.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
80 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Santa Ceia 1 Coríntios 11:23-27

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Santa Ceia 1 Coríntios 11:23-27

Mensagem por Valter em Qua 21 Ago 2013, 2:16 am

Khwey escreveu:
Pupil escreveu:
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim." (I Coríntios 11:23-25)

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice."  (I Coríntios 11:28)

Se isso não significa participar de uma celebração de ceia, então o que é?
A questão que você suscitou não foi esta.

Não foi sobre o que é, ou o que não é, participar de uma ceia.

Você perguntou se quem escolhe não participar da ceia recebe a vida que Jesus tem para dar.

Eu respondi que recebe, porque comer a carne de Cristo e beber do seu sangue,  literalmente falando, não significa participar de uma celebração de ceia.

Isto é uma simbologia.
Eu entendo que nós nos alimentamos de Cristo todos os dias pela sua palavra.

Mas creio também que neste caso existe uma celebração de ceia literal. E muito séria...

"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor."  (I Coríntios 11 : 27)

É o que indica o texto de Paulo. Alguns até queriam comer para matar a fome "literalmente". (I Coríntios 11:34)

Mas se você ensina que não seja necessário participar da ceia de Cristo, só tenho a lamentar por você.

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Qua 21 Ago 2013, 9:17 am

Pupil escreveu:
Khwey escreveu:A questão que você suscitou não foi esta.

Você perguntou se quem escolhe não participar da ceia recebe a vida que Jesus tem para dar.

Eu respondi que recebe, porque comer a carne de Cristo e beber do seu sangue,  literalmente falando, não significa participar de uma celebração de ceia.

Isto é uma simbologia.

Mas creio também que neste caso existe uma celebração de ceia literal. E muito séria...

"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor."  (I Coríntios 11 : 27)

É o que indica o texto de Paulo. Alguns até queriam comer para matar a fome "literalmente". (I Coríntios 11:34)

Mas se você ensina que não seja necessário participar da ceia de Cristo, só tenho a lamentar por você.
E eu lamento muito mais por você que não lê.

Mas não custa eu colocar o que está escrito:

A figura

João
6:54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
6:55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
6:56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
6:59 Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
6:60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

A realidade

João
6:61 Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
6:62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Se a carne para nada aproveita, que dirá de um pedaço de pão!

A ceia era apenas para manter a memória do que foi feito, para que não caísse no esquecimento.

Lucas
22:19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972

A ceia

Mensagem por Valter em Qua 21 Ago 2013, 11:16 am

Khwey escreveu:
Pupil escreveu:
Khwey escreveu:A questão que você suscitou não foi esta.

Isto é uma simbologia.

E eu lamento muito mais por você que não lê.

Mas não custa eu colocar o que está escrito:

A figura

João
6:54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
6:55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
6:56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
6:59 Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
6:60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

A realidade

João
6:61 Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
6:62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Se a carne para nada aproveita, que dirá de um pedaço de pão!

A ceia era apenas para manter a memória do que foi feito, para que não caísse no esquecimento.

Lucas
22:19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Nós não comemos a nossa própria carne pecaminosa, nós comemos a carne de Cristo, que condenou o pecado (Romanos 8:3). Hoje, o corpo de Cristo encontra-se glorificado.

"Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." (I Coríntios 15:42-44)

Mesmo uma simbologia, tem valor legal, espiritualmente falando.
É o caso do batismo, que representa a morte. Cristo morreu em nosso lugar, pelos nossos pecados, e nós também morremos com ele através do batismo:

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."  (Romanos 6 : 4)

"...o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer."  (I Coríntios 15:36)

Você também ensina que o batismo seja uma escolha opcional do crente e não um mandamento de Cristo?

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Khwey em Sex 23 Ago 2013, 3:38 pm

A santa ceia pode continuar sendo discutida aqui, porque também não é mandamento.

O batismo continua aqui...

Doutrina sobre Batismo - topico oficial

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16972

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:54 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo