.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
81 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, gusto, Rodrigão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O que Paulo quis dizer com "a morte reinou desde Adão ATÉ Moisés"?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 15 Set 2011, 10:07 pm

texto:

"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir". (Rm.5.14)

Última edição por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 15 Set 2011, 10:38 pm, editado 1 vez(es)

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5943
flag : Brasil

Re: O que Paulo quis dizer com "a morte reinou desde Adão ATÉ Moisés"?

Mensagem por Cal em Qui 15 Set 2011, 10:17 pm

Acho, repito, ACHO que ele se referia ao período anterior a promessa do Messias, na qual as pessoas não tinham esperanças de vida após a morte.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2787

Mensagem por Jarbas em Qui 15 Set 2011, 10:54 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:texto:

"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir". (Rm.5.14)

Irmão, eu entendo que esta profecia ainda está para ser cumprir, porque entendo que Moisés e Elias serão as duas testemunhas que irão pregar o Evangelho para o povo judeu durante a tribulação, e eles se converterão ao Senhor Jesus, daí a morte não reinará mais, porque todo aquele que crer no Senhor Jesus, viverá.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 14978

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 15 Set 2011, 11:39 pm

Jarbas escreveu:

Irmão, eu entendo que esta profecia ainda está para ser cumprir, porque entendo que Moisés e Elias serão as duas testemunhas que irão pregar o Evangelho para o povo judeu durante a tribulação, e eles se converterão ao Senhor Jesus, daí a morte não reinará mais, porque todo aquele que crer no Senhor Jesus, viverá.

e como vc entende isto? de que forma? qual é a fonte da tese? em que parametros vc se baseia? hummm

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por Jarbas em Sex 16 Set 2011, 12:08 am

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
Jarbas escreveu:

e como vc entende isto? de que forma? qual é a fonte da tese? em que parametros vc se baseia? hummm

É como eu disse, eu entendo que Moisés é uma das duas testemunhas... "E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco." (Apocalipse 11 : 3)

este é o meu entendimento, mas não tenho como provar isto. Tem aquela passagem da transfiguração em que aparecer Elias e Moisés falando com Jesus.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 9:48 am

Olá irmãos

Sobre isso:

É que, depois do pecado que entrou em Adão trazendo como paga - a morte.
E a mesma não podendo jamais ser revogada - pois é palavra de Deus ao pecador - por isso é que todos morrem.
Esse era o fim de todos, a saber: "Porque o salário do pecado é a morte..."

Tudo se acabava na morte!
Então, se não houvesse um homem em carne p/ pagar a morte na carne sem pecado jamais haveria ressurreição dos mortos p/ a vida eterna!
Simplesmente porque Deus não é homem p/que minta nem filho do homem que se arrependa.
E somente pode haver vida - para quem está em Cristo - quanto aos que não estão, a morte reina e ainda há de tragar para sempre os que não creram.

Sendo assim que a morte não pode ser anulada, mas paga; Cristo ao sofrê-la sem pecado, já não poderia ser por ela retido, de maneira que nos trouxe novamente a vida pela Sua ressurreição dentre os mortos.
De maneira que se a morte venceu a vida (devido ao pecado), a ressurreição venceu a morte pela paga deste. Amém!
Por essa mesma razão é que em Mateus 27:50-53 - houve a ressurreição dos santos que dormiam após a ressurreição de Cristo - e eles estavam retidos na morte pela própria palavra de Deus que determinou antes do pecado a morte p/ o homem caso desobedecesse-O provando da árvores do bem e do mal.
E tendo esse desobedecido, pela palavra de Deus ficaria p/ sempre retido na morte.
Vindo o Senhor p/ pagá-la sem pecado, tirou de nós esta sina, amém:
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." (Col. 2:14)

Por isso mesmo é que no juízo haverá a segunda morte, ou seja, aniquilação total e para sempre, porque jamais Deus esteve mentindo ao homem quando decretou sua morte antes do pecado caso pecasse. E tendo esse pecado e não crido, sofreu e sofrerá em si toda a lei de Deus ao pecador, porquanto rejeitou o único Salvador.
E morrerá tal qual os animais que morrem sem que tenham desobedecido ao Criador, e morrem p/ sempre.

E tudo isso tem um porquê: o homem foi criado no bem do Senhor p/ desfrutar desse, enão p/ conhecer o mal; e embora tenha conhecido pelo livre arbítrio - se não tirar de dentro de si voluntariamente o mal e o seu mal - não poderá jamais participar da glória de Deus e sofrerá a segunda e definitiva sentença: segunda morte.
Simplesmente porque o mal será extinto! e o homem que está cheio dele, idem!

Jefté
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 205

Mensagem por Yohan em Sex 16 Set 2011, 10:14 am

Comcerteza irmão Jefté,

Por isso, Apocalipse 22:11 a 14 diz:

Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.

Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes {no sangue do Cordeiro} para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Nesses versículos Jesus começa com a lei das obras que levam ao juízo, mas termina com a Graça no sangue do Cordeiro, que nos dá direito à árvore da vida.

Jefté disse:

E tendo esse pecado e não crido, sofreu e sofrerá em si toda a lei de Deus ao pecador, porquanto rejeitou o único Salvador.

Exatamente como eu entendo, o pecado e a morte é a rejeição à Deus, (arrogância em desafiar ao Criador), como foi desde Adão...

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 4:54 pm

Até agora não vi nenhuma explicação convincente.

Por que a morte reinou [passado] até Moisés ?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 5:11 pm

Meu querido Eduardo

Desde Adão até Moisés a morte era a VENCEDORA!
E não só ela; mas também Satanás ( o valente da parábola que foi vencido pelo Mais Valente ).
E também o pecado!

Até que houve um... (homem) que:
venceu: o pecado!
venceu: o mundo!
venceu: a Satanás!
e por fim, venceu: a morte!

::::
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo. 16:33)

"E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos." (Apc. 5:5)

Então diz:
"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão." (Heb. 2:14-15)

Diz:
"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."
(I Cor. 15:55-57)
Então diz:
"Tragada foi a morte na vitória." (I Cor. 15:54b)

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 5:23 pm

E onde Moisés entra na sua tese ?

Não vi o nome dele.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 5:37 pm

Olá Eduardo
E onde Moisés entra na sua tese ?
Moisés entra nisso:
"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado." (Jo. 8:34)

"Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."
(Jo. 8:35-36)

Só há UM Salvador, o Senhor!
------------

"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir." (Rom. 5:14)

A morte reinou: antes da Lei em Adão;
reinou: em Moisés, com a lei (pois todos eram pecadores) e nenhum homem era capaz de cumprir a lei; vencer o pecado; vencer a Satanás, e muito menos a morte!
E foi vencida pelo Senhor que, além de vencer todo o mal, e cumprir toda a lei; morreu sem pecado p/ pagar o pecado c/ Sua morte. Amém!

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Jarbas em Sex 16 Set 2011, 6:09 pm

Eduardo escreveu:Até agora não vi nenhuma explicação convincente.

Pois é, e ainda está reinando porque muitos ainda não creem no Senhor Jesus, inclusive muitos dos judeus, por isso que eu disse que Moisés virá e será uma das duas testemunhas...

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 6:14 pm

E sobre essa questão do irmão que abriu o tópico:
A morte reina sobre todos os mortais e pecadores - pois estão, queiram ou não sob o domínio dela.
Mas tendo o Senhor (IMORTAL) vindo em carne p/ pagar pelo pecado c/ Sua morte; e ainda nos trazido o perdão dos pecados pelo seu evangelho que diz:
"E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados." (Mat. 9:2)
Ou:
"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome." (At. 10:43)

Ela não mais tem domínio sobre aquele os quais o Senhor lhes perdoou - pois morreu e ressuscitou p/ isso.
De maneira que ele nos fez também imortais!
Por isso mesmo Ele diz:
"Eu sou o pão da vida." (Jo. 6:48)
E:
"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." (Jo. 6:47)

Ora, como a morte pode reinar sobre aqueles que o Senhor pelo Seu Sangue deu-lhes a vida eterna (imortalidade) ????

Última edição por Jefté em Sex 16 Set 2011, 6:20 pm, editado 1 vez(es)

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 6:18 pm

Jefté escreveu:A morte reinou: ... em Moisés, com a lei ...
O texto diz o oposto: "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés..." (Rom. 5:14). Sua tese é contraditória ao que está escrito.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 6:20 pm

Jarbas escreveu:
Pois é, e ainda está reinando porque muitos ainda não creem no Senhor Jesus, inclusive muitos dos judeus, por isso que eu disse que Moisés virá e será uma das duas testemunhas...
Rom. 5:14 não é uma profecia. Paulo está descrevendo uma fato que já ocorreu.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 6:24 pm

Olá irmão Eduardo

Vou procurar responder o que acho que você queria ouvir:
A morte reinou em Adão porque ele era um pecador;
e não reinou em Moisés (porque ele parece que não foi pecador)...
Seria isso então a não contradição ???

O verso de Paulo já disse:
A morte reinou desde Adão até Moisés...
Só houve dois marcos até Cristo:
Adão e depois Moisés...
E se a morte reinou sob ambos, o que você quer ????
Que alguém tivesse vencido-a antes de Cristo ???

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Jarbas em Sex 16 Set 2011, 6:29 pm

Eduardo escreveu:
Jarbas escreveu:
Rom. 5:14 não é uma profecia. Paulo está descrevendo uma fato que já ocorreu.

É que eu não vivo no passado, e para mim esta profecia ainda está para ser cumprida.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 7:25 pm

Jefté escreveu:O verso de Paulo já disse: A morte reinou desde Adão até Moisés...
Só houve dois marcos até Cristo: Adão e depois Moisés...
E se a morte reinou sob ambos, o que você quer ????
Quero uma teoria que faça sentido, a sua não faz.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 7:55 pm

Olá irmão Eduardo

Você diz:
Quero uma teoria que faça sentido, a sua não faz.
Sinceramente falando:
Não sei que sentido você está buscando....

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 8:10 pm

Um que explique porque a morte reinou até Moisés.

Por que Moisés foi citado em Rm.5.14 ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 8:26 pm

Um que explique porque a morte reinou até Moisés.

Por que Moisés foi citado em Rm.5.14 ?
Porque Paulo explicou que a lei nada pôde fazer por nós em relação à morte.
Por isso ele citou Moisés!

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sex 16 Set 2011, 8:29 pm

Em Rm.5.14 Paulo afirma categoricamente que a morte reinou até Moisés, ou seja, em Moisés o reino da morte acabou. O que isso significa ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 8:34 pm

Eduardo

Diz:
Em Rm.5.14 Paulo afirma categoricamente que a morte reinou até Moisés, ou seja, em Moisés o reino da morte acabou. O que isso significa ?
Não foi isso que ele disse:
Atente ao verso:
"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir."

A morte reinou até Moisés e até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, ou seja, sobre todos os pecadores.

Irmão
O pecado e a morte que entraram em Adão só foram vencidos e tirados por Cristo!

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."(Rom. 5:12)

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 16 Set 2011, 8:47 pm

a impressao que dá no texto é que a morte reinou no periodo entre adao e moises, e depois nao....

este verbo de ligação (até) delimita uma questao interessante para debate.

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por Jefté em Sex 16 Set 2011, 8:56 pm

Evangelista

Diz:
a impressao que dá no texto é que a morte reinou no periodo entre adao e moises, e depois nao....

este verbo de ligação (até) delimita uma questao interessante para debate.
Precisamos entender o seguinte:
A lei de Moisés não revogou a morte!
Pelo contrário: A lei a agravou!
Porque se em Adão todos eram pecadores e a morte reinava.
O que dirá debaixo da lei quanto todos se tornavam malditos por não cumprirem todas as coisas que nela estava escrito ????

Tanto é assim que diz:
Qualquer que fizer qualquer obra no sábado certamente morrerá!
Ora, antes de Moisés, veio o dilúvio e Sodoma.
Porém na lei qualquer que transgredisse seus pontos capitais era morto!
Então pergunto: A morte não reino em Moisés ???
Como não se ele morreu ???
E nem pôde entrar na terra prometida ???
E Arão e Miriam ??? não morreram ???
E toda a geração dos filhos de Israel que saíram do Egito de 20 anos e para cima não caíram seus corpos no deserto mortos sem entrarem na terra p/ a qual iam ????

e como o até Moisés não é até Moisés e todos os homens que nasceram sob a lei ou sem ela mesmo na época de sua vigência ???
Ora, o judeus foram assolados pela Babilônia e Jerusalém foi destruidas e os judeus mortos e e a morte não reinou até Moisés e muito depois ????

Jefté
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:05 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: