.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
50 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A Verdadeira História de Jesus Cristo - Contestado!

Página 12 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A Verdadeira História de Jesus Cristo - Contestado!

Mensagem por Discipulah em Seg 03 Dez 2012, 8:04 pm

Portanto, as diferenças entre Jesus e os Essênios são gritantes!

E a própria matéria mencionada pelo Alfredo em seu livro desmonta essa argumentação infundada de que Jesus era cópia de algum Chrestus sem corpo.

“Com o título "COMO CRISTO, MAS ANTES DELE", e o subtítulo "Uma lápide de pedra indica que a idéia de um messias sofredor que ressuscitou ao terceiro dia já existia no judaísmo", a revista Veja, edição 2069, de 16 de julho de 2008.

“A parte mais controvertida da lápide é o ponto em que aparece a frase "em três dias". Ada Yardeni e seu co-pesquisador, Binyamin Elitzur, consideram ilegível o trecho que se segue a ela; Kohl, especializado na linguagem da Bíblia e do Talmude, argumenta que ela forma o complemento "você viverá". Ou seja, ressuscitará. Vistas sob essa perspectiva, as várias profecias que Jesus fez sobre sua própria morte ganhariam um outro matiz – seriam não mais vaticínios sem um precedente histórico e cultural, mas noções já fincadas nas crenças de seu tempo e lugar. A lápide, é evidente, deve ensejar décadas de discussão. Mas sua autenticidade vem sendo dada como genuína – e esse já é um ponto fundamental.”
grifo nosso

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747
flag : Brasil

Mensagem por Discipulah em Seg 03 Dez 2012, 8:11 pm

5) É alegado no livro “A Verdadeira História de Jesus Cristo” que Tácito falou sobre o Chrestus e não Cristo. E que tal passagem em Anais que fala da morte de Cristo é falsa, foi uma inserção. Mas é sempre assim. Quando algo tem base histórica o livro tenta desacreditar.

“Tácito escreveu: "Nero, sem armar grande ruído, submeteu a processos e a penas extraordinárias aos que o vulgo chamava de cristãos, por causa do ódio que sentiam por suas atrapalhadas. O autor fora Cristo, a quem no reinado de Tibério, Pôncio Pilatos supliciara. [esse destacado, foi o trecho inserido] Apenas reprimida essa perniciosa superstição, fez novamente das suas, não só na Judéia, de onde proviera todo o mal, senão na própria Roma, para onde de confluíram de todos os pontos os sectários, fazendo. Pela confissão dos presos e pelo juízo popular, viu-se tratar-se de incendiários professando um ódio mortal ao Gênero humano".

Repare ainda: Que abominações praticavam os cristãos de Jesus? Se era no governo de Nero, eram os cristãos de Chrestus!” (pag 29)

Contestação:

Interessante, pois quem diz que tal passagem foi inserção é o próprio Alfredo! Nenhum historiador sério diz isso! A própria enciclopédia Britânica quando fala de Tácito e Nero citam Jesus Cristo!

a) Agora analisemos, se Chrestus dos essênios era um mito sem corpo, isso quer dizer que Tácito teria se referido a morte de um mito sem corpo no império de Tibério? Qual historiador diria isso?

b) Pôncio Pilatos presidiu o julgamento de um mito sem corpo? Deu ordem para a crucificação de um fantasma?

Declarações estranhas, não?!

"Pontius Pilate, (died c. ad 36), Roman prefect (governor) of Judaea (ad 26–36) under the emperor Tiberius; he presided at the trial of Jesusand gave the order for his crucifixion."

"Pôncio Pilatos, (. Morreu c ad 36), prefeito romano (governador) da Judéia (26-36 dC), sob o imperador Tibério, ele presidiu o julgamento de Jesus e deu a ordem para a sua crucificação."

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/460341/Pontius-Pilate

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Seg 03 Dez 2012, 8:15 pm

6) O nome Cristo é semelhante aos nomes de deuses pagãos (pag 10)

Contestação:

a) Se a semelhança do nome de Cristo com nomes de deuses pagãos fosse obstáculo para sua existência histórica, então, inúmeras pessoas não teriam existido! Onde já se viu um historiador argumentar uma coisa dessas?

O autor defende que Apolônio foi alguém histórico (de fato foi), mas o nome Apolônio significa “consagrado ao deus Apolo.”

Quirino era nome de um deus na mitologia romana, entretanto, esse também foi nome de um Governador da Síria.

Até mesmo o nome Alfredo significa: “conselheiro dos Elfos, dos espíritos”. Basta conferir em sites como “significado dos nomes”.

Portanto, tal argumento é muito inconsistente.

b) Qual historiador afirma que uma personalidade histórica deixa de ser histórica por ter um nome semelhante a deuses?

É muita declaração desencontrada. Não foi à toa que o autor alegava estar difícil desembolar o emaranhado:

“Confesso que está sendo difícil desembolar esse emaranhado formado propositalmente pela Igreja Católica, justamente para que ninguém possa provar a mentira que eles contam.” (pag 2)

É... estava difícil mesmo! Ao tentar desembolar as “mentiras ditas” pela Igreja Católica, o autor acabou ele próprio se enrolando em declarações bem, digamos “curiosas”.

O autor alega que é pessoa que mais se aproximou da verdade histórica sobre o Cristianismo. Imaginem se tivesse passado longe, o que poderia ter escrito?!

**************************** FIM DA PARTE 9 **************************

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Seg 03 Dez 2012, 8:16 pm

Próxima Parte: 10

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Dom 09 Dez 2012, 12:00 pm

A Fake Lendárya, continua sua obsessão lá no Fórum dos IRRELIGIOSOS.
Ela insiste e insiste em continuar a perturbar por lá e eu gostaria que vocês recomendassem a ela que parasse com isso, porque ela sofre humilhações.
Essa foi a minha última resposta a ela (nos termos de lá).

Olá fake Lendárya...

Você está invertendo as coisas. Eu estou no meu habitat, você é a intrusa aqui. Por acaso estou lá no seu habitat?

Então, quem devia largar do pé de quem, é você! Não leve a mal... SUMA! Foi um desprazer ter teclado com você. Você já não conseguiu o que queria? Já não tentou menosprezar a minha capacidade intelectual? Já não tentou me ridicularizar como escritor? Já não tentou desmerecer o meu ateísmo? Já não divulgou a minha covardia de correr de um debate com você? O que mais você quer? Já reparou que a sua obsessão é doentia?

Os seus momentos de lucidez, não avisam que você que está dando mancada? Nesses momentos de lucidez, você ainda não reparou que ninguém aqui se interessa pelo seus devaneios psicóticos? Vá embora por favor! Volte pra sua gente! Volte pros doidos que te apoiam! Responda os e-mails que te mandaram, cuida da sua fama por lá. Quem sabe você ainda sobrevive com o seu ego arranhado?

Claro! Joguei o meu HD no mar, para demonstrar como tudo isso é insignificante pra mim!... Não vale uma perturbação do meu café da manhã. Escrevi enquanto me deu prazer! Acabou! Mas não tive vontade jogar você no mar, porque você não tem o mesmo valor do meu HD e eu nada provaria com isso. Você é muito insignificante. Uma pessoa que desperta compaixão, porque é uma boa moça (ou uma boa velha, não sei), mas perturbada, acho que pela religião. Lamento isso. Não é sua culpa direta. Sua mente foi abduzida pelos que te exploram e explorarão para sempre. Não conseguiram me pegar. Eles são fortes, mas eu sou muito mais!...

Sou ateu, minha família (a que eu construí) me acompanha, meus amigos pensam da mesma forma e isso é o suficiente. Isso é tudo! Que os religiosos se danem! Eles que tratem de buscar a verdade se quiserem! Porque eu fiz assim. Que você se dane com suas crendices idiotas! Tenho nada com isso. Eu não tenho problemas por resolver. Já estou na minha reta final, na corrida da vida, e tenho um lugar de destaque no pódium. Nada mais me atinge! Nada mais me tira a vitória da inteligência e raciocínio contra a ignorância e estupidez! Sou um vencedor, reparou? Inatingível! Isso você já reparou também... Então, por que ainda insiste? Vai pra casa, cuidar dos seus afazeres. Eu estou aqui por prazer! Gosto de teclar com os meus amigos inteligentes e racionais. Eles sempre têm algo a acrescentar.

Fora isso, estou preocupado é com a minha viagem pelo Brasil. Verdadeira aventura. Rodar 4 mil Km com um carro de 14 anos de uso! Passar por 88 cidades! Curtir, com a minha mulher, a Chapada Diamantina com 50 cachoeiras!... Será que vou conseguir? Estou cuidando da minha vida!... Vivendo! Divertindo! Passeando! Amando!... Isso é que concentra a minha atenção, não você nem os religiosos igualmente irracionais que lhe aplaudem. Que morram assim! Não vão me afetar em nada! A burrice deles é grande demais. A burrice deles me venceu! Desisti mesmo de mostrar o que eles não têm condições de entender. Saí ileso disso tudo. E eles continuarão boiando na água da fossa. Azar!...

Então, por favor: Sem humilhação: Desapareça! Não me incomode mais. Você está jogando mal estar no ar daqui... Você passou. Já era! Certamente deixará más recordações. Não piore as coisas...

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Número de Mensagens : 454

http://alfredobernacchifalandofrancamente.blogspot.com/

Mensagem por Ed em Dom 09 Dez 2012, 2:03 pm

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3160 dias de existência com 228879 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Mary em Dom 09 Dez 2012, 2:46 pm

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6)  

Eu não vim chamar os justos, mais sim,os pecadores ao arrependimento (Marcos 2:17)

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(João 14:26)

Mary
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1743

Mensagem por RenatoPaulo em Dom 09 Dez 2012, 3:03 pm

Alfredo Bernacchi escreveu: Já não tentou menosprezar a minha capacidade intelectual?

Essa sua capacidade intelectual nao assusta ninguem.
Ja provei para vc que eu por exemplo sou muito mais inteligente que vc xauzinho

Mas por acaso se fosse o contrario...nada interessaria,porque o que conta é o espirito e nao o cerebro carnal.
E neste caso,vc no fundo sabe muito bem,embora o tenta esconder,que vc é um espirito das trevas,ou seja um pequeno demonio ou marionete que esta sendo manipulada sem o saber pelo seu deus satanas.

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Dom 09 Dez 2012, 11:41 pm

De novo, Renato Paulo, você por aí? Não chega as pancadas que levou? Que pena não vou mais ter tempo pra repetir a dose, rsrsrs... Tchau

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Número de Mensagens : 454

http://alfredobernacchifalandofrancamente.blogspot.com/

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:04 pm

Olá, Saudações Teístas,

Você está invertendo as coisas. Eu estou no meu habitat, você é a intrusa aqui. Por acaso estou lá no seu habitat?
Pelo visto vc não andou lendo minhas últimas postagens no outro fórum. Já encerrei minha participação lá 3 DIAS antes de vc vir aqui. Além de ficar por lá com intrigas, futricas e fofocas, vc vem aqui repetir a reclamação! Acho que vc está com saudades de mim!

Eu até te pedi para largar do meu pé devido aos seus muitos absurdos escritos! Uma xingação, uma adjetivação improdutiva! Me chamando até de “morcego”. Cada dia sua lista de xingação era atualizada, além de fazer comparações grotescas com criminosos!

Agora vc vem aqui reclamar de novo?!Outra coisa, quem deveria me expulsar é o Ivo, eu até pedi isso a ele, mas... nada! Inclusive, Alfredo querido, ele nem cogitou a possibilidade de me banir. (Pelo menos até a minha última aparição por lá)

Então vai lá e reclama com ele. Foi vc que veio aqui ...fez propaganda de seu livro, no final dele tem lá a recomendação dada por vc para : “emitam suas impressões pessoais”. Atendi gentilmente o pedido. Fui lá no outro espaço debater com vc. A princípio vc estava feliz da vida. Até disse que nunca tinha acontecido isso com vc... mas depois, vc mudou de ideia e virou o verdadeiro “Saraiva”. Inexplicável.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:09 pm

Então, quem devia largar do pé de quem, é você! Não leve a mal... SUMA! Foi um desprazer ter teclado com você. Você já não conseguiu o que queria? Já não tentou menosprezar a minha capacidade intelectual? Já não tentou me ridicularizar como escritor? Já não tentou desmerecer o meu ateísmo? Já não divulgou a minha covardia de correr de um debate com você? O que mais você quer? Já reparou que a sua obsessão é doentia?
Meu filho, vc ta´vivendo no mundo da lua! Me pede para sumir? Eu não vou mais participar daquilo lá, eu falei isso TRÊS DIAS ANTES de vc vir aqui postar essa mensagem. Vc me pede para sumir e vem aqui me ver? Vc deve estar morrendo de saudades de mim, só pode!

Não tentei menosprezar nada! Apenas contestei seu livro da mesma forma que vc fala horrores contra a Igreja Católica (vc está no seu direito de falar o que quiser); fala contra os padres católicos... fala dos crentes “apatetados analfabetos”... só que seu problema já´foi diagnosticado por mim a mto tempo: “Baixa Tolerância à Contrariedade”.

É muito drama!

Os seus momentos de lucidez, não avisam que você que está dando mancada? Nesses momentos de lucidez, você ainda não reparou que ninguém aqui se interessa pelo seus devaneios psicóticos? Vá embora por favor! Volte pra sua gente! Volte pros doidos que te apoiam! Responda os e-mails que te mandaram, cuida da sua fama por lá. Quem sabe você ainda sobrevive com o seu ego arranhado?
Eita....meu Deus! Meu filho... já estou aqui no ‘meu território’... saí de lá 3 dias antes de vc vir aqui, Alfredo... amnésia?

E mto pelo contrário, viu? Recebi inúmeros emails de visitantes aí do seu “habitat” me pedindo informações e me apoiando. Até mesmo o Ivo disse que estava fazendo de tudo para eu não sair de lá...

Reclama com eles aí.

Claro! Joguei o meu HD no mar, para demonstrar como tudo isso é insignificante pra mim!... Não vale uma perturbação do meu café da manhã. Escrevi enquanto me deu prazer! Acabou! Mas não tive vontade jogar você no mar, porque você não tem o mesmo valor do meu HD e eu nada provaria com isso. Você é muito insignificante. Uma pessoa que desperta compaixão, porque é uma boa moça (ou uma boa velha, não sei), mas perturbada, acho que pela religião. Lamento isso. Não é sua culpa direta. Sua mente foi abduzida pelos que te exploram e explorarão para sempre. Não conseguiram me pegar. Eles são fortes, mas eu sou muito mais!...
Não foi à toa que eu disse que seria capaz de te dar um pisca-pisca de presente, Alfredo. Vc fala que o HD é insignificante, mas NÃO PARA de falar nisso! Desde de quando vc afogou seus livros em um ato libertário e simbólico pela ponte Rio-Niterói, vc volta à baila com esse assunto.

Que papo estranho é esse: “Mas não tive vontade jogar você no mar, porque você não tem o mesmo valor do meu HD e eu nada provaria com isso”.

Olha, Alfredo, aquilo que a pessoa mais pensa, se torna o alvo de sua atenção. Vejo que vc anda pensando muito em mim. Perder tempo em falar uma coisa dessa?! Affff.....

Eu desperto compaixão? Rsrsrs... em quem? Vc? Não, vc não, pois vc só me xingou de inúmeros adjetivos deselegantes. Sou boa moça, estou indo para casa dos 30!

Agora vc é tão forte, mas tão forte que não conseguiu até hoje responder as inúmeras questões desencontradas que te perguntei. E já que vc costuma vir aqui... vai ter uma Parte de perguntas não respondidas só para vc! Promessa é dívida. Eu disse que faria tal Parte...e ela chegará.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:14 pm

Eu não tenho problemas por resolver. Já estou na minha reta final, na corrida da vida, e tenho um lugar de destaque no pódium.
Procure um psicólogo!

Nada mais me atinge! Nada mais me tira a vitória da inteligência e raciocínio contra a ignorância e estupidez! Sou um vencedor, reparou? Inatingível! Isso você já reparou também... Então, por que ainda insiste? Vai pra casa, cuidar dos seus afazeres. Eu estou aqui por prazer! Gosto de teclar com os meus amigos inteligentes e racionais. Eles sempre têm algo a acrescentar.
???

Nada tira sua inteligência, mas em um surto raivoso disse que ia atear fogo nos livros, jogar PC pela janela e que NUNCA MAIS VOLTARIA A FALAR NESSE ASSUNTO. Desde o surto, vc voltou tantas vezes que não dá nem pra contar!

Quanto eu ir para casa.... querido... vou onde eu quiser, quando eu quiser! Esse conselho vc deveria dar a si mesmo, pois afinal vc disse que nunca mais ouviríamos falar de vc. Desde o surto, vc vai e volta. Como um pisca pisca!

Que morram assim! Não vão me afetar em nada! A burrice deles é grande demais. A burrice deles me venceu! Desisti mesmo de mostrar o que eles não têm condições de entender. Saí ileso disso tudo. E eles continuarão boiando na água da fossa. Azar!...
Não vão te afetar, mas vc não para de falar nisso, Alfredo....

Agora realmente, tem coisas que não tem como entender: “papa Lino e Apolônio de Tiana tramando revoluções religiosas em 66 dC, sem fonte documental que comprove isso...ou quem sabe... o caso de Marcião de Sinope, pagina 38 “ele criou um cristo mito que ninguém conhecia”..
.
Vai viajar mesmo, Alfredo, vai ser melhor pra vc....

Então, por favor: Sem humilhação: Desapareça! Não me incomode mais. Você está jogando mal estar no ar daqui... Você passou. Já era! Certamente deixará más recordações. Não piore as coisas...
Se vc tivesse lido o seu tópico lá e aquele outro sobre o “ataque evangelicofóbico”..vc já teria visto que eu encerrei minha participação por lá. Quanto as humilhações... elas partiram de vc com suas inúmeras adjetivações. Eu questiono o livro, os argumentos dele, mas não a sua pessoa... até pq o que vc faz o deixa de fazer não é problema meu.

Por mim eu teria excluído aquele tópico, até aconselhei o adm de lá para excluir o tópico sobre “os erros básicos cometidos por ateus...” e ainda falei, vc pegaria o embalo e também excluiria os seus tópicos sobre o livro e ponto final.

Fui lá agorinha mesmo ver se haviam excluído e nada!!!!! Estão lá. Vai reclamar com o Ivo! Porque vc não excluiu o seu tópico e nem o Ivo o dele sobre esse tema para encerrar o assunto?!

Como vc tem mania de ir e vir... quando a gente pensa que vc já foi, vc volta....te aconselho a: não convide pessoas para opinarem sobre seus livros, artigos e etc. Te será melhor.

Hasta la vista.

Sarah

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:30 pm

******************** PARTE 10 *****************

As Fontes Documentais Antigas – Canônicas e Apócrifas

1) O autor tenta desacreditar mais uma vez as fontes documentais antigas citando alguns papiros como veremos a seguir:

a) “O papiro P52, escrito em grego epaleograficamente datado como tendo sido escrito por volta do ano125 d.C., é geralmente reconhecido como o mais antigo documento sobre Jesus. Contém um fragmento de João 18:31-33 no recto (frente) e João 18:37-38no verso. (Wikipédia). ” (pags 59, 60)

Comentário do Alfredo : “Pode até ser, porque no ano 125 possivelmente, havia escritos avulsos no meio do povo, dentre aqueles 4 mil evangelhos que existiam antes da confecção da Bíblia lá pelo ano 150. O nome de Jesus poderia estar aí, mas não está.” (pag 60)

Contestação:

Como o Alfredo não tem como negar a data do papiro P 52, que é uma importante prova de que o Evangelho de João já estava em circulação no século 1 , argumenta “que não tem o nome de Jesus lá”.

E o mais curioso, ele citou a Wikipédia pela metade. Reparem as partes destacadas:

“Independentemente destas diferenças, o manuscrito foi amplamente aceito como o texto mais antigo de um evangelho canônico, tornando-se assim, o primeiro documento que cronologicamente refere-se a pessoa de Jesus. De qualquer modo, o papiro que conta parte da história de Jesus de Nazaré, remonta há poucos anos após a morte de seu discípulo João, escritor do Evangelho que leva este nome.” (mesma fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro_P52). grifo nosso

b) O autor diz: “Já encontraram até parte do ―Evangelho de Marcos‖ nas cavernas de Qumran! Sabem o que? Um pedaço de papiro com três letras e um ponto! Que colocados num super computador e mais não sei o que, confirma isso. É o desespero.”
O Autor poderia ter informado que parte do Evangelho de Marcos era essa.

Pois a arqueologia encontrou em Qumran o papiro 7Q5 que traz parte do Evangelho de Marcos cap 6, versos 52,53.

Esse papiro 7Q5 está datado no ano de 50 d.C. O paleógrafo e papirólogo José O'Callaghan pesquisando o estilo da escrita e usando um programa de computador conseguiu datar com precisão a composição desse fragmento.

E também o paleógrafo e papirólogo alemão Carsten Peter Thiede (Papiros neotestamentarios en la cueva 7 de Qumrân?, 1972), confirmou a pesquisa de O’callaghan em (The Earliest Gospel Manuscript? -1982).[1]

Estamos falando de 2 dos muitos paleógrafos e papirólogos conhecidos!

Até mesmo o papiro Chester Beatty (que continha o papiro P 46 referente às cartas de Paulo), depois das pesquisas de Thiede, recebeu uma datação bem anterior ao que se supunha.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:41 pm

O papiro Magdalen

Esse documento está datado no ano de 50 dC, ele pertence ao Magdalem College, na Universidade de Oxford, Inglaterra.

O especialista Carsten Thiede (mencionado acima) constatou que a grafia não era tardia (século 2), mas sim, por volta 50 dC. Como é uma cópia, o original do Evangelho de Mateus é mais antigo. Isso mostra que ele foi escrito quando testemunhas oculares ainda estavam vivas.

Mesmo pequeno (4,1x 1,3), o especialista detectou que o papiro traz trechos de Mateus 26, que registra Jesus na casa de Simão,o leproso em Betânia, e a traição de Judas (Mt 26.6-13; 26.14-16).

No dia 24 de dezembro de 1994, o escritor Mathew D’Ancona escreveu uma matéria no “The Times” dizendo que um estudioso alemão, Carsten Peter Thiede havia descoberto a datação do papiro Magdalen. O título foi:

“On Christmas Eve, 1994, The Times of London reported on its front page an astonishing claim made by the German biblical scholar Carsten Peter Thiede. "A papyrus believed to be the oldest extant fragment of the New Testament has been found in an Oxford library," the newspaper said. "It provides the first material evidence that the Gospel according to St. Matthew is an eyewitness account written by contemporaries of Christ." (The Times, dez, 1994).

“Um papiro que acredita-se que seja o mais antigo fragmento existente no Novo Testamento foi encontrado na biblioteca de Oxford. Ele fornece a primeira prova material de que o Evangelho segundo Mateus é um relato de testemunha ocular, escrito por contemporâneos de Cristo”. (The Times, dez, 1994).

D’Ancona e Thiede publicaram um livro:

Sobre os autores:

Obs.: Thiede faleceu em 2004.

Carsten Peter Thiede é uma das maiores autoridades em manuscritos antigos (um papirólogo). Além de fazer palestras, ele dirige o Instituto para Pesquisa Epistemológica Básica em Paderborn, na Alemanha, onde ele vive . Ele é um membro do Instituto de Estudos Germânicos da Universidade de Londres.

Matthew d'Ancona, vice-editor do The Sunday Telegraph, revelou a história sobre o Papiro de Magdalen em 1994, enquanto ele era editor assistente do The Times de Londres. Ele obteve um primeiro lugar em História Moderna no Magdalen College, Oxford, em 1989, e foi eleito membro do All Souls College, no mesmo ano.

D’Ancona escreveu outro livro com a contribuição de Thiede:

The Jesus Papyrus by Matthew D'Ancona; Contribution by Carsten Peter Thiede Copyright © 2000; e The Dead Sea Scrolls and the Jewish Origins of Christianity

............

Essas são pesquisas sérias feitas por profissionais respeitadíssimos na área.

No caso de Marcião (ver Parte 2), por exemplo, o Alfredo se baseia numa fonte que sumiu! E ainda afirma que “sabemos muito pouco sobre ele”, porém quando provas escritas do NT surgem com datação bem antiga próxima aos originais, ele tenta colocar em descrédito. (Ver Parte 4)

Tudo isso mostra que a sua pesquisa foi tendenciosa e parcial!

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:43 pm

Os Evangelhos apócrifos

2) O autor argumenta que os apócrifos não entraram para o Canon sagrado porque a Igreja Católica escolheu quais deveriam ou não entrar e desapareceu com os que não foram escolhidos (pags 53, 61).

Contestação:

As declarações desencontradas são tantas que o autor nem se deu conta do que escrevia. Pois se a Igreja Católica deu sumiço com os apócrifos que não foram escolhidos, porque que ela não sumiu com os que ele cita em seu livro? Ela deve ter “se esquecido” de sumir com esses também e acabou deixando passar batido.

Na realidade os apócrifos são tardios e estavam cheios de doutrinas gnósticas. Eles se excluíram a si mesmos!

“O evangelho de Tomé, por exemplo, está datado em meados do século II. O códice mais antigo é do século 4. Uma das declarações desse evangelho é: Simão Pedro disse a eles:’Maria deveria deixar-nos, pois as mulheres não são dignas da vida’.Jesus disse: ‘Eu a guiarei para fazer dela homem, de modo que também ela possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vcs homens. Pois toda mulher que se tornar homem entrará no reino dos céus’-sentença 144.

No Evangelho de Tomé mostra Jesus dizendo: “ Cortem a madeira , ali estou. Ergam uma pedra , e me acharão ali” isso é uma declaração panteísta! Os cristãos dos primeiros séculos não reconheciam a voz de Jesus nos evangelhos apócrifos”. [2]

O próprio Evangelho de João rebate as doutrinas gnósticas! Assim como Todo o Novo Testamento. E não é preciso recorrer aos apócrifos para saber que havia oposição aos verdadeiros ensinos de Jesus. Nos Evangelhos canônicos, nas cartas de Paulo vemos que eles próprios rebatiam doutrinas estranhas ao Evangelho. Paulo disse: “se alguém vos pregar outro evangelho seja anátema” (Gl 1.9)

Jesus lidou com os fariseus, com judeus peritos na lei e os Evangelhos relatam que eles não acreditavam em Jesus (Mt 12.24; Mc 3.22; Jo 8.48; 9.28 e etc). Até João diz que os irmãos de Jesus não creram nele (Jo 7).

Portanto, opinião contrária ao que Jesus era e ensinava já existia enquanto Jesus estava vivo, e depois isso só continou! Não era novidade alguma quando as esquisitices surgiram por escrito posteriormente.

O autor também argumenta que os apócrifos foram escritos na mesma época dos canônicos. Novamente, ele comete outro erro de data. Pois tem evangelho apócrifo que foi escrito lá no século 6 ou 7!

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:47 pm

3) Os erros de data não param! É um anacronismo atrás de outro.

Analisem as declarações a seguir:

“Os livros a que me refiro abaixo são aqueles que não foram escolhidos para o Cânone, ficaram em poder da Igreja e estão até hoje arquivados no Vaticano.” (pag 61) grifo nosso

Em 325, no Concílio de Nicéia, foi determinado quais livros seriam canonizados ou não, e o Apocalipse entrou nessa coleção.”(pag 20) grifo nosso
Contestação:

Na lista dos livros apócrifos citados pelo Alfredo, tem livro que foi escrito lá por volta do século 4, 5, 6, 7, como veremos mais abaixo. Como a Igreja Católica poderia “deixar de for”a livros que nem existiam em 325 dC?!

Até porque, o assunto do Canon Sagrado (livros) não foi pauta de reunião em Nicéia.

Existem 20 cânones do Concílio de Nicéia abordando vários assuntos eclesiásticos e doutrinários, mas nenhum falando sobre escolha de livros sagrados e rejeição dos apócrifos.

As fontes que falam sobre o Concílio de Nicéia são muitas, incluindo aquelas escritas por pessoas contemporâneas ou próximas a esse concílio como: Eusébio de Cesareia, Rufino e etc.

Existem outros escritores como o historiador Edward Gibbon que também fala sobre Nicéia em “A história do declínio e queda do Império Romano”(GIBBON, Edward. Declínio e queda do Império Romano. Edição abreviada. São Paulo: Companhia da Letras: Círculo do Livro, 1989.)

Nenhum dos escritores falaram sobre a escolha de livros sagrados nesse concílio. Portanto, afirmar que em 325 dc foram escolhidos quais livros iriam fazer parte do canôn sagrado não tem fundamento algum!

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:49 pm

Veremos abaixo os evangelhos apócrifos citados no livro “A Verdadeira história de Jesus Cristo”. Em seguida, faço algumas observações. Obs.: Como a Wikipédia foi usada como referência pelo autor, vamos nos basear nela.

1) O Evangelho da Infância Siríaco (ou Evangelho Árabe da Infância)

Esse evangelho como mesmo diz a Wikipedia e foi publicado em 1677.

Ele é dividido da seguinte forma:

1ª Parte: baseada no Proto-evangelho de Tiago; Mateus e Lucas.

Obs.: Mateus e Lucas? Ou seja esse apócrifo teve elementos modificados a partir dos canônicos! É o mesmo que Marcião fez com o evangelho canônico de Lucas. Agora se ele foi baseado nos canônicos, como falar que ele teria mais validade do que eles?

O proto Evangelho de Tiago foi publicado no final do século 16! Ele foi escrito provavelmente em 150 dC. Os estudiosos desconsideram a autoria de Tiago, uma vez que o autor desse apócrifo demonstra relativo desconhecimento do Judaísmo.” (Wikipédia)

A 2ª Parte é baseada em textos árabes e no Evangelho Pseudo- Tomé:“Esse Tomé não é o apóstolo de Jesus. Foi escrito somente no século 2. Até mesmo o texto dele foi ampliado depois na Armênia no século 5 se tornando “O Evangelho Armênio da Infância de Jesus””.

Este evangelho se conserva na Biblioteca Ambrosiana de Milão (Italia).

Obs.: Agora imaginemos que o autor citou um apócrifo baseado em outro apócrifo (com data posterior)e nos evangelhos canônicos!

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:52 pm

2) A História de José, o carpinteiro : esse evangelho está datado, sabe quando? No seculo 6 ou 7! O próprio texto da Wikipedia diz: “Há indicações de que o texto foi escrito no Egito (província romana) no século VI-VII d.C.grifo nosso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Jos%C3%A9,_o_carpinteiro

3) A Vida de João Batista: data 385-395 dC.

Obs.: Oras, o autor não disse que os apócrifos foram escritos na época dos canônicos?

A fonte usada pelo autor (Wikipédia) é a mesma que fala a datação desses evangelhos.

“A Vida de São João Batista é um livro dos Apócrifos do Novo Testamento, supostamente escrito por Serapião de Thmuis em grego entre 385-395 d.C.http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida_de_Jo%C3%A3o_Batista grifo nosso

4) Evangelho Armênio da Infância de Jesus: baseado também no Proto Evangelho de Tiago, tem datação no século 2.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_Arm%C3%AAnio_da_Inf%C3%A2ncia_de_Jesus

5) Evangelho dos Hebreus - Obs.: Esse evangelho é interessante, alguns estudiosos o datam no século 2 outros entre 65-100 dC, mas o que é intrigante é que acreditam que tinha sido escrito por Mateus.

Os pais da Igreja como Papias, Irineu, Orígenes e etc disseram que Mateus escreveu o seu Evangelho também para a comunidade judaica em texto hebraico.

Esse evangelho só demonstra que se foi escrito por Mateus ou não, já havia fonte de informação sobre Igreja Cristã do século 1, caso tenha sido escrito entre 65-100 dC.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_dos_Hebreus

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:53 pm

6) Evangelho dos Nazarenos : pode ser a mesma de “O Evangelho dos Hebreus”. Ver referência acima.

7) Evangelho dos Ebionitas (século II) é uma tentativa gnóstico-cristão de perpetuar as práticas do Antigo Testamento.

Esse nome foi dado a esse evangelho em 1846.

Vejamos o que diz a Wikipédia:

“Os Ebionitas foram uma seita judaica que acreditavam que Jesus era o Messias, mas não era divino. Eles insistiam na necessidade de seguir os ritos e leis judaicas, que eles interpretavam agora à luz dos ensinamentos de Jesus utilizando apenas este evangelho judaico-cristão. O ebionitas rejeitavam as epístolas paulinas, cujo autor eles consideravam um apóstata da Lei.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_dos_Ebionitas

Obs.: Se eles não acreditavam que Jesus era divino, por outro lado acreditavam que ele era humano e era o messias.

Ou seja, essa citação é uma contra prova para o Alfredo, pois ele fez menção a um Evangelho tido como apócrifo onde diz que os ebionitas acreditavam que Jesus era humano,vivo real, menos divino!

A existência desse grupo teria começado antes da era cristã indo até o século 2!

Como falar que a crença do cristianismo do primeiro século era em um “Jesus sem corpo”? (Ver Parte 9)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 7:56 pm

8) Evangelho de Marcião : “O Evangelho de Marcião, chamado por seus seguidores de Evangelho do Senhor, foi um texto utilizado na metade do século II d.C”.http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_de_Marci%C3%A3o.

Obs.: Como vimos na Parte 2 (Marcião de Sinope), esse evangelho foi baseado em Lucas . E como o autor mesmo dizia:

“O que conhecemos como O evangelho de Marcion, é na verdade uma forma modificada do Evangelho canônico de Lucas, adaptado a doutrina marcionita, com a retirada do que ele não aceitava e inclusão do que ele bem entendia e queria.” (pag 42) grifo nosso.

Obs.: Bom, não foi à toa que tal evangelho apócrifo foi combatido, e como mesmo disse o Alfredo, os apologistas não o aceitaram. (pag 38)

9)Evangelho de Mani : também chamado de Evangelho Vivo ou Evangelho dos Vivos

Obs.: Tal evangelho é gnóstico, tardio, foi escrito originalmente em siríaco, é uma escritura original do maniqueísmo que surgiu no século 3.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo

10) Evangelho de Apeles: Tal homem, que pouco se sabe sobre ele , viveu na metade do século 2. Ele foi discípulo de Marcião, mas acabou deixando os marcionitas ou foi expulso do seu convívio.

Obs.: Se Marcião retirava e acrescentava o que queria para criar o “cristo mito que ninguém conhecia”(A Verdadeira História de Jesus Cristo, pag 38) , seu discípulo deve ter seguido os passos do mestre. De qualquer forma é um evangelho tardio e gnóstico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apeles_%28gn%C3%B3stico%29

11) Evangelho de Bardesanes : Bardesanes nasceu em 154 dC ou 164 dC e morreu em 222 dC. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bardesanes

Obs.: Seu evangelho, embora perdido, era bem tardio.

12) Evangelho de Basilides - Obs.: esse Evangelho perdido era tardio. Basilides era gnóstico e esteve ensinando no Egito entre 117 a 138 dC. Assim como Marcião, o que se pode saber sobre ele vem de fontes que o combatiam como Eusébio, Clemente de Alexandria e etc.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 8:03 pm

13) Evangelho de Cerinto: Cerinto foi um líder gnóstico, a data de nascimento e morte são desconhecidos, mas suas doutrinas são conhecidas através de seus oponentes como Irineu, Policarpo de Esmirna.

Obs.: E o mais curioso é que ele usou o Evangelho de Mateus.

Ora, se ele usou o evangelho de Mateus, esse era anterior ao Evangelho de Cerinto. Assim como Marcião, Cerinto não foi original, apenas mudo que estava escrito em fontes anteriores!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerinto

14) Evangelhos de ditos (Tomé): está datado por volta de 140 dC. Outros até dizem 40 dC.

Obs: São dizeres (ditos) atribuídos a Jesus. O problema desse Evangelho é que ele se excluiu a si mesmo! O Jesus descrito nele é diferente do Jesus dos Evangelhos.

Mas mesmo sendo apócrifo fala de Jesus. Se alguém coletou ditos de Jesus, mesmo que distorcidos em 40 dC (como sugerem alguns) isso mostra que a doutrina cristã já estava em circulação de forma esquemática em 40 dC. e isso derruba a argumentação de que os relatos sobre Jesus Cristo foram “inventados” bem depois no século 2 em diante. Por outro lado, se foi escrito em 140 dC, existem papiros datados no século 1 como o 7Q5 e Magdalen.

As suas sentenças se assemelham as dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

O erudito Bruce Metzger, fez algumas observações interessantes ao jornalista Lee Strobel no livro “The case for Christ” Ed. Zondervan Publishig House; Grand Rapids, Michigan, EUA.

Metzger: “O Evangelho de Tomé veio à luz no século V, em uma cópia em copta, que eu traduzi para o inglês – disse ele - contém 114 sentenças atribuídas a Jesus, mas nenhuma narrativa do que Jesus fez. Parece ter sido escrito em grego, na Siria, por volta de 140 dC. Em alguns casos, creio que esse evangelho relata corretamente as palavras de Jesus, com pequenas modificações”.

Lee Strobel: “Era uma afirmação estranha. Explique melhor - eu disse.

Metzger: “por exemplo, na sentença 32 , Jesus diz: “Uma cidade construída sobre alta montanha e fortificada não pode cair, nem pode estar oculta”. Aqui foi acrescentada o adjetivo ‘alto”, mas o restante está em conformidade com o Evangelho de Mateus. Mas existem coisas que são totalmente estranhas aos evangelhos canônicos. Jesus diz: “Simão Pedro disse a eles: ‘Maria deveria deixar-nos, pois as mulheres não são dignas da vida’. Jesus então diz: Eu a guiarei para fazer dela homem, de modo que tambem ela possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vocês homens. Pois toda mulher que se tornar homem entrará no reio no céu”.[3]

Evidentemente esse não é o Jesus dos Evangelhos.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 8:08 pm

15) Evangelho de Pedro: Esse evangelho, segundo os especialistas está datado no século 2 e foi descoberto em 1886, no Egito .

Obs.: Atos de Pilatos, também chamado de Evangelho de Nicodemos: Está datado na metade do século 4 dC. “As datas de cada uma das seções adicionadas é incerta, mas os estudiosos atribuem o resultado final ao meio do século IV d.C grifo nosso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atos_de_Pilatos

16) Relato de Pilatos a Cláudio: Datado na metade do século 4 dC."Somos levados a crer que [o 'Atos de Pilatos' cristão] é de uma origem posterior e os estudiosos concordam em atribuir-lhe uma data do meio do século IV d.C." grifo nosso http://pt.wikipedia.org wiki/Relato_de_Pilatos_a_ClC3%A1udio#Relatos_de_P.C3.B4ncio_Pilatos

17) Cura de Tibério: datado na metade do século 4 dC.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cura_de_Tib%C3%A9rio#Cura_de_Tib.C3.A9rio

18) Descida de Cristo ao Inferno: não se sabe a sua datação.

“Também conhecida pelo nome latino Descensus Christi, a Descida de Cristo ao Inferno é uma ideia baseada no primeiro discurso do apóstolo Pedro, de Pentecostes, que foi ampliado no Credo dos Apóstolos, e, em seguida, nas lendas cristãs.”

Obs: Ou seja, mesmo sendo apócrifo, foi baseado no discurso do apóstolo Pedro. A fonte de inspiração para a composição desse relato apócrifo provavelmente foi canônica, o discurso de Pedro baseado em Atos no dia de Pentecostes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Descida_de_Cristo_ao_Inferno

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 8:14 pm

19) Evangelho de Bartolomeu/ Questões de Bartolomeu/ Ressurreição de Jesus Cristo - obs.: não sabe a datação, mas é baseado no diálogo de Jesus com os apóstolos. Ou seja, em fontes anteriores!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_de_Bartolomeu

O Alfredo cita novamente algumas fontes que já foram comentadas acima. Ele menciona também:

20) Evangelhos harmônicos (160 -175 dC): baseado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos. Tatiano (cristão) combinou essas fontes na obra ‘Diatesserão’”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3crifos_do_Novo_Testamento#Evangelhos_Harm.C3.B4nicos

Obs.: Ou seja, ele usou fontes anteriores para compor sua obra! Isso o Alfredo não comenta.

Ele cita textos gnósticos e como vimos são tardios.

21) Diálogos com Jesus: Datado no final do século 2: “Não há dependência dos textos canônicos e foi provavelmente escrito do meio para o final do século II dC.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3crifo_de_Tiago

22) Textos sobre Jesus: nesses encontra-se o Evangelho de Judas datado no século 3 ou 4.

Obs.: Isso o Alfredo não comenta.

23) Textos setianos sobre Jesus: Nesses textos se encontra o Evangelho Secreto de João datado no século 5.

“Três deles foram encontrados nos códices da Biblioteca de Nag Hammadi (códices II, III e IV), enquanto o quarto foi encontrado independentemente cinqüenta anos antes em outro lugar no Egito. Todas as versões são do século IV dC.” Irineu cita em “Contra Heresias”185 dC, um Evangelho apócrifo de João.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3crifos_do_Novo_Testamento#Evangelhos_Harm.C3.B4nicos

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 8:16 pm

24) Diagramas rituais: Os Diagramas ofitas são diagramas rituais e esotéricos usados pela seita gnóstica ofita, que reverenciavam a serpente do Jardim do Éden como um símbolo de sabedoria, que o maligno Demiurgo tentou esconder de Adão e Eva.”

Obs.: Bom, tal diagrama em nada tem a ver com as práticas dos cristãos!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagramas_ofitas

25) O livro de Jeu: datado do século III d.C.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_de_Jeu

26) Atos Apócrifos: tardios, geralmente datados no século 2 ou 3.

Obs.: Por exemplo, Atos de Pedro e Paulo é um texto apócrifo do Novo Testamento, que acredita-se ser posterior ao século IV d.C.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3crifos_do_Novo_Testamento#Atos_Ap.C3.B3crifos

27) Epístolas: tardias, datadas por volta do final do século 2.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%ADstola_de_Barnab%C3%A9

28) Apocalipses Apócrifos: dentre esses existe o Apocalipse de Paulo que é um texto do século IV dC!

29) Destino de Maria: datado no final do século 2 “O resto da obra não sobreviveu. A data mais provável da obra é o meio do século II d.C. grifo nosso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Descida_de_Maria

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Sab 15 Dez 2012, 8:44 pm

30) Miscelânea - Obs.: em Miscelanea é citado “Caverna dos Tesouros” que é um livro escrito em siríaco, atribuído a Éfrem da Síria. Sabe quando viveu esse homem? Em 306 a 373dC.

31) Fragmentos: Por conta do estilo da escrita, acredita-se que tenha sido copiado no final do século III d.C.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fragmento_Fayyum

32) Obras perdidas: embora perdidas dá para ter uma noção através das obras dos primeiros escritores cristãos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_dos_Doze

33) Ortodoxia: são textos antigos cristãos datados no século 2.

Ainda nos textos ortodoxos temos o Didaquê.

E veja o que diz a Wikipédia:Estudiosos estimam que são escritos anteriores a destruição do templo de Jerusalém, entre os anos 60 e 70 d.C. Outros estimam que foi escrito entre os anos 70 e 90 d.C., contudo são coesos quanto a origem sendo na Palestina ou Síria. Segundo Willy Rordorf, a Didaquê é uma "compilação anônima de diversas fontes derivadas da tradição viva, de comunidades eclesiais bem definidas", portanto a questão da datação equivale à questão das datas das tradições ali registradas, que indubitavelmente remontariam ao século I d. C., derrubando as teses de datação tardia (séc. II).” grifo nosso

Obs.: Estão vendo? Uma obra ortodoxa que recebe data estimada em 60 ou 70 dC!

O Alfredo cita inúmeros evangelhos apócrifos , mas ao se pesquisar clicando neles na própria Wikipedia pode-se ver a datação tardia, e isso quando tem!

Como vimos, apesar de existirem evangelhos e obras apócrifas, elas são tardias, e isso quando as cartas paulinas, os evangelhos já estavam em circulação no século 1.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:15 pm

Conteúdo patrocinado

Página 12 de 14 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: