.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
25 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A fé sem obras é morta

Página 2 de 30 Anterior  1, 2, 3 ... 16 ... 30  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A fé sem obras é morta

Mensagem por Gustavo em Qua 16 Nov 2011, 7:28 pm

Yohan escreveu:Gustavo escreveu:

Isto acontecia por que Lutero achava que Tiago poderia ter sido escrito por um cristão posterior, não pelo apóstolo Tiago.

Exatamente, tudo indica que o escritor de Tiago não é o apóstolo, pois o apóstolo Tiago (irmão de João), foi morto por Herodes lógo no início de Atos, pois não houve tempo dele escrever...

Existem outros indícios como Judas escreve não como apóstolo, mas sendo irmão de Tiago...

Tanto Tiago como Judas eram irmãos de Jesus, não apóstolos...
Esta carta não é atribuída a Tiago, irmão de João, mas Tiago o Justo.

Gustavo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 374
flag : Brasil

Mensagem por DEMAR em Qui 17 Nov 2011, 3:20 am

É realmente muito bom ajudar os nossos semelhantes, porém, mesmo que alguém se disponha a fazer, esbarra numa serie de problemas...

Geralmente, quem cuida de enfermos são pessoas qualificadas tecnicamente, se um leigo vai querer fazer algo, pode até complicar...

Além disso, nos hospitais existem regras, não se pode ir fazendo as coisas sem autorização...

O pior de tudo é que os pacientes nem sempre querer receber aquilo que as pessoas oferecem como ajuda, por exemplos: os velhinhos queriam é estar bem longe dos asilos...os doentes queriam é estar bem longe dos hospitais...etc...
Yohan,
A Caridade não se resume em "dar esmolas", que pode ser até um ato descaridoso...muitas vezes damos "alguns trocados" para nos livrarmos ràpidamente do pedinte importuno. Abaixo, segue um texto psicografado, ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis, que nos traz uma pequena idéia do que seja CARIDADE, na visão espírita:

Caridade, A Meta
Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a sombra.
Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da virtude por excelência.

Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a essência da caridade.

Repartirás tecidos e agasalhos com os desnudos; no entanto, se lhes não ofertares compreensão e afabilidade, permanecerás na filantropia.

Atenderás aos enfermos com medicação valiosa; entretanto, se não adicionares ao gesto a gentileza fraternal, estarás apenas desincumbindo-te de um mister de pequena monta.

Ofertarás o pão aos esfaimados; contudo, se os não ergueres com palavras de bondade, não alcançaste o sentido real da caridade.

Distribuirás haveres e coisas com os desafortunados do caminho; não obstante, sem o calor do teu envolvimento emocional em relação a eles, não atingiste o fulcro da virtude superior.

A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.

Certamente, a doação de qualquer natureza sempre beneficia aquele que lhe sofre a falta. Todavia, para que a caridade seja alcançada, é necessário que o amor se faça presente, qual combustível que permite o brilho da fé, na ação beneficente.

A caridade material preenche os espaços abertos pela miséria sócio-econômica, visíveis em toda parte.

Além deles, há todo um universo de necessidades em outros indivíduos que renteiam contigo e esperam pela luz libertadora do teu gesto.

A indulgência, em relação aos ingratos e agressivos;

a compaixão, diante dos presunçosos e perversos;

a tolerância, em favor dos ofensores;

a humildade, quando desafiado ao duelo da insensatez;

a piedade, dirigida ao opressor e déspota;

a oração intercessória, pelo adversário;

a paciência enobrecida, face às provocações e à irritabilidade dos outros;

a educação, que rompe as algemas da estupidez e da maldade que se agasalham nas furnas da ignorância gerando a delinqüência e a loucura...

A caridade moral é desafio para toda hora, no lar, na rua, no trabalho.

Exercendo-a, recorda também da caridade em relação a ti mesmo.

Jesus, convivendo com os homens, lecionou exemplificando todas as modalidades da caridade, permanecendo até hoje como o protótipo mais perfeito que se conhece, tornando-a a luz do gesto, que vence a sombra do mal, através da ação do amor.

Caridade, pois, eis a meta.

Fonte: Da obra: Vigilância. Psicografia de Divaldo Pereira Franco, ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
1ª edição. Salvador - BA.: LEAL, 1987.

Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Vigilância.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.

Isto tudo está no âmbito das obras de caridade...não tem nada a ver com o evangelho de Jesus Cristo, nisto Jesus foi bem claro: Ide e pregai...quem aceitar será salvo, quem rejeitar, já está condenado..

O que vc. afirmou é realmente um absurdo....O Evangelho de Jesus tem TUDO a ver com as obras de caridade, visto que a caridade é o fundamento e a base DE TODO SEU EVANGELHO, além da humildade. O próprio Mandamento deixado por Ele: "amarás a Deus....e ao seu PRÓXIMO", demonstra isso de maneira cristalina e ineludível, mormente, quando afirmou: "NÃO AMEIS DE PALAVRA, DE BOCA, MAS SIM POR OBRA E VERDADE". Resumindo: não se pode amar ao próximo apenas por intenções, mas sim através de obras CARITATIVAS. Disse, ainda, Jesus, as seguintes palavras: "NISTO TODOS CONHECERÃO QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS: SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS.....", portanto, sem a prática da CARIDADE, não existe a figura do "cristão".
O "IDE E PREGAI...quem aceitar será salvo......." deverá ser interpretado de maneira mais ampla e menos simplista. "ACEITAR O EVANGELHO", implica, necessáriamente, em conhecê-lo e PRATICÁ-LO. Se o Evangelho não é para ser praticado, para que aceitá-lo?!. E o Evangelho de Jesus é resumido nisso: "AMARÁS A DEUS...E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO". Dest'arte, soa falso a sua afirmação de que "tudo está no âmbito das obras de caridade...não tem nada a ver com o evangelho de Jesus Cristo", PORQUE, o próprio Evangelho está consubstanciado na PRÁTICA DAS OBRAS CARITATIVAS...Deixo de citar outros textos bíblicos que demonstram que o Evangelho de Jesus representa a própria Caridade: ambos se fundem...

DEMAR
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 236

Mensagem por Yohan em Qui 17 Nov 2011, 8:39 am

Caro DEMAR,

Sou estudioso da bíblia faz algumas décadas...tudo que conseguí entender não dá respaldo ao princípio de salvação por obras de caridade...nem da lei...

Obras, servem sim, para o bem estar das pessoas, como solidariedade social, não podemos negar os seus méritos...mas veja bem que é só a nível material e humano...para salvação nunca, jamais tomará o lugar da rendenção do sangue de Jesus Cristo, este sim é o verdadeiro e genuino evangelho...

O grande apóstolo Paulo diz em I Coríntios 13:3

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

1 Coríntios 13:3

Nota-se claramente que não é por obras, mas pela graça... a lei do Amor...

A confusão é justamente essa, confundir o Amor com obras seja da lei ou da caridade...

O Amor (Deus é Amor), não é lei nem caridade (obras)...mas unicamente a Graça...

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Qua 30 Nov 2011, 1:07 pm

David de Oliveira e demais irmãos ...!!!

Quer um exemplo de Obras da Fé ??? Yeshua treinou os 12 pra que eles dessem frutos ...

Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. 1 Timóteo 3:7

Yeshua disse pra pregar o Evangelho do REINO ... pra pregar precisa-se Saber o que é isso não vem do Crê mais sim da Pratica da Fé ou seja Estudar as Escrituras como disse joão...

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

Se temos que Cuidar a Fé Necessita de Pratica não é uma fé estática ....

Não é ter a Benção é SER a BENÇÃO ...

Shalom

EMBAIXADOR DO REINO
SUSPENSO

Número de Mensagens : 402
flag : Israel

Mensagem por DEMAR em Sex 02 Dez 2011, 3:36 am

Yohan,

Caro DEMAR,

Sou estudioso da bíblia faz algumas décadas...tudo que conseguí entender não dá respaldo ao princípio de salvação por obras de caridade...nem da lei...
As obras da LEI, existentes na era mosaica, realmente NÃO SALVAM, e isso é bíblico. As obras de caridade só SALVAM se forem frutos do AMOR AO PRÓXIMO, ou decorrentes desse amor e feitas incondicionalmente, sem visar qualquer interêsse. O mandamento deixado por Jesus determina que se ame o próximo, NÃO POR PALAVRAS, de boca, mas sim por OBRAS E VERDADE. Isto posto, será mentiroso aquele que disser que ama ao próximo, sem ajudá-lo em suas necessidades, problemas e aflições, ou seja: sem colocar em prática esse amor; daí a necessidade das obras de caridade, em estrito cumprimento do MANDAMENTO.
“AQUELE, POIS, QUE SABE FAZER O BEM E NÃO O FAZ, COMETE PECADO” (Tiago 4:17).
Caro Yohan, a abstenção da prática do BEM (CARIDADE), por si só, já é PECADO, conforme demonstra o texto de Tiago, acima transcrito. Se a pessoa não faz o bem, comete pecado,e, consequentemente, nessa circunstância, não herda o Reino Divino ou seja: a SALVAÇÃO. Em suma: QUEM NÃO FAZ A CARIDADE/BEM, É CONSIDERADO PECADOR, e o pecador, enquanto pecador (segundo os próprios evangélicos....), não “vai pro Céu”, mas sim, “pro fogo eterno”. Nessa diapasão, não há SALVAÇÃO para quem DEIXA DE PRATICAR A CARIDADE = BEM. É da própria Bíblia; não são conceitos meus ou meras opiniões pessoais.
Como se isso não bastasse, examine, comigo, Mateus 25:31-46, cujo texto, através das falas de Jesus, nos demonstra, de maneira cristalina e induvidosa, que somente os que PRATICAM A CARIDADE/BEM, é que serão SALVOS (VIDA ETERNA= SALVAÇÃO). Para que não pudesse haver dúvidas, Jesus até explicitou algumas condutas, que representam a verdadeira caridade.
A conduta OMISSIVA na prática do bem, sua abstenção, contida em Tiago 4:17, também pode ser verificada no texto abaixo (tive fome e NÃO me destes de comer; tive sêde e NÃO me destes de beber; estive sem roupa e NÃO me vestistes, etc.), demonstrando, claramente, que NÃO PRATICAR O BEM/CARIDADE impede a SALVAÇÃO(VIDA ETERNA).
Eis o que o ESPÍRITO precisa para ser salvo:
1. “Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória; - reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas, - e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; - porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.
Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? - O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.
Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; - porquanto, tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.
Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? - Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo.
E esses irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna.” (S. MATEUS, cap. XXV, vv. 31 a 46.)

Como se tudo isso não bastasse, vamos examinar a
Parábola do Bom Samaritano, através da qual JESUS CRISTO reafirmou que somente herdarão a Vida Eterna = SALVAÇÃO, os que amarem Deus....e AO PRÓXIMO, COMO A SI MESMO”.
Como não vale amar por PALAVRA, conforme afirmou o Mestre Divino, são necessárias as obras de CARIDADE para demonstrar esse amor. Vejamos:
2. “Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna? - Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela? - Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo. - Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze isso e viverás.
Mas, o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus: Quem é o meu próximo? - Jesus, tomando a palavra, lhe diz:
Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. - Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. -Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. - Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. - Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. - No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? - O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. - Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37.)

Naquele julgamento supremo, quais os considerandos da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro'? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.
Obras, servem sim, para o bem estar das pessoas, como solidariedade social, não podemos negar os seus méritos...mas veja bem que é só a nível material e humano...para salvação nunca, jamais tomará o lugar da rendenção do sangue de Jesus Cristo, este sim é o verdadeiro e genuino evangelho...
“Sangue de Jesus Cristo; sangue da cruz” são SIMBOLOGIAS, que representam a vinda de Cristo ao planeta, com o único objetivo de nos deixar Seu EVANGELHO REDENTOR/ SALVÍTICO, que necessita ser CUMPRIDO, porque, do contrário, a sua pregação e ensinamentos terão sido em vão, inúteis. O Evangelho VERDADEIRO E GENUINO de JESUS está consubstanciado e resumido nos dois mandamentos deixados por Ele : “AMAR A DEUS....E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO”. Se aceitarmos a hipótese da redenção somente pelo derramamento de sangue, por si só, chegaremos à absurda hipótese de que TODOS JÁ ESTÃO SALVOS, incluindo os ímpios/maus, considerando que DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO (DIFERENCIAÇÃO) DE PESSOAS, conforme ensinamento bíblico.
Caro Yohan e demais companheiros que esposam o mesmo entendimento dele, ATENTEM PARA O TEXTO BÍBLICO SEGUINTE, QUE ELUCIDA POR INTEIRO, a questão do “sangue de Jesus Cristo”, demonstrando, cabalmente, que não estão interpretando CORRETAMENTE a Bíblia, visto que estão equivocados. É QUE O “DERRAMAMENTO DO SANGUE DE JESUS”, expressado pelo termo CONSUMADO (morto na Cruz, “in casu”), SÓ SERÁ MOTIVO DE SALVAÇÃO PARA TODOS AQUELES QUE OBEDECEM A JESUS, ou SEJA: CUMPREM SEU EVANGELHO e, consequentemente, OS MANDAMENTOS DE AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO. E como não podemos demonstrar o amor ao próximo através da PALAVRA, de boca ou de língua, mas sim, por OBRAS E VERDADE (recomendação de Jesus), tem-se como CERTO QUE SOMENTE AS OBRAS DE CARIDADE, FRUTOS DO AMOR AO PRÓXIMO É QUE SALVAM.

E, SENDO ELE CONSUMADO, VEIO A SER CAUSA DE ETERNA SALVAÇÃO PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM” (Hebreus 5:9).OBS: CONSUMADO, no caso, significa que MORREU. Portanto, caro Yohan, vc. está equivocado em sua interpretação bíblica....A própria Bíblia, através dos textos que apresentei, bem demonstram isso....
Na próxima postagem, demonstrarei, ainda, com respaldo bíblico, que a GRAÇA "não é de graça", mas que deverá produzir frutos, que são as boas obras...

Abraços.

DEMAR
Pérola
Pérola

Mensagem por Ton em Sex 09 Dez 2011, 6:48 pm

Yohan escreveu: pois o apóstolo Tiago (irmão de João), foi morto por Herodes lógo no início de Atos, pois não houve tempo dele escrever.
+
E é preciso quanto tempo para escrever uma carta do tamanho da de Tiago?

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Sargento em Qui 22 Mar 2012, 5:54 pm

Eduardo escreveu:A fé sem obras é morta, dessa forma o crente salvo deve praticar boa obras por gratidão e amor a Deus e amor ao próximo. A tora é santa, boa, justa, baseada no amor e na fé, por esse motivo deve ser praticada por gratidão e amor a Deus e amor ao próximo.

Olá Eduardo...

Se realmente isso é assim, então e se eu não puder fazer boas obras? A minha fé que foi dom de Deus morre?

Sl 17:8 Protege-me como à menina dos teus olhos...

Um membro da Igreja Dos Eleitos
http://igrejadoseleitos.com/

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1211
flag : Portugal

http://igrejadoseleitos.com

Mensagem por DEMAR em Sex 23 Mar 2012, 1:58 am

“VÊS COMO A FÉ COOPERAVA COM AS SUAS OBRAS E ERA COMPLEMENTADA POR ELAS?” Tiago 2:22;
A Fé é complementada pelas obras, portanto, FÉ + OBRAS = SALVAÇÃO.
“...A FÉ QUE OPERA PELA CARIDADE”. Gal. 5:8.
A fé é impulsinada, tornando-se, assim, operante, através de seu motor, que é a CARIDADE.
Em outras palavras, a FÉ SÓ É OPERANTE, VÁLIDA, se estiver ACOMPANHADA DA CARIDADE.
A Fé, pura e simples, sem o complemento, que é a Caridade, NÃO SALVA NINGUÉM.
Tiago 2:24: “VEDES ENTÃO QUE O HOMEM É JUSTIFICADO PELAS OBRAS, E NÃO SOMENTE PELA FÉ”.Não é preciso mais do que essa passagem bíblica para DERRUBAR, de vez, a teoria de que a fé, por si só, promove a salvação. Quem tiver olhos de ver, que veja...
Tiago: “PORQUE, ASSIM COMO O CORPO SEM ESPÍRITO ESTÁ MORTO, ASSIM TAMBÉM A FÉ SEM OBRAS É MORTA”.Não existe fé bíblica, sem obras. Adeus “sola fides”...
“QUE PRATIQUEM O BEM, SE ENRIQUEÇAM DE BOAS OBRAS, SEJAM GENEROSOS, COMUNICATIVOS” (I Tim.6:18); (CARIDADE PURA...)
“MAS, SOBRETUDO, TENDE ARDENTE AMOR UNS PARA COM OS OUTROS; PORQUE O AMOR COBRIRÁ UMA MULTIDÃO DE PECADOS” (Tiago 5:20).
A única forma do pecador obter o PERDÃO PARA UMA MULTIDÃO DE PECADOS (muitos, mas não TODOS), é passar a TER ARDENTE AMOR AO PRÓXIMO. O AMOR apaga uma multidão de pecados. Exemplo: Um indivíduo é pecador, agindo com desamor ao próximo e lesando este, por algum tempo. Depois, se ARREPENDE e passa a FAZER O BEM ao semelhante. O bem que ele fizer a partir do arrependimento, tornará sua situação espiritual menos gravosa, porque muitos pecados quitará dessa maneira.
“PELO QUE, REJEITANDO TODA A IMUNDÍCIA E SUPERFLUIDADE DE MALÍCIA, RECEBEU COM MANSIDÃO A PALAVRA EM VOS ENXERTADA, A QUAL PODE SALVAR AS NOSSAS ALMAS, E SE DE CUMPRIDORESDA PALAVRA,E NÃO SOMENTE OUVINTES, ENGANANDO-VOS COM FALSOS DISCURSOS. PORQUE, SE ALGUÉM É OUVINTE DA PALAVRA, E NÃO CUMPRIDOR, É SEMELHANTE AO VARÃO QUE CONTEMPLA AO ESPELHO O SEU ROSTO NATURAL...AQUELE, PORÉM, QUE ATENTE BEM PARA A LEI PERFEITA DA LIBERDADE, E NISSO PERSEVERA, NÃO SENDO OUVINTE ESQUECIDO, MAS FAZEDOR DA BOA OBRA, ESTE TAL SERÁ BEM-AVENTURADO NO SEU FEITO” (NT);
O texto acima nos diz que devemos nos APERFEIÇOAR, eliminando todos os nossos defeitos (gerados, principalmente, pelo EGOÍSMO, VAIDADE, ORGULHO, etc.) , cumprindo a ordem emanada de JESUS CRISTO: “SEDE PERFEITOS....”,e, RECEBER (conhecer) com mansidão a PALAVRA EM VOS ENXERTADA (Evangelho de Jesus), cuja palavra, ou seja: O EVANGELHO PODE NOS SALVAR. Esclarece, ainda, o texto em exame, QUE NÃO BASTA CONHECER O EVANGELHO (ouvinte), MAS É NECESSÁRIO QUE SEJA CUMPRIDO (lembrem-se que o Evangelho de Jesus é todo resumido nos Mandamentos de amor a Deus e ao próximo. Sem isso, a salvação será mera utopia, miragem. Fazendo isso, o Espírito se liberta e voa para os planos espirituais mais elevados (lei perfeita da liberdade e nisso persevera = ‘CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ” (JESUS- NT).
“OS QUE PRATICAREM O BEM IRÃO PARA A RESSURREIÇÃO DA VIDA” (João 5:29)
Somente a prática do BEM, emanado do amor ao próximo, é que conduz para a RESSURREIÇÃO DA VIDA, que significa: VIDA ETERNA/ SALVAÇÃO.
Para decepção daqueles que acreditam que o sangue de Jesus, por si só, é suficiente para promover a salvação, presenteio com o texto abaixo, IGNORADO PELA MAIORIA, mas que é altamente esclarecedor, no sentido de que o sangue de Jesus (que é apenas uma simbologia querepresenta o Evangelho de Jesus...) se torna salvador SOMENTE PARA AQUELES QUE OBEDECEM A JESUS E CUMPREM OS SEUS ENSINAMENTOS, CONSUBSTANCIADOS NO AMOR AO PRÓXIMO E A DEUS. Atentem bem:

“E, SENDO ELE (JESUS CRISTO) CONSUMADO (MORTO, SANGUE DERRAMADO...), VEIO A SER CAUSA DE ETERNA SALVAÇÃO PARA TODOS OS QUE O OBEDECEM”. (Hebreus 5:9). (Grifos meus).
Não ficou claríssimo que o “sangue de Jesus” (Evangelho), ou sua CONSUMAÇÃO (morte) SALVA somente aqueles que OBEDECEM o Mestre dos Mestres?!.
1S.João 2:6: “AQUELE QUE DIZ ESTAR NELE (CRISTO), DEVE ANDAR COMO ELE ANDOU” .
Jesus somente praticou o BEM e ao AMOR AO PRÓXIMO (curando, consolando, ensinado,etc.) em sua estada neste planeta, portanto, se alguém se diz de JESUS, ou ser CRISTÃO, deve fazer TODO O BEM POSSÍVEL. Não vale ficar só no “Oba,oba, Jesus”; “uma linda salva de palmas pra Jesus”; “eu te amo Jesus”, etc., como se vê acontecer por esse mundo afora.
Entre a FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, esta última, CARIDADE, é VIRTUDE MAIOR, portanto, pode mais. A Fé é virtude MENOR, pode menos. O apósto Paulo já declarou a EXCELÊNCIA DA CARIDADE, declarando que sem ela , NADA SOMOS. E, se NADA SOMOS, também NADA DE SALVAÇÃO; isso soa lógico.
Mas, o texto decisivo, acerca do tema Fé e Caridade, é este:
“Tm.2, 14-17” MEUS IRMÃOS, QUE APROVEITA SE ALGUÉM DISSER QUE TEM FÉ, NÃO TIVER AS OBRAS? PORVENTURA A FÉ PODE SALVÁ-LO? E, SE O IRMÃO OU A IRMÃ ESTIVEREM NÚS, E TIVEREM FALTA DE MANTIMENTO QUOTIDIANO E ALGUM DE VÓS LHES DISSER: IDE EM PAZ, AGUENTAI-VOS, E FARTAI-VOS, E NÃO LHE DERDES AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O CORPO, QUE PROVEITO VIRÁ DAI?. ASSIM TAMBÉM A FÉ, SE NÃO TIVER AS OBRAS, É MORTA EM SI MESMA. MAS DIRÁ ALGUÉM: TU TENS A FÉ, E EU TENHO AS OBRAS; MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM AS TUAS OBRAS, E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS”.Não tenho visto os atuais religiosos atentarem para isso...
O texto é claro no sentido de que somente a FÉ, NÃO SALVA NINGUÉM....e que a FÉ, ACOMPANHADA DA CARIDADE (AMOR) É QUE É FATOR DE SALVAÇÃO. Note que até o apóstolo especifica, com riqueza de detalhes, algumas condutas SALVATÍCIAS. Só não enxerga quem não quer. “TEM OLHOS DE VER E NÃO VÊEM; TEM OUVIDOS DE OUVIR E NÃO OUVEM” (JESUS). Grande Mestre Jesus...previu tudo.
Outros dizem que somente CRER em JESUS CRISTO os salva, mas, se conhecessem o Evangelho com mais profundidade, poderiam enxergar o grande equívoco. Atentem para a passagem seguinte:
João 3:23: “E O SEU MANDAMENTO É ESTE: QUE CREIAMOS NO NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO, E NÓS AMEMOS UNS AOS OUTROS, SEGUNDO O SEU MANDAMENTO”.
O texto deixa claro que somente o “CRER” não tem eficácia alguma. É necessário CRER e colocar em prática o mandamento de Jesus: AMAR UNS AOS OUTROS. Sem isso, “neca” de salvação. study

Sds.

DEMAR
Pérola
Pérola

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 7:56 am

Mas Paulo diz que a salvação é GRATUITA, e vem apenas pela graça que funciona sobre a fé sem obras!

E Cristo tb diz que quem crê esta salvo!

Se tenho de fazer obras será a salvação gratuita?

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Deep Soul em Sex 23 Mar 2012, 8:48 am

Sargento escreveu:Mas Paulo diz que a salvação é GRATUITA, e vem apenas pela graça que funciona sobre a fé sem obras!

Como fica o "a cada um segundo as suas obras" dito por Jesus? Por isso a gente vê contradição na Bíblia. Jesus, por quatro vezes, pontuou que a salvação é por meio da caridade:
- parábola do jovem rico;
- parábola do intérprete da lei (bom samaritano);
- Mt. 16.24-27; e
- Mt. 25.31-46.

O próprio Ap. Paulo disse que entre a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR o maior destes é o AMOR.

Vou repetir: independente do seu credo ou religião praticar a caridade, que é fruto sincero do amor ao próximo, é o caminho seguro que Jesus nos ensinou.

paz.

"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade."

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 97

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 10:25 am

Ok... então entendo que você encontra contradição nas escrituras.

Vou-lhe explicar então e espero que entenda.

Quando Jesus fala em obras ao jovem rico, lembre-se que estavam ainda no tempo da lei e Ele falava para Judeus, e por esse motivo Cristo só fala em obras mas nem cita a fé tal como a Lei não a contempla... aí não se trata de uma parábola mas da realidade da altura.

O samaritano ... sim aí é uma parábola para mostrar exatamente o que ELE diz no inicio... o amor de todo o coração... o amor não está nas obras mas sim no coração.
Nas mesmas obras pode estar tanto amor como ódio.
E se pensar bem, o próximo que devemos amar não é o que foi assaltado, mas o que salvou o assaltado é que foi o próximo dELE. Na parábola, o assaltado é o homem, e o salvador é Cristo... resumindo amar Cristo. Você está invertendo o próximo, e o que foi assaltado.

Para seguirmos o exemplo da parábola corretamente não estamos no lugar do salvador mas do que foi salvo... espero que entenda.
Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
Lucas 10:36
O próximo não foi o que precisou de ajuda mas o que ajudou. Amemos Cristo.

Quanto a Paulo:

E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
...
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:1-13

Veja como ele separa obras de amor!... Não se trata de obras mas de amor... não está nas mãos mas no coração.
Amor esse que não é o nosso próprio mas o que vem de Deus... pois a fé só nos é imputada por justiça porque ELE nos ama... e isso será eterno enquanto que a fé será desnecessária depois de estarmos com Deus pois já o vemos.

Quanto às obras veja quais são as nossas obras que irão a julgamento para salvação:

Pergutaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?
Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
João 6:28-29

Essa é a obra do justo... crer... pois como também diz:

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. João 5:24

Quanto Às obras "justas" que fazemos de nós mesmo veja o que são elas para Deus:
Isaias 64:6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapos de imundicia...

Diga-me agora: - Acha-se justo segundo as suas obras ao ponto de merecer a vida eterna?
Fazer obras para ser salvo é o resultado de não crer que Cristo realmente salva.

Amigo...Falei-lhe de entendimento para que compreenda a letra que dá origem a mil doutrinas... espero que entenda e creia.

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por famado em Sex 23 Mar 2012, 11:30 am

Eduardo escreveu:A fé sem obras é morta, dessa forma o crente salvo deve praticar boa obras por gratidão e amor a Deus e amor ao próximo. A tora é santa, boa, justa, baseada no amor e na fé, por esse motivo deve ser praticada por gratidão e amor a Deus e amor ao próximo.

As obras que são mencionadas por Thiago são as obras de caridade e não as obras da lei.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 11:53 am

famado escreveu:

As obras que são mencionadas por Thiago são as obras de caridade e não as obras da lei.

O que não muda o entendimento.

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6

Graça é sem merecer...

Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Romanos 4:4

Não se trata de lei ou caridade... trata-se de entendimento.

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por silvamelo em Sex 23 Mar 2012, 12:22 pm

famado escreveu:

Os legalistas crêem nas obras da lei e os católicos/espíritas crêem nas obras de caridade. Mas o cerne da questão é que ninguém é salvo por causa das obras. Isto está bem claro na Escritura. A dificuldade do entendimento de alguns é o fato de a Escritura dar ênfase à caridade, que é onde reside o perigo da má interpretação, pois é preciso entendê-la como um todo. A doutrina da Graça está pormenorizada o suficiente para não haver confusão. A partir do momento que CREMOS em Cristo, o Espirito Santo COMEÇA a trabalhar o nosso coração, de modo que venhamos a pruduzir os frutos de santidade e caridade. É TUDO obra de Deus por MISERICÓRDIA de nós. Isto é a GRAÇA!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Cal em Sex 23 Mar 2012, 12:36 pm

O conceito da graça dentro da teologia cristã fica mais claro quando se entende que ela descreve deus como absoluto, um ser auto-suficiente que não precisa de nada, portanto, o ser humano não teria como barganhar o seu favor, ou seja, não tem nenhum valor em si mesmo que possa oferecer a deus mas seria justamente o fato de deus amá-los que lhes daria algum valor.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2787

Mensagem por silvamelo em Sex 23 Mar 2012, 1:01 pm

Cal escreveu:O conceito da graça dentro da teologia cristã fica mais claro quando se entende que ela descreve deus como absoluto, um ser auto-suficiente que não precisa de nada, portanto, o ser humano não teria como barganhar o seu favor, ou seja, não tem nenhum valor em si mesmo que possa oferecer a deus mas seria justamente o fato de deus amá-los que lhes daria algum valor.

Exato. O amor de Deus se expressa no envio do Seu Filho à terra para nos resgatar das garras da morte. Só nisso aí já fica evidente, pois nenhuma boa obra do homem, por mais valorosa que seja, é capaz de mudar o seu destino mortal. Mas em Cristo vislumbramos a salvação e a vida eterna pela fé.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 1:15 pm

Ola silvamelo...
Fico contente que entenda isso, mas gostava de aprofundar um pouco mais pois nas palavras concordo plenamente consigo mas quanto ao entendimento n sei...

É possivel ao homem que creu, ao filho de Deus perder a salvação?

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Cal em Sex 23 Mar 2012, 1:19 pm

Sargento escreveu:Ola silvamelo...
Fico contente que entenda isso, mas gostava de aprofundar um pouco mais pois nas palavras concordo plenamente consigo mas quanto ao entendimento n sei...

Eleito Sargento, independente de se ter uma visão calvinista ou armianista o conceito da graça é mantido.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2787

Mensagem por David_JP em Sex 23 Mar 2012, 1:24 pm

Na visão arminiana, a graça precisa da ajuda do homem, ou seja, o homem tem uma parte a cumprir, que se não for realizada, não adiantou de nada Jesus ter morrido por ele, homem. NEssa linha de entendimento, a salvação é um "estado", a pessoa "está salva, no momento", e por isso pode ser mudado: "Eu estou salvo hoje, mas amanhã não sei, posso me perder". A salvação para o arminiano, vai depender do comportamento daquele que diz ter aceitado a Cristo, como Salvador!

A visão reformada ensina que do novo nascimento vem uma nova criatura, e esse é um "processo" sem volta!

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 23 Mar 2012, 1:52 pm

Sargento escreveu:Mas Paulo diz que a salvação é GRATUITA, e vem apenas pela graça que funciona sobre a fé sem obras!

Olá sargento....

A Salvação é gratuita, mas a santificação é a mortificação da carne, e sem a santificação ninguém verá a Adonay, logo, o homem precisa se santificar, portanto a fé que gerou a salvação mediante o favor divino, tbm vai gerar boas obras, e obras do fruto do arrependimento sincero, a qual minimiza o máximo possível do homem cair em pecado, ou seja transgredir a Torah.

Obs: Pecado = Transgressão da Torah ( I Jo 3:4 RA).

Acessem:

Diego Yo'ets
Sol
Sol

Número de Mensagens : 2206

http://adonayechad.forumeiros.com/forum.htm

Mensagem por silvamelo em Sex 23 Mar 2012, 1:58 pm

Sargento escreveu:Ola silvamelo...

Pela ótica humana, "sim", porque o homem vê a aparência; ele olha um camarada que era "justo", fazendo "boas obras", e pensa que ele perdeu a salvação por ter deixado para trás o Caminho de vez.

Mas a ótica de Deus é diferente. Deus é Oniciente e sabe quem são os salvos antes mesmo deles terem existido. Diante de Deus ninguém perde a salvação. O homem pode até cair e levantar, mas estará de pé, uma vez que Deus operou eficazmente na vida dele. Para Deus, uma vez salvo, salvo para sempre. Aquele "justo" do exemplo nunca foi salvo, porque o Espírito de Deus JAMAIS agiu nele. Vivia na aparência até o dia em que não foi mais possível.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 2:18 pm

Diego Yo'ets escreveu:

Olá sargento....

A Salvação é gratuita, mas a santificação é a mortificação da carne, e sem a santificação ninguém verá a Adonay, logo, o homem precisa se santificar, portanto a fé que gerou a salvação mediante o favor divino, tbm vai gerar boas obras, e obras do fruto do arrependimento sincero, a qual minimiza o máximo possível do homem cair em pecado, ou seja transgredir a Torah.

Obs: Pecado = Transgressão da Torah ( I Jo 3:4 RA).

Olá Diego...

Em parte estamos de acordo....

A salvação é gratuita, logo não há nada a conquistar, de outro modo não seria verdadeiramente gratuita.

A santificação tem de acontecer sim, mas até essa vem de Deus e é dom... não acontecerá por boa conduta mas pelo curso preparado por Deus.... não é algo que eu conquisto mas é a formação que ELE dá aos que ama.

Essas obras são dELE e não minhas...

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10

E até o meu andar nelas vem dELE.

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13

Logo eu sei que tudo o que me acontece após crer vem dELE e é para meu bem (aprendizagem)...

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Neste percurso quer eu faça esteja em pé quer eu caia sei que vem dELE e TUDO contribui para o meu crescimento.
Por isso que Paulo dizia:

Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8

Pois ainda que eu peque sei que não é para morte mas para que se revele o fruto do espírito da nova criatura.

E assim crescem os filhos de Deus e são santificados e NEM UM que se perde pois ainda que caia mil vezes, sempre se levantará pois é Deus que o sustenta

Ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão. Salmos 37:24.

Quanto à Torah é fácil entender o que Paulo diz acerca dela ao longo de todas as cartas.

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, 2 Coríntios 3:7

Pois a Lei foi um pacto com o objectivo de ensinar e não de salvar.

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Deep Soul em Sex 23 Mar 2012, 2:22 pm

Cal escreveu:O conceito da graça dentro da teologia cristã fica mais claro quando se entende que ela descreve deus como absoluto, um ser auto-suficiente que não precisa de nada, portanto, o ser humano não teria como barganhar o seu favor, ou seja, não tem nenhum valor em si mesmo que possa oferecer a deus mas seria justamente o fato de deus amá-los que lhes daria algum valor.
Aí é que está: a própria graça está inserida no amor. O amor é a lei áurea; o amor é a razão da nossa existência; o amor jamais acabará.

"Naquele julgamento supremo - Mateus 25.31-46 - quais os considerandos da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro'? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo."

As bem-aventuranças contra essa graça que diz: basta crer.

Se alguém diz que só é humilde, manso, justo, misericordioso, limpo de coração e pacificador só quem crê em Jesus está de brincadeira!!! Porque nem Jesus disse isso!!! Volto a dizer: o amor é a lei sublime do Criador. Esse é o caminho e não há outro: ame ao próximo porque só assim se ama a Deus.

Mt. 5.3 - os humildes herdarão o reino dos céus;
verso 5 - os mansos herdarão a terra;
verso 6 - os justos serão saciados;
verso 7 - os misericordiosos alcançarão misericórdia;
verso 8 - os limpos de coração verão a Deus;
verso 9 - os pacificadores serão chamados filhos de Deus; e
verso 10 - e os perseguidos por causa da justiça ganharão o reino dos céus.

Paz a todos.

"Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade."

Deep Soul
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 97

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 2:29 pm

Deep Soul...

O que fez o ladrão na cruz para ser salvo?

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Sargento em Sex 23 Mar 2012, 2:30 pm

OK SilvaMelo...

Graças a Deus que até aqui estamos de acordo.

E vejamos a seguinte hipótese... eu creio e estou salvo, mas se a partir de agora eu SÓ PECAR durante o resto da minha vida sem UMA ÚNICA boa ação ainda serei salvo?

Sargento
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:31 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 30 Anterior  1, 2, 3 ... 16 ... 30  Seguinte