.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A Nova Aliança , A Torá e a Igreja

Página 5 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A Nova Aliança , A Torá e a Igreja

Mensagem por Khwey em Qua 12 Dez 2012, 10:46 pm

alicarvalho escreveu:Atos 23.3-5 "Sou judeu , nascido em Tarso da Cilícia , mas fui trazido para esta cidade e instruído as pés de GAmli'el em todos os detalhes da Torah de nossos antepassados .Era tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje .Persegui até a morte os seguidores deste Caminho , prendendo homens e mulheres e lançando-os na prisão. O kohen hagadol e todo o Sanhedrin também podem dar testemunho a esse respeito. Na verdade , depois de receber cartas da parte deles para seus colegas em Dammasek, estava a caminho de lá com o objetivo de prendê-los também naquela noite , afim de traze-los de volta a Yerushalayim para receberem a punição ."
Isto parece não estar completo.
E também está confuso.

Aí está escrito que Paulo perseguiu até a morte os seguidores deste caminho.

Explicando por este texto, quais são os seguidores e a qual caminho ele se refere?
hummm

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por MARIO JORGE ROQUE em Qui 13 Dez 2012, 12:06 am

David de Oliveira escreveu:(...) quando um motorista passa o sinal verde, ele cumpriu a lei, mas o sinal permanece para que os demais que venham por aquela via também a cumpra(...)

Nessa regra para o sinal, tudo bem, mas, Há muitos anos atrás, uma esposa não podia viajar sem o consentimento do marido. Essa Lei foi abolida e hoje, as mulheres sequer sabem que existiu tal lei retrogada, discriminadora e rudimentar. :escr:

quando falamos de leis humanas sim, pois são transitórias, mas e quanto a lei de Deus que é perfeita(salmos 19:7); é verdade(salmos 119:142); é santa, justa e boa (rom. 7:12); é espiritual (rom. 7:14)? sem falar que a lei matrimonial de Deus não foi revogada, Jesus até a reforçou e acrescentou que a carta de divórcio só é permitida por relações ilicitas e isso tem aproximadamente 2000 anos(mateus 5:32).

MARIO JORGE ROQUE
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 91

Mensagem por Khwey em Qui 13 Dez 2012, 12:43 am

Esta lei foi dada apenas a Israel:

Mateus
19:7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
19:8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
19:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Se isto tivesse sido dito a gentio na ocasião, as perguntas seriam:

Quem é Moisés?
O que é adultério?
O que significa repudiar?
Quem é Deus?
:risadinha:

Eu já disse, porque está escrito, que hoje todos nós, gentios ou não, temos ensino para todas estas coisas, que não vem mais pela lei de Moisés.

Pelo próprio contexto do ensino contido no novo testamente, que é para toda criatura, temos que o termo "adultério" já não foi mais empregado somente a relações ilícitas relativas a sexo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Qui 13 Dez 2012, 7:32 pm

Khwey escreveu:Esta lei foi dada apenas a Israel:

Mateus
19:7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
19:8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
19:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Se isto tivesse sido dito a gentio na ocasião, as perguntas seriam:

Quem é Moisés?
O que é adultério?
O que significa repudiar?
Quem é Deus?
:risadinha:

Eu já disse, porque está escrito, que hoje todos nós, gentios ou não, temos ensino para todas estas coisas, que não vem mais pela lei de Moisés.

Pelo próprio contexto do ensino contido no novo testamente, que é para toda criatura, temos que o termo "adultério" já não foi mais empregado somente a relações ilícitas relativas a sexo.

Antigamente eu não sabia diferenciar o que era para judeus e o que era para os "não judeus". Uma coisa que eu não vou entender nunca, é quando a pessoa assume o que não lhe diz respeito. Não tem sentido! cabeçada

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8359

Mensagem por Ton em Sex 14 Dez 2012, 11:11 pm

Khwey escreveu:Está escrito que ele poria as suas leis, e não a torá que entendemos ser a lei de Moisés:

Hebreus
8:10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

Hoje temos o entendimento da lei segundo Cristo, e não segundo Moisés, a exemplo das palavras de Jesus quando do sermão no monte, as quais demostram um outro entendimento frente as palavras de Moisés.
O escritor de Hebreus citou Jr 31, uma profecia que incluiu a Torah conhecida por todo judeu: A que foi dada por meio de Moisés. Queira você aceitar isso ou não, pode relinchar o quanto quiser.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por David de Oliveira em Sab 15 Dez 2012, 3:25 pm

Ton escreveu:
Khwey escreveu:Está escrito que ele poria as suas leis, e não a torá que entendemos ser a lei de Moisés:

Hebreus
8:10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

Hoje temos o entendimento da lei segundo Cristo, e não segundo Moisés, a exemplo das palavras de Jesus quando do sermão no monte, as quais demostram um outro entendimento frente as palavras de Moisés.
O escritor de Hebreus citou Jr 31, uma profecia que incluiu a Torah conhecida por todo judeu: A que foi dada por meio de Moisés. Queira você aceitar isso ou não, pode relinchar o quanto quiser.

É muito estranho o livro aos hebreus citar Jeremias... Valha-me Senhor! ai, caramba!

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sab 15 Dez 2012, 3:28 pm

Postagem 4695 do David ...

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Sab 15 Dez 2012, 3:38 pm

Ton escreveu:Postagem 4695 do David ...

Que resposta... :risadinha:

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sab 15 Dez 2012, 3:41 pm

Postagem 4698 do David ...

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Sab 15 Dez 2012, 3:43 pm

Ton escreveu:Postagem 4698 do David ...

A tua presença nos enche de sabedoria... gargalhada

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por alicarvalho em Dom 16 Dez 2012, 5:15 pm

Shalom !

Jeremias 31 :33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei( תּוֹרָה=Torá)no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Será que o escritor de Hebreus mudou o texto de Jeremias ?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por MARIO JORGE ROQUE em Seg 17 Dez 2012, 3:44 am

Khwey escreveu:
MARIO JORGE ROQUE escreveu:

Jesus cumpriu ou não cumpriu a Lei??????

sim cumpriu, mas não nos eximiu de cumpri-la também.
Nãozinho

Romanos
7:6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

me diga como você conceitua pecado?

o apóstolo João conceitua assim em sua I epístola no capítulo 3 verso 4:"todo aquele que pratica pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei". nos versos seguintes ele usa muitas vezes a palavra pecado, todavia como já conhecemos o conceito de João vamos substituir esta palavra pelo conceito. versos 5 e 6, "sabeis que Ele(Jesus) se manifestou para tirar os pecados(transgressões da lei), e nele não existe pecado (transgressão da lei). Todo aquele que permanece nele não vive pecando(transgredindo a lei); todo aquele que vive pecando (transgredindo a lei) não o viu, nem o conheceu". verso 8 a 10, "aquele que pratica o pecado (transgressão da lei) procede do diabo, porque o diabo vive pecando (transgredindo a lei) desde o príncipio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado (trangressão da lei); pois, o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando(transgredindo a lei), porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filho de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão".

João e Paulo são opostos ou será seu entendimento que deve está deturpado? que eu saiba não pode haver dois evangelhos, divergindo um do outro. há, já sei é que você esqueceu de avisar o apóstolo Paulo que a lei moral de Deus foi abolida, pois ele mesmo afirma em romanos 7:7: " Que diremos, pois? é a lei Pecado? não de maneira nenhuma, mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da lei; pois não teria conhecido a cobiça, se a lei não dissera: não cobiçarás". outra coisa Paulo sabe que sem lei não existe o pecado: "Porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão".

o salmo 119 verso 142 diz: "A tua Justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade".

Isaías 51 verso 6 a 8 está escrito: "Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada. ouvi-me vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das sua injurias. Porque a traça os roerá como um vestido, e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça durará para sempre e a minha salvação, para todas as gerações".

justiça e lei andam juntas. uma é eterna e a outra é a verdade. como a verdade de Deus não pode ser passageira e nem a justiça ser temporária, logo ambas são eternas. pois Deus é justo (pratica justiça) e fala a verdade (lei moral).

Jesus não nos salvou para a prática do pecado. Pode um cristão ser ladrão, malfeitor, mentiroso, promiscuo, adúltero, idolatra e ainda assim ser salvo? como você sabe que está salvo? só porque fala o nome de Jesus? ou crê em Deus? o diabo também crê e nem por isso vai ser salvo. é como disse Pedro em sua 2ª epístola no capítulo 2 verso de 1 a 3. "assim como no meio do povo de israel surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós(cristãos) falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si repentina destruição. e muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também movidos por avareza, farão comercio de vós, com palavras ficticias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme".

veja aqui também está bem explicito que nem todo o que chama Jesus de Senhor vai entrar no céu, esses falsos mestres são cristãos, falando de Jesus, pregando curando, tirando demônios, e coisas espantosas (mat. 7:21-24), porém Jesus diz que nem vos conheço. Se só é crer em o nome de Jesus então nenhum cristão se perderia não importando o que creia, mas isso é uma grande mentira, uma graça que nos dá o direito de transgredir os mandamentos de Deus, de não vencer os pecados(transgressão da lei) isso não é graça, é libertinagem menos graça.

falsos mestres dentro da igreja cristã, ensinando doutrinas destruidoras, com práticas libertinas. a palavra libertina significa sem limites, sem regras. sem lei como pode haver limites, o que é certo ou o que é errado? pular dentro do templo, batucada, danças, o dia do repouso dentre 7 dias da semana pode ser qualquer dia, na lei está claro que o sétimo dia é este dia.(exodo 20:8-11), mas dizem pode ser o domingo (é livre para decidir). casar, separar não tem regra, deixo a cargo da consciencia, até parece que é confiável o nosso coração (jeremias 17). mas bendito o que confia no senhor e na sua palavra para o obedecer.

no capítulo 5 de I cor. Paulo diz que um grande pecado estava acontecendo na igraja de corinto, um jovem estava possuindo a mulher de seu próprio pai, e a igreja tolerava, mas Paulo disse que aquilo era um ultraje, como pode ser um ultraje se não havia nenhuma regra para aquele ato? Lev. 18:8 é um texto da lei, de onde Paulo como conhecedor sabia que aquilo era abominável para Deus. e o pecado deveria ser, bem como o malfeitor (verso 13) deveriam ser expulsos para não contaminar a igreja.

um ato sem dúvida nenhuma oriundo da lei. há uma série de ações que Paulo julga usando a lei, em gálatas 2:11-15, a acepção de pessoas de Pedro para com os Gentios, Paulo referindo-se a circuncisão, vê Pedro separar-se para junto a um grupo de Judeus cristãos recem chegados e então o repreende (Deut.16:19).(Tiago 2:8-10) tiago também coloca a acepção de pessoas como algo inerente a lei.

graça e paz.

MARIO JORGE ROQUE
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 91

Mensagem por Khwey em Seg 17 Dez 2012, 9:07 pm

Khwey escreveu:

Jesus cumpriu ou não cumpriu a Lei??????

sim cumpriu, mas não nos eximiu de cumpri-la também.
Nãozinho

Romanos
7:6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

me diga como você conceitua pecado?
Pecado é a transgressão da lei de Cristo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Ter 18 Dez 2012, 7:56 am

Mais uma vez essa dicotomia grega de Lei de D'us e Lei de Cristo !!!

Isso é um absurdo !

Como a Lei do Filho é contrária á Lei do Pai !

A Palavra diz que existe uma unidade de propósitos entre Eles (Somos Um).

Iremos colocar o texto para os professores de de português lerem :Jeremias 31.31 :"Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei(תּוֹרָה =Torá) no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. "

(תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá)

Conseguiram ler agora o que está escrito nos corações daqueles que fazem parte da Nova Aliança !!!

Está no original meus caros !!!

Foi o Eterno que mandou escrever assim !!!

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Ter 18 Dez 2012, 9:06 pm

alicarvalho escreveu:Mais uma vez essa dicotomia grega de Lei de D'us e Lei de Cristo !!!

Isso é um absurdo !

Como a Lei do Filho é contrária á Lei do Pai
João
10:30 Eu e o Pai somos um.

Mas que piada!!! hihihi

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Ter 18 Dez 2012, 10:21 pm

Porque você não comentou o texto meu caro ?

Ficou sem palavras ou não achou respostas nas revistas da EBD ?

Jeremias 31.31 :"Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei(תּוֹרָה =Torá) no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. "

(תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá) (תּוֹרָה =Torá)

Na carta escrita aos judeus messiânicos no cap 8 está escrito outra Torá ?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Ter 18 Dez 2012, 10:30 pm

Torá é um termo relativo a lei.

Torá; instrução, apontamento, lei...

Temos a menção da torá de Moisés e da torá de Cristo, de uma maneira muito clara na bíblia.
oh my

Gálatas
6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Como isto está escrito em sua bíblia?

Previsão de alguma resposta...

:vl:

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Qua 19 Dez 2012, 11:00 am

O irmão foi buscar resposta no Wikipédia !!!

Torá = תּוֹרָה,

Lei =החוק

Não tem jeito irmão :Está escrito תּוֹרָה, e não tem como você refutar isso !!

Yeshua cumpriu a Torá e ensinou a Torá plenificada por Ele !

Yeshua é a Torá Viva !

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Qua 19 Dez 2012, 11:14 pm

alicarvalho escreveu:O irmão foi buscar resposta no Wikipédia !!!
Está certo nisto, pois neste caso o mais correto a se fazer é recorrer à bíblia...

Gálatas

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Qui 20 Dez 2012, 10:02 am

Você Kw não disse nada do texto de Jeremias 31.

Gl 6.2:'Carreguem as cargas pesadas uns dos outros-dessa forma,vocês cumprirão a Torah do Messias ."

E a Torá é do Messias .
Ele a cumpriu , ensinou e plenificou !

Ela aponta para o Messias , a separação das coisas santas das profanas , sacrifícios pelos pecados , a Torá realmente é do Messias !

Quem a escreveu nas pedras também foi o Messias , Ele é o Dedo de D'us .

Quem ditou a Torá ?
Quem é a Palavra de D'us ?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 21 Dez 2012, 8:09 pm

alicarvalho escreveu:Você Kw não disse nada do texto de Jeremias 31.
Posso dizer algo, sem problemas...

Está escrito que seria feita uma nova aliança com Israel, que não seria como a primeira, porque as leis estariam nas mentes e não em escrituras.

Agora eu te suplico por uma resposta:

Gálatas

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Sex 21 Dez 2012, 8:41 pm

Eu acho que você precisa fazer um exame de vista !

Eu já postei amigo !

Enquanto as pessoas não entenderem que a Torá é espiritual e que existem sim leis que "caducaram" mas o princípio por trás do mandamento ainda está em vigor .

O Eterno deu a Torá para Israel a aproximadamente quatro mil anos atrás e o povo estava no deserto sem água encanada , sem casas modernas , sem a tecnologia que temos hoje !

Mas repito : Yeshua veio e não só cumpriu a Torá como a plenificou e a ensinou !

Yeshua não viveu um estilo de vida e ensinou outro diferente !

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 21 Dez 2012, 8:49 pm

alicarvalho escreveu:Eu acho que você precisa fazer um exame de vista !

Eu já postei amigo !

Enquanto as pessoas não entenderem que a Torá é espiritual e que existem sim leis que "caducaram" mas o princípio por trás do mandamento ainda está em vigor .

O Eterno deu a Torá para Israel a aproximadamente quatro mil anos atrás e o povo estava no deserto sem água encanada , sem casas modernas , sem a tecnologia que temos hoje !

Mas repito : Yeshua veio e não só cumpriu a Torá como a plenificou e a ensinou !

Yeshua não viveu um estilo de vida e ensinou outro diferente !
E por falar em exame de vista... oh my

Gálatas

Como este verso está escrito em sua bíblia?

Por favor, basta escrever o verso tal como você o lê em sua bíblia. Ou copiar e colar.

Se estiver igual, basta dizer que está igual.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Sex 21 Dez 2012, 8:53 pm

Leia as resposta e você enxergará meu caro !

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por alicarvalho em Sex 21 Dez 2012, 9:05 pm

Justamente pelo fato de que A LEI É ESPIRITUAL é que o homem na Antiga Aliança sempre dependeu da Graça de D'us para ser justificado mediante a fé (RELACIONAMENTO ESPIRITUAL), pois "Todos que dependerem da Lei para justificação/salvação, na verdade estarão debaixo de maldição (não alcançarão justificação/salvação) pois pessoa alguma poderá obedecer com perfeição a Lei do Eterno (Rm. 3.10 / Gl. 3.10-12). Então a Lei é má? Não a “Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom, espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” (Rm. 7.12, 14). O problema não está na Lei, mas no ser humano, devido sua natureza corrompida. O Apóstolo Ya'akov (Tiago) em sua Carta afirma: “Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.”
Vê a impossibilidade de justificação/salvação pela obediência à Lei?
Qual a finalidade da Lei então? Mostrar o pecado, apontar onde temos falhado (Rm 7.7) e o quanto estamos desviados (pecado = errar o alvo) dos propósitos de D'us (Rm 7.13)."

Precisamos entender o que é Torah (Lei de D'us) e legalismo farisaico, não podemos misturar os textos e as interpretações. Por exemplo, o termo "debaixo da lei", não significa "debaixo da Torah" (opressão da Torah), pois a Lei do Eterno nunca trouxe opressão a ninguém - (Dt. 30:11; Sl. 119:47). Vamos entender o que é legalismo farisaico:
Palavras do próprio Yeshua – “Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos perushim (fariseus) e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas do ensino (doutrina) dos perushim.” (Mateus 16:11,12).
"Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los." (Mt. 23:3,4).
"Porque, deixando o mandamento de YHWH, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de YHWH para guardardes a vossa tradição."
(Mc. 7:8,9).
“Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus talmidim (discípulos): Acautelai-vos primeiramente do fermento dos perushim, que é a hipocrisia.”(Lucas 12:1).

Não podemos ser oprimidos pela Torah, pois através de Yeshua e do Espírito de D'us,
mediante a fé e participantes da Nova Aliança, a Lei está gravada nos corações, temos prazer em obedecê-la, glorificando a D'us e lutando contra o pecado (transgressão da Lei).

Qual era a Lei do Messias que o rabino Sha'ul se referiu? A Torah (Lei de D'us, instrução de D'us, doutrina de D'us ) ou a lei, a instrução, a doutrina dos escribas e dos fariseus?
Em Romanos 7:22 ele afirma: "Porque, segundo o homem interior, TENHO PRAZER NA LEI DE D'US." Outra vez, no verso 25 ele afirma: "Dou graças a D'us pelo Messias Yeshua, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, SIRVO À LEI DE D'US, mas, com a carne, à lei do pecado."
Não existem duas Leis de D'US, ou duas Leis do Messias, ou uma Lei que é de D'us e outra que é do Messias: A LEI É UMA SÓ - Ela foi PLENIFICADA, APERFEIÇOADA PELO MESSIAS (trouxe o verdadeiro sentido da Torah, o espírito da Lei), quando declarou: Mateus 5:17,18 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido."
Mateus 7:12 "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas."

O que significa "estar morto para a lei"? Significa que a Torah não nos domina, não nos traz a maldição pela sua transgressão, como o rabino Sha'ul afirmou em Gálatas 3:13: "O Messias nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"
Não vivemos pela "letra da lei" e sim pelo "ESPÍRITO DA LEI": Romanos 7:6 - "Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."
Novamente ele afirma: Romanos 3:31 - "anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei."
A Lei não conseguiu justificar o homem por causa da sua natureza pecaminosa, por isso ele sempre dependeu da Graça de D'us, mediante a fé para ser considerado justo diante do Eterno.
Agora a Justiça de D'us se manifestou no Messias - Ele PAGOU o preço do nosso resgate - o que era impossível à Lei por causa da nossa natureza pecaminosa.
Sendo assim, somos salvos pela Graça, mediante a fé em Yeshua, mas não devemos viver sempre dependendo desta Graça - a fé no Messias nos justificou pela Sua Morte, e na Nova Aliança pelo Seu Sangue, temos a Torah inscrita em nossos corações. Pela fé, mediante a um arrependimento sincero, somos purificados de nossas culpas pelo Sacrifício de Yeshua e recebemos o Espírito de D'us que nos purifica a consciência. Claro que por ainda pecarmos, dependemos da Graça de D'us para alcançarmos o perdão, mas temos que viver em novidade de vida, lutando contra o pecado, OBEDECENDO À INSTRUÇÃO DE D'US PELA FÉ, ATRAVÉS DO ESPÍRITO QUE NOS FOI DADO.

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:51 am

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: