.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
69 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 1 Motor de busca

gusto, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

D'us e a filosofia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D'us e a filosofia

Mensagem por oliveira leite em Sex 18 Maio 2012, 5:48 pm

Desde os primórdios da Filosofia que os filósofos tentam, de várias formas e com teorias distintas, definir quem é Deus. Utilizando princípios Físicos, Metafísicos, Espirituais e Intuitivos, esses pensadores lançaram idéias sobre Deus que analisadas causam um turbilhão de dúvidas até mesmo para pessoas esclarecidas. Nos seus estudos, o ateísmo está mesclado com a crença, e a discórdia entre eles próprios deixa transparecer que esse princípio de todas as coisas está ainda, impossível de ser definido.
O Filosofo SÓCRATES, acreditava em um só Deus e tinha esperanças de que a morte não iria destruí-lo por completo.

PLATÃO citou: “A crença em Deus se acrescenta à crença na imortalidade pessoal. A esperança de outra vida nos dá coragem para enfrentar a nossa morte e suportar a dos nossos entes queridos”.

ARISTÓTELES disse: “Existe um Deus”, e aborda esse Deus a partir do movimento: “Como começa o movimento?” Indaga esse filosofo. Depois define: “O movimento tem uma fonte, um agente motor imóvel, um ser incorpóreo, indivisível, sem espaço, assexuado, sem paixão, perfeito e eterno. Deus não cria o mundo, mas o movimento, e o movimento não como uma forca mecânica. Deus é o motivo de todas as ações do mundo. Ele é a causa final da natureza, o impulso e o propósito das coisas, a forma do mundo, o principio da vida, a soma dos processos e poderes vitais”. E conclui: “Ele é pura energia.”

Segundo SPINOZA:”Deus e os processos da natureza são um único ser, agindo por necessidade e segundo sua lei invariável. Tudo está em Deus. Tudo vive e tudo se movimenta em Deus. As leis universais da natureza e os eternos decretos de Deus são a mesma coisa”. E contestou dizendo: “Estão enganados aqueles que dizem que meu propósito é mostrar que Deus e a natureza, esta entendida por eles, como uma massa de matéria corpórea, são uma e a mesma coisa. Eu não tive essa intenção”. E conclui: “A mente de Deus é toda a mentalidade que se encontra espalhada pelo espaço e pelo tempo, a difusão consciente que anima o mundo.”

FRANCIS BACON, embora mais de uma vez acusado de ateu, mostra em sua filosofia repúdio à descrença. “Acredito que a estrutura universal tenha uma mente. Um pouco de filosofia leva a mente do homem para o ateísmo, mas a profundidade em filosofia conduz a mente dos homens à religião.” Citou o filósofo.
VOLTAIRE, que nega os milagres e a eficácia sobrenatural da oração, acreditava numa Providência Geral, que estabeleceu desde a eternidade a lei que governa as coisas.
“Existe um ser necessário, Deus como a pressuposição de toda a realidade,” diz IMMANUEL KANT, e HEGEL cita: “Deus é o sistema de relação no qual todas as coisas se movem e tem sua existência e seu significado.”

SPENCER, com sua teoria do incognoscível, argumenta que toda teoria da origem do universo nos leva a inconceptibilidades. E cita: “O ateu tenta pensar em um mundo auto-existente, não causado e sem começo, mas nós não podemos conceber qualquer coisa sem começo e não causada. O teísta limita-se a fazer a dificuldade recuar um passo, e ao teólogo que diz: Deus fez o mundo, vem a irrespondível pergunta da criança: Quem fez Deus? Todas as idéias religiosas básicas são logicamente inconcebíveis.”

HENRI BERGSON, filósofo contemporâneo, argumenta que: “Deus e a vida são a mesma coisa. Essa vida persistentemente criativa, da qual cada indivíduo e cada espécie é um experimento.”
Com essa infinidade de teorias antagônicas lançadas pelos filósofos, fica difícil unificar e resumir em um só pensamento uma idéia básica sobre Deus.
Não devemos, no entanto, deixar de fazer nossos próprios estudos e tirar nossas próprias convicções a respeito de Deus, com a ressalva de que se trata de um tema infinitamente complexo, sobrenatural e indecifrável.
Em relação aos filósofos, não devemos tomar como verdade todos os seus pensamentos, posto que, são seres como nós, mortais, e não têm capacidade para discernir e afirmar quem é DEUS.

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
Idade : 51
Localização : Natal RN
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D'us e a filosofia

Mensagem por oliveira leite em Sex 18 Maio 2012, 6:28 pm

Um dos maiores erros nosso, é quando estudamos filosofia, geralmente esperamos um professor ateu, e vez por outra aparece sim, mas isso não significa que ele esteja embuido da verdade, e que não possa ser refutado com outros filosofos, muito mais famoso do que ele, uma das frases que mais gostei, das muitas que li, foi essa:

FRANCIS BACON, embora mais de uma vez acusado de ateu, mostra em sua filosofia repúdio à descrença. “Acredito que a estrutura universal tenha uma mente. Um pouco de filosofia leva a mente do homem para o ateísmo, mas a profundidade em filosofia conduz a mente dos homens à religião.”


oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
Idade : 51
Localização : Natal RN
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D'us e a filosofia

Mensagem por vítor em Sex 18 Maio 2012, 9:41 pm

muita gente fala do grande ateu Nitxa, mas eu vjo nele mais uma revolta do que uma descrença.

Po rseu lado Hegel é perigoso, suas ideias são o princípio dos bavarianos illuminatti- nós somos Deus, tudo é DEUS, enfim, um calro panteísmo que justifica a História nas suas atrocidades porque crê.... no progresso do espírito humano (que é a consciência do DEUS totalizante que tudo engloba). Progresso...? ah, como é maçonica tal expressão. Já Victor Hugo a usa em "Les Miserables"- acreditando na Republica como a chegada da salavação do Homem sobre a terra- quão utopica se tem revelado tal conceção!-
Mas , não é isso que els querem ainda, de Th'mas More? eis o projeto venus e Fresco com o apoio do zeitgeist-- eis o Comunismo ressurgindo com toda glória da tecnologia que ao inves de emancipar a humanidade a vai ecravizar ainda mais, com implantes de micro computadores no corpo.

O reino dos fins? Kiant prognostica o equilibrio forçado, em que as guerras são tão violentas que as partes se vem forçadas a um Novo Pacto social, onde impera a ordem e a justiça do Direito objetivo.

Nitxa não se deixa por mãos alheias, ele mesmo dizia que teria de aparcer um ditador com mão de ferro para dominar os mais fracos pela força e astucia. A moral para esses fracos é a crista. Mas para os grandes ha uma moral nova, criada. pois o homem, sendo super, i.e, divino, cria sua moral, é pai e não filho dos seus valores- os grandes entre si terão uma ética bem regrada e positivada pela letra (não fosse o nazismo um produtor de leis com abundância...) , mas os grandes com os menores, a nada são obrigados a não ser dominar.

De modo que, quer pela religião (a do mundo), que espera um advento, quer pela filosofia, o mundo esta condicionado a pressentir a sua chegada- a do antiCRISTO.

Bye

vítor
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 280
Idade : 39
Localização : lisboa, loures
flag : Portugal
Data de inscrição : 26/04/2012

http://gipsyco-insight.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D'us e a filosofia

Mensagem por sabino-sp em Sex 18 Maio 2012, 10:25 pm

a intenção é só sobre Deus ou serve outras filosofias???
vai uma ai
O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.
Confúcio

Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.
Sêneca

Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?
Confúcio

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friedrich Nietzsche

Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
Friedrich Nietzsche

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Friedrich Nietzsche

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161
Idade : 63
Localização : Santo André - São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: D'us e a filosofia

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:05 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum