.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 25 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Seg 24 Out 2011, 10:36 pm

Judeus e católicos esperam o Messias

Antonio Carlos C. Coelho

O recente documento aprovado pelo Vaticano surpreendeu judeus e católicos. Afirma o documento que "a espera dos judeus pelo Messias não é em vão". Tal posição firmada oficialmente pela Igreja Católica, segundo artigo publicado recentemente pelo jornal O Estado de São Paulo*, foi bem recebida por estudiosos judeus.

O trabalho assinado pelo Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, causou surpresa. O teólogo, tido como conservador, disse que "cristãos e judeus compartilham da espera pelo Messias, embora os judeus aguardem sua primeira vinda e os cristãos, a segunda", e ainda destacou, " a diferença reside no fato de, para nós (cristãos católicos), aquele que virá terá as mesmas características do Jesus que já veio".

O Cardeal ao recomendar o cuidado que se deve ter ao interpretar o Novo Testamento, pede desculpas pela interpretação negativa que se fez dos fariseus, pois, freqüentemente, foram "usadas para justificar o anti-semitismo" no ambiente católico.

O rabino Alberto Piatelli, de Roma, surpreendeu-se com as afirmações apresentadas no trabalho, principalmente por partirem do autor do documento - Dominus Iesus - que causou um grande mal estar nas relações entre a Igreja Católica e as outras Igrejas e Religiões. Para o Rabino, esse trabalho é "um avanço no sentido de fechar as feridas abertas pelo outro trabalho". E disse ainda, " Ela (a Igreja) reconhece o valor da posição judaica no que se refere à espera pelo Messias, altera toda a exegese dos estudos bíblicos e restaura o sentido original de nossas passagens bíblicas". Também para o professor Michael Marrus, especialista em história do Holocausto da Universidade de Toronto, o novo documento " é importante... é um progresso notável nas relações entre católicos e judeus".

As afirmações apresentadas pelo Cardeal Ratzinger não representam grande novidade teológica. Essas idéias circulam entre os pensadores cristãos há algum tempo. Portanto, a novidade não está no que foi afirmado, mas no fato do Vaticano ter assumido oficialmente outra experiência messiânica além da cristã, chocando-se com conceitos ainda muito presentes, principalmente nos meios católicos mais tradicionais.

O documento, de valor para as relações judaico-católicas, abre uma perspectiva para a revisão dos velhos conceitos - fariseus, Messias, Aliança - contribuindo para a superação dos preconceitos em relação ao judaísmo.

O fato dos judeus não proclamarem Jesus como o Messias, fez com que os cristãos interpretassem isto como pura e vazia negação do óbvio: o Messias anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Tal "negação", na visão cristã, significou uma auto-condenação judaica, facilitando a imposição de penas e acusações aos judeus ao longo dos séculos. Incontáveis foram as vezes que ouvi nas aulas de religião e nas pregações: "os judeus não tiveram a graça de perceber o que a eles foi revelado"; ou, "os judeus rejeitaram aquele que foi enviado para salvar Israel" e, ao que, em muitas vezes, era acrescentado, "... e o condenaram à morte de cruz". Freqüentemente, tais afirmações eram acompanhadas de uma ensaiada dose de comiseração por parte de quem as fazia. Os efeitos de tal ensinamento, somados com o sentimento de superioridade cristã, alimentou o anti-judaísmo contido no catolicismo: o judaísmo visto como crença primitiva, religião do "Velho Testamento", foi depreciado, "ultrapassado" pela novidade cristã.

O Antigo Testamento tornou-se um 'livro menor' diante do Novo Testamento, uma vez que, para o cristão, o seu valor reside no fato dele ser o anúncio do plano de salvação de Deus concretizado em Jesus, revelado no Novo Testamento, sendo que a sua leitura é feita apenas na ótica prefigurativa do Messias Jesus. Agora, com o novo documento, abre-se uma nova perspectiva de interpretação do Antigo Testamento.

A aceitação de Jesus como o Messias é fundamental para a fé cristã, o que causa um profundo abismo entre o cristianismo e o judaísmo, No entanto, é Jesus quem estabelece a ponte entre o judaísmo e o cristianismo, e é exatamente por ele, que os cristãos deveriam buscar a aproximação, através do estudo, do conhecimento da fé judaica.

Parece-me não estar bem claro para muitos católicos que o cristianismo é resultado de uma experiência única de uma comunidade, e que é, só por esta experiência, que se pode afirmar que Jesus é o Messias. Tal experiência é indiscutivelmente verdadeira, mas para quem a faz. Possivelmente aquele que tem essa compreensão não terá dificuldade em entender que o judaísmo é igualmente resultado de uma experiência única e verdadeira; e que, a vinda do Messias também será percebida de forma exclusivamente judaica. É por esta razão que o documento afirma: "a diferença reside no fato de, para nós (cristãos), aquele que virá terá as mesmas características do Jesus que já veio". Portanto, só os cristãos perceberão as características do Jesus, e os judeus, identificarão o Messias segundo a experiência judaica.

Mas, lamentavelmente, os efeitos dos trabalhos do Vaticano são percebidos a longo prazo. Um documento com esse exige uma mudança de mentalidade dentro da Igreja. Se muitos se dedicam ao estudo e estão abertos para mudanças, não significa que todos assimilem as recomendação do Vaticano - talvez por resistência ou por desconhecimento. Assim foi com a Nostra Aetate: melhoraram as palavras dos pregadores, algumas poucas casas e institutos religiosos incluíram estudos de judaísmo na sua formação, criaram-se algumas comissões de diálogo, etc. Isto já é um ganho no sentido da superação das feridas abertas na história das relações Igreja-Sinagoga.

Todavia, ainda falta. No âmbito da teologia o Vaticano já oficializou importantes documentos para a aproximação de judeus e católicos - um esforço que começou com o Papa João XXIII e teve continuidade com João Paulo II. Apesar de todo empenho e do significativo avanço nas relações judaico -católicas, ainda é preciso se ter cuidado para que todo os esforço da Igreja não se perca. Ninguém é ingênuo ao ponto de acreditar que documentos (e leis) eliminem de uma hora para outra preconceitos enraizados numa sociedade. A semente está na terra, basta que alguém dê uma regadinha, e pronto... - É preciso ficar bem atento aos efeitos das "interpretações bíblicas contextualizadas" orientadas pela ótica de uma "teologia política e econômica" que paira em expressivos meios católicos.

Entendo que a reparação das relações entre católicos e judeus deva ir além da publicação de documentos oficiais. Seria importante haver um esforço educativo junto à comunidade católica sobre o anti-judaísmo no ambiente católico. O pedido de perdão tem um valor imenso. Mas, juntamente com esse perdão deveria haver a promoção - como se faz nas grandes campanhas - de uma reflexão profunda das causas que geraram a Inquisição e a Shoá. Ainda, deveria partir do Vaticano um claro posicionamento em relação ao Estado de Israel. Somente a manutenção da embaixada do Vaticano em Tel-Aviv (por que não em Jerusalém?) não é suficiente para quem tem as raízes espirituais fincadas na Terra de Israel. Sem serem observados esses aspectos: teológicos, históricos (Inquisição - Shoá), político (Povo - Estado) não se poderá dar por completo o esforço para a reabilitação das relações entre católicos e judeus.

* O Estado de São Paulo, caderno A, p. 12, 19/01/02

Leia também,
do mesmo autor:

Judaísmo e Pós Modernidade

A busca do diálogo entre o desejo e a realidade

O que se pensa e o que esperar do conflito israelense-palestino

Encontros Marcados com Deus - Expressão da Unidade do Povo de Deus

Arafat não foi
à Missa do Galo

Fonte: http://www.cienciaefe.org.br/jornal/arquivo/coelho/messias2.htm


Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Sales em Seg 24 Out 2011, 11:35 pm

Ai tem coisa... ...


Sales


A.B. Earl disse: “Descobri através de extensa experiência que as mais sérias ameaças da Lei de Deus têm um papel importantíssimo na condução das pessoas a Cristo. Elas precisam se ver perdidas antes de clamar por misericórdia; elas não fugirão do perigo até que o enxerguem.

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/10/2008

http://www.tempodedeus.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Seg 24 Out 2011, 11:55 pm

ministrosales escreveu:Ai tem coisa... ...


Sales


Tem muita gente pensando que o está rolando aqui é brincadeira, a coisa é séria mesmo. macons, a ICAR, os judeus, a ingleterra e e os estados unidos estão liderando, junto com os iluinatias, a coisa toda...

Falta aproximadamente 228 para tudo ficar pronto, é só o começo....

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por silvamelo em Ter 25 Out 2011, 1:49 am

Josoco escreveu:Falta aproximadamente 228 para tudo ficar pronto, é só o começo....
Só se for 228 dias! :risadinha:

Josoco, CAI NA REAL! Quem tem acompanhado atentamente os movimentos da ICAR e dos globalistas (como nós aqui neste fórum) sabe perfeitamente que eles estão preparando tudo para alguns poucos anos no máximo!

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Ter 25 Out 2011, 2:33 pm

Eles dizem: os judeus espera o messias, os cristão espera a segunda vinda do messias, eles são a Será um judeu, da mesa pessoa...

Ele será u judeu da tribo de Dã e um último papa da ICAR....


Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Ed em Ter 25 Out 2011, 4:23 pm

Tribo de dããããããmmmmm?

, é da tribo Lação... porque seguirá uma grande tibulação que laçará os incautos

Nota: Não existem mais as tribos em Israel... http://gospelbrasil.topicboard.net/t5549-ola-a-todos#123547






Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3089 dias de existência com 226202 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Ter 25 Out 2011, 7:20 pm

Ed escreveu:Tribo de dããããããmmmmm?

, é da tribo Lação... porque seguirá uma grande tibulação que laçará os incautos

Nota: Não existem mais as tribos em Israel... http://gospelbrasil.topicboard.net/t5549-ola-a-todos#123547





Os judeus mantém os registros onde cada um sabe de qual tribo provém, isso nunca acaba. No Brasil não existe rei as linhagem real continua sendo preservada, certa vez conversei com um mebro da família real brasileira, em Recife e ele me explicou como funciona este tipo de coisa.

Genesis 49: 7 Diz: Dã será serpente junto ao seu povo, uma víbora ao caminho, que morde os talões dos cavalos e faz cair o cavaleiro.

Neste mesmo capítulo foi feito as benção de Judá....


Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Jarbas em Qui 27 Out 2011, 7:53 am

...

Eu ouvi no globonews que o vaticano está patrocinando um grande encontro ecumênico, a HORA está chegando...



"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)


"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)


"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 14976
Localização : Goiânia - Go
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Sex 28 Out 2011, 7:43 pm

Este encontro está acontecendo agora, nestes dias.... São 225 representante de cada religião do planeta sob a direção do papa bento

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Ed em Sex 28 Out 2011, 9:31 pm

Josoco escreveu:

Os judeus mantém os registros onde cada um sabe de qual tribo provém, isso nunca acaba. No Brasil não existe rei as linhagem real continua sendo preservada, certa vez conversei com um mebro da família real brasileira, em Recife e ele me explicou como funciona este tipo de coisa.

E por causa disto estamos na monarquia? oh my

Você acredita que teremos um rei um dia aqui no Brasil???

Já tivemos um plebicito rechaçando esta possibilidade...

Dã Dã dã dããããã



::


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3089 dias de existência com 226202 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Sab 29 Out 2011, 2:19 pm

Ed escreveu:
Josoco escreveu:

Os judeus mantém os registros onde cada um sabe de qual tribo provém, isso nunca acaba. No Brasil não existe rei as linhagem real continua sendo preservada, certa vez conversei com um mebro da família real brasileira, em Recife e ele me explicou como funciona este tipo de coisa.

E por causa disto estamos na monarquia? oh my

Você acredita que teremos um rei um dia aqui no Brasil???

Já tivemos um plebicito rechaçando esta possibilidade...

Dã Dã dã dããããã



::



gargalhada gargalhada gargalhada gargalhada

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Jeanbanak em Sab 29 Out 2011, 3:09 pm

O Estado de São Paulo, caderno A, p. 12, 19/01/02


E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
www.averdadebiblica.com

Jeanbanak
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 978
Idade : 28
Localização : são josé dos pinhais
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/10/2010

http://www.averdadebiblica.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Josoco em Dom 30 Out 2011, 7:41 pm

Eles estão preparando o terreno para a humananidade aceitar quem eles tanto esperam: o anti cristo.

Josoco
Banido

Número de Mensagens : 1930
Idade : 63
Localização : Brasil
flag : Brasil
Data de inscrição : 16/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Eterna em Dom 30 Out 2011, 9:20 pm

Ed escreveu:Tribo de dããããããmmmmm?

Amei esta, Ed! :riii:



Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3784
Localização : Sampa
flag : Brasil
Data de inscrição : 17/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano afirma que o anti cristo não será diferente de Jesus

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:42 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum