.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
52 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 48 Visitantes :: 2 Motores de busca

Arcolino Neto, David de Oliveira, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Espiritismo - Tópico Oficial (parte IV)

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espírita Cristão?

Mensagem por athos em Dom 22 Fev 2009, 2:44 pm

-Pois é, foi o que li recentemente numa banca de revistas. Uma publicação com o título "Revista Cristã de Espiritismo". São duas coisas distintas e incompatíveis.
-O artigo abaixo delineia esse antagonismo com muita propriedade.
-----------------------------------------------------------------------------------

O espiritismo arroga para si a condição de ser o autêntico cristianismo. Será?!

"A doutrina espírita nos ensina a praticar o cristianismo em sua forma mais pura e simples, assim, o espírita procura ser um bom cristão. Ele sente que precisa combater seus próprios defeitos e praticar os ensinamentos de Jesus." (O espiritismo em linguagem fácil, p.61).

Resposta apologética

Para praticar o cristianismo em sua forma mais pura e simples, em primeiro lugar seria preciso que o espiritismo tivesse sua base na Bíblia e suas crneças fossem as mesmas do cristianismo histórico. Não é o caso. Aí está o motivo pelo qual o espiritismo usa uma falsa propaganda para fazer afirmações como as citadas acima, além de outras, dentre as quais destacamos:

"É preciso que nos façamos entender. Se alguém tem uma convicção bem assentada sobre uma doutrina, ainda que falsa, é necessário que o desviemos dessa convicção, porém, pouco a pouco, eis porque nos servimos, quase sempre, de suas palavras e damos a impressão de partilhar de suas idéias, a fim de que ele não se ofusque de súbito e deixe de se instruir conoco."

Vejamos as recomendações do referido texto de Allan Kardec:

Primeiro: "nos servimos [...] de suas palavras..."

Segundo: "damos a impressão de partilhar de suas idéias..."

Com que propósito? "A fim de que ele não se ofusque de súbito e deixe de se instruir conosco..."

Elogios a Jesus Cristo

Para atingir seu objetivo, o espiritismo elogia a Jesus Cristo, dizendo:

"Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e de modelo? Jesus."

Em seguida, segue-se uma declaração de Allan Kardec, nos seguintes termos:

"Jesus é para o homem o ktipo de perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado pelo Espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na terra."

Que cristão não concordaria com estas declarações sobre Jesus e seus ensinos? Encontramos aprovação bíblica para estas declarações em Hebreus 7.26 e Mateus 3.16-17.

Mas, depois, Allan Kardec coloca na boca dos espíritos as seguintes palavras que contradizem a posição antes adotada com relação à pessoa e aos ensinos de Jesus.

"Se Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, que utilidade têm os ensinamentos dos espíritos? Os ensinamentos de Jesus eram frequentemente alegóricos e na forma de parábolas, dado que ele falava de acordo com a época e os lugares. Hoje, é preciso que a verdade seja inteligível para todos, razão por que é preciso explicar e desenvolver esses ensinamentos, tão poucos são os que os compreendem e ainda menos os que o praticam. Consiste nossa missão em abrir os olhos e os ouvidos a todos, para confundir os orgulhosos e desmascarar os hipócritas, esses que exteriormente se revestem das aparências da virtude e da religião para melhor ocultarem suas torpezas." (O livro dos espíritos, Editora Opus, 2ª ed., p. 172)

Resposta apologética

Com esta explicação dada pelos espíritos, Kardec se vê com direito de remover da Bíblia tudo quanto ela afirme contra as práticas e ensinos do espiritismo. O que for contra o espiritismo pode-se alegar, com muita propriedade, que fazia parte dos ensinos parabólicos ou alegóricos de Jesus.

Enquanto os espíritas se baseiam noensino dos espíritos, os cristão se baseiam na Bíblia Sagrada.

Um eminente espírita se pronunciou da seguinte forma em relação à Bíblia:

"Nem a Bíblia prova coisa nenhuma, nem temos a Bíblia como probante. Não rodopie junto à Bíblia. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo. A Bíblia não pode ser razão de peso contra o ensino dos espíritos." (À margem do espiritismo, Carlos Embassahy, p. 214, 227)

"Allan Karced opina sobre a Bíblia afirmando: Todos os escritos posteriores, sem excetuar os de São Paulo, são, e nem podem deixar de ser, apenas comentários ou apreciações, reflexos de opiniões pessoais, muitas vezes contraditórias, que não poderiam, em caso algum, ter a autoridade de um relato dos que haviam recebido as instruções diretamente do Mestre." (Obras póstumas, Editora Opus, 2ª ed., 1985, p. 1170)

E nós, os servos de Deus?

Temos a Bíblia como regra de fé e conduta para a vida e o caráter do cristão (1Ts 2.13; 2Tm 3.15-17; 2Pe 1.20-21).

Além da Bíblia, os espíritos negam as doutrinas cristãs, principalmente a redenção por Cristo.

O credo espírita é negativista em relação às doutrinas cristãs, pois nega a ressurreição corporal de Jesus e da humanidade, nega os milagres de Jesus, nega a Trindade, nega a deidade absoluta de Jesus, nega a personalidade do Espírito Santo, nega a existência dos anjos, nega a existência do diabo e dos demônios, nega a existência do céu e do inferno, nega o pecado original, nega a unicidade da vida terrestre.

Agindo dessa forma, os espíritas podem ser classificados como cristãos?

A resposta é óbvia: NÃO!

Fonte: Série Apologética Volume II

Instituto Cristão de Pesquisas

Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
flag : Brasil

http://www.peniel.forumeiros.com

Re: Espiritismo - Tópico Oficial (parte IV)

Mensagem por Jarbas em Dom 22 Fev 2009, 10:00 pm

........

Quem dá ouvidos ao espiritismo, dá ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" (I Timóteo 4 : 1)

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317

Mensagem por Adriane Cunha em Dom 22 Fev 2009, 10:26 pm

Em tempo...

2 Coríntios 11:14 - "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

um ex espirita

Mensagem por guimaraesbe em Ter 16 Ago 2011, 12:45 am

Olá... achei essse fórum no google... estava pesquisando sobre espiritismo e evangelhismo...
bom, meu avô desde muito cedo me ensinou o espiritismo... sempre fui espirita. sempre participei com muita fé nos centros espiritas. sempre precisei disso... da FÉ. tenho leucemia hoje... já é minha quinta vez. a primeira vez foi quando eu nasci. a vida toda me apeguei a fé para ficar bem.
tenho 24 anos... há um mês atrás conheci uma garota de maneira inusitada. nos tornamos íntimos e me apaixonei por ela... e ela tbm por mim. mas ela é evangélica...
eu não tenho nenhum preconceito, pelo contrário.. sempre me interessei muito por religiões...
um dia estávamos planejando ficar juntos e ela então me disse que não poderia nunca ficar comigo... pois seus pais não permitiriam... devido a minha religião... foi quando eu resolvi me tornar evangélico. passei a estudar sobre esse assunto e até mesmo me vi pisando em ovos com o espiritismo...
estou perdido... alguém conhece alguém que era espírita e se tornou evangélico?
Obrigado, pessoal...

guimaraesbe
Barro
Barro

Número de Mensagens : 2

Mensagem por silvamelo em Ter 16 Ago 2011, 1:50 am

Também sou ex-espírita, amigo! Seja Bem Vindo! positivinho

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por carlosect em Ter 16 Ago 2011, 8:32 am

Olá Guimarães, a paz .................

Já fui Espírita e também católico, já fui também testemunhas de Jeová quando comecei a ler a bíblia e deixei de ser por causa dos ensinamentos que eram dados ......

Olha meu jovem, vou te dar um conselho.

Não mude de religião (embora vocês dizem que o espiritismo não é religião) por causa da OPINIÃO DAS PESSOAS, que não seja por isso porque você poderá ser levado por todo o vento de doutrina possível.

Eu aconselho a Leitura da Bíblia, aconselho que você leia o NOVO TESTAMENTO inteiro e com calma, não pegue a bíblia para dizer que está lendo mas sim pegue a bíblia, ore a Deus e leia com calma.

Na bíblia você entenderá que só serão salvos as pessoas que tiverem a Jesus como o seu Salvador e no final da bíblia você encontrará partes que falam da invocação de espíritos que é uma pratica condenável aos olhos do Pai.
Eu pensava como vc e foi até um pouco difícil para mim abandonar mas só ganhei com isso porque hoje eu vejo como Deus me AMA.

Sabe guimarães, minha mulher era católico fervorosa mesmo e eu evangélico, pensa só como foi difícil dialogarmos, eu tentava de todas as formas falar de JESUS mas ela acreditava na intercessão de santos, ela acreditava que maria podia nos ouvir e entregar nossos pedidos a Deus.

Minha vida foi muito difícil nessa época e depois de ver que não adiantava eu resolvi dizer para ela:

- Leia a bíblia e se NA BÍBLIA ESTIVER ESCRITO que maria pode interceder mesmo depois que ela morreu e que os santos mortos podem interceder por nós então eu me tornarei católico.

Então ela começou a Ler a bíblia, demorou ainda um pouco porque ela tentou achar alguma passagem que falava do assunto e quanto mais ela lia, mais ela via as contradições que a igreja católica praticava, ou seja, ela via na bíblia passagens que condenavam muitas coisas que aconteciam na igreja católica e finalmente depois de algum tempo ela entendeu o que eu dizia pois via que não perderia nada se seguisse o que na bíblia estava escrito afinal, melhor é seguir as palavras de Deus do que palavra das pessoas.

Por este motivo Guimarães eu falo para você ler a bíblia porque senão é perigoso você deixar sua futura esposa e acabar sendo levado por doutrina diversa ainda que não seja do leito evangélico.

Aconselho...... Leia o novo testamento para depois o antigo porque vivemos pela Graça, antes uma mulher que praticava adultério era digna de morte, portanto, antes você poderia matar uma pessoa adultera.

Claro que não devemos fazer tal coisa nos dias de hoje, por isso Leia o Novo porque pelo Novo você entenderá o antigo e entenderá também que apesar do antigo ser antigo testamento, existem muitos ensinamentos bons mas isto só lendo mesmo.

Um forte abraço e que Deus te abençoe e ilumine.
l

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532

Mensagem por Yohan em Ter 16 Ago 2011, 8:41 am

Perfeito, Carlosect,

Eu queria dizer, que de nada adianta mudar de religião, pois o cristianismo verdadeiro não é religião, é um encontro pessoal com Jesus Cristo, que é o verdadeiro Deus Criador.

Mas o seu testemunho de vida, Carlosect, é melhor que muitas palavras...

Amém,

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por jaironuness em Ter 16 Ago 2011, 12:44 pm

meu amigo vou te falar eu se fosse você aceitaria a cristo como Senhor e salvador de sua alma e vai para a igreja com tua namorada e la o Espirito de Deus vai falar com você .

Jesus é o caminho a verdade e a vida . gospel semeadores da palavra de Deus , é um forum cuja meta é evangelizar e ensinar a palavra de Deus conheça nossos projetos http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/forum

jaironuness
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 62

http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/forum

Mensagem por guimaraesbe em Qua 17 Ago 2011, 4:35 am

ola, pessoal... Queria saber como foi pra vcs a mudança de religiao... O que levou vcs a isso?
Estou digitando do celular e nao consigo citar vcs, mas cada resposta foi lida com atençao.
Sinceramente me deixa triste saber q tenho q ter uma determinada religiao pra ficar com ela. Deus nao quer isso. Deus quer que seus filhos amem uns aos outros... Que sejam felizes. Deus quer paz, jamais quis que homens fizessem guerras em nome dele.
Estou disposto a mudar e isso vem do meu coracao! Quero essa garota ao meu lado e quero muito. Ela me trouxe vida que ha muito nao tinha, devido a minha saude. Ela me trouxe nao so a vontade de viver, mas tambem uma nova maneira de se ter FE!! Ela tem me ajudado. Fui duas vezes em uma igreja e conversei muito com o pastor. Mas... Como eu faço para começar isso?? Estou perdido, nao sei extamente como começar.

Obrigado a todos!

guimaraesbe
Barro
Barro

Número de Mensagens : 2

Mensagem por Ed em Qua 17 Ago 2011, 6:01 am

carlosect escreveu:minha mulher era católico fervorosa mesmo e eu evangélico, pensa só como foi difícil dialogarmos, eu tentava de todas as formas falar de JESUS mas ela acreditava na intercessão de santos, ela acreditava que maria podia nos ouvir e entregar nossos pedidos a Deus.

Minha vida foi muito difícil nessa época e depois de ver que não adiantava eu resolvi dizer para ela:

- Leia a bíblia e se NA BÍBLIA ESTIVER ESCRITO que maria pode interceder mesmo depois que ela morreu e que os santos mortos podem interceder por nós então eu me tornarei católico.

Então ela começou a Ler a bíblia, demorou ainda um pouco porque ela tentou achar alguma passagem que falava do assunto e quanto mais ela lia, mais ela via as contradições que a igreja católica praticava, ou seja, ela via na bíblia passagens que condenavam muitas coisas que aconteciam na igreja católica e finalmente depois de algum tempo ela entendeu o que eu dizia pois via que não perderia nada se seguisse o que na bíblia estava escrito afinal, melhor é seguir as palavras de Deus do que palavra das pessoas.

Você usou de sabedoria... Ótimo testemunho!

Heb 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Reforço a todos:

Leiam a Bíblia, pois nela encontramos o verdadeiro caminho.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3159 dias de existência com 228867 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por silvamelo em Qua 17 Ago 2011, 5:30 pm

guimaraesbe escreveu:ola, pessoal... Queria saber como foi pra vcs a mudança de religiao... O que levou vcs a isso?
Olá Guimarães!

Olha, quando eu era espírita acreditava que a reencarnação era o plano perfeito de Deus, porque via as imperfeições humanas, as guerras, o descaso, e acreditava que os homens realmente precisavam evoluir espiritualmente para que pudessem se tornar criaturas melhores. Isso tudo fazia muito sentido para mim, porque eu não entendia o significado do sacrifício de Jesus na cruz. Mas chegou o dia em que eu fui impactado pelo o Evangelho. Os meus olhos se abriram e eu pude entender tudo. Ficou logo claro para mim que a doutrina espírita, embora se intitulando cristã, negava princípios básicos do cristianismo. Percebi então que alguma coisa estava errada, ou no Evangelho, ou no espiritismo. Só que eu sempre acreditei em Jesus. Por isso, deixei de lado o espiritismo para abraçar firmemente a fé cristã, que foi estabelecida por ele. Se foi ele quem estabeleceu, é nela que está a verdade!

Concordo com os irmãos que aconselham a leitura da Bíblia. É o caminho de ouro para o entendimento do plano de Deus! Isso não se trata de religião, no sentido moderno da palavra, mas de conhecimento da vontade de Deus e posicionamento firme em relação a ela.

guimaraesbe escreveu:Estou digitando do celular e nao consigo citar vcs, mas cada resposta foi lida com atençao.
Sinceramente me deixa triste saber q tenho q ter uma determinada religiao pra ficar com ela. Deus nao quer isso. Deus quer que seus filhos amem uns aos outros... Que sejam felizes. Deus quer paz, jamais quis que homens fizessem guerras em nome dele.
Concordo, amigo. A religiosidade trás esses perigos consigo... Mas a Verdade, não! A Verdade liberta! Se você buscar o entendimento daquilo que Deus quer de você e permitir que Ele faça a transformação necessária na sua vida para que você alcance a paz que procura, logo vai ter uma grata surpresa! O grande perigo do início da caminhada cristã é se tornar escravo de doutrinas de homens, lobos ávidos pelo louvor que só pertence a Deus! Mas o verdadeiro conhecimento é libertador e trás uma intimidade real com Deus:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" (Jeremias 29:13).

guimaraesbe escreveu:Estou disposto a mudar e isso vem do meu coracao! Quero essa garota ao meu lado e quero muito. Ela me trouxe vida que ha muito nao tinha, devido a minha saude. Ela me trouxe nao so a vontade de viver, mas tambem uma nova maneira de se ter FE!!
Que estória bonita, meu irmão! Veja como Deus faz as coisas!!! Não existe nada por acaso. Que Deus possa completar essa boa obra que Ele começou na vida de Vocês!

guimaraesbe escreveu:Ela tem me ajudado. Fui duas vezes em uma igreja e conversei muito com o pastor. Mas... Como eu faço para começar isso?? Estou perdido, nao sei extamente como começar.
Comece orando! Entre no seu quarto e fale com Deus! Peça para Ele guiar a sua vida e lhe mostrar tudo o quanto você precisa saber para progredir nessa sua nova caminhada.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais Ele fará" (Salmos 37:5).

Você verá que tudo será feito de modo que você avance, na medida da sua sinceridade para com Deus:

"Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero" (Salmos 18:25).

guimaraesbe escreveu:Obrigado a todos!
Não tem de quê, irmão! Que a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por jaironuness em Qua 17 Ago 2011, 6:03 pm

guimaraesbe escreveu:ola, pessoal... Queria saber como foi pra vcs a mudança de religiao... O que levou vcs a isso?
Estou digitando do celular e nao consigo citar vcs, mas cada resposta foi lida com atençao.
Estou disposto a mudar e isso vem do meu coracao! Quero essa garota ao meu lado e quero muito. Ela me trouxe vida que ha muito nao tinha, devido a minha saude. Ela me trouxe nao so a vontade de viver, mas tambem uma nova maneira de se ter FE!! Ela tem me ajudado. Fui duas vezes em uma igreja e conversei muito com o pastor. Mas... Como eu faço para começar isso?? Estou perdido, nao sei extamente como começar.

Obrigado a todos!
meu amigo eu não disse para ele ir para a igreja para ficar com ela e sim para ele aceitra a Jesus como seu Senhor e salvador e ir para a igreja que la na igreja o Espirito de Deus ia falar com ele , e ai amigo se ele aceitar ouvir a vos de Deus e seguir o caminho se ele quiser casar com ela amem se não seguem a cristo e cada um segue o seu caminho diferente na vida sentimental entendeu , um abraço e fiqua na paz de nosso Deus .

Jesus é o caminho a verdade e a vida . gospel semeadores da palavra de Deus , é um forum cuja meta é evangelizar e ensinar a palavra de Deus conheça nossos projetos http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/forum

jaironuness
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 62

http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com/forum

Mensagem por Josoco em Qua 17 Ago 2011, 9:43 pm

Já fui evangélico Batista, depois passei para o espiritismo kardecista, estudei na FEB de São Paulo, depois fui esotério da seita GNOSE, hoje voltei a ser evangélico Batista, livre pensador.

Buscava uma cosa, encontrei o, que buscava, nunca me arrependi de aos 29 anos conhecer Jesus, hoje tenho 58, estou mais feliz com o evangelho mais do que no começo, hoje tenho um pouco mais de experiencia com certas coisas...

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930

espiritismo

Mensagem por sabino-sp em Qua 17 Ago 2011, 10:46 pm

[quote="guimaraesbe"]

Ola Amigo
fui espírita muito tempo gostava muito de lá e achava que a doutrina éra a mais certa fiquei muitos anos no kardecismo mudei para evangelicos por causa da minha esposa que tinha uma doença grave esquisofrenia , um dia numa sessão de passes o medium que estava encorporado me disse que precisava encontrar Jesus não importa onde siga seu coração só ele pode t ajudar eu não queira sair dali mas senti como uma mensagem de Deus hoje somos evangélicos minha esposa está em tratamento mas praticamente curada só que tem que tomar remédios sempre
Deus sabe todas as coisas
não acredito em religiões como salvação vamos onde nos sentimos bem vc também vai achar seu caminho como achei o meu somos todos irmãos aqui neste site vivem em harmonia (as vzs sai algumas rusgas mas faz parte) pessoas de todas as crenças e nos damos bem é bacana assim deveria ser em todas as partes

fique na paz

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Diferença entre a caridade bíblica e a caridade espírita

Mensagem por Discipulah em Dom 04 Nov 2012, 9:55 pm

A caridade bíblica é fundamentada no amor ao próximo, sem buscar os próprios interesses. E é sobre isso, “os próprios interesses” que tratarei aqui. Não estou dizendo que as boas ações praticadas pelos espíritas são feitas sem amor. Muito pelo contrário, pois existem aqueles que realmente fazem de tudo para diminuir o sofrimento alheio.

Porém, existe uma instrução na Codificação Espírita que dá uma orientação para essa prática. E a partir do momento que a avaliamos, percebemos que a caridade no Espiritismo é voltada em primeira instância à própria pessoa que a pratica, pois nesse sistema é através da prática da caridade que se pode conseguir a salvação. Embora muitos espíritas se orientem por essa instrução, isso não significa que todo espírita quando faz uma obra de caridade faz pensando no ensinamento teórico (que será analisado aqui).

Indo para a Bíblia:

Jesus foi o maior exemplo de amor aos semelhantes. Mesmo sendo Deus e Salvador do mundo (Jo 1.1; 12.47 e etc) ele fez caridade, fez bem ao próximo por amor sem esperar nada em troca.

“Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.” Mateus 20:34 . A palavra compaixão (gr. splanchniznomai) é usada frequentemente a respeito de Jesus para com as pessoas que sofriam.

Jesus chamou os seus discípulos e disse: Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho”. Mateus 15.32

Vemos nessa passagem a preocupação de Jesus em dar comida a uma multidão faminta e cansada.

O cristão quando nasce de novo é salvo em Cristo Jesus. Depois , as obras de caridade tem seu devido lugar. Devemos praticá-las sempre por amor ao ser humano, mas jamais devemos fazê-la pensando em nós mesmos como se a caridade fosse um meio para obter a salvaçao. (Efésios 2.8-10)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747

Mensagem por Discipulah em Dom 04 Nov 2012, 9:55 pm

O apóstolo Paulo adverte:

“E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade , nada disso me aproveitaria”.

“ A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece”.

“Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita”
.1 Coríntios 13:3-5

O que vemos acima é que uma pessoa pode ter uma aparência exterior de “caridade ou amor”, mas totalmente separada do verdadeiro amor ao próximo. As motivações que levam uma pessoa a fazer a caridade podem ser muitas, de menos o verdadeiro amor.

Paulo fala algo interessante: a caridade não busca os seus próprios interesses.

O que motiva o ato de caridade de uma pessoa? A resposta é simples:

Se é motivada pelo amor puro, então, não se esperará nada em troca.

Mas e é motivada por uma recompensa que se chama salvação, essa nunca foi a caridade praticada por Jesus Cristo.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 04 Nov 2012, 9:57 pm

O que o Espiritismo diz sobre a caridade?

Ensina a salvação através da prática da caridade. Mas quem se salva? A própria pessoa que a pratica. Caso contrário: nada de salvação!

O título do capítulo 15 do Evangelho Segundo o Espiritismo é: “Fora da Caridade não há salvação”.

Essa caridade é uma regra:

“Nada exprime com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina. Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo”. (Evangelho Segundo Espiritismo, cap 15, item 10).

O destino do homem, segundo o Espiritismo está ligado à caridade:

“Meus filhos, na máxima: fora da caridade não há salvação, estão encerrados os destinos dos homens, na terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do SENHOR. (Evangelho Segundo Espiritismo, cap 15, item 10, grifo nosso).

Essa divisa é o facho celeste a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a terra da promissão” (...), (Evangelho Segundo Espiritismo, cap 15, item 10, grifo nosso).

Ou seja a pessoa tem que fazer caridade para viver em paz no céu e para ser encaminhada à Terra da promissão. Porém, como a Bíblia mesmo ensina: a “caridade não busca seus próprios interesses” ( 1 Co 13.5).

Muitos tendo essa obrigação, fazem caridade de forma mecânica e nada disso se assemelha aos ensinos de Jesus, onde ele nos manda amar o outro e fazer o bem por amor.

Última edição por Sarah em Dom 04 Nov 2012, 10:02 pm, editado 1 vez(es)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 04 Nov 2012, 9:58 pm

E há uma coisa curiosa. Quando lemos “O Livro dos Espíritos” parece que essa caridade deve ser praticada aos moldes espíritas a partir do conhecimento que se obtém nessa crença. Isso não está explícito, mas há indícios como veremos a seguir:

“Não poderia o Espiritismo provar melhor a sua origem, do que apresentando-a como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo.” (Evangelho Segundo Espiritismo, cap 15, item 10).

Não é qualquer ato caridoso que conta, segundo a doutrina espírita. Por exemplo: Em “O Livro dos Espíritos” lemos:

“ Algumas pessoas, dentre as mais cépticas, se fazem apóstolos da fraternidade e do progresso. Mas, a fraternidade pressupõe desinteresse, abnegação da personalidade. Onde há verdadeira fraternidade, o orgulho é uma anomalia (...)Onde essa crença exista [materialismo], uma só máxima é racional: cada um por si, não passando de vãs palavras as idéias de fraternidade, de consciência, de dever, de humanidade, mesmo de progresso. (LE, conclusão, nº 3, grifo nosso).

O que é fraternidade? De acordo com o dicionário significa “amor ao próximo, harmonia, união”. Ela pode impulsionar uma pessoa a fazer caridade por uma questão de humanidade, amor.

Mas de acordo com o Espiritismo a fraternidade feita por um cético não tem valor. Apesar de lermos que a verdadeira fraternidade pressupõe desinteresse, em contrapartida também lemos no Evangelho Segundo o Espiritismo, que a caridade é uma regra, e deve ser feita para se alcançar a Terra da promissão e um lugar de paz no céu.

Ou seja, uma declaração bem conflitante, pois se um cético não pode praticar a fraternidade, pois de acordo com a doutrina espírita sobre o materialismo é “cada um por si”; o que dizer do próprio Espiritismo que ensina que cada um deve salvar a si mesmo pela prática da caridade?

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 04 Nov 2012, 9:58 pm

Enfim, as boas obras tem seu devido lugar na vida das pessoas , inclusive na vida do cristão. Mas nós não podemos salvar a nós mesmos através delas. Só Jesus pode salvar o homem pecador! Como diz Efésios 2.8-10:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

não de obras, para que ninguém se glorie.

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Somos salvos por Cristo, aprendemos a amar como Ele nos ama, a partir daí o nosso foco está correto: obras por amor, não por interesse na própria salvação.

"Disse Jesus: Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem."João 10:9

Sarah

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Jan Mozol em Seg 05 Nov 2012, 7:50 am

A caridade espírita pressupõe recompensa cármica.
Só aí ,já vemos que o interesse por trás da caridade espirita é amealhar carma 'bom' , uma moeda de troca.
Geralmente em livros espíritas,que ,hoje,são as escrituras espiritas,encontramos uma espécie de pagamento com caridade,abnegação,e perdão, de um 'espirito' a outro.Não existe a bondade e a caridade pura,mas um pagamento.
João trai Maria porque é viciado em sexo.Na outra encarnação João nasce mulher para sofrer na pele.Não existe perdão puro,não existe misericórdia divina,não existe caridade desinteressada.
E é muito difícil um espirita enxergar isso,eles são extremamente soberbos.
Dizemos que isso é caridade de Fariseu.
Olha aqui,gente,estou sendo caridoso.
Se fossemos quantificar,se isso fosse possível, diríamos que 1% é caridade e 99% é uma espécie de dizimo da caridade.
Quando a pessoa está em comunhão com Deus,a coisa é diferente,vc faz a caridade para o próximo , sem esperar ganhar 'pontos'.
Não vou dizer que não exista os que assim o fazem para aplacar uma consciência perturbada,nem os que o fazem para propaganda, no mundo cristão,mas isso é a excessão.
No espiritismo é a regra.

"Pois eu digo: Jesus Cristo virá nos arrebatar em 2010...
Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3574
flag : Argentina

http://www.thundercnc.com.br

Mensagem por rbarros em Seg 05 Nov 2012, 8:06 am

Sarah escreveu:Muitos tendo essa obrigação, fazem caridade de forma mecânica e nada disso se assemelha aos ensinos de Jesus, onde ele nos manda amar o outro e fazer o bem por amor.

Ué, qual é a diferença entre fazer a Caridade em busca da salvação e AMAR O OUTRO em busca da salvação?!¿?

Qual a diferença entre AMAR o outro e fazer a CARIDADE ao outro, se a caridade nada mais é do que O AMOR em ação?

O que mais vale aos olhos de Deus e que também mais vale aos olhos do Homem: o Amor contemplativo ou a Caridade realizadora?

Eu amar uma pessoa que está literalmente morrendo de fome sem auxiliá-la vale mais do que eu mover céus e montanhas para saciar sua fome?

Qual é mesmo a sua religião?

hummm

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Livre Pensador em Seg 05 Nov 2012, 8:46 am

É impressionante o malabarismo que evangelicos fazem para "justificar o injustificavel", apesar de não ser espirita, vejo como os espiritas gostam da caridade coisa que vejo pouco nas outras religiões.

Católicos e evangelicos, so os vejo pedindo, "passando a sacolinha".

Acho que apenas ateus quando fazem caridade o fazem sem esperar nada em troca, todo religioso em suas atitudes esta esperando algo em troca.

Livre Pensador
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 92

Mensagem por Jan Mozol em Seg 05 Nov 2012, 8:51 am

Livre Pensador escreveu:É impressionante o malabarismo que evangelicos fazem para "justificar o injustificavel", apesar de não ser espirita, vejo como os espiritas gostam da caridade coisa que vejo pouco nas outras religiões.

Católicos e evangelicos, so os vejo pedindo, "passando a sacolinha".

Acho que apenas ateus quando fazem caridade o fazem sem esperar nada em troca, todo religioso em suas atitudes esta esperando algo em troca.
Irrelevante a opinião de um ateu.
Sem maldade.
Estamos analisando a caridade espirita,se vc tem uma opinião sobre ela o faça.
Sei que é muito mais fácil falar: mas o católico,o espirita,o muçulmano faz tal coisa,mas a analise é sobre o espirita.
Quer analisar sob a ótica ateia?

Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Seg 05 Nov 2012, 10:30 am

Esse tópico é a apologia ao egoísmo na sua mais pura expressão.
É o ser hipócrita e egoísta na essência. Nós evangélicos somos devedores aos
espíritas, pois estão fazendo a caridade que não fazemos, porque estamos
ocupados com o proselitismo ou com nossas orações de demandas materiais ao deus
da prosperidade.

Estamos descendo a ladeira rapidamente. Continuamos com nossa visão ufanista do
que somos. Não conseguimos ver que não somos melhores que as demais correntes
ditas cristãs.
Estou ficando enojado do que somos e insistimos em continuar sendo.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Jan Mozol em Seg 05 Nov 2012, 12:16 pm

famado escreveu:Esse tópico é a apologia ao egoísmo na sua mais pura expressão.
É o ser hipócrita e egoísta na essência. Nós evangélicos somos devedores aos
espíritas, pois estão fazendo a caridade que não fazemos, porque estamos
ocupados com o proselitismo ou com nossas orações de demandas materiais ao deus
da prosperidade.

Estamos descendo a ladeira rapidamente. Continuamos com nossa visão ufanista do
que somos. Não conseguimos ver que não somos melhores que as demais correntes
ditas cristãs.
Estou ficando enojado do que somos e insistimos em continuar sendo.
Famado,desde quando vc virou evangélico?
Desde quando fala por todos evangélicos?
Desde quando vc pode julgar quem faz ou deixa de fazer caridade?
Te conheço faz tempo,amigo,não enverede por este caminho.

Maranata.

Néééé!
O certo é isso:

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:05 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: