.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
57 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

"É possível acreditar em Deus usando a razão", afirma William Lane Craig

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por E.Ramos em Qui 29 Mar 2012, 9:03 am

Segue trecho da recente entrevista de Craig à Veja.

O filósofo e teólogo defende o cristianismo, a ressurreição de Jesus e a veracidade da Bíblia a partir de construção lógica e racional, e se destaca em debates com pensadores ateus
William Lane Craig: "Sem Deus, não é possível explicar a existência de valores e deveres morais objetivos"

"Se você acha que a religião é um conto de fadas, não acredite. Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências. É o que as pessoas racionais fazem, elas acreditam na verdade. A via contrária é o pragmatismo. 'Isso Funciona? Não importa se é verdade, quero saber se funciona"
William Lane Craig

Por que deveríamos acreditar em Deus?
Porque os argumentos e evidências que apontam para a Sua existência são mais plausíveis do que aqueles que apontam para a negação. Vários argumentos dão força à ideia de que Deus existe. Ele é a melhor explicação para a existência de tudo a partir de um momento no passado finito, e também a para o ajuste preciso do universo, levando ao surgimento de vida inteligente. Deus também é a melhor explicação para a existência de deveres e valores morais objetivos no mundo. Com isso, quero dizer valores e deveres que existem independentemente da opinião humana.

Se Deus é bondade e justiça, por que ele não criou um universo perfeito onde todas as pessoas vivem felizes?
Acho que esse é o desejo de Deus. É o que a Bíblia ensina. O fato de que o desejo de Deus não é realizado implica que os seres humanos possuem livre-arbítrio. Não concordo com os teólogos que dizem que Deus determina quem é salvo ou não. Parece-me que os próprios humanos determinam isso. A única razão pela qual algumas pessoas não são salvas é porque elas próprias rejeitam livremente a vontade de Deus de salvá-las.

Alguns cientistas argumentam que o livre-arbítrio não existe. Se esse for o caso, as pessoas poderiam ser julgadas por Deus?
Não, elas não poderiam. Acredito que esses autores estão errados. É difícil entender como a concepção do determinismo pode ser racional. Se acreditarmos que tudo é determinado, então até a crença no determinismo foi determinada. Nesse contexto, não se chega a essa conclusão por reflexão racional. Ela seria tão natural e inevitável como um dente que nasce ou uma árvore que dá galhos. Penso que o determinismo, racionalmente, não passa de absurdo. Não é possível acreditar racionalmente nele. Portanto, a atitude racional é negá-lo e acreditar que existe o livre-arbítrio.

O senhor defende em seu site uma passagem do Velho Testamento em que Deus ordena a destruição da cidade de Canaã, inclusive autorizando o genocídio, argumentando que os inocentes mortos nesse massacre seriam salvos pela graça divina. Esse não é um argumento perigosamente próximo daqueles usados por terroristas motivados pela religião?
A teoria ética desses terroristas não está errada. Isso, contudo, não quer dizer que eles estão certos. O problema é a crença deles no deus errado. O verdadeiro Deus não ordena atos terroristas e, portanto, eles estariam cometendo uma atrocidade moral. Quero dizer que se Deus decide tirar a vida de uma pessoa inocente, especialmente uma criança, a Sua graça se estende a ela.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/e-possivel-acreditar-em-deus-usando-a-razao-afirma-william-lane-craig

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
flag : Brasil

William Lane Craig sobre o problema do sofrimento

Mensagem por E.Ramos em Qui 29 Mar 2012, 9:11 am

William Lane Craig sobre o problema do sofrimento

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Re: "É possível acreditar em Deus usando a razão", afirma William Lane Craig

Mensagem por Jumper em Qui 29 Mar 2012, 9:47 am

Se você acha que a religião é um conto de fadas, não acredite. Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências. É o que as pessoas racionais fazem, elas acreditam na verdade.
Não, a maioria das pessoas acredita no que convêm para elas.
A maioria segue o cristianismo por imposição cultural e porque prefere acredita que existe algo após a morte, ou que há um ser onipotente que criou o universo.
Se tais pessoas preferissem acreditar na verdade, seja ela qual for, não teríamos tantos embates entre ciência e religião.
(nem pessoas querendo encaixar dinossauros na arca de Noé)

Ele é a melhor explicação para a existência de tudo a partir de um momento no passado finito,
Ciência não lida com metafísica, logo não é uma explicação válida. Dizer que um ser onipotente criou algo é metafísica pura.

e também a para o ajuste preciso do universo
2 coisas:
1)Há teorias para explicar tal coisa: multiversos, onde universos surgem a partir de universos pais com características levemente distintas.
Sabemos que o Big Bang foi uma singularidade e sabemos que buracos negros são singularidades também.
2)Só pelo fato de não sabermos o que gerou o universo não implica na existência de um ser onipotente. Podemos explicar qualquer coisa baseado em algum ser onipotente, a pergunta é: devemos?
Posso dizer que Deus fez chover, ou que Deus coloca um dedo na cabeça das pessoas para que elas não saiam flutuando por aí.

Deus também é a melhor explicação para a existência de deveres e valores morais objetivos no mundo.
Impressionante o quão limitada é a visão antropológica dos teólogos...
Não existem deveres e valores morais objetivos, todos os deveres e valores morais são dependentes da sociedade onde se encontram. Numa sociedade canibalista, o dever das pessoas era comer a carne dos inimigos, os soldados comiam o coração para pegar a força.
O que é óbvio é que as sociedades tendem a ir numa direção onde os crimes e atos odiosos tendem a ser suprimidos, mas isso é simples de explicar: ninguém quer ser comido numa refeição, auto-preservação é uma constante em todos os animais, incluindo o Homem.

A única razão pela qual algumas pessoas não são salvas é porque elas próprias rejeitam livremente a vontade de Deus de salvá-las.
Tradução: "Vinde a Deus ou irás pro inferno", essa frase é de um proselistimo impressionante.
Uma tradução melhor seria: "Converta-se ou, segundo a minha crença, você irá pro inferno"
Terrível.

A teoria ética desses terroristas não está errada. Isso, contudo, não quer dizer que eles estão certos. O problema é a crença deles no deus errado. O verdadeiro Deus não ordena atos terroristas e, portanto, eles estariam cometendo uma atrocidade moral.
Interessante... 1o os terroristas não estão errados (mas também não estão certos).
Aí fala em Deus errado e verdadeiro Deus... ahh, nada como dizer a um terrorista que o Deus dele é errado... com certeza isso acalmará ele...
Sem falar que, o terrorista pode raciocinar de forma similar e falar a mesma coisa (invertidamente claro): falando que o Deus dele que é o verdadeiro e que ele exige que as pessoas tomem ação em nome da fé, e o William está fazendo uma atrocidade moral ao negar isso.

Quero dizer que se Deus decide tirar a vida de uma pessoa inocente, especialmente uma criança, a Sua graça se estende a ela.
Pelo visto não há muitas diferenças entre um terrorista e o William: para ambos não há problema em Deus matar pessoas. A diferença é que terroristas agem em nome de Deus.

E.Ramos, obrigado por nos trazer a atenção esse fanático religioso... realmente, esse cara é um terrorista em potencial e um perigo à sociedade livre com suas idéias retrógradas, parciais e mal-fundamentadas.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por E.Ramos em Qui 29 Mar 2012, 11:10 am

Jumper escreveu:E.Ramos, obrigado por nos trazer a atenção esse fanático religioso... realmente, esse cara é um terrorista em potencial e um perigo à sociedade livre com suas idéias retrógradas, parciais e mal-fundamentadas.
hahahaha
Imagino que tenha lido a matéria toda.
Jumper, nada se aproveita do que o Craig disse?Nadinha?
Vocês é que são militantes moderninhos.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jumper em Qui 29 Mar 2012, 1:25 pm

Li o que você postou... um cara falando sobre deuses verdadeiros e falsos (obviamente o deus dele é o verdadeiro), falando que terroristas não estão errados e que para Deus está ok matar pessoas inocentes.

Mas se o cristianismo é a verdade — como penso que é — temos que acreditar nele independente das consequências
Ou seja, o cristianismo é verdade porque ele pensa que é verdade.

Nada se aproveita porque nada que ele falou é novo, é apenas a mesma ladainha de sempre, inventando desculpas para que Deus possa existir.

Ateus só estão se defendendo de pessoas como essa, como Dawkins mesmo escreve: "Em artigo publicado no jornal inglês The Guardian, Dawkins afirma que Craig faz apologia ao genocídio, por defender passagens da Bíblia que justificam a morte de homens, mulheres e crianças por meio de ordens divinas. "Vocês apertariam a mão de um homem que escreve esse tipo de coisa? Vocês compartilhariam o mesmo palco que ele? Eu não, eu me recuso", escreveu. Na entrevista abaixo, Craig fala sobre o assunto."

É por causa de pessoas como essa que existem guerras e conflitos religiosos.

E ateus é que são os militantes...

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por E.Ramos em Sex 30 Mar 2012, 10:08 am

O cara é temido e muito respeitado por monstros da retórica ateísta.

A matéria toda está no link que postei.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/e-possivel-acreditar-em-deus-usando-a-razao-afirma-william-lane-craig

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jumper em Sex 30 Mar 2012, 2:59 pm

temido eu entendo... alguém que dá razão aos terroristas tem que ser temido mesmo.
Agora, respeitado? Acho dificil...

E, o link é o mesmo que vc já tinha postado... pq postou novamente?

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por O Questionador em Dom 01 Abr 2012, 1:05 am

Lí a matéria em outro site, e a minha posição sobre as assertivas do Craig foram muito similares as do Jumper nos mesmos pontos.

Basicamente, posso resumir o que o Craig disse em três frases.
I) "A idéia de Deus me deixa confortável, logo ele é verdadeira e DEVO usar ela pra explicar o Universo e a Sociedade em que vivo".
II) "Creia no meu Deus ou irá pro Inferno por sua própria vontade(ou falta de ânimo em cooperar com meu ser imaginário preferido)".
III) "Meu Deus é o ser sobrenatural verdadeiro logo ele pode ter variações de humor e suas atrocidades devem ser obviamente vistas como graça aos massacrados e motivo de júbilo a eles".

E eu ainda posso resumir os três em um: "Absurdo".

Só mais um detalhe, só porque o cara é respeitado e temido pelos ateus, não quer dizer que ele esteja automaticamente certo e os ateus estejam errados. Hitler e Stalin também eram respeitados e temidos por alguns em suas épocas, mas estavam certos?

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 523

Mensagem por nandokiss em Dom 01 Abr 2012, 9:58 am

Depois de algumas experiencias em avião, revi minhas crenças.
Descobri que era cristão (católico) sem saber. :risadinha:
mas nao perdi meu fascínio pela ciência.

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por O Questionador em Dom 01 Abr 2012, 4:46 pm

nandokiss escreveu:Depois de algumas experiencias em avião, revi minhas crenças.
Descobri que era cristão (católico) sem saber. :risadinha:
mas nao perdi meu fascínio pela ciência.

Como assim? O avião quase despencou?

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 523

Mensagem por nandokiss em Dom 01 Abr 2012, 5:07 pm

ja contei aqui.
turbulências graves.
duas.
daí voltei a rezar... rs

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por E.Ramos em Dom 01 Abr 2012, 7:11 pm

nandokiss escreveu:ja contei aqui.
turbulências graves.
duas.
daí voltei a rezar... rs

gargalhada

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por E.Ramos em Dom 01 Abr 2012, 7:14 pm

Jumper escreveu:temido eu entendo... alguém que dá razão aos terroristas tem que ser temido mesmo.
Agora, respeitado? Acho dificil...
E, o link é o mesmo que vc já tinha postado... pq postou novamente?
...postei novamente porque pensei que o link estava com problemas, por tratar-se de um link para assinantes.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:09 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: