.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
61 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 60 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Yaohushua?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Yaohushua?

Mensagem por jonas car. em Ter 06 Nov 2012, 4:56 am

Não é bem assim Jan mozol. Devagar pra nao dar com os burros n'agua.
Se nome não fizesse diferença, então por que os apostolos tiveram seus nomes trocados ? Saulo-Paulo, Simao-Pedro, etc ? Pq no AT temos tantos exemplos de nomes trocados ? Abrão-Abraão, Jacó- Israel, etc...?

A propria escritura deixa claro que ninguém sabe o nome de Deus a nao ser Deus.

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

Apocalipse 19:11-13

Ademas existem mistérios ocultos , que nao nos convém saber, pelo qual seitas mudam os nomes de seus adeptos.

O que dizer entao disso:

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:5-6

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12

Devemos vigiar irmãos. A Verdade nos é revelada.

"todo ramo que não dá fruto ele corta.
Todo ramo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda"

joao 15

jonas car.
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 35
flag : Brasil

Mensagem por Jan Mozol em Ter 06 Nov 2012, 8:07 am

jonas car. escreveu:Não é bem assim Jan mozol. Devagar pra nao dar com os burros n'agua.
Se nome não fizesse diferença, então por que os apostolos tiveram seus nomes trocados ? Saulo-Paulo, Simao-Pedro, etc ? Pq no AT temos tantos exemplos de nomes trocados ? Abrão-Abraão, Jacó- Israel, etc...?

A propria escritura deixa claro que ninguém sabe o nome de Deus a nao ser Deus.

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

Apocalipse 19:11-13

Ademas existem mistérios ocultos , que nao nos convém saber, pelo qual seitas mudam os nomes de seus adeptos.

O que dizer entao disso:

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:5-6

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12

Devemos vigiar irmãos. A Verdade nos é revelada.
Jonas,mas é assim mesmo!
Veja que ninguém sabe,a não ser ele, veja que muitos trocaram o nome para nomes diferentes, por eles mesmos ou pelo Senhor.
Esta coisa de nome diferente é sectarismo,é esoterismo,diferente da vivencia bíblica que aqueles profetas tiveram.
é coisa novidadeira,que busca apenas atrair a atenção e incautos.
Seguir estas baboseiras ,distrai a pessoa do evangelho,fica perdido em ilações malucas e acaba perdendo o bonde da salvação(rs).
De uns anos para cá apareceram muitas idiotices,muitas novidades apocalipiticas e todas,veja bem TODAS deram com os burros nágua.
Agora ,ao invés de trabalhar no evangelho,ficam esperando o fim do mundo ,e vão falhar.
Ficam pesquisando asneirices e não vão salvar.

"Pois eu digo: Jesus Cristo virá nos arrebatar em 2010...
Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3574
flag : Argentina

http://www.thundercnc.com.br

Mensagem por I74M4R em Ter 06 Nov 2012, 8:55 am

Lembro-me bem de quando criei esse topico..
Ate hoje eu acredito e chamo meu Salvador de Yaohushua, porem o mais coerente nao e a forma escrita, e sim a pronuncia, assisti professores de hebraico explicando com coerencia a PRONUNCIA , a escrita sempre vai ser contestada. o significado de yaohushua é: Yaohu = Criador Shua=Salvacao...

Digamos q esse nao seja o nome correto, mesmo q nao fosse correto eu estou chamando o Salvador de O CRIADOR SALVA.,

nao tenho problemas em falar JESUS para as pessoas, pois sempre falo pra elas entenderem melhor, Eu nao dou valor ao nome Jesus nao pelo seu significado como muitos dizem q e Deus Cavalo, porem nao e por isso q eu nao vejo com bons olhos esse nome.
O nome Jesus tem menos de 500 anos de existencia foi Criado por um padre catolico, Sabemos que "JESUS" ou "IESOUS" pra muitos fieis é o salvador, porem para a IGREJA CATOLICA é MITRA é o Deus Sol, q a igreja catolica cultua.
entao o JESUS ROMANO e o Mesmo DEUS SOL MITRA.
Portanto sem sombra de Duvidas o nome JESUS foi dado para camuflar uma entidade pagã q a ICAR o venera que e o DEUS SOL.

I74M4R
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 432

Mensagem por Sales em Ter 06 Nov 2012, 11:09 am

I74M4R escreveu:Lembro-me bem de quando criei esse topico..
Ate hoje eu acredito e chamo meu Salvador de Yaohushua, porem o mais coerente nao e a forma escrita, e sim a pronuncia, assisti professores de hebraico explicando com coerencia a PRONUNCIA , a escrita sempre vai ser contestada. o significado de yaohushua é: Yaohu = Criador Shua=Salvacao...

Digamos q esse nao seja o nome correto, mesmo q nao fosse correto eu estou chamando o Salvador de O CRIADOR SALVA.,

nao tenho problemas em falar JESUS para as pessoas, pois sempre falo pra elas entenderem melhor, Eu nao dou valor ao nome Jesus nao pelo seu significado como muitos dizem q e Deus Cavalo, porem nao e por isso q eu nao vejo com bons olhos esse nome.
O nome Jesus tem menos de 500 anos de existencia foi Criado por um padre catolico, Sabemos que "JESUS" ou "IESOUS" pra muitos fieis é o salvador, porem para a IGREJA CATOLICA é MITRA é o Deus Sol, q a igreja catolica cultua.
entao o JESUS ROMANO e o Mesmo DEUS SOL MITRA.
Portanto sem sombra de Duvidas o nome JESUS foi dado para camuflar uma entidade pagã q a ICAR o venera que e o DEUS SOL.

Boas explicações!!!

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por Jan Mozol em Ter 06 Nov 2012, 11:17 am

Jesus e Josué tem exatamente a mesma fonética em hebraico,algo próximo de Yeshua.
Meu nome é Jan, em português o nome é pronunciado com J , em polonês, é pronunciado como I.
Alguns poloneses mudaram a escrita de seu nome e colocam Ian,em inglês,fica como Aian,como o IAn Gilan.
Ilustrei para demonstar que jesus é jesus,ou Iesus,como minha vó falava,ou como Issah.
O resto pé esoterismo disfarçado, e como bem lembrou o i74m4r , nada melhor para 'santifica-lo' do que envolver a ICAr na jogada.

Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por Sales em Ter 06 Nov 2012, 1:04 pm

Jan Mozol escreveu:Jesus e Josué tem exatamente a mesma fonética em hebraico,algo próximo de Yeshua.
Meu nome é Jan, em português o nome é pronunciado com J , em polonês, é pronunciado como I.
Alguns poloneses mudaram a escrita de seu nome e colocam Ian,em inglês,fica como Aian,como o IAn Gilan.
Ilustrei para demonstar que jesus é jesus,ou Iesus,como minha vó falava,ou como Issah.
O resto pé esoterismo disfarçado, e como bem lembrou o i74m4r , nada melhor para 'santifica-lo' do que envolver a ICAr na jogada.

Você não concordar, tudo bem... mas, não é nada de esoterismo disfarçado. Realmente a escrita JESUS é recente... só é observado no grego a forma IESUS... o detalhe é que existe uma incerteza se realmente o Novo Testamento teria sido escrito em grego, que por sinal é uma lingua filosófica e insconsistente, o contrário do Hebraico que é consistente com significados bem definidos.

Eu não diria que essa questão parte de esoterismo, não mesmo... ...porque muita coisa aconteceu até que tivéssemos as traduções que temos. Será muito difícil resolver o a questão... Só o Senhor resolverá quando voltar

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por gusto em Ter 06 Nov 2012, 8:56 pm

O que vocês dizem a respeito do Espírito testificando com o meu espírito que sou filho de Deus, mesmo invocando o nome de Jesus?

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9956

Mensagem por carlosect em Ter 06 Nov 2012, 9:01 pm

chame então de o SENHOR DOS EXÉRCITOS....

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532

Mensagem por CANUMA em Ter 06 Nov 2012, 11:22 pm

Imaginem se qualquer um de nós formos morar em outro país, será que vamos ter nomes trocados? Será que Célio lá será outro nome? Antonia, Claudio, enfim, pode alguém mudar o nome de alguém em outro país? É lógico que não. Se algum João, Paulo, Claudia , forem para um outro país, lá serão chamados pelo seus próprios nomes. Assim também deveria ocorrer com o nome do salvador, mas infelismente foi trocado, por diversas razões, as quais podemos conversar posteriormente por ser um assunto muito extenso.

YAOHU = ETERNO escrito mais de sete mil vezes nos pergamnhos encontrados no mar morto.
SHUA = SALVAÇÃO

YAOHÚSHUA = O ETERNO SALVA

E o nome JESUS = junção de nomes de deuses celtas, romanos, gregos. è Mitra = deus sol.

Muitas vezes ainda falamos Jesus para as pessoas entenderem, porque para elas é um choque saber que trocaram o nome do salvador, dos apóstolos, dos profetas e do prórpio criador. Muitas pessoas nem aceitam conversar sobre este assunto, acham que estamos blasfemando quando dizemos que Jesus não é o nome do salvador, é porque ainda não tiveram acesso à informação. Mas na medida em que o tempo passa, as coisas vão mudando e as pessoas vão abrindo os olhos, ficando espertas e deixando de serem enganadas por líderes religiosos, cães gulosos, que só querem se aproveitar da lã e da gordura das ovelhas ( membros).

CANUMA
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 79

Mensagem por carlosect em Ter 06 Nov 2012, 11:44 pm

então chame de Emanuel que quer dizer, DEUS conosco.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por CANUMA em Ter 06 Nov 2012, 11:51 pm

carlosect escreveu:então chame de Emanuel que quer dizer, DEUS conosco.

Sinto muto infomrar mas Emanuel é um nome corrompido também. Todo nome que tem El vem da linhagem de Baal. Se você tiver algum dicionário bíblico mais próximo de você vale a pena consultar.

Senhor também é uma palavra corrompida para se chamar o nosso salvador pois SENHOR significa = BAAL. Isso você pode encontrar no dicionário Aurélio ou num dicionário bíblico também.

CANUMA
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 79

Mensagem por carlosect em Qua 07 Nov 2012, 12:00 am

complicado dizer isto pois acaso devemos rasgar a bíblia?

http://www.bibliaonline.com.br/acf/s/*/1/emanuel

E passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. Isaías 8:8
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14
Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá, porque Deus é conosco. Isaías 8:10

eu sinceramente acho perigoso tomar este rumo pois:

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; Apocalipse 22:18
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Apocalipse 22:19

Prefiro seguir como está hoje pois a responsabilidade pesará sobre aquele que a modificou.

NO entanto o que eu poderia fazer neste caso então é estudar hebraico, aramaico e grego para entender realmente a bíblia mas isso vai dar um trabalhão pois mal consigo pronunciar o portugues....

Mas neste caso ficaria a questão....

E aqueles que não estudassem estas línguas, estariam todos perdidos?

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por fabio viana em Qui 08 Nov 2012, 1:15 pm

O nome Jesus é uma adaptação para o Português de um nome hebraico que aparece na Bíblia em duas formas: Yehoshua e Yeshua Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua.

O nome Yehoshua foi adaptado para o Português como Josué, e é o nome do auxiliar de Moisés, que após a morte de Moisés tornou-se o líder do Povo de Israel, e conduziu o povo na conquista da Terra de Canaã.

O nome Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua, sendo que um mesmo homem é chamado na Bíblia, ora pelo nome Yehoshua,( ora pelo pelo fato de ser chamado pelo nome Yeshua, não significa que era o próprio). Este homem era o sumo sacerdote na época de Zorobabel. Nos livros dos profetas Ageu e Zacarias, ele é chamado de Yehoshua, que na versão em Português aparece como Josué (Ageu 1:1 e Zacarias 3:1), e nos livros de Esdras e Neemias, ele é chamado de Yeshua, que na versão em Português aparece como Jesua (Esdras 3:2 e 5:2 e Neemias 7:7).

O sucessor de Moisés, que nos livros de Êxodo, Números, Deuteronômio, Josué e Juízes é chamado de Yehoshua (Josué), em Neemias 8:17 é chamado de Yeshua (Jesua, ou Jesus).

Tanto o nome Yehoshua quanto o nome Yeshua foram adaptados para o grego como Iesus. Na tradução do Antigo Testamento (Tanach) para o grego, chamada Septuaginta, feita no século III A.C., o nome Yehoshua aparece como Iesus, e o nome Yeshua também aparece como Iesus. Daí é que veio a forma Jesus, que é usada nas traduções da Bíblia para o Português.

Yehoshua significa Javé salva. Yeshua também tem este mesmo significado.

Josué, Jesua e Jesus são o mesmo nome, em três diferentes adaptações para a língua portuguesa.

Existem pessoas que dizem que é muito importante pronunciar o nome de Jesus como Yehoshua, ou como Yeshua, mas, na realidade, tanto faz falar Yehoshua, ou Yeshua, ou Jesus, pois de qualquer forma é o mesmo nome.

Alguns dizem que nomes próprios não se traduzem.

Realmente, nomes próprios não são traduzidos, mas muitas vezes são adaptados para outras línguas, pois existem certos fonemas (sons) que existem em uma certa língua, mas não existem em outras línguas.

Por exemplo: O nome Jacó é a adaptação para o Português do nome hebraico Ya’acov, sendo que em hebraico existe uma letra, chamada ‘ayin, cujo som não existe na língua portuguesa. Também não existe em Português palavra terminada em consoante que não seja l, m, r, s ou z. Por isso foi necessário fazer uma adaptação do nome Ya’acov para o Português.

O nome hebraico Yochanan foi adaptado para o Português como João, pois em Português não existe o y como semivogal, e também não existe o som que é representado como ch, mas não é o mesmo som que tem o ch em Português, é uma espécie de h aspirado, porém diferente do h aspirado que existe na língua inglesa.

O mesmo nome, Yochanan, foi adaptado para o grego como Ioanan, para o inglês como John, para o espanhol como Juan, para o francês como Jean, para o alemão como Johan, e para o italiano como Giovanni.

Portanto, vê-se que é normal adaptar-se os nomes próprios de uma língua para outra, mesmo porque, sem esta adaptação se torna muito difícil pronunciar certos nomes.

Principalmente os nomes de pessoas importantes são adaptados para outras línguas. Por exemplo, o reformador alemão Martin Luther é conhecido no Brasil como Martinho Lutero. Outro exemplo: o nome do imperador Carolus Magnus foi adaptado para o português como Carlos Magno, e para o francês como Charlemagne, e para o alemão como Karl der Grosse.

Portanto, podemos pronunciar o nome do Messias (Mashiach) como Yehoshua, Yeshua, ou Jesus. É indiferente. Além destas formas, podemos pronunciar o nome do Messias (Mashiach, ou Cristo, ou Ungido) nas formas Josué, Josua, Jeosua e Jesua.
Para não estender muito o tópico vale apena pensar; chamar Jesus pelo nome correto ou pelo menos tentar não garante dizer q a tal pessoa tem melhor entendimento que os outros que chamam o Senhor de Jesus, a prova disso é o povo judeu na sua maioria que tinha zelo por Deus, porém não tinha entendimento;(Ro10;1-4) e se isso acontece até hoje ( com os judeus não messianicos) pela dureza de coração e cegueira espiritual(IICo 3;14,16) q Deus abençoe a todos em nome do Senhor JESUS!!! :chapeu:

fabio viana
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por Jan Mozol em Qui 08 Nov 2012, 4:39 pm

CANUMA escreveu:Imaginem se qualquer um de nós formos morar em outro país, será que vamos ter nomes trocados? Será que Célio lá será outro nome? Antonia, Claudio, enfim, pode alguém mudar o nome de alguém em outro país? É lógico que não. Se algum João, Paulo, Claudia , forem para um outro país, lá serão chamados pelo seus próprios nomes. Assim também deveria ocorrer com o nome do salvador, mas infelismente foi trocado, por diversas razões, as quais podemos conversar posteriormente por ser um assunto muito extenso.

YAOHU = ETERNO escrito mais de sete mil vezes nos pergamnhos encontrados no mar morto.
SHUA = SALVAÇÃO

YAOHÚSHUA = O ETERNO SALVA

E o nome JESUS = junção de nomes de deuses celtas, romanos, gregos. è Mitra = deus sol.

Muitas vezes ainda falamos Jesus para as pessoas entenderem, porque para elas é um choque saber que trocaram o nome do salvador, dos apóstolos, dos profetas e do próprio criador. Muitas pessoas nem aceitam conversar sobre este assunto, acham que estamos blasfemando quando dizemos que Jesus não é o nome do salvador, é porque ainda não tiveram acesso à informação. Mas na medida em que o tempo passa, as coisas vão mudando e as pessoas vão abrindo os olhos, ficando espertas e deixando de serem enganadas por líderes religiosos, cães gulosos, que só querem se aproveitar da lã e da gordura das ovelhas ( membros).
Muito pelo contrario,basta vc dar uma andada pela colonia japonesa ou árabe e os próprios mudam seu nome para não dar confusão.
Jesus é o nome bíblico traduzido de Yeshua ,o resto é esoterismo.
Este negócio de o nome Jesus ser junção de nomes de deuses outros carece de provas.

Maranata.

Néééé!
O certo é isso:

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por Jan Mozol em Qui 08 Nov 2012, 4:41 pm

O mesmo nome, Yochanan, foi adaptado para o grego como Ioanan, para o inglês como John, para o espanhol como Juan, para o francês como Jean, para o alemão como Johan, e para o italiano como Giovanni.
E como Jan em polonês positivinho

Maranata.

Néééé!
O certo é isso:

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Mensagem por alicarvalho em Sex 07 Dez 2012, 10:19 pm

Shabat Shalom par todos !

O que eu sei é que o nome Y'hosua é o nome traduzido por 'Josué" em nossas ´Bíblias porque nome não se traduz !

Yeshua é o Nome do Filho de D'us que é a forma mais aramaica do termo Y'hosua e esse nome Yeshua passou a ser usado muito depois do exílio babilônico .

O que temos de fazer é respeitar os nomes principalmente o Nome do Filho de D'us dado pelo próprio Adonai a Yeshua !
Existem significados no Nome Yeshua por isso Ele deveria ser respeitado por todos que dizem ser Seus discípulos !

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por fabio viana em Sab 08 Dez 2012, 1:08 am

alicarvalho escreveu:Shabat Shalom par todos !

O que eu sei é que o nome Y'hosua é o nome traduzido por 'Josué" em nossas ´Bíblias porque nome não se traduz !

Yeshua é o Nome do Filho de D'us que é a forma mais aramaica do termo Y'hosua e esse nome Yeshua passou a ser usado muito depois do exílio babilônico .

O que temos de fazer é respeitar os nomes principalmente o Nome do Filho de D'us dado pelo próprio Adonai a Yeshua !
Existem significados no Nome Yeshua por isso Ele deveria ser respeitado por todos que dizem ser Seus discípulos !
REFRESCANDO A MEMORIA;O nome Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua, sendo que um mesmo homem é chamado na Bíblia, ora pelo nome Yehoshua,( ora pelo pelo fato de ser chamado pelo nome Yeshua, não significa que era o próprio). Este homem era o sumo sacerdote na época de Zorobabel. Nos livros dos profetas Ageu e Zacarias, ele é chamado de Yehoshua, que na versão em Português aparece como Josué (Ageu 1:1 e Zacarias 3:1), e nos livros de Esdras e Neemias, ele é chamado de Yeshua, que na versão em Português aparece como Jesua (Esdras 3:2 e 5:2 e Neemias 7:7).Existem pessoas que dizem que é muito importante pronunciar o nome de Jesus como Yehoshua, ou como Yeshua, mas, na realidade, tanto faz falar Yehoshua, ou Yeshua, ou Jesus, pois de qualquer forma é o mesmo nome.

Realmente, nomes próprios não são traduzidos, mas muitas vezes são adaptados para outras línguas, pois existem certos fonemas (sons) que existem em uma certa língua, mas não existem em outras línguas.

Por exemplo: O nome Jacó é a adaptação para o Português do nome hebraico Ya’acov, sendo que em hebraico existe uma letra, chamada ‘ayin, cujo som não existe na língua portuguesa. Também não existe em Português palavra terminada em consoante que não seja l, m, r, s ou z. Por isso foi necessário fazer uma adaptação do nome Ya’acov para o Português.

O nome hebraico Yochanan foi adaptado para o Português como João, pois em Português não existe o y como semivogal, e também não existe o som que é representado como ch, mas não é o mesmo som que tem o ch em Português, é uma espécie de h aspirado, porém diferente do h aspirado que existe na língua inglesa.

Portanto, vê-se que é normal adaptar-se os nomes próprios de uma língua para outra, mesmo porque, sem esta adaptação se torna muito difícil pronunciar certos nomes.

Principalmente os nomes de pessoas importantes são adaptados para outras línguas. Por exemplo, o reformador alemão Martin Luther é conhecido no Brasil como Martinho Lutero. Outro exemplo: o nome do imperador Carolus Magnus foi adaptado para o português como Carlos Magno, e para o francês como Charlemagne, e para o alemão como Karl der Grosse.

Portanto, podemos pronunciar o nome do Messias (Mashiach) como Yehoshua, Yeshua, ou Jesus. É indiferente. Além destas formas, podemos pronunciar o nome do Messias (Mashiach, ou Cristo, ou Ungido) nas formas Josué, Josua, Jeosua e Jesua.
Para não estender muito o tópico vale apena pensar; chamar Jesus pelo nome correto ou pelo menos tentar não garante dizer q a tal pessoa tem melhor entendimento que os outros que chamam o Senhor de Jesus, a prova disso é o povo judeu na sua maioria que tinha zelo por Deus, porém não tinha entendimento;(Ro10;1-4) e se isso acontece até hoje ( com os judeus não messianicos) pela dureza de coração e cegueira espiritual(IICo 3;14,16)

Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.(II Corintios 13;8)

fabio viana
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 211

Mensagem por silvamelo em Sab 08 Dez 2012, 2:06 am

fabio viana escreveu:
alicarvalho escreveu:Shabat Shalom par todos !

REFRESCANDO A MEMORIA;O nome Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua, sendo que um mesmo homem é chamado na Bíblia, ora pelo nome Yehoshua,( ora pelo pelo fato de ser chamado pelo nome Yeshua, não significa que era o próprio). Este homem era o sumo sacerdote na época de Zorobabel. Nos livros dos profetas Ageu e Zacarias, ele é chamado de Yehoshua, que na versão em Português aparece como Josué (Ageu 1:1 e Zacarias 3:1), e nos livros de Esdras e Neemias, ele é chamado de Yeshua, que na versão em Português aparece como Jesua (Esdras 3:2 e 5:2 e Neemias 7:7).Existem pessoas que dizem que é muito importante pronunciar o nome de Jesus como Yehoshua, ou como Yeshua, mas, na realidade, tanto faz falar Yehoshua, ou Yeshua, ou Jesus, pois de qualquer forma é o mesmo nome.

Para não estender muito o tópico vale apena pensar; chamar Jesus pelo nome correto ou pelo menos tentar não garante dizer q a tal pessoa tem melhor entendimento que os outros que chamam o Senhor de Jesus, a prova disso é o povo judeu na sua maioria que tinha zelo por Deus, porém não tinha entendimento;(Ro10;1-4) e se isso acontece até hoje ( com os judeus não messianicos) pela dureza de coração e cegueira espiritual(IICo 3;14,16)

positivinho palminhas

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por alicarvalho em Sab 08 Dez 2012, 10:11 am

Shabat Shalom Fábio !
Com certeza ninguém é melhor do que o outro no entendimento por fala Yeshua ou Jesus .

O mais importante é ter respeito pelos Nomes Sagrados !
Irmão será que não conseguimos pronunciar o nome Ya'akov?
Qual é mais difícil :Michael Jackson ou Ya'koov ?
Eu acredito que a falta de interesse pelo estudo das línguas usadas para a Revelação de D'us para o homem sela um dos obstáculos para a pronúncia dos nomes no original !

E quem cegou e endureceu os judeus não crentes foi o próprio D'us no passado e hoje , na minha opinião esse "evangelho antinomista e antissemita " muito pregado em várias denominações tem contribuído para essa"cegueira e endurecimento "!

O importante é : Diz o profeta "Naquele dia UM será O Seu Nome" , qual será o original ou os adaptados ?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por Andrey-SC em Qua 12 Dez 2012, 3:00 am

O homem desse vídeo é professor de aramaico, hebraico, grego e etc...

O nome Jesus não é pagão

O NOME "JESUS" NÃO SIGNIFICA CAVALO EM HEBRAICO?

Nome YAOHU não existe!

Andrey-SC
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 71

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:26 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares