.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
84 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 81 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, gusto, Rodrigão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Página 1 de 23 1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por miguel varandas em Qui 30 Ago 2012, 2:35 am




A nova vida debaixo da graça, segundo o espírito de santidade e adoção

" Romanos 8:1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito."


O que é a graça barata?
A graça nos liberta do pecado e nos torna perfeitos cumpridores da lei?

"Que verdade é apresentada quando olhamos para Jesus juntamente com a cruz do calvário, ao vermos este Maravilhoso, este Conselheiro, esta Vítima misteriosa, dobrar-Se sob o incrível peso da nossa raça! Para que o transgressor possa ter outro julgamento, para que os homens possam entrar no favor com Deus o Pai, o eterno Filho de Deus que interveio para suportar o castigo da transgressão. Aquele que se revestiu com a humanidade, que era ainda um com a Divindade, foi o nosso resgate. A própria Terra abanou e oscilou perante o espetáculo do querido Filho de Deus a sofrer a ira de Deus pela transgressão do homem. Os céus revestiram-se de saco para ocultar a visão do Sofredor Divino.
Foi a transgressão da lei de Deus que tornou este sofrimento necessário. E, no entanto, os homens acolhem o pensamento, e dão expressão às sugestões de Satanás, através daqueles que pisam a lei de Deus, de que todo este sofrimento era para tornar aquela lei inútil. Enganados e cegos pelo grande transgressor, eles dizem às pessoas que não há lei, ou que, se guardarem os mandamentos de Deus nesta dispensação, ficam destituídos da graça. Que ilusão que Satanás fixou na mente humana!" Ellen G. White – Review and Herald, 8 de fevereiro de 1898.

" Não é coisa de pouca importância pecar contra Deus, colocar a perversa vontade do homem em oposição à vontade do seu Criador. É do melhor interesse dos homens, mesmo neste mundo, obedecer aos mandamentos de Deus. E é certamente para seu interesse eterno submeter-se a Deus e estar em paz com Ele. Os animais do campo obedecem à lei do seu Criador no instinto que os governa. Ele fala ao orgulhoso oceano: "Até aqui virás, e não mais adiante" (Job 38:11); e as águas são rápidas a obedecer à Sua palavra. Os Planetas estão dispostos numa ordem perfeita, obedecendo a leis que Deus estabeleceu. De todas as criaturas que Deus fez sobre a Terra, só o homem é rebelde. Contudo, ele possui as faculdades do raciocínio para compreender as exigências da lei divina e uma consciência para sentir a culpa da transgressão e a paz e a alegria da obediência. Deus fê-lo um agente moral livre, para obedecer ou desobedecer. O galardão da vida eterna – um eterno peso de glória – é prometido àqueles que fazem a vontade de Deus, ao passo que as ameaças da Sua ira pendem sobre todos os que desprezam a Sua lei." Ellen G. White – Santificação, p. 76.

" Pela fé, olhemos para o arco-íris que está ao redor do trono, tendo atrás de si a nuvem de pecados confessados. O arco-íris da promessa é uma certeza para cada alma humilde, contrita e crente de que a sua vida é uma com Cristo e de que Cristo é um com Deus. A ira de Deus não cairá sobre uma alma que procura refúgio n’Ele. O próprio Deus declarou: "Vendo Eu sangue, passarei por cima de vós" (Êxo. 12:13). "E estará o arco nas nuvens, e Eu o verei, para Me lembrar do concerto eterno" (Gén. 9:16).
É Cristo que ama o mundo com um amor que é infinito. Ele deu a Sua preciosa vida. Era o Filho unigénito do Pai. Ele ressuscitou novamente dos mortos, e está à mão direita de Deus, intercedendo por nós. Esse mesmo Jesus, com a Sua humanidade glorificada, com incessante amor, é o nosso Salvador. Ele ordenou que nos amemos uns aos outros, como Ele nos amou. Cultivaremos então esse amor? Seremos como Jesus?" Ellen G. White – Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pp. 157 e 158.


Miguel Varandas



miguel varandas
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
flag : Angola
Data de inscrição : 19/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Qui 30 Ago 2012, 1:16 pm

Cristo nos resgatou da maldição da lei, (...) Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, (...). Gálatas 3:13-14
A "bênção de Abraão" para nós gentios, só nos chegou através de Cristo; sendo assim, tudo o que aconteceu antes dele, não nos interessa de forma alguma. Isso engloba a Lei de Moisés e antes dela.


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Graça sem lei ou a lei pela graça?

Mensagem por miguel varandas em Qui 30 Ago 2012, 1:40 pm

David de Oliveira escreveu:Cristo nos resgatou da maldição da lei, (...) Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, (...). Gálatas 3:13-14
A "bênção de Abraão" para nós gentios, só nos chegou através de Cristo; sendo assim, tudo o que aconteceu antes dele, não nos interessa de forma alguma. Isso engloba a Lei de Moisés e antes dela.

Caro David de oliveira, saúde e paz em nome do SENHOR JESUS!

De que lei é que o Apostolo Paulo estava a referir-se que quem a viola está está na carne, não sujeito ao Espírito de Deus, e que por isso tal pessoa é inimiga de Deus?:


Romanos 8:5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 - Portanto, os que estão na carne não podem agra
dar
a Deus.

O que é a maldição da lei?

O que a bênção de Abraão?


Miguel Varandas

miguel varandas
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
flag : Angola
Data de inscrição : 19/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Qui 30 Ago 2012, 8:30 pm

Maldição da lei porque todos pecaram, e no AT, tinham as bênçãos e as maldições, quem cumpria toda a lei recebia as bençãos, quem não cumpria recebia a maldição, logo como todos pecaram todos estavam debaixo da maldição.

Agora vejam que os "crentes" de hoje querem as bençãos decorrentes da obediência da lei, mas não querem estar debaixo da lei, e muito menos obedecer a lei.

A benção de Abraão é nossa por Cristo Jesus, porque Deus prometeu que abençoaria a descendência de Abraão, o que recebemos por meio de Cristo através da fé.

Porque se a benção, promessa, fosse pelas obras, teríamos do que se gloriar.

Mas agora somos os herdeiros, junto com o crente Abraão.


Última edição por gusto em Qui 30 Ago 2012, 10:32 pm, editado 1 vez(es)

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Qui 30 Ago 2012, 8:41 pm

A primeira aliança (dispensação da Lei de Moisés) era:

1)- "Repreensível":
Porque, se aquela primeira (aliança) fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8:7
2)- "Carnal":
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Hebreus 7:16
Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
Filipenses 3:4
3)- "Ministério da morte":
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, 2 Coríntios 3:7
4)- "Imperfeita":
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Hebreus 7:11
5)- "Fraca e inútil":
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
Hebreus 7:18
6)- "Ineficaz":
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus 7:19
Meus irmãos, todos vocês precisam saber com certeza que é por meio de Jesus que a mensagem do perdão de pecados é anunciada a vocês. Precisam saber também que quem crê é libertado de todos os pecados dos quais a Lei de Moisés não pode livrar. Atos 13:39
Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Romanos 8:3
Meus irmãos, todos vocês precisam saber com certeza que é por meio de Jesus que a mensagem do perdão de pecados é anunciada a vocês. Precisam saber também que quem crê é libertado de todos os pecados dos quais a Lei de Moisés não pode livrar. Atos 13:38
7)- "Assassina de Cristo":
Foi Moisés quem deu a Lei a vocês, não foi? No entanto nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês estão querendo me matar? João 7:19
Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
Mateus 26:65-66
8)- "Caminho do pecado e da morte":
Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2
Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte. Romanos 7:5
9)- "Escoria":
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas (quando estava na Lei), e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
Filipenses 3:8
10)- "Caminho para o pecado"
O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus. Romanos 6:14
11)- "Finalizada em cristo":
Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que crêem é que são aceitos por Deus. Romanos 10:4
12)- "Babá dos judeus"
Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé. Gálatas 3:24
13)- "Ilusão para ser aceito por Deus":
Vocês (judeus) que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus. Gálatas 5:4
14)- "Maldição":
Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus.” Gálatas 3:10
15)- "Prisão":
Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus. Romanos 7:6
Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Gálatas 3:23
16)- "Morta em João Batista e Jesus"
A Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas duraram até a época de João Batista. Desde esse tempo a boa notícia do Reino de Deus está sendo anunciada, e cada um se esforça para entrar nele. Lucas 16:16
Ele (Jesus) acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos (...). Efésios 2:15
17)- "Para os marginais, criminosos e malvados":
Devemos lembrar, é claro, que as leis são feitas não para as pessoas corretas, mas para os marginais e os criminosos, os ateus e os que praticam o mal e para os que não respeitam a Deus nem a religião. São feitas também para os que matam os seus pais e para outros assassinos. 1 Timóteo 1:9




 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por Eubson Miranda Monteiro em Qui 30 Ago 2012, 9:59 pm

Mas Yeshua também deixou mandamentos (Mt 6) que se não forem cumpridos na íntegra, segundo Yeshua, as portas do Reino de D-US se fechariam!!!! Mateus, que andou com Yeshua (inclusive escolhido por Ele) diferentemente de Paulo, quem deu testemunho desses mandamentos. Pode me ajudar a entender?

Eubson Miranda Monteiro
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 36
flag : Brasil
Data de inscrição : 08/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Qui 30 Ago 2012, 10:25 pm

E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna ? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom ? Bom só existe um. Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos. (Mt 19:16,17).

Esse guardar os mandamentos, é só pela graça de Deus.
A justificação é pela fé.
Justificar = tornar justo.

No AT não havia nenhum justo, mas na nova aliança, não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Você é ensinado pelo Espírito, guiado por Ele.

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por Eubson Miranda Monteiro em Sex 31 Ago 2012, 8:10 am

gusto escreveu:E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna ? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom ? Bom só existe um. Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos. (Mt 19:16,17).

Esse guardar os mandamentos, é só pela graça de Deus.
A justificação é pela fé.
Justificar = tornar justo.

No AT não havia nenhum justo, mas na nova aliança, não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Você é ensinado pelo Espírito, guiado por Ele.
0000O Eubson argumenta: A Paz do Senhor Altíssimo permaneça sobre vós!! Irmão, peço perdão por minha displicência e garanto que procurarei corrigir esse desleixo pois, na argumentação acima, quis referenciar-me a Mt.5. Nas Bem Aventuranças não estão prescritos os mandamentos de Yeshua? Então: Mateus 5:17-20. Há possibiidade de entrar no Reino de D-US sem cumpri esse mandamento, dentre outros, de Yeshua ha mashiach?

Eubson Miranda Monteiro
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 36
flag : Brasil
Data de inscrição : 08/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Graça sem lei ou a lei pela graça?

Mensagem por miguel varandas em Sex 31 Ago 2012, 8:25 am

David de Oliveira escreveu:A primeira aliança (dispensação da Lei de Moisés) era:

1)- "Repreensível":
Porque, se aquela primeira (aliança) fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8:7
[color=red]2)-
4)- "Imperfeita":
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Hebreus 7:11
5)- "Fraca e inútil":
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
Hebreus 7:18
6)- "Ineficaz":
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus 7:19
Meus irmãos, todos vocês precisam saber com certeza que é por meio de Jesus que a mensagem do perdão de pecados é anunciada a vocês. Precisam saber também que quem crê é libertado de todos os pecados dos quais a Lei de Moisés não pode livrar. Atos 13:39
Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Romanos 8:3
Meus irmãos, todos vocês precisam saber com certeza que é por meio de Jesus que a mensagem do perdão de pecados é anunciada a vocês. Precisam saber também que quem crê é libertado de todos os pecados dos quais a Lei de Moisés não pode livrar. Atos
13:38.

David de Oliveira, você tem toda a razão, a antiga aliança, era imperfeita, fraca, e ineficaz, porque estava enferma pela carne, a lei do pecado e da morte a que estão sujeitos todos os homens, por isso todos os que estavam sob o sacerdócio Levítico continuamente pecavam porque violavam a lei.
Mas o problema não era da lei, porque diferentemente dos outros povos em sua impiedade irracional, os judeus sob a lei, tinham ordem, justiça, paz liberdade, e estavam protegidos dos engodos de Satanás, que prendia e incitava os demais povos a toda sorte de maldades, idolatria, infanticídio, imoralidade e perversão sexual, assassínio, roubo, enfim malignidade e perversidade de mente e de coração.
Assim a lei em si, não é pecado e nem é morte espiritual, pois emana da mente e da vontade de um Deus puro, amor, bondade e justiça, virtudes que quis introduzir e induzir pela lei num mundo pecaminoso pelo ministério Levítico, sendo assim a lei a manifestação de Seu santíssimo carácter. Assim tanto os judeus como aqueles que eram influenciados por eles à observância da lei,
uma vez sinceros e persistentes no amor a Deus e a Sua Lei, passavam a ser assimilados pelo carácter de Deus - O AMOR


"Deuteronômio 4:5 - Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. 6 - Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. 7 - Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? 8 - E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante
vós?"


David de Oliveira, se a lei é boa em si mesma, e uma prova disso, é o facto de secularmente o sistema legislativo e jurídico, se basear em muito, nos mesmos princípios da LEI DE DEUS, não matar, não roubar, respeitar e amar o próximo dentro da necessidade ingente de harmonia e justiça social, enfim Deus ainda influenciando positivamente os políticos e juristas pelas consciências, como é que no novo pacto iria Deus, abolir a lei? Onde estaria a idoneidade e a sensatez de Deus?

A verdade é que, Deus ao se reaproximar da humanidade pelo pacto mosaico e do sacerdócio levítico, está por um processo inicial e gradual e progressivo a educar e assimilar a humanidade, de um estado espiritual rudimentar, a um estado espiritual a imagem e a semelhança de Adão antes da queda.

Assim o sacerdócio levítico e todos os seus símbolos e rituais, apontavam em figura para NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, o qual na plenitude dos tempos viria para por meio de maior e melhor graça do que havia no velho sistema, não só assumir de uma vez por todas o pecado de toda a humanidade pela Sua morte e sangue, mas no fito primordial do plano de Deus, fazer em todos os homens,(os que crerem e o aceitarem como Salvador e Senhor de suas vidas), SUA SABEDORIA, JUSTIFICAÇÃO, SANTIFICAÇÃO E REDENÇÃO, ou seja eliminar o pecado do seu carácter, pois o SENHOR, veio também e sobretudo destruir pela raiz o carácter e as obras do Diabo no homem, transformando-os da sua má índole, ao seu carácter boníssimo e perfeito.

Neste processo a Lei de Deus, é necessária e impreterível, porque sendo ela santa justa e boa (Romanos 7:12), serve ainda para:

Mostrar ao homem o que é o pecado

Romanos 7:7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

João 8:34 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

Mostrar ao homem, que o pecado, é a si mesmo nossivo, e que o torna inimigo de Deus, e condenável ao Seu juizo

Efésios 5:5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 - Portanto, não sejais seus companheiros.

I João 3:8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Romanos 8:6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Romanos 3:19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

Mostrar ao homem que a Lei de Deus, é a Sua norma amorosa de conduta para o homem, pela qual Deus o desvia do poder e da prática do mal

João 8:31 - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Tiago 1:21 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 - Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Mostrar e incutir no homem que para ser habitação de Deus e viver submisso e em harmonia com Deus, deve amar e guardar a Sua Lei

Provérbios 3:1 - FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos... 4 - E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.... 7 - teme (obedece) ao SENHOR e aparta-te do mal.

João 14:15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; ... 21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

João 15:7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. ...
9 - Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

II Corintios 6:14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

Mostrar ao homem, que sendo a salvação pela graça, é contudo pela fiel obediência a lei por meio da fé, que o Espírito de Deus opera a transformação e o aperfeiçoamento aperfeiçoamento do carácter do crente, levando-o progressiva e gloriosamente a crescer na santidade de Deus, só assim atingindo enfim a salvação

Hebreus 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

I Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; 23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Apocalipse 12:11 - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

Apocalipse 22:14 - Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Enfim poderia ainda falar da lei e das suas obras, que pelo poder e a graça de Deus, pela fé, manteem o servo de Deus, espiritualmente vivo e de outros aspectos ainda por revelar.....

Gálatas 3:11 - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. 12 - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Tiago 2:14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, quentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 - Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 20 - Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 21 - Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22 - Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. 23 - E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24 - Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.


David de Oliveira, se por Jesus Cristo nosso Senhor, como disseste, não temos mais que guardar a lei, isto quer dizer que o Senhor Jesus, permite hoje, que:

- adoremos outros deuses, sejamos idolatras, que matemos, que roubemos, que adulteremos, que violemos o sábado, que não honremos pai e mãe....e tudo aquilo que com excepção da lei cerimonial Ele mandava observar através da lei que do Monte Sinai deu ao Moisés?

Neste sentido, deixaram de ser estes actos pecado e você pode praticar todos estes actos, e ainda assim ter paz e o amor de Deus ou a Sua ira?

Miguel Varandas



miguel varandas
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
flag : Angola
Data de inscrição : 19/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Sab 01 Set 2012, 10:17 pm

David de Oliveira Sex 31 Ago - 14:55

Mas o problema não era da lei (...)

Por quê o Novo Testamento diz que a Lei era: "Repreensível", "Imperfeita", "Fraca e inútil", "Ineficaz", etc.? Porque não pôde fazer nada pelo povo! Não era o povo que era "Repreensível", "Imperfeita", "Fraca e inútil", "Ineficaz", etc. Se a Lei fosse: irrepreensível, perfeita, forte, útil eficaz, etc.teria resolvido todos os problemas do povo e não resolvendo, Deus já previra outra aliança.

(...) diferentemente dos outros povos em sua impiedade irracional, os judeus sob a lei, tinham ordem, justiça, paz liberdade, e estavam protegidos dos engodos de Satanás, que prendia e incitava os demais povos a toda sorte de maldades, idolatria, infanticídio, imoralidade e perversão sexual, assassínio, roubo, enfim malignidade e perversidade de mente e de coração.

Eu tenho um Velho Testamento diferente do teu...
O Gólgota ou “Monte das Caveiras”, chamado assim porque era coberto de caveiras de adultos e crianças sacrificados aos ídolos. Os Israelitas mataram mais crianças em sacrifícios que os nativos da Palestina, chegando a trazer o ídolo Baal para dentro do Templo! Dentro do ídolo, que era imenso, era uma grande fogueira onde jogavam as crianças e isso era dentro do tempol!!!

David de Oliveira, se a lei é boa em si mesma, e uma prova disso, é o facto de secularmente o sistema legislativo e jurídico, se basear em muito, nos mesmos princípios da LEI DE DEUS, não matar, não roubar, respeitar e amar o próximo dentro da necessidade ingente de harmonia e justiça social, enfim Deus ainda influenciando positivamente os políticos e juristas pelas consciências, como é que no novo pacto iria Deus, abolir a lei? Onde estaria a idoneidade e a sensatez de Deus?

Eu já lhe disse isso: a Lei de Moisés era temporal e provisória! Se esqueceu de Gálatas 3:19? E os outros versos?
Conhece o Código de Hamurabi? O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica. O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”, muito semelhante à Lei de Moisés...
http://www.cpihts.com/PDF/C%C3%B3digo%20hamurabi.pdf
Algumas leis do Código de Hamurabi:
- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
- Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.
- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.
- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.
A semelhança das leis do código de Hamurabi com as leis de Torah dos Hebreus, é grande, mas, como em toda lei, analisando os detalhes, nota-se que, em sua essência, são bastante distintas ente si.
Veja algumas diferenças entre as leis de Hamurabi e as leis dos Hebreus:
1 – Caso de roubo:
a) Hamurabi – Pena de morte para roubo de templo ou propriedade estatal, ou por aceitação de bens roubados. (Seção 6)
b) Torah – Roubo punido por compensação à vítima. (Ex. 22: 1-9)
2 – Fuga de escravos:
a) Hamurabi – Morte por ajudar um escravo a fugir, ou abrigar um escravo foragido. (seção 15 e 16)
b) Torah – Você não é obrigado a devolver um escravo ao seu dono, se ele foge do dono dele para você. (Deut. 23:15)
3 – Casa mal construída:
a) Hamurabi – Se uma casa mal construída casa a morte de um filho do dono, então o filho do construtor será condenado a morte. (Seção 230)
b) Torah – Pais não devem ser condenados a morte por conta dos filhos, e os filhos não devem ser condenados a morte por conta dos pais. (Deut. 24:16)
4 – Incesto:
a) Hamurabi – Se um senhor (homem de certa importância), teve relações sexuais com sua filha, ele deverá abandonar a cidade. (seção 154)
b) Torah – Pena de morte por incesto. (Lev. 18:6, 29)
5 – Distinção de Classes Sociais:
a) Hamurabi – Severas penas para pessoas que prejudiquem outras pessoas de classe superior, penas médias se a pessoa prejudicada for de classe inferior. (196, 205)
b) Torah – Você não deve tratar o inferior com parcialidade, e não deve preferenciar o superior. (levi 19:15)

“Tábuas de conjurar” assiro-babilónicas (Bem antes da Lei de Moisés):

“Série Shurpu”


Esta fórmula era utilizada para curar um doente, proclamando a sua inocência através das seguintes perguntas, sendo de esperar uma resposta negativa a todas elas.
“Seja desatado, grandes deu¬ses... aquilo pelo qual NN es¬tá doente, angustiado, triste, preo¬cupado!
“Comeu ele aquilo que o seu deus abomina, aquilo que a sua deusa abomina...?
“Desprezou ele pai e mãe, e teve em pouca consideração a irmã mais velha? Deu ele no pequeno e esqueceu do grande?
“Disse ele “não é” em lugar de “é”?
“Disse ele “é” em lugar de “não é”?
“Disse coisa impura, coisa irreflectida?
“Proferiu calúnias?
“Usou balanças falsas?
“Invadiu a casa de seu pró¬ximo?
“Aproximou-se demais da mu¬lher de seu próximo?
“Derramou o sangue de seu próximo?
“Deixou ir um homem em sua nudez?
“Tirou o vestido de seu pró¬ximo?
“Tirou à família de um homem honesto?
“Dividiu uma família bem unida?
“Levantou-se contra o que pre¬sidia?
“Sua boca era justa, mas o seu coração não era correcto?
“Sua boca era sim e seu cora¬ção não?..."

O conhecimento do pecado (transgressão) já era estabelecido muito antes da Lei de Moisés.

Assim a lei em si, não é pecado e nem é morte espiritual, pois emana da mente e da vontade de um Deus puro, amor, bondade e justiça, virtudes que quis introduzir e induzir pela lei num mundo pecaminoso pelo ministério Levítico, sendo assim a lei a manifestação de Seu santíssimo carácter. Assim tanto os judeus como aqueles que eram influenciados por eles à observância da lei,
uma vez sinceros e persistentes no amor a Deus e a Sua Lei, passavam a ser assimilados pelo carácter de Deus - O AMOR


Desculpe-me, mas o Velho Testamento que leio é bastante diferente do teu... (nem quero entrar em detalhes).

David de Oliveira, se por Jesus Cristo nosso Senhor, como disseste, não temos mais que guardar a lei, isto quer dizer que o Senhor Jesus, permite hoje, que:
- adoremos outros deuses, sejamos idolatras, que matemos, que roubemos, que adulteremos, que violemos o sábado, que não honremos pai e mãe....e tudo aquilo que com excepção da lei cerimonial Ele mandava observar através da lei que do Monte Sinai deu ao Moisés?
Neste sentido, deixaram de ser estes actos pecado e você pode praticar todos estes actos, e ainda assim ter paz e o amor de Deus ou a Sua ira?


Essa alegação é tão infantil...
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1-2
Se não há nenhuma condenação para os que não andam pela Lei (é o que trata todo o capitulo), então quem anda pelo Espírito, não cometerá nenhuma transgressão, obviamente.

O problema do pecado ou transgressão foi realmente resolvido em Cristo.


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Dom 02 Set 2012, 10:39 am



aleluia! (Rom 7:12). Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Dom 02 Set 2012, 10:03 pm

De vez em quando alguém cita isoladamente, dentre vários versículos do capitulo 7 de Romanos, o versículo 12. assim: "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom".
Já é assunto pacificado entre os exegetas que entre os versículos 7 e 13 desse capítulo, Paulo descreve a sua vida passada sob a Lei de Moisés.
Antes do versículo 7, ou seja, do 1 ao 6, Paulo faz (para os judeus de seu tempo) uma analogia entre "a lei do marido e a esposa". A lei do marido representa a Lei de Moisés e a esposa representa os judeus.
Ele diz que quando o marido morre, a esposa está livre da Lei do marido e se casar com outro, não cometerá adultério. O que ele quis dizer com isso? Que os judeus estavam livres da Lei de Moisés, porque esta já estava morta e que deixando a lei de Moisés, os judeus não seriam adúlteros espirituais se "casassem" com outra Lei.
Vejam os versículos de 4 a 6:
Assim, meus irmãos (patrícios), também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7: 4 a 6.
Paulo tinha um método de escrever as suas epístolas chamado "diatribe": texto agressivo ou premeditadamente ofensivo para com um determinado interlocutor. Usualmente, Paulo divide os trechos das cartas, (o que chamamos hoje versículos), em analogias e outros em exemplos próprios de sua vida. Para algumas pessoas menos preparadas isso incorre em perigos de interpretações, pois se escolhem versículos isolados, parecerá contradições até banais do contexto geral do capítulo.
Nesse exemplo mencionado, poderá parecer que Paulo não diz "coisa com coisa". Ao mesmo tempo que induz os seus patrícios a migrar para um novo tipo de lei: "para que sejais de outro, (Jesus)", porque a Lei de Moisés é "carnal e prisioneira", Paulo, de uma forma inexplicável para os leigos, diz que a Lei de Moisés é "santa, e o mandamento santo, justo e bom".
Originalmente, suas cartas não continham capítulos e versículos. Assim que acaba o capítulo 7, no versículo 25, o tema continua no capítulo 8. Tanto o contexto do capítulo 8 como todo o livro aos Romanos, não concordam de maneira nenhuma com o espaço que ele usou (do 7 ao 13) para falar de sua vida anterior à sua conversão.


Estudem mais!!! leia leia leia








 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Dom 02 Set 2012, 10:58 pm

E, este aqui, o que você me diz?

Se, vós , contudo observais a lei régia segundo a escritura: Amarás o proximo como a tí mesmo, fazeis bem;
Se todavia, fazeis acpção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores.


Eu me deleito na lei do Senhor, como escreveu o salmista, mesmo não estando debaixo dela, graças a Jesus.

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Dom 02 Set 2012, 11:33 pm

gusto escreveu:E, este aqui, o que você me diz?

Se, vós , contudo observais a lei régia segundo a escritura: Amarás o proximo como a tí mesmo, fazeis bem;
Se todavia, fazeis acpção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores.


Eu me deleito na lei do Senhor, como escreveu o salmista, mesmo não estando debaixo dela, graças a Jesus.

Este é um ensinamento de Cristo aos judeus. Segundo as Escrituras, não só este, mas vários ensinos foram dados por Jesus aos judeus. Isso não nos importa em nada, pois segundo a própria Escritura, Cristo veio para cumprir a Lei durante a sua vida. A sua vida é o marco final da Lei de Moisés. Nem todos os ensinos são genéricos para todos, mas muitos são exclusivos para os judeus em sua falecida Lei.
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Lucas 16:16
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.Mateus 11:13
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro (Jesus).
Gálatas 3:19
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4
Mas, antes que chegasse o tempo da fé (depois de Jesus), nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Gálatas 3:23


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Dom 02 Set 2012, 11:40 pm

Deixe- me explicar:
Quem não aceita a justificação, isto é, ser tornado justo, pelo sacrifício de Cristo, ainda está debaixo da lei, sem outra alternativa a não ser esperar o juízo de Deus.

Já os que aceitaram o sacrifício de Cristo, passaram da morte para a vida, recebem gratuitamente a vida eterna.

Alegóricamente, isto é, para compreender o que Paulo ensinou na carta aos romanos, digamos que os nascidos de novo, não estão debaixo da lei, estão no mesmo nível dela, isto é, agora podem obedecê-la.

Explicando :

Os nascidos de novo foram tranportados do regime da carne (letra que mata), para o regime do Espírito (graça).

Porisso ele disse que os que estão na carne não podem obedecer a lei de Deus.

E também, a lei é espiritual, e eu carnal. Porisso faço o que não quero, isto é, no meu homen interior tenho prazer na lei de Deus, mas nos meus membros outra lei, que guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.

No homem carnal, o Saulo fariseu: desventurado homem que sou ! quem me livrerá do corpo dessa morte ?

No homem Espiritual, o novo Saulo, agora Paulo: Graças a Deus por Cristo Jesus, que me livrou da lei do pecado e da morte.

Graça irmãos, graça, só louco não aceita. aleluia!


1 João 4:6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.       

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Graça sem lei ou a lei pela graça?

Mensagem por miguel varandas em Seg 03 Set 2012, 10:25 am

David de Oliveira, graça e paz em nome do SENHOR JESUS!

Eu dissera:

David de Oliveira, se por Jesus Cristo nosso Senhor, como disseste, não temos mais que guardar a lei, isto quer dizer que o Senhor Jesus, permite hoje, que:
- adoremos outros deuses, sejamos idolatras, que matemos, que roubemos, que adulteremos, que violemos o sábado, que não honremos pai e mãe....e tudo aquilo que com excepção da lei cerimonial Ele mandava observar através da lei que do Monte Sinai deu ao Moisés?
Neste sentido, deixaram de ser estes actos pecado e você pode praticar todos estes actos, e ainda assim ter paz e o amor de Deus o
u a Sua
ira?

E voce irmão respondeu-me

Essa alegação é tão infantil...
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1-2



Acho, que o irmão, é tão adulto, que mesmo assim ignora os versos de Romanos 8, que dizem que os que não guardam a lei de Deus, é que são carnais, e pois isso são inimigos de Deus e não são guiados pelo Seu Espírito:


Romanos 8: 5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; 8 e os que estão na carne não podem agr
adar a
Deus

Você ainda disse:

Se não há nenhuma condenação para os que não andam pela Lei (é o que trata todo o capitulo), então quem anda pelo Espírito, não cometerá nenhuma transgressão, obvi
amente.

Não torça as palavras de Paulo, as Palavras de Deus, porque todo o capítudo diz que só andam no Espírito, aqueles que obedecem a Deus, observando a lei.

Por outro lado, como disse o irmão se
" quem anda pelo Espírito não cometerá nenhuma transgressã
o o
bviamente"
, porque a necessidade do ministério sacerdotal do SENHOR JESUS no santuário Celestial? Não é porque mesmo que se tenha nascido pelo Espírito e se ande nEle, o cristão ainda está sujeito a pecar?

I João 1: 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não
está e
m nós.

A Palavra nos diz, que aquele que tenha morrido e ressuscitado com Cristo através do baptismo, tem ainda que vencer a velha natureza pecaminosa pela fé por meio da graça, por um processo gradual e progressivo - a santificação:

Colossenses 3:1-14

Exortação à santidade e ao amor fraternal

1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 7 nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; 8 mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; 9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. 12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo d
a perfe
ição.


O objectivo da santificação, é levar o cristão a ser semelhante ao SENHOR Jesus, no carácter e nas obras, andar como Ele andou enfim:

O amor fraternal

I João 2:3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 6 aquele que diz estar nele, também deve andar co
mo ele
andou

Por outro lado, se o irmão David oliveira, é dos que andam no Espírito e por isso não condenável diante de Deus, gostaria simplesmente que disse-nos tal como o Senhor Jesus, que você não tem pecado:

João 8:46 - Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que
não cre
des?

Mas se for de outra maneira, e tal como todos os demais homens, irmão David de Oliveira, você terá que comparecer perante o tribunal de Deus, cujo Juiz será o Senhor Jesus, e como tal, todo o julgamento, é feito com base em uma lei, servindo o mesmo para ilibar e justificar ao inocente e justo, ou culpar e condenar o infractor e malfeitor. Assim, Deus também julgará a cada um segundo as suas obras, pela Sua Lei, a uns justificará e a outros condenará:

Romanos 14:10 - ...Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 - Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 12 - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

II Corintios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

João 12:47 - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 48 - Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

Romanos 2:5 - Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; 6 - O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 - A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 8 - Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; 9 - Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; 10 - Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; 11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. 12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser j
ustific
ados.

Portanto querido irmão, sem ser infantil, tão simplesmente na luz graciosa da PALAVRA DE DEUS, e no AMOR do SENHOR, exorto-o a atender o que Deus diz na Sua Palavra:

Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Eclesiastes 12:13 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. 14 - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, que
r seja
mau.


Deus o abençoe e guarde

Miguel Varandas

miguel varandas
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
flag : Angola
Data de inscrição : 19/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Seg 03 Set 2012, 11:53 am

A lei e os profetas duraram até João (...); Lucas 16:16

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.Mateus 11:13

Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; Gálatas 3:19

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4

Mas, antes que chegasse o tempo da fé (depois de Jesus), nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Gálatas 3:23

Eu tenho respondido a tudo, mas parece que você não quer entender. Agora vamos nos concentrar nesses cinco versículos.
Enquanto não resolvermos esses problemas não vamos progredir em nada.


A bola está com você. Se não aceita essas afirmações, faça um comentário sério, contestando cada um desses versículos ou então não temos mais conversa.
Por favor, seja honesto...










 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 12:52 pm

Mas o fruto do Espírito é; amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. contra essas coisas não há lei.

As obras da carne, são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, disenções, facções, invejas, bebidices, glutonarias e coisas semelhantes a essas, como já outrora vos preveni, que não herdarão o Reino de Deus os que tais coisas praticam.

Portanto, se você se enquadrar num desses adjetivos aí, certamente você está debaixo da lei. Ela é prá você.

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Seg 03 Set 2012, 1:52 pm

Vamos nos ater nesses cinco versículos. Se não resolvermos essa questão, não adianta querer ir em frente.

A lei e os profetas duraram até João (...); Lucas 16:16

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.Mateus 11:13

Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; Gálatas 3:19

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4

Mas, antes que chegasse o tempo da fé (depois de Jesus), nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Gálatas 3:23



 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Seg 03 Set 2012, 2:56 pm

O Novo Testamento afirma que há dois caminhos a seguir. O caminho dos mandamentos "carnais, ou da carne" ou "caminho que leva à morte", que corresponde ao instituto da Lei de Moisés e o caminho do "Espírito", da "fé" ou "da liberdade da consciência", que é o caminho da salvação por Jesus Cristo.

Porque, quando (nós judeus) estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5
Aqui é o trecho em que Paulo instrui os judeus (esposa) a "casar" com Jesus e esquecer o antigo "marido" morto (lei).

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3
Quando Paulo estava longe daquela Igreja, alguns "viúvos da Lei" (judeus judaizantes) pertubavam os novos crentes a não largarem os mandamentos carnais, assim como ainda hoje acontece.

Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:3
Paulo diz categoricamente que "Quem estava na lei, estava em pecado e vindo Cristo, esses pecados foram condenados por ele, visto a impossibilidade da le".

Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Filipenses 3:4
Aqui é o testemunho de Paulo. Ele cita o tempo em que estava na lei (carne), como um grande fariseu.

Entre os quais todos nós (judeus) também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3
Paulo se coloca em igualdade com os gentios no tempo em que estava "nos desejos da carne" (lei), antes da conversão a Jesus.


Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Hebreus 7:16
Jesus não se tornou sacerdote pela lei mandamento carnal (lei de Moisés).

Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4
Paulo diz que nós, que não vivemos segundo a carne ( lei ), cumprimos a justiça da lei (e não aqueles que vivem na lei).

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9
Carne e Espírito! Carne é lei e quem está na lei não é de Cristo.

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15
A lei dos mandamentos de ordenanças é inimizade! Toda pessoa que ainda persistir na lei, torna-se inimigo de quem não está.

Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. Hebreus 9:10
O tempo da correção se concretizou em Cristo para aqueles que queriam se justificar na carne (lei)..

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.Romanos 8:1
Não há condenação justamente para quem não vai pela lei, que é "segundo a carne", mas segundo quem vai pelo Espírito. Condenados são aqueles que não transgridem a Lei e o segredo é não ir por ela.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13
Aqueles que se livraram da Lei são os que foram chamados à liberdade. Obviamente a Lei é escravizante.


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 7:10 pm

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça.

E daí, haveremos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça ? De modo nenhum. (Rom 6:14,15).



Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a trangressão da lei. (1° Jo 3:4).

A lei é para os trangressores, pois não se promulga leis para justos.

Bem aventurado o homem, a quem o Senhor, não imputa pecado. aleluia!

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por David de Oliveira em Seg 03 Set 2012, 7:26 pm

gusto escreveu:Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei; porque o pecado é a trangressão da lei. (1° Jo 3:4).


Qual é essa lei que o apóstolo se refere em todo esse capitulo? A lei do AMOR! Não somente nesse capítulo, mas em toda a sua obra, joão não se cança de enaltecer o amor.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4:18

Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 1 João 4:12

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. 1 João 2:5

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 1 João 3:17

Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 1 João 4:9

Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 1 João 4:17

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 1 João 2:12

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 1 João 4:21

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1 João 3:1

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 1 João 5:1

Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 1 João 2:10

Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. 1 João 3:14

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10











 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 8:00 pm

Não há amor fora da lei do Senhor;

A lei só nos mostra quem realmente somos;

A lei é o espelho;

A lei mostra o pecado;

O pecado separa o homem de Deus, porque Deus é santo;

A graça liberta o homem do pecado.

A graça te livra da ira vindoura;

Antes éreis escravos do pecado, agora sois escravos de Cristo. aleluia!

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por Ed em Seg 03 Set 2012, 8:21 pm

Tem pessoas que gostam mesmo é de estar sob o jugo da lei antiga de Moisés...

Eu sugeriria a estes usarem túnicas da época... :risadinha:

Eu, no entanto estou na Graça de uma Nova Aliança, a que está em vigor. Wink

Como diz as Escrituras: Gal 5:4 - Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. eba





::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3090 dias de existência com 226232 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 8:24 pm

Ed escreveu:Tem pessoas que gostam mesmo é de estar sob o jugo da lei antiga de Moisés...

Eu sugeriria a estes usarem túnicas da época... :risadinha:

Eu, no entanto estou na Graça de uma Nova Aliança, a que está em vigor. Wink

Como diz as Escrituras: Gal 5:4 - Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. eba





::
E você precisa entender a diferença entre justificação e salvação.

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9957
Idade : 46
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Graça sem a lei ou a lei pela graça?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:04 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 23 1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum