.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
64 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Importante: Paulo, João, Pedro, Tiago foram inspirados ??

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Importante: Paulo, João, Pedro, Tiago foram inspirados ??

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 8:43 am

Olá Val...

Valéria escreveu: aqui apareceu como uma pergunta pra mim, ma e a merma feita a outros users! eita lele! ou teve um trabaião pra coloca o nome de cada um na pergunta ou então um robozinho nos assombra....

Deu trabanho não fia... é só uma ferramenta que faz isso suzinho.

querido, eu vou responder por que veio pra mim também.
os cara que oce ta falando aí, conviveram com Jesus, andaram com Ele, tendeu?
então eles tiveram como indicação ir escreveno o que lembravam, e tim tim por tim tim, para que se ficasse registrado a andação de Jesus pela terra. desde quininha eu sei que isso é assim, e em 47 anos, nada mudou. eu leio a biblia que usava quando criança e pego uma de hoje, e tá tudo lá, direitim.

Entendo seu ponto de vista, mas pergunto: Não está relatado que outros tantos que conviveram naquele tempo, desencaminharam multidões??
Como saber se os escritos dos gnósticos, nicolaítas, judaizantes não eram os verdadeiros então?? Os emissários tbm destacaram alguns IRMÃOS que pregavam um pouco diferente, enfim... Como saber quem falou a verdade? O fato de estarem todos em um convívio comum de era, não minimizou o conflito de doutrinas.

como disse o povo aí pra cima, eu so tenho registro dos meus 47 anos bem vividos, mas isso data de muitos, muitos anos atrás. e nunca houve mudança que não fosse de homens nessa palavra.

Entendo, Val... Mas Tbm temos muitos escritos milenares (inclusive religiosos) dentro de museus e bem conservados, então porque eles não são inspirados?

Valéria escreveu: voce pode acreditar na sua torá aí. num é assim? o que te faz crer que a sua torá seja mais veridica do que a minha bilbia? entendeu? voce puxa daí e nós puxamos daqui. e sabe quando é que saberemos com certeza se estavamos certos? só no dia do juizo final. enquanto isso oce vai acreditando ai nas ellen brancas da vida, que eu vo acreditando na minha biblinha suada e gasta de tanto uso, e veiinha mermo. a gente se encontra lá na fila! :) né?

Né não Val.. NOSSA Torah está na NOSSA Bíblia, é referente aos cinco primeiro livros dela, escrito por Moisés. Eu não estou duvidando da Bíblia, estou buscando outras respostas que completem o meu entendimento do assunto. Acho que é muito simples e vago, dizer que cremos porque temos fé (claro que é assim), mas procuro razões que justifiquem as emoções, se nós encontrarmos a razão, fica fácil mostrar a fé, ou será que não tem como??

Valéria escreveu: e terminando, eu nao creio na inspiração dos que voce citou ai em cima, inclusive o cardec, o que me surpreendeu, por se dizer cristão, por que os ensinos deles não são conforme a biblia. o cardec cre que pode falar com espiritos. e eu vo acreditar num trem desse? necas, né? quanto a ellen e outros citados, podem ter coisas boas vindo da parte de Deus, mas são inspirações de homens, e o que é do homem é do homem, o que é de Deus é de Deus.

Mas ai é que tá... Se vc somente consegue dizer que crê nos Apóstolos por causa da fé, os que crêem nos demais podem alegar a mesma coisa e assim vira uma guerra de fé, onde ninguém com um respaldo palpável pode requerer a razão, acusando o outro de errado.

Abração...

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206
flag : Brasil

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por E.Ramos em Qua 21 Mar 2012, 8:56 am

...então tá.

Acaba logo com estes "mistérios":

1)O do tópico;
2)E essa paradinha aí, da ferramenta/código que escreve o nome do nick.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 9:09 am

Olá Jarbita...

Jarbas escreveu: Olá Dieguito...
Está escrito que toda Escritura e divinamente inspirada...TODA ELA.
Foram inspirados porque são servos de Deus, e estavam fazendo a obra Dele.

Bom, então porque vc não nos diz de qual Escrituras Paulo estava falando??
Será que ele estava falando de suas cartas e das cartas dos outros Emissários?? Qual Escritura era a da época??

Como provar?... é só ver as profecias sendo cumpridas. nenhum homem é capaz de produzir profecia alguma sem ser inspirado pelo Espírito Santo, não exite nenhum homem onisciente.

De fato, profecias que se cumprem, trás um ar de legitimidade ao assunto em questão, mas ainda não é conclusivo, uma vez que está escrito que podem existir milagreiros em nome de uma falsa doutrina. De fato não existe nenhum homem onisciênte, mas existe coisas previsíveis e ainda chutes certeiros, e isso de uma forma ou de outra pode fazer pessoas enveredarem na doutrina de tais.

Shalom ...

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por Jarbas em Qua 21 Mar 2012, 9:12 am

Diego Yo'ets escreveu:Olá Jarbita...

Será que ele estava falando de suas cartas e das cartas dos outros Emissários?? Qual Escritura era a da época??

Como provar?... é só ver as profecias sendo cumpridas. nenhum homem é capaz de produzir profecia alguma sem ser inspirado pelo Espírito Santo, não exite nenhum homem onisciente.

De fato, profecias que se cumprem, trás um ar de legitimidade ao assunto em questão, mas ainda não é conclusivo, uma vez que está escrito que podem existir milagreiros em nome de uma falsa doutrina. De fato não existe nenhum homem onisciênte, mas existe coisas previsíveis e ainda chutes certeiros, e isso de uma forma ou de outra pode fazer pessoas enveredarem na doutrina de tais.

Shalom ...

desculpe irmão, mas eu já havia deletado meu post...

fique na paz...

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 14987

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 9:21 am

Olá Silva..

Silvamelo escreveu: E você acredita que pode provar a inspiração divina das Escrituras? Como? Eu sinceramente não tentaria isso. Foi Deus que determinou que deve ser pela fé!

Então.. Eu não estou tentando provar, estou atrás de provas, por isso o tópico, (que por sinal aloquei em lugar errado, peço que faça a correção, se possível)

Silvamelo escreveu: Certo. E eu creio que toda a Bíblia é. por essas razões que já expus.

E não foram os padres católicos que decidiram quais livros eram inspirados. Eles só confirmaram aquilo que já era unanimidade entre os pais da igreja.

Eu entendi e concordei com suas razões, só acho que cabe mais razões e coisas mais práticas a se mostrar.

O fato do cannon já ser uma unanimidade entre os pais, deve melhor ser discutida, porque nem mesmo sabemos a que pais vc se refere, pois nas próprias cartas que foram concordadas a serem canonizadas encontram-se referências de outros escritos que não entram no cannon. Mas como?? O cannom decide que fulano foi inspirado, mas a fonte do fulano é desprezada?

Silvamelo escreveu: Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. Lucas 16:31.

Belo texto!!! Reflitamos nele.

Shalom...

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 9:23 am

Jarbas escreveu:
Diego Yo'ets escreveu:Olá Jarbita...

Shalom ...

desculpe irmão, mas eu já havia deletado meu post...

fique na paz...

Não sei porque... Mas se quiser dê seguimento a partir das colagens...

Abração.

Diego katan Yo'ets.

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 1:10 pm

Então.. Eu não estou tentando provar, estou atrás de provas, por isso o tópico, (que por sinal aloquei em lugar errado, peço que faça a correção, se possível)
Mas essas provas você não vai encontrar. A inspiração de Deus não pode ser mensurada. É uma questão exclusiva de fé. Assim entendo.

O fato do cannon já ser uma unanimidade entre os pais, deve melhor ser discutida, porque nem mesmo sabemos a que pais vc se refere, pois nas próprias cartas que foram concordadas a serem canonizadas encontram-se referências de outros escritos que não entram no cannon. Mas como?? O cannom decide que fulano foi inspirado, mas a fonte do fulano é desprezada?
O cânone de Muratori cita todos os livros do NT menos: Herbreus, I Pedro, II Pedro, Tiago e uma das cartas de João, isso no ano de 170! Muitos livros apócrifos estavam circulando já naquela época, principalmente da seita dos gnósticos, e os irmãos sabiam muito bem quais eram os livros em que deviam confiar. Em 367 todos os 27 livros já estavam na relação do patriarca Atanásio de Alexandria. Quando os padres se reuniram no concílio de Hipona, em 393, era só uma questão de se oficializar o que já era sabido.

Última edição por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 1:50 pm, editado 1 vez(es)

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 1:18 pm

Shalom Silva...

Acho que vc não respondeu minhas perguntas, mas tudo bem..

Silvamelo escreveu: O cânone de Muratori cita todos os livros do NT menos: Herbreus, I Pedro, II Pedro, Tiago e uma das cartas de João, isso no ano de 170! Muitos livros apócrifos estavam circulando já naquela época, principalmente da seita dos gnósticos, e os irmãos sabiam muito bem quais eram os livros em que deviam confiar. Em 367 todos os 27 livros já estavam na relação do patriarca Atanásio de Alexandria. Quando os padres se reuniram no concílio de Hipona, em 393, era só uma questão de se oficializar o que já era sabido.

Como é que os irmãos sabiam no que poderiam confiar??? Qual era a régua de aferição dos irmãos??

Como garantir que Atanásio não se equivocou e não deixou algo de fora?

Além é claro, que não temos nenhuma pista de que tais escritos deveriam virar algo sagrado, ou temos???

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 1:44 pm

Eu não tenho dúvidas de que são sagrados. A doutrina é coesa e não se contradiz, ao contrário dos apócrifos. Se temos a confirmação histórica e aceita pelos pais de que esses escritos são mesmo dos apóstolos de Cristo, então não tem porque duvidar, até porque foi Cristo mesmo quem os comissionou para isso.

Se a gente fugir dessa regra, partiremos para o radicalismo de rejeitar tudo ou para a abertura irrestrita do cânone. Será o fim do cristianismo como conhecemos. E não haverá razão para não aderirmos ao judaísmo anticristão ou para não aceitarmos a igreja do anticristo.

Reflita: Se o NT não é canônico, porque crer em Cristo? E se Jesus não é o Messias, seu atestamento do AT não tem valor. Logo, a Torah também não é canônica por uma ótica cristã.

Esse é o tipo de desconstrução sionista que tem se infiltrado em nosso meio nesses dias para descredibilizar a Bíblia cristã e eu espero de coração que você não esteja se enveredando por esse caminho...

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por famado em Qua 21 Mar 2012, 1:57 pm

A nossa premissa é Sola Scriptura. Logo, somente a bíblia é inspirada e os demais não. É uma premissa. Trata-se de um postulado de fé e não há como provar.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Deep Soul em Qua 21 Mar 2012, 2:16 pm

Olá, Diego.
Bem, eu creio que a Bíblia é um livro importantíssimo e que o AT teve a sua função e época, pois caso ainda valesse os cristãos deveriam cumprí-lo na íntegra e sabemos que isso não acontece. Quanto ao NT o que importa de verdade é a moral do Cristo, que é a prática da caridade oriunda do amor ao próximo. Ele mesmo disse que nisso consiste toda a lei e os profetas. Isso independe de credo e religião, basta querer realizar.

Diego Yo'ets escreveu:Incredulidade??? Não chefe.. Sou crédulo e muito crédulo.
Yeshua é o Salvador, o Unico... Foi enviado, segundo a Torah, para ser o Messias, aquele que por mim cumpriu e ensinou as vontades absolutas de Adonay, aquelas as quais não vivemos sem adulterar, e assim e só assim se tornou a luz do mundo.

Vou mostrar apenas algumas profecias que não foram cumpridas em Jesus, apesar dos cristãos dizerem que sim:

1 - Segundo o AT, Is. 11.1, o Messias tem que vir da linhagem de Davi. Jesus era filho de José ou do Espírito Santo? Jesus teve ou não um pai biológico? Se não teve, a profecia não se cumpriu;

2 - Mt. 2.23 diz "E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno." - Onde no AT diz isso?; e

3 - Lucas 24:46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos. Onde, no AT, está dizendo que o Messias iria ressuscitar dentre os mortos?

Existem bem mais. Para quem se interessar indico um estudo a respeito.

Paz.

"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade."

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 97

Mensagem por David_JP em Qua 21 Mar 2012, 2:16 pm

Paz do Senhor Jesus esteja convosco

Há quem diga que TIAGO não é inspirado!

Pessoalmente, percebo que havia divergência entre TIago e Paulo. A posição de Tiago era:

Tia 2:24 - Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

Tia 2:26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

A posição de Paulo, era bem diferente dessa. Ele era direto:

Rom 3:28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

ROmanos 4:4-5
4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica a obra, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Essa divergência chegou a ser motivo de Paulo chamar Pedro a atenção!

Gálatas 2:11-14
11 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Por ser irmão do Senhor, Tiago apesar de não ser apóstolo, tinha grande influência. E com esta influência, ele procurava fazer o que muitos procuram fazer aqui: JUDAIZAR OS DISCÍPULOS de Jesus Cristo!

Tiago observava as obras da lei, e o resultado do chamado "primeiro concílio de Jerusalem" foi definido baseado nos argumentos de TIago!

Atos 15:13,25
13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes.

Vejam que se alimentar, é colocado por Tiago em "pé de igualdade" com se prostituir! Mas é mais interessante, ainda, que apesar de essa recomendação de Tiago, acima, Paulo, que estava presente a reunião, recomenda a igreja de corinto que devem comer de tudo o que se vende no açougue.

1 Corinto 10:25-27
25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
26 Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
27 E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.

Lembrem que COrinto era uma cidade grega, com costumes alimentares bem diferentes daqueles conhecidos pelos judeus. AS carnes, vendidas nos açougues, alem de terem a procedencia provavel de um ritual de consagração aos ídolos, estariam a venda sem a observação dos rituais judaicos. Assim, provavelemente havia sangue na carne, o animal poderia ter sido morto por sufocamento, e alem de existir outros animais que o ritual judeu poderia considerar impuro! Paulo disse que os crentes de COrinto poderiam comer tudo isso, e muito mais: Poderiam, durante uma refeição na casa de um ímpio, comer de tudo o que fosse posto diante de si!

Tiago, para defender as obras, foi muito alem! ELe chegou mesmo a insinuar que Abraão foi jusficado pelas obras!

Tia 2:21 - Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Vejam bem: Isso acima é, na melhor das hipóteses, uma MENTIRA! O episódio de Isaque aconteceu provavelmente uns 15 a 20 anos, após o chamado de Abraão!

Abraão foi justificado pela fé!

Gen 15:6 - E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

E Paulo faz menção a essa justificação, que chamamos de justificação pela fé!

Gal 3:6 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Pessoalmente, confesso que já fiz muitas "piruetas" para tentar harmonizar os ensinamentos paulinos com os ensinamentos de Tiago. Mas percebo hj claramente que aquele era judaizante! Lembremos que no ministério de Jesus, nos é relatado que:

Joa 7:5 - Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.

Entendo que a carta de Tiago nos revela bastante do panorama do que aconteceu entre os apóstolos. É só uma questão de se atentar em seus ensinamentos!

QUe o Senhor nos abençoe

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por Jarbas em Qua 21 Mar 2012, 2:43 pm

...

Por ser irmão do Senhor, Tiago apesar de não ser apóstolo, tinha grande
influência. E com esta influência, ele procurava fazer o que muitos
procuram fazer aqui: JUDAIZAR OS DISCÍPULOS de Jesus Cristo!

Irmão, fala mais sobre isto... Tiago apesar de não ser apóstolo

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 2:53 pm

Silvamelo escreveu: A doutrina é coesa e não se contradiz, ao contrário dos apócrifos. Se temos a confirmação histórica e aceita pelos pais de que esses escritos são mesmo dos apóstolos de Cristo, então não tem porque duvidar, até porque foi Cristo mesmo quem os comissionou para isso.

Bom, eu não questionei a autoria dos escritos e nem os escritos, estou questionando a sua resposta. Até poderia partir por esse lado mas não vou, pois não é meu intuito provar que a bíblia não é a bíblia.

Veja bem, o fato de ser ou não comissionado não resolve a questão, se sou eu próprio que estou dizendo que sou comissionado, porque é inegável que foram eles mesmos que escreveram inclusive os evangelhos e além do mais o fato de eu ser comissionado não quer dizer que tudo que eu venha a falar ou fazer seja a plena vontade divina. Os Emissários foram sim comissionados, assim como outras pessoas (até mesmo na atual conjuntura), mas devemos saber se esse comissionamento é integral ou não, passível de equívocos ou não.

Silvamelo escreveu: Se a gente fugir dessa regra, partiremos para o radicalismo de rejeitar tudo ou para a abertura irrestrita do cânone. Será o fim do cristianismo como conhecemos. E não haverá razão para não aderirmos ao judaísmo anticristão ou para não aceitarmos a igreja do anticristo.

Não estou preocupado com a história de religião alguma, e se sequer vai proliferar, o que quero é chegar junto com todos a uma verdade unica que aponte o caminho certo. De fato não podemos ser radicais e desprezarmos qualquer coisa, o que temos que ter cuidado é para não assumir o erro pela verdade, e por isso perguntei a vc qual é régua para se medir a mentira.
De fato existe um judaísmo anticristão, mas ainda assim será um judaísmo messiânico, simplesmente por não ter como negar que um Messias está prometido, agora tbm não confunda o tópico com negação a Yeshua, mas sim aos escritos referentes a tantos quantos usam esse nome para justificar o que falam. O que estou indagando é como discernir o inspirado do não inspirado se no final do carretel todos dizem ser.

Silvamelo escreveu:
Reflita: Se o NT não é canônico, porque crer em Cristo? E se Jesus não é o Messias, seu atestamento do AT não tem valor. Logo, a Torah também não é canônica por uma ótica cristã.

Sua hipótese deixa a desejar, primeiro porque Yeshua ser o Messias independe de um grupo supostamente se auto intitular inspirados (coisa que se quer os discípulos disseram sobre suas cartas). Acaso Yeshua não fosse o Messias, não colocaria em contradição o "AT", uma vez que muitos messias se auto intitularam ou foram fraudosamente consagrados ao posto, mas nem por isso o Tanach deixa de ser a verdade.

Esse é o tipo de desconstrução sionista que tem se infiltrado em nosso meio nesses dias para descredibilizar a Bíblia cristã e eu espero de coração que você não esteja se enveredando por esse caminho...

Não te direi que tenho envolvimento com partidarismo, direi que sou pró Ysrael e oro por essa causa, se é sionismo ou não eu não sei. Quanto a desacreditar ou fazer alguém desacreditar tbm não é o caso, até porque vc tem todas as armas na mão para dizer coisas que fortaleçam a fé das pessoas que pensam igual a vc e em momento algum estou discutindo a originalidade dos textos.

Shalom...

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 2:53 pm

David_JP escreveu:Paz do Senhor Jesus esteja convosco

Pessoalmente, percebo que havia divergência entre TIago e Paulo. A posição de Tiago era:

Tia 2:24 - Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

Tia 2:26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Rom 3:28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica a obra, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Essa divergência chegou a ser motivo de Paulo chamar Pedro a atenção!

Gálatas 2:11-14
12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Por ser irmão do Senhor, Tiago apesar de não ser apóstolo, tinha grande influência. E com esta influência, ele procurava fazer o que muitos procuram fazer aqui: JUDAIZAR OS DISCÍPULOS de Jesus Cristo!

Tiago observava as obras da lei, e o resultado do chamado "primeiro concílio de Jerusalem" foi definido baseado nos argumentos de TIago!

13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes.

Vejam que se alimentar, é colocado por Tiago em "pé de igualdade" com se prostituir! Mas é mais interessante, ainda, que apesar de essa recomendação de Tiago, acima, Paulo, que estava presente a reunião, recomenda a igreja de corinto que devem comer de tudo o que se vende no açougue.

1 Corinto 10:25-27
25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
26 Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
27 E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.

Lembrem que COrinto era uma cidade grega, com costumes alimentares bem diferentes daqueles conhecidos pelos judeus. AS carnes, vendidas nos açougues, alem de terem a procedencia provavel de um ritual de consagração aos ídolos, estariam a venda sem a observação dos rituais judaicos. Assim, provavelemente havia sangue na carne, o animal poderia ter sido morto por sufocamento, e alem de existir outros animais que o ritual judeu poderia considerar impuro! Paulo disse que os crentes de COrinto poderiam comer tudo isso, e muito mais: Poderiam, durante uma refeição na casa de um ímpio, comer de tudo o que fosse posto diante de si!

Tiago, para defender as obras, foi muito alem! ELe chegou mesmo a insinuar que Abraão foi jusficado pelas obras!

Tia 2:21 - Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Vejam bem: Isso acima é, na melhor das hipóteses, uma MENTIRA! O episódio de Isaque aconteceu provavelmente uns 15 a 20 anos, após o chamado de Abraão!

Abraão foi justificado pela fé!

Gen 15:6 - E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

E Paulo faz menção a essa justificação, que chamamos de justificação pela fé!

Gal 3:6 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Pessoalmente, confesso que já fiz muitas "piruetas" para tentar harmonizar os ensinamentos paulinos com os ensinamentos de Tiago. Mas percebo hj claramente que aquele era judaizante! Lembremos que no ministério de Jesus, nos é relatado que:

Entendo que a carta de Tiago nos revela bastante do panorama do que aconteceu entre os apóstolos. É só uma questão de se atentar em seus ensinamentos!

QUe o Senhor nos abençoe

David

Eu não acho que Tiago esteja em desacordo com Paulo. No concílio de Jerusalém, Paulo estava com eles e acatou concordemente às ordenanças estabelecidas ali:

"Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos." Atos 15:22.

Até admito que Tiago era bastante influenciado pelos fariseus, mas daí a dizer que ele ensinava doutrina deturpada já é demais. Tiago estava entre os judeus e é natural que focasse na doutrina direcionada a seus interlocutores. Enquanto que Paulo estava entre os gentios e procurava justamente desvincular o legalismo da pregação, já que não estava ensinando para judeus.

Veja que quando Tiago fala de obras ele não está falando das obras da Lei, mas das obras da Graça, que é o amor ao próximo:

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:15-17.

Já Paulo criticava quem queria se justificar nas obras da Lei:

"E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé." Gálatas 3:11.

Então podemos verificar que a tal "divergência" é apenas uma questão de semântica, pois está claro que a fé vai gerar frutos, os quais Tiago chama de "obras"!

Última edição por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 2:56 pm, editado 1 vez(es)

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por David_JP em Qua 21 Mar 2012, 2:56 pm

Jarbas escreveu:...

Por ser irmão do Senhor, Tiago apesar de não ser apóstolo, tinha grande
influência. E com esta influência, ele procurava fazer o que muitos
procuram fazer aqui: JUDAIZAR OS DISCÍPULOS de Jesus Cristo!

Irmão, fala mais sobre isto... Tiago apesar de não ser apóstolo

Olá Jarbas... Paz do Senhor Jesus

Tiago não era apóstolo! A epístola foi escrita por Tiago, irmão do Senhor, que é este abaixo:

Mateus 13:55
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?

Entre os doze, sabemos perfeitamente que dois chamavam-se Tiago, mas nenhum era irmão de Jesus:

Mateus 10:2-4
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Tiago, irmão do Senhor, não era apóstolo!

QUe o Senhor nos abençoe

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 3:03 pm

Acaso Yeshua não fosse o Messias, não colocaria em contradição o "AT", uma vez que muitos messias se auto intitularam ou foram fraudosamente consagrados ao posto, mas nem por isso o Tanach deixa de ser a verdade.
Ora, a mesma régua usada para colocar em xeque o NT pode ser usada para o AT. Como provar que o Tanach é a verdade?

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por David_JP em Qua 21 Mar 2012, 3:13 pm

silvamelo escreveu: Eu não acho que Tiago esteja em desacordo com Paulo. No concílio de Jerusalém, Paulo estava com eles e acatou concordemente às ordenanças estabelecidas ali:

"Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos." Atos 15:22.

Olá Silvamelo... Paz do Senhor Jesus

Eu já tentei defender como o irmão tenta defender, agora... Mas é preciso fazer muitas piruetas, principalmente quando nos defrontamos com o ensinamento paulino, de que podemos comer até mesmo carne sacrificada ao ídolo, pois "o ídolo nada é no mundo, e não existe nenhum "outro Deus, senão um só..."

1 Corintios 8:4
4 Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Para Paulo, o comer de comida sacrificada a ídolos não seria errado! Ora, era precisamente o contrário disso que ele deveria ensinar, pois foi isso que foi decidido na "assembleia de Jerusalem", que os gentios deveriam se abster de comer tais alimentos!

Até admito que Tiago era bastante influenciado pelos fariseus, mas daí a dizer que ele ensinava doutrina deturpada já é demais. Tiago estava entre os judeus e é natural que focasse na doutrina direcionada a seus interlocutores. Enquanto que Paulo estava entre os gentios e procurava justamente desvincular o legalismo da pregação, já que não estava ensinando para judeus.

Amigo, Tiago chegou a ensinar que ABRAÂO foi justificado pelas obras!

Ora, esse episódio acima aconteceu quando Isaque já era adolescente. Abraão foi justificado quando creu em Deus, uns 15 a 20 anos, antes desse episódio acima!

Veja que quando Tiago fala de obras ele não está falando das obras da Lei, mas das obras da Graça, que é o amor ao próximo:

Amigo, obra é obra! Não matar, nao roubar, napo cobiçar, é tudo obra da lei! Veja que Tiago chega a referir a "Obra" de Abraão de oferecer seu filho como motivo da sua justificação. Eu já fiz isso que vc tenta fazer agora, pois tambem creio na inerrancia e na infalibilidade das Escrituras. Mas entendo que crer que Tiago pensava diferente de Paulo, não prejudica a mensagem do Evangelho de Jesus. Antes, pelo contrario, vejo mais claramente o evangelho da graça, que não é por meio das obras!

Já Paulo criticava quem queria se justificar nas obras da Lei:

"E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé." Gálatas 3:11.

Então podemos verificar que a tal "divergência" é apenas uma questão de semântica, pois está claro que a fé vai gerar frutos, os quais Tiago chama de "obras"!

É precisamente esta lei que Tiago defendia. O amigo não leu a passagem abaixo?

Gálatas 2:11-12

Veja como Paulo se dirige a Pedro, no final do seu discruso:

Gálatas 2:14

PErceba, que não é um entendimento meu, que os da parte de Tiago estavam querendo obrigar os gentios a viverem como judeus, mas são expressões do próprio Paulo, é a opinião do propdio Paulo, essas frases sublinhadas não são minhas, mas do próprio apóstolo Paulo!

QUe o Senhor nos abençoe

David

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por E.Ramos em Qua 21 Mar 2012, 3:20 pm

Não seria o livro de Tiago escrito pelo apóstolo Tiago filho de Zebedeu?

http://solascriptura-tt.org/PessoasNaBiblia/4Tiagos-QuemEscreveuEpistolaQuandoParaQuem-Helio.htm

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 21 Mar 2012, 3:23 pm

Olá David Jp

David Jp escreveu: Paz do Senhor Jesus esteja convosco

Na sua opnião quem estava certo???

David Jp escreveu: Por ser irmão do Senhor, Tiago apesar de não ser apóstolo, tinha grande influência. E com esta influência, ele procurava fazer o que muitos procuram fazer aqui: JUDAIZAR OS DISCÍPULOS de Jesus Cristo!

Eu não acho que Tiago quis judaizar, uma vez que no Próprio concilio de Yerushalaim, na presença de Paulo, ficou muito claro que aos gentios deveriam ser informados algumas coisas e as demais, sobre a lei, eles aprenderiam na Sinagoga ( At 15: 21). Se Tiago estivesse querendo judaizar ( pregar salvação só por obras), Paulo ali presente não aceitaria sequer o fato dos novos convertidos irem a Sinagoga, e de pronto teria que repudiar a decisão de Tiago. No Mais Tiago ao falar sobre as Obras da Torah, não desqualificou em momento algum a fé, sempre atestando que ambas andam em sintonia e Paulo por sua vez chama a lei de santa, espiritual etc... O que de fato acontece é que vc não consegue entender nenhum e nem outro, só isso.

David JP escreveu: Lembremos que no ministério de Jesus, nos é relatado que:

Se for por isso ao lermos Paulo teremos que lembrar desse:

Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. A( At 8:3)

David Jp escreveu: Para Paulo, o comer de comida sacrificada a ídolos não seria errado! Ora, era precisamente o contrário disso que ele deveria ensinar, pois foi isso que foi decidido na "assembleia de Jerusalem", que os gentios deveriam se abster de comer tais alimentos!

Então Paulo fez todo o contrário do que foi decidido e ele mesmo aceitou no Concílio??

Shalom..

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Mensagem por Jarbas em Qua 21 Mar 2012, 3:39 pm

eramos escreveu:Não seria o livro de Tiago escrito pelo apóstolo Tiago filho de Zebedeu?

http://solascriptura-tt.org/PessoasNaBiblia/4Tiagos-QuemEscreveuEpistolaQuandoParaQuem-Helio.htm

é isso que eu queria saber, pois no livro de Tiago não diz que ele era irmão do Senhor.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por silvamelo em Qua 21 Mar 2012, 3:50 pm

Eu já tentei defender como o irmão tenta defender, agora... Mas é preciso fazer muitas piruetas, principalmente quando nos defrontamos com o ensinamento paulino, de que podemos comer até mesmo carne sacrificada ao ídolo, pois "o ídolo nada é no mundo, e não existe nenhum "outro Deus, senão um só..."

1 Corintios 8:4
4 Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Para Paulo, o comer de comida sacrificada a ídolos não seria errado! Ora, era precisamente o contrário disso que ele deveria ensinar, pois foi isso que foi decidido na "assembleia de Jerusalem", que os gentios deveriam se abster de comer tais alimentos!
Sim, mas não se esqueça que Paulo ensinava aos gentios a se absterem, se isso fosse motivo de escândalo.

O apóstolo Paulo entendia muito bem o quanto isso era abominável para os judeus e buscava a melhor forma de conciliar a igreja como um todo, sem que isso viesse a afastar quem quer que seja por questões irrelevantes para a salvação.

Ora, esse episódio acima aconteceu quando Isaque já era adolescente. Abraão foi justificado quando creu em Deus, uns 15 a 20 anos, antes desse episódio acima!

Amigo, obra é obra! Não matar, nao roubar, napo cobiçar, é tudo obra da lei! Veja que Tiago chega a referir a "Obra" de Abraão de oferecer seu filho como motivo da sua justificação
Correto, Abraão creu antes. Mas o que Tiago está observando é esta fé em ação, que motivou Abraão a sacrificar o seu filho. Ele está mostrando que a ação da fé provoca a reação da "obra". Isso não é obra de justificação, mas sim o resultado da fé em ação.

Eu já fiz isso que vc tenta fazer agora, pois tambem creio na inerrancia e na infalibilidade das Escrituras. Mas entendo que crer que Tiago pensava diferente de Paulo, não prejudica a mensagem do Evangelho de Jesus. Antes, pelo contrario, vejo mais claramente o evangelho da graça, que não é por meio das obras!
Eu estou entendendo o que você está dizendo, mas ainda assim não concordo com você. Para mim, devia ter gente deturpando a mensagem de Paulo, como Pedro afirmou, e Tiago estava na verdade ALERTANDO os irmãos a não darem ouvidos às deturpações daquilo que Paulo ensinava a respeito da fé, porque é fácil deturpar isso para incitar a comodidade de uma fé inoperante. No máximo, posso admitir que Tiago não estava entendendo o que Paulo pregava, mas essas especulações não acrescentam em nada o entendimento das Escrituras, já que não há meios de se saber exatamente a razão.

É precisamente esta lei que Tiago defendia. O amigo não leu a passagem abaixo?

Gálatas 2:11-12

Veja como Paulo se dirige a Pedro, no final do seu discruso:

PErceba, que não é um entendimento meu, que os da parte de Tiago estavam querendo [u]obrigar os gentios a viverem como judeus[u], mas são expressões do próprio Paulo, é a opinião do propdio Paulo.

QUe o Senhor nos abençoe
Veja que Pedro temeu "os da parte de Tiago", ou seja, aqueles que andavam com Tiago. Não podemos nos esquecer que muitos fariseus creram em Jesus e os discípulos tinham que pular essa fogueira, ora vivendo conforme a Graça, ora se vigiando por causa dos fariseus. Precisamos entender que nossos amados apóstolos eram homens de carne e osso que tinham de pregar o Evangelho e ainda lidar com essas questões doutrinárias em voga. Isso não era nada fácil, como vemos nas contendas que houve entre Paulo e Pedro, Paulo e Marcos... Até Paulo, que era durão com os outros, acabou cedendo aos fariseus quando foi a Jerusalém.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Deep Soul em Qua 21 Mar 2012, 4:02 pm

Diego Yo'ets escreveu:Olá Convidado
Paulo, João, Pedro, Tiago e os demais escritores do "NT", foram inspirados por D'us ?? Porque foram inspirados ?? Como provar essa inspiração ??

Porque a maioria dos cristãos crêem na inspiração desses e duvidam da inspiração de outros como: Joseph Smith, Ellen White, Russel, Cardec ??

Importante:
Não é intuito do tópico entrar nas doutrinas divergentes dos citados, mas sim verificar o porque alguns são tidos como inspirados e outros não, uma vez que TODOS esses alegaram algum tipo de inspiração.

Sejam sucintos e usem as vossas palavras, sem estudos de outrem.

Shalom a todos..
Digo mais: por que a Bíblia protestante tem 66 livros, a Bíblia católica tem 73 livros, a Bíblia ortodoxa tem 80 livros, a etíope tem 91 livros e etc.? Por que a epístola de Hermas ficou de fora, cadê a Epístola aos Laodicenses citada pelo apóstolo Paulo numa de suas epístolas no NT? Por que tantas outras epístolas ficaram de fora? Por que o Livro de Enoch é citado no NT e ele mesmo ficou de fora?

Os cristãos do mundo ocidental, mas precisamente Roma decidiu que a Bíblia ocidental teria 73 livros. Bem mais tarde Lutero retirou alguns e ficou com 66 livros e os protestantes o seguiram. Os judeus não aceitaram nenhum livro do NT e por aí vai...

Bem, como eu já disse, o principal é amar a Deus e ao próximo. A Bíblia não é inerrante, o AT fez sua época e do NT o que vale é a moral excelente trazida pelo Cristo.

Como citei mais acima, há profecias no AT usadas pelos cristãos para enquadrar a Jesus como o Messias, mas que se estudadas mais profundamente percebe-se que não dá para enquadrar.

Paz.

"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade."

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 97

Mensagem por David_JP em Qua 21 Mar 2012, 4:15 pm

silvamelo escreveu: Sim, mas não se esqueça que Paulo ensinava aos gentios a se absterem, se isso fosse motivo de escândalo.

Mas segundo o que foi decidido em Jerusalém, ele não podia fazer isso. Se fosse assim, a prostituição poderia ser praticada, só não sendo praticada também, quando "causasse escândalo". Voce julga segundo o vosso entendimento, use de coerência, afinal não estamos numa disputa. :)

Amigo, obra é obra! Não matar, nao roubar, napo cobiçar, é tudo obra da lei! Veja que Tiago chega a referir a "Obra" de Abraão de oferecer seu filho como motivo da sua justificação
Correto, Abraão creu antes. Mas o que Tiago está observando é esta fé em ação, que motivou Abraão a sacrificar o seu filho. Ele está mostrando que a ação da fé provoca a reação da "obra". Isso não é obra de justificação, mas sim o resultado da fé em ação.

Não e não! Tiago ensina a justificação pelas obras. Veja que no final do ensnamento dele, falando da suposta justificação de Abraão pela sua obra, ele diz:

Tiago 2:24
24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

LEia todo o capítulo e perceba, irmão! Veja que para ser convicente, ele cita ainda Raabe, e diz:

Tiago 2:25
25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

E finaliza o seu pensamento com o verso abaixo:

Tiago 2:26
26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Ora, eu entendo do evangelho de JEsus Cristo exatamente o contrário do que ele disse nesse verso 26: Para mim é o contrário, é a obra sem fé que é morta. Faça o homem a obra que fizer, sem Jesus Cristo, está perdido! Obras não salvam.

Eu estou entendendo o que você está dizendo, mas ainda assim não concordo com você. Para mim, devia ter gente deturpando a mensagem de Paulo, como Pedro afirmou, e Tiago estava na verdade ALERTANDO os irmãos a não darem ouvidos às deturpações daquilo que Paulo ensinava a respeito da fé, porque é fácil deturpar isso para incitar a comodidade de uma fé inoperante. No máximo, posso admitir que Tiago não estava entendendo o que Paulo pregava, mas essas especulações não acrescentam em nada o entendimento das Escrituras, já que não há meios de se saber exatamente a razão.

Como é? Era Paulo quem estava deturpando? Paulo ensinava a salvação pela fé em Jesus Cristo, e que não havia diferenciação entre judeus e gentios. Tiago ensinava o contrário, ensinava as obras, e até mesmo Pedro deixou-se levar pelo ensinamento de Tiago e por isso, Paulo foi INCISIVO:

...por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Este foi um dos motivos, que levaram Lutero a querer remover Tiago das Escrituras! Ele percebeu a divergencia entre Paulo e Tiago!

Com relação ao irmão Jarbas, a tradição nos informa que foi Tiago, irmão do Senhor, quem escreveu a espístola de Tiago. Eusébio de Cesaréia, historiador cristão que viveu entre 250 e 340 DC, assegurava que foi o irmão do Senhor o autor desta espítola.

VEja que o argumento citado no link, por um dos colegas acima, para tentar mostrar que foi outro Tiago, é que Joao e Pedro, que eram apóstolos e andavam com o Senhor haviam escrito, e por isso, Tiago, um dos apóstolos, tambem deveria ter escrito. Pessoalmente creio que foi Tiago, o irmão do Senhor!

Que o Senhor continue a nos abençoar

David

Última edição por David_JP em Qua 21 Mar 2012, 4:38 pm, editado 3 vez(es)

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por David_JP em Qua 21 Mar 2012, 4:35 pm

Faço-lhe uma pergunta:

As obras salvam? Elas são necessárias a salvação, de forma que "sem as obras a fé é morta"? O ladrão da cruz praticou alguma obra?

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:34 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: