.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
43 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 42 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

"E todo Israel será salvo"... Como entender este versículo de Romanos 11?

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: "E todo Israel será salvo"... Como entender este versículo de Romanos 11?

Mensagem por Khwey em Qui 09 Ago 2012, 7:26 am

Jeanbanak escreveu:
Khwey escreveu:
Mateus
9:13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

com este verso você defende que não ha mais a norma sacrificial, e não há nele Abolição ao Sábado Semanal como dia de Descanso!
Você consegue ver que não há sacrifício, mas não consegue ver que este mesmo verso mostra a diferença que há entre as Lei de Deus e não de Moisés. Por favor respeite a Palavra e a Defenda com prudência!
Estou apenas te mostrando o que está escrito, o que não se resumiu apenas neste verso.

Jeanbanak escreveu:
Khwey escreveu:Não tem!
A lei de Moisés, não:

Se a Lei de DEUS, não tem mais a mesma função,
A lei que Deus deu a Moisés não tem mais função.

Jeanbanak escreveu:qual a finalidade de termos Jesus como intercessor?
A finalidade foi a de justificar todo aquele que crer.

Jeanbanak escreveu:Ele intercedo por nós contra o quê;
Contra Satanás e as fraquezas da carne.

Jeanbanak escreveu:se não há mais a Lei De DEUS,
Onde alguém disse que não há mais lei de Deus???

Já foi citada a lei de Deus, segundo Cristo e a nova aliança:

Mateus
7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Jeanbanak escreveu:que possa nos condicionar como pecadores incluindo o Sábado como 4º mandamento? Porque temos promessa segundo as obras se não há mais a Lei das Obras?
As obras que contam são as que fazem parte do mandamento acima.

Jeanbanak escreveu:Segundo sua teoria
Nãozinho Segundo está escrito.

Jeanbanak escreveu:você não faz parte ou não deste grupo adotivo?
Eu faço parte do grupo dos gentios, incluídos na nova aliança e não na antiga, pois gentios nunca estiveram sob a lei que Deus deu a Moisés, e nem estão agora.

Jeanbanak escreveu:Efésios 1:5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Eu Sou adotado porque "Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus." João 4:22

Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas Rom. 9:4-5
Estes versos não tratam de leis e nem de mandamentos a serem cumpridos.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por Jeanbanak em Qui 09 Ago 2012, 10:44 am

Khwey escreveu:
Jeanbanak escreveu:
Khwey escreveu:
Mateus
9:13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

com este verso você defende que não ha mais a norma sacrificial, e não há nele Abolição ao Sábado Semanal como dia de Descanso!
Você consegue ver que não há sacrifício, mas não consegue ver que este mesmo verso mostra a diferença que há entre as Lei de Deus e não de Moisés. Por favor respeite a Palavra e a Defenda com prudência!
Estou apenas te mostrando o que está escrito, o que não se resumiu apenas neste verso.

Jeanbanak escreveu:
Khwey escreveu:Não tem!
A lei de Moisés, não:

Se a Lei de DEUS, não tem mais a mesma função,
A lei que Deus deu a Moisés não tem mais função.

Jeanbanak escreveu:qual a finalidade de termos Jesus como intercessor?
A finalidade foi a de justificar todo aquele que crer.

Jeanbanak escreveu:Ele intercedo por nós contra o quê;
Contra Satanás e as fraquezas da carne.

Jeanbanak escreveu:se não há mais a Lei De DEUS,
Onde alguém disse que não há mais lei de Deus???

Já foi citada a lei de Deus, segundo Cristo e a nova aliança:

Mateus
7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Jeanbanak escreveu:que possa nos condicionar como pecadores incluindo o Sábado como 4º mandamento? Porque temos promessa segundo as obras se não há mais a Lei das Obras?
As obras que contam são as que fazem parte do mandamento acima.

Jeanbanak escreveu:Segundo sua teoria
Nãozinho Segundo está escrito.

Jeanbanak escreveu:você não faz parte ou não deste grupo adotivo?
Eu faço parte do grupo dos gentios, incluídos na nova aliança e não na antiga, pois gentios nunca estiveram sob a lei que Deus deu a Moisés, e nem estão agora.

Jeanbanak escreveu:Efésios 1:5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Eu Sou adotado porque "Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus." João 4:22

Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas Rom. 9:4-5
Estes versos não tratam de leis e nem de mandamentos a serem cumpridos.

Pra nós Khwey, eu e você, do meu lado eu penso de você isto : A Lei e Ao Testemunho! S não falarem segundo esta palavra é porque não há luz neles Isaías 8:20
Como posso segundo a Palavra concordar com o que você diz se a única coisa que faz é ir contra este preceito?

Você não entende que não há mais diferença entre Judeus e Gentios? Ou acha que ainda tem? Rom 9:4-5 fala a quem pertence tudo o que conhecemos por Jesus, e é dos Judeus! Romanos também diz que não há mais diferença entre um e outro porque Jesus morreu por ambos tanto pelo Judeu como pelo Gentio como você pode defender algo que não é fundamentado?
Se somos salvos é porque a salvação vem dos Judeus

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978

http://www.averdadebiblica.com

Mensagem por Khwey em Qui 09 Ago 2012, 9:12 pm

Jeanbanak escreveu:
Pra nós Khwey, eu e você, do meu lado eu penso de você isto : A Lei e Ao Testemunho! S não falarem segundo esta palavra é porque não há luz neles Isaías 8:20
Como posso segundo a Palavra concordar com o que você diz se a única coisa que faz é ir contra este preceito?
Isto acima é algum mandamento pertencente a nova aliança?

Se a resposta é não, então já foi, pois Jesus que veio até nós sem a lei, deu-nos um novo mandamento, o qual está escrito na bíblia mas não está contido em nenhum livro da lei. Isto porque tal mandamento na realidade foi escrito nas nossas mentes, depende de entendimento espiritual.

E por isto, logicamente, ele não tem efeito sobre quem ainda está endurecido pela lei de Moisés.

Jeanbanak escreveu:Você não entende que não há mais diferença entre Judeus e Gentios? Ou acha que ainda tem?
É claro que ainda tem diferença, sob outro ponto de vista, pois os judeus ainda estão endurecidos, conforme consta nos planos de Deus.

Jeanbanak escreveu:Rom 9:4-5 fala a quem pertence tudo o que conhecemos por Jesus, e é dos Judeus! Romanos também diz que não há mais diferença entre um e outro porque Jesus morreu por ambos tanto pelo Judeu como pelo Gentio como você pode defender algo que não é fundamentado?
Tudo que eu defendo tem fundamento, pois foi devidamente respaldado pelas palavras de Jesus e discípulos, conforme você pode conferir em todos os textos por mim colocados.

Jeanbanak escreveu:Se somos salvos é porque a salvação vem dos Judeus
Sim, isto porque foi através dos judeus que Deus planejou tudo, afim de nos enviar Jesus. Nada a ver com lei de Moisés, pelo contrário...

Romanos
10:4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Jeanbanak em Sex 10 Ago 2012, 12:44 pm

Khwey escreveu:pois Jesus que veio até nós sem a lei, deu-nos um novo mandamento, o qual está escrito na bíblia mas não está contido em nenhum livro da lei. Isto porque tal mandamento na realidade foi escrito nas nossas mentes, depende de entendimento espiritual.
E por isto, logicamente, ele não tem efeito sobre quem ainda está endurecido pela lei de Moisés.

O que Jesus disse da Lei? Por acaso Jesus disse que a Lei estava abolida? Isso está Escrito, com as palavras Dele? Não vi na Bíblia que haja uma Substituição
dos 10 mandamentos. Mas há sim, uma mudança de SACERDÓCIO, que gerou mudança na Lei SACRIFICIAL!! Veja o que diz Hebreu 10:1 "Porque, tendo a lei a sombra* dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles (sacrifícios) se chegam."
* (Heb 8:3-5 nota "n", e Cf. Cl. 2:17/ Bíblia Almeida RC)

De fato a lei era sombra, mas como o texto mostra temos a visão de que lei? A Lei Sacrificial! Ou Seja, a Lei era sombra dos bens futuros, mas era falha porque não aperfeiçoava os que aos que sacrificavam. "Se aperfeiçoasse, ha muito tempo teriam deixado de oferecer sacrifícios porque purificados uma vez os ministros,
não teriam mais consciência do pecado" (Hebreus 10:2) De fato havia falha na Lei, porque não aperfeiçoava aos homens que sacrificavam almejando perdão de seus pecados.

De fato ha necessidade de mudança e Jesus diz: Eis que venho para fazer, ó Deus , a tua vontade, tira o primeiro, para estabelecer o segundo,* Hebreus 10:9 (Conf. Salm. 40:6-8) (*João 4:34 A vontade de Deus não é a abolição dos 10 mandamentos, mas que haja mudança no método de sacrifício)
Esta mudança não é referente a uma mudança da Lei de Deus (10 mandamentos), mas sim é uma mudança no método sacrificial! Antes era necessário que animais fossem sacrificados para receberem perdão, mas pela vontade de Deus, Jesus foi sacrificados por todos e o texto segue claro na explicação de referenciar ao método sacrificial como abolido, veja: "Na qual vontade temos sido santificados pela oblação** do corpo de Cristo, feita uma vez.
A nossa santificação pelos nosso pecados é por meio da Oblação do corpo de Cristo. ** Oblação é o sacrifício, é a morte do ser em questão, como sendo o cordeiro da Lei Sacrificial.

Hebreus 10:28 29 deixa bem claro a questão e que há diferença de pena a partir da morte de Jesus dizendo "Quebrantando a Lei de Moisés morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o o sangue do testamento* e fizer agravo ao espírito da graça?"

O texto faz uma pergunta ao leitor, mostrando que se a Lei de Moisés matava pela afirmação de duas testemunhas que houve transgressão, quanto maior castigo será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus e profanar o sangue do testamento* e fazer agravo ao espírito da graça? Mas define também este mesmo texto que o Sacrifício de Jesus por nossos pecados torna o pecado mais terrível, visto que Jesus agora se oferece para nos redimir diante de Deus (Hebreus 9:24) e reafirma a Lei, visto que é uma comparação entre Moisés e Jesus. e diz que se na época de Moisés os homens morriam, qual será o castigo daqueles que pisam o Filho de Deus? Como pisam o Filho de Deus? Transgredindo da mesma forma que antes. Isto ilustra muito bem, que o aperfeiçoar vem pelo obedecer em verdade e em espírito (Rom 8:9) e só pode ser pelo amor, se na época de Moisés os homens tivessem remorso de por outro em seu lugar para morrer, deixariam de pecar por amor aquele que é sacrificado, que na época era um bezerro ou bode. Mas agora Cristo se fez cordeiro, e quando desobedecemos a única maneira de receber perdão, é Ele interceder por nós com seu Sangue previamente derramado quando se sacrificou por nós, é como matar Jesus de novo para receber perdão! (Rom 6:15)
E precisamos de perdão sobre os nossos pecados, e pecado é a transgressão da Lei (10 mandamentos)

*Sangue do Testamento - Porque onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador Hebr. 9:16
porque um testamento tem força onde houve morte... (v17) Porque o Primeiro não foi consagrado sem sangue (v18)
Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a Lei, tomou o sangue de bezerros e dos
bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, (v20) Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado".

O primeiro testamento é validado pela morte de Moisés, porque necessário é a morte do testador, e ainda foi necessário ser consagrado com sangue aspergido sobre aquilo a que consagrar; ou seja, o testamento! E da mesma forma Jesus consagra ao Seu testamento com o Seu sangue (Hebreus 10:4) e não de animais, porém, não num tabernáculo feito por homens. (Hebreus 9:24) que era sombra do futuro e do verdadeiro! "Mas era necessário que as figuras que estão no céu assim se purificassem, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes "(Hebreus 9:23) Quais? (Êxo.29:38 referenciando a Moisés \Almeida RC nota "e")

Mas não podemos esquecer o que é referencia de quê, afinal o tabernáculo celestial (Hebreus 9:11)onde está Jesus intercedendo por nós é o verdadeiro e este foi usado como modelo do que os homens fizeram, e tudo o que fizeram no tabernáculo aqui na terra foi sombra, só serviu de exemplo daquilo que realmente é; inclusive tudo o que nele continha na terra, contém também no celestial, pois o terrestre era sombra! E isto posto, afirma também que neste mesmo tabernáculo há as Tábuas do Concerto (10 Mandamentos )(Hebreus 9:4) no mais santo local do Tabernáculo chamado de santo dos santos (V3) e fala de todas as coisas que há dentro deste tabernáculo e mostra que consistia somente em manjares, bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até o tempo de correção (Hebreus 9:10) É bem visível o fato de que aquele sistema não era funcional, não aperfeiçoava, "mas vindo Cristo o Sumo Sacerdote do bens futuros por um maior e mais perfeito tabernáculo (Hebreus 9:11)!
O que isso remete? O fato de que a Lei foi relembrada aqui neste texto, mostrando que Jesus é sacerdote de um Tabernáculo que possui as mesmas coisas que aquele feito na terra e que neste Tabernáculo Celestial possui também as mesmas Leis que o terreno possuiu e demonstra a validade da mesma! Se a Lei agora é celestial tomemos muito cuidado com o que falamos daquilo que é pertencente ao celestial, afinal, se Deus julgará a terra por suas iniquidades terrenas as quais vemos, quão maior castigo receberá aquele que comete iniquidades contra o celestial o qual não vemos?

O que se conclui, que houve mudança na Lei Sacrificial e não na Moral, que rege o homem às coisas certas, o mínimo que não deve ser feito, porque Deus determina como errado; e com queremos estar próximos à Deus novamente devemos ser santificados e esta santificação é espiritual, porque bem sabemos que a Lei é espiritual,pois eu sou carnal vendido sob o pecado (Rom 7:14) A Santificação do espírito por que na carne está o pecado; nosso espírito luta contra a carne porque se faço o que não quero, já não faço eu, mas o pecado que habita em mim (Rom 7:20) vejo em meus membros outra lei que batalha contra a Lei do meu entendimento e me prende debaixo da Lei do pecado que está nos meus membros. (Rom 7:23 Rom 8:1-4) Nossa consciência possui a Lei de Deus, em nossos corações e deste modo sabemos o certo a ser feito porque sua Lei está em nós! Cabe a nós somente a obediência as Leis que estão em nossos corações, não só disponível ao Judeu, mas também ao Gentio "Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." Rom 2: 11-13

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por oliveira leite em Sex 10 Ago 2012, 3:07 pm

O que Jesus disse da Lei? Por acaso Jesus disse que a Lei estava abolida? Isso está Escrito, com as palavras Dele? Não vi na Bíblia que haja uma Substituição

a lei foi até João Batista :chapeu: tai as palavras de Jesus que você queria

E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros,
E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.
Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.
Mateus 11:12-19

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por oliveira leite em Sex 10 Ago 2012, 3:16 pm

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6

Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por SE7MUS em Sex 10 Ago 2012, 4:25 pm

Tanta Balela...!

Todo Israel será salvo. Não o Israel político, mas o do interior do coração. Pois:

Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29

Esta Israel política está condenada assim como está o Brasil, mas todo aquele que crê em Jesus será salvo

Amém... shibalalabala.
SE7MUS

SE7MUS
Safira
Safira

Número de Mensagens : 131

Mensagem por oliveira leite em Sex 10 Ago 2012, 4:44 pm

SE7MUS escreveu:Tanta Balela...!

Todo Israel será salvo. Não o Israel político, mas o do interior do coração. Pois:

Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29

Esta Israel política está condenada assim como está o Brasil, mas todo aquele que crê em Jesus será salvo

Amém... shibalalabala.
SE7MUS

Não precisa dizer mais nada por hoje
acertou irmão positivinho

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por SE7MUS em Sex 10 Ago 2012, 6:59 pm

Obrigado irmão...!

SE7MUS
Safira
Safira

Mensagem por David de Oliveira em Sex 10 Ago 2012, 7:43 pm

Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. (...) Vós (fariseus, saduceus, etc.) tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8: 42, 44.

"Todo" Israel não poderá ser salvo, pelo menos os sepulcros caiados dos fariseus e saduceus.
Esse..." todo" não se refere à totalidade dos judeus em todos os tempos! Se fosse assim, eu não gostaria de morar uma eternidade com alguns deles...
Existe dois aspectos referentes à quantidade conjunta de judeus salvos que se encaixam no conceito de salvação, tendo como referencial os ensinos de Jesus.
Primeiro aspecto: - Em Romanos 11:5 diz que há um "resto" no período da graça ou dispensação da fé. Esse conjunto, segundo o meu entendimento é insignificante, pouca gente mesmo! Paulo, os apóstolos e discípulos são uma prova viva desse... "resto".
A atual situação dos judeus ainda está na linha do Velho Testamento. Estes se comparam à todos aqueles que, antes de Jesus viveram sob a Lei e a Lei, segundo o Novo Testamento não salva ninguém. A dispensação da fé obviamente não alcança a quem não acredita que Jesus é o filho de Deus, pois ninguém vai ao Pai sem ser por Ele.
Segundo aspecto: - Num sentido cronológico está a aliança de Deus com os judeus, que corresponde ao fim da dispensação da fé (o número completo dos "não judeus" salvos) e o período da vinda do libertador em Sião. Vide versos 25 a 27.
Como se dará esse aspecto? Em Romanos 11 há o versículo 15 que nos apresenta como será o reverso da rejeição: "Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?".
Esse período de tempo se igualará ao tempo da dispensação da fé, ou seja, do mesmo jeito que temos a nossa oportunidade, lhes serão dada a eles e do mesmo jeito que poucos a aceitam hoje, assim será no tempo deles.
Em fim, a salvação é para quem a quer...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8355

Mensagem por Jeanbanak em Sex 10 Ago 2012, 8:45 pm

Jeanbanak escreveu:
Khwey escreveu:pois Jesus que veio até nós sem a lei, deu-nos um novo mandamento, o qual está escrito na bíblia mas não está contido em nenhum livro da lei. Isto porque tal mandamento na realidade foi escrito nas nossas mentes, depende de entendimento espiritual.

dos 10 mandamentos. Mas há sim, uma mudança de SACERDÓCIO, que gerou mudança na Lei SACRIFICIAL!! Veja o que diz Hebreu 10:1 "Porque, tendo a lei a sombra* dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles (sacrifícios) se chegam."

De fato a lei era sombra, mas como o texto mostra temos a visão de que lei? A Lei Sacrificial! Ou Seja, a Lei era sombra dos bens futuros, mas era falha porque não aperfeiçoava os que aos que sacrificavam. "Se aperfeiçoasse, ha muito tempo teriam deixado de oferecer sacrifícios porque purificados uma vez os ministros,
não teriam mais consciência do pecado" (Hebreus 10:2) De fato havia falha na Lei, porque não aperfeiçoava aos homens que sacrificavam almejando perdão de seus pecados.

De fato ha necessidade de mudança e Jesus diz: Eis que venho para fazer, ó Deus , a tua vontade, tira o primeiro, para estabelecer o segundo,* Hebreus 10:9 (Conf. Salm. 40:6-8) (*João 4:34 A vontade de Deus não é a abolição dos 10 mandamentos, mas que haja mudança no método de sacrifício)
Esta mudança não é referente a uma mudança da Lei de Deus (10 mandamentos), mas sim é uma mudança no método sacrificial! Antes era necessário que animais fossem sacrificados para receberem perdão, mas pela vontade de Deus, Jesus foi sacrificados por todos e o texto segue claro na explicação de referenciar ao método sacrificial como abolido, veja: "Na qual vontade temos sido santificados pela oblação** do corpo de Cristo, feita uma vez.
A nossa santificação pelos nosso pecados é por meio da Oblação do corpo de Cristo. ** Oblação é o sacrifício, é a morte do ser em questão, como sendo o cordeiro da Lei Sacrificial.

Hebreus 10:28 29 deixa bem claro a questão e que há diferença de pena a partir da morte de Jesus dizendo "Quebrantando a Lei de Moisés morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o o sangue do testamento* e fizer agravo ao espírito da graça?"

O texto faz uma pergunta ao leitor, mostrando que se a Lei de Moisés matava pela afirmação de duas testemunhas que houve transgressão, quanto maior castigo será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus e profanar o sangue do testamento* e fazer agravo ao espírito da graça? Mas define também este mesmo texto que o Sacrifício de Jesus por nossos pecados torna o pecado mais terrível, visto que Jesus agora se oferece para nos redimir diante de Deus (Hebreus 9:24) e reafirma a Lei, visto que é uma comparação entre Moisés e Jesus. e diz que se na época de Moisés os homens morriam, qual será o castigo daqueles que pisam o Filho de Deus? Como pisam o Filho de Deus? Transgredindo da mesma forma que antes. Isto ilustra muito bem, que o aperfeiçoar vem pelo obedecer em verdade e em espírito (Rom 8:9) e só pode ser pelo amor, se na época de Moisés os homens tivessem remorso de por outro em seu lugar para morrer, deixariam de pecar por amor aquele que é sacrificado, que na época era um bezerro ou bode. Mas agora Cristo se fez cordeiro, e quando desobedecemos a única maneira de receber perdão, é Ele interceder por nós com seu Sangue previamente derramado quando se sacrificou por nós, é como matar Jesus de novo para receber perdão! (Rom 6:15)
E precisamos de perdão sobre os nossos pecados, e pecado é a transgressão da Lei (10 mandamentos)

*Sangue do Testamento - Porque onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador Hebr. 9:16
porque um testamento tem força onde houve morte... (v17) Porque o Primeiro não foi consagrado sem sangue (v18)
Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a Lei, tomou o sangue de bezerros e dos
bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, (v20) Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado".

O primeiro testamento é validado pela morte de Moisés, porque necessário é a morte do testador, e ainda foi necessário ser consagrado com sangue aspergido sobre aquilo a que consagrar; ou seja, o testamento! E da mesma forma Jesus consagra ao Seu testamento com o Seu sangue (Hebreus 10:4) e não de animais, porém, não num tabernáculo feito por homens. (Hebreus 9:24) que era sombra do futuro e do verdadeiro! "Mas era necessário que as figuras que estão no céu assim se purificassem, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes "(Hebreus 9:23) Quais? (Êxo.29:38 referenciando a Moisés \Almeida RC nota "e")

Mas não podemos esquecer o que é referencia de quê, afinal o tabernáculo celestial (Hebreus 9:11)onde está Jesus intercedendo por nós é o verdadeiro e este foi usado como modelo do que os homens fizeram, e tudo o que fizeram no tabernáculo aqui na terra foi sombra, só serviu de exemplo daquilo que realmente é; inclusive tudo o que nele continha na terra, contém também no celestial, pois o terrestre era sombra! E isto posto, afirma também que neste mesmo tabernáculo há as Tábuas do Concerto (10 Mandamentos )(Hebreus 9:4) no mais santo local do Tabernáculo chamado de santo dos santos (V3) e fala de todas as coisas que há dentro deste tabernáculo e mostra que consistia somente em manjares, bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até o tempo de correção (Hebreus 9:10) É bem visível o fato de que aquele sistema não era funcional, não aperfeiçoava, "mas vindo Cristo o Sumo Sacerdote do bens futuros por um maior e mais perfeito tabernáculo (Hebreus 9:11)!
O que isso remete? O fato de que a Lei foi relembrada aqui neste texto, mostrando que Jesus é sacerdote de um Tabernáculo que possui as mesmas coisas que aquele feito na terra e que neste Tabernáculo Celestial possui também as mesmas Leis que o terreno possuiu e demonstra a validade da mesma! Se a Lei agora é celestial tomemos muito cuidado com o que falamos daquilo que é pertencente ao celestial, afinal, se Deus julgará a terra por suas iniquidades terrenas as quais vemos, quão maior castigo receberá aquele que comete iniquidades contra o celestial o qual não vemos?

O que se conclui, que houve mudança na Lei Sacrificial e não na Moral, que rege o homem às coisas certas, o mínimo que não deve ser feito, porque Deus determina como errado; e com queremos estar próximos à Deus novamente devemos ser santificados e esta santificação é espiritual, porque bem sabemos que a Lei é espiritual,pois eu sou carnal vendido sob o pecado (Rom 7:14) A Santificação do espírito por que na carne está o pecado; nosso espírito luta contra a carne porque se faço o que não quero, já não faço eu, mas o pecado que habita em mim (Rom 7:20) vejo em meus membros outra lei que batalha contra a Lei do meu entendimento e me prende debaixo da Lei do pecado que está nos meus membros. (Rom 7:23 Rom 8:1-4) Nossa consciência possui a Lei de Deus, em nossos corações e deste modo sabemos o certo a ser feito porque sua Lei está em nós! Cabe a nós somente a obediência as Leis que estão em nossos corações, não só disponível ao Judeu, mas também ao Gentio "Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." Rom 2: 11-13
Alguém vai pegar o texto e negar o que nele está escrito ou somente vãs filosofias de homens vão tentar debater sobre isso? um texto só como resposta? uma parte Seja o vosso proceder sim, sim Não, não o que passa disto provem do maligno! Sejam responsáveis não há só cadastrados no fórum, muitos veem os que fogem das verdades atacando o escritor e não a escrita e podem só por isso tirar a conclusão de que vocês não podem rebater o texto!

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Sex 10 Ago 2012, 9:00 pm

Jeanbanak escreveu:

O que Jesus disse da Lei? Por acaso Jesus disse que a Lei estava abolida? Isso está Escrito, com as palavras Dele?
Sim, isto está escrito com as palavras dele, como já te responderam...

oliveira leite escreveu:a lei foi até João Batista tai as palavras de Jesus que você queria

E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

E mais...

Lucas
16:16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Isto quer dizer que com João, o batista, teve início um outro ministério com outras leis.

Jeanbanak escreveu:Não vi na Bíblia que haja uma Substituição
dos 10 mandamentos.
Dez mandamentos? hummm

Por que só dez mandamentos?

Jeanbanak escreveu:Mas há sim, uma mudança de SACERDÓCIO, que gerou mudança na Lei SACRIFICIAL!!
Com isto você está querendo fazer entender que tirando os dez mandamentos válidos, o restante são todos mandamentos desta tal lei "sacrificial"?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Jeanbanak em Sex 10 Ago 2012, 9:08 pm

Khwey escreveu:
Jeanbanak escreveu:

O que Jesus disse da Lei? Por acaso Jesus disse que a Lei estava abolida? Isso está Escrito, com as palavras Dele?
Sim, isto está escrito com as palavras dele, como já te responderam...

oliveira leite escreveu:a lei foi até João Batista tai as palavras de Jesus que você queria

E mais...

Lucas
16:16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Isto quer dizer que com João, o batista, teve início um outro ministério com outras leis.

dos 10 mandamentos.
Dez mandamentos? hummm

Jeanbanak escreveu:Mas há sim, uma mudança de SACERDÓCIO, que gerou mudança na Lei SACRIFICIAL!!
Com isto você está querendo fazer entender que tirando os dez mandamentos válidos, o restante são todos mandamentos desta tal lei "sacrificial"?

Khwey escreveu:
Lucas

b]Isto quer dizer que com João, o batista, teve início um outro ministério com outras leis.[/b]
......... ai, caramba! ai, caramba!

Você realmente Leu o que eu escrevi? Estudou o conteúdo dele ? Pesquisou pra ver se eu estou falando algo contraditório? Ou vou ter que abir um tópico para os amados que nunca estudaram sobre o Tabernáculo entenderem qual é a Lei de que estou falando e verem que não há dúvidas quanto ao que escrevi? Basta ler amado!!! Pegar uma parte de tudo o que eu disse é nada mais nada menos do que debater sobre uma vírgula dentre um livro! Vocês são melhores do que isso! Acredito em vocês!!

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Sex 10 Ago 2012, 9:43 pm

Jeanbanak escreveu:
Você realmente Leu o que eu escrevi?
Eu li e te fiz perguntas.

Primeira pergunta:

dos 10 mandamentos.

Segunda pergunta:

Você poderia responder estas perguntas, por favor?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Jeanbanak em Sab 11 Ago 2012, 12:20 am

Khwey escreveu:
Jeanbanak escreveu:
Você realmente Leu o que eu escrevi?
Eu li e te fiz perguntas.

Primeira pergunta:

dos 10 mandamentos.

Segunda pergunta:

Você poderia responder estas perguntas, por favor?

Porque só 10?
Porque são eternos khwey!! Veja textos referencia mostrando a eternidade dos mandamentos:

pois todos os teus mandamentos são justiça. Salmos 119:172
já sabemos que os mandamentos são justiça, porque aqui acima diz que são justiça!
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119:142
A Justiça é eterna! Sendo a Lei a Justiça e a Justiça por sua vez eterna, então, a Lei é Eterna! Mas também diz que é verdade não é mesmo então a Lei é a verdade também e não
somente justiça. Pois bem! Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 Mas não é pra adorar só em verdade que é a Lei, mas em espírito também! Pois bem! Porque bem sabemos que a lei é espiritual... Rom7:14 Ficou claro? Consegue acompanhar meu raciocínio? Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13

"tirando os dez mandamentos válidos, o restante são todos mandamentos desta tal lei sacrificial"?

Que restante? Fui bem específico quando falei sobre isso. Houve mudança de Sacerdócio
e com isso houve mudança na Lei. "mas vindo Cristo o Sumo Sacerdote do bens futuros por um maior e mais perfeito tabernáculo" (Hebreus 9:11) A palavra tabernáculo por si, já deveria ter trazido a sua mente o método utilizado para a remissão de pecados do Sacerdócio anterior. Mais uma vez repito o texto mostrando que a Lei que aqui fala é do sistema sacrificial!
Hebreus 10:1 "Porque, tendo a lei a sombra* dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles (sacrifícios) se chegam."

A Lei era sombra dos bens futuros, porque a Lei do sistema sacrificial, não aperfeiçoa os que aos sacrifícios se chegam! O Sistema Sacrificial é o falho. Não me aproximei de outras Leis que referem-se por sua vez a questões distintas destas, se quiser falar sobre isso abramos um tópico sobre o assunto e me avise que debateremos! Aqui, neste assunto me abstenho em manter o foco! E isto posto estou coloquialmente dizendo que depois do sacrifício de Cristo, não há mais necessidade de sacrificar animais e este fato modifica a Lei referente ao sacrifício e não como você e outros dizem o Sábado ou qualquer um dentre os 10 mandamentos eternos.

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Sab 11 Ago 2012, 1:29 am

Jeanbanak escreveu:
Porque só 10?
Porque são eternos khwey!! Veja textos referencia mostrando a eternidade dos mandamentos:

Aí não diz nada sobre dez mandamentos eternos.

Jeanbanak escreveu:já sabemos que os mandamentos são justiça, porque aqui acima diz que são justiça!
A Justiça é eterna! Sendo a Lei a Justiça e a Justiça por sua vez eterna, então, a Lei é Eterna!
Nãozinho
A justiça de Deus é pela fé em Jesus:

3:22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

Nada a ver com dez mandamentos, pois está escrito que a justiça de Deus veio sem a lei:

3:21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

Você não consegue ler estas simples frases? hummm

Jeanbanak escreveu:"tirando os dez mandamentos válidos, o restante são todos mandamentos desta tal lei sacrificial?"

Que restante?
Os outros demais mandamentos da lei, oras!

Jeanbanak escreveu:Fui bem específico quando falei sobre isso. Houve mudança de Sacerdócio
e com isso houve mudança na Lei. "mas vindo Cristo o Sumo Sacerdote do bens futuros por um maior e mais perfeito tabernáculo" (Hebreus 9:11) A palavra tabernáculo por si, já deveria ter trazido a sua mente o método utilizado para a remissão de pecados do Sacerdócio anterior. Mais uma vez repito o texto mostrando que a Lei que aqui fala é do sistema sacrificial!
Não precisa repetir isto, basta apenas dizer se o restante dos mandamentos fazem parte desta tal lei "sacrificial".

Uma vez que você destacou dez mandamentos, e sabendo que a lei de Moisés compreende muito mais de dez, você esta querendo dizer que todos os demais mandamentos restantes da lei fazem parte desta lei "sacrificial"?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Jeanbanak em Sab 11 Ago 2012, 11:18 am

Khwey escreveu:
Jeanbanak escreveu:
Porque só 10?

Aí não diz nada sobre dez mandamentos eternos.

Jeanbanak escreveu:já sabemos que os mandamentos são justiça, porque aqui acima diz que são justiça!
A Justiça é eterna! Sendo a Lei a Justiça e a Justiça por sua vez eterna, então, a Lei é Eterna!
Nãozinho
A justiça de Deus é pela fé em Jesus:

3:22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

Nada a ver com dez mandamentos, pois está escrito que a justiça de Deus veio sem a lei:

3:21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

Você não consegue ler estas simples frases? hummm

Jeanbanak escreveu:"tirando os dez mandamentos válidos, o restante são todos mandamentos desta tal lei sacrificial?"

Que restante?
Os outros demais mandamentos da lei, oras!

Jeanbanak escreveu:Fui bem específico quando falei sobre isso. Houve mudança de Sacerdócio
Não precisa repetir isto, basta apenas dizer se o restante dos mandamentos fazem parte desta tal lei "sacrificial".

Uma vez que você destacou dez mandamentos, e sabendo que a lei de Moisés compreende muito mais de dez, você esta querendo dizer que todos os demais mandamentos restantes da lei fazem parte desta lei "sacrificial"?

sem mais amado, sou uma pessoa legal que tento o debate sobre um todo e não sobre um ponto só! A bíblia tem simbologias que você não compreende e que expandem a visão para um maior entendimento, enquanto seu entendimento estiver fechado para esse fato um todo, nunca será entre nós algo a ser debatido,
de um todo você tirou linhas e quer com elas defender ideais que não condizem com o todo que escrevi previamente provando que não leu o que escrevi, deste modo, abandono o debate te dando razão. Graça e Paz a ti, da Parte de Deus Pai e de Nosso Senhor Jesus!

www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Sab 11 Ago 2012, 11:29 am

Jeanbanak escreveu:
sem mais amado, sou uma pessoa legal que tento o debate sobre um todo e não sobre um ponto só! A bíblia tem simbologias que você não compreende e que expandem a visão para um maior entendimento, enquanto seu entendimento estiver fechado para esse fato um todo, nunca será entre nós algo a ser debatido,
de um todo você tirou linhas e quer com elas defender ideais que não condizem com o todo que escrevi previamente provando que não leu o que escrevi, deste modo, abandono o debate te dando razão. Graça e Paz a ti, da Parte de Deus Pai e de Nosso Senhor Jesus!
Eu respondi as suas perguntas.

Se você for capaz poderá fazer da mesma forma, explicando as simbologias que eu não compreendo.

Faça isto respondendo as minhas perguntas, tal como as suas foram respondidas.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por rcassiadcn em Sab 11 Ago 2012, 9:50 pm

O verdadeiro objetivo da Lei, contudo, era, conforme declarado pelo apóstolo Paulo: “Tornar manifestas as transgressões, até que chegasse o descendente.” A Lei era um “tutor, conduzindo a Cristo”. Apontava para Cristo como o objetivo almejado (“Cristo é o fim da Lei”). A Lei revelava que todos os humanos, incluindo os judeus, estão debaixo do pecado e que a vida não pode ser obtida por “obras da lei”. (Gál 3:19-24; Ro 3:20; 10:4) A Lei era “espiritual”, originava-se de Deus e era “santa”. (Ro 7:12, 14) Em Efésios 2:15, ela é chamada de “Lei de mandamentos, consistindo em decretos”. Era um padrão de perfeição, assinalando aquele que a guardasse como sendo perfeito, digno da vida. (Le 18:5; Gál 3:12) Visto que os humanos imperfeitos não conseguiam guardar a Lei, ela mostrava que “todos pecaram e não atingem a glória de Deus”. (Ro 3:23) Apenas Jesus Cristo a guardou imaculadamente. Jo 8:46; He 7:26

Quem desejar poderár ler os textos na integra para melhor intendimento.

rcassiadcn
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 99
flag : Alemanha

Mensagem por Khwey em Sab 11 Ago 2012, 10:55 pm

Só uma pequena correção:

A lei era escrita, agora é espiritual.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por rasabino em Dom 12 Ago 2012, 9:17 pm

Khwey escreveu:
carlosect escreveu:
Khwey escreveu:Sim, pois muitos judeus, assim como alguns outros gentios, ainda estão debaixo da lei de Moisés.

cuma ????

Quem pode hoje ser salvo pela lei de moisés?
:risadinha:

Você não leu com atenção, certamente.

O verso que motivou a questão trás que todo Israel seria salvo.

A questão pede para expor um entendimento disto.

Eu estou demonstrando que realmente todo Israel foi salvo, pelo sacrifício de Cristo, fato que os libertou da maldição desta lei.

Se esta afirmativa for verdadeira, ou seja, que "todo Israel" se refere apenas a Judeus e não "todo Israel" se referindo a Israel espiritual que são Judeus e Gentios convertidos então temos um impasse em Apocalipse:

No capítulo 7 de apocalipse a tribo de Dã não é contada entre os remanescentes salvos de Israel, isto quer dizer então que Paulo falhou em afirmar que todo Israel judaico será salvo!

rasabino
Safira
Safira

Número de Mensagens : 174

http://www.o-evangelho-vive.blogminister.com

Mensagem por Khwey em Dom 12 Ago 2012, 9:59 pm

rasabino escreveu:
Khwey escreveu:
carlosect escreveu:
Khwey escreveu:Sim, pois muitos judeus, assim como alguns outros gentios, ainda estão debaixo da lei de Moisés.

cuma ????

Quem pode hoje ser salvo pela lei de moisés?
:risadinha:

Você não leu com atenção, certamente.

O verso que motivou a questão trás que todo Israel seria salvo.

A questão pede para expor um entendimento disto.

Eu estou demonstrando que realmente todo Israel foi salvo, pelo sacrifício de Cristo, fato que os libertou da maldição desta lei.

Se esta afirmativa for verdadeira, ou seja, que "todo Israel" se refere apenas a Judeus e não "todo Israel" se referindo a Israel espiritual que são Judeus e Gentios convertidos então temos um impasse em Apocalipse:

No capítulo 7 de apocalipse a tribo de Dã não é contada entre os remanescentes salvos de Israel, isto quer dizer então que Paulo falhou em afirmar que todo Israel judaico será salvo!
Israel foi salvo da condenação imposta pela lei de Moisés, a qual encerrou a todos debaixo do pecado.

Eu já expliquei isto de várias formas, sendo simples e bem claro.

Atenção!

Israel e nem ninguém ainda foi salvo, no sentido de ter recebido a vida eterna.

Khwey
administrador
administrador

Continuam com Balelas

Mensagem por SE7MUS em Seg 13 Ago 2012, 10:13 am

SE7MUS escreveu:Tanta Balela...!

Amém... shibalalabala.
SE7MUS

SE7MUS
Safira
Safira

Mensagem por rcassiadcn em Ter 14 Ago 2012, 8:26 am

É claro que a nossa salvaçao nao provem de humanos, nem por poderes Governamentais. Os humanos nao podem resolver nossos problemas. Profeta Jeremias escreveu:"Eu sei, Jeová, que não é do homem o seu caminho, não depende do homem que anda o dirigir os seus passos." Jeremias 10:23.
O rei Salomao faz mencao sobre este assunto, em Eclesiastes por inpiracao divina,"Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua. Eclesiastes 8:9
Seria uma grande ilusao esperar que a nossa salvacao venha por meio de humanos pecadores, o profeta Sofonias nos aconselha: " Buscai a Jeová, todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira de Jeová.
Sofonias 2:3

rcassiadcn
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 99
flag : Alemanha

Mensagem por oliveira leite em Qui 16 Ago 2012, 3:12 pm

Jesus é o salvador da humanidade
mesmo que voce não creia
isso em nada vai interferir

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:34 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: