.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Tomás de Torquemada e a inquisição espanhola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura Tomás de Torquemada e a inquisição espanhola

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 26 Out 2012, 10:26 pm




quem foi Tomás de Torquemada e o que foi a inquisição espanhola?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6001
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Tomás de Torquemada e a inquisição espanhola

Mensagem por jonas car. em Sab 27 Out 2012, 12:36 am

Do tal Tomás, não sei te falar Quanto à inquisição especificamente,foi braba.Muita gente fala da ditadura mas isso foi leve em comparação.
Por algum motivo toda vez que algo ocorre na Espanha fica pior do que nos outros lugares. Por exemplo a guerra civil espanhola, muito mais sanguinária que nos outros lugares (toda guerra civil é sangrenta, o Brasil nunca degustou nenhuma). Com a devida licença até a Gripe Espanhola foi pior que as outras.
Voltando a inquisição, foi de 1478 até 1834 na teoria,pois muito resquícios duraram anos a fio.
Na teoria foi uma maneira de "purificar" a Espanha novamente, na pratica foi uma especie de vingança contra os Judeus e Muçulmanos durante a retomada do território pelos Cristãos.
Sei que muita gente ai mete o pau na igreja católica, que sim foi violenta , mas não tivesse agido como agiu com certeza o cristianismo não chegaria onde chegou. Lembrem-se que Portugal e Espanha foram dois dos principais países "missionários" que já houveram. Inglaterra apesar de possuir muitas colonias nunca foi dada a catequiza-las e os outros países europeus nunca deram muita bola pro "novo mundo".
Vale lembrar que a Espanha não era um "pais" por assim dizer , quando a inquisição espanhola começou.
O papa a principio não desejava a inquisição instalada na Espanha, mas Fernando "o aragonês", senhor de Aragão ,uma forte confederação da "pré-espanha", não gostava dai deia de judeus e muçulmanos em fortes cargos políticos.
O que você acha que ele fez ?! Meteu inquisição a torto e a direito. Vale lembrar que Fernando também devia muito dinheiro a comerciantes Judeus e elimina-los seria obviamente uma forma de acabar com as dividas(hoje em dia vemos muito disso nas prefeituras e favelas do brasil... ).
Nesta fase muitos Judeus e Mouros(muçulmanos) se converteram ao cristianismo( sabe aqueles sobrenomes "oliveira""ribeiro"etc...? Muitos surgiram ali) mas a inquisição investigava os que continuassem com suas praticas religiosas afim de dar cabo desses também.
Na pratica a igreja liderava as ações mas deixava as punições para autoridades seculares.
Rolava de tudo...desde mascaras de ferro em formato de burro(alguém lembra das orelhas de burro na escola? olha a origem ai) à ser queimado em praça publica,quando a coisa era seria.
A inquisição também foi usada contra os primeiro focos de protestantismo, iluminismo, enciclopedismo e claro como maneira de vingança entre quem não gostava do vizinho ou do inimigo de longa data, bastava acusar e pronto. Ah,rolava também uma graninha de recompensa...ai já viu né! Sem falar que a própria coroa espanhola se beneficiava pois ficava com as terras e bens dos desapropriados. Lembra de quem ?! Uma dica: Alemanha!
O ultimo morto pela inquisição foi Cayetano Ripoli, garroteado em Valencia em 26 de Julho de 1826, nos registros pelo menos.
Em 1834 foi abolida(inquisição) na Espanha.
A inquisição Espanhola ainda é tida como a mais cruel da historia(apesar de não ter sido perseguidora de bruxas como as de outros países) no entanto ,nos últimos anos alguns documentos da época foram revelados indicando que boa parte da "má fama" talvez tenha sido inflada pela parcela da população protestante da população que queria minar a então potencia Espanha.
Muitos historiadores renomados estão mudando de opinião com o conteúdo desses documentos sendo revelados, arquivos esses, muito bem detalhados, que descrevem cada um dos julgamentos realizados pela inquisição ao longo de seus mais de 300 anos.

É....e tem quem reclame da segurança publica agora. Tudo que é ruim pode piorar.


"todo ramo que não dá fruto ele corta.
Todo ramo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda"

joao 15

jonas car.
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 35
Idade : 22
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum