatura da noite e bruxa.
A validade do argumento de Lilith é mais aparente em hebraico, pois as palavras para homem e terra vem da mesma raiz (Adam=Adão; adamah=terra). Como Lilith e Adão são formados da mesma substância eles são semelhantes em importância. A luta continua até que Lilith torna-se tão frustrada com a obstinação e a arrogância que audaciosamente que pronuncia o Tetragrama, o nome inefável do Senhor. O nome de Deus YHWH, traduzido como “Senhor Deus” na maioria das Bíblias e aproximadamente equivalente ao termo Yahweh, por muito tempo tem sido considerado tão sagrado que é inexprimível.
Durante os dias do Templo de Jerusalém, só o Sumo Sacerdote dizia a palavra em voz alta e só uma vez por ano, no dia da Expiação. Em teologia e prática judaica, há ainda mistério e majestade ligados ao nome especial de Deus. O Tetragrama é considerado “o nome que abrange o todo”. No episódio Bíblico da sarça ardente em Êxodo 3, Deus explica o significado do nome divino como “SOU O QUE SOU” um tipo de fórmula para YHWH, associado com a raiz hebraica de “SER”.
A figura mítica de Lilith ilustra bem a passagem, quando a grande deusa é vilipendiada do seu trono e metamorfoseada em consorte do demônio e símbolo do mal; em que a noite escura com seus mistérios passa a ser temida e não mais celebrada.
Tenho até muito mais o que falar a respeito dessa criatura, como também sei que ela existe e atua nos dias de hoje. Mas, encerro aqui para que você possa buscar mas discernimento de Deus,entenda que, assim como nada fica em oculto aos olhos de Deus, Ele também não deixa nada em oculto para aqueles que buscam a verdade e o conhecimento. Se não fosse assim,a palavra Dele cairia em muitas contradições...

fontes:

- Boa parte desse estudo foi pesquisado na internet;
- Como também comparações e análises de texto na própria BKJ,
- comparações da língua portuguesa como:pronomes,linguagem figuradas e parte da lógica da ciência;
- E alguns resumos retirados do livro : Mulheres na Antiguidade; autora:Maria Regina Candido (org).

Autora:Ana Cristina Pinto Pereira.

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5944
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por Ed em Sab 30 Mar 2013, 7:50 am

[quote="EVANGELISTA/RJ/MSN"]

ESTUDO SOBRE LILITH
Esse demônio...
LILITH FOI A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO. Sim, antes mesmo de Eva ter sido criada.
E você acha que Deus criaria o homem para coexistir com uma Succubus?


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3093 dias de existência com 226292 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sab 30 Mar 2013, 8:39 am

Ed escreveu:
EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:

ESTUDO SOBRE LILITH
Esse demônio...
LILITH FOI A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO. Sim, antes mesmo de Eva ter sido criada.
E você acha que Deus criaria o homem para coexistir com uma Succubus?

nao sei ed, eu leio as teses, avalio, faço pesquisas, quem discorda, deve fundamenta-las em pesquisas biblicas e com fontes e nao com achismos

me parece bem fundamentada, eu disse parece, eu ainda nao parei para avaliar o conteudo na integra

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5944
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por Ed em Sab 30 Mar 2013, 9:25 am

Achismos à parte, eu acho que Deus criou o homem e a mulher no início para serem um só: Homem e mulher e não homem e demônio...

Relembrando a antiga criação:

Gen 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Isto é simultâneo).

As vezes é melhor achar do que viajar... :risadinha:

[]s


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3093 dias de existência com 226292 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sab 30 Mar 2013, 5:37 pm

Ed escreveu:Achismos à parte, eu acho que Deus criou o homem e a mulher no início para serem um só: Homem e mulher e não homem e demônio...

Relembrando a antiga criação:

Gen 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Isto é simultâneo).

As vezes é melhor achar do que viajar... :risadinha:

[]s

voce acha?kkkkkkkkkkkkkkkkk huaauhuahauha

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5944
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por famado em Dom 31 Mar 2013, 1:21 pm

Lilith, assim como a leviatã, o beemote e o dragão são figuras da mitologia hebraica ou judaica, paralela à bíblia. Sabe-se lá quem ou o que foram ou são realmente. A verdade é que há versos bíblicos que citam tais personagens, cujas representatividades são úteis na mensagem que o trecho quer transmitir. Não quer dizer necessariamente que existam ou existiram.

O mesmo se pode dizer de sheol, geber, hades, geena, tartaro e outros "ambientes" que se supõe ser a moradia dos mortos.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
Idade : 48
flag : Brasil
Data de inscrição : 26/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por Khwey em Dom 31 Mar 2013, 11:33 pm

Eu creio que algumas figuras existiram, segundo a nossa realidade, como por exemplo a arca de Noé e o dilúvio.

Apesar de considerá-los como figuras, tal como a arca de Noé e o dilúvio, eu vejo que o contexto onde incidem beemote e leviatã não parece tê-los como figuras, assim como a arca e o dilúvio não foram figuras naquela ocasião.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16974
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Nova Polemica: Lilith a primeira esposa de adão

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:47 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum