.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
65 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Livro de Jasher

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura O Livro de Jasher

Mensagem por athos em Seg 30 Jan 2012, 1:09 pm

Quando fazemos o Ano Bíblico de forma apressada, sem atentar para os detalhes, corremos o risco de passar por alto pequenas informações como estas duas referências feitas ao "Livro de Jaser" ou "Livro dos Justos", encontradas em Josué e II Samuel:

"E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro." Josué 10:13.

"Pranteou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação, (Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher):" II Samuel 1:17-18.

Ainda que tenha reparado nelas, creio que você provavelmente nunca ouviu seu pastor ou líder da igreja fazer menção a esse provável livro perdido da Bíblia. E por isso, imaginei que seria interessante disponibilizar aqui no site informações curiosas acerca desse livro, cuja tradução do Hebraico para o Inglês e publicação teriam acontecido em 1839/1840, exatamente naquele período em que os mileritas sacudiam os Estados Unidos com a pregação de que Jesus estaria retornando à Terra, dali a alguns meses.

Antes dessa edição, houve pelo menos dois outros livros inicialmente identificados como "Livro de Jaser" ou "Livro dos Justos". Um deles era um tratado ético datado da Idade Média e que, até onde sabemos, nunca foi traduzido para o Inglês, mas começa com uma seção do "Mistério da Criação do Mundo". Uma análise do conteúdo do livro revela que não está relacionado ao Livro dos Justos mencionado na Bíblia.

Uma outra falsificação foi publicada em 1829, supostamente traduzida por Flaccus Albinus Alcuinus. Ela circula até hoje, estando disponível em inglês e espanhol na internet, mas é uma fraude, difundida especialmente pela Ordem Rosa Cruz.

O terceiro e mais importante candidato ao título de "autêntico livro perdido da Bíblia" é uma obra, cuja preservação é atribuída a rabinos e que teria sido compilada do Talmude Babilônico e de outras fontes judaicas, sendo posteriormente traduzida pelo judeu-americano, proprietário de um jornal e filantropo, Mordecai M. Noah. Para facilitar sua identificação, convém saber que essa obra se inicia com a frase: "E Deus disse, vamos fazer o homem à nossa imagem e à semelhança, E Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança."

Uma comparação de Josué 10:13 com Jaser 88:63-64 e II Samuel 1:17-18 com Jaser 56:9 deixa claro que esta versão do "Livro de Jaser" ou "Livro dos Justos", traduzida para o inglês em 1840, pode ser realmente o desconhecido "Livro dos Justos" citado na Bíblia.


Em 1887, fascinados pelas informações adicionais trazidas pelo livro, cujo relato se estende desde a Criação do Homem até o período dos Juízes de Israel, mórmons da cidade de Salt Lake City teriam patrocinado uma segunda edição do livro em inglês, mas sem equipará-lo a outros escritos sagrados.



EGW e o Livro dos Justos

Aquela polêmica afirmação feita pela Sra. White, acerca do "amálgama" ou cruzamento entre seres animais de diferentes espécies e entre humanos e animais, que posteriormente foi retirada de seus escritos pela liderança para evitar controvérsias e não causar embaraços à igreja, pode ter sido fundamentada em Jasher 5:18:

18 And their judges and rulers went to the daughters of men and took their wives by force from their husbands according to their choice, and the sons of men in those days took from the cattle of the earth, the beasts of the field and the fowls of the air, and taught the mixture of animals of one species with the other...

"E seus juízes e governantes iam às filhas dos homens, e pela força lhes tiravam as esposas aos maridos, segundo lhes parecia, e naqueles dias os filhos dos homens tomavam o gado da terra, as bestas do campo, e as aves do céu, e ensinavam a mescla de umas espécies de animais com outras..."

Portanto, os textos de Ellen G. White mencionados abaixo, datados de 1864, tanto podem ser uma evidência de que ela se valeu da informação contida nesse livro que não faz parte do cânon bíblico para compor comentários referentes a esse período da história bíblica, quanto podem legitimar o texto desse Livro de Jaser ou "Livro dos Justos" para adventistas do sétimo dia, uma vez que parte das informações que traz e que não constam da Bíblia parecem ser confirmadas por EGW, a quem reputamos por escritora inspirada:

"Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte."

"Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies confusas que Deus não criara, resultantes da amálgama, foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em certas raças de homens."

Pesquisadores que investigaram o uso de outros fontes por Ellen G. White observaram também que "suas descrições de Enoque que tinha uma 'luz santa' sobre o semblante são semelhantes aos do Livro de Jaser onde Enoque tinha uma 'aparência divina' sobre seu semblante." Dirk Anderson, no livreto A Nuvem Branca, demonstra num gráfico que as descrições do dilúvio de Noé do livro Patriarcas e Profetas parecem correr paralelas com o Livro de Jaser:


Link do Livro de Jasher:
http://www.adventistas.com/downloads/book_of_jasher.pdf


Fonte:Livro de Jasher


Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/12/2008

http://www.peniel.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum