.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
50 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O que é idolatria?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é idolatria?

Mensagem por famado em Ter 01 Jan 2013, 11:27 am

A idolatria tando condenada no VT era o seguinte: Os povos ao redor de israel adoravam a deuses diversos. Daí faziam imagens da forma que imaginavam que tinham e atribuíam àquela estátua, normalmente feita de petra ou de madeira, algum poder. Ela estava intimamente associada ao deus que representava. Ela era o próprio deus. O deus habitava na imagem.

De certa forma, a arca do conserto era um tipo de ídolo.

Já a idolatria católica é diferente. Os ídolos são tão somente representações do deus que está no céu. O que ocorre é que os fiéis muitas vezes atribuem poder àquela imagem e ela se torna algo semelhante à idolatria do VT. Já os sacerdotes católicos não fazem nenhuma força para explicar que a imagem é como se fosse uma foto e não o deus propriamente dito. Eles só explicam isso se lhes for perguntado.

No meu ponto de vista, ambos os tipos de proceder são idolatria, mas são um pouco diferente. O idolatria católica não é exatamente o que a bíblia fala. A arca do conserto está mais próxima do conceito de idolatria bíblico que as imagens católicas.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Re: O que é idolatria?

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 10:46 am

Êxodo;
20:4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Catolicismo é tremenda idolatria. Onde eles pensam que Maria está?

Estão deliberadamente desobedecando esta ordem de Deus. NÃO FAÇA.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10527

Mensagem por Khwey em Sab 06 Abr 2013, 11:28 am

Idolatria, segundo o contexto bíblico, é a adoração a outros deuses representados por esculturas denominadas ídolos.

Eu disse, deuses, que para o povo que os cultuavam, eram seres que detinham grandes poderes tal como YHWH.

Atos
19:35 Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 11:30 am

E os "deuses católicos"?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 06 Abr 2013, 12:02 pm

gusto escreveu:E os "deuses católicos"?
Isto é por conta do entendimento das pessoas, pois não consta na bíblia segundo o contexto sobre idolatria, conforme eu expliquei e demonstrei com texto bíblico.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por silvamelo em Sab 06 Abr 2013, 12:18 pm

Eu acho que o maior problema dos católicos se refere a Maria. Eles a têm como uma semideusa, alguns até a têm como deusa. A verdade é essa...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 1:32 pm

Olá irmãos

Paz do Senhor

Este é um bom assunto para nós refletirmos juntos: O que é idolatria? Para refletir, é bom termos em mente algumas passagens bíblicas:

Exodo 20:5
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Exodo 20:5
oy proskynhseiς aytoiς oyde mh latreyshς aytoiς egw gar eimi kyrioς o theoς soy theoς zhlwthς apodidoyς amartiaς paterwn epi tekna ewς trithς kai tetarthς geneaς toiς misoysin me

Para refletir na questão, é bom conhecer duas palavras gregas: "proskyneô" e "latreyô".

A palavra grega "proskyneô" tem vários significados. Pode significar "prostrar-se em reverência a", "beijar a mão em saudação", "adorar". Na maioria das vezes, nas Escrituras, o sentido dessa palavra reflete uma saudação, ou um ato de reverencia.

Genesis 37:10
10 E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

Genesis 37:10
kai epetimhsen aytw o pathr aytoy kai eipen aytw ti to enypnion toyto o enypniasthhς ara ge elthonteς eleysometha egw te kai h mhthr soy kai oi adelfoi soy proskynhsai soi epi thn ghn

A palavra grega "proskyneô" aparece nesse texto, na septuaginta, e é traduzida por "inclinar-se". São várias, as passagens que usam a palavra grega, no sentido de reverencia, de inclinar-se com reverencia. Quando Jacó foi ao encontro de seu irmão Esaú, é outro exemplo:

Genesis 33:3
3 E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.

Genesis 33:3
aytoς de prohlthen emprosthen aytwn kai proskynhsen epi thn ghn eptakiς ewς toy eggisai toy adelfoy aytoy

Para os unitaristas, a tradução da palavra "proskyneô" no Novo Testamento foi pevertida, para que a Divindade do Senhor Jesus fosse mais aparente. Assim, passagens como:

Mat 2:2 - Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

Mateus 2:2
lέgonteς, Poῦ ἐstin ὁ techtheὶς vasileὺς tῶn Ἰoydaίwn; eἴdomen gὰr aὐtoῦ tὸn ἀstέra ἐn tῇ ἀnatolῇ kaὶ ἤlthomen proskynῆsai aὐtῷ.

Para os unitaristas a tradução "adorar" não corresponde a realidade do que os sábios disseram. Na verdade a tradução correta deveria ser "cumprimentá-lo" ou "reverenciá-lo".

Em outra ocasião, quando o Senhor Jesus exortava aos fariseus, as Escrituras registram da chegada de um homem:

Mateus 9:18
18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

Taῦta aὐtoῦ laloῦntoς aὐtoῖς ἰdoὺ ἄrchwn eἷς ἐlthὼn proskynei aὐtῷ lέgwn ὅti Ἡ thygάthr moy ἄrti ἐteleύthsen: ἀllὰ ἐlthὼn ἐpίtheς tὴn cheῖrά soy ἐp' aὐtήn, kaὶ zήsetai.

Mais uma vez, os unitaristas defendem que não era possível que, diante dos fariseus, e tantos outros, inimigos do Messias, que o homem tivesse adorado ao Senhor Jesus nesse momento, pois que seria apedrejado por blasfêmia. A tradução mais correta seria a de que o homem cumprimentou o Senhor Jesus com reverência.

18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o saudou com reverencia, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

Essas observações são necessárias, porque a tradução indiscriminada da palavra "proskyneô" por "adoração", não revela a verdade escriturística! É curioso, entretanto, que quando a palavra "proskyneô" é acompanhada da palavra "latreyô" (latria), ela está dirigida somente a Deus. Mais tarde continuo com a reflexão, trazendo mais textos para meditarmos juntos.

Em Cristo

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 6:09 pm

Olá irmãos... Paz do Senhor

Quando tentando por satanás, o Senhor Jesus disse:

Mateus 4:10
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Alguns defendem que a palavra "proskyneô" deve assumir a tradução de "adorar" quando é relacionada a Deus, principalmente quando vier acompanhada de "latria".

Mateus 4:10
tόte lέgei aὐtῷ ὁ Ἰhsoῦς, Ypage, Satanᾶ: gέgraptai gάr, Kύrion tὸn theόn soy proskynήseiς kaὶ aὐtῷ mόnῳ latreύseiς.

A palavra "latria" tem o sentido de "servir com sentido de culto".

Atos 7:7
7 E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E depois disto sairão e me servirão neste lugar.

Atos 7:7
kaὶ tὸ ἔthnoς ᾧ ἐὰn doyleύsoysin krinῶ ἐgώ, ὁ theὸς eἶpen, kaὶ metὰ taῦta ἐkseleύsontai kaὶ latreύsoysίn moi ἐn tῷ tόpῳ toύtῳ.

Fl 3:3
3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

Fl 3:3
ἡmeῖς gάr ἐsmen ἡ peritomή, oἱ pneύmati theoῦ latreύonteς kaὶ kaychώmenoi ἐn CHristῷ Ἰhsoῦ kaὶ oὐk ἐn sarkὶ pepoithόteς,

Fica claro que "latria" é servir com intenção de culto! Assim, com relação aos católicos: É precisamente servir no intuito de culto, que eles prestam serviços aos santos! Isso é precisamente chamado de idolatria.

Muitos pensam que adorar a Deus, é algo apenas de momento, em que alguem entra numa igreja, passa lá 2 horas, e ali adorou a Deus. Adorar a Deus tem a ver com "latria" tem a ver com serviço. E é nesse sentido que Paulo diz:

Romanos 12:1
1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Romanos 12:1
Parakalῶ oὖn ὑmᾶς, ἀdelfoί, diὰ tῶn oἰktirmῶn toῦ theoῦ, parastῆsai tὰ sώmata ὑmῶn thysίan zῶsan ἁgίan eὐάreston tῷ theῷ, tὴn logikὴn latreίan ὑmῶn:

O tradutor escolheu usar as palavras "culto racional" para traduzir "latria", nesse texto. O que entendo, da exortação do apóstolo, é que adoração a Deus é estilo de vida, é compromisso com Ele!

QUe possamos refletir nessas questões

Em Cristo

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 6:31 pm

Tudo bem, mas esquece-se de que jamais alguém prestaria culto a mamom, o dinheiro, então idolatria é mais do que prestar culto, é fazer imagem de escultura que pode ser dentro ou fora do coração.

A Bíbla refere-se à idolatria como loucura, pois troca-se o Deus verdadeiro por um deus falso, que pode ser em forma de imagem ou abstrato, no sentido de estar em primeiro lugar na vida da pessoa.

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus..." (Jesus).

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 6:47 pm

Eu não falei de "eu acho".

A palavra "IDOLATRIA" vem da lingua grega "eidolon + latreia", e significa literalmente servir ao ídolo.

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 6:49 pm

David_JP escreveu:Eu não falei de "eu acho".

A palavra "IDOLATRIA" vem da lingua grega "eidolon + latreia", e significa literalmente servir ao ídolo.
E daí, prá saber a verdade só é necessária uma coisa, revelação de Deus.

Pedro nem ler sabia, não tinha letras, mas tinha fé. :chapeu:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 6:50 pm

E como fica o servir ao dinheiro? A avareza, querer levar vantagem em tudo, segundo Paulo é idolatria também.

Carregar um andor pela rua em procissão também é idolatria, mesmo que a intenção seja cultuar o Deus verdadeiro. É como o bezerro de ouro, em que os israelitas achavam que estavam cultuando o Deus que os tirou do Egito. É só ler o contexto.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Dom 21 Abr 2013, 6:15 pm

Dá para fazer um paralelo da deusa Diana dos Efésios, que segundo eles, a imagem tinha caído de Júpiter e a Aparecida, que foi achada no rio, Não dá?

Atos 19:35;
Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por FABIANO R em Seg 16 Dez 2013, 1:33 pm

FABIANO R
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 17

Mensagem por FABIANO R em Seg 16 Dez 2013, 1:40 pm

Idolatria no Protestantismo!!

FABIANO R
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Mathews em Seg 16 Dez 2013, 7:10 pm

Mas quanto preconceito!

Não é nada disso!

Que pecado!

Deus dá a quem ama com alegria!          

Mathews
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 492

Mensagem por Andreia em Seg 16 Dez 2013, 9:41 pm

Andreia
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 243

Mensagem por FABIANO R em Seg 16 Dez 2013, 10:51 pm

[img] [/img]

FABIANO R
Quartzo
Quartzo

Mensagem por gusto em Ter 17 Dez 2013, 10:39 pm

Criar no seu coração o seu próprio deus, é uma baita idolatria.

Levantar imagem de escultura em seu coração.

Ezequiel 14:3;
Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face...

Há os que fazem um deus de acordo com o próprio desejo.

O Deus verdadeiro é o que desaprova certas coisas e aprova outras, não se amolda ao gosto do freguês.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Dom 16 Out 2016, 11:23 am

Khwey escreveu:Idolatria, segundo o contexto bíblico, é a adoração a outros deuses representados por esculturas denominadas ídolos.

Eu disse, deuses, que para o povo que os cultuavam, eram seres que detinham grandes poderes tal como YHWH.

Atos
19:35 Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?
Ora, Ora, Ora...

De onde "desceu" Aparecida? ai, caramba!

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Cartman em Dom 16 Out 2016, 9:51 pm

angel

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1811

Mensagem por gusto em Qui 27 Out 2016, 10:49 pm

Êxodo 20:4Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.    
Êxodo 20:5Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos.    

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Cartman em Qui 27 Out 2016, 11:17 pm

“Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos”

HA-HA! Faz-me rir! oh my

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Sex 28 Out 2016, 8:00 pm

Cartman escreveu:“Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos”

HA-HA! Faz-me rir! oh my
Exatamente. sim

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Cartman em Sex 28 Out 2016, 8:18 pm

Mas que castigo... huaauhuahauha

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:13 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: