.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

I Samuel 28

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

I Samuel 28

Mensagem por Well em Seg 23 Jan 2012, 10:40 pm

Paz e saúde a todos os foristas.

Bem, gostaria de postar algumas perguntas sobre I Sam. 28. Afinal, há controvérsias. Vamos ao assunto!

Perguntas a considerar para quem crê que foi um demônio passando-se por Samuel:

1 – O episódio narrado em I Sam. 28 foi escrito por quem?

2 – Quem escreveu tal cena foi inspirado pelo Espírito de Deus? Em caso positivo, poderia o Espírito de Deus inspirar uma mentira no caso de não ter sido Samuel?

3- Se não foi Samuel que apareceu por que o narrador escreveu ter sido Samuel quem falava com Saul? Veja os versos 12, 15 e 16.

Apenas por curiosidade, vejamos o que é dito a respeito de Samuel em Eclesiástico 46:19-20, livro esse que não aparece nas bíblias protestantes: "Antes da hora de repousar para sempre, deu testemunho diante do Senhor e do seu ungido: 'Nem dinheiro, nem sandálias eu tomei de quem quer que seja'. E ninguém ousou acusá-lo. Mesmo depois de sua morte, ele profetizou, predizendo ao rei o seu fim. Mesmo do sepulcro, ele levantou a voz, numa profecia, para apagar a injustiça do povo."

Perguntas para quem crê que foi Samuel, de fato, quem falou com Saul:

1- Se Deus proíbe a consulta aos mortos por que permitiria que Samuel viesse atender a Saul?

2- Os mortos estão inconscientes? Se sim, como pode ter sido Samuel?

3- Se existe uma proibição para se consultar os mortos é porque há a real possibilidade dos mortos serem evocados ou são demônios que se passam pelos mortos?

[ ]s.


http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870
flag : Brasil
Data de inscrição : 22/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: I Samuel 28

Mensagem por Well em Dom 29 Jan 2012, 3:56 pm

Apesar de boa parte dos evangélicos afirmarem que foi um demônio que se passou por Samuel, não parece ser esse o caso na narrativa em questão. Por que? Porque se cremos que tal episódio foi inspirado pelo SENHOR, então, se o narrador, inspirado, disse ter sido Samuel quem apareceu a Saul é porque foi o próprio Samuel, assim como entendeu também o autor do Livro do Eclesiástico, que com certeza estava mais próximo da época da tradição oral e escrita dessa história do que nós.

Percebam que o narrador fez questão de dizer que Samuel já havia morrido para logo depois mostrar o fato dele, Samuel, ter falado com Saul por meio da necromante. Por mais que possa parecer estranho a nós tal fato, a verdade é que existe a possibilidade de comunicação entre os vivos e os "mortos", pois, do contrário, não haveria necessidade nenhuma de proibir algo que não existe. Não é mesmo?

Os comentaristas da Bíblia de Jerusalém falam assim a respeito desse episódio: "A necromancia era praticada em Israel (2Rs 21,6; IS 8,19), embora fosse proibida pela Lei (Lv 19,31; 20,6.27; Dt 18,11, e aqui mesmo, v.9). Enquanto o narrador parece partilhar a crença popular na aparição de espíritos, embora considerando a invocação deles como ilícita, os Padres da Igreja e os comentadores se preocuparam em dar uma explicação do fato: intervenção divina, intervenção demoníaca, charlatanice da mulher. Pode-se admitir que a cena ia ser como as sessões desse gênero, com credulidade por parte de Saul e charlatanice por parte da mulher, mas que Deus permitiu à alma de Samuel que se manifestasse verdadeiramente (donde o susto da mulher) e que anunciasse o futuro (cf. 1 Cr.10.13[LXX]; Eclo 46,20)"

I Cr. 10.13 >>> Saul pereceu por se ter mostrado infiel para com Iahweh: não seguira a palavra de Iahweh e, alem disso, interrogara e consultara um espectro.

Para os adventistas e testemunhas de Jeová que creem que na morte o homem perde a sua consciência, tal episódio de Saul e Samuel é um caso a pensar, fora outras passagens bíblicas que nos mostram a existência de um espírito consciente.

[ ]s.


http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870
flag : Brasil
Data de inscrição : 22/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum