.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
50 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 50 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O que os cristãos pensam sobre a história do cristianismo?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que os cristãos pensam sobre a história do cristianismo?

Mensagem por Starway to Heaven em Sab 14 Abr 2012, 12:22 am

Primeiros séculos da era cristã, as boas novas se espalharam. Se espalharam principalmente pelo amor e fraternidade das palavras do Messias, e logo veio a crença dos pobres e oprimidos. Difícil não se comover com a história daquele povo sofrido que era jogado para os leões. Porém o tempo passou e os coitados passaram a ser reis. E com o poder vieram os primeiros sinais de que a uma vez caça viraria caçador. Perseguições religiosas contra os "pagãos" viraram frequentes. Algumas mortes para os infiéis que tomaram a cidade santa. E mais alguns para a fogueira, por conspirarem contra a vontade divina. Alguns anos depois surgiram a nova classe, os protestantes. Esses trouxeram algumas novidades interessantes, como as torturas de três ou mais dias, antes eram só de um.

Depois vieram as colonizações para os bárbaros indígenas, negros, indianos, chineses, e todos mais que ficaram no caminho. E no final, como alguns gostam de apontar, realmente as boas novas do Messias se espalharam pelo Mundo, como alguns gostam de apontar como mais uma profecia cumprida. Mais a que custo? Será que Deus gostou de ver a sua palavra sendo espalhada em meio aos corpos dos defuntos, ao som dos gritos dos torturados, da dor dos escravos espancados? Muitos falaram, "mas esse distorceram o verdadeiro significado do cristianismo". Mas como separar a doutrina de sua história? Se o cristianismo hoje já não tem a maioria de fiéis falando de Mundo, como seria então se não houvesse a força da espada? E por que alguém poderia se "gabar" que Jesus foi ouvido por todo Mundo, se ignora ou mesmo abomina o modo como isso aconteceu?

Na minha opinião, considerando o Velho testamento, não me parece que Deus se importa com certas coisas desde que sua palavra se espalhe. Se ele mesmo ordenou genocídios antes, por que alguns a mais o incomodariam? O que importa é a verdade, não quantos cadáveres irão apodrecer pelo caminho.

Starway to Heaven
Safira
Safira

Número de Mensagens : 151
flag : Brasil

Re: O que os cristãos pensam sobre a história do cristianismo?

Mensagem por oliveira leite em Sab 14 Abr 2012, 6:50 am

Starway, muita paz irmão
Gostei do seu texto, Jesus mandou guardar a espada, e disse, quem com ela fere por ela morrera
O maior problema do cristianismo foi não obedecer ao seu mestre nesse sentido
realmente a história do cristianismo é dificil de se contar, e se espremer os livros sai sangue para todos os lados
Mas nada disso se envolve Jesus
mas voce tá certo o cristianismo disvirtuou ao longo do tempo

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por oliveira leite em Sab 14 Abr 2012, 7:07 am

Mas a Historia da humanidade foi escrita com sangue
O cristianismo, o Islamismo, o Judaismo
todos esses mataram mais pessoas do que as duas guerras mundiais juntas
os homens sempre torceram e mataram pos seus deuses desde a antiguidade
é uma especie de torcida organizada
Mas o que tem D'us com as loucuras dos homens?

Recentemente vi um doido dizer: " Doido não é quem joga pedra, doido é quem fica parado para levar a pedrada"

sendo assim não assumo essa culpa de ter matado ninguém, faço carreira e escrevo minha propria História, e meu coadjuvante é Jesus de Nazaré
que me disse: Filho guarda a espada

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por RenatoPaulo em Sab 14 Abr 2012, 4:15 pm

oliveira leite escreveu:
Recentemente vi um doido dizer: " Doido não é quem joga pedra, doido é quem fica parado para levar a pedrada"

Paz Oliveira Leite.

Ora bem,eu entao sou doido,porque prefiro ficar parado para levar com a pedrada.
Mas quer saber mesmo a verdade?
Nunca levei com uma pedrada na cabeça.
Claro que nao devo tentar meu Deus,mas simplesmente confio Nele e a mim nao me acerta uma pedra sequer.
Nem que me atirem mil ao mesmo tempo!Na minha cabeça,nem um pedra me acerta.

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por Discipulah em Sab 14 Abr 2012, 6:19 pm

Graça e paz,

Uma coisa é entender: Jesus mandou matar e forçar as pessoas a aceitá-lo? Não! Portanto, se alguém é ultra fanático e tem motivos alheios aos princípios ensinados por Ele e sai matando por aí, obviamente esse é um joio. Qualquer pessoa pode usar qualquer motivo para fazer uma justificativa incabível para consubstanciar suas idéias. Alguns usaram da religião, outros usaram de ideologias totalitárias sem vínculos com qualquer deidade e por ai vai...

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747

Mensagem por oliveira leite em Sab 14 Abr 2012, 7:48 pm

RenatoPaulo escreveu:
oliveira leite escreveu:

Paz Oliveira Leite.

Ora bem,eu entao sou doido,porque prefiro ficar parado para levar com a pedrada.
Mas quer saber mesmo a verdade?
Nunca levei com uma pedrada na cabeça.
Claro que nao devo tentar meu Deus,mas simplesmente confio Nele e a mim nao me acerta uma pedra sequer.
Nem que me atirem mil ao mesmo tempo!Na minha cabeça,nem um pedra me acerta.

Muita paz Renato
Certo é que só se atiram pedras em arvores com frutas
vamos fazer assim
com as pedras que nos atiram
construiremos um castelo

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eterna em Dom 22 Abr 2012, 5:53 pm

oliveira leite escreveu:Mas a Historia da humanidade foi escrita com sangue

sendo assim não assumo essa culpa de ter matado ninguém, faço carreira e escrevo minha propria História, e meu coadjuvante é Jesus de Nazaré

... e foram necessárias muitas reencarnações para que você chegasse neste estágio de vida - pode crer!

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por RenatoPaulo em Seg 23 Abr 2012, 5:43 am

Eterna escreveu:
... e foram necessárias muitas reencarnações para que você chegasse neste estágio de vida - pode crer!

Vc anda a ver muitos filmes...

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Seg 23 Abr 2012, 5:18 pm

Foi o império romano, que utilizou da religião para seus fins, assim como usam o marxismo para seus fins na rússia, o capitalismo nos eua, tudo para governar e ter mais poder. Os que mais pregaram o evangelho durante as inquisições foram os próprios torturados que se negavam a adorar o Papa, vide as teses de lutero e o por que do rompimento com tal instituição.

Sobre os genocideos, tu tem que entender bastante sobre cada povo e o por que tal genocideo, Jesus fala que haverá menos rigor para Sodoma e Gomorra que Corazim e Betsaida, ele mesmo pregou no sheol. Grande parte desses povos não queriam se arrepender, possuiam tanta maldade quanto os islamicos tem hoje, Deus mandou atacar povoados que viviam destruindo os judeus, vide os egipicios que jogavam as crianças no rio Nilo. Não é comum os judeus atacarem povoados.

Rafael Mori Neiva
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 745

Mensagem por oliveira leite em Seg 23 Abr 2012, 6:02 pm

Não é comum os judeus atacarem povoados. :risadinha:
voce não leu nunca a Biblia toda

Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 1 Tessalonicenses 2:15

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Seg 23 Abr 2012, 6:06 pm

Eterna escreveu:

japinha se cresse nisso ainda precisaria de muito mais japinha
mas não creio que estou aqui no mundo sofrendo por nenhum homem da antiguidade
se não
D'us seria injusto
tanto sofrimento por um cara errado do passado que nem conheci, nem me lembro dele

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Ter 24 Abr 2012, 7:24 am

oliveira leite escreveu:Não é comum os judeus atacarem povoados. :risadinha:
voce não leu nunca a Biblia toda

Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 1 Tessalonicenses 2:15
E os evangélicos tão cheio de cultos a si mesmo, Jesus foi morto por todos e por nós, não apenas pelos judeus. Cada vez que tu comete um pecado tu está cruxificando o justo, então para de zombar.

Rafael Mori Neiva

Número de Mensagens : 745

Mensagem por Eterna em Seg 30 Abr 2012, 5:01 pm

oliveira leite escreveu:
Eterna escreveu:

japinha se cresse nisso ainda precisaria de muito mais japinha
mas não creio que estou aqui no mundo sofrendo por nenhum homem da antiguidade
se não
D'us seria injusto
tanto sofrimento por um cara errado do passado que nem conheci, nem me lembro dele

Ninguém sofre por qualquer homem da antiguidade, mas apenas por aquilo que plantou. Injusto seria Deus não dar oportunidades e o esquecimento é apenas o bálsamo necessário para a continuidade.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Dom 06 Maio 2012, 8:58 pm

Pesquisando história sobre a vida em Roma, no primeiro e segundo séculos, encontrei menção a "Cristãos" desde o início, mas seguramente referia-se aos cristãos seguidores do mito Chrestus, arruaceiros politizados que acabaram sendo expulsos em 70. O termo Cristo era muito comum na época pois seria o que hoje chamamos de ungido e não configura referência a Jesus.
40 autores, escritores, poetas, pessoas engajadas na vida Romana na mesma época até o fim do Século II, não mencionaram Jesus Cristo. Salvo textos de apologistas cristãos, que pra mim são suspeitos.
Encontrei a primeira referência a Jesus (sem o cristo) em 144, por Marcion (ou Marcião) que era um religioso cristão, dissidente do Cristianismo de Paulo. Ainda depois dele, muitos escritores em Roma, não citaram Jesus Cristo. Teria esse texto sido falsificado também pelos Católicos, substituindo Cristo por Jesus?
Estou pesquisando para um novo livro.
Gostaria que me informassem, segundo a História (só serve se for um fato histórico) uma referência anterior a essa com o nome Jesus, ou Jesus Cristo, pois me consta que esse nome foi criado no Concílio de Niceia em 325, época do Imperador Constantino.
Obrigado.

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Número de Mensagens : 454

http://alfredobernacchifalandofrancamente.blogspot.com/

Mensagem por oliveira leite em Seg 07 Maio 2012, 3:01 pm

Alfredo Bernacchi escreveu:Pesquisando história sobre a vida em Roma, no primeiro e segundo séculos, encontrei menção a "Cristãos" desde o início, mas seguramente referia-se aos cristãos seguidores do mito Chrestus, arruaceiros politizados que acabaram sendo expulsos em 70. O termo Cristo era muito comum na época pois seria o que hoje chamamos de ungido e não configura referência a Jesus.
40 autores, escritores, poetas, pessoas engajadas na vida Romana na mesma época até o fim do Século II, não mencionaram Jesus Cristo. Salvo textos de apologistas cristãos, que pra mim são suspeitos.
Encontrei a primeira referência a Jesus (sem o cristo) em 144, por Marcion (ou Marcião) que era um religioso cristão, dissidente do Cristianismo de Paulo. Ainda depois dele, muitos escritores em Roma, não citaram Jesus Cristo. Teria esse texto sido falsificado também pelos Católicos, substituindo Cristo por Jesus?
Gostaria que me informassem, segundo a História (só serve se for um fato histórico) uma referência anterior a essa com o nome Jesus, ou Jesus Cristo, pois me consta que esse nome foi criado no Concílio de Niceia em 325, época do Imperador Constantino.
Obrigado.

bem meu amigo Alfredo, espero que coloque isso no seu livro e seja sincero com a sua consciencia

Os críticos, salientam que tudo o que realmente sabemos sobre Jesus se encontra na Bíblia. Não existem outros registros contemporâneos a respeito dele, dizem eles. Até mesmo H. G. Wells escreveu: “Os antigos historiadores romanos ignoraram inteiramente a Jesus; ele não deixou nenhuma marca nos registros históricos do seu tempo.” Mas, é isto verdade?
Embora sejam escassas as referências a Jesus Cristo da parte de primitivos historiadores seculares, tais referências realmente existem. Cornélio Tácito, respeitado historiador romano do primeiro século, escreveu: “O nome [cristão] deriva-se de Cristo, a quem o procurador Pôncio Pilatos executou no reinado de Tibério.” Suetônio e Plínio, o Jovem, outros escritores romanos daquela época, também se referiram a Cristo. Além disso, Flávio Josefo, historiador judeu do primeiro século, escreveu sobre Tiago, a quem identificou como “o irmão de Jesus, que era chamado Cristo”.
Assim, The New Encyclopædia Britannica (A Nova Enciclopédia Britânica) conclui: “Estes relatos independentes provam que nos tempos antigos nem os oponentes do cristianismo jamais duvidaram da historicidade de Jesus, que foi disputada pela primeira vez e em bases inadequadas em fins do século 18, durante o século 19 e no início do século 20

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Seg 07 Maio 2012, 3:20 pm

oliveira leite escreveu:
Alfredo Bernacchi escreveu:Pesquisando história sobre a vida em Roma, no primeiro e segundo séculos, encontrei menção a "Cristãos" desde o início, mas seguramente referia-se aos cristãos seguidores do mito Chrestus, arruaceiros politizados que acabaram sendo expulsos em 70. O termo Cristo era muito comum na época pois seria o que hoje chamamos de ungido e não configura referência a Jesus.
Obrigado.

bem meu amigo Alfredo, espero que coloque isso no seu livro e seja sincero com a sua consciencia

Os críticos, salientam que tudo o que realmente sabemos sobre Jesus se encontra na Bíblia. Não existem outros registros contemporâneos a respeito dele, dizem eles. Até mesmo H. G. Wells escreveu: “Os antigos historiadores romanos ignoraram inteiramente a Jesus; ele não deixou nenhuma marca nos registros históricos do seu tempo.” Mas, é isto verdade?
Embora sejam escassas as referências a Jesus Cristo da parte de primitivos historiadores seculares, tais referências realmente existem. Cornélio Tácito, respeitado historiador romano do primeiro século, escreveu: “O nome [cristão] deriva-se de Cristo, a quem o procurador Pôncio Pilatos executou no reinado de Tibério.” Suetônio e Plínio, o Jovem, outros escritores romanos daquela época, também se referiram a Cristo. Além disso, Flávio Josefo, historiador judeu do primeiro século, escreveu sobre Tiago, a quem identificou como “o irmão de Jesus, que era chamado Cristo”.
Assim, The New Encyclopædia Britannica (A Nova Enciclopédia Britânica) conclui: “Estes relatos independentes provam que nos tempos antigos nem os oponentes do cristianismo jamais duvidaram da historicidade de Jesus, que foi disputada pela primeira vez e em bases inadequadas em fins do século 18, durante o século 19 e no início do século 20
É preciso MUITA FÉ para crer que Jesus não existiu...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Jumper em Seg 07 Maio 2012, 5:46 pm

Ou estudos históricos...

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Ter 08 Maio 2012, 9:38 am

Bom, queridos amigos.
Você baseiam-se em informações de terceiros, para tirar suas conclusões. Eu também. Então algo está errado, correto?

Eu tenho pesquisado muito. Não são essas as informações que colhi a respeito. Minhas fontes são insuspeitas, pois não vivem dessa estória. As de vocês são isentas?
Todos os fatos que vocês mencionaram já foram devidamente analisados no meu livro sobre Jesus, e há um novo ainda não lançado, praticamente, só para explicar isso.

Espero que vocês não achem que eu esteja sendo pioneiro nessa conclusão, porque eu tenho aqui comigo uma coleção de 150 personalidades HISTÓRICAS (Eu me coloquei entre eles para o futuro) que afirmam ou que omitem conhecer a mesma coisa. Quarenta são do 1º Século. Personalidade história é aquela que você busca e encontra a biografia nos livros ou na Internet.

Para todos esses, como pra mim, a Bíblia não tem caráter histórico, porque conta coisas improváveis, fatos impossíveis, dignos de quadrinhos, e pessoas inexistentes (sem biografia). Portanto não serve para comprovar ela mesma.
Só isso que existe? A Bíblia para comprovar a Bíblia?!

Se for assim, as estórias do Superman são verídicas também! É só pegar uma revista da DC Comics e comprovar que ele existiu. Está lá voando.... rsrsrs...

Eu avisei por aqui. Não vou debater com pessoas que estabelecem a sua fé como base para os seus conceitos e crenças. Não posso discutir a fé dos outros, mas pra quem precisar ou quiser conhecer a História dos fatos, sou um bom papo.

Vocês podem pegar o livro e tirar as dúvidas, como podem também me pedir para colar aqui esses nomes.

Abção

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Mensagem por Well em Ter 08 Maio 2012, 11:07 am

Alfredo Bernacchi escreveu:Para todos esses, como pra mim, a Bíblia não tem caráter histórico, porque conta coisas improváveis, fatos impossíveis, dignos de quadrinhos, e pessoas inexistentes (sem biografia). Portanto não serve para comprovar ela mesma.
Só isso que existe? A Bíblia para comprovar a Bíblia?!
Você é historiador mesmo???

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Ter 08 Maio 2012, 2:17 pm

Não... Não sou historiador. Apenas escritor e no caso, sobre Jesus Cristo, Um escritor investigativo. E claro, só posso investigar se a Bíblis conta verdades, buscando a História. Você concorda, não é?!

Ou você quer que vá na Bíblia confirmar os contos da Bíblia?
Abç

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Mensagem por Well em Ter 08 Maio 2012, 2:55 pm

Alfredo Bernacchi escreveu:Não... Não sou historiador. Apenas escritor e no caso, sobre Jesus Cristo, Um escritor investigativo. E claro, só posso investigar se a Bíblis conta verdades, buscando a História. Você concorda, não é?!

Abç
Perguntei se você era historiador primeiro por causa da sua afirmação: "...150 personalidades HISTÓRICAS (Eu me coloquei entre eles para o futuro)" e segundo porque você ignora fatos a respeito dos escritos bíblicos confirmados pela Arqueologia, de Jesus e de Paulo de Tarso. Repito: não espere que eu faça o dever de casa para V.Sa. Vamos estudar!!!!!

Última edição por Well em Ter 08 Maio 2012, 7:36 pm, editado 1 vez(es)

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por silvamelo em Ter 08 Maio 2012, 4:08 pm

Alfredo Bernacchi escreveu:Para todos esses, como pra mim, a Bíblia não tem caráter histórico, porque conta coisas improváveis, fatos impossíveis, dignos de quadrinhos, e pessoas inexistentes (sem biografia). Portanto não serve para comprovar ela mesma.
Os relatos "improváveis" e "impossíveis" que o fazem rejeitar as Escrituras? Amigo, você NUNCA foi crente...

O fato de não haver biografia das pessoas envolvidas nas narrativas NÃO PROVA que elas não existiram!

Alfredo Bernacchi escreveu:Só isso que existe? A Bíblia para comprovar a Bíblia?!
Lembre-se que a Bíblia não é um livro de um único escritor. Para efeito de testemunho, segundo as próprias leis dos dias de hoje, ela é plenamente válida! Sim, a Bíblia é um livro histórico!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Qua 09 Maio 2012, 11:54 am

Well escreveu:
Alfredo Bernacchi escreveu:Não... Não sou historiador. Apenas escritor e no caso, sobre Jesus Cristo, Um escritor investigativo. E claro, só posso investigar se a Bíblis conta verdades, buscando a História. Você concorda, não é?!

Abç
Perguntei se você era historiador primeiro por causa da sua afirmação: "...150 personalidades HISTÓRICAS (Eu me coloquei entre eles para o futuro)" e segundo porque você ignora fatos a respeito dos escritos bíblicos confirmados pela Arqueologia, de Jesus e de Paulo de Tarso. Repito: não espere que eu faça o dever de casa para V.Sa. Vamos estudar!!!!!
...............................

Ha, ha, ha!... meu nobre amigo. Eu no futuro não serei historiador, mas vou virar História!... Serei uma personalidade Histórica!... Porque eu existo. rsrsrs... Você se confundiu.

Quais são os fatos arqueológicos que confirmam a existência de Jesus Cristo? Me dê APENAS UM!... Não vá se confundir de novo e me dar provas de que Pilatos existiu. Estou dizendo Jasua Cristo!... Manda aí...

Abç

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Mensagem por oliveira leite em Qua 09 Maio 2012, 12:52 pm

Ha, ha, ha!... meu nobre amigo. Eu no futuro não serei historiador, mas vou virar História!... Serei uma personalidade Histórica!... Porque eu existo. rsrsrs... Você se confundiu.

Uma personalidade historica só porque existe :risadinha:
e Jesus hoje é muito mais conhecido do que voce, e voce nega que Ele tenha existido :risadinha:

parece que existir não seria suficiente para os ateus do povir :risadinha:

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Alfredo Bernacchi em Qua 09 Maio 2012, 1:32 pm

oliveira leite escreveu:Ha, ha, ha!... meu nobre amigo. Eu no futuro não serei historiador, mas vou virar História!... Serei uma personalidade Histórica!... Porque eu existo. rsrsrs... Você se confundiu.

Uma personalidade historica só porque existe :risadinha:
e Jesus hoje é muito mais conhecido do que voce, e voce nega que Ele tenha existido :risadinha:

parece que existir não seria suficiente para os ateus do povir :risadinha:

Eu existo e sou escritor. Trato de um assunto sério. Estou jogando a minha pá de cal nesse conto de fadas. No futuro, quando a religião (pelo menos a cristã) não mais existir eles vão se lembrar de mim. Não como um mito como Jesus, Poseidon, Zeus, Diana, Apolo, mas como um cidadão que ajudou a construir uma nova era.

Meu amigo, convenhamos... Jesus só é conhecido no mundo cristão. Obama é conhecido no mundo todo. Alá é mais conhecido do que Jesus. Maomé idem. Buda idem... Então, depende... Hoje estamos citando Flávio Josefo. Em breve esse escritor será mais conhecido do que Jesus, apenas pelo fato de ter seus livros falsificados para tentarem provar a existência de um mito.
Acho que estou bem na fita...
Abç

Alfredo Bernacchi
¹
¹

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:54 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: