.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
28 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 28 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Senhor Jesus Cristo O Filho Do Deus Vivo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Senhor Jesus Cristo O Filho Do Deus Vivo

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:07 pm

Só estou tentando fazer você raciocinar;

"Quem vê a mim, vê o Pai", (Jesus).

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Dom 03 Fev 2013, 10:11 pm

gusto escreveu:Só estou tentando fazer você raciocinar;

"Quem vê a mim, vê o Pai", (Jesus).
Raciocinando...

Estou falando de Deus, o Pai, e não de Jesus.

Você disse que ele é invisível, mas a bíblia diz que não é.

De um certo ponto de vista Deus, o Pai, é invisível aos humanos porque está escondido.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:14 pm

Khwey escreveu:Será que é pura especulação dizer que o verbo é Deus?
Olha aí Khwey, tem como explicar?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 03 Fev 2013, 10:15 pm

gusto escreveu:
Explicar o quê?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:16 pm

Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Explicar o quê?
Quem é o Verbo que é Deus?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 03 Fev 2013, 10:19 pm

gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Explicar o quê?
Quem é o Verbo que é Deus?
É a palavra de Deus, ou do Pai.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:23 pm

Não seria mais fácil dizer, Jesus?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 03 Fev 2013, 10:26 pm

gusto escreveu:Não seria mais fácil dizer, Jesus?
O verbo nem sempre foi Jesus. Mas sempre foi o verbo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:28 pm

Khwey escreveu:
Quem era Jesus antes de nascer de Maria?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 03 Fev 2013, 10:30 pm

gusto escreveu:
Khwey escreveu:
Era um plano de Deus.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:31 pm

Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Khwey escreveu:
Era um plano de Deus.
Nova doutrina? Explique biblicamente.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 03 Fev 2013, 10:36 pm

gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Khwey escreveu:
Era um plano de Deus.
Nova doutrina? Explique biblicamente.

Oséias
13:4 Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu.

Isaías
9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por CLAYTON DE SOUZA LIMA em Dom 03 Fev 2013, 10:41 pm

Gil Rocha escreveu:Quando citei Newton, a frase dizia respeito ao conhecimento do mundo em que vivemos. Quis mostrar que, se conhecemos quase nada do universo, quanto menos poderemos explicar e entender o Ser que criou este universo.

Nunca consultei os pensamentos teológicos dele, embora saiba que ele, Edison, e outros grandes cientistas eram cristãos. Pelo visto, fiz bem em não buscar conhecer a teologia dele.

Só tomei a liberdade de citar Newton porque o irmão fez primeiro, também não compartilho de tudo o que é dito por ele, e o irmão também me é testemunha de como veementemente repugno o uso de citações extras bíblicas para definir e principalmente modificar as verdades bíblicas, haja visto quão constante eu sou em combater as heresias de Atanásio.

Sendo assim deixemos Newton e Atanásio para lá e concentremos em Jesus e Paulo, os Profetas , Moisés e etc, ok?

CLAYTON DE SOUZA LIMA
Safira
Safira

Número de Mensagens : 138

Mensagem por gusto em Dom 03 Fev 2013, 10:48 pm

Irmão Clayton, mesmo assim, com aqueles ditos de Newton, 8°, se não me engano, ele diz para não orar a Jesus agradecendo por ser o nosso criador, certo?

Mas Paulo e João disseram que tudo foi criado por Ele, Jesus.

Peço para desculpar a minha ignorância, se assim for, mas não seria a Palavra, o próprio Criador?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Gil Rocha em Seg 04 Fev 2013, 9:39 am

A questão colocada pelo irmão Gusto é ótima.

--- Deus, o Pai, é invisível:

I Timóteo 1:17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

I Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

--- Ora, poderá protestar o irmão Khwey, no Antigo testamento há inúmeros casos de teofania (manifestação de Deus), diz-se até mesmo que:

Exôdo: 24: 9 ¶ E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.10 E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. 11 Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam.

---- Como conciliar essa situação (já vejo até o cético gritando: contradição !!!):

Mateus 11: 27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

--- Esse versículo esclarece demais, vou citá-lo novamente , agora na NTLH:

João 1: 18 Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

--- Assim, podemos perceber que o Pai é visto através de Cristo, e é por Ele que o veremos na eternidade:

João 14: 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Jesus é a explicação para qualquer Teofania (manifestaçaõ de Deus visível).

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 441

Mensagem por Gil Rocha em Seg 04 Fev 2013, 9:51 am

CLAYTON DE SOUZA LIMA escreveu:[Sendo assim deixemos Newton e Atanásio para lá e concentremos em Jesus e Paulo, os Profetas , Moisés e etc, ok?

Sim, façamos isso. Vou deixar alguns versículos:

Romanos 9: 4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

Tito 2: 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por CLAYTON DE SOUZA LIMA em Ter 05 Fev 2013, 4:35 pm

Gil Rocha escreveu:
CLAYTON DE SOUZA LIMA escreveu:[Sendo assim deixemos Newton e Atanásio para lá e concentremos em Jesus e Paulo, os Profetas , Moisés e etc, ok?

Sim, façamos isso. Vou deixar alguns versículos:

Romanos 9: 4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

Tito 2: 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Eu pensei um pouco antes de comentar sobre os textos postados irmão Gil, pois tive que decidir entre duas abordagens:

A primeira, a mais tradicional, vista na maioria dos debates em todo o mundo sobre o assunto quando discutindo estes textos, aquela que foca na brecha que a língua grega usada nas escrituras oferece em não conter pontuações e daí possibilitar diversas e diferentes interpretações para os textos de Rom 9:4 e Tito 2:13, e também nas diferentes escrituras usadas para por exemplo justificar a sua citação de JOÃO 1:18, ou ainda assumir que a expressão de 1 João 5:20 "este é o verdadeiro Deus e a vida eterna", refere-se ao filho simplesmente porque ela ocorre logo depois de João citar Jesus Cristo. Mas decidi por não analisar e comentar estes textos pelo prisma da língua grega e suas possibilidades, pois isto faria com que entrássemos em discussões mais técnicas (línguas) e criaríamos um impasse linguístico, mas gostaria sim que discutíssemos também sobre estes texto desta forma mas em algum outro tópico apropriado, onde discorrêssemos mais sobre a gramática grega.

Por isto escolhi outra abordagem, uma que apelasse a coerência e a lógica.

Coerência: 1 - É coerente com a bíblia Jesus ser chamado de Deus?
Sim. Uma vez que Paulo diz que "muitos são chamados de deus, no céu e na terra como há muitos deuses". Portanto é biblicamente coerente chamá-lo de Deus.

Coerência: 2 - É coerente com a bíblia dizer que Jesus é o Deus de Paulo, ou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, ou o Deus de Israel ou o Deus do próprio Jesus?
Não. Embora haja muitos que são chamados de Deus, como Jesus por exemplo, quando a bíblia refere-se ao único Deus de Israel, o único Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o único Deus de Paulo e o único Deus do próprio Senhor Jesus, ela refere-se somente ao Pai.

Portanto as escrituras não seriam coerente se dissessem: "para nós existe só um Deus, o Pai". e depois dissesse:"para nós existe só um Deus, Jesus Cristo". e depois:"para nós existe só um Deus, o Espírito Santo".
MAS AS ESCRITURAS REALMENTE NÃO DIZEM ISTO, ENTÃO HÁ COERÊNCIA.

Por algum motivo, Paulo diferencia os muitos chamados de Deus, do Pai. Por algum motivo Paulo diferencia o Pai de Jesus, ao ponto de dizer que para ele e os apóstolos somente o Pai é Deus.
Dos muitos chamados de Deus, devemos entender que só o Pai é Deus, conforme a doutrina bíblica, apostólica e a de Jesus.

Lógica: É lógico dizer que existe só um Deus e logo depois disto dizer que este um Deus é o Pai,(virgula) o Filho,(virgula), o Espírito Santo, E que o Pai é total e completamente este um Deus, e que o Filho é total e completamente este um Deus, e que o Espírito Santo é total e completamente este um Deus?
Não. Partes formam um todo, isto é lógico. Partes não são isoladamente o total e completo todo.
Portanto não é lógico dizer que Deus é um: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E é desonesto dizer que se não é lógico, é um mistério.

Agora trarei uma analogia para ilustrar a forma que a deidade é apresentada nas escrituras: (que se guarde as devidas proporções)

Quando uma pessoa possuí dupla nacionalidade quer dizer que ao mesmo tempo ela é brasileira e francesa por exemplo. Mas isto não significa que esta pessoa nasceu nos dois países, isto significa que esta pessoa nasceu em um dos dois países mas por algum motivo optou por também ter a segunda nacionalidade.

Agora suponhamos que existam cinco pessoas nesta condição, são cinco pessoas no Brasil, que possuem a nacionalidade brasileira e francesa ao mesmo tempo, mas dos cinco somente um nasceu de fato no Brasil.

Poderíamos dizer que os cinco são brasileiros?
Sim, de alguma forma os cinco são brasileiros.

Poderíamos dizer que dos cinco só um é brasileiro?
Sim, de alguma forma dos cinco somente um é brasileiro.

Acredito que esta é a analogia que mais se aproxima da verdade bíblica sobre o assunto.

Podemos dizer que Jesus é Deus?
Sim, a bíblia diz que Jesus é de alguma forma Deus.

Podemos dizer que só o Pai é Deus?
Sim, a bíblia diz que por algum motivo somente o Pai é Deus.

Que conheçam a Ti(Pai) como o ÚNICO Deus verdadeiro. "estas palavras são do filho".

CLAYTON DE SOUZA LIMA
Safira
Safira

Mensagem por gusto em Ter 05 Fev 2013, 8:45 pm

CLAYTON DE SOUZA LIMA escreveu:Podemos dizer que Jesus é Deus?
Sim, a bíblia diz que Jesus é de alguma forma Deus.

Podemos dizer que só o Pai é Deus?
Sim, a bíblia diz que por algum motivo somente o Pai é Deus.

Concordo plenamente com as afirmações acima, mas não podemos esquecer que a Palavra, Jesus, não foi criada, pois é eterna.

Sendo assim, não é correto separar Jesus de Deus, pois a Palavra ou Verbo, como queiram se fez carne em Cristo.

O problema está em querer achar Jesus, com alguma forma antes de nascer, a não ser a palavra mesmo. Pois Ele antes de nascer estava no Pai, assim como quando esteve na forma humana, e como está agora.

"Saí do Pai, e vim para o mundo, agora deixo o mundo, e volto para o Pai." (Jesus).

Para a mente humana isso é loucura, mas para nós que cremos, sabedoria de Deus.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Ter 05 Fev 2013, 9:10 pm

Gil Rocha escreveu:
A questão colocada pelo irmão Gusto é ótima.

--- Deus, o Pai, é invisível:

I Timóteo 1:17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

I Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

--- Ora, poderá protestar o irmão Khwey, no Antigo testamento há inúmeros casos de teofania (manifestação de Deus), diz-se até mesmo que:

Exôdo: 24: 9 ¶ E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.10 E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. 11 Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam.

---- Como conciliar essa situação (já vejo até o cético gritando: contradição !!!):

Mateus 11: 27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

João 1: 18 Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

--- Assim, podemos perceber que o Pai é visto através de Cristo, e é por Ele que o veremos na eternidade:

João 14: 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

João 1:18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.(ACF).

Seio - lugar interno, intimidade. (Pequeno dicionário Luft).

Poderia ficar assim?

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unugênito, que está no íntimo do Pai, esse o revelou.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Gil Rocha em Ter 05 Fev 2013, 9:13 pm

Irmão Clayton,
Sua postagem é a prova viva de que, ainda que todos os cristãos fossem peritos em Grego Koinê, Aramaico e Hebraico e, ainda que tívessemos todos os textos autográfos das escrituras, pouco seria resolvido das controvérsias teológicas.
O problema não está no grego, está em quem o lê.
Conforme os comentários bíblicos que li, Romanos 9:4 traduzido como fazem todos os tradutores (com exceção da Bíblia dos Testemunhas de Jeová), é o mais coerente com a sintaxe grega, apesar de ser possível admitir uma variação, a tradução mais óbvia é a que foi posta.
Quanto a Tito 2:13, os mesmos comentaristas não admitem tal possibilidade de tradução alternativa. Mas não adianta alongar-se nestes textos, sua segunda explicação demonstra isso.
Sobre ela devo dizer que os "deuses" a que a Bíblia se refere eram homens investidos de autoridade (Salmo 82), nesse sentido Moisés foi chamado de deus (Exôdo 7:1).
Mas Jesus é bem diferente, tanto pelas profecias, quanto pelo que fez, falou e disseram a seu respeito. Ele não é "deus" nesse sentido de autoridade. Dele se diz muito mais, não permite interpretar de outra forma, ele é Deus no mesmo nível do Pai.
-------
Todavia, antes de continuarmos falando da Divindade de Cristo, gostaria que você expusesse como o unitarismo pode explicar os textos em que Deus é visto no AT. Já dei a explicação trinitária, a qual evita a contradição que poderia ser apontada com I Timóteo 1:17, 6:16 entre outros textos.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por Gil Rocha em Ter 05 Fev 2013, 9:30 pm

gusto escreveu:
Gil Rocha escreveu:
[...]

João 1:18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.(ACF).

Seio - lugar interno, intimidade. (Pequeno dicionário Luft).

Poderia ficar assim?

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unugênito, que está no íntimo do Pai, esse o revelou.
Penso que sim.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por CLAYTON DE SOUZA LIMA em Ter 05 Fev 2013, 10:06 pm

Gil Rocha escreveu:Irmão Clayton,
Sua postagem é a prova viva de que, ainda que todos os cristãos fossem peritos em Grego Koinê, Aramaico e Hebraico e, ainda que tívessemos todos os textos autográfos das escrituras, pouco seria resolvido das controvérsias teológicas.
O problema não está no grego, está em quem o lê.
Conforme os comentários bíblicos que li, Romanos 9:4 traduzido como fazem todos os tradutores (com exceção da Bíblia dos Testemunhas de Jeová), é o mais coerente com a sintaxe grega, apesar de ser possível admitir uma variação, a tradução mais óbvia é a que foi posta.
Quanto a Tito 2:13, os mesmos comentaristas não admitem tal possibilidade de tradução alternativa. Mas não adianta alongar-se nestes textos, sua segunda explicação demonstra isso.
Sobre ela devo dizer que os "deuses" a que a Bíblia se refere eram homens investidos de autoridade (Salmo 82), nesse sentido Moisés foi chamado de deus (Exôdo 7:1).
Mas Jesus é bem diferente, tanto pelas profecias, quanto pelo que fez, falou e disseram a seu respeito. Ele não é "deus" nesse sentido de autoridade. Dele se diz muito mais, não permite interpretar de outra forma, ele é Deus no mesmo nível do Pai.
-------
Todavia, antes de continuarmos falando da Divindade de Cristo, gostaria que você expusesse como o unitarismo pode explicar os textos em que Deus é visto no AT. Já dei a explicação trinitária, a qual evita a contradição que poderia ser apontada com I Timóteo 1:17, 6:16 entre outros textos.

Primeiro irmão não gostaria de ser rotulado como unitarista, na verdade sei pouco, ou quase nada sobre os detalhes da visão unitarista em relação a muitas coisas, se não estou enganado eles não acreditam na pré-existência literal de cristo, se eu estiver enganado deixe-me saber, por favor.

Sou, como diz um amigo meu "um cristão avulso", embora eu saiba que é praticamente impossível não deixar-se influenciar por alguma visão ou opinião, procuro ao máximo analisar tudo e reter o que é bom, e coerente biblicamente, e principalmente, oro insistentemente para não estar "lutando" contra Deus, e estou disposto a qualquer momento da minha vida a render me a palavra, caso esta apresente-se a mim de forma mais correta, eu não descarto a revelação, mas esta não pode ir contra a palavra. E a razão é mais um dos presentes que Deus deu aos homens, eu procuro usá-la também. E por fim, não só creio como atesto que a obra realizada por Cristo na cruz me atingiu. Sendo assim não sou mais um conhecedor da estória do meu Senhor, mais sou um servo, e posso lhe dizer, uma nova criatura, como tenho a mais convicta certeza que você irmão Gil, também o é.
Só que precisamos como o irmão sabiamente uma vez me lembrou, persistir em conhecer nosso Deus, e nestas não poucas aventuranças da minha vida com esta finalidade em mente, tive que me afastar das instituições religiosas para poder ponderar de forma mais independente, ou para ser mais exato, completamente dependente do Espirito Santo. E a partir daí, a palavra de fato me libertou, e hoje eu adoro o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, em espirito e em verdade, pela mediação de meu Senhor.

Agora em relação ao questionamento, responderei com um certo temor, pois eu nunca me aprofundei ao ponto de poder explicitar, portanto se eu disser algo desconexo, me perdoe.

Se é atestado que Deus nunca foi visto. É porque de fato ele nunca foi visto, e todas as aparições dEle no AT devemos entender pela teofania. Agora eu me limito a entender o acontecimento ou manifestação teofânica no seu particular contexto. Eu não me permito especular que o fulano do passado é o ciclano do presente ou do futuro ou vice e versa, a menos que isto tenha sido inequivocadamente relatado pelos autores do NT, e isto não é feito.

Mas Gil, não me interprete mal, talvez eu tenha me empossado da teofania para explicar o que considero razoável, mas eu não me empossei da teofania de alguns trinitários que diz que o Anjo do Senhor era o Cristo.

Para finalizar e para não errar, fico com o feijão com arroz de Hebreus:

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
Hebreus 1:1

CLAYTON DE SOUZA LIMA
Safira
Safira

Mensagem por Gil Rocha em Qua 06 Fev 2013, 9:40 am

Quanto a sua explicação das aparições de Deus no AT, a Trindade resolve mais problemas, enquanto doutrina para entender o Deus Bíblico, que qualquer outra. Essa questão é um exemplo disso.
Sobre chamá-lo de unitarista, não o faço por minúcias que conheça do seguimento, mas tão somente pela visão contrária a trindade e ao unicismo (para quem Deus é um só em absoluto, tendo se manifestado na história de 3 modos diferentes).
-----------------------------------
Agora queria abrir um parêntese no tópico, para falar de igrejas.
Todas possuem seus defeitos (embora umas tenham defeitos além do tolerável).
Porém você deve ponderar que, o IDE de Jesus e os propósitos pelos quais o Espírito concede dons aos homens, não podem ser plenamente cumpridos fora de uma Igreja visível, militante. Não vou usar a Bíblia para apoiar o ponto porque você já deve conhecer muitos textos a respeito.
Não estou querendo bancar o sábio ou lhe dar conselhos, longe disso.
Só afirmar o que creio ser melhor para cumprirmos nossa missão, qual seja, encontrar uma igreja com a qual melhor se identifique para ali ser usado por Deus, abençoando e sendo abençoado pela vida de outros. Pelo que lemos nas Epístolas Apostólicas, desde a igreja primitiva as dificuldades de relacionamento e doutrinárias existem, mas o que une é maior do que o que separa.
Por isso a igreja (mesmo fragmentada e arranhada por falsos mestres) ainda está de pé, embora reinos, impérios e religiões que rivalizaram com ela naqueles primórdios tenham desaparecido.
---------------
Fecho o parêntese, pois não pretendo desviar o tópico para outro assunto.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por Gil Rocha em Qua 06 Fev 2013, 9:54 am

Sobre a Divindade, gostaria de ver a interpretação do irmão Clayton quanto ao seguinte versículo:

Jeremias 23 5,6: Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa.
Passando do hebraico para o português, Deus está dizendo que chamarão o Rei davídico de JEOVÁ-TSIDIKENU (ou Javé-TSIDIKENU): Jeová (Javé) é nossa justiça.

Para que todos entendam a importância do texto, esse é um dos nomes do Todo-poderoso, como JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus", JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz", JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos", etc.

Em Cristo,

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por CLAYTON DE SOUZA LIMA em Qua 06 Fev 2013, 5:07 pm

Gil Rocha escreveu:Sobre a Divindade, gostaria de ver a interpretação do irmão Clayton quanto ao seguinte versículo:

Jeremias 23 5,6: Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa.
Passando do hebraico para o português, Deus está dizendo que chamarão o Rei davídico de JEOVÁ-TSIDIKENU (ou Javé-TSIDIKENU): Jeová (Javé) é nossa justiça.

Para que todos entendam a importância do texto, esse é um dos nomes do Todo-poderoso, como JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus", JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz", JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos", etc.

Em Cristo,

Desculpe irmão, não gostaria de minimizar a importância deste texto, assim como o de Emmanuel, mas os atributos de Javé nos nomes hebráicos é prática comum. Quando examino os argumentos messiânicos em relação a analisar as escrituras pela ótica hebraica, (o que eu considero correto), entendo que é porque eles querem enfatizar também a importância da origem e significados dos nomes, tanto de pessoas como de coisas, pois tendo o conhecimento destes significados temos uma mais profunda compreensão do fato.

Portanto considero o conhecimento dos nomes atribuídos as pessoas e as coisas de muita relevância para o entendimento mais completo. Mas não vejo relevância para contribuir com a divindade de Jesus.

CLAYTON DE SOUZA LIMA
Safira
Safira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:54 am

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: