.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Hoje à(s) 3:59 pm por Justo

» A eleição torna-nos robôs?
Hoje à(s) 3:58 pm por Justo

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 3:55 pm por Justo

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:53 pm por Justo

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Hoje à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Hoje à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:40 am por Jarbas

» O homem na lua...
Ontem à(s) 11:38 pm por Khwey

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Qua 30 Nov 2016, 12:15 am por Christiano

Quem está conectado
68 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, Justo

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A aposta de Pascal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A aposta de Pascal

Mensagem por oliveira leite em Sab 05 Maio 2012, 5:41 pm

Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.
Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.
Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.
Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552
flag : Brasil

Re: A aposta de Pascal

Mensagem por Eterna em Sab 05 Maio 2012, 6:02 pm

oliveira leite escreveu:Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.

O paraíso eu não sei, mas posso ter uma nova encarnação como espírito mais evoluido.

Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.

Bem, estou convicta daquilo que creio mas o fato de não ter prejuízo já é lucro! hehehe

Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.

Idem acima.

Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno

Não exatamente, porque terei uma nova encarnação como espírito estacionário.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3823

Mensagem por oliveira leite em Sab 05 Maio 2012, 6:09 pm

Eterna a aposta de Pascal é feita de uma forma que não escolhe seus clientes
sejam eles espiritas, ateus, ceticos, ou qualquer outro credo
a aposta é unica faça a sua

Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eterna em Sab 05 Maio 2012, 6:41 pm

oliveira leite escreveu:Eterna a aposta de Pascal é feita de uma forma que não escolhe seus clientes

Pois é, Pascal foi egoísta e achou seu produto exclusivo! Em assim sendo perdeu freguês e ficou no prejuízo porque sou espírita e não me encaixo em produto exclusivo.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3823

Mensagem por RenatoPaulo em Sab 05 Maio 2012, 6:41 pm

Nao sou eu que decido.
Deus ja decidiu por mim.

Pois que posso eu fazer ou falar se meu tronco esta plantado a beira de um rio?
Tenho sede?
Claro que nao!
Podem por acaso as minhas raizes deixarem de beber agua?

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por Cal em Sab 05 Maio 2012, 6:59 pm

oliveira leite escreveu:Eterna a aposta de Pascal é feita de uma forma que não escolhe seus clientes
Correto, ela tenta ludibriar indistintivamente a todos.
Tem vários erros lógicos nessa aposta, alguns sutis outros escandalosos, mas o principal deles é ignorar todas as crenças do mundo e se reduzir a cristã, porque a mesma lógica não deveria ser aplicada ao Islamismo por exemplo?

1- Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.
2- Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.
3- Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.
4- Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno
Vamos lá,

1- Nem todos que acreditam serão beneficiados com a ida no paraíso, assim fosse Jesus não teria dito que poucos são os que entram pela porta estreita.

2- Já que estamos falando de apostas sem dados verificaveis podemos dizer que perderão o paraíso com virgens de olhos grandes e beberão água fervendo e comerão frutas podres no inferno islâmico.

3- Não se trata de ganhar ou perder mas da verdade, a realidade não é um balcão de negócios aonde você escolhe o pacote que lhe ofereça as maiores vantagens, ela não se submete aos caprichos de nossos egos, trata-se das razões para acreditar ou não.

4- Se for essa a condenação de deus por não acreditarem nele em uma realidade que ele mesmo criou aonde ele mesmo era indetectável por todas as formas então que seja, até porque, um deus assim não seria enganado por uma devoção interesseira resultado de uma aposta, se tem alguém que falta de sinceridade não faria o menor sentido é um deus que sabe tudo e sonda as intenções.

Mas esse tipo de raciocínio é repulsivo não por suas falhas lógicas mas por colocar a visão da realidade da pessoa focada em seu próprio umbigo e seus interesses, questões universais não podem ser reduzidas nessa categoria.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por oliveira leite em Dom 06 Maio 2012, 8:53 am

Mas esse tipo de raciocínio é repulsivo não por suas falhas lógicas mas por colocar a visão da realidade da pessoa focada em seu próprio umbigo e seus interesses, questões universais não podem ser reduzidas nessa categoria.

Essa aposta na visão de ateus é o cumulo da falacia
mas na nossa não
apostem suas almas

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Seg 07 Maio 2012, 6:13 am

Essa aposta não apresenta o cristianismo
mas apresenta Cristo que diz:
Eu Sou

o caminho a verdade e a vida
e sem mim não há outro

Ateus....
apostem sua alma nisso

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jumper em Seg 07 Maio 2012, 7:44 am

Mesmo? E se existir um deus e for o Odin? Acredito que ele não gostará muito de termos feita essa aposta com o rival dele.

Cara, essa é uma aposta ingênua e infantil por achar que só pode ser o deus cristão.
E é uma aposta que mostra o mal-caráter da pessoa: acredita em Deus não por bondade, mas por medo de ir pro inferno.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por oliveira leite em Seg 07 Maio 2012, 7:55 am

Jumper escreveu:Mesmo? E se existir um deus e for o Odin? Acredito que ele não gostará muito de termos feita essa aposta com o rival dele.

Cara, essa é uma aposta ingênua e infantil por achar que só pode ser o deus cristão.
E é uma aposta que mostra o mal-caráter da pessoa: acredita em Deus não por bondade, mas por medo de ir pro inferno.

Faça a sua aposta
só vale a alma

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Seg 07 Maio 2012, 8:26 am

Absurdos
Um homem do norte da Índia apostou sua esposa durante uma partida de cartas e teve que cedê-la a outro jogador, informou nesta quarta a polícia, que conheceu o caso quando a mulher conseguiu escapar da casa do ganhador da aposta.

A mulher, de 32 anos, procurou a Polícia após sair da casa do homem com o qual seu marido tinha jogado a partida

Mulher não vale.
Só valer a alma :risadinha:

tai a aposta

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Seg 07 Maio 2012, 8:33 am

Pascal definia o homem como: “Juiz de todas as coisas; estúpida minhoca da terra; depositário da verdade; montão de dúvidas; glória e desperdício do universo”. Sim é tudo isso e muito mais. E por isso a verdadeira aventura e glória dos homens é, precisamente, escolher entre essas coisas, sabendo que podemos ficar-nos naquilo que Baroja dizia do homem – “um ser um milímetro acima do macaco, quando não um centímetro abaixo do porco” – ou ser precisamente essa “glória do universo”. :chapeu:

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jumper em Seg 07 Maio 2012, 6:12 pm

Vou ser um pouco mais ácido do que o meu costume nessa resposta (e olha que eu já sou bem ácido):

Bom, desculpa mas não sou fã de vender minha alma em nome de uma crença que matou centenas de milhares de pessoas, censurando e congelando a sociedade por mais de mil anos e tudo em nome dessas "escrituras" que você tanto venera e que se dependessem de vocês tudo se repetiria, pois cristãos não aprendem com os erros, afinal, eles não vêem os erros que cometem porque, bem, são péssimos em história.

Desculpa se não quero vender minha alma e virar um zombie que só sabe repetir versículos e idéias batidas, que não pensa por si só, que afirma que tudo é uma questão de fé e que não tem fé suficiente para não ter fé.

O que você não percebe é que na grande possibilidade de não haver um pós-vida você terá desperdiçado sua única vida lendo um livro com coletânea de contos de fadas escrito por um povo da idade do bronze que achava que a Terra era plana.
E tudo porque você acha que Deus prefere alguém que aposta a alma do que uma pessoa que vive pelas próprias convicções!

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Cal em Seg 07 Maio 2012, 8:27 pm

Jumper escreveu:Bom, desculpa mas não sou fã de vender minha alma em nome de uma crença que matou centenas de milhares de pessoas
Jumper, o cristianismo não é inocente mas também não é isoladamente o responsável, os seres humanos se mataram aos montes em toda a sua sangrenta história, pelas mais diversificadas fontes de influência, como era o mundo antes do cristianismo? Era paz, prosperidade e harmonia até chegar a Idade Das Trevas da ICAR? Quantos massacres foram feitos em nome do comunismo, quantas etnias foram massacradas em guerras etnicas na Africa? Quantas nações foram esmagadas pelo Império Romano antes dos cristãos, isolar o cristianismo como causa é ingenuidade e parcialidade dos cristãos, culpá-lo pelas atrocidades humanas ao longo da História é parcialidade as avessas, como teria sido a história humana sem o cristianismo? Impossível dizer, talvez tivesse sido muito melhor ou muito pior.

censurando e congelando a sociedade por mais de mil anos e tudo em nome dessas "escrituras" que você tanto venera e que se dependessem de vocês tudo se repetiria, pois cristãos não aprendem com os erros, afinal, eles não vêem os erros que cometem porque, bem, são péssimos em história.
Será? As primeiros centros de estudo ou podemos chamar os esboços do que hoje seriam as faculdades forma instituidos pela ICAR que por outro lado queimou livros e censurou autores, mas a pergunta impossível de se responder, será que se outra religião ou cultura que não a católica dominasse no período promoveria o conhecimento e a justiça sem atrocidades? A história do cristianismo na idade média é suja sim, mas quem eram os limpos na época?

O erro dos cristãos é de forma ufanista achar que suas crenças são a panacéia da sociedade humana, o que a história cansou de refutar, mas achar que as mazelas da história humana é culpa do cristianismo é ter uma visão lírica do ser humano.

Desculpa se não quero vender minha alma e virar um zombie que só sabe repetir versículos e idéias batidas, que não pensa por si só, que afirma que tudo é uma questão de fé e que não tem fé suficiente para não ter fé.
Há cristãos e cristãos e há ateus e ateus, a repetição deles se deve ao paradigma axiomático que defendem, para eles a Bíblia é verdade absoluta, para nós, a verdade absoluta é algo fora da compreensão humana e apoiamos ou descartamos conforme as evidências favoráveis versões relativas da realidade.

O que você não percebe é que na grande possibilidade de não haver um pós-vida você terá desperdiçado sua única vida lendo um livro com coletânea de contos de fadas escrito por um povo da idade do bronze que achava que a Terra era plana.
Desperdiçado por quê? Tirando as pessoas que vivem enclausuradas em monastérios cristãos vivem suas vidas como tantos outros, trabalham, casam, fazem aquilo que os fazem se sentir bem, para eles frequentar igreja é tão divertido quanto assistir TV ou esportes é para nós, fanatismos e extremismos são exceção e não regra.
E tudo porque você acha que Deus prefere alguém que aposta a alma do que uma pessoa que vive pelas próprias convicções!
Concordo plenamente nesse ponto, a aposta de pascal não ofende apenas a lógica, ela ofende o ser humano que colocaria seus interesses acima da verdade e deus que apreciaria bajulações ao invés de devoção sincera.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por oliveira leite em Ter 08 Maio 2012, 8:08 am

Jumper escreveu:Vou ser um pouco mais ácido do que o meu costume nessa resposta (e olha que eu já sou bem ácido):

Bom, desculpa mas não sou fã de vender minha alma em nome de uma crença que matou centenas de milhares de pessoas, censurando e congelando a sociedade por mais de mil anos e tudo em nome dessas "escrituras" que você tanto venera e que se dependessem de vocês tudo se repetiria, pois cristãos não aprendem com os erros, afinal, eles não vêem os erros que cometem porque, bem, são péssimos em história.

Jumper do céu....
voce tem alma????

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por vítor em Ter 08 Maio 2012, 9:23 am

Paz de JESUS,

Amados,

O que é dar crédito? O que é apostar?

Ora, quem investe pode vir a colher fruto, mas quem não investe, não pode colher nada de certeza absoluta.

Quem investe em JESUS sofre a vida de crente e goza da vida de crente.
Quem não investe em JESUS sofre a vida de descrente e goza a vida de descrente.

Investir em JESUS tem seu custo. Mas não investir em JESUS tb tem seu custo.

Então, chego a conclusão que forçosamente se crê, ou melhor, se investe algum custo.

Quem investe em JESUS pode ser que obtenha lucro.
Quem investe em não crer, tem a certeza que d'ELE nunca retirará nada.

Ora, onde a ilogica disso?

Mas direis. Há outros deuses, porque não investir nesses. é aqui que vejo vosso erro de interpretação.
A forma lógica de Pascal esta certa, a formula, mas os amigos confudem com o conteúdo informativo. Ora, o conteúdo informativo baseava-se na disputa entre dois grupos de pensadores : ateus e cristãos. Ou seja, não se estava propondo além dessas duas hipoteses: ateímso ou cristianismo. Para a cultura da epoca e para aquele círculo, era isso que estava em discussão. Presumindo que apenas uma das duas hipoteses estava certa.

Agora, presumindo entre nós que, ou existe o deus judaico-cristão ou não existe nenhum deus. Qual das duas hipoteses é a mais racional e segura?

é esta a retorica de Pascal.

convém que eu diga que sempre admirei L Da Vinci como a maior personalidade da História , exceptuando JESUS e os personagens bíblicos, ate´que soube um pouco de Pascal.

Bençaos

vítor
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 280
flag : Portugal

http://gipsyco-insight.blogspot.com

Mensagem por oliveira leite em Qua 09 Maio 2012, 9:17 am

vítor escreveu:Paz de JESUS,

Amados,

O que é dar crédito? O que é apostar?

Ora, quem investe pode vir a colher fruto, mas quem não investe, não pode colher nada de certeza absoluta.

Quem investe em JESUS sofre a vida de crente e goza da vida de crente.
Quem não investe em JESUS sofre a vida de descrente e goza a vida de descrente.

Investir em JESUS tem seu custo. Mas não investir em JESUS tb tem seu custo.

Então, chego a conclusão que forçosamente se crê, ou melhor, se investe algum custo.

Quem investe em JESUS pode ser que obtenha lucro.
Quem investe em não crer, tem a certeza que d'ELE nunca retirará nada.

Ora, onde a ilogica disso?

Mas direis. Há outros deuses, porque não investir nesses. é aqui que vejo vosso erro de interpretação.
A forma lógica de Pascal esta certa, a formula, mas os amigos confudem com o conteúdo informativo. Ora, o conteúdo informativo baseava-se na disputa entre dois grupos de pensadores : ateus e cristãos. Ou seja, não se estava propondo além dessas duas hipoteses: ateímso ou cristianismo. Para a cultura da epoca e para aquele círculo, era isso que estava em discussão. Presumindo que apenas uma das duas hipoteses estava certa.

Agora, presumindo entre nós que, ou existe o deus judaico-cristão ou não existe nenhum deus. Qual das duas hipoteses é a mais racional e segura?

é esta a retorica de Pascal.

convém que eu diga que sempre admirei L Da Vinci como a maior personalidade da História , exceptuando JESUS e os personagens bíblicos, ate´que soube um pouco de Pascal.

Bençaos

positivinho Voce acertou

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por vítor em Qua 09 Maio 2012, 9:50 am

Paz de CRISTO,

Obrigado pela menção, caro Oliveira.

DEUS Trino abençoe,