.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
49 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 45 Visitantes :: 2 Motores de busca

Arcolino Neto, David de Oliveira, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A alma, o cérebro e o livre arbítrio.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A alma, o cérebro e o livre arbítrio.

Mensagem por famado em Qui 19 Jul 2012, 2:09 pm

Lesgal!!!

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Qui 19 Jul 2012, 9:33 pm

Xevious escreveu:
Sabemos hoje da origem dela, ela era uma "antena" que em vez de ficar para fora, fica dentro do célebro, porque as energias que ela captura não são relacionadas com a matéria, portanto a caixa craniana não oferece resistência a ela.
Por hora eu entendo que esta antena comunica-se com algo fora do planeta, ou em outra dimensão. Algo similar a um terminal de acesso comunicando-se com um computador central que está a uma longa distância.

É por isto que eu acho que isto está fora do alcance do homem, ou então o homem vai ter que viver muito tempo para descobrir.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por silvamelo em Sex 20 Jul 2012, 1:16 am

famado escreveu:Penso que um dia o homem poderá desconectar sua cabeça do resto do corpo e viver sobre uma plataforma artificial, só com a cabeça. As máquinas podem fazer o papel do coração, bombeando sangue para a cabeça. As máquinas poderiam fazer tudo que os demais órgãos fazem.

Num futuro mais distante a própria cabeça poderia ser dispensada, ficando apenas o cérebro.

Num futuro mais distante ainda, as partes periféricas do cérebro tb poderão ser artificiais. Assim, estaremos reduzidos apenas ao ponto que realmente somos.
Que perspectiva decadente, famado! A sua fé se resume a esse desalento? Devemos considerar então que a justiça de Deus só poderá alcançar a geração tecnológica, através de uma transmigração material falida? E o que será da promessa feita a todos aqueles santos da antiguidade, cujo pó já se misturou com solo?

Famado, Deus prometeu uma nova terra para habitarmos com um corpo físico transformado e incorruptível. Esse corpo de agora para nada serve! Ele só serviu para nos afastar de Deus! Esta vida é só um vislumbre embaçado daquilo que Deus tem preparado para nós. Esqueça essa promessa derrotada da ficção científica, porque eles só querem mesmo é reinar sem Deus numa caricatura humana caquética.

Herdaremos aquilo que Deus prometeu, que nenhum olho viu, isso para usurfruirmos na nova terra, pois na ilha do Dr. Moreau é que não vai ser...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Jumper em Sab 21 Jul 2012, 5:44 pm

Bom, baseado nisso as Testemunhas de Jeová não aceitam nem transfusão de sangue, o que dirá transplante de órgãos.

O que o famado falou é só uma extensão disso, hoje já estamos começando a usar órgãos artificiais (coração por exemplo), a tendência é aumentar a quantidade de órgãos que podem ser criados artificialmente e dispensar a necessidade de doadores.

Isso é decadência? Isso é avanço tecnológico até onde vejo.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 6:31 pm

Starway to Heaven escreveu:Realmente uma ideia de alma sobrenatural é reconfortante, e eu mesmo admito que queria acreditar na mesma. Porém acho que é difícil vendo o avanço científico e vendo como o cérebro influência em nós qualquer intervenção sobrenatural para o funcionamento do mesmo. Vejo por exemplo as doenças que o atingem, e como isso afeta a personalidade das pessoas, como pessoas que tem duas personalidades completamente diferentes vivendo no mesmo corpo por exemplo, ou como tratando do cérebro de uma pessoa podemos modificar completamente a sua essência.

Acho que um caso de destaque seria o de Phineas Gage ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Phineas_Gage ). No caso um acidente liberou uma certa "maldade" que afetou sua personalidade. Apesar de estar bem fisicamente, essa alteração no cérebro fez com que ele se tornasse alguém totalmente diferente. E será que isso não pode se aplicar em todos nós? Somos o que somos, gostamos do gostamos, acreditamos no que acreditamos porque o nosso cérebro está funcionando de uma maneira específica em nossas cabeças... quem sabe o quão diferentes seríamos se nosso cérebro operasse de maneira diferente?

Então dissertem sobre como pode existir uma alma sendo pelo que parece todas as nossas funções são suprimidas pelo nosso cérebro físico, e também sobre o nosso livre arbítrio, que as vezes parece mais depender do acaso do que das nossas decisões.

O corpo é instrumento de manifestação do espírito. Alma e espírito é a mesma coisa, portanto, encarnado ou desencarnado, somos espíritos! Num corpo em perfeito estado de funcionamento o espírito manifesta-se livremente. Já num corpo com deficiência o espírito encontra impedimento de livre manifestação. Logo, uma pessoa com deficiência mental, por exemplo, é a causa do impedimento da livre manifestação e não problema de deficiência do espírito.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 6:46 pm

Khwey escreveu:A bíblia descreve um episódio envolvendo um ser doente, dando a entender que tal ser e sua doença foram usados apenas para servir a um propósito divino.

A bíblia também descreve vários outros seres que vieram ao mundo tal como figurantes, com apenas um propósito previamente definido, de uma forma similar a uma abelha que vem ao mundo para fazer mel, cera e uma colméia composta por favos hexagonais construídos com precisão matemática.

Em tratando-se de um livro composto por enigmas, estes fatos, entre outros mais, devem ser considerados quanto a esta idéia sobre a alma.

Todas as encarnações tem um em propósito. A grande maioria encarna por espiação, mas existe uma parcela que encarna por missão. Algumas citações bíblicas deixa isto claro! É necessário, no entanto, notar que Cristo veio cumprir uma missão e não tinha qualquer deficiência física.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 7:21 pm

famado escreveu:Questão que levantei no fórum ateísta: Onde vc se encontra
dentro do corpo? Eu me sinto como se estivesse localizado em algum ponto atrás
dos olhos. Tipo, eu posso ver meus membros como vejo as outras pessoas, então,
eles são apenas acessórios ou ferramentas da minha vontade. Quando fecho os
olhos, ainda estou ali atrás naquele ponto. Então, eu não estou nos olhos e não
sou os olhos, eles são apenas acessórios tb. As partes periféricas do meu
cérebro podem ser extirpadas. Se eu posso viver sem a periferia os lobos frontais
ou parietais e outros, então eles tb são apenas acessórios.

Diante dessas observações, acho que somos e estamos em um único ponto no corpo.
Corpo este que, em última análise, é apenas e tão somente nosso veículo. Seria
esse ponto o nosso espírito? Seria nossa alma? Seria nossa consciência? Seria nosso
eu?...

Alguma coisa semelhante acontece comigo de forma recorrente. É difícil explicar, mas é como se o espírito estivesse deixando o corpo e caminhasse a alguns metros adiante de mim. Eu não perco a consciência mas sinto como se a vida estivesse me abandonando e então olhando mais a frente 'me vejo' a alguns metros distante, como se eu fosse duas pessoas. Sinto um vazio imenso e sempre digo - sei que estou morrendo! Então aquele 'eu' que caminha adiante volta como se este não fosse o propósito, mas eu passo o dia inteiro triste e com uma sensação estranha de fragilidade e extenuação
Nunca consegui explicar bem esta coisa, mas o fato é que até hoje, muitas vezes, chego atrasada nos compromissos porque preciso parar em algum lugar para me recompor e tentar me situar novamente dentro da rotina daquele dia.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 7:41 pm

E.Ramos escreveu:
silvamelo escreveu:
E.Ramos escreveu:
silvamelo escreveu:Me parece que continuamos a existir depois da morte...
... existíamos antes?Não se trata de reencarnação. Negativo
Não falei de reencarnação... Você crê que morre e deixa de existir?

só frisei no sentido de não haver distorções e virar aquela bagunça com os espíritas.

Protesto!

Não há nada tão bem organizada quanto a Doutrina Espírita como um todo! E se alguém por aqui se julga capacitado a lhe atribuir "distorções" é tão somente por ignorância porque jamais poderá fazê-lo com conhecimento de causa!
E tenho dito!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 7:47 pm

Xevious escreveu:Acredito que nós temos uma parte energética nossa em outro universo.
Quando nós morremos, passamos a existir somente nesta outra universo.
Mas é universo com conceitos diferentes de dimensões em relação ao nosso, já que lá não existe matéria.
Uma 'entidade' pode se misturar a outra, pode ser incorporada, ou pode se desmembrar novas entidades apartir de uma.

E existe uma influência entre nossa conciência (o nosso EGO) e esta essencia energética a que chamamos de alma.
A alma não é nosso Ego e nosso Ego não é nossa alma, mas uma influencia na outra.

O teu "eu" não é exatamente a alma, a alma faz parte da tua entidade, sendo entidade composta por matéria e energia, sendo a energia, a alma e também algumas outras formas energéticas que temos, que são derivadas da alma.

Dependendo do nível de conciência da pessoa, pode-se influenciar mais ou menos a alma com nosso Ego, até que a alma acredite que seja ela mesmo um indivíduo.

Já "almas mais maduras" sabem que elas próprias são partes do Uno, são como dedos de uma mão, onde o corpo seria Deus, quando se chega neste estágio, a individualidade não vale nada, nos importamos é com a essência das coisas, que no caso é Deus.

Mas as almas menos sábias, podem mesmo passar a preencher o campo energético de uma nova pessoa.

Existe um fenômeno chamado de "iluminação", que ocorre que é o momento em que uma pessoa adquire a alma (também existem outros conceitos diferentes para o termo iluminação, claro).

O corpo, age como receptáculo da alma, no momento que há condições, a essência da alma que se encontra no outro universo, vem para o nosso, e ocupa, inicialmente seu espaço na glandula pituitária, posteriormente pode ter maior liberdade.

Quando a alma vem do outro universo, ela pode ser uma alma "pouco sábia" que acredita que é um indivíduo, aí então ocorre os casos de reencarnação conciente.

Já as almas "mais sábias" sabem que são "filhas de Deus" são como que extensões de Deus.

E claro, a maioria fica entre estas duas situações.

Falou muito pra dizer muito pouco.

Tudo isto se resume na individualidade!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Ed em Sab 21 Jul 2012, 7:51 pm

Eterna escreveu:

E tenho dito!

Baseado em que?

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3159 dias de existência com 228867 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 7:53 pm

famado escreveu:Será que algum dia, de maneira tecnológica, a consciência, junto com a memória,
poderá ser separada do cérebro? Algo do tipo "ser guardada ou transportada
para um dispositivo computacional"?

Consciência e memória são atributos do espírito - imortal, indestrutível e livre!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 8:00 pm

Khwey escreveu:Parece que o limite da tecnologia humana é só a morte, e enquanto houver alguém para continuar de onde o outro parou, ela não terá fim.

Com o corpo tudo parece ser possível, mas a questão é com a alma.

A morte não existe! Viveremos sempre, porém em planos diferentes de existência!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 8:06 pm

Xevious escreveu:
Khwey escreveu:Neste sentido eu não creio que a manipulação da alma esteja ao alcance do homem.
A posição atual da ciência seria em concordância contigo.

Afinal os estudos científicos em direção a compreensão da alma, são atualmente nulos.
Antigamente, na década de 50 se iniciou alguns estudos, mas com a mudança dos regimes governamentais os focos científicos mudaram também.

Com o surgimento da teoria quantica, ou melhor uma maior compreensão dela e a possibilidade de uma nova abordagem para diversos assuntos atravez desta teoria, passa a existir a possibilidade de se estudar o conceito "alma" utilizando-se esta ótica.

Que compreenderia formas de energia atualmente incompreendidas, e comunicações entre universos diferentes. Além de suas relações com o célebro.
Não conheço nenhum cientísta que esteja fazendo estudos neste sentido, mas acredito que poderá surgir em breve.

Outra questão são os estudos do célebro, que tem avançado sempre, e claro ainda tem muita coisa a aprender. Passamos também a procurar comprender as glandulas anexas ao célebro.
E uma delas é a Glandula Pituitária ou Pineal, ela parece ter uma grande importância em relação a alma e a vários fenômenos sobre-naturais.

Sabemos hoje da origem dela, ela era uma "antena" que em vez de ficar para fora, fica dentro do célebro, porque as energias que ela captura não são relacionadas com a matéria, portanto a caixa craniana não oferece resistência a ela.

Outra coisa que sabemos dela, é que ela é bastante semelhante ao olho..
Ela tem uma formação bastante semelhante a retina do olho.

Ela "é um olho" unico e interno, dentro da cabeça.

Porque teríamos um olho bloqueado, por muita carne e ainda uma caixa óssea revestindo por fora?

Emfim, devem existir diversos cientístas mais ou menos empenhados em estudar e compreender esta glandula e eles podem acabar "esbarrando" na alma, pelas suas pesquisas..

Para quem quiser saber oq sabemos atualmente sobre esta glandula, recomendo a leitura deste artigo Mistérios do Terceiro Olho

A Doutrina Espírita tem um amplo estudo sobre a glândula pineal.

Em tempo: o correto é dizer cérebro e não célebro!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Sab 21 Jul 2012, 8:15 pm

Ed escreveu:
Eterna escreveu:

E tenho dito!

Baseado em que?::

A você não cabe o direito de subtrair parte dos meus posts para ficar parecendo o que não é!

Eu disse:

Protesto!

Não há nada tão bem organizada quanto a Doutrina Espírita como um todo! E se alguém por aqui se julga capacitado a lhe atribuir "distorções" é tão somente por ignorância porque jamais poderá fazê-lo com conhecimento de causa!
E tenho dito!

Baseado no acima exposto cabe minha afirmativa!

E tenho dito!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 21 Jul 2012, 9:53 pm

Eterna escreveu:
Khwey escreveu:Parece que o limite da tecnologia humana é só a morte, e enquanto houver alguém para continuar de onde o outro parou, ela não terá fim.

Com o corpo tudo parece ser possível, mas a questão é com a alma.

A morte não existe! Viveremos sempre, porém em planos diferentes de existência!
Eu creio que a dita tecnologia humana só faz parte deste plano em que vivemos.

Obs: Somente atentamos para erros ortográficos quando estes modificam o correto entendimento das mensagens contidas nos textos.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por E.Ramos em Sab 21 Jul 2012, 10:01 pm

Eterna escreveu:
E.Ramos escreveu:
silvamelo escreveu:
E.Ramos escreveu:
silvamelo escreveu:Me parece que continuamos a existir depois da morte...
... existíamos antes?Não se trata de reencarnação. Negativo
Não falei de reencarnação... Você crê que morre e deixa de existir?
só frisei no sentido de não haver distorções e virar aquela bagunça com os espíritas.
Protesto!
E tenho dito!
Ufa, ainda bem que foi dito por você.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por Xevious em Sab 21 Jul 2012, 10:05 pm

Eterna escreveu:Em tempo: o correto é dizer cérebro e não célebro![/color]
Um dos assuntos que mais conheço é sobre o "cérebro" mas tenho algum problema cérebral que sempre troco as letras :risadinha:

Xevious
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 328

Mensagem por Jumper em Dom 22 Jul 2012, 12:05 am

Eterna escreveu:
famado escreveu:Será que algum dia, de maneira tecnológica, a consciência, junto com a memória,
poderá ser separada do cérebro? Algo do tipo "ser guardada ou transportada
para um dispositivo computacional"?

Consciência e memória são atributos do espírito - imortal, indestrutível e livre!
Hmm, não... Se fosse o caso pessoas não teriam amnésia após traumatismos cranianos.
Já se sabe que seções do cerebro armazenam que tipos de memórias...
Se sabe também que o cérebro é um grande computador paralelizado...

Talvez depois de morrer as memorias voltem, mas aí crença é crença.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Xevious em Dom 22 Jul 2012, 11:32 pm

Jumper escreveu:Já se sabe que seções do cerebro armazenam que tipos de memórias...
Se sabe também que o cérebro é um grande computador paralelizado...

Talvez depois de morrer as memorias voltem, mas aí crença é crença.
Acredito que o cérebro influencie a alma e a alma influencie o cérebro

e existe uma memória a nível universal, uma memória do conhecimento do universo, quando se entra em estado de iluminação, pode-se acessar essa memória que não se encontra no cérebro, mas é originado do universo ou de Deus, conforme a interpretação.

Também conhecido como conhecimentos Akashicos.

Xevious
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 328

Mensagem por Sales em Seg 23 Jul 2012, 12:20 am

O cérebro é apenas o órgão físico que a alma utiliza para expressar vontade, razão e emoção - atributos da alma -

A alma é a expressão do espírito ... o corpo é a expressão da alma ... o ser humano é tripartido, ...ele é um espírito que possui uma alma e habita num corpo. ... Nesse sequência, ESPÍRITO > ALMA > CORPO, uma parte expressa a outra.

O homem é tripartido porque depois da queda de Adão a comunhão entre suas partes acabou... Antes ele era TRIUNO (espírito, alma e corpo) com suas partes em plena comunhão, mas, com a queda passou a ser tripartido.

Antes da queda do homem, toda virtude vinha no sentido do Espírito>Alma>Corpo ...assim o Espírito era vivo que vivificava a Alma que vivificava o Corpo ... Deus mantém comunhão com o homem através do espírito do homem... a vida de Deus passa para o espírito que vai para a alma e depois para o corpo.

Mas, com a queda do homem o sentido ficou reverso, o homem passou a absorver do MUNDO pelo CORPO que passa para a ALMA que passa para o ESPÍRITO que consequentemente MORRE.

Num resumo:

No sentido correto, Deus vivifica o ESPÍRITO (do homem) que vivifica a ALMA que vivifica o CORPO.

No sentido errado, o Mundo mortifica o CORPO (do homem) que mortifica a ALMA que mortifica o ESPÍRITO... dai a morte espiritual que está na humanidade pós-queda de Adão.

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:08 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: