.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 4:36 am por Jarbas

» O que você está ouvindo agora?
Hoje à(s) 1:32 am por Christiano

» Por que o espiritismo pegou tanto no Brasil
Hoje à(s) 12:02 am por Cartman

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 11:48 pm por Khwey

» Por que Deus permite a injustiça?
Ontem à(s) 11:45 pm por Khwey

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Ontem à(s) 11:27 pm por gusto

» Dar a outra face...
Ontem à(s) 11:10 pm por Cartman

» Lula é o maior farsante do Brasil', afirma Silas Malafaia
Ontem à(s) 10:27 pm por gusto

» Agora o Brasil sai da crise...
Ontem à(s) 10:25 pm por gusto

Quem está conectado
29 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 28 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Em que termos a Nova Aliança é estabelecida??

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 16 Abr 2012, 2:10 pm

Shalom Convidado

Vamos falar da Nova Aliança??

Disserte!!

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206
flag : Brasil

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Re: Em que termos a Nova Aliança é estabelecida??

Mensagem por famado em Seg 16 Abr 2012, 2:46 pm

Pergunta genéria. Seja mais específico.

Ademais, a Nova Aliança é estabelecida com base na graça de Deus.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Sargento em Seg 16 Abr 2012, 8:44 pm

Pois.. se é uma pergunta seja específico!

A nova aliança simplesmente consiste na misericórdia de Deus... por isso se chama de GRAÇA, e por isso é dom gratuita.
Paulo chamava-lhe a simplicidade do evangelho.

Que mais há a dizer que não tenha já sido dito?

Sl 17:8 Protege-me como à menina dos teus olhos...

Um membro da Igreja Dos Eleitos
http://igrejadoseleitos.com/

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1211
flag : Portugal

http://igrejadoseleitos.com

Mensagem por oliveira leite em Seg 16 Abr 2012, 8:48 pm

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha
1 Coríntios 11:23-26

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Sargento em Seg 16 Abr 2012, 8:51 pm

Sim... só quem bebe do sangue de Cristo e come da sua carne é que entra no céu!

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Randfal em Seg 16 Abr 2012, 9:19 pm

Shalom para todos!

A Nova Aliança foi firmada com Israel:

"Eis aí vêm dias, diz ADONAI, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz ADONAI.
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz ADONAI: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu ELOHIM, e eles serão o meu povo."

JEREMIAS 31:31-33

Este texto está mais do que claro, mas todas as outras nações poderiam fazer dela, por meio da Fé no Messias de Israel.
E qual o principal propósito desta Nova Aliança?
Imprimir e inscrever as Leis de D'us nas mentes e nos corações, pela ação do Espírito Santo, e este propósito conduziria o homem, pela Fé no Messias, a ser justificado e salvo.

E qual seria o meio para que esta Nova Aliança fosse outorgada?
Por meio do derramamento de Sangue Inocente, que seria para a remissão dos pecados = o Sangue do Cordeiro de D'us!

Se não há remissão dos pecados, não há participação nesta Nova Aliança.

Randfal
SUSPENSO

Número de Mensagens : 166

Mensagem por Jefté em Seg 16 Abr 2012, 9:23 pm

Olá irmãos

"Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém." (Is. 8:14)

"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." (Rom. 9:33)

Ele é a Pedra de Esquina; e quem Nele não estiver; em alusão a arca de Noé - pode ser judeu, grego, gentio, bárbaro, ou qualquer outro filho de Adão; o dilúvio da perdição o exterminará!

Jefté
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 205

Mensagem por Sargento em Ter 17 Abr 2012, 8:27 am

Olá Randfal...

Segundo a letra e a carne, seria exclusivamente com Israel. E assim o foi durante a lei que figurava a graça em que Israel era o povo escolhido por Deus e todos os outros eram considerados de cães por Deus.

Mas agora na graça se realizou aquilo que a lei figurava... e o povo escolhido, o Israel já nada tem de descendência segundo a carne mas sim segundo o espírito.
A distinção que antes havia na carne por figura, existe agora no espírito por realidade.

Quem crê em Jesus é Israelita, quem não crê ainda que seja de origem Israelita é gentio... a fé é o sinal que temos e o espírito a circuncisão...a verdadeira circuncisão da aliança.

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Romanos 2:28-29

Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Romanos 9:6-8

Na graça, não existe qualquer ínfima diferença em nenhum aspecto entre judeu ou gentio, isto segundo descendência da carne.
Israel carnal, simboliza o verdadeiro Israel espiritual que está tanto entre Judeus como entre gentios... e o amor mostrado por Deus a Israel segundo a carne simboliza o verdadeiro amor que Deus tem ao seu verdadeiro Israel...

Paz ao Israel de Deus.

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Ter 17 Abr 2012, 10:56 am

Eu ia abrir um tópico, mas nem vai ser preciso, hehehe.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747

Mensagem por Discipulah em Ter 17 Abr 2012, 11:09 am

A Nova Aliança é estabelecida através do sacrifício expiatório de Cristo. O que a tornou válida foi justamente a Morte de Cristo como Cordeiro pela expiação pelo pecado do mundo.

Quem está na Nova Aliança? TODOS! Todos os que se arrependerem de seus pecados e aceitar Jesus como Senhor e Salvador será salvo, pois foi para isso que Jesus morreu como resgate, para nos salvar!

O que a Bíblia nos diz:

“No dia seguinte João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Joao 1.29

“E ele é a propiciação (sacrifício) pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” . 1 João 2:2

A Nova Aliança está intimamente ligada ao sangue de Cristo:

Jesus disso algo de extrema importância em “porque isto é o meu sangue, O sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos,para remissão de pecados”. Mateus 26.28

Paulo repete que essa aliança foi feita no sangue de Cristo, em 1 Coríntios 11.25 podemos ver isso, “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.”

Pode alguém afirmar que a Nova Aliança foi feita somente com os judeus? Biblicamente, não!

Jesus é o único Mediador entre Deus (Pai) e os homens mediante o sacrifício de Resgate realizado na Nova Aliança, a qual Ele morreu derramando seu sangue.

Hebreus 9:15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

Efésios 1.7 no qual temos a redenção (resgate), pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

1 João 1.7: No entanto, se estivermos andando na luz, assim como ele mesmo está na luz, temos parceria um com o outro, e o sangue de Jesus, seu Filho, purifica-nos de todo o pecado.

Qualquer pessoa que diz que a Nova Aliança foi feita somente com os judeus, ou somente com os 144 mil (doutrina das Testemunhas de Jeová) está afirmando que Jesus não derramou seu sangue para perdoar os pecados de todos. Isso é algo gravíssimo!

Está dizendo que Jesus não é o ÚNICO Mediador dos homens, mas é apenas Mediador dos judeus ou dos 144 mil (Tjs).
Mas o que a Biblia nos diz:

I Timóteo 2:5 Porquanto há um só Deus e um só Mediadorentre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem

I Timóteo 2:6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

Ou seja, Jesus é o único Mediador da Nova Aliança e através dela resgatou a todos!

Pode uma pessoa afirmar à luz da Bíblia que Jesus é mediador exclusivo dos judeus? Que Jesus resgatou somente os judeus? Não! Se alguém afirma que Jesus fez a Nova Aliança somente com os Judeus está dizendo justamente isso: Jesus derramou seu sangue somente para os judeus!

A Aliança com a comunidade de Israel:

Em Hebreus 8.8 diz: “Deus, porém, achou o povo em falta e disse: Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.

A palavra Aliança/ Pacto é usada desde o Antigo Testamento em diferentes contextos onde Deus fez aliança com as pessoas. Onde na passagem acima diz que A Nova Aliança a qual Jesus morreu como sacrifício está limitada aos judeus ?

O autor de Hebreus esclarece qual Aliança seria essa:Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”Hebreus 8.10.

Por outro lado, quando se refere ao sangue (Nova Aliança) de Cristo lemos que:

Deus comprou a Igreja com seu próprio Sangue! Uma vez que o sangue está ligado à Nova Aliança, obviamente a Igreja está na Nova Aliança!

“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardesa igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20.28

“e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, ” Apocalipse 1.5

Em Apocalipsse 7.9 Vemos que Joao viu uma Grande Multidão a qual ninguém podia contar e eles lavaram suas vestes no Sangue do Cordeiro.

Agora analise, se a Nova Aliança não fosse para o mundo, mas somente para os judeus ou 144 mil pessoas, como Joao poderia ter visto uma Grande Multidão a qual ninguém podia contar fazendo uso do sangue que estaria limitado apenas de algumas pessoas?

Se a Nova Aliança é para os judeus porque a Igreja lavou suas vestes no Sangue do Cordeiro? Porque o próprio Deus comprou a Igreja com o Seu próprio Sangue?

Não tem como separar o sacrifício expiatório de Jesus da Nova Aliança, do Resgate, de Mediador. São temas totalmente ligados. Não existe outra Nova Aliança. A que existe é aquela onde todos nós pudemos ser reconciliados com Deus!

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Ter 17 Abr 2012, 11:12 am

Randfal, vc compreende que o Sangue do Cordeiro foi derramado para perdão de pecados justamente na Nova Aliança?

Vc tem consciência de que ao afirmar que a Nova Aliança foi feita só com os judeus vc também está dizendo que o sangue de Cristo foi derramado para perdão dos pecados dos judeus?

Não existe outra Nova Aliança onde Cristo tenha morrido derramando seu sangue para perdoar os nossos pecados... Então como vc explica a Biblia afirmar que Deus comprou a Igreja com seu próprio Sangue (Nova Aliança) e ao mesmo tempo vc limitar a Nova Aliança, o Sangue aos Judeus?

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Sargento em Ter 17 Abr 2012, 2:50 pm

Segundo a letra os judeus têem aquela passagem que foi inicialmente apresentada... mas segundo o entendimento do espírito, o discernimento espiritual, o Israel não é o da carne...

Paulo fala abertamente dessas coisas.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:21-24

O tempo que isto foi exclusivo do povo judeu foi o da lei... logo para que isso viesse ao mundo havia algo a ser abrogado!
Vejam o que Paulo chama de parede entre judeus e gentios!

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
Efésios 2:14-15

Era a lei que nos dividia pois era EXCLUSIVA dos judeus! Passando a lei a exclusividade acabou... iniciando-se a graça, a figura deu lugar à realidade... a exclusividade da carne passou a ser a exclusividade no espírito.

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

nova aliança

Mensagem por sabino-sp em Ter 17 Abr 2012, 3:21 pm

Diego Yo'ets escreveu:Shalom Convidado

Vamos falar da Nova Aliança??

Disserte!!

LOgo eu rsrsrsr quer me por nas provas???meu conhecimento é pequenino vamos pedir ajuda pros universitários pirou
Ô Jarbas me acode aqui amigão eba

Última edição por sabino-sp em Ter 17 Abr 2012, 3:52 pm, editado 1 vez(es)

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

a nova aliança

Mensagem por sabino-sp em Ter 17 Abr 2012, 3:31 pm

A Bíblia diz em Jeremias 31:33 “Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”
Recebemos a Nova Aliança através da morte de Jesus Cristo. A Bíblia diz em Lucas 22:20 “Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.”
A Nova Aliança significa que podemos ir directamente a Deus, através de Cristo. A Bíblia diz em Hebreus 7:22 “De tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador.”
Sómente através da Nova Aliança existe perdão para os nossos pecados. A Bíblia diz em Hebreus 9:14-15 “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.”
Sob a aliança antiga, que prometeu o povo fazer? A Bíblia diz em Êxodo 24:3 “Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.”
Sob a Nova Aliança, que promete Deus fazer? A Bíblia diz em Hebreus 8:10 “Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

tive que ter uma ajudazinha

abraços

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por oliveira leite em Ter 17 Abr 2012, 4:44 pm

Sargento escreveu:Sim... só quem bebe do sangue de Cristo e come da sua carne é que entra no céu!

Como assim? não entendi

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sargento em Ter 17 Abr 2012, 4:51 pm

oliveira leite escreveu:
Sargento escreveu:Sim... só quem bebe do sangue de Cristo e come da sua carne é que entra no céu!

Como assim? não entendi

Olá Oliveira...

Estou apenas citando Cristo... não me pareceu que o seu comentário fosse diretamente de encontro ao tópico mas têm a ver porque fala da graça ... por isso comentei isso.

O que não entendeu?

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por oliveira leite em Ter 17 Abr 2012, 5:11 pm

Muita paz sargento
citei um verso que é chave para explicar a nova aliança no sangue de Jesus
já que a velha aliança se baseava no sangue de carneiro

por um momento pensei que voce tinha escrito que só haveria ceia no céu
mas acho que me enganei ou não?

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sargento em Ter 17 Abr 2012, 5:18 pm

Paz amiga...

Muita paz sargento
citei um verso que é chave para explicar a nova aliança no sangue de Jesus
já que a velha aliança se baseava no sangue de carneiro

Não lhe chamaria de chave... é mais parábola... mas sim, fala da graça. O que chamo de chave é mais a pregação de Paulo que não tem parábolas, antes é ensino puro.

por um momento pensei que voce tinha escrito que só haveria ceia no céu
mas acho que me enganei ou não?

humm... não entendi!!
Que só celebraríamos a santa ceia no céu?
Não... isto foi-nos dado por Cristo ATÉ que nos reuníssemos no céu... até lá e não só lá.
Não sei se existe essa doutrina mas se era a isso que se referia, então não... não foi isso que quis dizer.

Quiz apenas mostrar que sim, realmente a santa ceia DESCREVE a aliança da graça.

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por oliveira leite em Ter 17 Abr 2012, 6:07 pm

Não lhe chamaria de chave... é mais parábola... mas sim, fala da graça. O que chamo de chave é mais a pregação de Paulo que não tem parábolas, antes é ensino puro.

O trecho que Paulo fala sobre a Santa ceia é parabola?

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sargento em Ter 17 Abr 2012, 6:13 pm

Ah ok... pensei que estivesse falando disto nos evangelhos... erro meu...

Quando Cristo fala do sangue aos judeus apenas o faz por parábola.
Quando Paulo fala disso nessa passagem que citou não fala do mesmo modo mas também não o explica a pormenor pois os corintios eram uma igreja ainda um pouco imatura como podemos ver em toda a carta.
A santa ceia tem sim um significado alem de pão e vinho mas eu estava com outra coisa em mente.

Em todo o caso... foi descuido meu por estar a responder a vários tópicos ao mesmo tempo.

Última edição por Sargento em Ter 17 Abr 2012, 6:16 pm, editado 1 vez(es)

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por oliveira leite em Ter 17 Abr 2012, 6:16 pm

Sargento escreveu:Ah ok... pensei que estivesse falando disto nos evangelhos... erro meu...

Quando Cristo fala do sangue aos judeus apenas o faz por parábola.
Quando Paulo fala disso nessa passagem que citou não fala do mesmo modo mas também não o explica a pormenor pois os corintios eram uma igreja ainda um pouco imatura como podemos ver em toda a carta.

Em todo o caso... foi descuido meu por estar a responder a vários tópicos ao mesmo tempo.
positivinho

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Randfal em Sex 20 Abr 2012, 9:04 pm

Shabat Shalom para todos!

Sarah escreveu:
Randfal, vc compreende que o Sangue do Cordeiro foi derramado para perdão de pecados justamente na Nova Aliança?

Vc tem consciência de que ao afirmar que a Nova Aliança foi feita só com os judeus vc também está dizendo que o sangue de Cristo foi derramado para perdão dos pecados dos judeus?

Não existe outra Nova Aliança onde Cristo tenha morrido derramando seu sangue para perdoar os nossos pecados... Então como vc explica a Biblia afirmar que Deus comprou a Igreja com seu próprio Sangue (Nova Aliança) e ao mesmo tempo vc limitar a Nova Aliança, o Sangue aos Judeus?
Olá irmã Sarah:

Vamos à 1ª pergunta: "Randfal, vc compreende que o Sangue do Cordeiro foi derramado para perdão de pecados justamente na Nova Aliança?"

Claro, com certeza.

2ª pergunta: "Vc tem consciência de que ao afirmar que a Nova Aliança foi feita só com os judeus vc também está dizendo que o sangue de Cristo foi derramado para perdão dos pecados dos judeus?"

Bom, não fui eu quem afirmei, foram as Escrituras em Jeremias 31.
A Nova Aliança vai muito mais além do que a remissão de pecados: ela imprime a Lei de D'us nas mentes e as inscreve nos corações através da ação do Espírito de D'us, pois quem é salvo deve ser fiel até a morte.
E esta Aliança, mesmo tendo sido feita com Israel, não significa que era exclusiva, fechada somente a Israel.
Nós, os gentios, entramos nesta Aliança por meio da Fé no Messias, e nos tornamos, segundo diz Sha'ul (Paulo) "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de ELOHIM;" EFÉSIOS 2:19.

Preste atenção nas palavras do Messias: "Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." Mateus 26:28.
Ele disse que o Seu Sangue é da Nova Aliança, e não que ele é a Nova Aliança. O Seu Sangue é da Nova Aliança porque ela deveria ser feita com sangue, como foi feito na Antiga Aliança: "Então, tomou Moisés aquele sangue, e o espargiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o ADONAI tem feito convosco sobre todas estas palavras." Êxodo 24:8.

3ª pergunta: "Não existe outra Nova Aliança onde Cristo tenha morrido derramando seu sangue para perdoar os nossos pecados... Então como vc explica a Biblia afirmar que Deus comprou a Igreja com seu próprio Sangue (Nova Aliança) e ao mesmo tempo vc limitar a Nova Aliança, o Sangue aos Judeus?"

Eu não limitei o Sangue da Nova Aliança aos judeus, mas a Nova Aliança foi feita com Israel, isto é bíblico.
O que significa o texto em Apocalipse 5:9, que diz: "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para ELOHIM homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;"?
Significa o cumprimento da promessa de que também os gentios fariam parte desta Aliança feita com Israel, pelo derramamento deste Sangue!
Pela Fé, os gentios entrariam nesta Aliança, pois este mesmo Sangue que foi derramado para a remissão dos pecados da humanidade, faria com que os gentios que cressem, fizessem parte desta Aliança também.
Quando digo que o Sangue foi derramado para remir os pecados da humanidade, quero dizer que todos, sem exceção, através da Fé, podem ter remidos os seus pecados por meio deste Sangue, automaticamente, sendo participantes desta Nova Aliança.

Veja bem irmã, o Eterno jamais, depois que Israel se tornou uma nação, fez Aliança alguma com outras nações, outros povos, porém, era o desejo Dele ajuntar todas as nações a esta Nova Aliança feita com Israel, por meio da Fé no Messias de Israel.

Preste atenção nas palavras de Sha'ul (Paulo):
Efésios 3:6: "...a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;"

Somos co-herdeiros e co-participantes com quem? Com os judeus, porque a promessa foi feita para eles, a Nova Aliança foi feita com eles.

Agora, veja que interessante os versos anteriores desta mesma passagem:
"...como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima, em pouco, vos escrevi, pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério do Messias, o qual, noutros séculos, não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,..."
Que "mistério" era esse?

"...a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;"

E por que Sha'ul (Paulo) se referiu a isto como sendo um "mistério"?
Porque isto para o judeu era algo incompreensível, assustador e enigmático: como uma pessoa, sem ter sangue hebreu, sem ser circuncidado, sem ser judeu, pode entrar, fazer parte de uma Aliança feita conosco = Israel?

Randfal
SUSPENSO

Número de Mensagens : 166

Mensagem por CarlosB em Sab 21 Abr 2012, 4:53 am

Olá Randfal:

Mas atenção que Cristo derramou o seu sangue pelos judeus do passado que deram testemunho de fé (ver Hebreus 11), porque no tempo presente estão endurecidos até que todos os gentios que se hão-de salvar, sejam salvos, só depois entrará o remanescente os 1444000 judeus, chamado de todo o Israel.

Romanos 11:25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 - E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 27 - E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. 28 - Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 29 - Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

Isto aconteceu porque rejeitaram Cristo e a ira veio sobre eles, e por isso no tempo presente estão endurecidos, não se convertem, a sua casa ficou deserta.

Mas quando ele vier serão salvos, não pela fé no evangelho, mas por causa da eleição e da promessa de juramento feita a Abraão.

Última edição por CarlosB em Sab 21 Abr 2012, 6:18 am, editado 1 vez(es)

CarlosB
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 457

Mensagem por CarlosB em Sab 21 Abr 2012, 6:12 am

Além disso, o ser judeu na carne não tem qualquer valor, porque o verdadeiro judeu é no coração.

Romanos 2:28 - Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 - Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Pois os verdadeiros filhos de Abraão, não são os filhos de uma descendência carnal , mas espiritual, os quais são conhecidos pela fé quando pregamos o evangelho.

Gálatas 3:6 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 - Sabei, pois, que os que são da fé é que são filhos de Abraão.

Paulo veio mostrar que tudo o que aconteceu na lei foram figuras e não a realidade, seja o povo, seja as promessas, seja a terra prometida, etc... Porque o verdadeiro povo de Israel e os verdadeiros filhos de Deus são espirituais.

Romanos 9:4 - Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; 5 - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. 6 - Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são de facto israelitas; 7 - Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 - Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Na verdade em Cristo Jesus não existe raças nem descendências, mas um só povo espiritual que Deus espalhou entre as nações e que agora está reunindo.

Gálatas 3:26 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 - E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

As raças e os povos como Israel, os gentios e o remanescente, só existem aqui na terra para demarcar os tempos e as épocas em que Deus fez a sua obra, nada mais.

Na verdade, os judeus segundo a carne foram os maiores perseguidores de Paulo e da igreja, os quais mataram também a Cristo. E por isso Paulo diz que eles são a falsa circuncisão. Logo não deves ter orgulho numa raça humana, mas numa raça espiritual, a qual é conhecida pela fé em Cristo, e por isso Cristo foi anunciado desde o principio dos tempos.

Essa raça espiritual sim, é o povo de Deus, a tua família, os teus irmãos, os verdadeiros judeus da tribo de Judá de onde procedeu o Messias. O que na verdade importa é se tens Cristo para nasceres de novo, o resto é só vaidade e aflição de espírito.

Gálatas 6:15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão (judeu), nem a incircuncisão (gentio) tem valor algum, mas sim o ser uma nova criatura.

Pois a nova aliança é espiritual, escrita no coração, feita para um povo espiritual.

Paz ao Israel de Deus!

CarlosB
Pérola
Pérola

Mensagem por CarlosB em Sab 21 Abr 2012, 7:12 am

oliveira leite escreveu:Não lhe chamaria de chave... é mais parábola... mas sim, fala da graça. O que chamo de chave é mais a pregação de Paulo que não tem parábolas, antes é ensino puro.

O trecho que Paulo fala sobre a Santa ceia é parabola?

Estão a falar da santa ceia que é uma parábola? Se estão, é claro que é parábola, só que é uma parábola da graça para praticar no tempo presente.

Pois uma parábola não é uma mentira, mas uma verdade visível que acontece neste mundo, mas que é uma figura da uma realidade espiritual e que só permanece até que chegue essa mesma realidade.

Pois quando comes o pão e o vinho estás realmente a comer a carne e o sangue de Cristo? Certamente que não, mas tudo isso refere-se ao alimento espiritual para o espírito, que é o conhecimento e o entendimento da palavra de Deus.

No entanto, falta ai é quem já comeu da ceia e nunca foi alimentado, pois os símbolos nada são mas sim a fé e o entendimento da parábola, e isso só acontece no que já nasceu de novo.

Por isso cada vez que o fazemos, além de ser alimento, também estamos anunciando que Cristo já pagou a nossa divida e que vai voltar;

1ª Corintios 11:24 - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

E este mandamento permanecerá até que Cristo (a realidade) venha.

CarlosB
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:45 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: