.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Por que o espiritismo pegou tanto no Brasil
Hoje à(s) 12:02 am por Cartman

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 11:48 pm por Khwey

» Por que Deus permite a injustiça?
Ontem à(s) 11:45 pm por Khwey

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Ontem à(s) 11:27 pm por gusto

» O que você está ouvindo agora?
Ontem à(s) 11:21 pm por gusto

» Dar a outra face...
Ontem à(s) 11:10 pm por Cartman

» Lula é o maior farsante do Brasil', afirma Silas Malafaia
Ontem à(s) 10:27 pm por gusto

» Agora o Brasil sai da crise...
Ontem à(s) 10:25 pm por gusto

» Conexão Repórter - Sombras da Noite
Ontem à(s) 8:41 pm por Eterna

Quem está conectado
58 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Jarbas, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

suicídio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

suicídio

Mensagem por nandokiss em Sex 03 Fev 2012, 11:43 am

algumas dúvidas:

O suicídio era condenado no velho testamento?
e no novo?

Saul parece ter cometido suicídio, ao menos indireto, pedindo para que outra pessoa ( um servo) o matasse.

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Re: suicídio

Mensagem por O Questionador em Sex 03 Fev 2012, 2:09 pm

nandokiss escreveu:algumas dúvidas:

e no novo?

Saul parece ter cometido suicídio, ao menos indireto, pedindo para que outra pessoa ( um servo) o matasse.

Definamos suicídio:
"1. Suicídio
Enviado por vanexitha (Portugal) em 11-05-2009
O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines, cujo significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (acção de matar), ou seja, é um acto que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida.
Num aspecto geral, define-se suicídio como um acto voluntário em que um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte, podendo ser causada entre outros factores por um elevado grau de sofrimento, que tanto pode ser verdadeiro ou ter sua origem em algum transtorno psiquiátrico como a psicose aguda ou a depressão delirante ou outro transtorno afectivo."

Hora, sendo o suicídio um ato voluntário de tirar a própria vida, interessantemente vemos que o próprio suposto fundador do Cristianismo(Jesus Cristo), foi uma espécie de suicida, não? Se ele teria vindo aqui, sabendo que morreria, e de livre e espontânea vontade fez tudo que deveria, sabendo que tudo isso levaria a sua morte, ele teve uma legítima intenção suicida.

Desse ponto de vista, não haveria porque os cristãos se oporem ao suicídio, seria contraditório, visto que o próprio fundador da crença deles teve um legítimo ato suicida, estou errado?

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 523
flag : Brasil

Mensagem por nandokiss em Sex 03 Fev 2012, 2:42 pm

boas colocações.
No mundo clássico, grego e romano, o suicídio era praticado principalmente entre as classes mais abastadas.
os estóicos chegavam a a aconselhar que é melhor tirar a propria vida do que viver com desonra e sob condições humilhantes... oh my

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por Segatti em Sex 03 Fev 2012, 7:49 pm

O Questionador escreveu:
nandokiss escreveu:algumas dúvidas:

e no novo?

Definamos suicídio:
"1. Suicídio
Enviado por vanexitha (Portugal) em 11-05-2009
O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines, cujo significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (acção de matar), ou seja, é um acto que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida.
Num aspecto geral, define-se suicídio como um acto voluntário em que um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte, podendo ser causada entre outros factores por um elevado grau de sofrimento, que tanto pode ser verdadeiro ou ter sua origem em algum transtorno psiquiátrico como a psicose aguda ou a depressão delirante ou outro transtorno afectivo."

Hora, sendo o suicídio um ato voluntário de tirar a própria vida, interessantemente vemos que o próprio suposto fundador do Cristianismo(Jesus Cristo), foi uma espécie de suicida, não? Se ele teria vindo aqui, sabendo que morreria, e de livre e espontânea vontade fez tudo que deveria, sabendo que tudo isso levaria a sua morte, ele teve uma legítima intenção suicida.

Desse ponto de vista, não haveria porque os cristãos se oporem ao suicídio, seria contraditório, visto que o próprio fundador da crença deles teve um legítimo ato suicida, estou errado?

Então todo cristão que se "suicida", sacrifica a ele mesmo para salvar a humanidade como Jesus fez? Se sim com certeza então o cristão pode abraçar o suicídio.

Cada bobagem que a gente lê...

Segatti
Safira
Safira

Número de Mensagens : 103

Mensagem por O Questionador em Sex 03 Fev 2012, 10:55 pm

Segatti escreveu:

Então todo cristão que se "suicida", sacrifica a ele mesmo para salvar a humanidade como Jesus fez? Se sim com certeza então o cristão pode abraçar o suicídio.

Quando foi que eu disse ou sugeri isso no post acima? Isso saiu da tua própria mente.

Cada bobagem que a gente lê[2]

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Segatti em Sex 03 Fev 2012, 11:52 pm

O Questionador escreveu:
Segatti escreveu:

Quando foi que eu disse ou sugeri isso no post acima? Isso saiu da tua própria mente.

Cada bobagem que a gente lê[2]

"Hora, sendo o suicídio um ato voluntário de tirar a própria vida, interessantemente vemos que o próprio suposto fundador do Cristianismo(Jesus Cristo), foi uma espécie de suicida, não? Se ele teria vindo aqui, sabendo que morreria, e de livre e espontânea vontade fez tudo que deveria, sabendo que tudo isso levaria a sua morte, ele teve uma legítima intenção suicida.

Desse ponto de vista, não haveria porque os cristãos se oporem ao suicídio, seria contraditório, visto que o próprio fundador da crença deles teve um legítimo ato suicida, estou errado?"

Segatti
Safira
Safira

Mensagem por O Questionador em Sab 04 Fev 2012, 12:05 pm

Segatti escreveu:

"Hora, sendo o suicídio um ato voluntário de tirar a própria vida, interessantemente vemos que o próprio suposto fundador do Cristianismo(Jesus Cristo), foi uma espécie de suicida, não? Se ele teria vindo aqui, sabendo que morreria, e de livre e espontânea vontade fez tudo que deveria, sabendo que tudo isso levaria a sua morte, ele teve uma legítima intenção suicida.

Desse ponto de vista, não haveria porque os cristãos se oporem ao suicídio, seria contraditório, visto que o próprio fundador da crença deles teve um legítimo ato suicida, estou errado?"

???

E desde quando "não se opor" significa necessariamente "optar por praticar"? Uma coisa é os cristãos não se oporem a vontade de alguém se suicidar(que é o que eu estou dizendo), outra coisa é os cristãos embarcarem em uma cruzada suicida em conjunto(que é o que vc está sugerindo!).

Seu argumento não faz sentido algum, não sei porque eu ainda tô me dando ao trabalho de responder!

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Segatti em Sab 04 Fev 2012, 3:14 pm

O Questionador escreveu:
???

E desde quando "não se opor" significa necessariamente "optar por praticar"? Uma coisa é os cristãos não se oporem a vontade de alguém se suicidar(que é o que eu estou dizendo), outra coisa é os cristãos embarcarem em uma cruzada suicida em conjunto(que é o que vc está sugerindo!).

Seu argumento não faz sentido algum, não sei porque eu ainda tô me dando ao trabalho de responder!

Você compara um suicídio comum, com o sacrifício de Jesus sendo que Jesus salvou toda a humanidade. Então se for um "suicídio" igual ou ao menos parecido com o de Jesus é justificável, senão não. Seria tão absurdo como você dizer que um cristão que matou um bandido que adentrou sua residência e ameaçou sua família de pecador por causa do "Não matarás". Existem homicídios e homicídios, suicídios e suicídios, então por favor não se faça de bobo e finja que é tudo farinha do mesmo saco.

PS: "um acto que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida." Apesar de Jesus saber que iria morrer ele não pôs fim a própria vida, e sim foram Judas que o traiu, os soldados romanos, Pôncio Pilatos, a população que o condenou. Portanto foi sim um sacrifício como eu falei, e não um suicídio.

Segatti
Safira
Safira

Mensagem por O Questionador em Sab 04 Fev 2012, 3:43 pm

Segatti escreveu:
Você compara um suicídio comum, com o sacrifício de Jesus sendo que Jesus salvou toda a humanidade.

Então a diferença entre um suicidio humano e um divino é que este último, como foi pela raça humana, teria sido justificado? Então o problema não é o ato, mais sim a intenção? Entendi, então uma pessoa em estado terminal pode se suicidar se ela quiser, pois assim estará aliviando seu sofrimento e dos seus familiares, certo?

Segatti escreveu:Então se for um "suicídio" igual ou ao menos parecido com o de Jesus é justificável, senão não.

Então seria uma "pegadinha". Tipo, suicidio seria permitido desde que fosse do naipe do de Jesus, porém como ninguém poderia fazer o que Jesus fez, ninguém pode se suicidar. Isso seria um pensamento tão ilógico e pervertido partindo do ponto de vista de um Deus que chega a dar náuseas.

Segatti escreveu:Seria tão absurdo como você dizer que um cristão que matou um bandido que adentrou sua residência e ameaçou sua família de pecador por causa do "Não matarás".

Mas é claro que ele pecou(do ponto de vista bíblico). Não existe excessão para homicídio no Novo Testamento. Ainda me lembro das palavras de Jesus:

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" (Mateus 5:39-44)

Você vê Jesus fazer algum tipo de excessão?

Segatti escreveu:Existem homicídios e homicídios, suicídios e suicídios, então por favor não se faça de bobo e finja que é tudo farinha do mesmo saco.

Não sou eu quem está dizendo isso. Eu realmente não condenaria alguém que matou para proteger a sua família, entretanto, para Jesus a pessoa devia aceitar todo mal, sem odiar os teus adversários. Não sou eu quem está misturando ensinos aqui...

Segatti escreveu:PS: "um acto que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida." Apesar de Jesus saber que iria morrer ele não pôs fim a própria vida, e sim foram Judas que o traiu, os soldados romanos, Pôncio Pilatos, a população que o condenou. Portanto foi sim um sacrifício como eu falei, e não um suicídio.

Vamos por desse jeito: Se vc soubesse com certeza que entrando em uma determinada rua, falando com determinado bandido, ele iria te dar um tiro e vc iria morrer, seria suicida o seu ato de entrar na rua e falar com o bandido?

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Segatti em Sab 04 Fev 2012, 6:08 pm

O Questionador escreveu:

Então a diferença entre um suicidio humano e um divino é que este último, como foi pela raça humana, teria sido justificado? Então o problema não é o ato, mais sim a intenção? Entendi, então uma pessoa em estado terminal pode se suicidar se ela quiser, pois assim estará aliviando seu sofrimento e dos seus familiares, certo?

Não. A vida é sagrada, então se for para defender a vida sim é justificável, senão não.

Então seria uma "pegadinha". Tipo, suicidio seria permitido desde que fosse do naipe do de Jesus, porém como ninguém poderia fazer o que Jesus fez, ninguém pode se suicidar. Isso seria um pensamento tão ilógico e pervertido partindo do ponto de vista de um Deus que chega a dar náuseas.

Se for um suicídio para salvar outra vida pode ser um ato muito nobre também, seria algo na mesma linha de Jesus (obviamente mesmo assim seria muito menor).

E é irrelevante se você tem nojo, raivinha, ou qualquer outro sentimento. Sem draminhas irrelevantes ao debate por favor.

Mas é claro que ele pecou(do ponto de vista bíblico). Não existe excessão para homicídio no Novo Testamento. Ainda me lembro das palavras de Jesus:

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" (Mateus 5:39-44)

Você vê Jesus fazer algum tipo de excessão?

"No respeito ao fundamental direito à vida, quem mata em defesa de sua vida não é culpável de homicídio. Quando, em defesa de sua vida ou a de um terceiro, matar é a única maneira de deter um agressor, o ato é lícito, mas se alguém para se defender usasse da violência mais que necessário, o ato seria ilícito. São Tomás de Aquino, na sua Suma teológica, considera que a ação de defesa acarreta um duplo efeito: um é a conservação da vida, o outro é a morte do agressor; se quer o primeiro, mas não o outro."

Ou seja, matar só quando não há escolha. Se não for assim eu é que estaria me matando por deixar que me matassem por um motivo fútil. E óbvio que o objetivo de Jesus nessa passagem era por exemplo, reprimir vingança contra alguém que nos fez mal, e não proibir a defesa fundamental da própria vida ou de outros.

Não sou eu quem está dizendo isso. Eu realmente não condenaria alguém que matou para proteger a sua família, entretanto, para Jesus a pessoa devia aceitar todo mal, sem odiar os teus adversários. Não sou eu quem está misturando ensinos aqui...

E quem disse que eu tenho que odiar para matar em legítima defesa? Só se matou para se defender o direito sagrado de viver, e o de viver dos que estão sendo arriscados. E como explicado anteriormente, não se quer matar, não é o objetivo, a menos que seja a única escolha.

Vamos por desse jeito: Se vc soubesse com certeza que entrando em uma determinada rua, falando com determinado bandido, ele iria te dar um tiro e vc iria morrer, seria suicida o seu ato de entrar na rua e falar com o bandido?

Analogia ruim. Para a história de Jesus seria como se eu vesse um assalto, e eu pulasse na frente da bala para salvar a outra pessoa. Mesmo sabendo que eu ia morrer, nunca foi minha intenção, a palavra adequada que já usei seria sacrifício. E Jesus fez isso, não só por um, mas por todos.

Segatti
Safira
Safira

Mensagem por Eterna em Sab 04 Fev 2012, 7:42 pm

Não entendi o propósito deste tópico! Desde sempre os homens colocam sua cabeça a prêmio para defender interesses nacionais.
Cristo tinha uma missão diferenciada dentro de outro contexto porque o propósito era o despertamento espiritual, não cominando com suicidio.
Dessa forma não deveria ser tratado a causa do Cristo em particular, mas sim o suicidio daqueles que lutam por uma causa com vantagens materiais.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3784

Mensagem por sabino-sp em Sab 04 Fev 2012, 11:35 pm

ao que me consta suicidar-se é tirar a própria vida o que não foi o caso sobre Jesus, foi cruxificado pelos romanos
o suicidio é condenado pois a vida não nos pertence somente a Deus que é quem pode tira-la

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por Eterna em Dom 26 Fev 2012, 4:05 pm

THE END

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3784

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:37 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: