.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
65 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Arrebatamento antes da tribulação?

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Arrebatamento antes da tribulação?

Mensagem por Bruno Azeredo em Dom 02 Set 2012, 11:29 am

Aproveitando o mesmo discurso de Pedro;

E não estabeleceu distinção alguma entre nós (Judeus) e eles (gentios), purificando-lhes pela fé os corações. (At 15:9).

Viu, a única separação é pela questão da fé.
A distinção que Deus não estabeleceu é soteriológica. Deus salva tanto judeus quanto gentios; e isso com base no mesmo critério, a fé. Não significa que Deus não tenha feito nenhuma distinção orgânica entre Israel e Igreja.

"Quero estar pronto quando Ele nas nuvens aparecer para mim"

Bruno Azeredo
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 79
flag : Israel

http://www.perspectivadispensacional.blogspot.com

Mensagem por gusto em Dom 02 Set 2012, 4:57 pm

Bruno Azeredo escreveu:
Aproveitando o mesmo discurso de Pedro;

E não estabeleceu distinção alguma entre nós (Judeus) e eles (gentios), purificando-lhes pela fé os corações. (At 15:9).

Viu, a única separação é pela questão da fé.
A distinção que Deus não estabeleceu é soteriológica. Deus salva tanto judeus quanto gentios; e isso com base no mesmo critério, a fé. Não significa que Deus não tenha feito nenhuma distinção orgânica entre Israel e Igreja.
Cuidado com o fermento dos fariseus, digo dos dispesacionalistas. study

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9981
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Seg 03 Set 2012, 9:44 am

Eu também digo que está bem claro na bíblia que Israel foi o povo escolhido por Deus quanto ao seu plano para salvar o mundo. E como o plano ainda corre, Israel ainda permanece participando deste plano até o fim.

Quem não consegue ver isto, dificilmente poderá falar sobre detalhes e estar certo de todas estas coisas que hão de acontecer.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 16974

Mensagem por rasabino em Seg 03 Set 2012, 11:58 am

Khwey escreveu:Eu também digo que está bem claro na bíblia que Israel foi o povo escolhido por Deus quanto ao seu plano para salvar o mundo. E como o plano ainda corre, Israel ainda permanece participando deste plano até o fim.

Quem não consegue ver isto, dificilmente poderá falar sobre detalhes e estar certo de todas estas coisas que hão de acontecer.

Israel está escolhido por Deus para participar do plano da salvação de toda a humanidade???

Lucas 19:38-42
38 - Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.
39 - E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus (Israel judaico): Mestre, repreende os teus discípulos.
40 - E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
41 - E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
42 - Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.

E continua encoberto aos olhos de muita gente!

rasabino
Safira
Safira

Número de Mensagens : 174

http://www.o-evangelho-vive.blogminister.com

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 12:35 pm

Khwey escreveu:Eu também digo que está bem claro na bíblia que Israel foi o povo escolhido por Deus quanto ao seu plano para salvar o mundo. E como o plano ainda corre, Israel ainda permanece participando deste plano até o fim.

A palavra è clara. Só há um corpo. Deus trata com o corpo, e com os que não estão no corpo, seja brasileiro, judeu, europeu, japonês, israelense...

E quem não entende isso realmente precisa de mais sabedoria

Que Deus dá liberalmente. study

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 03 Set 2012, 12:55 pm

gusto escreveu:

A palavra è clara. Só há um corpo. Deus trata com o corpo, e com os que não estão no corpo, seja brasileiro, judeu, europeu, japonês, israelense...

Estou falando do plano de Deus, com a participação de somente um povo que é Israel.

Responda, se for possível:

O que é o corpo?

Israel já está neste corpo?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Bruno Azeredo em Seg 03 Set 2012, 2:52 pm

Graça e Paz.

Primeiramente eu gostaria de manifestar meu descontentamento com o nível que ultimamente este debate tem tomado. Alguns dos post-trib têm feito nada mais que negar as interpretações pre-trib, às vezes taxando-as como heréticas, etc. Eu não fico triste quando alguém chama o dispensacionalismo de doutrina de fariseus; eu só fico chateado quando a acusação não vem acompanhada de argumentos. É o que temos visto ultimamente: os pos-trib negam, mas não refutam as apresentações pre-trib. Também como refutar o que não se conhece? Só lhes resta mesmo adjetivar-nos negativamente sem qualquer argumento textual. E para piorar a situação, eles não só não refutam nada (apenas negam) como também não apresentam um caso próprio para sua posição. O pos-trib está muito mal representado neste fórum.

Quanto à distinção entre Israel e Igreja, já a defini e a defendi textualmente neste mesmo tópico, dando uns oito argumentos a respeito. Alguém se apresentou para refutar alguma coisa? Não! Apesar disso, gostaria de deixar uma pequena nota sobre isso.
A distinção entre Israel e Igreja não tem nada haver com soteriologia. A prova disso é que existem calvinista e arminianos dispensacionalistas que inclusive escrevem livros juntos. Tal doutrina diz respeito à natureza da Igreja e a natureza de Israel e o destino (plano Divino) de ambos. Israel e Igreja são distintos em natureza e têm passado e futuro distintos também. Para detalhes sobre isso, leia minha postagem a respeito ou vá ao meu blog e leia o artigo de Charles Ryrie, "A Igreja no dispensacionalismo".
Conheça nossa teologia antes de refutá-la (o que ninguém fez até agora) e adjetiva-la.

Sem mais.

Bruno Azeredo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 7:23 pm

Bruno Azeredo escreveu:Graça e Paz.

Primeiramente eu gostaria de manifestar meu descontentamento com o nível que ultimamente este debate tem tomado. Alguns dos post-trib têm feito nada mais que negar as interpretações pre-trib, às vezes taxando-as como heréticas, etc. Eu não fico triste quando alguém chama o dispensacionalismo de doutrina de fariseus; eu só fico chateado quando a acusação não vem acompanhada de argumentos. É o que temos visto ultimamente: os pos-trib negam, mas não refutam as apresentações pre-trib. Também como refutar o que não se conhece? Só lhes resta mesmo adjetivar-nos negativamente sem qualquer argumento textual. E para piorar a situação, eles não só não refutam nada (apenas negam) como também não apresentam um caso próprio para sua posição. O pos-trib está muito mal representado neste fórum.

Quanto à distinção entre Israel e Igreja, já a defini e a defendi textualmente neste mesmo tópico, dando uns oito argumentos a respeito. Alguém se apresentou para refutar alguma coisa? Não! Apesar disso, gostaria de deixar uma pequena nota sobre isso.
A distinção entre Israel e Igreja não tem nada haver com soteriologia. A prova disso é que existem calvinista e arminianos dispensacionalistas que inclusive escrevem livros juntos. Tal doutrina diz respeito à natureza da Igreja e a natureza de Israel e o destino (plano Divino) de ambos. Israel e Igreja são distintos em natureza e têm passado e futuro distintos também. Para detalhes sobre isso, leia minha postagem a respeito ou vá ao meu blog e leia o artigo de Charles Ryrie, "A Igreja no dispensacionalismo".
Conheça nossa teologia antes de refutá-la (o que ninguém fez até agora) e adjetiva-la.

Sem mais.
O que gera confusão é a distinção entre Israel e Igreja, o que afirmo, é que não há um texto claro na Bíblia que afirme isso. Já fiz essa pergunta, e os textos que vocês apresentaram não foram satisfatórios.

Paulo, Pedro, joão, Thiago eram calvinistas, arminianos, dispensacionalistas, creio que não. tudo isso é coisa nova em termos de cristianismo, precisamos urgentemente voltar às raízes, ao antigo Evangelho. :chapeu:

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 7:48 pm

Khwey escreveu:
gusto escreveu:

Estou falando do plano de Deus, com a participação de somente um povo que é Israel.

Responda, se for possível:

O que é o corpo?

Israel já está neste corpo?
O israel crente já está corpo, que é o de Cristo.

Ele veio para os seus, Israel, mas os seus não o receberam, mas àqueles que o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus. (grifo meu).

Logo, os que não o receberam, não são filhos.

Israel pode ser um filho pródigo, provavelmente na grande tribulação voltará.

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 03 Set 2012, 8:02 pm

gusto escreveu:
Muito bem!

Então você entende que Israel ainda não está no corpo.

Espero que também entenda que o plano de Deus, para o qual ele escolheu um povo, ainda não terminou.

Portanto, Israel, ainda mantendo as mesmas tradições dos antigos, permanece participando deste plano, o qual ainda tem muita coisa a se cumprir.

Quem não consegue entender isto, dificilmente poderá falar sobre detalhes e estar certo de todas estas coisas que hão de acontecer.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 8:05 pm

Depende de quais tradições dos antigos, poderia explicar ?

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por gusto em Seg 03 Set 2012, 8:21 pm

Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Muito bem!

Espero que também entenda que o plano de Deus, para o qual ele escolheu um povo, ainda não terminou.

Portanto, Israel, ainda mantendo as mesmas tradições dos antigos, permanece participando deste plano, o qual ainda tem muita coisa a se cumprir.

Quem não consegue entender isto, dificilmente poderá falar sobre detalhes e estar certo de todas estas coisas que hão de acontecer.
khwey, talvez você possa me mostrar alguns textos bíblicos, que mostram a distinção entre Igreja e Israel, na nova aliança. Pode ?

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Khwey em Seg 03 Set 2012, 8:56 pm

gusto escreveu:
Khwey escreveu:Muito bem!

khwey, talvez você possa me mostrar alguns textos bíblicos, que mostram a distinção entre Igreja e Israel, na nova aliança. Pode ?
Não estou falando de distinção entre igreja e Israel, pois todos foram agraciados com a nova aliança.

Uma vez entendido isto, vamos falar sobre o plano que Deus elaborou para salvar o mundo.

Você entende que a princípio somente um povo foi escolhido para participar deste plano?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Bruno Azeredo em Seg 03 Set 2012, 10:45 pm

O que gera confusão é a distinção entre Israel e Igreja, o que afirmo, é que não há um texto claro na Bíblia que afirme isso. Já fiz essa pergunta, e os textos que vocês apresentaram não foram satisfatórios.
"Não são satisfatórios" é o melhor que você pode fazer? Não tem uma interpretação alternativa a apresentar então?
Outra: você está confundindo as coisas. Minha postagem com os oito argumentos não era obrigação porque o ônus da prova não está sobre mim, mas assim mesmo eu apresentei os argumentos porque eu sei como se faz um debate. Num debate agente trás argumentos, ao invés de apenas dizer "não são satisfatórios".
A confusão que você faz é em pensar que está sobre mim o ônus de provar a distinção entre Israel e Igreja. Vocês são quem têm de provar a não distinção. E aqui eu não estou usando lógica reversa não. A nação de Israel existe muito antes da Igreja e em lugar nenhum é dito coisas como que a Igreja substituiu Israel, que a Igreja é uma extensão de Israel, que algum gentio é descendente físico de Abraão ou que Israel é o corpo de Cristo. Portanto, seguindo o fluxo natural da leitura bíblica, não precisamos sequer perguntar se aquela entidade que o livro de Atos chama de "ekklesia" é distinta da entidade que o mesmo livro chama de Israel, mostrando ambos os grupos em existência simultâneamente! O ônus da prova, portanto, é todo de vocês, não do dispensacionalismo. São vocês quem têm de provar alegações do tipo "a Igreja herda espiritualmente as promessas do AT feitas a Israel"; "a Igreja é o novo Israel", etc.
Você tem os textos que provem isso aí, querido Gusto? Traga-os para nós, e com ou sem sua interpretação deles, eu lhe direi o que eles significam. Ao contrário de você, eu vou fazer exegese; não vou vir aqui para simplesmente dizer "não são satisfatórios". Eu direi isso, mas irei demonstrar porquê.

Paulo, Pedro, joão, Thiago eram calvinistas, arminianos, dispensacionalistas, creio que não. tudo isso é coisa nova em termos de cristianismo, precisamos urgentemente voltar às raízes, ao antigo Evangelho.
Tudo isso é teologia. Tem alguma coisa contra? Se tem, toque fogo em sua bíblia. Ela está em português, não está? Isso significa que ela é uma tradução do texto original, não é mesmo? E também significa que houve uma escolha por um determinado tipo de texto, especialmente do NT, não é mesmo? Pois é, esses simples fatos já inserem em sua bíblia um punhado de pressuposições teológicas de tradutores e críticos textuais. aqui procê

Aprenda uma coisa... evangelho simples não é sinônimo de evangelho sem teologia. :pens:

Caramba... Graça e Paz, cara.

Bruno Azeredo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por gusto em Ter 04 Set 2012, 7:48 pm

Gl 3:27-29,

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo Jesus, de Cristo vos revestistes;

Dessarte não pode haver judeu nem grego; Nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois UM em Cristo Jesus.

E, SE SOIS DE CRISTO, TAMBÉM SOIS DESCENDENTES DE ABRAÃO, E HERDEIROS SEGUNDO A PROMESSA.

aleluia!

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por oliveira leite em Qua 09 Jan 2013, 4:46 pm

E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas,(pra jogar na terra, durante a tribulação) e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
(a esposa, a mulher do cordeiro,,,não mais noiva,,mas esposa,,protegida da grande tribulação)E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Apocalipse 21:9-10

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Daniel Plautz em Qui 10 Jan 2013, 7:10 pm

Já dissera Moisés: O Senhor, nosso Deus, vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim: a este ouvireis em tudo o que ele vos disser. Todo aquele que não ouvir esse profeta será exterminado do meio do povo (Atos 3:22-23).

Daniel Plautz
Barro
Barro

Número de Mensagens : 3

Mensagem por JOEL HAREL em Sex 11 Jan 2013, 1:05 am

oliveira leite escreveu:E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas,(pra jogar na terra, durante a tribulação) e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
(a esposa, a mulher do cordeiro,,,não mais noiva,,mas esposa,,protegida da grande tribulação)E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Apocalipse 21:9-10
Irmão Oliveira, isso é maravilhoso, significa que a Igreja (Noiva do Cordeiro) fora arrebatada, entrou nas Bodas do Cordeiro, celebrou o casamento, e agora desce em direção à Terra, não como Noiva, mas agora como Esposa. Maravilhoso isso.
Note que Israel é chamada de Mulher que deu a luz o Varão, e foi tomado para Deus.

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 359

Mensagem por JOEL HAREL em Sex 11 Jan 2013, 1:11 am

Não significa que pelo fato de Israel não ter recebido, ou seja, ter rejeitado Cristo eles não sejam filhos de Deus, o texto fala que "Ele veio para os seus", esse "seus" é no mínimo os escolhidos de Deus.

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Mensagem por oliveira leite em Sex 11 Jan 2013, 11:35 am

Isso mesmo irmão,,,quem diz que só Israel rejeitou o messias nunca leu
o salmo 2 que diz: Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.

Harel, a Igreja não é denominacional, nem muito menos um país
D'us ama a Israel e sempre continuará amando (sua palavra esta empenhada nisso)

Mas a esposa do cordeiro estará no santo monte do Senhor que João viu, enquanto ocorrer a grande tribulação,,o anjo vai estar com as ultimas taças na mão para jogar na Terra e a esposa do Senhor foi mostrada no monte santo

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Salmos 15:1-2

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Bruno Azeredo em Sex 11 Jan 2013, 5:55 pm

Não significa que pelo fato de Israel não ter recebido, ou seja, ter rejeitado Cristo eles não sejam filhos de Deus, o texto fala que "Ele veio para os seus", esse "seus" é no mínimo os escolhidos de Deus.
Aqueles israelitas que rejeitaram a Cristo não são filhos de Deus. Isto é evidente (Jo 8.42-44). Mas a questão aqui é que aqueles que são fieis Deus conta como filhos (Rm 9.8, contexto).
Sempre existiu, existe e sempre existirá um Israel fiel dentro de um Israel infiel (Rm 11.5, contexto). É esse Israel fiel que herdará as promessas feitas nas alianças abraâmica, da terra de Israel, davídica e Nova Aliança, quando da dispensação do milênio. Este é o ponto que opontentes do dispensacionalismo não querem aceitar de jeito nenhum. Daí nos vem com aquelas invenções de que a Igreja é continuação de Israel, ou que a Igreja substituiu Israel, e todo aquele blá blá blá que não se encontra em parte alguma do Novo Testamento.

"Seus", ali, evidentemente é genérico. Quer dizer os israelitas de modo geral, não necessariamente implicando em que individualmente cada um deles é "seu" independente de sua resposta ao convite Divino (Jo 10.26).

A Graça esteja convosco.

Bruno Azeredo
Quartzo
Quartzo

Mensagem por JOEL HAREL em Sab 12 Jan 2013, 12:26 am

oliveira leite escreveu:Isso mesmo irmão,,,quem diz que só Israel rejeitou o messias nunca leu
o salmo 2 que diz: Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.

Harel, a Igreja não é denominacional, nem muito menos um país
D'us ama a Israel e sempre continuará amando (sua palavra esta empenhada nisso)

Mas a esposa do cordeiro estará no santo monte do Senhor que João viu, enquanto ocorrer a grande tribulação,,o anjo vai estar com as ultimas taças na mão para jogar na Terra e a esposa do Senhor foi mostrada no monte santo

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Salmos 15:1-2

Verdade meu amado irmão Oliver Milk, O Senhor disse à Elias que tinha separado 7.000 que não se dobraram diante de baal.
Nós, fomos enxertados na Oliveira verdadeira, olha o que o Apostolo Paulo diz:

Porque, se tu(eu e você) foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa Oliveira, quanto mais esses(Israel), que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Romanos 11:24

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Mensagem por JOEL HAREL em Sab 12 Jan 2013, 12:31 am

Bruno Azeredo escreveu:
Aqueles israelitas que rejeitaram a Cristo não são filhos de Deus. Isto é evidente (Jo 8.42-44). Mas a questão aqui é que aqueles que são fieis Deus conta como filhos (Rm 9.8, contexto).
Sempre existiu, existe e sempre existirá um Israel fiel dentro de um Israel infiel (Rm 11.5, contexto). É esse Israel fiel que herdará as promessas feitas nas alianças abraâmica, da terra de Israel, davídica e Nova Aliança, quando da dispensação do milênio. Este é o ponto que opontentes do dispensacionalismo não querem aceitar de jeito nenhum. Daí nos vem com aquelas invenções de que a Igreja é continuação de Israel, ou que a Igreja substituiu Israel, e todo aquele blá blá blá que não se encontra em parte alguma do Novo Testamento.

"Seus", ali, evidentemente é genérico. Quer dizer os israelitas de modo geral, não necessariamente implicando em que individualmente cada um deles é "seu" independente de sua resposta ao convite Divino (Jo 10.26).

A Graça esteja convosco.

Shabat Shalom
Irmão Bruno, me veio na memória o texto de Joel 2:20-28 onde fala que o Senhor Deus converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos ao pais, e haverá um rio que purificará todo o Israel, e fala que TODO O ISRAEL SERÁ SALVO.
Manja esses textos:
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. Romanos 11:26

Porém Israel é salvo pelo SENHOR, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade. Isaías 45:17

Última edição por JOEL HAREL em Sab 12 Jan 2013, 12:41 am, editado 1 vez(es)

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Mensagem por JOEL HAREL em Sab 12 Jan 2013, 12:35 am

Ouçam uma música que escrevi para Yaveh, Yeshuah, Elohim
do CD com o mesmo título -
Shabat Shalom
http://www.4shared.com/mp3/jZeZBHAX/Joel_Harel_-_Yeshua_Yaveh_Eloh.html

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Mensagem por JRKM em Sab 12 Jan 2013, 1:10 am

Joel veja o que as doutrinas adventistas pregam, agora você cre neste tipo de arrebatamento pregado pelos adventistas ?

Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna” . (Ellen White - "Testemunhos Seletos", vol. III , p.22).

"Foi-me mostrada então uma multidão que ululava em agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Perguntei (ao anjo) quem era aquela multidão. O Anjo disse: Estes são os que já guardaram o sábado e o abandonaram” (Ellen White - "Primeiros Escritos" , p.37

"Vi também que a velha Jerusalém jamais seria reconstruída, e que Satanás estava fazendo o máximo para levar a mente dos filhos do Senhor para essas coisas agora,...” (Ellen White - Primeiros Escritos, p. 75).

JRKM
AFASTADO!

Número de Mensagens : 1838

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:12 am

Conteúdo patrocinado

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: