.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
62 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 61 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A alma, o cérebro e o livre arbítrio.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A alma, o cérebro e o livre arbítrio.

Mensagem por Starway to Heaven em Ter 17 Jul 2012, 8:32 pm

Realmente uma ideia de alma sobrenatural é reconfortante, e eu mesmo admito que queria acreditar na mesma. Porém acho que é difícil vendo o avanço científico e vendo como o cérebro influência em nós qualquer intervenção sobrenatural para o funcionamento do mesmo. Vejo por exemplo as doenças que o atingem, e como isso afeta a personalidade das pessoas, como pessoas que tem duas personalidades completamente diferentes vivendo no mesmo corpo por exemplo, ou como tratando do cérebro de uma pessoa podemos modificar completamente a sua essência.

Acho que um caso de destaque seria o de Phineas Gage ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Phineas_Gage ). No caso um acidente liberou uma certa "maldade" que afetou sua personalidade. Apesar de estar bem fisicamente, essa alteração no cérebro fez com que ele se tornasse alguém totalmente diferente. E será que isso não pode se aplicar em todos nós? Somos o que somos, gostamos do gostamos, acreditamos no que acreditamos porque o nosso cérebro está funcionando de uma maneira específica em nossas cabeças... quem sabe o quão diferentes seríamos se nosso cérebro operasse de maneira diferente?

Então dissertem sobre como pode existir uma alma sendo pelo que parece todas as nossas funções são suprimidas pelo nosso cérebro físico, e também sobre o nosso livre arbítrio, que as vezes parece mais depender do acaso do que das nossas decisões.

Starway to Heaven
Safira
Safira

Número de Mensagens : 151
flag : Brasil

Re: A alma, o cérebro e o livre arbítrio.

Mensagem por Khwey em Ter 17 Jul 2012, 10:24 pm

A bíblia descreve um episódio envolvendo um ser doente, dando a entender que tal ser e sua doença foram usados apenas para servir a um propósito divino.

A bíblia também descreve vários outros seres que vieram ao mundo tal como figurantes, com apenas um propósito previamente definido, de uma forma similar a uma abelha que vem ao mundo para fazer mel, cera e uma colméia composta por favos hexagonais construídos com precisão matemática.

Em tratando-se de um livro composto por enigmas, estes fatos, entre outros mais, devem ser considerados quanto a esta idéia sobre a alma.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por silvamelo em Qua 18 Jul 2012, 1:00 am

Somos o que somos, gostamos do gostamos, acreditamos no que acreditamos porque o nosso cérebro está funcionando de uma maneira específica em nossas cabeças... quem sabe o quão diferentes seríamos se nosso cérebro operasse de maneira diferente?
Muito interessante essa sua abordagem. Deixe-me fazer uma conjectura a respeito:

Nós existimos porque temos um cérebro, mas um cérebro por si só não tem vida. Além da manutenção corporal que mantém o cérebro vivo, existe também um "programa" rodando nele, que faz com que nós tomemos consciência de nós mesmos. A prova disso é que um corpo sem consciência pode funcionar com ajuda de aparelhos, mesmo com morte cerebral, ou seja, o "hardware" (cérebro) danificou irreversivelmete, de modo que o "programa" (alma) já não pode mais rodar nele.

Agora vamos analisar por um momento uma máquina: O que faz um dispositivo eletrônico funcionar de modo a realizar as tarefas para as quais foi elaborado é justamente o PROGRAMA que foi desenvolvido para este fim. Um programa é uma sequência lógica de comandos determinados para produzir um resultado esperado.

É CLARO que essa sequência lógica INTELIGENTE não pode ser uma obra do acaso. A pessoa que desenvolve um programa para rodar em algum dispositivo eletrônico precisa antes de mais nada ESTUDAR e APRENDER tudo sobre o funcionamento do equipamento paro o qual vai dar "vida", além de ter o domínio completo da estruturação e da linguagem lógica que o equipamento é capaz de suportar.

Qualquer um pode entender isso que eu estou dizendo, pois não estou falando de algo de outro mundo, isto é algo com que todos lidamos no nosso cotidiano.

Então como alguém pode imaginar que EXISTA sem que tenha sido DESENVOLVIDO antes por uma Inteligência Superior, dada toda a complexidade da nossa plataforma?

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por famado em Qua 18 Jul 2012, 10:03 am

Questão que levantei no fórum ateísta: Onde vc se encontra
dentro do corpo? Eu me sinto como se estivesse localizado em algum ponto atrás
dos olhos. Tipo, eu posso ver meus membros como vejo as outras pessoas, então,
eles são apenas acessórios ou ferramentas da minha vontade. Quando fecho os
olhos, ainda estou ali atrás naquele ponto. Então, eu não estou nos olhos e não
sou os olhos, eles são apenas acessórios tb. As partes periféricas do meu
cérebro podem ser extirpadas. Se eu posso viver sem a periferia os lobos frontais
ou parietais e outros, então eles tb são apenas acessórios.

Diante dessas observações, acho que somos e estamos em um único ponto no corpo.
Corpo este que, em última análise, é apenas e tão somente nosso veículo. Seria
esse ponto o nosso espírito? Seria nossa alma? Seria nossa consciência? Seria nosso
eu?...

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Xevious em Qua 18 Jul 2012, 1:15 pm

silvamelo escreveu:Nós existimos porque temos um cérebro, mas um cérebro por si só não tem vida. Além da manutenção corporal que mantém o cérebro vivo, existe também um "programa" rodando nele, que faz com que nós tomemos consciência de nós mesmos. A prova disso é que um corpo sem consciência pode funcionar com ajuda de aparelhos, mesmo com morte cerebral
Nosso célebro tem os mecanismos necessários para o funcionamento adequado no "mundo material".
Enchergamos luz, sentimos calor, olfato, etc.
Mas ele não tem os mecanísmos necessários para o funcionamento num mundo "imaterial", isto seria resolvido pela Alma..

Starway to Heaven escreveu:Então dissertem sobre como pode existir uma alma sendo pelo que parece todas as nossas funções são suprimidas pelo nosso cérebro físico, e também sobre o nosso livre arbítrio, que as vezes parece mais depender do acaso do que das nossas decisões.
Alguns inclusive dizem que não existe livre arbítrio, já que somos influenciáveis pela cultura, marketing, etc
mas dentre os fatores da personalidade existe fatores genéticos também claro, e fatores que podem não ser genéticos, mas devido a peculiaridades da alma.

Existem pessoas que tem uma noção de bem e mal, perfeita, sabem como agir no mundo somente fazendo o bem, estas seriam pessoas com grande evolução espiritual.

Fazemos coisas, certas ou erradas e depois podemos podemos refletir sobre o acontecido.
Existem pessoas com mais facilidade nesta compreensão, outras não, no caso estas com mais compreensão, elas resgatam informação diretamente da alma, na forma de "intuição".

Sabe quando tu faz algo "errado" e sabe disso, meio que se sente culpado em fazer..
É tua alma te passando a informação..

Existe uma ligação entre o célebro e a alma, a glandula pituitária, parece ser este elo de ligação.

famado escreveu:Diante dessas observações, acho que somos e estamos em um único ponto no corpo.
Corpo este que, em última análise, é apenas e tão somente nosso veículo. Seria
esse ponto o nosso espírito? Seria nossa alma? Seria nossa consciência? Seria nosso
eu?...
Numa certa época eu participei de um curso de teatro, e nosso professor era muito bom, parte do curso era o "auto-conhecimento" que se alcançava atravez de vários exercícios.
Num deles se conseguia "deslocar" este ponto, para qualquer parte do corpo. No caso nós moviamos o ponto central da nossa conciência.

Alguns esoteristas também falam que a alma é como uma pequena fagulha energética de um tipo de energia não conhecida, no nosso universo material, e que ela é "presa" no nosso corpo, mas não exatamente pelo corpo, ou pela pele, mas por um evoltório energético que inclusive rodeia nosso corpo.

Mas queria aproveitar pra falar que os que acreditam na Alma tem um aliado nas discussões científicas, que é a "Teoria Quantica".
A teoria quantica, serve para explicar a existência da alma.
Porque um dos dogmas dela é que uma coisa pode ocupar mais de um lugar, mas em universos diferentes..

Outro aliado é Einstein, na verdade uma de suas fórmulas, quando utilizada no cálculo da explosão de uma super-nova, se chega a conclusão que deve existir um outro universo, porque parte da energia da supernova iria para este outro universo tambem.
Ou seja a matemática "prova" que existe pelo menos mais um outro universo, paralelo ao nosso.
Com características diferentes, não é material mas apenas energético, não existem as dimensões como conhecemos também.

Nos .. não estaríamos "somente" neste universo.. assim como a alma "que é do outro" esta neste, uma parte nossa, esta no outro universo também.
Esta presença neste outro universo, torna possível várias coisas, como a telepatia, porque neste outro universo tudo pode ser conectado, somente pela força mental, no caso em vez de existir matéria, ele é todo feito de "energia mental" ele é feito de "poder do pensamento"

Xevious
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 328

Mensagem por famado em Qua 18 Jul 2012, 2:53 pm

Eu não sei exatamente o que são a alma e o espírito. Não sei se é a mesma coisa, não sei se são apenas definições para parte de nossos atributos mentais, enfim, não sei. Mas tenho a nítida e clara idéia de que eu, eu mesmo, me reduzo a apenas um lugar aqui na minha cabeça, que fica logo atrás dos olhos.

Por exemplo, quando olho pro meu pé, eu o vejo distante. Às vezes quero observar se minhas unhas estão grandes e não consigo, posto que meu pé está lá em baixo, longe de mim. O pé é nitidamente algo à parte.

Penso que um dia o homem poderá desconectar sua cabeça do resto do corpo e viver sobre uma plataforma artificial, só com a cabeça. As máquinas podem fazer o papel do coração, bombeando sangue para a cabeça. As máquinas poderiam fazer tudo que os demais órgãos fazem.

Num futuro mais distante a própria cabeça poderia ser dispensada, ficando apenas o cérebro.

Num futuro mais distante ainda, as partes periféricas do cérebro tb poderão ser artificiais. Assim, estaremos reduzidos apenas ao ponto que realmente somos.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Xevious em Qua 18 Jul 2012, 3:07 pm

famado escreveu:Eu não sei exatamente o que são a alma e o espírito. Não sei se é a mesma coisa, não sei se são apenas definições para parte de nossos atributos mentais, enfim, não sei. Mas tenho a nítida e clara idéia de que eu, eu mesmo, me reduzo a apenas um lugar aqui na minha cabeça, que fica logo atrás dos olhos.
É mas posso te garantir, que com exercícios apropriados pode fazer com que teu ponto de conciência vá para qualquer lugar, para a ponta do dedo por exemplo..

Num futuro mais distante ainda, as partes periféricas do cérebro tb poderão ser artificiais. Assim, estaremos reduzidos apenas ao ponto que realmente somos.
Já existe pelo menos um caso, de um paciênte que tem um implante eletrônico no célebro, pra compensar uma perda devido a lesão por aneurísma.

Também existem já uma boa quantidade de casos de pessoas que eram cegas e voltaram a enxergar usando a tecnologia biônica, que conecta sensores diretamente no célebro.
Isto ocorre principalmente na Inglaterra.
Mais detalhes aqui

Xevious
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Qua 18 Jul 2012, 3:37 pm

Talvez nem seja um ponto, mas uma porção do cérebro. Uma
porção interna que usa a periferia do cérebro como acessório. Eu sei que o
olfato e o paladar estão na periferia. Assim, um chip ou implante qualquer
poderia substituir essa porção cerebral periférica e alimentar a parte mais
interna com informações de olfato e paladar.

O homem pode ser reduzido a uma porção, ou talvez um único ponto. Acho que é
isso.

Última edição por famado em Qua 18 Jul 2012, 3:39 pm, editado 1 vez(es)

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qua 18 Jul 2012, 3:39 pm

Xevious escreveu:
famado escreveu:Eu não sei exatamente o que são a alma e o espírito. Não sei se é a mesma coisa, não sei se são apenas definições para parte de nossos atributos mentais, enfim, não sei. Mas tenho a nítida e clara idéia de que eu, eu mesmo, me reduzo a apenas um lugar aqui na minha cabeça, que fica logo atrás dos olhos.
É mas posso te garantir, que com exercícios apropriados pode fazer com que teu ponto de conciência vá para qualquer lugar, para a ponta do dedo por exemplo...
Eu tb tenho essa impressão.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Ed em Qua 18 Jul 2012, 4:28 pm

Caramba, aí terminou o prazer de sentir as coisas gente...

Com o nariz podemos sentir o odor de uma carne assada, de um perfume, com a boca podemos sentir o prazer da alimentação, com as mãos podemos andar de mãos dadas junto a quem amamos, com os pés temos a liberdade de correr, de sermos conduzidos para onde queremos, enfim, todos os órgãos são muito bons do jeito que estão.

Ficar em uma redoma de vidro deve ser um tédio só...

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3162 dias de existência com 228921 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Xevious em Qua 18 Jul 2012, 4:48 pm

Ed escreveu:Ficar em uma redoma de vidro deve ser um tédio só...
Ta falando no caso de se colocarem nosso célebro num vidro né

O caso que é que não precisa ser assim.
Por exemplo, já fizeram "pele" pra robo, pra que eles sintam o tato, e a precisão do tato deles já é maior que a nossa, além de sentirem mais coisas. E coisas assim podem ser conectads no nosso célebro.

Já fizeram experiências com "membros extras" e descobriam que nossos membros não tem uma relação tão direta com nosso célebro, o celebro pode ser treinado pra utilizar membros artificiais e até mesmo, mais membros.
Então a idéia do Octopus (inimigo do Homem Aranha) pode ser bem factível.

Atualmente fizeram experiências com macacos (não que tiraram os braços dele) mas trainaram ele pra pegar uma banana usando um braço artificial, primeiramente ele movia tanto o braço verdadeiro quanto o falso, com mais treinamento, ele passou a mover só o artificial, e o movia pelo pensamento, ele pensava na movimentação e a maquina interpretava o movimento e o fazia..

Xevious
Pérola
Pérola

Mensagem por Ed em Qua 18 Jul 2012, 4:53 pm

O problema é que eu gosto de ser do jeito que sou... eba

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3162 dias de existência com 228921 mensagens

Ed

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por silvamelo em Qua 18 Jul 2012, 5:05 pm

Xevious escreveu:Nos .. não estaríamos "somente" neste universo.. assim como a alma "que é do outro" esta neste, uma parte nossa, esta no outro universo também.
Me parece que continuamos a existir depois da morte, não como existimos nessa realidade material, mas numa espécie de suspensão ou repouso. O propósito de Deus para o homem é que ele exista num corpo físico capaz de dominar os processos quânticos, assim como o corpo de Jesus ressurrecto, por isso a ressurreição. Para que o homem exista plenamente ele precisa de um corpo transformado, isto é, um upgrade desse nosso corpo atual, para experimentar a realidade misteriosa que Deus preparou para ele no porvir...

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por E.Ramos em Qua 18 Jul 2012, 5:19 pm

silvamelo escreveu:Me parece que continuamos a existir depois da morte...
... existíamos antes?Não se trata de reencarnação. Negativo

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por silvamelo em Qua 18 Jul 2012, 5:23 pm

E.Ramos escreveu:
Não falei de reencarnação... Você crê que morre e deixa de existir?

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por E.Ramos em Qua 18 Jul 2012, 5:46 pm

silvamelo escreveu:
E.Ramos escreveu:
Não falei de reencarnação... Você crê que morre e deixa de existir?
Estamos falando da mesma coisa (não se trata de reencarnação), só frisei no sentido de não haver distorções e virar aquela bagunça com os espíritas.

Também acredito que continuamos(remos) a existir pós morte...minha dúvida é: existíamos antes (de nascer) também?

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por Xevious em Qua 18 Jul 2012, 6:36 pm

Acredito que nós temos uma parte energética nossa em outro universo.
Quando nós morremos, passamos a existir somente nesta outra universo.
Mas é universo com conceitos diferentes de dimensões em relação ao nosso, já que lá não existe matéria.
Uma 'entidade' pode se misturar a outra, pode ser incorporada, ou pode se desmembrar novas entidades apartir de uma.

E existe uma influência entre nossa conciência (o nosso EGO) e esta essencia energética a que chamamos de alma.
A alma não é nosso Ego e nosso Ego não é nossa alma, mas uma influencia na outra.

O teu "eu" não é exatamente a alma, a alma faz parte da tua entidade, sendo entidade composta por matéria e energia, sendo a energia, a alma e também algumas outras formas energéticas que temos, que são derivadas da alma.

Dependendo do nível de conciência da pessoa, pode-se influenciar mais ou menos a alma com nosso Ego, até que a alma acredite que seja ela mesmo um indivíduo.

Já "almas mais maduras" sabem que elas próprias são partes do Uno, são como dedos de uma mão, onde o corpo seria Deus, quando se chega neste estágio, a individualidade não vale nada, nos importamos é com a essência das coisas, que no caso é Deus.

Mas as almas menos sábias, podem mesmo passar a preencher o campo energético de uma nova pessoa.

Existe um fenômeno chamado de "iluminação", que ocorre que é o momento em que uma pessoa adquire a alma (também existem outros conceitos diferentes para o termo iluminação, claro).

O corpo, age como receptáculo da alma, no momento que há condições, a essência da alma que se encontra no outro universo, vem para o nosso, e ocupa, inicialmente seu espaço na glandula pituitária, posteriormente pode ter maior liberdade.

Quando a alma vem do outro universo, ela pode ser uma alma "pouco sábia" que acredita que é um indivíduo, aí então ocorre os casos de reencarnação conciente.

Já as almas "mais sábias" sabem que são "filhas de Deus" são como que extensões de Deus.

E claro, a maioria fica entre estas duas situações.

Xevious
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Qua 18 Jul 2012, 9:19 pm

E.Ramos escreveu:
Também acredito que continuamos(remos) a existir pós morte...minha dúvida é: existíamos antes (de nascer) também?
Sim, na mente de Deus.

Não como cada um individualmente, mas como uma espécie a ser criada.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por famado em Qui 19 Jul 2012, 10:01 am

A conclusão que tiro é que o corpo é um veículo. Todas as
partes que orbitam o cérebro poderão ser substituídas por outras artificiais,
com a mesma função. Até mesmo a periferia do cérebro poderá ser substituída. A
tecnologia está bem perto disso.

Tanto é assim que a medicina considera a pessoa morta quando acontece a morte
cerebral. Vc é seu cérebro, ou mais precisamente, uma porção dentro dele.

Questões:

Será que a tecnologia poderá no futuro transplantar um cérebro para outro
corpo?

Será que algum dia, de maneira tecnológica, a consciência, junto com a memória,
poderá ser separada do cérebro? Algo do tipo "ser guardada ou transportada
para um dispositivo computacional"?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Qui 19 Jul 2012, 10:06 am

Parece que o limite da tecnologia humana é só a morte, e enquanto houver alguém para continuar de onde o outro parou, ela não terá fim.

Com o corpo tudo parece ser possível, mas a questão é com a alma.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Xevious em Qui 19 Jul 2012, 10:22 am

famado escreveu:Será que a tecnologia poderá no futuro transplantar um cérebro para outro
corpo?
Acredito que sim, a quantidade de detalhes para se fazer as ligações nervosas é enorme.
Mas também a tecnologia esta evoluindo bastante e se minituarizando muito também
tudo indica que poderemos chegar lá sim

Hoje em dia já compreendemos bastante o funcionamento da memória, apesar de ter muito a compreender ainda.
Hoje não há hipotese nenhuma de um dispositivo "leitor" de memória.

Se houvesse seria muito útil, porque a maioria das memórias só é obtida a informação se existe um certo empenho para resgata-la e como não fazemos isso ela é posta ao lado destinada ao esquecimento.

Outra coisa interessante é que poderíamos fazer biografias completas e facilmente.
Além de claro, para casos judiciais, onde encontraríamos as verdades, sem dúvida.

Khwey escreveu:Com o corpo tudo parece ser possível, mas a questão é com a alma.
um grande impeditivo na compreensão científica doq é a alma e como resolver casos onde ela é importante, é que em geral os cientístas são céticos quanto a existência da alma.

Um dos casos em que a ciência poderia ajudar, em relação a alma, é em casos de pessoas que tem tudo funcionando direitinho mas são pessoas "sem vontade", inanimadas, apaticas, passíveis a tudo.
Oq motiva nosso empenho na vida em suma é a alma.
Sem ela somos apenas uma ferramente, sem uso.

Xevious
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Qui 19 Jul 2012, 10:29 am

Xevious escreveu:
Khwey escreveu:Com o corpo tudo parece ser possível, mas a questão é com a alma.
um grande impeditivo na compreensão científica doq é a alma e como resolver casos onde ela é importante, é que em geral os cientístas são céticos quanto a existência da alma.

Um dos casos em que a ciência poderia ajudar, em relação a alma, é em casos de pessoas que tem tudo funcionando direitinho mas são pessoas "sem vontade", inanimadas, apaticas, passíveis a tudo.
Oq motiva nosso empenho na vida em suma é a alma.
Sem ela somos apenas uma ferramente, sem uso.
Neste sentido eu não creio que a manipulação da alma esteja ao alcance do homem.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Xevious em Qui 19 Jul 2012, 11:06 am

Khwey escreveu:Neste sentido eu não creio que a manipulação da alma esteja ao alcance do homem.
A posição atual da ciência seria em concordância contigo.

Afinal os estudos científicos em direção a compreensão da alma, são atualmente nulos.
Antigamente, na década de 50 se iniciou alguns estudos, mas com a mudança dos regimes governamentais os focos científicos mudaram também.

Com o surgimento da teoria quantica, ou melhor uma maior compreensão dela e a possibilidade de uma nova abordagem para diversos assuntos atravez desta teoria, passa a existir a possibilidade de se estudar o conceito "alma" utilizando-se esta ótica.

Que compreenderia formas de energia atualmente incompreendidas, e comunicações entre universos diferentes. Além de suas relações com o célebro.
Não conheço nenhum cientísta que esteja fazendo estudos neste sentido, mas acredito que poderá surgir em breve.

Outra questão são os estudos do célebro, que tem avançado sempre, e claro ainda tem muita coisa a aprender. Passamos também a procurar comprender as glandulas anexas ao célebro.
E uma delas é a Glandula Pituitária ou Pineal, ela parece ter uma grande importância em relação a alma e a vários fenômenos sobre-naturais.

Sabemos hoje da origem dela, ela era uma "antena" que em vez de ficar para fora, fica dentro do célebro, porque as energias que ela captura não são relacionadas com a matéria, portanto a caixa craniana não oferece resistência a ela.

Outra coisa que sabemos dela, é que ela é bastante semelhante ao olho..
Ela tem uma formação bastante semelhante a retina do olho.

Ela "é um olho" unico e interno, dentro da cabeça.

Porque teríamos um olho bloqueado, por muita carne e ainda uma caixa óssea revestindo por fora?

Emfim, devem existir diversos cientístas mais ou menos empenhados em estudar e compreender esta glandula e eles podem acabar "esbarrando" na alma, pelas suas pesquisas..

Para quem quiser saber oq sabemos atualmente sobre esta glandula, recomendo a leitura deste artigo Mistérios do Terceiro Olho

Xevious
Pérola
Pérola

Mensagem por famado em Qui 19 Jul 2012, 11:12 am

Xevious escreveu:

Hoje em dia já compreendemos bastante o funcionamento da memória, apesar de ter muito a compreender ainda.
Hoje não há hipotese nenhuma de um dispositivo "leitor" de memória.

Se houvesse seria muito útil, porque a maioria das memórias só é obtida a informação se existe um certo empenho para resgata-la e como não fazemos isso ela é posta ao lado destinada ao esquecimento.

Outra coisa interessante é que poderíamos fazer biografias completas e facilmente.
Além de claro, para casos judiciais, onde encontraríamos as verdades, sem dúvida.

Eu não falo apenas em leitura da memória, mas em
transplantar a consciência e a memória para um dispositivo fora do cérebro.
Seria o transplante do eu da pessoa. Não é copiar as informações, mas
transplantar. Eu incluo a memória, porque sem ela, a pessoa pode estar consciente
mas sem se lembrar de eventos passados. A memória é parte do que vc é. Assim,
eu defino a pessoa com a consciência e a memória.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Xevious em Qui 19 Jul 2012, 11:50 am

famado escreveu:Eu não falo apenas em leitura da memória, mas em
transplantar a consciência e a memória para um dispositivo fora do cérebro.
Seria o transplante do eu da pessoa. Não é copiar as informações, mas
transplantar. Eu incluo a memória, porque sem ela, a pessoa pode estar consciente
mas sem se lembrar de eventos passados. A memória é parte do que vc é. Assim,
eu defino a pessoa com a consciência e a memória.
realmente é uma meta bastante dificil

mais fácil seria "replicar" a conciência, criando um sistema de inteligência artificial que aprendesse "naturalmente" com a pessoa, a como que é a conciência da pessoa, em determinado momento esse software poderia responder a qualquer ação de maneira exatamente igual à pessoa..
Desta maneira "este sistema" poderia acreditar que é um indíviduo próprio e único da mesma maneira que a pessoa do experimento.
E essa bagagem de informação poderia ser transferida para outro sistema, então um robo poderia adquirir essa conciencia simulada.

Mas quanto a uma tranferência real de conciência, aí tem alguns problemas sérios.
Primeiro "a alma", ela faz parte do todo, que é nossa conciência ela nos da a "intuição" e algumas outras relações a nivel paranormal que normalmente não temos compreensão que usamos, mas que ainda assim fazem parte da nossa personalidade.

Outra questão é a nossa memória, não se pode desatrelar a conciência da memória, porque a nossa memória é constantemente acionada durante nosso raciocínio, ou seja, que participam das nossas decisões.

Inclusive psicólogos afirmam que os primeiros anos de vida são cruciais para formar a maior parte da nossa personalidade.
Portanto a memória "se transforma" em características de personalidade..

E a memória não é fácilmente transferível, porque o mecanismo de funcionamento do nosso célebro em relação a memória não é apenas "eletrônico" existem processos quimicos também.
E os processos quimicos apesar de rápidos não são instantaneos.
Ou seja por mais otimizado que seja, é impossível "gravar" toda a memória de alguma pessoa num tempo "rápido".
Provavelmente se conseguiria um processo de gravaçação, talvez de 10x mais velocidade.
Mas para gravar a memória de uma pessoa de 20 anos de idade, se demoraria 2 anos..
Mas ainda assim não há garantias, afinal seria necessário um processamento em paralelo no célebro, e talvez ele não de conta do recado, principaenvolvidas, então a velocidade total de gravação poderia ser bem menor que isso.

Nosso celebro grava as informações parecido como nos vemos um filme, acompanhando tudo, mas em vez do filme que vemos e escutamos, no nosso caso, "gravamos" todos os sentidos.

Por isso as vezes sentimos certo cheiro e isso nos arremete a certa lembrança..

Resumindo, seria mais fácil criar um dispositivo cybernético que pensasse que é "nós" doq passar a informação doq é nós para outra pessoa..

Para quem tiver interesse em saber como andam as pesquisas sobre cerebros artificiais aconselho ler essa matéria Avanços em relação a criação de um cerebro artificial

Mas posso adiantar alguma coisa, os cientístas já conseguiram replicar o cérebro de uma mosta, de uma abelha e de um Rato e estão em vias de fazer o mesmo com um Gato.

Xevious
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:20 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: