.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
64 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Ide, indo ou ido? o dilema de Mc.16:15

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura Ide, indo ou ido? o dilema de Mc.16:15

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Dom 25 Nov 2012, 11:15 pm

um dos versiculos que gera uma divergencia exegetica é o de Mc.16:15, por causa do verbo "ir" no grego (πορευθεντες), devido a sua terminação ντες que indica participio aoristo

agora vem o pulo do gato: na tradução, aparece indo, que é um gerundio na gramatica da lingua portuguesa.

na maioria das biblias: Ide
na gramatica grega: participio
na tradução em portugues: se torna um gerundio

e o dilema? ide, indo ou ido?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6002
flag : Brasil

Leitura Re: Ide, indo ou ido? o dilema de Mc.16:15

Mensagem por gusto em Dom 25 Nov 2012, 11:27 pm

Não sei se entendi bem, mas a tradução mais harmônica é: Ide por todo mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. oh my

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Seg 26 Nov 2012, 9:18 am

gusto escreveu:Não sei se entendi bem, mas a tradução mais harmônica é: Ide por todo mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. oh my

porque harmonica se o verbo é um participio aoristo? hummm

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Seg 26 Nov 2012, 12:50 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
gusto escreveu:Não sei se entendi bem, mas a tradução mais harmônica é: Ide por todo mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. oh my

porque harmonica se o verbo é um participio aoristo? hummm
Desculpe, não entendo muito dessas coisas teológicas, sou só um amante das Escrituras.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David_JP em Seg 26 Nov 2012, 5:49 pm

A tradução correta para o versículo é: "INDO". O verbo não está no imperativo como muitas vezes ouvimos dizer! ELe está no particípio aoristo, que em portugues equivale ao gerundio!

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Seg 26 Nov 2012, 8:49 pm

David_JP escreveu:A tradução correta para o versículo é: "INDO". O verbo não está no imperativo como muitas vezes ouvimos dizer! ELe está no particípio aoristo, que em portugues equivale ao gerundio!

mas se está no participio no grego, pq seria um gerundio no portugues?

o certo nao seria ido, para concordar com o participio no grego?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Seg 26 Nov 2012, 10:49 pm

O que eu acho dessa questão de “fazer missões” é bem diferente da compreensão geral. O que se vê é gente querendo ser mais um “herói da fé” e muitos pais orgulhos de mencionar que “seu filho está em missão num país paupérrimo”. Isso só tem gerado muito orgulho carnal e vontade de aparecer; nada de “anseio pelas almas perdidas”.
“fazer discípulos” é o mesmo que dar aulas ou ensinar alunos a trabalhar. Se alguém sente (de verdade), alguma compaixão pelas almas de um país longínquo, e não pelo seu vizinho ao lado, que dê aulas a um grupo daqueles cidadãos e não levem a nossa cultura religiosa para eles.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por David_JP em Ter 27 Nov 2012, 12:05 pm

David_JP escreveu:A tradução correta para o versículo é: "INDO". O verbo não está no imperativo como muitas vezes ouvimos dizer! ELe está no particípio aoristo, que em portugues equivale ao gerundio!

O participio no grego coinê, é o nosso gerundio! É assim que tenho aprendido em minhas aulas de grego, no seminário, e que tambem encontramos nas gramáticas!

Na passagem de Marcos 16:15, o único verbo que se encontra no imperativo é "keriksate" que está traduzido corretamente como "pregai" na maioria das traduções.

A ttradução literal seria equivalente a esta:

Marcos 15:15
E disse-lhe: Indo por o mundo todo, pregai o evangelho a toda a criatura.

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por Ed em Ter 27 Nov 2012, 1:17 pm

gusto escreveu:]Desculpe, não entendo muito dessas coisas teológicas, sou só um amante das Escrituras.

Talvez por isso dê tantos palpites furados... :risadinha:

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3162 dias de existência com 228922 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por gusto em Ter 27 Nov 2012, 1:18 pm

Ed escreveu:
gusto escreveu:]Desculpe, não entendo muito dessas coisas teológicas, sou só um amante das Escrituras.

E teólogo é sinônimo de Cristão? :risadinha:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por phaby em Ter 27 Nov 2012, 3:05 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:um dos versiculos que gera uma divergencia exegetica é o de Mc.16:15, por causa do verbo "ir" no grego (πορευθεντες), devido a sua terminação ντες que indica participio aoristo

agora vem o pulo do gato: na tradução, aparece indo, que é um gerundio na gramatica da lingua portuguesa.

na maioria das biblias: Ide
na gramatica grega: participio
na tradução em portugues: se torna um gerundio

e o dilema? ide, indo ou ido?

David_JP
O participio no grego coinê, é o nosso gerundio! É assim que tenho aprendido em minhas aulas de grego, no seminário, e que tambem encontramos nas gramáticas!

Na passagem de Marcos 16:15, o único verbo que se encontra no imperativo é "keriksate" que está traduzido corretamente como "pregai" na maioria das traduções.

A ttradução literal seria equivalente a esta:

Marcos 15:15
E disse-lhe: Indo por o mundo todo, pregai o evangelho a toda a criatura..

Desconhecia totalmente isso! Tópico interessante.
positivinho

phaby
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 256

Mensagem por Ed em Ter 27 Nov 2012, 7:47 pm

gusto escreveu:
Ed escreveu:
gusto escreveu:Desculpe, não entendo muito dessas coisas teológicas, sou só um amante das Escrituras.

E teólogo é sinônimo de Cristão? :risadinha:
Lógico que não, mas alguém falou que era? pirou

Comentar a bíblia sem estudá-la, é complicado...

Mat 22:29 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

2 Tm 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Theos logos :chapeu:

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3162 dias de existência com 228922 mensagens

Ed

Mensagem por gusto em Qua 28 Nov 2012, 9:34 pm

Doutores da lei que crucificaram Cristo.

E são eles mesmo que dirão: Senhor, Senhor, nós éramos tão entendidos das escrituras...

E Ele dirá: Não os conheço. :chapeu:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Qui 29 Nov 2012, 8:23 am

gusto escreveu:Doutores da lei que crucificaram Cristo.

E são eles mesmo que dirão: Senhor, Senhor, nós éramos tão entendidos das escrituras...

E Ele dirá: Não os conheço. :chapeu:

Você está sugerindo que os analfabetos serão "blindados" por serem "analfa-mobralianos"? ai, caramba!

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 29 Nov 2012, 8:28 am

Bom tópico, mas não vejo nenhum dilema na missão.
Ed escreveu:
Talvez por isso dê tantos palpites furados...
Então, se sabe tanto assim por que insiste tanto em usar Lucas 16:16 com uma palavra que não está nos originais gregos ?

Última edição por Eduardo em Qui 29 Nov 2012, 8:44 am, editado 1 vez(es)

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Ed em Qui 29 Nov 2012, 10:30 am

O que? Insistir tanto assim?

Não encontrei a tecla SAP pirou

Que palavra que não está nos originais gregos ?

Onde estou usando lc 16:16?

Ed

Mensagem por David_JP em Qui 29 Nov 2012, 12:18 pm

Meu irmão, como é bom participar de foruns... Aprendemos bastante...

Eu percebi que há uma pequena divergencia para os tradutores: Nas gramáticas que possuo em minhas mãos, alguns autores defendem "tendo ido". afinal é o "Participio aoristo". Para quem não entende, o aoristo é o mesmo que passado, so que num sentido pontilear. Ou seja, denota uma ação inciada e completamente concluída.

A questão é que nos dois "Novo Testamento Iinterlinear - grego portugues" que tenho, os tradutores fazem opçção por "indo". Tambem aprendi no seminário que a tradução para o participio deveria ser "indo". Disso tudo, a questão unânime, da qual todos concordam é que o verbo não está no imperativo! Assim a tradução "tendo ido por o mundo todo, pregai o evangelho a toda a criatura" é aceito e considerado mais correto do que "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura".

Nesse link abaixo há uma reflexão pertinente sobre o tema.

LEIA A PAGINA 32 e meditem.

http://books.google.com.br/books?id=40HjgUyT9pYC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false

Em Cristo

David

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Qui 29 Nov 2012, 12:33 pm

O que esta "divergência exegética" de Mc.16:15 está causando quanto ao correto entendimento do novo testamento?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por David_JP em Qui 29 Nov 2012, 12:43 pm

Qual, de fato é a ordem do Senhor Jesus, KWEIT? É ir para um liugar distante para ali, pregar o evangelho? O "ir" por todo o mundo faz parte da ordem? Afinal o imperativo caracteriza uma ordem, e a ordem do Senhor, nós devemos cumprir.

Sabemos que a proclamação é uma ordem, pois está no imperativo. Mas assim como o "pregai", o ir, e sair da cidade, para um lugar distante, como muitos ensinam, faz parte tambem da ordem? Todos os discípulos precisam falr do Senhor e "Pregar o Evangelho", e tambem precisam viajar por todo o mundo para pregar?

Ou será que "Indo por todo o mundo" o Senhor está ensejando que nós, onde estivermos, precisamos proclamar a Boa Nova?

Esta é a questao!

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 29 Nov 2012, 4:58 pm

David_JP escreveu:

Meu irmão, como é bom participar de foruns... Aprendemos bastante...

Eu percebi que há uma pequena divergencia para os tradutores: Nas gramáticas que possuo em minhas mãos, alguns autores defendem "tendo ido". afinal é o "Participio aoristo". Para quem não entende, o aoristo é o mesmo que passado, so que num sentido pontilear. Ou seja, denota uma ação inciada e completamente concluída.

A questão é que nos dois "Novo Testamento Iinterlinear - grego portugues" que tenho, os tradutores fazem opçção por "indo". Tambem aprendi no seminário que a tradução para o participio deveria ser "indo". Disso tudo, a questão unânime, da qual todos concordam é que o verbo não está no imperativo! Assim a tradução "tendo ido por o mundo todo, pregai o evangelho a toda a criatura" é aceito e considerado mais correto do que "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura".

Nesse link abaixo há uma reflexão pertinente sobre o tema.

LEIA A PAGINA 32 e meditem.

http://books.google.com.br/books?id=40HjgUyT9pYC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false

Em Cristo

David

está bem interessante debater contigo, pois parece o unico aqui com conhecimento para um debate.

mas alem de ser um verbo no participio, ele é tambem um verbo no participio passiva depoente

mudaria alguma coisa?

em que uma "passiva depoente" mudaria no contexto da questao?

realmente nos originais, nao consta como imperativo, o verbo termina no participio passiva depoente.

Última edição por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 29 Nov 2012, 5:02 pm, editado 1 vez(es)

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 29 Nov 2012, 5:00 pm

acabei de ler o conteudo, muito interessante viu david, no momento nao posso ler com muitos detalhes, mais tarde quando estiver mais livre vou dar uma olhada com mais nitidez

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por Ed em Qui 29 Nov 2012, 5:52 pm

O mais interessante seria termos pleno conhecimento da língua grega antiga. Aí não teria problema de interpretação.

Como não temos este entendimento, pois na nossa língua não entendemos os tempos verbais como ele realmente se mostra, o melhor a fazer é consultar léxicos e concordâncias para ter uma idéia aproximada do sentido transmitido.

Em outras palavras, gostei muito do novo nível adotado no tópico Wink

Melhor dizendo: Ufa! :risadinha:

Ed

Mensagem por David de Oliveira em Qui 29 Nov 2012, 6:08 pm

está bem interessante debater contigo, pois parece o unico aqui com conhecimento para um debate.

Vou manifestar a parte que me toca.
Se vocês acharem necessário, eu posso parar de opinar e só lerei as palavras das vossas sapiências...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ed em Qui 29 Nov 2012, 7:24 pm

Nada de sapiar!

Vamos participar :risadinha:

Ed

Mensagem por David de Oliveira em Qui 29 Nov 2012, 8:41 pm

Eu sabia que tinha alguma coisa errada com essa "ordenança" do "Ide" (a todo o mundo)! Geralmente em todas as organizações religiosas, quem "vai" é a pessoa que pode "ir" e quem não pode e "vai" é um desastre! Fico imaginando... Será que os ingleses (terra de deserto espiritual), valem mais que meu vizinho do lado?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:13 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: