.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
34 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 34 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Espiritismo - Tópico Oficial (parte III)

Página 40 de 40 Anterior  1 ... 21 ... 38, 39, 40

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Espiritismo - Tópico Oficial (parte III)

Mensagem por Khwey em Sex 04 Jan 2013, 9:18 pm

rbarros escreveu:
Khwey escreveu:
rbarros escreveu:
Eu sei quem escreveu os livros psicografados. Você sabe quem escreveu a Bíblia?
Sim.
O que não interessa muito saber, uma vez que temos o conteúdo, o qual pode ser estudado e comprovado pela história do mundo.

Não, você NÃO sabe quem escreveu a Bíblia. Muitos dos autores bíblicos são contestados, muito do escrito foi extraído de mensagens transmitidas oralmente, geração após geração, e muito foi copiado descaradamente da mitologia de outros povos.
Então, analisemos a relevância disto:

Digamos que eu saiba exatamente quem escreveu a bíblia.

Como por exemplo, vamos supor que ficou cientificamente comprovado que o Moisés da bíblia escreveu os cinco primeiros livros.

Em que implica saber quem escreveu?
hummm

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por rbarros em Sex 04 Jan 2013, 11:05 pm

Implica dizer que o que está escrito pode ter sido adulterado, pode ter sido inventado, pode ter sido copiado de outros povos e por aí vai.

Como confiar cegamente num livro que se desconhece a origem?

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Khwey em Sex 04 Jan 2013, 11:29 pm

rbarros escreveu:Implica dizer que o que está escrito pode ter sido adulterado, pode ter sido inventado, pode ter sido copiado de outros povos e por aí vai.

Além dos textos grego e hebraico, temos textos antigos que foram encontrados recentemente, os quais são fiéis aos que constam nas bíblias desta época.

Sabendo disto, em que implica saber quem escreveu? hummm

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por silvamelo em Dom 06 Jan 2013, 6:00 pm

Respondendo às colocações da Eterna debatidas no tópico abaixo:
http://gospelbrasil.topicboard.net/t6482p25-satanas-era-o-governante-de-marte#169481

Eterna escreveu:Silva, por favor não distorça minhas palavras. Estou me referindo a dúvida que Jó expressa, assim como fez toda a humanidade, em relação a vida pós morte. Estou falando sobre o capítulo 14 e você pula para o 19 como se assim a dúvida tivesse deixado de existir!
Não distorci. Você apresentou um versículo dando a entender que Jó acreditava em reencarnação e eu apresentei outro que mostra o contrário...

Eterna escreveu:Eu sempre fico imaginando que quem troca a Doutrina Espírita por outra religião é tão somente porque não conseguiu compreendê-la.
Isso é inevitável, Eterna. Quando você toma conhecimento da doutrina bíblica contextualizada você tem duas opções: você crê na inspiração divina dela e toma seus ensinos como verdade ou você descarta isso em detrimento da nova doutrina que você abraçou, se usando da Bíblia apenas naqueles textos que vão ser favoráveis à sua nova doutrina. No meu caso fiquei com a primeira opção...

Eterna escreveu:Se Adão e Eva tivesse realmente existido, a obra satânica efetivamente deveria ter sua importância dentro de um estudo mais amplo. Porém, a figura dos pais da humanidade cai por terra, sem merecer grande importância, dado o absurdo da continuidade de vida a partir deles.
Como assim? A continuidade de vida a partir deles é a prova de que este mal ficou gravado em nosso DNA e se propagou pelas gerações...

Eterna escreveu:Na passagem abaixo a interpretação sempre foi a de que Jesus se referia a satanás, porém, de alguma forma (talvez até pela figura de linguagem) eu interpreto como menção a Moisés:

João 8:44 - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Você foi extremamente infeliz nessa colocação...

Eterna escreveu:Veja você que Paulo trata o ministério de Moisés como o 'ministério da morte, da condenação e transitório'. Esta era a grande mentira que se cria até aquele momento pois todos estavam sob o jugo das leis de Moisés.
Não, Eterma! A Lei é Boa! E Paulo nos ensina isto, você sabia? O problema com a Lei é que somos INCAPAZES DE CUMPRI-LA devido à nossa escravidão do pecado. Foi precisamente aí que entrou o plano salvífico de Cristo. Do contrário, estaríamos todos condenados...

Eterna escreveu:Por motivos obvios deixarei de discutir a figura de Adão. Aliás essa queda é tão feia que comprometeu milhares de gerações e colocou Deus como um Homem de muitas palavras que os judeus até hoje brigam por uma pretensa 'terra prometida', embora Deus tenha afirmado a Davi que ela nunca mais seria perdida em tributo as suas conquistas em nome Dele.
A briga pela terra é algo transitório. O homem quer fazer cumprir as profecias pelo seu próprio braço. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus trará paz a terra, sem que ninguém tenha de dar um tiro sequer! Ele exterminará a ordas do mal apenas com o sopro da sua boca...

Eterna escreveu:Mas o fato é que essa sensibilidade em maior grau predispõe as pessoas ao contato com planos de vida diferente. Nas igrejas evangélicas, por exemplo, é sabido que muitos irmãos são arrebatados durante o sono e depois dão depoimento na igreja.
Os contatos com planos espirituais dirigidos pelo Espírito Santo sempre serão para a edificação da igreja, sem que precisemos entender o que acontece por lá. Essa busca por querer conhecer o que não foi revelado e perigosa e expõe o incauto a ouvir ensinos contrários aos de Deus vindo de fontes duvidosas.

Eterna escreveu:Mas os espíritos que lá se manifestam é em nome do Cristo. Sim, porque todos fazem preces (oração) e segundo fomos informados:

Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Esse texto deve ser levado em conta quando as pessoas são sóbrias na fé. Os seguidores de Jesus Miranda também se reunem em nome de "Jesus", assim como aqueles que decidiram praticar o suicídio coletivo para "seguir" na cauda do cometa Hale-bope; tem também os seguidores do Moon, do Inri Cristo e muitos outros, todos se reunindo em nome de "Jesus"...

Eterna escreveu:Penso que todos aqueles que crêem já o receberam, embora tenhamos recebido na fé e não na postura cristã. É necessário que sejamos flexíveis porque também eu poderei citar outros versículos e capítulos que poderão mudar o rumo das suas afirmativas. A bíblia é assim!
É aquilo que eu digo: sem a direção de Deus pode se levar os ensinos bíblicos para qualquer direção... Taí os exemplos que eu acabei de citar, que não me deixam mentir!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Bernardi em Ter 08 Jan 2013, 1:16 am

Boa noite, JRKM
Acabei de chegar de mais uma pacificação na fronteira e me deparei com este teu post... me senti na obrigação de me manifestar, uma vez que citaste-me.

JRKM escreveu:A Bíblia contém muitas profecias em que cremos porque elas provêm de Deus. Entretanto, a Escritura reconhece também a existência de falsos profetas (Mt 7:15). Com efeito, muitas religiões e seitas declaram ter profetas. Em conseqüência, a Bíblia exorta os crentes a "testarem" aqueles que se dizem profetas (1 Jo 4:1-3).
Quem são os protestantes para testar alguém? Onde está a humildade ensinada por Cristo?

Mas qual é a diferença entre um falso profeta e um verdadeiro profeta de Deus?
Boa pergunta.

1 - Ele profetizou alguma coisa que não se cumpriu? (Dt 18:21-22)
Mesmo não profetizando Rbarros não sabe se realmente quem é o tal espirito que ele incorporou , veja os posts acima
Moisés e tantos outros aceitaram o que o espírito se identificou como o sendo. Como saber se quem efetivamente falou com Moisés era Deus????

2 - Ele faz uso de meios de adivinhação? (Dt 18:11)
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Deuteronômio 18:10-11

3 - Ele se envolve com médiuns e feiticeiros? (Dt 18:10)
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;Deuteronômio 18:11
Se fizeres uma análise da história, tu verás que a Bíblia foi originariamente escrita em hebraico e a historia das traduções da Bíblia mostra que até o século terceiro antes da nossa época ela era originariamente hebraica. Entao no século terceiro, um rei egípcio, Ptolemeu Filadelfo, que ao construir a biblioteca da Alexandria, percebeu que tinha todas as obras em grego, menos a Bíblia, pedindo então ao sumo-sacerdote que enviasse tradutores. Essa tradução teria sido feita em 72 dias, com 72 tradutores, e que todas as traduções teriam ficado exatamente iguais. Ocorre que os rabinos afirmam que a Bíblia não pode ser traduzida no sentido original para outra língua sem haver uma corruptela, e por isso eles consideram o dia da tradução como o dia em que os hebreus construíram o bezerro de ouro, tendo a terra se cobrido de luto por 3 dias. O grande problema é que nas interpretações não se observa os contexto da época em que os fatos se sucederam, como por exemplo essa condenação de Deuteronômio.
Primeiramente é preciso observar em que época foi escrito, para quem foi escrito, e para que foi escrito. Deuteronômio 18 jamais foi escrito para os espíritas e para os médiuns, pq foi escrito a proximadamente 4 mil anos atrás, sendo que o Espiritismo tem menos de dois séculos.
Deuteronômio começa dizendo assim: “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.”
Quando quem entrar? O povo judeu, não os espíritas. Referia-se, portanto, aos costumes daqueles povos que habitavam o local.
O problema que vcs protestantes não refletem sobre as escrituras. Analisando hodiernamente, tais recomendações hoje não servem nem para os judeus. As recomendações serviam para que o povo não se submetesse às abominações dos povos daquela época, para onde Josué ia levar o povo.
Moisés sabia que Josué ia entrar com o povo na terra de Canaã, trazendo um povo com vícios do Egito, e poderiam absorver a cultura daquela nação. Essa recomendação era para o povo hebreu.
4 - Ele segue falsos deuses ou ídolos? (Êx 20:3-4; Dt 13:2,3)
Rbarros já declarou que considera o tal suposto faraó uma divindade
Caro amigo, quando ele menciona “divindade” não quer dizer um “deus”.

5 - Ele nega a divindade de Jesus Cristo? (Cl 2:8-9)
O substituto de Allan Kardec na hierarquia espírita, Leon Denis, se pronuncia acintosamente sobre o ensino bíblico da nossa redenção por Cristo nas seguintes palavras: “Não, a missão de Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. É o que os espíritos, aos milhares, afirmam em todos os pontos do mundo.
Rbarros respondeu:Assino em baixo! É por estas e outras que eu AMO a Doutrina dos Espíritos!
Por isso eu tb amo a Doutrina Espírita... nada vem de graça... tal entendimento de salvação pela fé serve bem para os egoístas.

6 -Ele promove a imoralidade? (Jd 7)
Eterna já deu vários exemplos de imoralidade ao dizer que encheu a cara até cair , mente , e ainda diz com orgulho que adora um carnaval onde se faz apologia a outros deuses
Eterna deu vários exemplos de humildade e explicitou a hipocrisia de grande parte dos protestantes, apenas isso.

Rbarros disse:
Nem Bernardi nem Eterna e nem ninguém mais jamais saberão se é "verdade ou não". Se eu quisesse um parecer "profissional" eu incorporava nalgum centro espírita e ali seria verificado se o que eu incorporo é ou não um faraó, ou se é mero animismo. No momento não estou interessado nisso

Rbarros disse:Sou humilde o suficiente para dizer que é apenas um faraó, não é nenhum deus - nem do bem, nem do mal.
Rbarros depois respondeu
JRKM, você está coberto de razão ao duvidar de mim. Eu mesmo não saberia dizer se o que eu incorporo é mesmo o Espírito que um dia animou o corpo carnal de um faraó egípcio ou não. Eu sequer o pus à prova. Só sei que ele é do bem e me quer bem

Uma hora ele diz que não é do bem e nem do mal , depois muda de conversa e diz que é do bem
Agora espero a resposta disto que vocês estão enrolando faz tempo para responder
como você sabe que um espirito incorporado em uma pessoa diz ser quem é ? na sua opinião como espirita como saber se tal espirito incorporado fala a verdade ?
Como já perguntei anteriormente, como saber se aquele que dizia ser deus de Moisés era realmente Deus? Pq não era um espírito dizendo ser Deus apenas para dar convencimento a ele?

Podes agora responder sim ou não ? Podes ao menos ser sincero ao invés de ficar com deboches e sátiras ? e acrescento mais uma pergunta que o moderador Cal perguntou neste link
http://gospelbrasil.topicboard.net/t7018p150-o-ateu-depois-da-morte-segundo-o-espiritismo#167996
e também a pergunta de Jan Monzol
Ninguém espirita recebe comunicação de pobre,servo da corte,cavalariço,auxiliar técnico...é só príncipe,faraó,grande cientista,grande músico,grande pintor e escritor,e quem sabe daqui uns anos,grandes esportistas,entende?
Mais uma prova que não conheces o Espiritismo. Dentro do Centro Espírita manefistam-se os espíritos dos mais comuns, apenas entes querendo contato com seus familiares... cada dia vejo a comprovação de mais blá blá blás dos desizentes ex-espíritas, o Jan Mozol já demonstrou ser uma fraude de ex-espírita.

Se não quiserem responder , perguntarei então aos membros em Cristo o que eles pensam sobre esta incorporação e também pedirei a moderação o que eles acham desta tua incorporação se eles quiserem responder , já que vocês espiritas não respondem, e também darei a minha resposta
Desde quando os moderadores ou pseudo-membros de Cristo sabem alguma coisa? Apenas falam no que acreditam, manifestando a doutrina passada e aceita por eles.
E por ultimo Rbarros diz
Agora vejo em partes, mas então veremos face a face....

Porque ele diz isto diretamente a mim e não a outros , gostaria que ele fosse mais especifico
Pq isso serve para todos. Hoje vemos em parte, por isso a fé, mas veremos face a face. Então a verdade se desvelará e os interesses pessoais cairão por terra.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 857

Mensagem por Bernardi em Ter 08 Jan 2013, 1:28 am

Khwey escreveu:
rbarros escreveu:Implica dizer que o que está escrito pode ter sido adulterado, pode ter sido inventado, pode ter sido copiado de outros povos e por aí vai.

Além dos textos grego e hebraico, temos textos antigos que foram encontrados recentemente, os quais são fiéis aos que constam nas bíblias desta época.

A questão de análise de veracidade de fatos narrados anda ao revés, ou seja, se a narrativa diz que Cristo fez algo fora do habitual, pode-se presumir que tal fato é verídico, por outro lado, quando os fatos narrados coincidem com o hábito da época, presume-se ser inverídico. Ao menos é isso que se ensina no curso superior de história.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Ter 08 Jan 2013, 1:32 am

Bernardi escreveu:
Desde quando os moderadores ou pseudo-membros de Cristo sabem alguma coisa? Apenas falam no que acreditam, manifestando a doutrina passada e aceita por eles.
Como moderador eu posso dizer que sei alguma coisa.

É pouca coisa, mas tenho a certeza que sei, porque posso provar.

Por exemplo...

Bernardi escreveu:
JRKM escreveu:A Bíblia contém muitas profecias em que cremos porque elas provêm de Deus. Entretanto, a Escritura reconhece também a existência de falsos profetas (Mt 7:15). Com efeito, muitas religiões e seitas declaram ter profetas. Em conseqüência, a Bíblia exorta os crentes a "testarem" aqueles que se dizem profetas (1 Jo 4:1-3).
Quem são os protestantes para testar alguém? Onde está a humildade ensinada por Cristo?
Este teste não trata-se de falta de humildade, uma vez que realmente fomos instruídos a fazer o teste:

1 João
4:1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

E isto não cabe só a protestante, mas a todo aquele que crê na bíblia, pois é nela que estão estas palavras.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Khwey em Ter 08 Jan 2013, 1:39 am

Bernardi escreveu:
Khwey escreveu:

A questão de análise de veracidade de fatos narrados anda ao revés, ou seja, se a narrativa diz que Cristo fez algo fora do habitual, pode-se presumir que tal fato é verídico, por outro lado, quando os fatos narrados coincidem com o hábito da época, presume-se ser inverídico. Ao menos é isso que se ensina no curso superior de história.
A questão está para saber em que implica saber quem escreveu.

Por exemplo.

Em havendo em algum lugar, perdido ou escondido, um relato histórico, o qual pretende ensinar a como transformar pedra em ouro, contendo instruções detalhadas, mas sem nenhuma pista a respeito do seu autor, qual será a iniciativa primária de quem o encontrar?

Será a de descobrir quem o escreveu?

E se não descobrir, em que isto implicará?

Última edição por Khwey em Ter 08 Jan 2013, 11:10 am, editado 1 vez(es)

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JRKM em Ter 08 Jan 2013, 2:36 am

Bernardi escreveu

Se fizeres uma análise da história, tu verás que a Bíblia foi originariamente escrita em hebraico e a historia das traduções da Bíblia mostra que até o século terceiro antes da nossa época ela era originariamente hebraica. Entao no século terceiro, um rei egípcio, Ptolemeu Filadelfo, que ao construir a biblioteca da Alexandria, percebeu que tinha todas as obras em grego, menos a Bíblia, pedindo então ao sumo-sacerdote que enviasse tradutores. Essa tradução teria sido feita em 72 dias, com 72 tradutores, e que todas as traduções teriam ficado exatamente iguais

por favor cite as fontes , não dou credibilidade em especulações

JRKM
AFASTADO!

Número de Mensagens : 1838

Mensagem por JRKM em Ter 08 Jan 2013, 2:41 am

Bernardi disse

Desde quando os moderadores ou pseudo-membros de Cristo sabem alguma coisa? Apenas falam no que acreditam, manifestando a doutrina passada e aceita por eles
.

quem são os moderadores ou pseudo-membros de Cristo ?
não gosto de especulações , cite os nomes por favor

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por JRKM em Ter 08 Jan 2013, 3:00 am

Bernardi disse

Por isso eu tb amo a Doutrina Espírita... nada vem de graça... tal entendimento de salvação pela fé serve bem para os egoístas.

A bíblia ensina salvação por meio da fé em Cristo Jesus , se quer brigar com a bíblia fique a vontade , porém não irei discutir veracidade da bíblia neste tópico , mesmo porque já existem outros tópicos sobre isto , basta pesquisar positivinho

Se quiser postar suas heresias fique a vontade , como chamar o diabo de irmão evoluído , não existe salvação pela fé em Jesus, chamar os moderadores e os cristãos de pseudo cristãos indiretamente de ignorantes já é o bastante.

não irei atacar com a mesma moeda. mas quem sabe um dia você conhece Jesus Cristo como único e suficiente Salvador positivinho

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por Bernardi em Ter 08 Jan 2013, 11:10 pm

JRKM escreveu:Bernardi escreveu

Se fizeres uma análise da história, tu verás que a Bíblia foi originariamente escrita em hebraico e a historia das traduções da Bíblia mostra que até o século terceiro antes da nossa época ela era originariamente hebraica. Entao no século terceiro, um rei egípcio, Ptolemeu Filadelfo, que ao construir a biblioteca da Alexandria, percebeu que tinha todas as obras em grego, menos a Bíblia, pedindo então ao sumo-sacerdote que enviasse tradutores. Essa tradução teria sido feita em 72 dias, com 72 tradutores, e que todas as traduções teriam ficado exatamente iguais

Isso não é especulação, é história, se não conheces é pq estudaste muito menos do q eu.

Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por JRKM em Ter 08 Jan 2013, 11:12 pm

fontes por favor , se sabe assim de historia , sabe muito bem as fontes , links , ok , livros

Bernardi escreveu:
JRKM escreveu:Bernardi escreveu

Isso não é especulação, é história, se não conheces é pq estudaste muito menos do q eu.

Última edição por JRKM em Ter 08 Jan 2013, 11:32 pm, editado 1 vez(es)

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por JRKM em Ter 08 Jan 2013, 11:14 pm

se é historia , deve ter livros , links , fontes etc...

pergunte aos espíritos evoluídos sobre as fontes :risadinha:

JRKM
AFASTADO!

Mensagem por Bernardi em Ter 08 Jan 2013, 11:16 pm

Khwey escreveu:
Bernardi escreveu:
Como moderador eu posso dizer que sei alguma coisa.

É pouca coisa, mas tenho a certeza que sei, porque posso provar.

Por exemplo...

Bernardi escreveu:
Este teste não trata-se de falta de humildade, uma vez que realmente fomos instruídos a fazer o teste:

1 João
4:1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

E isto não cabe só a protestante, mas a todo aquele que crê na bíblia, pois é nela que estão estas palavras.

Isso só pode ser comédia né.. o fato de seres moderador apenas significa que o proprietário do fórum te autorizou, isso não demonstra conhecimento alguma.. é cada uma q vejo aqui..hehehe

Quanto a testar, isso nós espíritas fazemos, assim identificamos pela mensagem se o espírito vem de Deus ou não... é a moral do espírito que demonstra ser confiável ou não.

Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Bernardi em Ter 08 Jan 2013, 11:19 pm

JRKM escreveu:se é historia , deve ter livros , links , fontes etc...

pergunte aos espíritos evoluídos sobre as fontes :risadinha:

O velho hábito de receber a doutrina mastigadinha das vaquinhas de presépio.. vai estudar q começarás a ver a verdade.

-------

http://gospelbrasil.topicboard.net/viewtopic.forum?t=7315

Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:09 am

Conteúdo patrocinado

Página 40 de 40 Anterior  1 ... 21 ... 38, 39, 40

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: