.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 1:33 pm por Jarbas

» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
70 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 70 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Bem Aventurados os Limpos de Coração

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cora??o Bem Aventurados os Limpos de Coração

Mensagem por famado em Seg 30 Jan 2012, 12:52 pm

Este tópico não é para "evangelizar" ateístas, mas para falar aos crentes.

O início do ministério de Jesus é marcado pelo sermão da montanha como sendo seu primeiro grande discurso. Daí, Jesus vem falando de uma série de bem-aventuranças e chega àquela que diz "bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus". O que Jesus quis dizer com a expressão limpos de coração?

À primeira vista podemos achar que são pessoas de bons sentimentos, mas não é propriamente isso. Para o perfeito entendimento do que Jesus queria transmitir, é necessário entender o que o coração significava para aquela cultura local e temporal. Para os judeus, o centro dos sentimentos eram os rins e não o coração. Tanto que o salmista fala "esquadrinha meus rins, oh Deus". Para os judeus, o coração era o centro da razão. Obviamente, eles não tinham o conhecimento que temos hoje e não sabiam que o cérebro, e mais precisamente os lobos frontais, são os responsáveis pela razão. Assim, o que Jesus disse em sua bem-aventurança era algo como "bem aventurado os que são limpos de pensamento, porque verão a Deus".

Particularmente, eu acho que Jesus não estava se referindo nesta expressão a pensamentos impuros como sendo pensamentos de lascívia, adultério ou qualquer coisa relacionada ao sexo, mas aos pensamentos de ganância, desprezo pelo próximo e racionalismo dos fariseus e saduceus. Contrariamente, os pobres, na sua simplicidade e ignorância, estariam mais aptos a ver a Deus que aqueles religiosos combatidos por Jesus.

Mais tarde, nosso herói doutrinador Paulo de Tarso, escreve aos romanos que "não são muitos os ricos e sábios segundo a carne (racionalistas e estudiosos deste mundo) os que são chamados, mas Deus escolheu os pobres e ignorantes para confundi-los, para que ninguém se glorie".

É isso. É preciso ser limpo de coração, ou seja, livre do amor ao material e do racionalismo, para ver a Deus.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

cora??o Re: Bem Aventurados os Limpos de Coração

Mensagem por nandokiss em Ter 31 Jan 2012, 3:18 pm

Humildade demais faz o homem ficar duro.
ja viu como a gente simples trata seus animais, famado?
na base do chicote e da pancada.
sem razão e conhecimento o ser humano perde a sensibilidade.

Ergueu a maleta e

acompanhou o homem (...). Contornaram a praça e enviesaram pela rua

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 984
flag : Canada

Mensagem por famado em Qua 01 Fev 2012, 9:13 am

Mergulhar no racionalismo suscita muitas questões e afasta o homem de Deus. O homem precisa entender que há coisas que perpassam sua lógica. Deus é uma delas. Acredito que a motivação de Paulo ter escrito que não são muitos os instruídos escolhidos, tem a ver com isso. Os loucos e os incautos não questionam nada. São loucos e incautos, por isso crêem em Deus sem dificuldades.

Rapaz, eu tb tenho muitas questões. Não pense que eu não questiono a ilogicidade de muitas coisas. Mas tenho motivos para crer em Deus e saber que ele interage com as pessoas, muito mais fortes que a falta de lógica do sobrenatural.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por E.Ramos em Qua 01 Fev 2012, 9:29 am

famado escreveu:Mergulhar no racionalismo suscita muitas questões e afasta o homem de Deus.

Qual o limite deste racionalismo?
Quais seriam os sintomas para que a pessoa "abra os olhos" e diga:preciso dar um tempo?

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por famado em Qua 01 Fev 2012, 1:08 pm

Sei lá. É difícil responder. Eu às vezes acho que penso demais e isso meio que me afasta de Deus. Gostaria de ser mais indouto.

Vejo que há muitos doutos que tiveram experiências marcantes com Deus, mas preferiram cair no agnosticismo porque não conseguem respostas convincentes para sua lógica interna.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Well em Qua 01 Fev 2012, 9:52 pm

Cada um tem a sua interpretação. A minha me diz que limpos de coração são as pessoas que possuem intenções puras para com o seu semelhante. Agora, o detalhe é que o resultado de ser limpo de coração é que verá a Deus, em outras palavras, será salvo.

[ ]s.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por O Questionador em Qua 01 Fev 2012, 11:09 pm

famado escreveu:Este tópico não é para "evangelizar" ateístas, mas para falar aos crentes.

O início do ministério de Jesus é marcado pelo sermão da montanha como sendo seu primeiro grande discurso. Daí, Jesus vem falando de uma série de bem-aventuranças e chega àquela que diz "bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus". O que Jesus quis dizer com a expressão limpos de coração?

À primeira vista podemos achar que são pessoas de bons sentimentos, mas não é propriamente isso. Para o perfeito entendimento do que Jesus queria transmitir, é necessário entender o que o coração significava para aquela cultura local e temporal. Para os judeus, o centro dos sentimentos eram os rins e não o coração. Tanto que o salmista fala "esquadrinha meus rins, oh Deus". Para os judeus, o coração era o centro da razão. Obviamente, eles não tinham o conhecimento que temos hoje e não sabiam que o cérebro, e mais precisamente os lobos frontais, são os responsáveis pela razão. Assim, o que Jesus disse em sua bem-aventurança era algo como "bem aventurado os que são limpos de pensamento, porque verão a Deus".

Particularmente, eu acho que Jesus não estava se referindo nesta expressão a pensamentos impuros como sendo pensamentos de lascívia, adultério ou qualquer coisa relacionada ao sexo, mas aos pensamentos de ganância, desprezo pelo próximo e racionalismo dos fariseus e saduceus. Contrariamente, os pobres, na sua simplicidade e ignorância, estariam mais aptos a ver a Deus que aqueles religiosos combatidos por Jesus.

Mais tarde, nosso herói doutrinador Paulo de Tarso, escreve aos romanos que "não são muitos os ricos e sábios segundo a carne (racionalistas e estudiosos deste mundo) os que são chamados, mas Deus escolheu os pobres e ignorantes para confundi-los, para que ninguém se glorie".

É isso. É preciso ser limpo de coração, ou seja, livre do amor ao material e do racionalismo, para ver a Deus.

famado, concordo que ser sempre racional tira um pouco o gosto pela vida, isso é normal, pois no fim nos sentimos como meros "rôbos biológicos", por isso as vezes tento afastar meu lado racional do meu dia a dia. Tirar o véu da razão pode levar ao "êxtase do místico", mas com certeza afasta demais as pessoas da realidade(se isso não for bem dosado), penso que por isso Paulo denegria os céticos, pois obviamente só pessoas guiadas pela ânsia de uma sensação mística estariam mais aptas a receber sua mensagem e a de "Deus". Mas famado, se não formos racionalistas, rapidamente voltaremos ao tempos do "Abrakadabra" e do "Hocus Pocus", as pessoas cairiam nas superstições, e seriam os eclesiásticos e não os cientistas que guiariam o mundo. Acaso isso seria melhor?

Fui católico durante muitos anos, tinha sonhos com Jesus e até com a Virgem Maria me aconselhando. Na época me sentia bem, pois achava que estava sendo orientado por Deus, hoje vejo tais sonhos como penso que devem ser, experiências da minha mente juvenil na ânsia de encontrar algo maior que eu, mas não necessariamente detalhes objetivos e factuais da realidade.

Creio que é necessário ser cético para não cair vítima das suas próprias fantasias, e não axo que isso desagradaria uma inteligência com o status de "Deus".

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 523

Mensagem por famado em Qui 02 Fev 2012, 9:17 am

Eu sugiro o caminho do meio.

Adicionalmente, entendo que o racionalismo não agrada e nem desagrada a Deus, mas tão somente separa o homem dEle, na medida em que muitas questões surgem no coração dos racionalistas que acabem por afastá-los da aceitação de Sua existência por se opor à lógica (digo isso, principalmente em relação ao Deus do cristianismo)

Por exemplo, o paradoxo de Epicuro, que põe em xeque a possibilidade da existência de um Deus que seja ao mesmo tempo onipotente, oniciente e benevolente, não passa de um questionamento racionalista. Sua lógica realmente impede a existência do Deus cristão. Então, mais bem aventurados são os indoutos, que nem entendem tal paradoxo, posto que não têm de conviver com tamanha incoerência de crer em um Deus que absolutamente fere a lógica.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qui 02 Fev 2012, 9:20 am

Well escreveu:
Cada um tem a sua interpretação. A minha me diz que limpos de coração são as pessoas que possuem intenções puras para com o seu semelhante. Agora, o detalhe é que o resultado de ser limpo de coração é que verá a Deus, em outras palavras, será salvo.

[ ]s.

Mas é meio por aí tb. A palavra fala de muitas maneiras

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por E.Ramos em Qui 02 Fev 2012, 10:11 am

famado escreveu:Eu sugiro o caminho do meio.
Por exemplo, o paradoxo de Epicuro, que põe em xeque a possibilidade da existência de um Deus que seja ao mesmo tempo onipotente, oniciente e benevolente, não passa de um questionamento racionalista. Sua lógica realmente impede a existência do Deus cristão. Então, mais bem aventurados são os indoutos, que nem entendem tal paradoxo, posto que não têm de conviver com tamanha incoerência de crer em um Deus que absolutamente fere a lógica.

Caminho do meio, meio enviesado talvez... :risadinha:

...e teria que ter sorte também...vai que ele se depara logo de início com o exemplo que você citou, somado à alguns momentos de incertezas, frustrações...que acontecem na vida de qualquer um, temos que arrumar um culpado, lógico, e é nestas situações ou em semelhantes, a fé é que paga a conta.

As pessoas que escolheram crer, terão sua ótica consciente ou não, voltada a encontrar sinais e evidências, o mesmo ocorre no inverso.

...em algum momento, os fatos e toda informação que você conseguiu sintetizar, com toda certeza não guiarão a sua escolha.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por nandokiss em Qui 02 Fev 2012, 2:32 pm

Tive um professor que era uma figura no meu curso; Catedrático, com doutorado na Provença. Um homem tão culto. falava vários idiomas. Ele dizia que o oficio dele nao valia nada. se dizia mero transmissor de conhecimentos.
Dizia tambem que o homem civilizado, engravatado, o executivo são homens sem alma, desumanizados, artificiais. gente que nao sabe andar descalça no campo, não sabe tirar leite da vaca, ouvir o canto do galo, etc. :risadinha:

Ergueu a maleta e

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por famado em Sex 03 Fev 2012, 9:52 am

Nondokiss, vc prefere os animais aos seres humanos?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por nandokiss em Sex 03 Fev 2012, 11:21 am

certamente. os seres humanos sao complicados e indecifráveis.
A humanidade esta destruindo o planeta.
quer melhor amigo que um cachorro? :risadinha:

Ergueu a maleta e

larga depois do viaduto.

Samuel rawet

nandokiss
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por famado em Sex 03 Fev 2012, 12:01 pm

Como eu disse no outro dia, animais são seres amorais. Nenhum animal é mau. Mesmo uma serpente, tão satanizada pelas diversas culturas, é um animalzinho bom e inocente. Ela pica as pessoas porque concluiu que foi atacada e não tem mais para onde fugir.

Contudo, precisamos entender que os nossos semelhantes (humanos) devem vir antes dos animais. Temos um dever moral de priorizá-los.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por JOEL HAREL em Sex 03 Fev 2012, 12:36 pm

famado escreveu:Particularmente, eu acho que Jesus não estava se referindo nesta expressão a pensamentos impuros como sendo pensamentos de lascívia, adultério ou qualquer coisa relacionada ao sexo, mas aos pensamentos de ganância, desprezo pelo próximo e racionalismo dos fariseus e saduceus. Contrariamente, os pobres, na sua simplicidade e ignorância, estariam mais aptos a ver a Deus que aqueles religiosos combatidos por Jesus.

Famado, é tudo isso que vc citou sobre pecados, mais um pouco, não exclua nada, vc falou tudo.

JOEL HAREL
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 359

Mensagem por Segatti em Sex 03 Fev 2012, 7:38 pm

Discordo de você. O racionalismo pode afastar de Deus, mas pode reunir também. Nada melhor do que não só acreditar com o coração como com o cérebro também.

E o paradoxo de Epicuro que você citou é uma bobagem, não sei porque racionalmente alguém compraria tão falacioso argumento.

Segatti
Safira
Safira

Número de Mensagens : 103

Mensagem por E.Ramos em Qui 23 Fev 2012, 10:24 am

...em um ponto eu concordo: seria pior um ateu indiferente para com as coisas de Deus.

Se existem perguntas, dúvidas, gritos de "Deus apareça...", eu acho que ainda, mesmo que pequena e fraquinha, tenha uma chama acesa.

Já a indiferença é homicida.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por E.Ramos em Sex 24 Fev 2012, 1:54 pm

...o famado sumiu, deve estar em férias.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Edigar Torres em Dom 11 Mar 2012, 8:04 am

Deus é razão, não há motivos para acreditar que o conhecimento científico nos afaste Dele, e não há nenhuma preocupação de nenhum profeta ou apóstolo, no Texto Sagrado, em nos advertir contra isso.

Só quem deseja opor razão e Fé Cristã são os que se aproveitam da ignorância dos outros.

IURD, o lugar onde a Fé traz resultados positivos práticos na vida das pessoas!!!

Edigar Torres
Safira
Safira

Número de Mensagens : 181

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000882963091

Mensagem por abençoado em Seg 27 Ago 2012, 6:22 pm

famado escreveu:Eu sugiro o caminho do meio.

Adicionalmente, entendo que o racionalismo não agrada e nem desagrada a Deus, mas tão somente separa o homem dEle, na medida em que muitas questões surgem no coração dos racionalistas que acabem por afastá-los da aceitação de Sua existência por se opor à lógica (digo isso, principalmente em relação ao Deus do cristianismo)

Tópico interessante.Você acha o paradoxo de Epicuro ' irrefutável'?

É um dos truques mais bobos do ateuzismo.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por famado em Ter 28 Ago 2012, 4:03 pm

Acho que o fato de Deus ter criado o mal com um
propósito resolve o paradoxo, mas nos faz cair necessariamente no pré-determinismo.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por E.Ramos em Ter 28 Ago 2012, 6:08 pm

famado escreveu:Acho que o fato de Deus ter criado o mal com um
propósito resolve o paradoxo, mas nos faz cair necessariamente no pré-determinismo.
...coisa já difícil prá um cristão entender, quanto mais um ateu. oh my

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Mensagem por O Questionador em Qui 30 Ago 2012, 8:37 pm

E.Ramos escreveu:

Difícil não é entender, o difícil é acreditar msm. ¬¬

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Friedrich Nietzsche

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Cal em Qui 30 Ago 2012, 10:28 pm

E.Ramos escreveu:
O problema não é entendimento ou falta dele, o problema é com a coerência de uma ideia que dependa cada vez mais do acúmulo de pressupostos contraditórios, aí vai alguns:

Deus toma todas as decisões e é onisciente mas o homem tem livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal.

Deus tem um plano de redenção para a expiação dos pecados e do mal mas teve primariamente o mal como um de seus propósitos ou em sua onisciência teria sido surpreendido por esse mal.

Deus exige veneração de sua criação ao mesmo tempo que não permite sequer ser visto por ela.

E uma infinidade de outras, as crenças pessoais de cada um tem limites impostos por cada um, o limite de contradições ou pressupostos ruins que uma ideia possa ter para se acreditar ou não nela varia muito de pessoa para pessoa.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por O Questionador em Sex 31 Ago 2012, 5:46 pm

Cal escreveu:
E.Ramos escreveu:
O problema não é entendimento ou falta dele, o problema é com a coerência de uma ideia que dependa cada vez mais do acúmulo de pressupostos contraditórios, aí vai alguns:

Deus toma todas as decisões e é onisciente mas o homem tem livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal.

Deus tem um plano de redenção para a expiação dos pecados e do mal mas teve primariamente o mal como um de seus propósitos ou em sua onisciência teria sido surpreendido por esse mal.

Deus exige veneração de sua criação ao mesmo tempo que não permite sequer ser visto por ela.

E uma infinidade de outras, as crenças pessoais de cada um tem limites impostos por cada um, o limite de contradições ou pressupostos ruins que uma ideia possa ter para se acreditar ou não nela varia muito de pessoa para pessoa.

Muito bom Cal, disse tudo.

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Friedrich Nietzsche

O Questionador
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:35 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares