.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
74 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 71 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 11:30 am

Fish escreveu:
David de Oliveira escreveu:
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3: 13,14.

Nuss, a disputa parece estar acirrada aih ein? meuuu

Não que eu queira entrar nesse Street Fighter teológico, mas sigamos o raciocínio, se os Mitzvot do AT não permaneceram ateh hoje, porque o Decálogo de Moshé Moshé continua valendo tbm? Não seria mais pratico e seguro usar apenas os 2 mandamentos que Jesus passou: Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si msm? Axu que isso resolveria muito dos problemas teológicos de vcs...

BINNNNNNNGO!!!!!!!!!!!

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8183
flag : Brasil

Mensagem por Valeria Freitas em Sab 10 Set 2011, 11:39 am

e eu de camarote assistino.. rs

bem, concordo em partes. Cristo veio realmente anular a lei, ao morrer na cruz por TODA a humanidade, retirando a separação que se fazia entre os povos.

nas 10 acusações se fala também sobre isso, por isso que eu achei a pregação inteira interessante. todos os assuntos que a gente discute aqui, tirando de fora a escatologia, estão lá, nas 10 acusações. inclusive esse, sobre a inferencia entre antigo testamento e novo testamento. pra existir o novo, o velho teve que existir e como são palavras de Deus, inspirando outros homens a coloca-las pra eternidade, entra tudo no bolo. inclusive para que entendamos o novo testamento, temos que ler o velho. um faz ligação com o outro.

algumas coisas no antigo testamento são exclusivas para determinadas situaçoes, mas podemos tirar dessas palavras grandes ensinamentos para nossa vida. proverbios, salmos, cantares, lamentações são grandes livros bem modernos, que tratam diretamente com o homem, e seu carater. não podemos negligenciar de forma alguma o que ta escrito ali.

tanto o novo quanto o velho são para exortação. agora o novo testamento, trás a ótica da graça, do sacrificio de Jesus, reordenando tudo. mas do jeitinho Dele.

beijos!

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 758

http://www.eunumtenho.com.br

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 11:43 am

ihavenokia escreveu:Bem, eu tenho a certeza que Deus inspirou cada um dos autores dos livros da Bíblia. Mas temos de perceber que as palavras que temos hoje na Bíblia, ou mesmo expressões são , ou foram, feitas pelos autores, ou seja, Deus revelou-se e os inspirou, mas cada um escreveu com as suas próprias palavras, é por isso que temos várias e várias maneiras de escrever na Bíblia. Em alguns livros predominam as metáforas ou outros recursos estilísticos, enquanto que em outros tudo está muito objectivo. Isso explica-se pelo facto de cada um dos autores ter a sua própria maneira de escrever, escrever aquilo que Deus lhes "disse" para escreverem.

ôpa! Temos um português aqui...

Apesar de ter sido simplista, foi o único que deixou o tabu na inerrância de "A a Z" da bíblia de lado. Não é só a maneira de expressar as suas versões não, há muita coisa que se considerarmos "inspirações divinas", estaremos nivelando o Criador ao homem da idade da pedra.
Só um exemplo:
Leiam os três ultimos capítulos de Juízes, 19, 20 e 21, depois me digam onde estava a inspiração de Deus...
O tópico não pretende jogar fora todo o VT, como dito na primeira mensagem, mas excluir o tabu da falsa doutrina do fio condutor que une a primeira palavra do Gênesis à última palavra do Apocalípse.
Assim como todos os livros editados achamos as partes boas, o VT não foge a essa regra e muito mais do que isso, são compreensões gradativas que apontam para Cristo também...

Última edição por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 12:07 pm, editado 2 vez(es)

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Valeria Freitas em Sab 10 Set 2011, 11:56 am

só é preciso ter muito cuidado nessa vertente de pensamento, david.

muito cuidado.

a biblia num é livro onde retiramos partes boas e ruins como num livro secular.

ce ja viu a pregação que eu coloquei em 10 acusaçõs? tenta ver isso, creio que voce se sentirá tão impactado como eu me senti, e até mermo verá que algumas coisas temos que mudar na nossa mente secular para aceitar a verdade da palavra de Deus.

tenta ver, por favor. voce irá gostar, tenho certeza. ma tem que ver a pregação todinha! :)

beijos!

Quem acredita, está dando crédito, pensa ser verdadeiro.

Quem confia, se entrega, muda seu agir, renuncia as demais coisas para viver naquilo em que confia.

Quem acredita e confia crê.

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 12:03 pm

Valeria Freitas escreveu:só é preciso ter muito cuidado nessa vertente de pensamento, david.

muito cuidado.

a biblia num é livro onde retiramos partes boas e ruins como num livro secular.

ce ja viu a pregação que eu coloquei em 10 acusaçõs? tenta ver isso, creio que voce se sentirá tão impactado como eu me senti, e até mermo verá que algumas coisas temos que mudar na nossa mente secular para aceitar a verdade da palavra de Deus.

tenta ver, por favor. voce irá gostar, tenho certeza. ma tem que ver a pregação todinha! :)

beijos!

Valéria,

Jesus, somente Jesus é "A Palavra" de Deus. A Bíblia não é "a Palavra" de Deus mas contém a palavra de Deus.
Você sabe como surge uma doutrina bíblica? Não está escrito que toda a bíblia é a palavra de Deus, portanto quem afirmar isso, deve ir por uma doutrina bem elaborada. É isso que eu quero, uma afirmação com subsídios e não fundamentada em II Timóteo 3:16.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Valeria Freitas em Sab 10 Set 2011, 12:26 pm

sim, eu sei como se surge uma doutrina biblica. por essa razão mermo, que tenho o cuidado de não radicalizar.

Deus num precisa de homens, correto? ou precisa? para fazer levar seus decretos a todos, tinha que ter um jeito, e esse jeito foi inspirar homens a escreverem a historia como ela foi. adão e eva, ao cairem, fundaram a humanidade. começaram a se procriar. mas os filhos deles, ouviram historias. as historias que conheciam da boca do proprio Deus sobre como Ele fez tudo. e do tempo que conviviam tão pertinho com Ele. com isso, outras gerações foram nascendo e a historia sendo passada de uma pra outra. era preciso que ficasse registrado para não se perder. aí entra o espirito santo, david. contestar a inspiração Dele é que é perigoso. creio eu que as palavras foram sendo dadas a esses homens, pelo espirito santo. a gente pode imaginar um monte de jeito como isso foi feito. Deus foi colocando as palavras nas mentes, Deus foi mostrando através da imaginação deles, ou sei lá que método usou, sei que foi Ele quem deixou isso tudo daí registrado. e muita coisa os proprios homens que foram vivenciando, foram registrando. realmente, eu creio que mesmo com a inspiração de Deus, os homens tinham suas personalidades. e foram registrando os fatos de acordo com ela. podemos ver isso claramente nos 4 evangelhos, a mesma historia contada de óticas diferentes.

eu concordo com voce, em partes, como eu disse. mas em partes, mermo. algumas coisas num dá pra se concordar. outras sim.

beijos!

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 12:41 pm

Valeria Freitas escreveu:sim, eu sei como se surge uma doutrina biblica. por essa razão mermo, que tenho o cuidado de não radicalizar.

Deus num precisa de homens, correto? ou precisa? para fazer levar seus decretos a todos, tinha que ter um jeito, e esse jeito foi inspirar homens a escreverem a historia como ela foi. adão e eva, ao cairem, fundaram a humanidade. começaram a se procriar. mas os filhos deles, ouviram historias. as historias que conheciam da boca do proprio Deus sobre como Ele fez tudo. e do tempo que conviviam tão pertinho com Ele. com isso, outras gerações foram nascendo e a historia sendo passada de uma pra outra. era preciso que ficasse registrado para não se perder. aí entra o espirito santo, david. contestar a inspiração Dele é que é perigoso. creio eu que as palavras foram sendo dadas a esses homens, pelo espirito santo. a gente pode imaginar um monte de jeito como isso foi feito. Deus foi colocando as palavras nas mentes, Deus foi mostrando através da imaginação deles, ou sei lá que método usou, sei que foi Ele quem deixou isso tudo daí registrado. e muita coisa os proprios homens que foram vivenciando, foram registrando. realmente, eu creio que mesmo com a inspiração de Deus, os homens tinham suas personalidades. e foram registrando os fatos de acordo com ela. podemos ver isso claramente nos 4 evangelhos, a mesma historia contada de óticas diferentes.

eu concordo com voce, em partes, como eu disse. mas em partes, mermo. algumas coisas num dá pra se concordar. outras sim.

beijos!

Você está quase compreendendo o "âmago" do tópico. O VT, sim, são versões pessoais de escritores judeus/israelitas. Ora, se são versões pessoais e tendo o sentimento de "nacionalismo tribal" de uma época expancionista e de muita carnificina, é lógico que teremos de dar algum desconto, não acha? Afinal nós "não judeus" estamos sentados na arquibancada.
Já ouviu histórias de caçadores e pescadores bem intensionados? Eles realmente não mentem, mas as suas versões faz com que analizemos os seus prismas ou "ângulos" de suas "histórias".

Última edição por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 12:49 pm, editado 1 vez(es)

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 10 Set 2011, 12:46 pm

Valeria Freitas escreveu:Cristo veio realmente anular a lei...
Você está equivocada. Podemos iniciar um debate sobre Lei aqui ?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 12:48 pm

Eduardo escreveu:
Valeria Freitas escreveu:Cristo veio realmente anular a lei...
Você está equivocada. Podemos iniciar um debate sobre Lei aqui ?

Aqui, não!!!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Valeria Freitas em Sab 10 Set 2011, 12:53 pm

e nem to com disposição! há!

limite-se ao assunto do topico, eduardo! :0

e eu to certa! há! hahahahahaha

sim, david. por isso que eu disse que concordo em alguns pontos. o espirito do profeta tá sujeito ao profeta. assim como a personalidade dos escritores está sujeita a eles.

beijos!

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 12:59 pm

Valeria Freitas escreveu:e nem to com disposição! há!

limite-se ao assunto do topico, eduardo! :0

e eu to certa! há! hahahahahaha

sim, david. por isso que eu disse que concordo em alguns pontos. o espirito do profeta tá sujeito ao profeta. assim como a personalidade dos escritores está sujeita a eles.

beijos!

positivinho

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 10 Set 2011, 1:48 pm

limite-se ao assunto do topico, eduardo!
Você é quem deve se manter no assunto do topico. hahaha :risadinha:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 1:53 pm

Eduardo escreveu:
limite-se ao assunto do topico, eduardo!
Você é quem deve se manter no assunto do topico. hahaha :risadinha:

Edu, como foi que você aceitou essa doutrina da inerrância total ou do fio condutor da bíblia?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 10 Set 2011, 2:16 pm

Eu nunca disse que acredito na doutrina da inerrância total. Há algumas inconsistências no texto que chegou até nosso tempo, mas elas não são graves e não afetam o cristianismo ortodoxo.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 2:38 pm

Eduardo escreveu:Eu nunca disse que acredito na doutrina da inerrância total. Há algumas inconsistências no texto que chegou até nosso tempo, mas elas não são graves e não afetam o cristianismo ortodoxo.

positivinho
Sabe o que estou ouvindo agora?
Arautos do Rei!
Ouvindo as canções e sua história.
"Magavilhoso"...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por ihavenokia em Sab 10 Set 2011, 3:15 pm

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. - 2 Pedro 1:21
Para responder a dúvidas sobre a bíblia temos a resposta na bíblia, pelo menos neste caso. Ou este versículo também não é inspiração divina? o.0

ihavenokia
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 36
flag : Portugal

http://escolaguitarra.com

Mensagem por famado em Sab 10 Set 2011, 3:24 pm

Toda a bíblia é inspirada. Contudo, precisamos entender melhor o que é a inspiração. Não é uma psicografia e nem um ditado. A inspiração está na mensagem. A bíblia é infalível para assuntos de fé.

Agora, é inegável que há muito da personalidade dos autores em cada livro e não poderia ser diferente.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Convidad em Sab 10 Set 2011, 3:25 pm

Quem recrimina o Davi sou eu,

A exceção aqui, são livros de registros como números, não tem porque serem inspirados, afinal não são doutrinários, apenas trazem genealogias ou contagens, o que não impede de Deus ter inspirado para que fossem escritos, e que fizessem parte do canon. .

Baseado na cláusula 3, Trechos editados por não tratar do tema e por desobedecer as seguintes regras do fórum, das quais não são permitidas:
Itens: 1i, 1j, 1m, 1q,

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 10 Set 2011, 3:29 pm

Eduardo escreveu:Eu nunca disse que acredito na doutrina da inerrância total. Há algumas inconsistências no texto que chegou até nosso tempo, mas elas não são graves e não afetam o cristianismo ortodoxo.

positivinho
Sabe o que estou ouvindo agora?
Arautos do Rei!
Ouvindo as canções e sua história.
"Magavilhoso"...

nada disto..
o Eduardo, e o FAmado, estão falando de pequenos erros circunstanciais, como um número grafado errado, uma genealogia trocada (e mesmo assim, além de poucos, a maioria destes casos já encontra-se solucionada, era denorex, pareciam erros, mas não eram).

Convidad
Convidado

Mensagem por David de Oliveira em Sab 10 Set 2011, 9:37 pm

"o Eduardo, e o FAmado, estão falando de pequenos erros circunstanciais, como um número grafado errado, uma genealogia trocada (e mesmo assim, além de poucos, a maioria destes casos já encontra-se solucionada, era denorex, pareciam erros, mas não eram)".

Famado e Eduardo, perdoem-me, mas aonde vocês disseram isso???

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Dom 11 Set 2011, 9:15 am

Eu continuo com o entendimento do primeiro post e estou aberto para mudar se os argumentos se não forem chulos e "nervozinhos". Teria que ser um estudo bem elaborado para embarcar nessa onda do tal fio condutor.

Jesus e somente Jesus é a Palavra de Deus a nós!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Convidad em Dom 11 Set 2011, 9:36 am

David de Oliveira escreveu:Eu continuo com o entendimento do primeiro post e estou aberto para mudar se os argumentos se não forem chulos e "nervozinhos". Teria que ser um estudo bem elaborado para embarcar nessa onda do tal fio condutor.

traga o teu '''estudo''' aqui que você fez naquele site , ué!
o tal 'fio contutor' é você contra todo mainstream cristão por 2000 anos, além de você contra Paulo e Timóteo, e você contra Cristo (que várias vezes citou as escrituras).
Agora você camarada, reclamando de 'nervosinho' enquanto fez aquela vergonhosa edição inventada e desleal ? se porte.

Convidad
Convidado

Mensagem por David de Oliveira em Dom 11 Set 2011, 10:10 am

Articulador escreveu:
David de Oliveira escreveu:Eu continuo com o entendimento do primeiro post e estou aberto para mudar se os argumentos se não forem chulos e "nervozinhos". Teria que ser um estudo bem elaborado para embarcar nessa onda do tal fio condutor.

o tal 'fio contutor' é você contra todo mainstream cristão por 2000 anos, além de você contra Paulo e Timóteo, e você contra Cristo (que várias vezes citou as escrituras).
Agora você camarada, reclamando de 'nervosinho' enquanto fez aquela vergonhosa edição inventada e desleal ? se porte.

Continuo com o mesmo entendimento do primeiro post e por favor, não quebre as regras do fórum. Faça o teu questionamento confrontando a "idéia" do tópico e não a pessoa que o fêz, assim vai evitar medidas punitivas.

Só Jesus é a Palavra de Deus.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Convidad em Dom 11 Set 2011, 10:24 am

Articulador escreveu:

Continuo com o mesmo entendimento do primeiro post e por favor, não quebre as regras do fórum. Faça o teu questionamento confrontando a "idéia" do tópico e não a pessoa que o fêz, assim vai evitar medidas punitivas.

Só Jesus é a Palavra de Deus.

Você já devia saber que pressão comigo não cola, quanto mais desonesta, o título do tópico é DESCRENÇA NO VT, no caso em que você é réu confesso, é MEU DIREITO discutir seus parametro AQUI .
Por isto que você nem ousou dar as caras no tópico na área de moderação.

Convidad
Convidado

Mensagem por David de Oliveira em Dom 11 Set 2011, 10:59 am

Vamos voltar ao tema...

É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:11 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: