.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
69 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Justo, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez - 14:49
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Festa Pagã no meio evangélico!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interroga??o Festa Pagã no meio evangélico!!!

Mensagem por Ariel Marques em Sab 25 Ago - 15:09

A Paz do Senhor Jesus a todos!!!

Sou Ariel Marques...meu primeiro tópico aqui no fórum!!! :risadinha:

Gostaria de abordar um tema que bastante me incomoda...Festas Pagãs no meio evangélico....nesta oportunidade estarei tratando de uma festa em especial..."FESTA JUNINA" ou "FESTA DA ROÇA" no meio gospel!!!

Pois bem,pesquisando sobre a origem apenas constatei o que já imaginava!!!!

A Festa junina é uma festa pagã ou seja politeísta(admite ou adora mais de um deus)...introduzida no Brasil pelos portugueses na época da colonização...porém o surgimento dela foi no período pré-gregoriano como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra,às boas colheitas,etc!!!
Estas festas eram conhecidas como Joaninas pelo fato de homenagear João Batista-primo de Jesus-assim passando a ser uma comemoração católica..destinada a Saõ João,São Pedro e Santo Antônio!!
A quadrilha é uma dança de agradecimento aos santos...note que assim como no candomblé..até mesmo nas tribos indígenas que também usam danças direcionadas aos seus deuses..a quadrilha de nada difere...é uma dança com movimentos ensaiados...sempre executados da mesma forma...ou seja é um ritual!!!

Note também que a festa junina é comemorada por espíritas,macumbeiros,católicos e tantos outros de várias religiões!!!

Partindo do princípio bíblico que é o que mais importa...podemos constatar!!

O primeiro mandamento dado por Deus é que Ele seja reconhecido e amado como único Deus. O segundo mandamento condena qualquer manifestação de veneração aos ídolos: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás”, Êx 20.1-6.

A veneração aos santos forma o pano de fundo das manifestações populares nas festas juninas.
TUdo que é feito é voltado ao santo.
Exemplo: a confecção de bolos enormes, que exige muitas pessoas trabalhando e muitos donativos, vendidos no dia de Santo Antonio, contém em seu interior medalhas do santo. Quem conseguir encontrar uma medalha no pedaço que adquiriu, terá sorte no amor, conseguirá um noivo ou alcançará melhoria no seu casamento.

O costume dessas festas é religioso e movido pela tradição romana. Por mais que elas tragam brincadeiras que agradem principalmente as crianças, o perigo é que as tradições e costumes possam entrar na vida dos pequeninos e eles entenderem como normal aquilo que a Palavra de Deus reprova. Observe o que Paulo escreve: “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa
sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”, Cl 2.8. A Bíblia relata como o povo de Israel sofreu duros castigos ao assumir os costumes de povos que o próprio Deus pediu para não se envolver com eles (Jr 7.16-23).

Precisamos tomar cuidado com tanta permissividade no meio evangélico...muitos se acostumam tanto com as práticas admitidas e não reparam que deixaram de seguir a Palvra de Deus...nossa regra de fé e prática.
Hj encontramos muitos cristãos sem desejo de ler a Palavra de Deus!!!!

Além de desagradar ao Senhor com a prática das festas juninas, o participante das mesmas O entristece pelo fato de satirizar pessoas pelas quais Jesus deu a Sua vida, no caso, o homem do campo, tão importante dentro da nossa economia, já que o Brasil é o maior país agrícola do mundo. As Festas Juninas humilham as pessoas do campo; o caipira, quando não é banguela é desdentado, seu andar é torto, ele é corcunda por causa da enxada, a botina é furada, suas roupas são rasgadas e remendadas, um pobre coitado.

A Bíblia diz: “Quem caçoa do pobre insulta a Deus, que o fez”, Pv 17.5.

Seria estratégia???
Muitos dizem que tem alcançado vidas através destas comemoração...será mesmo??
Me parece que muitos estão com medo de ir ao inferno mas não querem largar seus desejos ou aquilo que fazem no mundo e quando encontram uma oportunidade..aproveitam!!!
O Povo de Deus tem que ser diferente...em tudo...principalmente em suas atitudes...isso implica em suas comemorações!!!

Seria falta de conhecimento????
Acredito que não....até sabem...mas ignoram!!!

Seria satisfação do velho homem???
Bem...se for...é sinal que nunca tiveram um encontro com Cristo...pois aquele que tem Cristo em sua vida escolhe fazer Sua Vontade mesmo que o velho homem(pecado) se levante!!!!

Afinal...o que vc pensa sobre isso???

Grato pela atenção!!!

Ariel Marques!!

positivinho

Ariel Marques
Barro
Barro

Número de Mensagens : 5
flag : Brasil

Interroga??o Re: Festa Pagã no meio evangélico!!!

Mensagem por Ariel Marques em Sab 25 Ago - 17:11

Se sintam `vontade para comentar!!! Wink

Ariel Marques
Barro
Barro

Mensagem por gusto em Sab 25 Ago - 17:52

Diz que tem até carnaval evangélico.

Difícil comentar sobre essas coisas, pois o amor está sendo confundido com respeito humano.

Ah, é tudo tão bonito, dizem, você só enxerga o lado ruim das coisas.

...Então o consultaram dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e não te deixas levar por respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. (Lc 20:21).

Temos que imitar o nosso mestre. A verdade acima de tudo.

.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10511

Mensagem por Mary em Sab 25 Ago - 18:25

isso ai é um dos costumes da igreja renascer em cristo.

toda semana é festa da pipoca,pizza,mça do amor e show de rock para jesus. e muita pegação dentro da igreja . :risadinha:

eu sei porque vi de perto.... oh my

até samba eles dançam em cima do altar. :risadinha:

e a igreja quandrangular segue a risca isso...

Negativo

Última edição por mary jane em Sab 25 Ago - 19:26, editado 1 vez(es)

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6)  

Eu não vim chamar os justos, mais sim,os pecadores ao arrependimento (Marcos 2:17)

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(João 14:26)

Mary
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1743

Mensagem por Guilherme em Sab 25 Ago - 19:21

Eu nao gosto muito da ideia porque certas expressoes culturais promove e alimenta as mentes com lascivia e desejo sexual. E esse mecanismo e feito naquele lugar fisico que se propoe a Adorar o Altissimo.
Nao da.
Aqui nao e uma questao de proibir, mas de evitar essa mistura. Isso e algo pessoal tambem. Acho que tem lugar certo pra sambar pra forro. Se voce quiser ir, va. Mas ai a responsabilidade de estar ali e ser santo e tua. O apostolo Paulo diz para todos irem ao mercado e comer de tudo. Nao vamos fazer algo sujo o que Deus criou. No caso, a arte, a musica a alegria. Mas quem disse que a maioria das pessoas vao para um baile de carnaval e mesmo para um forro, so para se divertir sem maldade? E mesmo que haja muitos, aquele numero vai diminuir muito depois de ver aqueles shortinhos e todo o resto do pacote. Eu nao acredito nessa criacao de uma copia carbono do sistema que vivemos. Estamos no sistema mas nao pertencemos a ele. O que tentam fazer e manter a galera no sistema por pura jogada politica (nao da pra espantar a galera da igreja ne?). Ai fica a reflexao. Se vai "espantar", entao a igreja nada mais e do que mais um lugar para entretenimento. Enfim, as Escrituras parecem nos orientar para nao sermos tirados do mundo mas nao pertencer a ele, comungar dos mesmos valores. A igreja deveria atrair a galera por outras coisas. Por ali ser um lugar de curar as feridas, de dar proposito a vida, de unir familias, de evitar divorcios e construir um relacionamento sensacional, deveria ser um lugar onde as pessoas contam suas dificuldades de homem de carne e osso sem medo de censura. Deveria ser um lugar de orientacao e apoio para aqueles que decidiram nao abortar (apoio financeiro, psicologico, ate para adocao); ou para aquelas que abortaram (apoio psicologico, etc). Mas nesses nossos dias de hemisferio ocidental e ainda mais Brasil.... acho impossivel termos essa igreja.
xxxxx
Como Paulo, eu vou ao mercado e como de tudo. Pipoca, arroz doce....a questao de se saber que o que se faz e uma adoracao ao diabo ai que esta o problema. Quando as pessoas vao para a festa junina, muita gente nao sabe da "tradicao paga" e nem se fica refletindo sobre isso com o quentao na mao.......por isso, qdo se vai para a festa junina, vai para se divertir e so. Se formos analisarmos a origem das coisas teriamos que sair deste mundo. Deveriamos entao ter um calendario so para crente. Sim, porque o nome dos meses do nosso calendario sao deuses romanos. Assim, nao e so a arvorezinha de natal, mas os meses, os dias da semana, as origens da microsoft, etc. Nao da. Teriamos que nos mudar pra lua. "Nao peco que os tire do mundo....."

Guilherme
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1332
flag : Israel

Mensagem por Ariel Marques em Sab 25 Ago - 23:54

gusto escreveu:Diz que tem até carnaval evangélico.

Difícil comentar sobre essas coisas, pois o amor está sendo confundido com respeito humano.

Ah, é tudo tão bonito, dizem, você só enxerga o lado ruim das coisas.

...Então o consultaram dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e não te deixas levar por respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. (Lc 20:21).

Temos que imitar o nosso mestre. A verdade acima de tudo.

.

Concordo Gusto...temos que imitar o nosso Mestre!!

A respeito do carnaval...é uma triste realidade...no Estado onde moro vejo muito disso...como já diz o CARNAVAL É A FESTA DA CARNE....que Deus tenha misericórdia!!!

Ariel Marques
Barro
Barro

Mensagem por Ariel Marques em Dom 26 Ago - 0:05

mary jane escreveu:isso ai é um dos costumes da igreja renascer em cristo.

toda semana é festa da pipoca,pizza,mça do amor e show de rock para jesus. e muita pegação dentro da igreja . :risadinha:

eu sei porque vi de perto.... oh my

até samba eles dançam em cima do altar. :risadinha:

e a igreja quandrangular segue a risca isso...

Negativo

Mary Jane...isso me revolta...banalizam a Casa de Deus...fazem tais coisas como se fossem normais....pessoas assim não são convertidas e sim CONVENCIDAS!!!!
Que diferença esse templo tem de uma casa de show???
Nada tenho contra Rock ou Samba...até gosto...porém a Casa de Deus é um lugar de Adoração não é verdade???
Não querem largar o mundo...digo com convicção em lugares assim o Espírito de Deus não pode habitar pois as trevas não tem comunhão com a luz!!!

Obrigado pelo seu comentário!!!
A PAz do Senhor Jesus!!!!

Ariel Marques
Barro
Barro

Mensagem por Ariel Marques em Dom 26 Ago - 0:20

Guilherme escreveu: Eu nao acredito nessa criacao de uma copia carbono do sistema que vivemos. Estamos no sistema mas nao pertencemos a ele. O que tentam fazer e manter a galera no sistema por pura jogada politica (nao da pra espantar a galera da igreja ne?). Ai fica a reflexao. Se vai "espantar", entao a igreja nada mais e do que mais um lugar para entretenimento. Enfim, as Escrituras parecem nos orientar para nao sermos tirados do mundo mas nao pertencer a ele, comungar dos mesmos valores. A igreja deveria atrair a galera por outras coisas. Por ali ser um lugar de curar as feridas, de dar proposito a vida, de unir familias, de evitar divorcios e construir um relacionamento sensacional, deveria ser um lugar onde as pessoas contam suas dificuldades de homem de carne e osso sem medo de censura. Deveria ser um lugar de orientacao e apoio para aqueles que decidiram nao abortar (apoio financeiro, psicologico, ate para adocao); ou para aquelas que abortaram (apoio psicologico, etc). Mas nesses nossos dias de hemisferio ocidental e ainda mais Brasil.... acho impossivel termos essa igreja.

COm toda a certeza Guilherme.......a igreja hj tem sido um lugar de entretenimento!!!!
Como vc mesmo disse ela,a igreja,deveria atrair as pessoas por outras coisas!!

Os incrédulos tem que desejar ser como nós cristãos,viver como nós vivemos...se é necessário agirmos como eles para os atrair..é sinal que não refletimos o Brilho do Espírito Santo!!!

Ariel Marques
Barro
Barro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:48

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: