.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
33 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 32 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A Lei é Espiritual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Lei é Espiritual

Mensagem por alicarvalho em Qui 13 Dez 2012, 9:15 pm

Justamente pelo fato de que A LEI É ESPIRITUAL é que o homem na Antiga Aliança sempre dependeu da Graça de D'us para ser justificado mediante a fé (RELACIONAMENTO ESPIRITUAL), pois "Todos que dependerem da Lei para justificação/salvação, na verdade estarão debaixo de maldição (não alcançarão justificação/salvação) pois pessoa alguma poderá obedecer com perfeição a Lei do Eterno (Rm. 3.10 / Gl. 3.10-12). Então a Lei é má? Não a “Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom, espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” (Rm. 7.12, 14). O problema não está na Lei, mas no ser humano, devido sua natureza corrompida. O Apóstolo Ya'akov (Tiago) em sua Carta afirma: “Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.”
Vê a impossibilidade de justificação/salvação pela obediência à Lei?
Qual a finalidade da Lei então? Mostrar o pecado, apontar onde temos falhado (Rm 7.7) e o quanto estamos desviados (pecado = errar o alvo) dos propósitos de D'us (Rm 7.13)."

Precisamos entender o que é Torah (Lei de D'us) e legalismo farisaico, não podemos misturar os textos e as interpretações. Por exemplo, o termo "debaixo da lei", não significa "debaixo da Torah" (opressão da Torah), pois a Lei do Eterno nunca trouxe opressão a ninguém - (Dt. 30:11; Sl. 119:47). Vamos entender o que é legalismo farisaico:
Palavras do próprio Yeshua – “Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos perushim (fariseus) e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas do ensino (doutrina) dos perushim.” (Mateus 16:11,12).
"Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los." (Mt. 23:3,4).
"Porque, deixando o mandamento de YHWH, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de YHWH para guardardes a vossa tradição."
(Mc. 7:8,9).
“Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus talmidim (discípulos): Acautelai-vos primeiramente do fermento dos perushim, que é a hipocrisia.”(Lucas 12:1).


Não podemos ser oprimidos pela Torah, pois através de Yeshua e do Espírito de D'us,
mediante a fé e participantes da Nova Aliança, a Lei está gravada nos corações, temos prazer em obedecê-la, glorificando a D'us e lutando contra o pecado (transgressão da Lei).

Qual era a Lei do Messias que o rabino Sha'ul se referiu? A Torah (Lei de D'us, instrução de D'us, doutrina de D'us ) ou a lei, a instrução, a doutrina dos escribas e dos fariseus?
Em Romanos 7:22 ele afirma: "Porque, segundo o homem interior, TENHO PRAZER NA LEI DE D'US." Outra vez, no verso 25 ele afirma: "Dou graças a D'us pelo Messias Yeshua, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, SIRVO À LEI DE D'US, mas, com a carne, à lei do pecado."
Não existem duas Leis de D'US, ou duas Leis do Messias, ou uma Lei que é de D'us e outra que é do Messias: A LEI É UMA SÓ - Ela foi PLENIFICADA, APERFEIÇOADA PELO MESSIAS (trouxe o verdadeiro sentido da Torah, o espírito da Lei), quando declarou: Mateus 5:17,18 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido."
Mateus 7:12 "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas."

O que significa "estar morto para a lei"? Significa que a Torah não nos domina, não nos traz a maldição pela sua transgressão, como o rabino Sha'ul afirmou em Gálatas 3:13: "O Messias nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"
Não vivemos pela "letra da lei" e sim pelo "ESPÍRITO DA LEI": Romanos 7:6 - "Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."
Novamente ele afirma: Romanos 3:31 - "anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei."
A Lei não conseguiu justificar o homem por causa da sua natureza pecaminosa, por isso ele sempre dependeu da Graça de D'us, mediante a fé para ser considerado justo diante do Eterno.
Agora a Justiça de D'us se manifestou no Messias - Ele PAGOU o preço do nosso resgate - o que era impossível à Lei por causa da nossa natureza pecaminosa.
Sendo assim, somos salvos pela Graça, mediante a fé em Yeshua, mas não devemos viver sempre dependendo desta Graça - a fé no Messias nos justificou pela Sua Morte, e na Nova Aliança pelo Seu Sangue, temos a Torah inscrita em nossos corações. Pela fé, mediante a um arrependimento sincero, somos purificados de nossas culpas pelo Sacrifício de Yeshua e recebemos o Espírito de D'us que nos purifica a consciência. Claro que por ainda pecarmos, dependemos da Graça de D'us para alcançarmos o perdão, mas temos que viver em novidade de vida, lutando contra o pecado, OBEDECENDO À INSTRUÇÃO DE D'US PELA FÉ, ATRAVÉS DO ESPÍRITO QUE NOS FOI DADO.



Que o Eterno D'us de Israel lhes abençoe em Nome de Yeshua !

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum