.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
58 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

farol Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Sex 10 Fev 2012, 10:57 am


Tradução: Religião é veneno
Proteja as crianças
Já estou acostumado a ver alguns neo-ateus reclamando que eu digo que todos eles são “comunistas” ou coisa do tipo. Embora eu já tenha desfeito essa confusão antes, como ela é recorrente, vale a pena tocar no assunto de novo.

Vou deixar a minha tese clara: embora nem todo neo-ateu seja comunista, a prática da militância da antirreligião deixa eles como FUNCIONAIS da agenda de líderes e ideólogos comunistas (e da esquerda humanista em geral, pela sua tradição antirreligiosa). O motivo para isso é simples: a tradição intelectual marxista, por exemplo, está FORTEMENTE ligado ao ateísmo. Para que os vendem a ideologia de Marx é necessário que exista, socialmente, uma boa aceitação (a) ao ateísmo e (b) à visão de que a religião é algo ruim. E quando um neo-ateu gasta 5 horas por dia, por exemplo, SOMENTE para difamar a religião perante terceiros (que irão aderir suas idéias), ele está, indiretamente, ajudando a esse outro grupo que deseja a aceitação social à (a) e (b). E note que eu não alego que isso é feito de forma consciente, como se estivéssemos falando de uma aliança. Nada disso. É por isso que o neo-ateu será somente um “funcional” ou um “agente indireto”, na guerra cultural, para esses ideólogos.

E isso é inevitável em qualquer lugar. Eu também sirvo aos interesses, indiretamente, de vários grupos: Igreja Católica, Evangélica, Calvinista, grupos de teístas orientais, etc (e não pensam que eu sou 100% simpático a todos). Essa ajuda se dá porque eu refuto quase que diariamente o neo-ateísmo e a refutação do neo-ateísmo traz BENEFÍCIOS, mesmo que indiretos, aos referidos. Se o neo-ateísmo estiver forte, a Igreja Católica perde espaço. Se o neo-ateísmo estiver mais fraco, a Igreja Católica pode ganhar mais espaço. Simples assim.

O fato é que existe um ponto de ligação entre o neo-ateísmo e o comunismo, que é o espírito contrário à religião. Para ilustrar a ligação a qual indico, usarei cartazes traduzidos que eram divulgados, de maneira formal, pelo governo da própria União Soviética. Os créditos das imagens e das traduções vão todos para o seguinte site: http://historica.me/profiles/blog/show?id=3692464%3ABlogPost%3A17597

O primeiro deles (no topo do post) diz “Religião é Veneno; Proteja as Crianças”. Nele, verificamos uma senhora puxando uma criança pelos cabelos para levá-la até a Igreja, de forma violenta. A criança olha para o outro lado, como se pedisse ajuda ao homem do prédio. Além disso, também temos os seguintes cartazes:


Tradução: A religião é entorpecente para o povo.


Tradução: Aranha e moscas
Na primeira figura, a religião é retratada como um peso para o homem servil controlado por um “bon vivant”. Na segunda figura, o líder ortodoxo é retratado como um aranha pegando suas moscas (isto é, presas) com a sua teia. Agora, pergunto: quantos desses cartazes não poderiam ser endossados HOJE pelos neo-ateus? Com uma adaptação aqui ou ali, é exatamente o tipo de besteira que eles compartilham e curtem no Facebook, por exemplo. Simplificação, apelo emocional, generalização, foco em utilitarismo, fingir que é tudo “pela dominação”… Você não ouviu isso em algum lugar recentemente? (O estratagema de fazer o apelo emocional quanto à criança é um dos preferidos de Richard Dawkins, aliás).

Tendo essa noção em mente, referente ao ponto de ligação, não é NENHUMA surpresa achar elogios rasgados a Dawkins no site do PSTU (ver aqui) ou o audiobook de Deus um Delírio no blog do PSOL (ver aqui) – dois partidos de esquerda radicais. Afinal, Dawkins e todos os neo-ateus na internet são agentes de influência para a agenda política desses grupos, no molde do que foi explicado no início do post.

“Ah, mas o comunismo nem tem mais a mesma força de antes”. Concordo. Hoje em dia, em comparação a outras épocas, ele, em sua forma “clássica”, aparenta estar mais fraco. Mas isso NÃO refuta o ponto de que os pequenos partidos comunistas, além dos ideólogos presentes em Universidades Federais, são ajudados pela propaganda dos neo-ateus. Além disso, a “New Left”, que é humanista, também está sendo beneficiada pela atuação funcional de neo-ateus, mesmo que eles não sejam conscientes disso. E era isso que eu queria dizer quando eu fiz esses paralelos.

Aproveitando um resumo que já fiz em outro post:

(1) O que existe é uma tradição de posição contrária à religião na esquerda política (como em Marx ou como em defesa de políticas específicas como o aborto);
(2) Por isso, um neo-ateu que milite contra a religião ajuda a esquerda que é adepta dessa posição (pois se ambos compartilham da mesma “agenda”);
(3) Mas disso não segue que todo ateu é comunista ou de esquerda, pois um ponto em comum não os iguala em todos os pontos;
(4) Nem que toda esquerda é composta por ateus, pois é possível fazer posições “lights” ou alternativas de esquerda, como a Teologia da Libertação de Leonardo Boff;
(5) Se encontrarmos mais posições direitistas entre religiosos ortodoxos e mais “liberais” ou “esquerdistas” entre ateus, é possível tentar pesquisar se isso tem relação com os valores oriundos da religião;
(6) Sempre lembrando que não é necessário ser religioso para ser conservador, pois um secular também pode acreditar em princípios conservadores;
Enfim, se alguém não ficou satisfeito com o que eu disse aqui, recomendo a leitura de mais dois textos:

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2010/11/28/desfazendo-equvocos-sobre-marxismo-cultural/
http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2011/04/03/atesmo-neo-atesmo-e-comunismo/

Depois dessas explicações, se alguém vier aqui dizer que eu alego que “todo neo-ateu é comunista/marxista”, aí será somente o caso de desonestidade intelectual pura e simples ou burrice ao extremo. E em ambos os casos, já não vale mais a pena discutir com o interlocutor.

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/


Relação coerente.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Jumper em Sex 10 Fev 2012, 2:16 pm

Meu caro, ateísmo não é comunista, comunismo que é ateu.
O Marxismo propriamente dito nunca foi implementado, o que vimos foi uma versão corrupta deste.
Para os países comunistas a religião era vista como concorrente ao Estado (e seus líderes), este sim o "deus" comunista.
Basta ver como o Kim Jong-Il (e seu pai Kimm IL-sung) eram cultuados na Coréia do Norte, e o Lenin e Stalin na URSS.
Para o comunismo, o controle da população é o mais importante. Controle do que pensam e controle do que fazem. Religião vai contra esses princípios.

O ateismo moderno é muito diferente do ateísmo comunista, apesar de ser dificil falar por todos mas geralmente nós prezamos a liberdade da informação, liberdade de pensamento, racionalismo e o humanismo.

Que a religião é veneno isso é óbvio, mas atacar ela matando e perseguindo seus seguidores é como cortar a mão para salvar os dedos. É muito melhor trazer informação e conhecimento para que talvez os religiosos abram os olhos... pena que dá tanto trabalho...

1) Se depender da visão religiosa as coisas nunca mudariam, religião é conservadora porque ela sabe que mudanças diminuem o poder desta. Sobre aborto, não quer abortar por motivos religiosos, não aborte. Ninguém vai te obrigar a isso.
2) E? Ateus devem ajudar a religião para atacar o comunismo? PSTU e PSOL são minorias, as chances de serem maioria um dia são muito baixas. Agora, a bancada religiosa é maioria e tem muito lobby politicamente, o que é errado, já que essa bancada faz apenas o que é melhor para eles na visão deles.
3) Algo sensato.


Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por †Elisabeth† em Sex 10 Fev 2012, 3:11 pm

Ateísmo = comunismo = hedonismo.


Os valores morais Cristãos são o que permitiam a sociedade ocidental, ter um equilíbrio até agora, ateísmo como qualquer outra crença religiosa que parta da ânsia de desejos carnais (100 virgens esperando, elevação ao nirvana e etc) destroçaram as pessoas em covas rasas.

Ainda mais que ateísmo é uma crença que parte da descrença a priori, sempre que foi instalado repudiava qualquer tipo de crença, Mao Tsé-Tung que o diga.



†Elisabeth†
Safira
Safira

Número de Mensagens : 143
Idade : 26
Localização : RJ
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por †Elisabeth† em Sex 10 Fev 2012, 3:16 pm

Jumper escreveu:Meu caro, ateísmo não é comunista, comunismo que é ateu.
O Marxismo propriamente dito nunca foi implementado, o que vimos foi uma versão corrupta deste.
Para os países comunistas a religião era vista como concorrente ao Estado (e seus líderes), este sim o "deus" comunista.
Basta ver como o Kim Jong-Il (e seu pai Kimm IL-sung) eram cultuados na Coréia do Norte, e o Lenin e Stalin na URSS.
Para o comunismo, o controle da população é o mais importante. Controle do que pensam e controle do que fazem. Religião vai contra esses princípios.

O ateismo moderno é muito diferente do ateísmo comunista, apesar de ser dificil falar por todos mas geralmente nós prezamos a liberdade da informação, liberdade de pensamento, racionalismo e o humanismo.

Que a religião é veneno isso é óbvio, mas atacar ela matando e perseguindo seus seguidores é como cortar a mão para salvar os dedos. É muito melhor trazer informação e conhecimento para que talvez os religiosos abram os olhos... pena que dá tanto trabalho...

1) Se depender da visão religiosa as coisas nunca mudariam, religião é conservadora porque ela sabe que mudanças diminuem o poder desta. Sobre aborto, não quer abortar por motivos religiosos, não aborte. Ninguém vai te obrigar a isso.
2) E? Ateus devem ajudar a religião para atacar o comunismo? PSTU e PSOL são minorias, as chances de serem maioria um dia são muito baixas. Agora, a bancada religiosa é maioria e tem muito lobby politicamente, o que é errado, já que essa bancada faz apenas o que é melhor para eles na visão deles.
3) Algo sensato.




†Elisabeth†
Safira
Safira

Número de Mensagens : 143
Idade : 26
Localização : RJ
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/03/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Cal em Sex 10 Fev 2012, 6:07 pm

†Elisabeth† escreveu:Ateísmo = comunismo = hedonismo.
Ateísmo = descrença em deus(es)

Comunismo = Sistema político hediondo.

Hedonismo = Filosofia que diz que a vida não tem sentido então devemos aproveitar o que ela tenha a oferecer antes de acabar, a busca do prazer pelo prazer.

Os três não são excludentes, alguém pode ser ateu, comunista e hedonista mas não são partes integrantes de um pacote que tem que se aceitar por completo.

Eu sou ateu, a última coisa que seria na vida é comunista e acho o hedonismo uma forma deveras simplista de encarar a vida uma vez que entendo que o sofrimento é parte da vida e pode ensinar coisas importantes que a busca desesperada pelo prazer não pode.

Os valores morais Cristãos são o que permitiam a sociedade ocidental, ter um equilíbrio até agora, ateísmo como qualquer outra crença religiosa que parta da ânsia de desejos carnais (100 virgens esperando, elevação ao nirvana e etc) destroçaram as pessoas em covas rasas.
O cristianismo tem uma longa história, algumas positivas e outras negativas, dizer que a moralidade provém apenas do cristianismo é muito ufanismo de sua parte, já tive longas discussões nesse fórum sobre isso e não vou repetir tudo de novo, se quiser mesmo acreditar que devemos a moralidade apenas e tão somente ao cristianismo por fanatismo ideológico fique a vontade.

Ainda mais que ateísmo é uma crença que parte da descrença a priori, sempre que foi instalado repudiava qualquer tipo de crença, Mao Tsé-Tung que o diga.
Pode citar algum exemplo de ateísmo instalado que não seja comunista? Ateísmo é inócuo demais politicamente falando para ser instalado como diretriz nacional, talvez devesse ler um pouco mais as opiniões de ateus modernos, verá que ateísmo não equivale a comunismo como a crítica fácil quer, é o mesmo que dizer que cristianismo se resume a Waldomiro e Macedo.


Última edição por Cal em Sex 10 Fev 2012, 11:29 pm, editado 2 vez(es)


A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Cal em Sex 10 Fev 2012, 6:21 pm

(1) O que existe é uma tradição de posição contrária à religião na esquerda política (como em Marx ou como em defesa de políticas específicas como o aborto);
Eu não sou comunista e nem sou favorável ao aborto, no entanto, isso não me obriga a acreditar em seres cuja a existência não possui nenhum dado objetivo.
(2) Por isso, um neo-ateu que milite contra a religião ajuda a esquerda que é adepta dessa posição (pois se ambos compartilham da mesma “agenda”);
A agenda da esquerda é muito mais complexa que o mero ataque a religião, ela ataca a liberdade fundamental das pessoas, vende regimes opressores como se fossem utopias entre outras, não acreditar em divindades não quer dizer que você obrigatoriamente apóia essas coisas.
(3) Mas disso não segue que todo ateu é comunista ou de esquerda, pois um ponto em comum não os iguala em todos os pontos;
Exatamente.
(4) Nem que toda esquerda é composta por ateus, pois é possível fazer posições “lights” ou alternativas de esquerda, como a Teologia da Libertação de Leonardo Boff;
Exatamente.
(5) Se encontrarmos mais posições direitistas entre religiosos ortodoxos e mais “liberais” ou “esquerdistas” entre ateus, é possível tentar pesquisar se isso tem relação com os valores oriundos da religião;
A direita também é ruim, vamos lembrar disso, o fato do comunismo ser uma monstruosidade hedionda não absolve os erros do capitalismo, apenas o torna a opção menos ruim, quais seriam esses valores da religião? Vamos lembrar que a religião já defendeu execuções públicas e escravidão no passado, será que esses valores não foram acertadamente corrigidos?
(6) Sempre lembrando que não é necessário ser religioso para ser conservador, pois um secular também pode acreditar em princípios conservadores;
Ser conservador ou liberal pode ser a postura correta ou errada dependendo da situação, conservadores já defenderam a manutenção do regime escravo enquanto liberais defenderam o comunismo, a religião é sempre conservadora para o erro e para o acerto.


A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Sex 10 Fev 2012, 8:00 pm

Cal escreveu:
(1) O que existe é uma tradição de posição contrária à religião na esquerda política (como em Marx ou como em defesa de políticas específicas como o aborto);
Eu não sou comunista e nem sou favorável ao aborto, no entanto, isso não me obriga a acreditar em seres cuja a existência não possui nenhum dado objetivo.
(2) Por isso, um neo-ateu que milite contra a religião ajuda a esquerda que é adepta dessa posição (pois se ambos compartilham da mesma “agenda”);
A agenda da esquerda é muito mais complexa que o mero ataque a religião, ela ataca a liberdade fundamental das pessoas, vende regimes opressores como se fossem utopias entre outras, não acreditar em divindades não quer dizer que você obrigatoriamente apóia essas coisas.
(3) Mas disso não segue que todo ateu é comunista ou de esquerda, pois um ponto em comum não os iguala em todos os pontos;
Exatamente.
(4) Nem que toda esquerda é composta por ateus, pois é possível fazer posições “lights” ou alternativas de esquerda, como a Teologia da Libertação de Leonardo Boff;
Exatamente.
(5) Se encontrarmos mais posições direitistas entre religiosos ortodoxos e mais “liberais” ou “esquerdistas” entre ateus, é possível tentar pesquisar se isso tem relação com os valores oriundos da religião;
A direita também é ruim, vamos lembrar disso, o fato do comunismo ser uma monstruosidade hedionda não absolve os erros do capitalismo, apenas o torna a opção menos ruim, quais seriam esses valores da religião? Vamos lembrar que a religião já defendeu execuções públicas e escravidão no passado, será que esses valores não foram acertadamente corrigidos?
(6) Sempre lembrando que não é necessário ser religioso para ser conservador, pois um secular também pode acreditar em princípios conservadores;
Ser conservador ou liberal pode ser a postura correta ou errada dependendo da situação, conservadores já defenderam a manutenção do regime escravo enquanto liberais defenderam o comunismo, a religião é sempre conservadora para o erro e para o acerto.

A religião é uma praga mesmo, mas na história tem/teve o seu valor.
O autor tentou ser "isento" e coerente.Acho que conseguiu.
As motivações podem ser distintas, mas "alguns" fins se cruzam em certo momento.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Jumper em Sex 10 Fev 2012, 11:09 pm

†Elisabeth† escreveu:Ateísmo = comunismo = hedonismo.
Como que um comunista pode ser hedonista?
Quando você pensa em comunista você pensa em alguém se esbaldando em prazeres carnais??


†Elisabeth† escreveu:
Os valores morais Cristãos são o que permitiam a sociedade ocidental, ter um equilíbrio até agora, ateísmo como qualquer outra crença religiosa que parta da ânsia de desejos carnais (100 virgens esperando, elevação ao nirvana e etc) destroçaram as pessoas em covas rasas.

Ainda mais que ateísmo é uma crença que parte da descrença a priori, sempre que foi instalado repudiava qualquer tipo de crença, Mao Tsé-Tung que o diga.
"100 virgens esperando" é a versão islâmica do paraíso, não é hedonismo material.
Esperar a morte para viver no paraíso é hedonismo também. Ou você acha que viver para sempre em um paraíso, cercado de anjos tocando harpas não é hedonismo?
Os "Valores morais cristãos" são baseados em valores morais pré-existentes e a Ásia sempre viveu bem sem tais valores morais.
E sem falar que tais "Valores morais cristãos" mudam de tempos em tempos, onde até 140 anos atrás a Igreja não via problema algum na escravidão e afirmava que o lugar da mulher é em casa cuidando dos filhos. Que casamento entre pessoas de raças diferentes é algo impuro.
Elevação ao Nirvana é hedonismo???? Caramba... Me recuso a responder qualquer coisa a você... fique na escuridão.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Sab 11 Fev 2012, 8:30 am

Jumper escreveu:...Ainda mais que ateísmo é uma crença que parte da descrença...
Apesar da confusão...Quanta evolução.Parabéns! risada dela

Já deve ter alguns grupos de ateus criando sua "Bíblia" entre rodadas de queijo e vinho. japinha


E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Sab 11 Fev 2012, 9:37 am

Jumper escreveu:...Os "Valores morais cristãos" são baseados em valores morais pré-existentes e a Ásia sempre viveu bem sem tais valores morais.
E sem falar que tais "Valores morais cristãos" mudam de tempos em tempos, onde até 140 anos atrás a Igreja não via problema algum na escravidão e afirmava que o lugar da mulher é em casa cuidando dos filhos. Que casamento entre pessoas de raças diferentes é algo impuro...
...entendo que os valores morais de forma geral, não é uma exclusividade dos cristãos.

O que um menino de 17 anos entende de valores morais?
Prá quê?;
"Que loucura!";
com o dedo em riste afirma:"...cada um tem o direito de fazer o que bem entende...saca pai/mãe?"

Agora prá um homem de 40 anos com família e filhos e que se importa com estes, a coisa já muda de figura.

A idade em números é um exemplo, existem homens com 30 anos em condições precárias de 17 e o contrário também, mas não são a regra.

Como forçar um menino de "17" ter a visão deste pai de família?

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Jumper em Sab 11 Fev 2012, 10:17 pm

eramos escreveu:
Jumper escreveu:...Ainda mais que ateísmo é uma crença que parte da descrença...
Apesar da confusão...Quanta evolução.Parabéns! risada dela

Já deve ter alguns grupos de ateus criando sua "Bíblia" entre rodadas de queijo e vinho. japinha

Hmm... não foi eu quem escreveu essa frase e sim a Elisabeth...
crença em descrença é contraditório, ateísmo é mais simples que isso e não demanda Bíblia alguma.

O que um menino de 17 anos entende de valores morais?
Prá quê?;
"Que loucura!";
com o dedo em riste afirma:"...cada um tem o direito de fazer o que bem entende...saca pai/mãe?"

Agora prá um homem de 40 anos com família e filhos e que se importa com estes, a coisa já muda de figura.

A idade em números é um exemplo, existem homens com 30 anos em condições precárias de 17 e o contrário também, mas não são a regra.

Como forçar um menino de "17" ter a visão deste pai de família?
Hein? Que papo doido...
Cada um tem o direito de fazer o que bem entende, desde que seu direito não invada o direito do outro. Logo não posso sair matando pelo simples fato de não gostar de alguém que saisse ME matando. Simples.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Sab 11 Fev 2012, 11:04 pm

Jumper escreveu:
eramos escreveu:
Jumper escreveu:...Ainda mais que ateísmo é uma crença que parte da descrença...
Apesar da confusão...Quanta evolução.Parabéns! risada dela

Já deve ter alguns grupos de ateus criando sua "Bíblia" entre rodadas de queijo e vinho. japinha

Hmm... não foi eu quem escreveu essa frase e sim a Elisabeth...
Desculpe.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Sab 11 Fev 2012, 11:33 pm

Jumper escreveu:
Cada um tem o direito de fazer o que bem entende, desde que seu direito não invada o direito do outro. Logo não posso sair matando pelo simples fato de não gostar de alguém que saisse ME matando. Simples.
Aceite você ou não, os valores morais não se resumem simplesmente às leis.
A lei manda você ser solidário, bom cidadão, ser generoso...?
Você acha que caráter é ensinado ou aprendido por tentativa e erro?

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Jumper em Dom 12 Fev 2012, 1:01 pm

eramos escreveu:
Jumper escreveu:
Cada um tem o direito de fazer o que bem entende, desde que seu direito não invada o direito do outro. Logo não posso sair matando pelo simples fato de não gostar de alguém que saisse ME matando. Simples.
Aceite você ou não, os valores morais não se resumem simplesmente às leis.
A lei manda você ser solidário, bom cidadão, ser generoso...?
Você acha que caráter é ensinado ou aprendido por tentativa e erro?
Parte é ensinada e parte é aprendida... se só fosse ensinada então o caráter nunca mudaria (seria o mesmo de pai para filho), o que não é o caso.
Pessoas aprendem que atos generosos fazem bem psicologicamente.
Qual o seu ponto? Que religião é essencial para ser solidário, bom cidadão e generoso?

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por E.Ramos em Dom 12 Fev 2012, 3:37 pm

Jumper escreveu:
eramos escreveu:
Jumper escreveu:
Cada um tem o direito de fazer o que bem entende, desde que seu direito não invada o direito do outro. Logo não posso sair matando pelo simples fato de não gostar de alguém que saisse ME matando. Simples.
Aceite você ou não, os valores morais não se resumem simplesmente às leis.
A lei manda você ser solidário, bom cidadão, ser generoso...?
Você acha que caráter é ensinado ou aprendido por tentativa e erro?
Parte é ensinada e parte é aprendida... se só fosse ensinada então o caráter nunca mudaria (seria o mesmo de pai para filho), o que não é o caso.
Pessoas aprendem que atos generosos fazem bem psicologicamente.
Qual o seu ponto? Que religião é essencial para ser solidário, bom cidadão e generoso?

Quem ensina?Quem aprende?
Ensino fundamental?
Quem vai ensinar uma coisa que nunca aprendeu?
A urticária dos ateus é a relação com religião.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193
Localização : São Paulo
flag : Brasil
Data de inscrição : 25/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por nandokiss em Qua 15 Fev 2012, 10:40 am

interessante é que Marx nunca criticou o cristianismo como falam.
ele dizia que as religioes sobrevivem porque os homens sao explorados pelos homens.
acabando a exploração, elas perderiam o sentido de existir.


Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
Idade : 42
Localização : Brasília
flag : Canada
Data de inscrição : 09/09/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Jumper em Qua 15 Fev 2012, 4:35 pm

eramos escreveu:
Jumper escreveu:
eramos escreveu:
Jumper escreveu:
Cada um tem o direito de fazer o que bem entende, desde que seu direito não invada o direito do outro. Logo não posso sair matando pelo simples fato de não gostar de alguém que saisse ME matando. Simples.
Aceite você ou não, os valores morais não se resumem simplesmente às leis.
A lei manda você ser solidário, bom cidadão, ser generoso...?
Você acha que caráter é ensinado ou aprendido por tentativa e erro?
Parte é ensinada e parte é aprendida... se só fosse ensinada então o caráter nunca mudaria (seria o mesmo de pai para filho), o que não é o caso.
Pessoas aprendem que atos generosos fazem bem psicologicamente.
Qual o seu ponto? Que religião é essencial para ser solidário, bom cidadão e generoso?

Quem ensina?Quem aprende?
Ensino fundamental?
Quem vai ensinar uma coisa que nunca aprendeu?
A urticária dos ateus é a relação com religião.

Cara, a sociedade já existia muito tempo antes do cristianismo...
Conhece o código de Hamurabi? Ele antecede o cristianismo em 1700 anos.
É dele que vem a frase: "Olho por olho, dente por dente":
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi
Muito do que você que surgiu do cristianismo na verdade veio daí.
Dê uma lida, vale a pena.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/08/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

farol Re: Neo-ateísmo e comunismo: o espaço de ligação

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:16 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum