.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Teorias de Hermenêutica Sofrível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Negativo Teorias de Hermenêutica Sofrível

Mensagem por famado em Seg 23 Jan 2012, 11:28 am

Eu acho que há duas teorias ou doutrinas bastante difundidas no meio evangélico que são absolutamente sofríveis. Pior, são fonte de frustração, desilusão, decepção e até conversão ao ateísmo. São elas a teologia da prosperidade e o pré-milenismo, em suas mais variadas subformas.

A teologia da prosperidade parece que se entranhou no subconsciente dos evangélicos e virou uma espécie de cultura. Todo mundo acha que se der dízimos e polpudas ofertas, vai receber algum tipo de compensação financeira de Deus. Isso é a maior mentira. As favelas estão apinhadas de igrejinhas pregando isso. Na verdade, o único que melhora de vida é o pastor. Ele vive dos dízimos e ofertas, administra o montante que arrecada do jeito que bem entende e, depois de um tempo, sua "denominação" vira uma espécie de pequeno império, onde ele multiplica filiais e fica por cima administrando, sob o título de bispo, ancião, pastor presidente ou o que seja. As pessoas passam a vida toda na pobreza e não enxergam que não estão sendo compensadas por todo o dinheiro que gastaram em dízimos e ofertas. Eu tenho parentes nessa situação. Vivem na pior e não há quem os convença que estão sendo enganados.

A outra grande ilusão é o pré-milenismo com sua história de arrebatamento. Esse negócio de que um dia a Igreja vai subir é uma mentira tão ridícula que não entendo como o bom senso geral não vê. O povo evangélico acha que isso é algum tipo de segredo que só os crentes sabem, mas todo o mundo não crente conhece essa história. Caso o arrebatamento pré-milenista acontecesse, todos saberiam que o sumiço dos crentes foi devido ao chamado de Cristo. Não haveria surpresa para ninguém. Não teria essa de dizer que foi o disco voador, ou sei lá mais o que. Agora, imagina a dificuldade do Ocidente aceitar um governador mundial, como o da suposta besta... Seria o fim da democracia, dos direitos humanos, enfim, de todas as conquistas sociais da humanidade. É de uma inviabilidade e de uma ilogicidade impressionantes. Daí, passam-se os anos e os profetas do apocalipse se multiplicam. Entra ano e sai ano, as previsões do grande advento se repetem e... Nada. Todo mundo acha viver os derradeiros dias e a iminente volta de Jesus. Só que se esquece que todas as gerações, desde que Cristo ascendeu ao céu, pensaram viver os últimos dias e sua volta não se deu. O resultado é frustração em cima de frustração e os críticos se multiplicam, cobertos de razão, posto que nossos argumentos são de fraquíssima hermenêutica e absurdos em si, mesmo para nós que vivemos por fé.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Negativo Re: Teorias de Hermenêutica Sofrível

Mensagem por Cal em Seg 23 Jan 2012, 4:36 pm

famado escreveu:
A teologia da prosperidade parece que se entranhou no subconsciente dos evangélicos e virou uma espécie de cultura. Todo mundo acha que se der dízimos e polpudas ofertas, vai receber algum tipo de compensação financeira de Deus. Isso é a maior mentira. As favelas estão apinhadas de igrejinhas pregando isso. Na verdade, o único que melhora de vida é o pastor. Ele vive dos dízimos e ofertas, administra o montante que arrecada do jeito que bem entende e, depois de um tempo, sua "denominação" vira uma espécie de pequeno império, onde ele multiplica filiais e fica por cima administrando, sob o título de bispo, ancião, pastor presidente ou o que seja. As pessoas passam a vida toda na pobreza e não enxergam que não estão sendo compensadas por todo o dinheiro que gastaram em dízimos e ofertas. Eu tenho parentes nessa situação. Vivem na pior e não há quem os convença que estão sendo enganados.
O pior cego é aquele que não quer enxergar, depois que um sujeito como Valdemiro arrasta multidões com o seu "trízimo" em barracões sem segurança nada mais me surpreende.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Ed em Seg 23 Jan 2012, 5:07 pm

Até aí há de se provarar biblicamente, Famado...

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3162 dias de existência com 228912 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por David de Oliveira em Seg 23 Jan 2012, 8:03 pm

famado escreveu:

positivinho

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8360

Mensagem por sabino-sp em Seg 23 Jan 2012, 8:23 pm

Ola Famado muito boa esta colocação
no caso da prosperidade esquecem de dizer que precisa muita luta trabalho ralação Deus ajuda mas as pessoas tem quese ajudar tb
então fica quase que uma jogatina ,é dando que se recebe, quando mais se da mais vai ganhar, e o infeliz acredita que se pode fazer negócios com Deus
é como vc disse se fosse assim só os crentes seriam prósperos e endinheirados sabemos que não é bem assim,
quanto, a outra questão teve um forista que colocou uma questão que dizia entre outras coisas que os crentes desejam a volta de cristo mas ninguem quer morrer sabendo que com a morte nos encontramos com ele
qual o motivo de se arrabatar este corpo material se ja temos um espíritual queé incorruptivel , sem contar que segundo consta dentro de nós tem mais bactérias que células e vivem em nosso corpo em perfeita harmonia chamam-nos de hospedeiro e élas são beneficas para o bom funcionamento do corpo
bem se o corpo material for arrebatado como dizem toda esta imundicie que esta dentro deve ir junto ....ou não

fiquem na paz

sabino-sp
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2161

Mensagem por famado em Ter 24 Jan 2012, 8:22 am

sabino-sp escreveu:Ola Famado muito boa esta colocação
no caso da prosperidade esquecem de dizer que precisa muita luta trabalho ralação Deus ajuda mas as pessoas tem quese ajudar tb
então fica quase que uma jogatina ,é dando que se recebe, quando mais se da mais vai ganhar, e o infeliz acredita que se pode fazer negócios com Deus
é como vc disse se fosse assim só os crentes seriam prósperos e endinheirados sabemos que não é bem assim,

Quando Francisco de Assis afirmou que é dando que se recebe, ele estava se referindo ao próximo e não à igreja, para ser gasto na suntuosidade dos templos e na boa vida desses pastores. A igreja que não passa de um fim em si mesma, essa deveria acabar.

quanto, a outra questão teve um forista que colocou uma questão que dizia entre outras coisas que os crentes desejam a volta de cristo mas ninguem quer morrer sabendo que com a morte nos encontramos com ele
qual o motivo de se arrabatar este corpo material se ja temos um espíritual queé incorruptivel , sem contar que segundo consta dentro de nós tem mais bactérias que células e vivem em nosso corpo em perfeita harmonia chamam-nos de hospedeiro e élas são beneficas para o bom funcionamento do corpo
bem se o corpo material for arrebatado como dizem toda esta imundicie que esta dentro deve ir junto ....ou não

fiquem na paz

O Bíblia alega é que na ressurreição dos mortos, o que é corruptível se revestirá de incorruptibilidade, mas esse é outro assunto.
Na verdade, como os pentecas são mais proselitistas que os demais evangélicos, esse arrebatamento pré-milenista se tornou uma espécie de verdade inabalável, que as pessoas acham que faz parte da ortodoxia de todas as demais denominações, quando na verdade é um absurdo particular da Assembléia de Deus.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Ter 24 Jan 2012, 8:26 am

Ed escreveu:Até aí há de se provarar biblicamente, Famado...

::
Qual parte?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Ter 24 Jan 2012, 4:25 pm

famado escreveu:

A outra grande ilusão é o pré-milenismo com sua história de arrebatamento (seremos arrebatados) Esse negócio de que um dia a Igreja vai subir é uma mentira tão ridícula que não entendo como o bom senso geral não vê. O povo evangélico acha que isso é algum tipo de segredo que só os crentes sabem, mas todo o mundo não crente conhece essa história. Caso o arrebatamento pré-milenista acontecesse, todos saberiam que o sumiço dos crentes foi devido ao chamado de Cristo. Não haveria surpresa para ninguém. Não teria essa de dizer que foi o disco voador, ou sei lá mais o que. Agora, imagina a dificuldade do Ocidente aceitar um governador mundial, como o da suposta besta... Seria o fim da democracia, dos direitos humanos, enfim, de todas as conquistas sociais da humanidade. É de uma inviabilidade e de uma ilogicidade impressionantes. Daí, passam-se os anos e os profetas do apocalipse se multiplicam. Entra ano e sai ano, as previsões do grande advento se repetem e... Nada. Todo mundo acha viver os derradeiros dias e a iminente volta de Jesus. Só que se esquece que todas as gerações, desde que Cristo ascendeu ao céu, pensaram viver os últimos dias e sua volta não se deu. O resultado é frustração em cima de frustração e os críticos se multiplicam, cobertos de razão, posto que nossos argumentos são de fraquíssima hermenêutica e absurdos em si, mesmo para nós que vivemos por fé.

famado, eu não sei o que vc segue, mas eu sigo a Bíblia e Nela está escrito...

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317

Mensagem por E.Ramos em Ter 24 Jan 2012, 7:02 pm

famado escreveu:Eu acho que há duas teorias ou doutrinas bastante difundidas no meio evangélico que são absolutamente sofríveis. Pior, são fonte de frustração, desilusão, decepção e até conversão ao ateísmo. São elas a teologia da prosperidade e o pré-milenismo, em suas mais variadas subformas.

teologia da prosperidade:

...esta visão só é percebida à partir da ótica das pessoas que enxergam de fora, do que da própria pessoa que está inserida no meio.

Já frequentei estas igrejas...

Frases do tipo: "Quem mais semeia, mais recebe...o gafanhoto vai te pegar...devolve o que é Deus...não roube à Deus..."; sempre tem algum complemento no sentido de que, se você não receber, é porque vc pecou, não fez a sua parte, tá com encosto, e por aí vai...

Portanto, frustadas acredito que elas não se sintam, decepcionadas, acho que não também; desiludidas, talvez, mas só depois que se libertam deste deste tipo de "prisão".

...e prá ter falar a verdade, muitas delas, vão muito bem obrigado.

Se sentem "inspiradas", motivadas; algumas, dão até um up na vida financeira.Como você mesmo disse, são pessoas simples, e continuam da mesma forma, as mesmas dificuldades financeiras de sempre.

Não que eu seja à favor deste tipo de movimento, entenda.

Mas quando você toca neste tipo de assunto, é uma ofensa, porque é a crença delas e além do mais, você está chamando elas de bobas, otárias, e ninguem gosta de ser chamado assim.

Por outro lado, é uma corrente muito forte mesmo, envolvendo gigantes com tv, rádio, jornais, política (a IURD é dona de um partido político(PRB)) então, quem se levanta falando o contrário, no começo você será um simples endemoniado, mas com o tempo, se você começa à ter força na mídia, ficar conhecido, será ameçado de morte com certeza (que não deixa de ser um dos indícios do verdadeiro cristianismo).

Agora em ser tornar ateus, acho que seria por uma boa causa. :risadinha:

Brincadeiras à parte.

Não acredito que a pessoa tenha ser tornado ateu só por esta razão, o que pode ter acontecido, é que ela não concorde com o sistema adotado por estas igrejas, não só pela teologia da pro$peridade, mas de repente do(a) (ou da ausência do) cristianismo que discutimos aqui em outro tópico.

Seria, quem sabe, um ateu legalzinho, com um pé no céu. :risadinha:

De repente um tipo de ateu, que seja mais sério, honesto, equilibrado...que muito cristão com a bíblia em punhos.

Talvez, ateus que frequentam fórum cristãos, porque não? Em busca ou com esperança de ver se alguma coisa mudou.

...agora com relação ao pré-milenismo, já ouvi tanta coisa...por isso leio, estudo os que muitos dizem, tento fazer comparações, por fim: a Bíblia é a Bíblia.

...procuro tentar fazer a lição de casa deixada por Cristo e o resto é consequência.

Firmes na fé.

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por David de Oliveira em Ter 24 Jan 2012, 7:40 pm

Não é necessário se tornar ateu para se apartar dessa enganação. Pelo contrário, é um gesto bastante centrado e de fé genuína.
Falta de fé genuína e sabedoria é permanecer nesse circo de otários...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8360

Mensagem por E.Ramos em Ter 24 Jan 2012, 7:51 pm

David de Oliveira escreveu:Não é necessário se tornar ateu para se apartar dessa enganação. Pelo contrário, é um gesto bastante centrado e de fé genuína.
Falta de fé genuína e sabedoria é permanecer nesse circo de otários...
positivinho

E.Ramos
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 1193

Mensagem por famado em Qua 25 Jan 2012, 12:56 pm

Jarbas escreveu:
famado escreveu:

A outra grande ilusão é o pré-milenismo com sua história de arrebatamento (seremos arrebatados) Esse negócio de que um dia a Igreja vai subir é uma mentira tão ridícula que não entendo como o bom senso geral não vê. O povo evangélico acha que isso é algum tipo de segredo que só os crentes sabem, mas todo o mundo não crente conhece essa história. Caso o arrebatamento pré-milenista acontecesse, todos saberiam que o sumiço dos crentes foi devido ao chamado de Cristo. Não haveria surpresa para ninguém. Não teria essa de dizer que foi o disco voador, ou sei lá mais o que. Agora, imagina a dificuldade do Ocidente aceitar um governador mundial, como o da suposta besta... Seria o fim da democracia, dos direitos humanos, enfim, de todas as conquistas sociais da humanidade. É de uma inviabilidade e de uma ilogicidade impressionantes. Daí, passam-se os anos e os profetas do apocalipse se multiplicam. Entra ano e sai ano, as previsões do grande advento se repetem e... Nada. Todo mundo acha viver os derradeiros dias e a iminente volta de Jesus. Só que se esquece que todas as gerações, desde que Cristo ascendeu ao céu, pensaram viver os últimos dias e sua volta não se deu. O resultado é frustração em cima de frustração e os críticos se multiplicam, cobertos de razão, posto que nossos argumentos são de fraquíssima hermenêutica e absurdos em si, mesmo para nós que vivemos por fé.

Está escrito tanta coisa. O problema não é o que está escrito, mas a interpretação que se dá. Um dia um líder assembleiano resolveu interpretar a bíblia como um semi-analfabeto, que não consegue passar do puro e simples sentido literal do texto e achou que teologia é simples assim. A interpretação da bíblia, em termos teológicos não é igual à leitura devocional que um cristão simplório pode e deve fazer todos os dias. Teologia é uma formação universitária e escatologia é uma matéria desta "carreira". A bíblia é simples para um cristão simples, mas é extremamente complexa para os que se propõem estudá-la tecnicamente.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Qua 25 Jan 2012, 4:53 pm

famado escreveu:
Jarbas escreveu:
famado escreveu:

Está escrito tanta coisa. O problema não é o que está escrito, mas a interpretação que se dá. Um dia um líder assembleiano resolveu interpretar a bíblia como um semi-analfabeto, que não consegue passar do puro e simples sentido literal do texto e achou que teologia é simples assim.

Não enrola meu caro, vc sempre cita a doutrina dos pentecostais dentre outras sobre o arrebatamento para tentar provar que ele é falso, todavia, o que vale é o que está escrito, e está escrito que o Senhor Jesus Cristo virá nos arrebatar.

A interpretação da bíblia, em termos teológicos não é igual à leitura devocional que um cristão simplório pode e deve fazer todos os dias. Teologia é uma formação universitária e escatologia é uma matéria desta "carreira". A bíblia é simples para um cristão simples, mas é extremamente complexa para os que se propõem estudá-la tecnicamente.

Mais enrolação famado, pois tu fica dando voltas e mais voltas e não vai direto ao que interessa... pois está escrito que é o Espírito Santo é quem nos ensina todas as coisas... "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14 : 26)...

26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por famado em Qui 26 Jan 2012, 1:03 pm

Tá bom...

Num vai prever para 2012 a volta de Cristo não? Ué, o mundo não está ruim pra caramba? Os terremotos e catástrofes não estão acontecendo como nunca na história? Israel não está em guerra com os Palestinos? Os Iluminattis não estão infiltrados entre nós e determinando nossos passos? Então, o que que tá faltando?

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Jarbas em Qui 26 Jan 2012, 2:43 pm

famado escreveu:Tá bom...

Num vai prever para 2012 a volta de Cristo não? Ué, o mundo não está ruim pra caramba? Os terremotos e catástrofes não estão acontecendo como nunca na história? Israel não está em guerra com os Palestinos? Os Iluminattis não estão infiltrados entre nós e determinando nossos passos? Então, o que que tá faltando?

Se Deus permitir, darei sim o grito da vinda do esposo... "Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro." (Mateus 25 : 6)...porque está escrito que alguém clamará Sua vinda, e se o Senhor conceder-me esta honra, clamarei sim, porque Deus não me deu espírito de fraqueza, mas de fortaleza ... "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (II Timóteo 1 : 7) ...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:38 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: