.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 2:38 pm por Jarbas

» Mulher de piloto do voo da Chapecoense pede desculpas: "Ele não é bandido"
Hoje à(s) 2:08 pm por gusto

» Onde congregar?
Hoje à(s) 1:39 pm por gusto

» A religião e o ateísmo - tópico oficial
Hoje à(s) 12:50 pm por gusto

» Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Será?
Hoje à(s) 10:44 am por gusto

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 10:23 am por gusto

» A Verdadeira Liberdade
Hoje à(s) 10:02 am por gusto

» Frases
Hoje à(s) 9:54 am por gusto

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

Quem está conectado
56 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Os judeus não são mais povo de Deus

Página 4 de 24 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 14 ... 24  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Mary em Sab 14 Jul 2012, 12:50 pm

Brasil não precisa pedir autorização de cidadania ao EUA para provar que o povo é brasileiro .

inocente útil??? :risadinha:

Cada um tem sua crença e ideologia vc tem a sua e eu a minha se as familias Rockefeller saõ lendas e mitos só o futuro dirá.

leia o livro club bilderberg autor: daniel estulin

Vc deu a oportunidade de conhecer um pouco sobre o judaísmo ,tenho uma idéia de como judeu é .Os ortodoxos ,messianicos e reformistas pensam de forma diferentes e administram sua fé em Deus e no Torá .

Desde o holacausto ,achava que os judeus eram unidos como irmãos me surpreendi com o fato dos messianicos não ser considerados judeus pela sua próprio povo que ele convive em Israel.

Agradeço a sua atenção em responder as minhas perguntas

seja -bem -vindo ao forum.... :chapeu:

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6)  

Eu não vim chamar os justos, mais sim,os pecadores ao arrependimento (Marcos 2:17)

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(João 14:26)

Mary
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1743
flag : Brasil

Re: Os judeus não são mais povo de Deus

Mensagem por Johannes Van Der Mille em Dom 15 Jul 2012, 11:10 am

mary jane escreveu: divergencias ideologicas???

Israel vive em guerra com os palestinos... judeus e palestinos se matam entre si por um pedaço de terra
Estado democrático de direito???
Se fosse mesmo não permitiria autorização dos EUA para dar cidadania para os judeus .
Até hoje Israel não se libertou continua nas mãos do tio Sam e da Inglaterra.
Ditadura teocrática cristã evangélica???
Segue a cristo quem quiser ...quem não quer não segue ...
ninguém impõe nada a ninguém .O protestante fala da conversaõ a cristo assim como o judeu fala de Deus e o torá .

Qual é a diferença nisso??? Jesus cristo?

Os não cristãos seraõ queimados na fogueira santa ???
todas as religiões vive em em conflito tanto judeus ,mulçumanos,cristãos....o caminho está aberto não é só os não- cristãos mas todos corremos perigo principalmente quem segue a Deus.

Uma união entre Israel e EUA não irá trazer coisas boas ,EUA é um pais governado por maçons (sociedades secretas) e as famílias : rockefeller e rothschild estão no dominio desta nação além de varios países.

os judeus ortodoxos sabem disso por isto estaõ contra o sionismo em Israel e sabem que existem pessoas no poder totalmente a favor dá guerra entre o Irã X Israel favorecendo interesses dos EUA (NOM) portanto existe divergencias ideologicas há muito tempo neste país..

basta uma guerra entre esses 2(israelxIrã) países para tudo ir para os ares.

Não sei d onde vc tirou a idéia que os EUA influenciam para saber quem é ou não é judeu.
Outra coisa , Israel é um estado soberano, que é amigo sim e aliado dos EU
A.

Johannes Van Der Mille
SUSPENSO

Número de Mensagens : 175

Mensagem por Mary em Dom 15 Jul 2012, 12:57 pm

vc mesmo disse que o EUA escolhe a cidadania do povo de Israel com a união das autoridades de Israel.

não consigo encontrar o que vc escreveu ,teve ter pagado o comentario.

Cada um merece o que tem mesmo.não tenho dúvidas disso.

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6)  

Eu não vim chamar os justos, mais sim,os pecadores ao arrependimento (Marcos 2:17)

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.(João 14:26)

Mary
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por oliveira leite em Qui 02 Ago 2012, 8:39 am

mary jane escreveu:vc mesmo disse que o EUA escolhe a cidadania do povo de Israel com a união das autoridades de Israel.

confirmo
escreveu isso mesmo positivinho

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Johannes Van Der Mille em Qui 02 Ago 2012, 4:20 pm

oliveira leite escreveu:
mary jane escreveu:vc mesmo disse que o EUA escolhe a cidadania do povo de Israel com a união das autoridades de Israel.

confirmo
escreveu isso mesmo positivinho

Os carissimos membros debatedores estão cometendo um erro grotesco de avaliação.
Existe distinção total na condição de israelense e judeu.
Judeu é membro da religião denominada "Judaísmo".
Nem todo judeu é israelense , nem todo israelense é judeu.
Israelense é o cidadão , habitante de um país livre, democrático e soberano que tem o nome de Israel.
Israel é um estado laico, mas aproximadamente 90% dos habitantes são judeus, das mais variadas etnias e matizes de pele, e uma das condições facilitadoras para Aliá ( migração para Israel), é que o indivíduo seja judeu, ou seja professe o judaísmo em uma das sua várias vertentes.
Existe uma entidade denominada Grão Rabinato em Israel e também nos EUA. Os EUA são o país como mais habitantes judeus no mundo, mais mesmo que Israel.
Nem só judeus podem fazer a Aliá, bem como nem todos judeus também.
A condição de judeu é elemento "facilitador" para migração , mas não exclusivo.
"Messingélicos", mistura de messianicos+evangélicos "NÃO SÃO CONSIDERADOS JUDEUS " pelo Grão Rabinato, aliás não são bem vindos no país, pois além de não serem judeus causam e promovem distúrbios sociais.
A condição facilitadora de ser judeu não é passaporte para migração e sim depende das avaliações do governo soberano e democrátic
o de Israel.

Johannes Van Der Mille
SUSPENSO

Mensagem por oliveira leite em Qui 02 Ago 2012, 5:09 pm

erro é???
judeu é quem pratica o judaismo
tá bom...
alias o grão rabino manda em Israel? :risadinha:

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Qui 02 Ago 2012, 5:18 pm

Alias os judeus disseram caia sobre nós e sobre os nossos filhos o sangue desse justo
ai veio o holocausto
os judeus negam que foi por esse dizer
ai vem os ateus e dizem que nunca houve holocausto
tudo uma farsa de Israel
ai os israelenses retrucam
o holocausto houve sim
ai os palestinos dizem que o holocausto agora é com eles
ai chega um e diz
então o holocausto foi só para quem pratica o judaismo
o holocausto não foi contra uma nação, e sim contra uma seita

por que então os israelenses devem se condoer?

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Johannes Van Der Mille em Qui 02 Ago 2012, 6:00 pm

oliveira leite escreveu:erro é???
tá bom...
alias o grão rabino manda em Israel? :risadinha:

Não ô esperto sabichão..!
Judeu é quem exerce a função de Coroinha ou frequentador da IURD. gargalhada

quem manda em Israel é o povo d e Israel.

Johannes Van Der Mille
SUSPENSO

Mensagem por Mary em Qui 02 Ago 2012, 6:05 pm

Judeu é quem exerce a função de Coroinha ou frequentador da IURD.

quem manda em Israel é o povo d e Israel

nossa !!!não sabia!!! existe coroinha na igreja IURD??

:risadinha:

Mary
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Johannes Van Der Mille em Qui 02 Ago 2012, 6:11 pm

mary jane escreveu:

Perguntas " inteligentes", respostas mais "inteligentes "ainda..!

Johannes Van Der Mille
SUSPENSO

Mensagem por oliveira leite em Sex 03 Ago 2012, 8:40 am

mary jane escreveu:

japinha

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por oliveira leite em Sex 03 Ago 2012, 8:44 am

Johannes Van Der Mille escreveu:
mary jane escreveu:

Perguntas " inteligentes", respostas mais "inteligentes "ainda..!

Saida pela direita
japinha

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Bruno Azeredo em Sex 03 Ago 2012, 10:18 pm

Meus caros,
lendo a primeira postagem do tópico, não pude deixar de comentar, apesar de eu já estar cansado e querendo retirar-me.
Foi citada a seguinte passagem: "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos" (Mt 21.43), utilizada de forma a parecer que os judeus não são mais o povo eleito de Deus.
Vamos lá. Primeiramente, o termo Igreja não necessariamente tem de ser lido na entrelinha desse versículo, substituindo o termo nação. Talvez o Senhor estivesse afirmando que o reino seria tirado daquela nação ou geração de judeus e dado a uma nação ou geração futura de judeus que dessem os frutos, o que teria, portanto, cumprimento começando pela tribulação e culminando no milênio.
Eu não creio que esta seja a interpretação correta da passagem, mas ela é bastante plausível e, sinceramente, apesar de eu crer que ali o Senhor falava da Igreja, não sou dogmático sobre isso.
Agora, e daí se nosso Senhor realmente falava que o reino seria tirado daquela geração perversa de judeus e dado à Igreja? Não seria um pouco demais concluir disto que os judeus foram rejeitados para todo o sempre?? Se o Senhor está ali referindo-se a Igreja, no máximo ele nos está informando que, a partir de um futuro próximo (Atos 2), Deus iria passar a administrar os negócios deste mundo utilizando a Igreja como seu povo ou canal de bençãos, e não mais Israel. No entanto, como já dito, não segue daqui que Israel está cortado para todo o sempre. Paulo é claro: "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" (Rm 11.29). Olhe o contexto e repare que Paulo está falando de Israel. Neste mesmo contexto ele diz: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades." (Rm 11.25-26). Repararam? O endurecimento de Israel não é perpétuo. O reino lhes foi tirado, mas não para sempre. Deus voltará a ofertar o reino ao seu antigo povo (Mt 24.14 comp. 10.23). Este o receberá e Deus então cumprirá seu plano com seu povo de Israel, que prometeu nas alianças abraâmica, da terra de Israel, Davídica e Nova Aliança. Seu plano inclui, entre outras coisas, fazer de Israel cabeça das nações, tanto politica quanto espiritualmente (Dt 28.2-13; Mq 4.2).

Paz.

Bruno Azeredo
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 79
flag : Israel

http://www.perspectivadispensacional.blogspot.com

Mensagem por alicarvalho em Qua 19 Dez 2012, 7:47 pm

Shalom a todos !!!

Tenho certeza absoluta e essa certeza está apoiada na Palavra de D'us , que Israel jamais foi ou será rejeitado por D'us !

Esse antissemitismo já existe desde quando Israel foi estabelecida como nação !

Mas iremos postar alguns textos referentes ao tópico já respondendo o mesmo :
Jeremias 31.35-37.

Gn 12 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Ezequiel 11:19
19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

Ezequiel 32.26: E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

Hebreus 8.8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

Romanos 3.1-4.

Em Romanos 11 Sha'ul diz "DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? "ele responde:"De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu."

E ele dá uma resposta para a pergunta:Porque todos os judeus não aceitaram o Messias ?
Resposta :"8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;
10 Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas."

Então fazem outra pergunta :'Esse estado de incredulidade é permanente ?
Resposta :11 Digo, pois:" Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
12 E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!"
15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

Que rejeição Sha'ul estava falando ?

A rejeição de parte de Israel ao Messias !

Vem mais uma pergunta:A igreja substituiu Israel ?

SHa'ul responde :" 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo ( para que não presumais de vós mesmos ): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

E mais:"29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. "

E tem mais:"18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. "

Então para responder aos soberbos teólogos da substituição Sha'ul arremata :"
9 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. "

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por gusto em Qua 19 Dez 2012, 8:01 pm

"Os da fé é que são os descendentes de Abraão, que são os herdeiros". (Paulo).

Foram cortados por causa da incredulidade. Quando crerem serão de novo enxertados. Paulo escreveu a respeito de Israel.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10511

Mensagem por alicarvalho em Qua 19 Dez 2012, 9:25 pm

Shalom Guto !

Com certeza ,Sha'ul escreveu :Efésios 2.19" Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; "

Sha'ul falando dos gentios não serem mais estrangeiros e peregrinos mas CONcidadãos .

Quem seriam os cidadãos ?

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Qua 19 Dez 2012, 9:28 pm

alicarvalho escreveu:Shalom Guto !

Com certeza ,Sha'ul escreveu :Efésios 2.19" Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; "

Sha'ul falando dos gentios não serem mais estrangeiros e peregrinos mas CONcidadãos .

Quem seriam os cidadãos ?
Qualquer cristão com um mínimo de entendimento, reconhece que somos enxertados em Israel, participantes da seiva da oliveira, concidadãos dos santos, sustentados por Cristo. :sim:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por alicarvalho em Qua 19 Dez 2012, 9:34 pm

Mas esse entendimento é fortemente combatido pela maioria das igrejas .

Por isso a igreja está indo de mal a pior e isso não é recente !

É só pesquisar sobre a história da igreja e veremos como ela tem a cada dia se tornado uma noiva vestida de vestes pagãs esperando um Noivo Judeu !

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Qua 19 Dez 2012, 9:37 pm

alicarvalho escreveu:Mas esse entendimento é fortemente combatido pela maioria das igrejas .

É só pesquisar sobre a história da igreja e veremos como ela tem a cada dia se tornado uma noiva vestida de vestes pagãs esperando um Noivo Judeu !
São esses que falarão a Jesus: Senhor, Senhor, em teu nome fizemos tantas coisas, até no forum Brasil, deturpamos as Escrituras...

E Ele lhes dirá: Apartai-vos de mim, vós trangressores da lei. :chapeu:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por alicarvalho em Qua 19 Dez 2012, 9:52 pm

gusto escreveu:
alicarvalho escreveu:Mas esse entendimento é fortemente combatido pela maioria das igrejas .

São esses que falarão a Jesus: Senhor, Senhor, em teu nome fizemos tantas coisas, até no forum Brasil, deturpamos as Escrituras...

E Ele lhes dirá: Apartai-vos de mim, vós trangressores da lei. :chapeu:

Correto irmão !

Se a igreja estudasse a Bíblia no seu contexto original judaico , talvez ela veria a necessidade da Restauração , assim como eu enxerguei a mais de dois anos !

Mas muitas preferem continuar a ensinar como os teólogos cristãos que na sua maioria eram antissemitas e tinham um pensamento greco-romano .

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Ton em Sex 28 Dez 2012, 10:03 am

gusto escreveu:"Os da fé é que são os descendentes de Abraão, que são os herdeiros". (Paulo).

Foram cortados por causa da incredulidade. Quando crerem serão de novo enxertados. Paulo escreveu a respeito de Israel.
Rm 11 é claro em relação aos cortes: "ALGUNS ramos foram cortados ...", e não a Oliveira Natural completa.
É fato que os seguidores de Yeshua:
- Constituíam-se inicialmente de 12 homens israelitas (Mt 10:1-6)
- Incluíam muitos dentre as Autoridades Religiosas de Israel (Jo 12:42)
- Incluíam muitos judeus que creram nEle na ressurreição de Lázaro (Jo 11:45)
- Incluíam principais de sinagoga, tal como Jairo, José de Arimatéia e Nicodemos (Jo 19:38 / etc)

- Incluíam muitíssimos sacerdotes obedientes à fé (At 6:7)
- Incluíam alguns da seita dos fariseus (At 15:5)
Enfim! Dezenas de milhares de judeus que creram, e todos foram zelosos da Lei (At 21:20).

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por alicarvalho em Sex 28 Dez 2012, 10:11 am

Ton escreveu:
gusto escreveu:"Os da fé é que são os descendentes de Abraão, que são os herdeiros". (Paulo).

Rm 11 é claro em relação aos cortes: "ALGUNS ramos foram cortados ...", e não a Oliveira Natural completa.
- Incluíam principais de sinagoga, tal como Jairo, José de Arimatéia e Nicodemos (Jo 19:38 / etc)

Enfim! Dezenas de milhares de judeus que creram, e todos foram zelosos da Lei (At 21:20).

Completando a resposta do irmão :RM 3.1 QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Sex 28 Dez 2012, 3:35 pm

Ton escreveu:

Eu moro num centro de 2.000.000 de pessoas e não conheço nenhum judeu que aceitou a graça que é graça. Também não conheço ninguém que conheça.
Duvido que alguém conheça!!! ai, caramba!

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352

Mensagem por alicarvalho em Sex 28 Dez 2012, 3:37 pm

David de Oliveira escreveu:
Ton escreveu:

Eu moro num centro de 2.000.000 de pessoas e não conheço nenhum judeu que aceitou a graça que é graça. Também não conheço ninguém que conheça.

É só acessar O Ensinando de Sião e verás um montão deles !!!

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Sex 28 Dez 2012, 3:38 pm

alicarvalho escreveu:
David de Oliveira escreveu:
Ton escreveu:

É só acessar O Ensinando de Sião e verás um montão deles !!!

O que é isso?

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:41 pm

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 24 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 14 ... 24  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: