.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
82 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 79 Visitantes :: 2 Motores de busca

Eterna, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Um ateu tem alguma razão específica para não fazer coisas ruins?

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Um ateu tem alguma razão específica para não fazer coisas ruins?

Mensagem por ademar em Qui 27 Set 2012, 8:59 am

E levantar falso testemunho não é um crime?

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Número de Mensagens : 184
flag : Brasil

http://verdadesdistintivas.blogspot.com

Mensagem por ademar em Qui 27 Set 2012, 9:02 am

youtube.com/watch?v=yiJS7XQN4LE&feature=player_embedded

Aqui onde vai te levar a sua bondade...

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por E.Ramos em Qui 27 Set 2012, 9:43 am

O Questionador escreveu:
Alfredo Bernacchi escreveu:Você tem razão...

"Ateu faz o que quer, dentro de que lei? Dos homens? Ahan...sei...Ordem? Sem Deus?? Sem Deus não há ordem meu amigo! Tanto que a teoria dos ateus para a criação é o caos!! Quem parte de um princípio caótico quer o que da vida??"

Já havia me esquecido...
Sou um bandido homicida, estuprador de velhinhas, ladrão de banco chefe de quadrinha... E adoro sequestrar criancinhas para vender os órgãos... Lembrei agora...

Qualquer religioso, que abre uma igreja não tem boas intenções. É que a Palavra subiu-lhe à cabeça. A palavra Ouro, muito encontrada na Bíblia...

Pois é Alfredo, finalmente parece que concordamos em algo.

A impressão que eu tenho quando vejo um religioso dizendo que "sem Deus o homem não terá restrições para o mal" ou algo do tipo é que ele na verdade está dizendo: "por favor, preciso de uma rédea na minha vida se não virarei um criminoso". :risadinha:

...:risadinha:...é inegável, todos os padrões morais e suas variações em formas de Lei, chegaram à nós(pais, avós, tataravós,tatata---) sendo originadas no temor e/ou obediência aos mandamentos divinos.Se tudo começasse de outra forma poderia ser diferente, mas por um "acaso" somos um resultado dessa história.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por camurgo em Ter 09 Out 2012, 5:41 pm

ademar escreveu: Assim, tudo bem eu dizer que alguém que não crê em Deus, seja qual for o motivo dele, está errado. É minha opinião.

É apenas uma opinião... ou uma verdade absoluta?

Uma pergunta, qual critério você usar para provar que as outras religiões são falsas? Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Xintoísmo, etc. Eles também argumentam que o mundo ao redor deles é prova de que os mitos de criação deles são reais. Eles também têm experiências pessoais subjetivas que, de acordo com eles, comprovam que suas divindades e/ou preceitos sãos verdadeiros. Eles também tem códigos morais, etc. Não sei se você sabe, mas apenas 32% da população mundial é cristã, quer dizer, a 'verdade' do cristianismo não é uma coisa tão óbvia assim pra muita gente e nem universalmente aceita.

Você é cristão porque nasceu num país de maioria cristã. Se tivesse nascido na Índia seria hindu, se tivesse nascido no oriente médio seria muçulmano, e por aí vai. Estranho como tantas pessoas nesse mundo parecem tão certas de possuírem a "verdadeira verdade", que lhes foi conferida por um mero acidente geográfico (o lugar onde nasceram). Mas todos não podem estar certos ao mesmo tempo, pois creem em coisas absolutamente incompatíveis. Nem mesmo dentro do cristianismo todos podem estar certos. Mas todos acham que estão..., mesmo isso sendo impossível.

camurgo
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 23

Mensagem por camurgo em Ter 09 Out 2012, 5:55 pm

E.Ramos escreveu:...:risadinha:...é inegável, todos os padrões morais e suas variações em formas de Lei, chegaram à nós(pais, avós, tataravós,tatata---) sendo originadas no temor e/ou obediência aos mandamentos divinos.Se tudo começasse de outra forma poderia ser diferente, mas por um "acaso" somos um resultado dessa história.
Isso na nossa cultura, que é cristã. Mas e nas outras culturas como por exemplo a chinesa e a indiana?
Eu, sendo o sujeito sem fé que sou, tenho uma hipótese diferente pra essa questão. Algumas religiões, em seus primórdios, cooptam nossos valores morais pre-existentes e os "redefinem" como vindos de Deus. E depois de algum tempo quando todos no determinando grupo/povo internalizaram essa "verdade", a religião vigente pode declarar tranquilamente que "não existe moral sem Deus, porque obviamente a moral veio de Deus, porque se não tivesse vindo dele ela não existiria, mas como existe só pode ter vindo de Deus". O chamado argumento circular...

camurgo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por ademar em Qua 10 Out 2012, 8:40 am

Uma pergunta, qual critério você usar para provar que as outras religiões são falsas? Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Xintoísmo, etc. Eles também argumentam que o mundo ao redor deles é prova de que os mitos de criação deles são reais. Eles também têm experiências pessoais subjetivas que, de acordo com eles, comprovam que suas divindades e/ou preceitos sãos verdadeiros. Eles também tem códigos morais, etc. Não sei se você sabe, mas apenas 32% da população mundial é cristã, quer dizer, a 'verdade' do cristianismo não é uma coisa tão óbvia assim pra muita gente e nem universalmente aceita.

Você é cristão porque nasceu num país de maioria cristã. Se tivesse nascido na Índia seria hindu, se tivesse nascido no oriente médio seria muçulmano, e por aí vai. Estranho como tantas pessoas nesse mundo parecem tão certas de possuírem a "verdadeira verdade", que lhes foi conferida por um mero acidente geográfico (o lugar onde nasceram). Mas todos não podem estar certos ao mesmo tempo, pois creem em coisas absolutamente incompatíveis. Nem mesmo dentro do cristianismo todos podem estar certos. Mas todos acham que estão..., mesmo isso sendo impossível.

Desde quando a maioria é prova do que é verdadeiro ou melhor? A política está aí para provar...Olhando para as tendencias do ser humano é fácil perceber os caminhos a seguir. naturalidade ou nacionalidade também não são desculpas para viver uma mentira, já que o evangelho é pregado em todo o mundo, por pessoas ou pelos próprios anjos de Deus. Deus fala de muitas maneiras, inclusive pelas próprias obras de Sua criação. E achar que está certo é uma coisa, e estar certo é outra completamente diferente, mas o pior é ter certeza do erro, e o fruto disso é o rancor, quando o indivíduo não tem bom caráter para se converter dos seus maus caminhos. Ao invés de aceitar, fica dando murro em ponta de faca, deixando o próprio egoismo arruinar a possibilidade de mudança. É triste, mas o Espírito Santo está sendo retirado da Terra, e se cumprirá o que está escrito:

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
Apocalipse 22:10-12

Quem tem o Espírito Santo, tem a verdade.

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por camurgo em Qua 10 Out 2012, 10:22 am

ademar escreveu:Desde quando a maioria é prova do que é verdadeiro ou melhor? A política está aí para provar...
Concordo, só quis dizer que existem muitas outras crenças pelo mundo afora, que a maioria das pessoas descarta sem jamais tê-las analisado pra valer antes. A maioria das pessoas de fé nascidas dentro de outras culturas religiosas agem exatamente como a maioria dos cristãos, acreditam estar certos e pronto acabou.
ademar escreveu:naturalidade ou nacionalidade também não são desculpas para viver uma mentira,
Concordo... não é, ou pelo menos não devia ser.
ademar escreveu:E achar que está certo é uma coisa, e estar certo é outra completamente diferente, mas o pior é ter certeza do erro, e o fruto disso é o rancor, quando o indivíduo não tem bom caráter para se converter dos seus maus caminhos.
Pelo que eu entendi, a ideia que você colocou aqui é de que que quem não crê no deus judaico-cristão é automaticamente uma pessoa sem bom caráter.. é isso?

Isso não é verdade, não pode ser verdade, e própria história do mundo demonstra isso. Não exatamente os relatos contidos na bíblia, mas a história de todos os outros povos dessa terra. A maioria das pessoas independente de nacionalidade, religião ou cor da pele, possuem uma consciência, possuem empatia, reconhecem injustiça, reconhecem bondade, amam, sofrem, sonham.
Somos todos humanos, e posso ter entendido seu texto errado, mas essa sua pregação passa-me a impressão de que todos que não se forçam a tentar aceitar essa "verdade", não podem ser boas pessoas, não podem ter caráter. E isso, com o perdão da palavra, é um completo absurdo.

Pra mim ser uma boa pessoa não tem nada a ver com qual deus se acredita ou não se acredita.

camurgo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por ademar em Qua 10 Out 2012, 10:48 am

Pelo que eu entendi, a ideia que você colocou aqui é de que que quem não crê no deus judaico-cristão é automaticamente uma pessoa sem bom caráter.. é isso?

Isso não é verdade, não pode ser verdade, e própria história do mundo demonstra isso. Não exatamente os relatos contidos na bíblia, mas a história de todos os outros povos dessa terra. A maioria das pessoas independente de nacionalidade, religião ou cor da pele, possuem uma consciência, possuem empatia, reconhecem injustiça, reconhecem bondade, amam, sofrem, sonham.
Somos todos humanos, e posso ter entendido seu texto errado, mas essa sua pregação passa-me a impressão de que todos que não se forçam a tentar aceitar essa "verdade", não podem ser boas pessoas, não podem ter caráter. E isso, com o perdão da palavra, é um completo absurdo.

Pra mim ser uma boa pessoa não tem nada a ver com qual deus se acredita ou não se acredita.

O ser humano só é bom se estiver ligado a Cristo. Qualquer um, hindu, budista,ateu, que seja, pode praticar boas obras e não ser bom, como o jovem rico da passagem Bíblica. A única verdade harmônica e perfeita vem do Deus criador.
Sobre a justiça dos povos não cristãos, são baseadas em leis, que não são justas. O mundo não é injusto porque Deus diz, mas Deus diz porque é injusto.
Na verdade, a negação da verdade é um esforço muito maior do que a aceitação. Quem quiser consegue resistir ao Espírito Santo.
Se sem Deus não há vida, como vai haver bondade? É UMA ILUSÃO pensar que o que fazemos de bom vem de nós mesmos. Negar esse fato é forçar a não aceitar a verdade. Existe um grande conflito entre Jesus e Satanás, e devemos escolher um lado, só havendo dois.
Eu acredito que vc chegará lá um dia, e vamos nos ver lá no céu, não porque fizemos mais bondades do que maldades, mas porque aceitamos a salvação, pela fé na verdade, e isso transforma nossa vida e nos capacita para a eternidade com Deus.

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Qua 10 Out 2012, 12:58 pm

Meus amigos vou lhes dar um exemplo vivo e incontestável de que o homem não precisa ser um dependente de estórias divinas para ser correto, honesto e verdadeiro. EU... Eu mesmo!
Sou ateu há uns 15 anos. Devo a minha boa educação aos meus pais, logicamente. Minha mãe era evangélica e espírita, minha aó, mãe dela era católica e o meu pai não era muito chegado, mas houve um tempo que mexeu com espiritismo, vindo da mãe dele.
Eu desde criança, simplesmente abominava essas coisas. Achava ridículo a minha avó pedindo a Sto Antônio para ajudá-la a encontrar o carretel de linha...
Lembro-me que entre 8 e 10 anos, certa vez me pendurei pela pontinha dos pés e desafiei: - Deus, se você existe, prove, me derrubando daqui!... - Claro que não aconteceu nada. Mas isso prova que eu nunca me deixei envolver profundamente por essas crendices. Eu era cético de nascença.
Durante a minha vida, até os 50 anos, quando religioso, fiz coisas boas e ruins, cometi erros e acertos, como qualquer um faz. Depois de ateu isso não mudou muito, porém uma maior responsabilidade nos meus atos aconteceu, justamente por eu ser ateu, e não queria que as pessoas pensassem: - Está vendo? É Ateu! só faz coisa errada!... rsrsrs.

O acontece hoje? tenho 71 anos, sou chefe da minha família, mulher e dois filhos da minha esposa atual, e mais um filho que vive nos EUA da 1ª esposa.
Vivemos honestamente, não temos passagem na polícia, não devemos nada a ninguém, podemos viver de cabeça erguida, orgulhosos de nossas conquistas, (além das financeiras), vivemos em paz e harmonia, temos amor amizade e respeito uns pelos outros. Somos bem quistos na família e na vizinhança, somos prestativos e caridosos (ajudamos os outros quando possível). Diria que temos uma vida irrepreensível! Nossas fotos estão na Internet, Eu tenho 850 só no Facebook, minhas e da minha família, não escondemos a nossa cara nem o nosso nome próprio, e no entanto todos somos ateus.

Agora vocês metam o pau! Malhem mesmo!... Falem besteira! Botem pra fora o lixo que vocês tem na cabeça sobre os ateus!... Se eu não fosse modesto, diria em alto e bom som: SOU MELHOR DO QUE QUALQUER UM AQUI! Tenho certeza disso, porque ninguém pode ser melhor do que eu! Com mais moral, mais decência, mais vergonha, mais honestidade, mais caráter, mais amor no coração. Nem a Madre Tereza de Calcutá!...

abç.

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Número de Mensagens : 454

http://alfredobernacchifalandofrancamente.blogspot.com/

Mensagem por ademar em Qua 10 Out 2012, 2:04 pm

Sou ateu há uns 15 anos. Devo a minha boa educação aos meus pais, logicamente. Minha mãe era evangélica e espírita, minha aó, mãe dela era católica e o meu pai não era muito chegado, mas houve um tempo que mexeu com espiritismo, vindo da mãe dele.

Tá vendo? Alguma coisa de certo, que veio de DEUS, de algum princípio cristão,mesmo em meio a mentiras, vc aproveitou, e tem uma noção do que é correto, mesmo que vaga. Infelizmente não herdou modéstia rs. Vale lembrar ainda que, justamente por estas confusões religiosas que vc presenciou na infância é que ficou confuso quanto ao que é verdade e o que é mentira.

Saiba que entre 8 e 10 anos vc não faz coisas de nascença, mas de acordo com 8 a 10 anos de influencias, no seu caso, não muito coerentes.

Na verdade, conheço um rapaz que tem passagem pela polícia que é muito mais vitorioso que vc. Quem foi mais perdoado é mais grato. Esse é o abismo que separa um cristão de um ateu: O perdão genuíno. E isso impede o ateu de alcançar a excelência. Sem o amor (digo AMOR, e não sentimentalismo), não há vantagem em ser humano.

Sua vida irrepreensível? De acordo com qual lei? A dos ateus? É fácil ser irrepreensível de acordo com as próprias normas. Até Hitler pode assim ser.

Eu de forma nenhuma odeio ateu. È uma pessoa como eu. Mas eu odeio a mentira. E combato mesmo, com facilidade.E perceba que a luz em meio as trevas não pode ser ignorada.

O final é até engraçado. Infelizmente pra vc, seu mundo se resume a sua cabeça, e não passa de ilusão. È uma pena, tanta ignorância vindo de um senhor de 71 anos, onde a sabedoria ansiava em fazer morada, mas deu lugar ao orgulho. Oro por vc; onde há vida há esperança. Sad

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por camurgo em Qua 10 Out 2012, 5:23 pm

ademar escreveu:A única verdade harmônica e perfeita vem do Deus criador.
Se existe uma verdade harmônica e perfeita vinda desse criador, nenhum fiel nessa terra foi capaz de decifrá-la ainda. Esse fórum em si é um exemplo disso (mas certamente passa muito longe de ser o único exemplo), cristãos constantemente discordando sobre a correta interpretação de claras contradições da bíblia.
ademar escreveu:O mundo não é injusto porque Deus diz, mas Deus diz porque é injusto.
Se existe um deus criador onipotente, onisciente e que vê o futuro, ele poderia ter criado um universo de infinitas formas diferentes, mas teria escolhido criá-lo exatamente como é. Se o criou a sua própria imagem então certamente ele passa longe de ser perfeito. Sobre a opinião do próprio deus sobre esse mundo ser justo ou injusto, qualquer coisa que ele dissesse deporia contra ele, afinal essa seria sua criação...
Talvez você se sinta tentado a retrucar "E quem é você pra julgar a Deus?" Mas note que cristãos também o julgam, a diferença é que fazem todo tipo de malabarismo interpretativo pra ignorarem as partes bizarras da personalidade desse deus (com base no que está escrito na bíblia) para julgarem-no sempre positivamente.
ademar escreveu:Se sem Deus não há vida, como vai haver bondade? É UMA ILUSÃO pensar que o que fazemos de bom vem de nós mesmos. Negar esse fato é forçar a não aceitar a verdade.
Bom, essa é a sua crença ou opinião. Entenda que, se eu simplesmente aceitasse opiniões/afirmações apenas porque alguém as declara enfaticamente eu precisaria aceitar também as declarações dos hindus, dos budistas, dos jainistas, e por aí vai.

ademar escreveu:Eu acredito que vc chegará lá um dia, e vamos nos ver lá no céu, não porque fizemos mais bondades do que maldades, mas porque aceitamos a salvação, pela fé na verdade, e isso transforma nossa vida e nos capacita para a eternidade com Deus.
Aprecio o gesto de simpatia. Mas é absolutamente improvável que um dia eu venha a ter fé. Não é minha intenção ofender mas simplesmente expressar como vejo as coisas quando digo: Julgando pela bíblia, especialmente as atrocidades do velho testamento, o deus judaico-cristão é imoral, não haveria como eu seguir um deus desses. Se um dia eu viesse a crer em qualquer tipo de criador (o que como já disse, é improvável) certamente não seria o deus judaico-cristão.

Se tiver tempo, veja esse vídeo curtinho(feito por outro ateu) sobre a moral cristã. :p
http://www.youtube.com/watch?v=ITxT3EmExEU
Estou quase certo que você vai dizer que esse é outro ateu que não sabe interpretar a bíblia, mas enfim...

ps: não consegui fazer o vídeo aparecer dentro do comentário então vai só o link mesmo.

Última edição por camurgo em Qua 10 Out 2012, 6:38 pm, editado 1 vez(es)

camurgo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por oliveira leite em Qua 10 Out 2012, 6:36 pm

Alfredo Bernacchi escreveu:JÁ MOSTREI E JÁ PROVEI.
EU TENHO MUITAS RAZÕES PARA NÃO FAZER COISAS RUINS - ABRAÇOS

como exemplo a boa reputação, os amigos e a familia
compreendo
abç

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por oliveira leite em Qua 10 Out 2012, 6:39 pm

Camurgo escreveu:
Aprecio o gesto de simpatia. Mas é absolutamente improvável que um dia eu venha a ter fé. Não é minha intenção ofender mas simplesmente expressar como vejo as coisas quando digo: Julgando pela bíblia, especialmente as atrocidades do velho testamento, o deus judaico-cristão é imoral, não haveria como eu seguir um deus desses. Se um dia eu viesse a crer em qualquer tipo de criador (o que como já disse, é improvável) certamente não seria o deus judaico-cristão.

se voce o nega ,,,Ele te negará
se voce for infiel,,Ele permanece fiel (não pode negar a si mesmo :chapeu:
no que entendi,,você o nega

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por camurgo em Qui 11 Out 2012, 7:53 am

oliveira leite escreveu:

Eu não sei se interpreto corretamente o que as pessoas querem dizer quando usam esse termo 'negar a deus'. Já me disseram que negar a deus é negar a origem primária de tudo. Mas ora, a origem primária de tudo, se é que existiu mesmo, pode ser qualquer coisa, não precisa ser exatamente um deus pessoal (como o deus judaico-cristão).

O que eu quis dizer é que o deus ao qual os fieis geralmente atribuem toda sorte de qualidade é incompatível com o deus descrito na bíblia. Mas se ainda sim eu pensasse que um deus pessoal tivesse de existir, eu poderia resolver o dilema como muitos por aí, que dizem crer em um deus pessoal mas não na bíblia.
A única hipótese que considero razoável é a de um deus impessoal, como o dos deístas. Mas também não tenho motivos fortes pra crer que um deus assim exista, e mesmo se existir ele não se importaria com o fato de que eu não creia nele, afinal seria um deus indiferente.

camurgo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por ademar em Qui 11 Out 2012, 9:24 am

camurgo, saiba que: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

Portanto, ninguém deixa de ter fé em Deus porque não quer ou não gosta. Se vc ouvir a verdade terá fé, mas digo ouvir e não apenas escutar. Mesmo que vc não queira praticar, vc terá fé. Por isso bato na tecla que sem fé é impossível agradar a Deus, mas com fé e sem obras é impossível ser feliz, o que dizer então de agradar alguém.

Sobre o videozinho, não vi nada de mais, como todo ateu que quer aparecer...O pior é: como alguém quer provar que a Bíblia não faz sentido, considerando trechos da Bíblia como verdadeiros? Incoerente.

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por camurgo em Qui 11 Out 2012, 11:30 am

Sobre o vídeo, alguns trechos da bíblia foram considerados pelo autor como verdadeiros no sentido de que qualquer pessoa independente de fé reconheceria a validade daqueles trechos.

Sobre fé, talvez seja verdade que ninguém deixe de ter fé porque não quer ou porque não gosta. Mas penso que o inverso também é verdade, ninguém passa a ter fé porque quer ou porque lhe pareça algo aprazível.

Eu acho que o importante é que não decretemos que há algo errado com alguém seja por crer ou por não crer. Eu por exemplo, o máximo que eu poderia fazer é fingir que tenho fé, o que de certa forma foi o que eu fiz até o fim da adolescência, porque fé eu nunca tive.
Acho que chega a ser uma pouco desrespeitoso isso que muitos cristão dizem (quer dizer, negam a responsabilidade, dizem que quem diz é a bíblia né) que você não pode ser bom se não "aceitar Jesus Cristo", ou em outras palavras, não é bom se não for um deles. Isso é a fé de vocês, não é um fato demonstrável. Como eu já disse, se fé for suficiente pra impor alguma coisa, então as outras religiões com milhões de fieis fervorosos também estão certas, mesmo pregando coisas completamente incompatíveis com o cristianismo. De acordo com os muçulmanos por exemplo dizer que Jesus é filho de Deus(Allah) é uma grande heresia, ticket expresso pro inferno.

Lembro de ter lido um comentário seu em algum outro tópico dizendo que no fundo todo mundo acredita em Deus. Bom, eu mais ou menos até os 14 anos no fundo suspeitava que ninguém acreditava em deus de verdade, primeiramente porque a bíblia era (e continua sendo) surreal e contraditória demais, segundo por causa da hipocrisia escancarada de várias pessoas que se diziam cristãs e não praticam o que pregam. E terceiro, as explicações em si me pareciam um despautério.. Por que um ser super-poderoso criador de tudo se preocuparia com banalidades como com o que comemos, com o que pensamos, ou que exija que fiquemos puxando o saco dele, ou que, sendo capaz de tanta coisa estupenda escreveria um livro pra representá-lo que é tão contraditório e atrasado, que se parece exatamente com que um bando de nômades do deserto há 3000 anos atrás escreveriam considerando suas compreensões limitadas sobre a natureza, e não algo divinamente inspirado etc etc etc. Por essas e outras isso tudo me parecia um grande teatro. Mas dessa época em diante passei a estudar mais do que apenas o que era dito na igreja ou a própria bíblia, e passei a ter uma compreensão mais ampla do cristianismo e das outras religiões, e mais respeito pela religiosidade.

Talvez você ao frequentar a igreja, participar das comoções, ouvir os sermões etc, se sinta muito bem e chame essa sensação de deus. Não sei, estou apenas supondo. Certo. Mas se um mulçumano ou hindu lhe fizerem relatos semelhantes descrevendo o mesmo tipo de sensação e lhe dizendo que isso seja prova/testemunho do Alcorão ou dos deuses hindus, você prontamente discordará...
Você pode decidir aceitar que um sentimento seja prova suficiente pra você, mas a menos que a outra pessoa também sinta isso, essa prova não é transferível. Outra questão é que nossos sentimentos falham em captar a realidade das coisas o tempo todo. Se nos apaixonamos por alguém e descobrimos depois que a pessoa não era tão boa quanto acreditávamos.. bom, não é uma comparação exata, mas serve de exemplo de confiança total em sentimentos nos pondo em enrascadas.

Última edição por camurgo em Qui 11 Out 2012, 11:32 am, editado 1 vez(es)

camurgo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por ademar em Qui 11 Out 2012, 12:18 pm

Estudar religiões e informações não significa conhecer verdades...Só existe uma realidade e uma verdade. O resto é resto. A maioria das pessoas conhece muitas mentiras, mas poucas verdades, e por isso ficam desacreditadas. Tudo depende do referencial.

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por oliveira leite em Qui 11 Out 2012, 4:28 pm

camurgo escreveu:
oliveira leite escreveu:

Eu não sei se interpreto corretamente o que as pessoas querem dizer quando usam esse termo 'negar a deus'. Já me disseram que negar a deus é negar a origem primária de tudo. Mas ora, a origem primária de tudo, se é que existiu mesmo, pode ser qualquer coisa, não precisa ser exatamente um deus pessoal (como o deus judaico-cristão).

O que eu quis dizer é que o deus ao qual os fieis geralmente atribuem toda sorte de qualidade é incompatível com o deus descrito na bíblia. Mas se ainda sim eu pensasse que um deus pessoal tivesse de existir, eu poderia resolver o dilema como muitos por aí, que dizem crer em um deus pessoal mas não na bíblia.
A única hipótese que considero razoável é a de um deus impessoal, como o dos deístas. Mas também não tenho motivos fortes pra crer que um deus assim exista, e mesmo se existir ele não se importaria com o fato de que eu não creia nele, afinal seria um deus indiferente.

voce fala com base na sua incredulidade?

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por camurgo em Qui 11 Out 2012, 7:09 pm

oliveira leite escreveu:voce fala com base na sua incredulidade?
Sou incrédulo. Mas procurei falar com base na racionalidade..

camurgo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Qui 11 Out 2012, 7:42 pm

ademar escreveu:Sou ateu há uns 15 anos. Devo a minha boa educação aos meus pais, logicamente. Minha mãe era evangélica e espírita, minha aó, mãe dela era católica e o meu pai não era muito chegado, mas houve um tempo que mexeu com espiritismo, vindo da mãe dele.

Tá vendo? Alguma coisa de certo, que veio de DEUS, de algum princípio cristão,mesmo em meio a mentiras, vc aproveitou, e tem uma noção do que é correto, mesmo que vaga. Infelizmente não herdou modéstia rs. Vale lembrar ainda que, justamente por estas confusões religiosas que vc presenciou na infância é que ficou confuso quanto ao que é verdade e o que é mentira.

É certo em parte, mas eu deixei de viver com a minha mãe aos 24 anos, quando me casei. De lá pra cá, amigo, tem muito tempo!... De lá pra cá, eu passei a ensinar e poderia fazer tudo de errado do mundo! (se não fosse quem eu sou...)

Saiba que entre 8 e 10 anos vc não faz coisas de nascença, mas de acordo com 8 a 10 anos de influencias, no seu caso, não muito coerentes.

Claro! MAS O MEU CETICISMO, NÃO APRENDI COM NINGUÉM!... Eles ensinavam uma coisa e eu desconfiava de outra!...

Na verdade, conheço um rapaz que tem passagem pela polícia que é muito mais vitorioso que vc. Quem foi mais perdoado é mais grato. Esse é o abismo que separa um cristão de um ateu: O perdão genuíno. E isso impede o ateu de alcançar a excelência. Sem o amor (digo AMOR, e não sentimentalismo), não há vantagem em ser humano.

Não quis dizer com isso que sou melhor do que ninguém, mas que nunca fui bandido, embora ateu. Só isso...

Sua vida irrepreensível? De acordo com qual lei? A dos ateus? É fácil ser irrepreensível de acordo com as próprias normas. Até Hitler pode assim ser.

Irrepreensível de acordo com a lei dos homens aqui na Terra, e no Brasil, pois é entre eles que eu vivo. Se um dia me mudar pra Marte terei que rever meus conceitos...

Eu de forma nenhuma odeio ateu. È uma pessoa como eu. Mas eu odeio a mentira. E combato mesmo, com facilidade.E perceba que a luz em meio as trevas não pode ser ignorada.

Você não odeia a mentira mais do que eu!... Você diz isso, no entanto, vive afundado na mentira até o pescoço e se diz feliz!...

O final é até engraçado. Infelizmente pra vc, seu mundo se resume a sua cabeça, e não passa de ilusão. È uma pena, tanta ignorância vindo de um senhor de 71 anos, onde a sabedoria ansiava em fazer morada, mas deu lugar ao orgulho. Oro por vc; onde há vida há esperança. Sad

MEU MUNDO RESUME-SE A MIM, MINHA FAMÍLIA E MEUS AMIGOS. ESTÁ BOM ASSIM. Se é uma ilusão, é melhor do que a sua. Com a diferença que eu não pago por ela...
abç

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Número de Mensagens : 454

http://alfredobernacchifalandofrancamente.blogspot.com/

Mensagem por ademar em Ter 16 Out 2012, 9:35 am

O Alfredo fez uma citação errada no tópico acima...está tudo trocado...o ateu é ele tá gente...rsrs

Verdades Distintivas

ademar
SUSPENSO

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:17 pm

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: