.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
21 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

cristianismo e ciência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cristianismo e ciência

Mensagem por nandokiss em Qua 20 Jun 2012, 2:56 pm

Muita gente acusa o cristianismo de ser anti-racional.
Mas devo reconhecer justamente o contrario: só no ocidente, graças ao cristianismo, em função da transcendencia ontológica, que gera a dessacralização da natureza foi possivel construir (de maneira sólida) sociedades científicas e tecnológicas.

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Re: cristianismo e ciência

Mensagem por silvamelo em Qua 20 Jun 2012, 3:14 pm

nandokiss escreveu:Muita gente acusa o cristianismo de ser anti-racional.
Mas devo reconhecer justamente o contrario: só no ocidente, graças ao cristianismo, em função da transcendencia ontológica, que gera a dessacralização da natureza foi possivel construir (de maneira sólida) sociedades científicas e tecnológicas.
Boa, Nando, agora eu tenho que aplaudir! palminhas

A Igreja Católica bem que tentou paralizar isso, não é verdade? Só que o Evangelho não pode ser acorrentado. E a liberdade filosófica intrínseca a ele foi capaz de impulsionar o avanço.

So acrescento o seguinte: O avanço das mazelas foi resultado da rebelião filosófica, que não se conteve diante dAquele que liberou o conhecimento.

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
flag : Brasil

Mensagem por O Questionador em Qua 20 Jun 2012, 7:25 pm

"Graças ao cristianismo" tivemos um avanço? Só pode ser uma piada.

Já ouviu falar dos 1001 anos da ciência islâmica?

Já ouviu falar nos avanços que os chineses tinham antes de Cristo?

Já ouviu falar da Idade das Trevas?

Pelo contrário meu caro, não foi o cristianismo que incentivou o desenvolvimento, foi justamente o contrário, por conta da opressão religiosa e do dogmatismo da Igreja que milhares de mentes começaram a estabelecer um movimento contra os dogmatismos, que foi o Iluminismo, uma corrente contra a religião que pregava o desenvolvimento pela razão e pela Ciência.

Então meu caro, de certa forma você pode estar até certo, foi por conta do cristianismo que tivemos um desenvolvimento, mas não de forma direta, mas sim justamente pelo efeito oposto a ele que levou as mentes mais científicas a lançarem as bases do racionalismo crítico numa tentativa de se distanciar da religião e do dogmatismo reinante. Espero que você tenha tentado ser irônico nessa assertiva.

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 523

Mensagem por Jumper em Qui 21 Jun 2012, 12:32 am

Isso é jogo dos 7 erros?
* Por "dessacralização da natureza" você quer dizer abandono do culto à natureza, certo? Isso antecede, em muito, o cristianismo e o próprio judaísmo, religião de onde o mesmo veio.

* Você já ouviu falar do Index Librorum Prohibitorum?
"Em determinados momentos da história obras de cientistas, filósofos, enciclopedistas ou pensadores como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, Nicolau Maquiavel, Erasmo de Roterdão, Baruch de Espinosa, John Locke, Berkeley, Denis Diderot, Blaise Pascal, Thomas Hobbes, René Descartes, Rousseau, Montesquieu, David Hume ou Immanuel Kant tenham pertencido a esta lista, sendo algumas dessas tendo sido removidas mais tarde."

* Como O Questionador falou, o Oriente era muito mais desenvolvido tecnologicamente nessa época que o Ocidente. E curiosamente tal nível tecnológico parou de ser desenvolvido justamente por motivos religiosos.

* Vários cientistas foram queimados como hereges simplesmente por propor que o mundo tinha mais que 6000 anos e coisas do gênero.
A frase "caça às bruxas" não é metafórico, realmente foram caçados bruxas e hereges.

* Os últimos 150 anos foram os anos em que se teve maior avanço tecnológico na história humana... quanto tempo faz que houve a separação entre Igreja e Estado na maioria dos países ocidentais? Ah, 150 anos... coincidência?

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por nandokiss em Qui 21 Jun 2012, 7:39 am

Sim. o islã contou com um surto impressionante de ciencia, na Idade média. Mas faltou um método.
e no ocidente, na filosofia houve esse método. e ele foi propagado pelos padres da igreja, Tertuliano, Clemente, Agostinho, Abelardo, etc. E depois com pensadores cristãos, Bacon, Descartes, Pascal, etc...
.
Quanto a igreja catolica, discordo. Ela cometeu erros, mas recuperou parte da cultura antiga. um legado monumental. Os padres da Irlanda copiaram os manuscritos que estavam se perdendo no ano 500 DC.

Ergueu a maleta e

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por abençoado em Sab 23 Jun 2012, 11:09 am

O Questionador escreveu:

"Graças ao cristianismo" tivemos um avanço? Só pode ser uma piada.

Já ouviu falar dos 1001 anos da ciência islâmica?

Já ouviu falar nos avanços que os chineses tinham antes de Cristo?

Já ouviu falar da Idade das Trevas?

Pelo contrário meu caro, não foi o cristianismo que incentivou o desenvolvimento, foi justamente o contrário, por conta da opressão religiosa e do dogmatismo da Igreja que milhares de mentes começaram a estabelecer um movimento contra os dogmatismos, que foi o Iluminismo, uma corrente contra a religião que pregava o desenvolvimento pela razão e pela Ciência.

Então meu caro, de certa forma você pode estar até certo, foi por conta do cristianismo que tivemos um desenvolvimento, mas não de forma direta, mas sim justamente pelo efeito oposto a ele que levou as mentes mais científicas a lançarem as bases do racionalismo crítico numa tentativa de se distanciar da religião e do dogmatismo reinante. Espero que você tenha tentado ser irônico nessa assertiva.

A relutância dos ateus reconhecerem os méritos do Cristianismo chega a ser risória.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por nandokiss em Sab 23 Jun 2012, 12:56 pm

olha, eu nao sou cristão praticante, mas tenho que reconhecer...

quando a sociedade européa por meio de sociedades secretas, com disseminação do anti-semitismo e propagação de emblemas antigos se afastou do cristianismo, deu no que deu - nazismo e facismo...

os nazistas queimaram livros em 33, um sinal do que fariam depois.
Abriu-se mao da razão... oh my

Ergueu a maleta e

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Cal em Sab 23 Jun 2012, 1:10 pm

nandokiss escreveu:olha, eu nao sou cristão praticante, mas tenho que reconhecer...

quando a sociedade européa por meio de sociedades secretas, com disseminação do anti-semitismo e propagação de emblemas antigos se afastou do cristianismo, deu no que deu - nazismo e facismo...

Defina cristianismo.

Se cristianismo for a versão idealizada de uma crença específica sobre interações humanas então você está certo, os evangelhos dizem para amar o próximo e o que os cristãos alemães fizeram na época só pode ser chamado de afastamento dessa versão.

Agora se cristianismo for a soma das ações da maioria cristã então não houve afastamento nenhum, uma vez que os cristãos na época oravam e cantavam tranquilamente em suas igrejas enquanto a sinagoga ardia em chamas, o discurso anti-semita usado pelos nazistas teve uma boa base na cultura cristã principalmente na influência luterana.

É a velha questão, por qual base devemos julgar algo? Com base na teoria ou na prática? Com bases nas boas intenções ou com base no impacto real no mundo?

Se for para julgar com base nas intenções e não na prática podemos dizer que os países comunistas se afastaram do verdadeiro comunismo que tinha por intenção a justiça social para todos, o que eu considero de uma ingenuidade sem tamanho.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por nandokiss em Sab 23 Jun 2012, 2:19 pm

Sim. o anti-semitismo tem origem na idade média, e foi transmitido ao luteranismo mais tarde.

Somam-se a isso as bobagens ditas por místico russos e austriacos como Helena B. , Von list, e Lanz sobre a raça ariana e o nacionalismo exacerbado, tão cultivado pela sociedade européia.
como eu disse antes, abriu-se mão da razão....

Ergueu a maleta e

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por abençoado em Ter 03 Jul 2012, 2:28 pm

Cal escreveu:
nandokiss escreveu:olha, eu nao sou cristão praticante, mas tenho que reconhecer...

Defina cristianismo.

Se cristianismo for a versão idealizada de uma crença específica sobre interações humanas então você está certo, os evangelhos dizem para amar o próximo e o que os cristãos alemães fizeram na época só pode ser chamado de afastamento dessa versão.

Agora se cristianismo for a soma das ações da maioria cristã então não houve afastamento nenhum, uma vez que os cristãos na época oravam e cantavam tranquilamente em suas igrejas enquanto a sinagoga ardia em chamas, o discurso anti-semita usado pelos nazistas teve uma boa base na cultura cristã principalmente na influência luterana.

É a velha questão, por qual base devemos julgar algo? Com base na teoria ou na prática? Com bases nas boas intenções ou com base no impacto real no mundo?

Se for para julgar com base nas intenções e não na prática podemos dizer que os países comunistas se afastaram do verdadeiro comunismo que tinha por intenção a justiça social para todos, o que eu considero de uma ingenuidade sem tamanho.

Ao contrário do que se pensa, Hitler usou os escritos de Lutero como propaganda, para ganhar as massas cristãs. Na verdade, era plano serem os cristãos os seguintes a irem para Auschwitz depois dos judeus.Muito maior influência teve o eugenismo ,Nietzche e sobretudo o Darwinismo Social na doutrina nazi.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por famado em Ter 03 Jul 2012, 2:35 pm

Cal escreveu:

Defina cristianismo.

Como de fato

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por O Questionador em Ter 03 Jul 2012, 7:25 pm

abençoado escreveu:

A relutância dos ateus reconhecerem os méritos do Cristianismo chega a ser risória.

?

Se tivesse mérito, eu reconheceria(porque negaria?), mas no âmbito da Ciência, a relevância do cristianismo é negativa, foi justamente a religiosidade exacerbada que levou ao movimento dos iluministas em prol unicamente da Razão, dissociada da Fé e da Religião, o que abriu caminho para a idealização do Método Científico e o consequente progresso gradativo do conhecimento acumulado, da qual a Ciência derivou, usando unicamente meios observáveis e reproduzíveis.

Se eu estiver errado, me corrija, mas pelo que me lembre dos anos de estudo, foi assim que se sucedeu.

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Friedrich Nietzsche

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por nandokiss em Ter 03 Jul 2012, 8:10 pm

Nietzsche nao...
o nazismo se apropriou de Nietzsche e de seus escritos, porque sua sobrinha casou com um nazista de primeiro escalão.
Ele glorificava a guerra.
mas em seus escritos, Nietzsche sempre ridicularizou os alemães, suas bebedeiras, seu gosto por matar a cultura.
Ele sempre disse, tendo em vista a origem de sua família:
"sou um aristocrata de sangue polaco". oh my

Ergueu a maleta e

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por O Questionador em Ter 03 Jul 2012, 8:32 pm

nandokiss escreveu:Nietzsche nao...
o nazismo se apropriou de Nietzsche e de seus escritos, porque sua sobrinha casou com um nazista de primeiro escalão.
Ele glorificava a guerra.
mas em seus escritos, Nietzsche sempre ridicularizou os alemães, suas bebedeiras, seu gosto por matar a cultura.
Ele sempre disse, tendo em vista a origem de sua família:
"sou um aristocrata de sangue polaco". oh my

Mesmo assim, gosto de ler seus escritos, embora algumas vezes ele perca tanto tempo se concentrando em descer tanto o sarrafo no cristianismo que até eu perco a paciência na leitura.

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Friedrich Nietzsche

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:54 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: