.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
58 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O "gnosticismo" é um processo de Deus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O "gnosticismo" é um processo de Deus?

Mensagem por rasabino em Ter 18 Set 2012, 11:17 am

"Gnosticismo - (do grego Γνωστικισμóς (gnostikismós); de Γνωσις (gnosis): 'conhecimento') é um conjunto de correntes filosófico-religiosas sincréticas que chegaram a mimetizar-se com o cristianismo nos primeiros séculos de nossa era, vindo a ser declarado como um pensamento herético após uma etapa em que conheceu prestígio entre os intelectuais cristãos. De fato, pode falar-se em um gnosticismo pagão e em um gnosticismo cristão, ainda que o pensamento gnóstico mais significativo tenha sido alcançado como uma vertente heterodoxa do cristianismo primitivo

Alguns autores fazem uma distinção entre "Gnosis" e "gnosticismo". A gnose é, sem dúvida, uma experiência baseada não em conceitos e preceitos, mas na sensibilidade do coração. Gnosticismo, por outro lado, é a visão de mundo baseada na experiência de Gnose, que tem por origem etimológica o termo grego gnosis, que significa "conhecimento".

Mas não um conhecimento racional, científico, filosófico, teórico e empírico (a "episteme" dos gregos), mas de caráter intuitivo e transcendental."

Considerando que o conhecimento de quem seja de fato Jesus vem por revelação do Pai (transcendental) e não conhecimento filosófico, teológico, cultural, então podemos afirmar que o gnosticismo é uma doutrina divina?

Mateus 16:13-17
13 - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 - E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. (transcendência - gnose)

rasabino
Safira
Safira

Número de Mensagens : 174
flag : Brasil

http://www.o-evangelho-vive.blogminister.com

Re: O "gnosticismo" é um processo de Deus?

Mensagem por oliveira leite em Ter 18 Set 2012, 1:06 pm

Bem que a Biblia diz que nos fins dos tempos haveriam
APOSTATAS

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por rasabino em Qua 19 Set 2012, 11:14 am

oliveira leite escreveu:Bem que a Biblia diz que nos fins dos tempos haveriam
APOSTATAS

Por favor irmão, sua declaração em nada contribui para o debate. Se quer manifestar o que já está manifestado pelos apóstolos nas cartas do Evangelho está chovendo no molhado. Mas seja bem vindo para discordar e agumentar com fundamento bíblico por favor.

A propósito, não fiz ainda a minha defesa (apologia) sobre o assunto. Apenas o coloquei para debate! Gostaria de contribuir??? eba

rasabino
Safira
Safira

Mensagem por oliveira leite em Qua 19 Set 2012, 5:07 pm

Bem que posso se você for mais especifico :chapeu:

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por rasabino em Qua 19 Set 2012, 5:22 pm

oliveira leite escreveu:Bem que posso se você for mais especifico :chapeu:

Então, já fui mais do que específico, agora espero a contribuição dos amados forenses acerca do assunto, afinal, foi um movimento que veio do Evangelho, e seguiu até o século III. Na sua opinião, este movimento está de acordo com o Evangelho?? Sim, não, por quê???

rasabino
Safira
Safira

Mensagem por oliveira leite em Qui 20 Set 2012, 8:22 am

Negativo
voce não disse nada
e ficou em cima do muro
citou uns versiculos sem proposito
talvez seja isso que esteja dificultando outros foristas debaterem

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por rasabino em Qui 20 Set 2012, 5:24 pm

oliveira leite escreveu:Negativo
voce não disse nada
e ficou em cima do muro

study Em outras palavras, talvez seja a falta de conhecimento do assunto mesmo. Fica melhor quando admitimos que não sabemos bulhufas sobre algo e ficamos rodeando, cutucando para ver se o cara que postou nos dá uma pista! :risadinha:

Faz o seguinte: esquece o Tópico! É melhor eu buscar o debate em outro fórum!

rasabino
Safira
Safira

Mensagem por oliveira leite em Qui 20 Set 2012, 6:35 pm

rasabino escreveu:
oliveira leite escreveu:Negativo
voce não disse nada
e ficou em cima do muro

study Em outras palavras, talvez seja a falta de conhecimento do assunto mesmo. Fica melhor quando admitimos que não sabemos bulhufas sobre algo e ficamos rodeando, cutucando para ver se o cara que postou nos dá uma pista! :risadinha:

Faz o seguinte: esquece o Tópico! É melhor eu buscar o debate em outro fórum!

japinha

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por rasabino em Sab 22 Set 2012, 9:26 am

Graça e Paz a todos os forenses!

Amados, nossa intenção em abrir este Tópico foi proposital beirando os vários assuntos já aqui amplamente discutido como salvação por obras, predesitinação, livre-arbítrio entre outras.

O "gnosticismo", diferentemente da "gnose", é uma filosofia centrada em processos espirituais para se alcançar a transcendência, qual seja, uma relação real, direta (sem intermediários) com a divindade! Estas duas coisas estão diametralmente tão opostas quanto dizer que o "Cristianismo" tenha de fato alguma relação com Jesus Cristo, assim o "gnosticismo" é um ensino que quer se fundamentar na "gnose" que é uma consciência ígnea, ou seja, de si mesmo, ou de nosso ser interno (Ego).

"Conhece-te a ti mesmo" como postulou Sócrates na era antiga, é a base da experiência da "gnose".

O Evangelho, diferentemente do "gnosticismo", começa em Deus e não no homem!

Mateus 11:26-27
26 - Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. (Soberania de Deus)
27 - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Conhecemos pelo Evangelho que tudo começa em Deus, passa pelo Filho e se concretiza no ser humano. Então a "revelação" quando a buscamos não vem de Deus, mas chamamos de "gnosticismo" porque queremos encontrar a revelação, quando na verdade é a revelação quem nos encontra!

No "gnosticismo" encontramos a Deus quando encontramos nosso verdadeiro "EU".

No Evangelho, encontramos a Deus quando temos a revelação de quem é Jesus Cristo de fato. Quando ele (boa nova) se aprensenta a nós e nos faz a pergunta: Quem vc diz que Eu sou??

Portanto processo se incia em Deus e termina na gnose (dentro em nós)!

O movimento "gnóstico" foi duramente combatido pela igreja primitiva em cartas como Colossences, onde este movimento tentava introduzir seus conceitos filosóficos do auto-conhecimento no Evangelho. Introduzia ritos, abstinência de alimentos, conhecimento da transcedência por meio da relação (intermediação) com anjos, foram as principais idéias que se tentava agregar ao Evangelho, negando todo poder e ação do Espirito Santo de Deus e a Supremacia do Filho como vínculo único da regeneração e salvação dos homens.

A "gnose", como salienta Sócrates, é o caminho do auto-conhecimento, mas, como autoconhecer-se se não há uma humanidade próxima a mim que me sirva de Padrão como referência do ser que eu sou e do ser que eu deveria ser de fato????

Precisamos de um referencial para dizermos quem de fato somos ou fomos originalmente criados para ser. O referencial, O padrão de Deus não é Adão e sim Jesus Cristo!

Romanos 8:28-30
28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Portanto, o processo começa em Deus, passa por Jesus e termina no homem! Adão sofreu este processo! Todos nós, que somos descendentes de Adão, passamos por este processo. Sem a revelação de quem seja Jesus nunca chegaremos ao fim do processo, qual seja, "negue-se a si mesmo"!

Adão foi reprovado no "Negue-se a si mesmo", portanto não pode ser meu referencial do meu verdadeiro ser interior!

Jesus é meu referencial do "negue-se a si mesmo", e, em O conhecendo eu me conheço e conheço o Pai!

Por quê?

Sem a humanidade em si mesmo, Jesus não poderia ser meu referencial, assim Ele se fez Homem! Deus se fez homem, tornou-se em carne e habitou entre nós!

Outro erro no movimento "gnóstico" foi desqualificar a a humanidade de Deus. E depois ensinar que o nosso corpo é mal, imundo e que somente o espírito e alma devem ser conservados em santificação. Esta teoria se aproxima demais do movimento Calvinista, que diz que o corpo é para o pecado e o pecado é para o corpo, dizendo: O espirito está pronto, mas a carne (corpo) é fraca (desprezível)

Isto é sabedoria humana. Pois Jesus mostrou na tranfiguração que todo o seu ser (espirito, alma e corpo) estavam plenamente santificados, pois tudo se tornou em glória diante dos discípulos! Vc crê que O ES nos santifica em tudo: Corpo, alma e espirito???? Afinal, Deus habitaria em algo que não estivesse plenamente santificado por Ele e para o uso dEle????

Assim amados, concluo, que a "gnose" é um processo de Deus, porém começando em Deus e terminando no homem e não como o "gnosticismo" (ensino da gnose) quer edificar!

rasabino
Safira
Safira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:31 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: