.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
54 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 53 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Azazel, quem conhece?

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Azazel, quem conhece?

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Qui 03 Jan 2013, 10:20 pm

http://www.youtube.com/watch?v=7YOtU2Pq8ko&feature=player_embedded

Rafael Mori Neiva
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 745
flag : Brasil

Re: Azazel, quem conhece?

Mensagem por JRKM em Qui 03 Jan 2013, 10:27 pm

ele se não estou errado é citado no livro de Enoque , um dos que se rebelou contra Deus

é considerado e esperado por ocultistas ,satanistas, seitas da nova era um dos principados que ira reencarnar para salvar eles do Deus Cristão no combate final

esta é a tese destes satanistas , ocultistas , seitas e aderentes da nova era

não que esteja escrito no Livro de enoque Wink

e também acreditam que é um dos que derrotara Jesus Cristo , coisa que é absurdamente maligna e falsa

JRKM
AFASTADO!

Número de Mensagens : 1838

Mensagem por JRKM em Qui 03 Jan 2013, 10:30 pm

Azazel foi um dos líderes dos duzentos anjos decaídos que, de acordo com o livro de Enok (ou Enoque), vieram para a terra para se acasalar com mulhres mortais (Gên.6:2-4).

Conta-se que Azazel ensinou os homens a criarem armas e apresentou às mulheres coisas como cosméticos (encorajando assim a vaidade).

Ele é mencionado pelo seu nome no livro de Levítico (16:8-10), onde parece ter sido algum tipo de criatura do deserto, à qual os antigos israelitas dedicavam seus bodes expiatórios contendo os pecados da nação:

" E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel. Então apresentará o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá como oferta pelo pecado; mas o bode sobre que cair a sorte para Azazel será posto vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel".

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por JRKM em Qui 03 Jan 2013, 10:33 pm

Amado , Tem coisas que são "Spoilers" ok , nem tudo que eu acabei de citar consta na bíblia , apenas algumas especulações

não gosto muito de especular algo que esta fora da bíblia , porque tenho medo de alguns que não tem maturidade pegarem estas informações e começarem a ensinar por exemplo

"mulher que usa perfume é do demônio Azazel" entende Wink

Deus o abençoe , apenas quis tirar sua duvida

JRKM escreveu:
Azazel foi um dos líderes dos duzentos anjos decaídos que, de acordo com o livro de Enok (ou Enoque), vieram para a terra para se acasalar com mulhres mortais (Gên.6:2-4).

Conta-se que Azazel ensinou os homens a criarem armas e apresentou às mulheres coisas como cosméticos (encorajando assim a vaidade).

Ele é mencionado pelo seu nome no livro de Levítico (16:8-10), onde parece ter sido algum tipo de criatura do deserto, à qual os antigos israelitas dedicavam seus bodes expiatórios contendo os pecados da nação:

" E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel. Então apresentará o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá como oferta pelo pecado; mas o bode sobre que cair a sorte para Azazel será posto vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel".

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por David_JP em Qui 03 Jan 2013, 11:25 pm

Olá irmãos... Paz do Senhor Jesus esteja convosco

Eu tenho o livro de Enoque, traduzido de duas versões. Os manuscritos existem em grego e em etíope. Quando lemos, a história ali narrada nos deixa atônitos sobre tanta coisa, que foi utilizado e escrito pelos próprios apóstolos. Um dos principais assuntos do livro é a vinda do Eleito de Deus, para justificar um povo, e castigar os íimpios!

Sobre a vinda desse Eleito, está registrado em Enoque 2:1:

Enoque 2:1
1Eis que Ele vem com dezenas de milhares dos Seus santos para executar julgamento sobre os pecadores e destruir o iníquo, e reprovar toda coisa carnal e toda coisa pecaminosa e mundana que foi feita, e cometida contra Ele.

Judas faz menção a esta passagem, e atribui os escritos ao próprio enoque, quando registra em seus escritos:

Judas 1:14 -E destes profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;

No Capítulo 50 do livro de Enoque, o escritor é mais direto de como será a vinda do eleito, e diz:

Enoque 50:1-4
1Naqueles dias a terra entregará de seu ventre, e o inferno entregará de si aqueles a quem recebeu, e a destruição restaurará àqueles a quem ela deve. 2 Ele selecionará os justos e santos de entre eles, pois o dia de sua salvação se tem aproximado. 3 E naqueles dias o Eleito se assentará sobre seu trono, enquanto todo segredo de sabedoria intelectual procederá da sua boca, pois o Senhor dos espíritos lhe concedeu e glorificou. 4 Naqueles dias as montanhas saltarão como as rãs e os montes pularão como jovens ovelhas saciadas com leite; e todos os justos se tornarão iguais aos anjos nos céu.

O livro também registra visões, que o escritor supostamente presenciou, quando esteve no céu, e diz que viu quatro anciões. Não lembro agora a passagem, mas no registro ele pergunta quem são àqueles, e lhes é revelado que são Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel. QUe são supostamente anjos que estão diante do Senhor e a quem são incubidos determinadas missões... O curioso é que apocalipse fala de 4 anciões, embora não diga os nomes...

Eu recomendo que aqueles que tem curiosidade, que LEIAM e reflitam, logicamente que rejeitando aquilo que lhes soar anti-bilico.

A obra se divide em cinco partes:

1 - Introdução - (até o capítulo 5)

2 - O Livro dos Anjos (cap. 6 ao 36) - Nesse livro ele fala da rebelião de um dos líderes dos anjos do céu, chamado AZAZEEL. Alguns estudiosos acreditam que Judas se referem precisamente a esta rebelião, quando registra:

Judas 1:6
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

No primeiro livro de Enoque, o castigo dado a Azazel e seus anjos, foi ser aprisionado num abismo de grande trevas, até o dia em que serão julgados pelo Eleito!

3 - Livro Messiânico (a partir do capítulo 37) - Neste livro fala-se sobre a ressurreição dos mortos, sobre o reinado do Eleito, o juízo final do Eleito, o castigo dos anjos e impios.

4 - Livro Astronomico.

5 - Livro histórico.

Quando lemos o livro, muita coisa parece ter sido levado em conta, quando os escritores bíblicos registraram a Escritura.

Eu possuo todos os apócrifos, do Antigo TEstamento, e Novo Testamento. Entre todos eles, o único que se parece com Escritura Sagrada é o livro de Enoque. O mais curioso dele, é que Tertuliano afirma que este livro foi rejeitado pelos judeus, porque suas profecias sobre o Eleito se "cumpriam" perfeitamente em Jesus Cristo.

Que o Senhor nos abençoe

David

Em tempo: Quem tiver curiosidade, neste link abaixo tem uma cópia do livro de Enoque.

http://www.igrejavaroesdeguerra.com.br/LIVROS/Apocrifo_Livro_Enoque.pdf

As versões em pdf não são muito boas porque não dividem a obra, tal qual como está no original. No livro "Apócrifos III - Os proscritos da Bíblia" a versão desse escrito estã muito legal. Possui inclusive alguns comentários iniciais...

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por Guilherme em Qui 03 Jan 2013, 11:53 pm

Enoque:
"sons of God" = angels (fieis ou rebeldes)
"daughters of man" = mulheres
nephilim nao sao os anjos caidos, sao os descendentes dos anjos caidos.
nephilim sao os seres hibridos: meio anjo, meio humano
anjos caidos sao os anjos caidos (azazel um dos lideres)
ocorre que estes "hibridos" ou nephilims eram gigantes, conforme Genesis 6.
Jesus nos alertou: "como nos dias de Noe". Porque ele se referiu aqueles dias, em meio a tantos na historia?
na minha opiniao, Ele se referia aos anjos caidos...e a abominacao cometida com os humanos.
Os nephilins deixaram para tras "vestigios": artefatos, monumentos, e acredito eu, registros escritos.
farol

Guilherme

Número de Mensagens : 1332
flag : Israel

Mensagem por Khwey em Sex 04 Jan 2013, 12:10 am

Guilherme escreveu:
Esta informação pode não estar correta, segundo este verso...

Gênesis
6:4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

Agora é a hora de aplicar o correto emprego do português, salvo se a tradução estiver errada.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por JRKM em Sex 04 Jan 2013, 1:45 am

Nimrod foi um destes nephilins e depois se casou com Semiramides que depois deu a luz a Tamuz

Semiramides pode ser encontrado na notas brasileiras

Ela também tentou matar Nimrod sem sucesso , quem matou Nimrod foi "SEM" um dos filhos de Noé depois da queda da torre de babel

bom vou resumir

uma das vertentes da trindade satânica é Nimrod , Semiramides e Tamuz

Com relação a minha opinião :

Sim , acredito que haverá novamente uma nova forma de Hibridização , como , eu ainda não tenho certeza . Quando ? Também não posso afirmar , mas já acontecia na Alemanha nazista

Porque eu acho isto ? A maneira como agem , mas no momento não posso provar , então não adianta perguntar ainda rs

No mais vamos aguardar ,pois a tendência é piorar

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por JRKM em Sex 04 Jan 2013, 1:50 am

aqui tem um assunto relacionado a isto

http://gospelbrasil.topicboard.net/t7224-quanto-voce-e-influenciado-pela-espiritualidade-do-novo-milenio

a partir de 25 minutos já começa a tocar no assunto em diante

History Channel que fez o documentário para dar sustentação ao Desing Inteligente

porém alega-se que somos descendentes destes chamados deuses , anjos caídos , espíritos , o nome que queiram dar

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por David_JP em Sex 04 Jan 2013, 11:35 am

Khwey escreveu:
Guilherme escreveu:

Gênesis
6:4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

Agora é a hora de aplicar o correto emprego do português, salvo se a tradução estiver errada.

Paz do Senhor

A palavra hebraica traduzida por "gigantes" é "Nephilins". A maioria das traduções das Escrituras em portugues optou traduzir "nephilins" por "gigantes". A exceção foi a tradução "A Bíblia de Jerusalem" e a NVI, que trás assim: Vejam também as traduções em outras línguas:

Tradução NVI (possivelmente a melhor, para essa passagem)

Gênesis 6:4
4 Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

Fonte: http://www.biblegateway.com/passage/?search=genesis%206&version=NVI-PT

a Bíblia de Jerusalem em espanhol: (atradução de a "Bíblia de Jerusalem" em portugues trás texto similar a este.)

Genesis 6:4
Los nefilim existían en la tierra por aquel entonces (y también después), cuando los hijos de Dios se unían a las hijas de los hombres y ellas les daban hijos: estos fueron los héroes de la antigüedad, hombres famosos.

Fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/03/1/6.php#.UObVPyJev9g

Versão American Standart Version

4 The Nephilim were in the earth in those days, and also after that, when the sons of God came unto the daughters of men, and they bare children to them: the same were the mighty men that were of old, the men of renown.

Fonte: http://www.biblegateway.com/passage/?search=genesis%206&version=ASV

Versão New International Version

4 The Nephilim were on the earth in those days—and also afterward—when the sons of God went to the daughters of humans and had children by them. They were the heroes of old, men of renown.

FOnte: http://www.biblegateway.com/passage/?search=genesis%206&version=NIV

Que o Senhor nos abençoe

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por David_JP em Sex 04 Jan 2013, 12:30 pm

Neste link abaixo, a opinião de alguém que acredita na existencia dos nephilins, como sendo descendencia do relacionamento entre anjos e humanos. Ou seja, os "filhos de Deus", registrado em Gênesis 6, seriam seres angélicos, e as "filhas dos homens" pessoas humanas.

http://blog-voce-sabia.blogspot.com.br/2010/06/origem-dos-nephilins-gn-6-4.html?zx=ba4f9e6a047283ac

tambem

http://setimoportal.wordpress.com/2009/06/11/os-nephilins-e-o-livro-de-enoque/

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por Guilherme em Sex 04 Jan 2013, 9:06 pm

Khwey escreveu:
Guilherme escreveu:

Gênesis

khwey, o que vc quis dizer? hummmm...

Guilherme

Mensagem por Guilherme em Sex 04 Jan 2013, 9:40 pm

David_JP escreveu:Neste link abaixo, a opinião de alguém que acredita na existencia dos nephilins, como sendo descendencia do relacionamento entre anjos e humanos. Ou seja, os "filhos de Deus", registrado em Gênesis 6, seriam seres angélicos, e as "filhas dos homens" pessoas humanas.

http://blog-voce-sabia.blogspot.com.br/2010/06/origem-dos-nephilins-gn-6-4.html?zx=ba4f9e6a047283ac

tambem

http://setimoportal.wordpress.com/2009/06/11/os-nephilins-e-o-livro-de-enoque/

4

Um dos links diz com toda a certeza que os gigantes, ou nephilins, "nao ressuscitarao"..... eu nao estou tao certo! study

...mais uma...ha algumas evidencias que sugerem que a injustica acabou sobrevivendo na Arca, atraves de um dos filhos de Noe....

..durma-se com um barulho desses...... japinha

Guilherme

Mensagem por JRKM em Sab 05 Jan 2013, 12:51 am

eu sei que existiu gigantes depois de Noé , sendo que a bíblia diz que Davi matou os últimos gigantes

então satanás se levantou contra Israel por causa disto

JRKM
AFASTADO!

..nesse mato tem coelho...

Mensagem por Guilherme em Sab 05 Jan 2013, 2:06 am

JRKM escreveu:eu sei que existiu gigantes depois de Noé , sendo que a bíblia diz que Davi matou os últimos gigantes

então satanás se levantou contra Israel por causa disto

Importante comecar a investigar um dos filhos de Noe: Ham. A prole do amaldicoado vai dar diretamente em Nimrod, uma figura maligna importantissima para se entender porque, como e quando os gigantes estiveram na terra depois do diluvio. study

Ele mesmo Nimrod era um gigante e provavelmente esteve envolvido indireta ou diretamente na construcao da torre de babel.

Um lugar no libano, chamado baalbek e um dos pontos de pesquisa interessantes.

De acordo com a septuaginta (Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica para o grego koiné, traduzida em etapas entre o terceiro e o primeiro século a.C. em Alexandria. Dentre outras tantas, é a mais antiga tradução da bíblia hebraica para o grego): :matuzalem:

Nimrod era um gigante.

...a nossa traducao menciona "poderoso cacador"

A saber:
GEN 10:8 Cuche também gerou a Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra.
GEN 10:9 Ele era poderoso caçador diante do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. biblia

Um manuscrito arabe afirma que Nimrode enviou gigantes para construir o forte de baalbak... aladin

..rapaz, vou parar por aqui mas em baalbak (e peco para os que gostam do assunto fazer uma viagem e dar uma olhada nas gigantescas, imensas pedras que foram trabalhadas, algumas inacabadas no chao que estao la).

Nimrod nao somente era um gigante mas tb dominou outros gigantes, cacando-os, mantendo-os como servicais. A estatua de Nimrod que os turistas veem hoje mostra Nimrod segurando um leao e mantendo-o debaixo do braco como se fosse um gatinho....

..enfim...

Guilherme

Mensagem por Khwey em Sab 05 Jan 2013, 11:56 am

Guilherme escreveu:
Khwey escreveu:
Guilherme escreveu:

Gênesis

khwey, o que vc quis dizer? hummmm...
Eu quis dizer que a afirmação de que os gigantes que haviam na terra eram frutos da união entre humanos e anjos está equivocada, por causa deste verso que eu citei acima.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Khwey em Sab 05 Jan 2013, 12:06 pm

David_JP escreveu:
Khwey escreveu:
Guilherme escreveu:

Gênesis

Paz do Senhor

A palavra hebraica traduzida por "gigantes" é "Nephilins". A maioria das traduções das Escrituras em portugues optou traduzir "nephilins" por "gigantes". A exceção foi a tradução "A Bíblia de Jerusalem" e a NVI, que trás assim: Vejam também as traduções em outras línguas:
Independente de tradução, a bíblia é clara quanto a existência de gigantes:

Deuteronômio
3:11 Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo côvado comum.

Esta cama mede, aproximadamente, quatro metros e meio de comprimento, por dois metros de largura.

Então eu creio que os filhos da suposta união de anjos com humanos eram uma coisa, e os gigantes eram outra coisa.

Última edição por Khwey em Sab 05 Jan 2013, 12:08 pm, editado 1 vez(es)

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David_JP em Sab 05 Jan 2013, 12:07 pm

Alguns irmãos dentre os judeus messianicos talvez possam explicar melhor o sentido literal da palavra hebraica. Mas entre os significados que encontrei, a palavra hebraica "nephilim" significa "caído, expulso, derrubado, desertor".

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por Guilherme em Sab 05 Jan 2013, 12:42 pm

Manos, obrigado por responderem.

Contudo, esta mais que claro na palavra de Deus o advento de anjos caidos com poder de se materializar e se unirem com humanos.

a existencia dos gigantes tambem e tranquila antes mas tambem depois do diluvio.

Eu apenas nao vou ficar elaborando muito na semantica das palavras e traducoes em algo que e claro.

..mas porque esse assunto e ao fascinante e importante ao mesmo tempo? porque revela o controle que Jaweh, Cristo Jesus estava no controle desde a fundacao do mundo. A investigacao sobre os nephilims demonstra as artimanhas do inimigo tentando estragar a semente da Mulher, a semente pura que vai chegar a Jesus.
O Most High disse a lucifer que ele teria que servir tambem seus filhos: o homem. lucifer e seus rebeldes decidiram entao estragar e sujar a humanidade. Nao so moralmente e espiritualmente mas geneticamente. O inimigo da humanidade inicia sua missao de sujar e destruir a semente dos Justos. Alias, nao so os homens, mas ha evidencias desta uniao dos anjos caidos com animais.
.....a terra estava completamente suja quando o Altissimo resolveu "zerar" tudo com o diluvio.
Este assunto nao so clarifica as artimanhas do inimigo, mas nos faz entender as mitologias ao redor do globo. E incrivel como uma mesma Narrativa, a do Canon e confirmada em detalhes, em tudo. A expressao das forcas das trevas sobre as culuras ao redor do globo, as figuras mitologicas, gregas, romanas, indianas, egipcias, chinesas, australianas, dos indios de todas as americas, europa.....todas seguem a mesma mentira do inimigo. Os misteriosos monumentos, hieroglifos, esculturas, pegadas, marcas na rocha, etc...tudo confirmando a Biblia e alguns livros apocrifos.
Este assunto tambem revela o que esta por vir, o futuro da humanidade e clarifica muita coisa sobre profecias.
Os gigantes, os nephilims e o assunto e muito mais fascinante do que qualquer ficcao porque e real e as evidencias estao ai para qualquer um examinar.
ideia

Guilherme

Mensagem por Khwey em Sab 05 Jan 2013, 12:43 pm

David_JP escreveu:Alguns irmãos dentre os judeus messianicos talvez possam explicar melhor o sentido literal da palavra hebraica. Mas entre os significados que encontrei, a palavra hebraica "nephilim" significa "caído, expulso, derrubado, desertor".
A questão não é bem esta.

A questão é que, entendendo que os gigantes, os de grande estatura, vieram da união de anjos e humanos, ante disto eles já estavam na terra.

De onde eles vieram?

Esta é a questão.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Guilherme em Sab 05 Jan 2013, 1:13 pm

Khwey escreveu:Esta cama mede, aproximadamente, quatro metros e meio de comprimento, por dois metros de largura.

Então eu creio que os filhos da suposta união de anjos com humanos eram uma coisa, e os gigantes eram outra coisa.

...? mas voce tem que sustentar suas afirmacoes com evidencias nas Escrituras. Neste assunto, especulacao e bem vinda em detalhes que nao alteram a narrativa Biblica..

..do contrario e mera especulacao ou achismo....

daria para voce "amarrar" sua afirmacao com evidencias? positivinho

Guilherme

Mensagem por Khwey em Sab 05 Jan 2013, 1:28 pm

Guilherme escreveu:
Khwey escreveu:Esta cama mede, aproximadamente, quatro metros e meio de comprimento, por dois metros de largura.

...? mas voce tem que sustentar suas afirmacoes com evidencias nas Escrituras. Neste assunto, especulacao e bem vinda em detalhes que nao alteram a narrativa Biblica..

..do contrario e mera especulacao ou achismo....

daria para voce "amarrar" sua afirmacao com evidencias? positivinho
Esta informação acima eu retirei da bíblia.

Então, sendo mais específico, você quer evidência sobre o quê?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Guilherme em Sab 05 Jan 2013, 1:38 pm

Khwey,
me refiro ao seu comentario:

"Então eu creio que os filhos da suposta união de anjos com humanos eram uma coisa, e os gigantes eram outra coisa.."

como voce chegou a esta conclusao?

Guilherme

Mensagem por JRKM em Sab 05 Jan 2013, 1:44 pm

Existem coisas que ainda vão ser respondidas com o tempo , porém vejo que todo estão de acordo com o balaio de gato destes anjos caídos

eu apenas creio que haverá uma nova tentativa , a SS e Hitler tentaram , mas por uma força maior , eles foram impedidos

porém chegara um momento que o homem é tão desobediente que vai tentar de tudo para ter uma nova hibridização

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por JRKM em Sab 05 Jan 2013, 1:49 pm

aqui esta o vídeo do sacerdote e da filha de Antoney lavey fundador da igreja mundial de satanás

olhem e vejam a audácia dos homens , e o vídeo foi feito a 15 anos atrás pelo menos

o vídeo é um dos indícios como diz o sacerdote "Despertar o Lobo Interior" através da mídia e musica

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:16 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: