.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
44 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 43 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Nova Reforma ou Restauração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nova Reforma ou Restauração?

Mensagem por Randfal em Sab 12 Maio 2012, 11:28 am

Shabat Shalom para todos!

Ora, se a Igreja de Yeshua (Jesus) é uma só, por que existem milhares de denominações?
Por que existem tantas diferenças doutrinárias?
Estas e outras perguntas, muitos irmãos e irmãs crentes em Yeshua fazem com freqüência, até mesmo pessoas de outras religiões gostam de questionar assim.
Um dos argumentos usados pelos católicos para contrariarem os protestantes neste assunto, é o fato de que o catolicismo permanece um só, apesar de haverem algumas tradições locais diferentes, todos os templos e ministérios católicos romanos se centralizam na “mãe” Vaticano.

Leiam este pequeno artigo:
“A reportagem publicada na revista Época do dia 9 de agosto sobre um movimento de evangélicos que defendem uma nova reforma protestante e criticam o consumismo, a corrupção e os dogmas das igrejas, na qual foi bem recebida no meio evangélico de Jales e pelo pastor e conferencista A. R., presidente da Visão Mundial no Brasil e ex-presidente da Associação Evangélica Brasileira, durante sua visita à Vide - Igreja Batista da Comunidade, no dia 13 de agosto.
Nesta entrevista ao Jornal de Jales, ele explica que o grupo comentado na reportagem defende a volta às bases éticas e morais da Reforma de um modo que o brasileiro possa entender. Ele também prega a retomada da igreja comunitária, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

J. J. – A Revista Época de 9 de agosto publicou uma reportagem de capa intitulada Os Novos Evangélicos, dizendo que existe um movimento destinado a propor um protestantismo à brasileira. O que o senhor acha disso?
Pastor A. R. – Achei a reportagem positiva, conheço as pessoas que foram citadas e de fato eles estão fazendo uma proposta de um protestantismo que mantém as bases éticas do movimento da Reforma com um formato que o brasileiro consegue absorver.” (Fonte: http://www.igoospel.com/2010/08/pastor-admite-desvio-em-algumas.html).


Será que uma “nova reforma” pode tirar a igreja evangélica brasileira deste caos?
E este “protestantismo à brasileira”?
Com certeza, apesar deste movimento estar cheio de boas intenções, podendo até melhorar, de certa forma, muitas coisas no meio evangélico, ele não seria a atitude ideal destes irmãos e irmãs que devem estar inconformados com o que vêem e ouvem.
O que pode acontecer é que, depois de alguns anos, tudo volte a ser como antes, ou talvez até piore a situação, por causa da tentativa de mudarem as coisas usando os elementos impróprios.
A idéia de trazer a igreja aos moldes da Reforma é boa, pois foi fundamental para o seguimento da igreja nestes últimos séculos, mas ela já cumpriu o seu papel.
A igreja tem sofrido tantas reformas que se vê dividida em inúmeras denominações. Restaurar é primordial por dois motivos: o primeiro é a preparação da igreja do Mashiach para o arrebatamento, que é também descrito como o encontro do noivo (Yeshua) com a noiva (a igreja).
Se o Noivo é judeu, é natural que a noiva (a igreja) esteja vestida apropriadamente, segundo os costumes do Noivo. O segundo motivo, diz respeito a uma conscientização por parte da igreja, da necessidade de interceder por Israel, a fim de que a sua restauração seja breve.
Estes dois aspectos estão entrelaçados, e podemos constatar isto no livro de Romanos 11:15: “Porque, se a sua rejeição é a conciliação do mundo, qual será a sua admissão (recebimento, aceitação do testemunho de Yeshua), senão a vida dentre os mortos”.
Não é mais um tempo de reformas, mas de Restauração.
A palavra chave para a igreja do primeiro século foi “edificar”, mas a palavra chave para a igreja dos nossos dias é “restaurar”.

É natural que a igreja do Messias de Israel se pareça com Israel, afinal de contas ela nasceu no ambiente culturalmente e profeticamente judaico. Mas quando nos nossos dias, ocorre a restauração das raízes bíblicas judaicas, a princípio isto soa um tanto estranho. O fato é que a igreja se afastou tanto das suas raízes, que hoje é estranho ela voltar a parecer com a sua forma original. Na verdade, quando restauramos a igreja, trazendo-a de volta à sua forma autêntica, é inevitável que ela se volte para a cultura bíblica judaica, única estabelecida por D'us.
Israel no sentido da cultura bíblica judaica é a oliveira cultivada pelo Eterno, e todo aquele que crê em Yeshua foi enxertado nesta oliveira.

Randfal
SUSPENSO

Número de Mensagens : 166
flag : Brasil
Data de inscrição : 01/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova Reforma ou Restauração?

Mensagem por oliveira leite em Sab 12 Maio 2012, 9:24 pm

essa mesma pergunta se faz ao judaismo
Se a Igreja de Jesus é só uma por que existe tantas denominações



Judaísmo rabínico ai, caramba! é o nome dado ao judaísmo tradicional, que aceita o Tanakh como revelação divina e a Torá Oral também como fonte de autoridade. Recebe este nome devido ao fato de dar grande valor aos ensinamentos rabínicos através dos tempos codificados principalmente no Talmud.
Suas principais ramificações são:
Judaísmo ortodoxo ai, caramba!
Judaísmo conservador ai, caramba!
Judaísmo reconstrucionista ai, caramba!
Judaísmo liberal ai, caramba!
Algumas ramificações dão grande ênfase à parte mística do judaísmo:
Chassidismo

Judaísmo Caraíta ai, caramba!

Ver artigo principal: Caraísmo
O judaísmo caraíta opõe-se ao judaísmo rabínico ao desconsiderar a Torá Oral e enfatizar apenas o valor da Torá Escrita, o que o leva a desprezar a autoridade advogada por qualquer outra escritura fora do Tanakh, como o Talmud, o Novo Testamento cristão e outros textos. Para os caraítas, apenas o Tanakh tem uma revelação divina e, como tal, nenhuma pessoa pode advogar-se a dar sua interpretação à Torá, como o fazem os estudiosos rabínicos. Sendo assim, os caraítas dão uma grande ênfase ao cumprimento literal da Torá.

Judaísmo samaritano ai, caramba!

Ver artigo principal: Judeus samaritanos
O Samaritanismo é uma ramificação do Judaísmo praticada pelos judeus samaritanos, que dizem ser descendentes dos antigos habitantes do reino de Israel. Entre as principais diferenças, ainda mantêm as funções dos cohanim, crêem na santidade do monte Gerizim e aceitam unicamente a Torá (conhecida como Pentateuco samaritano) como escritura inspirada.

Ramificações Marginais ai, caramba!

Existem alguns grupos que se consideram judaicos, mas não são reconhecidos como tais por grande parte do judaísmo rabínico. Ainda que existam diversas ramificações como vimos acima, o Judaísmo Rabínico geralmente se atém a princípios básicos que o distinguem de outros grupos religiosos e permitem identificar ramificações que fujam destes princípios.

Judaísmo messiânico e ebionismo :risadinha:
Ver artigo principal: Judaísmo messiânico
Entre estes pode-se mencionar o Judaísmo messiânico, o qual adere a práticas do judaísmo, mas crê em Yeshua ou, em sua forma mais conhecida, Jesus, como o Messias de Israel, integrando o Novo Testamento nas suas escrituras, dois aspectos que não fazem parte do judaísmo rabínico.
Algumas outras seitas de cunho ebionita que creem em Jesus como um Messias humano também defendem que sua religião é uma forma de judaísmo, ainda que não sejam aceitos tanto por judeus quanto por cristãos.

Judaísmo Neo-Paganista
ai, caramba!
Pequeno grupo que mescla judaísmo e mitologia siro-canaanita, reconstruindo rituais e culto a El, Baal e Aserat.

Judaísmo Budista
ai, caramba!
Tradicionalmente crê-se que o primeiro norte-americano a converter ao budismo tenha sido um judeu em 1893. Figuras como Joseph Goldstein, Jack Kornfield e Sharon Salzberg ensinam a doutrina budista entre os judeus.

judaismo Islâmico ai, caramba!
Existem pequenas comunidades judaicas que aceitam a Maomé e o Alcorão, mas retêm a identidade judaica, como é caso dos chalah de Bucara, do Juhidi Al-Islami do Irã e os Judeus de Timbuku, no Mali.

Shabataianos ai, caramba!
Alguns judeus creem que o messias veio na figura (controversa) de Shabtai Zvi no século XVIII, que depois converteu-se ao Islam. Existe ainda hoje a comunidade Dohmneh na Turquia e Grécia, que segue uma religião sincrética, com elementos judaicos, cabalísticos, shabataianos, sufistas e islâmicos.


Renovação Judaica ai, caramba!
Forma alternativa de judaísmo que pretende adaptar a espiritualidade judaica, neo-hassídico misticismo ai, caramba! e elementos da Nova Era com expressões contemporâneas.

Judaísmo Humanista ai, caramba!
Pensamento humanista e não teísta, mas que busca preservar a sabedoria da cultura judaica

E o catolicismo não tá fora desta
tem o Ortodoxo que não se rende a Roma
e os carismaticos serão os proximos
quem viver verá

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
Idade : 51
Localização : Natal RN
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova Reforma ou Restauração?

Mensagem por RenatoPaulo em Dom 13 Maio 2012, 5:37 pm

A Igreja Espiritual de Jesus Cristo é so uma.
Graças a Deus que temos todos o mesmo pensamento.

Se alguem desejar pertencer a essa Igreja,basta bater a porta...
Que no momento que Deus o desejar,a porta se abrirá.

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
Idade : 43
flag : Alemanha
Data de inscrição : 25/03/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova Reforma ou Restauração?

Mensagem por Ton em Dom 01 Jul 2012, 9:42 am

Oliveira, você quer comparar essas 15 divisões no Judaísmo entre as 33830 denominações cristãs (Segundo a edição de 2001 da World Christian Encyclopedia)?
:risadinha:


Blog Ton |de Tudo|


TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
Idade : 29
Localização : Serra/ES
flag : Brasil
Data de inscrição : 23/10/2008

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova Reforma ou Restauração?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:00 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum