.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
80 usuários online :: 1 usuário cadastrado, 1 Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

As zonas de incertezas nas ciências evolutivas química e biológica

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

evolução

Mensagem por sabino-sp em Sex 04 Maio 2012, 9:30 pm

Eduardo escreveu:
sabino-sp escreveu:
Eduardo escreveu:... você acredita que os mortos podem voltar a vida ?
Não...
Você não acredita na futura ressurreição dos justos ?
o único caso que se tem noticia de um morto a 3 dias voltar a vida foi um milagre de Jesus
E você acredita nesse milagre ? Onde estão as provas ciêntíficas ?

se nós ja temos um corpo espiritual que é imortal para que iria ressussitar a matéria
quanto a se acreditar neste milagre tem textos que dizem ter acontecido a vista de muitas pessoas se eu duvidasse disto não seria um crente seria como tomé
mas vc ainda não respondeu o que perguntei

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161
flag : Brasil

Re: As zonas de incertezas nas ciências evolutivas química e biológica

Mensagem por Eduardo em Sex 04 Maio 2012, 9:44 pm

Se você pode acreditar na ressurreição por que eu não poderia acreditar no relato de Gênesis ?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

evolução

Mensagem por sabino-sp em Sex 04 Maio 2012, 9:54 pm

Eduardo escreveu:Se você pode acreditar na ressurreição por que eu não poderia acreditar no relato de Gênesis ?

é foi uma boa resposta :chapeu:

sabino-sp
Sol
Sol

Mensagem por Jumper em Sex 04 Maio 2012, 11:24 pm

Aparentemente o que o Eduardo quer insinuar é que ou você acredita em tudo ou então você não acredita em nada (e portanto você é um infiel que irá queimar eternamente no inferno!!!1!!).
Isso é extremismo e coloca a pessoa numa posição dificil tendo que escolher entre a fé e a ciência (pois afinal as duas são irreconciliáveis, não?).
É como o Bush falou: Ou você está comigo ou está contra mim (Bush e suas frases de efeito).

Bom, as pessoas são livres para acreditarem no que quiserem... pena que pensamento crítico anda tão seletivo hoje em dia...

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por silvamelo em Sab 05 Maio 2012, 2:10 am

Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:
Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:Me parece que o método de Deus para criar a vida foi esse mesmo de bilhões de anos...
Você é um evolucionista teísta ?
Digamos assim: eu acredito no design inteligente através da evolução!
Então você crê que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução ?
Eu penso que Deus guiou a evolução das espécies para atingir o Seu propósito de criar o homem, pois é isso que as evidências científicas demonstram.

O fato de Deus ter o poder de criar instantaneamente não significa que Ele tenha feito dessa maneira, nem é motivo para acreditarmos que Ele fez assim, já que temos evidências científicas apontando noutra direção. Ainda mais que, em relação ao relato de Gênesis, temos referências no Novo Testamento que indicam a não literalidade da descrição da criação.

E a questão dos milagres são uma estória à parte. Eu vejo Deus "agindo milagrosamente", quebrando as leis da física, depois de ter criado o homem e em ocasiões específicas. E a razão de Deus agir assim está justamente no amor que Ele tem por nós, para concretizar o plano espiritual que ele traçou para a humanidade.

E digo "agindo milagrosamente" entre aspas, porque considero também as leis da física um grandioso milagre! Repare que toda a natureza se rende a essas leis. Foi para isso que Deus as estabeleceu! Não havia razão nenhuma para Deus quebrar essas leis nas primeiras etapas da criação, se foi justamente para reger a criação do universo que Deus as estabeleceu!

Mas o homem foi criado para dominar sobre toda a natureza, inclusive subjugando as leis da física. E vemos Jesus fazendo isso muitas vezes, porque Jesus é o Exemplo daquilo que Deus planejou para o homem. Nós estamos aqui subjugados pela natureza por causa do pecado. Mas, em Cristo, sabemos que vencemos a morte, o pecado, o mundo espiritual das trevas e a natureza com todas as suas leis.

Essa é a razão dos milagres, Eduardo. É Deus conferindo conosco as coisas espirituais que Ele planejou para o nosso futuro:

"As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." 1 Coríntios 2:9.

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 8:37 am

silvamelo, tem muita coisa para explorar nessa tua última pergunta mas resta uma questão pendente. Você falou bonito, poetisou, mas nem tocou no cerne da minha pergunta.

A selecção natural é o processo proposto por Charles Darwin e aceito pelo naturalismo filosofico que explica a "Origem das Espécies e a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida". Se você é um evolucionista esse mecanismo deve ser aceito por você também.

Quando você diz que "Deus guiou a evolução das espécies para atingir o Seu propósito de criar o homem, pois é isso que as evidências científicas demonstram", entendo que tenha aceitado a seleção natural. Mas para ter certeza responda OBJETIVAMENTE, você silvamelo, assim como os evolucionistas teístas, também crê que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

evolucionismo

Mensagem por sabino-sp em Sab 05 Maio 2012, 10:03 am

Jumper escreveu:Aparentemente o que o Eduardo quer insinuar é que ou você acredita em tudo ou então você não acredita em nada (e portanto você é um infiel que irá queimar eternamente no inferno!!!1!!).
Isso é extremismo e coloca a pessoa numa posição dificil tendo que escolher entre a fé e a ciência (pois afinal as duas são irreconciliáveis, não?).
É como o Bush falou: Ou você está comigo ou está contra mim (Bush e suas frases de efeito).

Bom, as pessoas são livres para acreditarem no que quiserem... pena que pensamento crítico anda tão seletivo hoje em dia...

E não é que é mesmo!!!!
mais um crente em cima do muro sendo mandado pro inferno eba
no meu modo de ver a ciencia pode sim andar ao lado da religião é só abrir nossas mentes para entender o que eram mistérios e estão sendo revelados

sabino-sp
Sol
Sol

Mensagem por Mashmid em Sab 05 Maio 2012, 10:16 am

Novamente Eduardo!?

Sem citar a fonte do texto e ainda o manipulando.

Por que não posta o resto do texto e só pega uma trechinho ?

A propósito, esse texto isolado aí eu só encontrei em sites de crentes.

Isso que vc postou não é novidade alguma, a sopa primordial não é mais aceita pela ciência moderna como sendo completa, porém, a essência da idéia continua.

O problema da "sopa primordial" está nos componentes da atmosfera primitiva, os quais os cientistas acreditam serem outros, por exemplo:

Dr. Nick Lane da University College London. "Nós apresentamos a alternativa de que a vida tenha surgido a partir de gases (H2 , CO2 , N2 , e H2S) e que a energia para a vida veio pela primeira vez a partir do aproveitamento de gradientes geoquímicos criados pela Mãe Terra em um tipo especial de ventilação hidrotermal no fundo do mar - que está repleta de pequenos compartimentos interligados ou poros ".

Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2010/02/100202101245.htm

Sinceramente, esses criacionistas são muito desonestos, pegam o trecho onde escrevem a crítica , mas, não colocam o resto do texto.

Isso, para dar a idéia de que a teoria tenha sido completamente rejeitada.

Mashmid
²
²

Número de Mensagens : 82

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 10:38 am

Mashmid escreveu:Sem citar a fonte do texto e ainda o manipulando.
Citei sim senhor, ou será que não sabe nem o que é uma fonte ?

A fonte é SALISBURY, F. B., Doubts about the Modern Synthetic Theory of Evolution, American Biology Teacher, Vol. 33:335-338 (Sept. 1971). A coisa mais fácil é encontrar a obra a partir dessas referências, isso é básico. Qualquer estudante de graduação sabe fazer isso, a não ser que em sua graduação você nunca tenha feito metodologia ciêntifica para aprender a fazer revisão bibliografica, levantamento ou Revisão de literatura, ferramenta utilizada na acadêmia para localização e obtenção de documentos. Ou será que estamos diante um estundante secundarista ?

Pelo que pude inferir, você quer o link da pesquisa. Não sou sua babá para dar sopinha na boca. Se tivesse feito uma rápida busca teria encontrado o site da University of California Press. E na seção Journals and Digital Publishing Division teria seu artigo: http://www.jstor.org/discover/10.2307/4443526?uid=3737664&uid=2129&uid=2&uid=70&uid=4&sid=21100772088281

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por silvamelo em Sab 05 Maio 2012, 1:57 pm

A selecção natural é o processo proposto por Charles Darwin e aceito pelo naturalismo filosofico que explica a "Origem das Espécies e a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida". Se você é um evolucionista esse mecanismo deve ser aceito por você também.
Com as devidas reservas. Não tenho necessariamente de ver pela ótica naturalista, afinal não sou ateu.

Quando você diz que "Deus guiou a evolução das espécies para atingir o Seu propósito de criar o homem, pois é isso que as evidências científicas demonstram", entendo que tenha aceitado a seleção natural. Mas para ter certeza responda OBJETIVAMENTE, você silvamelo, assim como os evolucionistas teístas, também crê que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução ?
O termo "seleção natural" é tido como pejorativo entre os crentes por causa da influência do ateísmo no estudo e desenvolvimento da teoria da evolução. Mas o que pra eles é um jogo de dados, para mim é a mão de Deus. E onde eles lêem "seleção aleatória" eu leio "seleção divina".

Dito isto, respondo a sua pergunta afirmando que: sim, eu creio que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 2:06 pm

silva, você misturou dois conceitos distintos seleção natural e acaso (seleção aleatória). Não lhe perguntei sobre o acaso e sim sobre a seleção natural.

Última edição por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 2:25 pm, editado 2 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por silvamelo em Sab 05 Maio 2012, 2:23 pm

Eduardo escreveu:silva, você misturou dois conceitos distintos seleção natural e acaso (seleção aleatória). Não lhe perguntei sobre o acaso e sim sobre a seleção natural.
Não, eu não misturei.

Seleção natural, segundo o Wikipédia:

"O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A seleção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com fenótipos menos favoráveis. Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua freqüência aumentada na geração seguinte. Com o passar do tempo, esse processo pode resultar em adaptações que especializarão organismos em nichos ecológicos particulares e pode resultar na emergência de novas espécies.

A seleção natural não distingue entre seleção ecológica e seleção sexual, na medida em que ela se refere às características, por exemplo, destreza de movimento, nas quais ambas podem atuar simultaneamente. Se uma variação específica torna o descendente que a manifesta mais apto à sobrevivência e à reprodução bem sucedida, esse descendente e sua prole terão mais chances de sobreviver do que os descendentes sem essa variação. As características originais, bem como as variações que são inadequadas dentro do ponto de vista da adaptação,deverão desaparecer conforme os descendentes que as possuem sejam substituídos pelos parentes mais bem sucedidos.

Assim, certas caraterísticas são preservadas devido à vantagem seletiva que conferem a seus portadores, permitindo que um indivíduo deixe mais descendentes que os indivíduos sem essas características. Eventualmente, através de várias interações desses processos, os organismos podem acabar desenvolvendo características adaptativas mais e mais complexas."

É lógico que a visão ateísta vai tirar Deus dessa equação para justificar a seleção por uma ótica de aleatoriedade, o que não é o meu caso...

Eduardo escreveu:Você poderia responder minha pergunta novamente ?
Já respondi, veja:
Eduardo escreveu:Mas para ter certeza responda OBJETIVAMENTE, você silvamelo, assim como os evolucionistas teístas, também crê que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução ?
silvamelo escreveu:Dito isto, respondo a sua pergunta afirmando que: sim, eu creio que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 2:25 pm

A seleção natural pressupõe a sobrevivência do mais apto, ou seja, os mais aptos (fortes) terão mais chances de sobreviver do que os descendentes dos menos aptos (fracos). O mecanismo de Seleção Natural deveria funcionar como um agente aperfeiçoador do processo evolutivo, atuando pela vida e pela morte, pela sobrevivência do “mais apto” e pela eliminação dos “menos aperfeiçoados”. Os trechos a seguir, todos extraídos do livro “A Origem das Espécies”:

“Resulta daí que as espécies raras se modificam ou se aperfeiçoam menos rapidamente num tempo dado; por conseqüência, são vencidas, na luta pela existência, pelos descendentes modificados ou aperfeiçoados das espécies comuns” (p. 123).

“Os descendentes modificados dos ramos mais recentes e mais aperfeiçoados tendem a tomar o lugar dos ramos mais antigos e menos aperfeiçoados, e por isso a eliminá-los; os ramos inferiores do diagrama, que não chegam até às linhas horizontais superiores, indicam este fato” (p. 132).

Diante de sua crença que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução faço outra pergunta, se Deus guia a seleção natural, ele criou a morte, a luta, a supremacia do mais forte e a extinção dos fracos ? ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por silvamelo em Sab 05 Maio 2012, 2:39 pm

Eduardo escreveu:A seleção natural pressupõe a sobrevivência do mais apto, ou seja, os mais aptos (fortes) terão mais chances de sobreviver do que os descendentes dos menos aptos (fracos). Diante de sua crença que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução faço outra pergunta, se Deus guia a seleção natural, ele criou a morte, a luta, a supremacia do mais forte e a extinção dos fracos. Você concorda com isso ?
Deus criou o leão que devora as zebras nas savanas da África. Você concorda com isso?

Eduardo, o objetivo de Deus com os homens quando o colocou no Édem não era de servilismo à natureza, mas entregou a natureza para servir ao homem. Foi o homem que se colocou nessa condição decaída de submissão à natureza, por causa do pecado.

Lembre-se:

"Acaso, é com bois que Deus se preocupa?" 1 Coríntios 9:10.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Mashmid em Sab 05 Maio 2012, 2:52 pm

Eduardo, não fui específico.

Quando eu peço para citar a fonte, refiro-me ao site no qual vc usou CTRL+C.

Porque encontrei um blog (desafiando a nomemklatura) com o mesmo texto citado aqui por vc.

Então, será que é ele quem está copiando?

Mas, ok, sem problemas.

Afinal de contas, vc está criticando a abiogênese ou origem das espécies?

E também acho estranho vc discordar de uma "sopa primordial' justamente quando seu deus teria feito uma sopa de barro.

Ah claro, vou ver se desminto a Dilma para me tornar presidente da república.

Mashmid
²
²

Número de Mensagens : 82

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 2:57 pm

silvamelo escreveu:
Eduardo escreveu:A seleção natural pressupõe a sobrevivência do mais apto, ou seja, os mais aptos (fortes) terão mais chances de sobreviver do que os descendentes dos menos aptos (fracos). Diante de sua crença que Deus usou a seleção natural para guiar a evolução faço outra pergunta, se Deus guia a seleção natural, ele criou a morte, a luta, a supremacia do mais forte e a extinção dos fracos. Você concorda com isso ?
Deus criou o leão que devora as zebras nas savanas da África. Você concorda com isso?
Vou refazer essa pergunta, Deus criou o leão PARA devorar as zebras?

Deus criou o seres vivos para matarem ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Cal em Sab 05 Maio 2012, 3:05 pm

Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:

Deus criou o seres vivos para matarem ?
Se for verdadeira sua existência e responsabilidade pela existência dos seres vivos sim.

Entendo seus dilemas, a crença da criação de um deus amoroso face a uma realidade selvagem e cruel.

Por isso que não acredito que deus seja fonte da moralidade, mesmo no caso dele existir, a moralidade, a capacidade de almejar algo além da pura selvageria dos outros seres vivos é exclusivamente humana.

Longe de ser o esgoto moral do universo, o ser humano é, até aonde é possível saber, seu único representante.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 3:14 pm

Esses dilemas dos evolucionistas teístas não existem em minha cosmovisão.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Cal em Sab 05 Maio 2012, 3:27 pm

Eduardo escreveu:Esses dilemas dos evolucionistas teístas não existem em minha cosmovisão.
Assim como as evidências também não existem.

O fato Eduardo é que temos todos os motivos e evidências para datarmos a Terra e a vida em bilhões de anos e o ser humano moderno em centenas de milhares de anos, o que contraria qualquer tentativa de interpretação literal de Gênesis.

Não é o ateísmo que diz isso, são várias disciplinas e ciências diferentes, deus pode até existir mas o ser humano ter sido criado há 6.000 anos atrás não.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 3:35 pm

Todas essas evidências possuem pontos fracos e isso é escondido do grande público.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Cal em Sab 05 Maio 2012, 3:37 pm

Eduardo escreveu:Todas essas evidências possuem pontos fracos e isso é escondido do grande público.
Você é livre para acreditar no que quiser, até mesmo em uma grande conspiração científica global que perdura através das décadas diante de instabilidades políticas e diversidades culturais.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 7:47 pm

Não sou conspiracionista. No entanto, há muitos interesses nesse mundo e nem sempre eles produzem ações isentas e idôneas. O link abaixo é apenas um exemplo dentre muitos:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,jurados-do-nobel-sao-investigados-por-suspeita-de-corrupcao,296054,0.htm

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jumper em Sab 05 Maio 2012, 8:57 pm

Eduardo escreveu:Todas essas evidências possuem pontos fracos e isso é escondido do grande público.
O que seria um ponto fraco pra você?
Cite alguns para elucidar.
A idéia de que o mundo é antigo existe há séculos.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Eduardo em Sab 05 Maio 2012, 10:18 pm

Já coloquei dois artigos neste tópico, e vem mais por ai.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por silvamelo em Dom 06 Maio 2012, 1:35 am

Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:
Claro que sim, Eduardo. Para que Deus lhe deu fortes músculos, garras afiadas, grandes caninos e outros dentes preparados para estraçalhar a carne? Teria sido somente para enfeite?

Eduardo escreveu:Deus criou o seres vivos para matarem ?
Eduardo, a natureza a qual estamos inseridos agora sobrevive dessa forma. Da próxima vez que comer a sua folhinha de alface, lembre-se que você também está se alimentando de um ser vivente. A planta é um ser como qualquer outro, tendo a sua boca, que são as raízes, enterrada no chão, sulgando água e outros nutrientes para ser processado no seu estômago, que são as folhas, e assim mantém todo o seu corpo. Quando o sujeito colhe a alface, também está MATANDO a planta!

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:56 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: