.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
68 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 68 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Mensagem por Eduardo em Ter 20 Set 2011, 9:19 pm

Pelo visto é mesmo uma rixa contra o AT.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Valeria Freitas em Ter 20 Set 2011, 10:07 pm

Desculpe-me, mas pelas tuas palavra, você não ouviu o vídeo...

ouvi, sim, querido. as 5 partes.

como sempre, alguém cisma com algum trem e la vem pregar alguma coisa diferente, né?

eu posso até concordar com algumas coisas, sabe?

a biblia num é Jesus, é a palavra deixada por Deus. eu creio nisso, só num concordo com algumas interpretações que fazem dela, gerando todo tipo de doutrina que não seja a deixada por Ele. só isso.

como sempre falei, num so de arminio, num so de calvino, num sô de spurgeon, num sõ de charles, num sõ de paul, nem de ninhum homi.

sou de Jesus. a Ele eu sigo. e amo ler as palavras que Ele fala no evangelho. devoro tudinho!

mas num deixo de ler o resto da biblia. essa é a posição que devemos ter.

beijos!

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 758

http://www.eunumtenho.com.br

Mensagem por David de Oliveira em Qua 21 Set 2011, 8:05 am

Valeria Freitas escreveu:

Desculpe-me, mas pelas tuas palavra, você não ouviu o vídeo...

ouvi, sim, querido. as 5 partes.

como sempre, alguém cisma com algum trem e la vem pregar alguma coisa diferente, né?

eu posso até concordar com algumas coisas, sabe?

a biblia num é Jesus, é a palavra deixada por Deus. eu creio nisso, só num concordo com algumas interpretações que fazem dela, gerando todo tipo de doutrina que não seja a deixada por Ele. só isso.

como sempre falei, num so de arminio, num so de calvino, num sô de spurgeon, num sõ de charles, num sõ de paul, nem de ninhum homi.

sou de Jesus. a Ele eu sigo. e amo ler as palavras que Ele fala no evangelho. devoro tudinho!

mas num deixo de ler o resto da biblia. essa é a posição que devemos ter.

beijos!

Então você crê que todo o VT é todo inspirado, versículo por versículo e o aceita como vida. O que nos diz desse trecho em que Jesus repreende os fariseus por achar que a Torá era suficiente para Eles?

João

5.38 Também não tendes a sua palavra (Torá) permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou.
--------------------------------------------------------------------------------
5.39 Examinais as Escrituras (Torá), porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
--------------------------------------------------------------------------------
5.40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
5.41 Eu não aceito glória que vem dos homens;

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8178

Mensagem por Ton em Sex 23 Set 2011, 8:38 pm

"A Escritura Não Pode Falhar" (Jo 10:35).

E quando se fala de Escritura, acho que você sabe o que Yeshua estava se referindo ... não precisa nem pesquisar.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 23 Set 2011, 9:27 pm

Eduardo escreveu:Pelo visto é mesmo uma rixa contra o AT.

é pq a intenção dele é debater SOMENTE o AT...

Se quiser pode abrir um topico com o mesmo titulo mas trocando AT por NT.... :chapeu:

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5943

Mensagem por Ton em Sex 23 Set 2011, 10:02 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:Se quiser pode abrir um topico com o mesmo titulo mas trocando AT por NT.... :chapeu:
O queixume dele também se aplica ao NT.

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 23 Set 2011, 10:52 pm

Ton escreveu:
EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:Se quiser pode abrir um topico com o mesmo titulo mas trocando AT por NT.... :chapeu:

dele quem? hummm

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por Ton em Sex 23 Set 2011, 11:08 pm

O mesmo "dele" que você mencionou anteriormente:
"é pq a intenção dele é debater SOMENTE o AT..." :risadinha:

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por DEMAR em Sab 24 Set 2011, 3:49 am

Inspiração divina no VT., só os 10 Mandamentos. Dizer que todos os versículos daquele Testamento são de inspiração divina é grande equívoco. Para aqueles que acreditam nisso, pergunto se estão cumprindo os textos abaixos, já que são de inspiração divina:
"FAZEI, POIS, UMAS IMAGENS DAS VOSSAS HEMORRÓIDAS E DOS VOSSOS RATOS, QUE ANDAM DESTRUINDO A TERRA, E DAI GLÓRIA AO DEUS DE ISRAEL; PORVENTURA ALIVIARÁ A SUA MÃO DE CIMA DE VÓS, E DE CIMA DO VOSSO DEUS, E DE CIMA DA VOSSA TERRA". (i sAMUEL 6:5). Esse absurdo monstruoso terá partido de DEUS, Dono do Universo Infinito?!
"ESTAS, POIS, SÃO AS HEMORRÓIDAS DE OURO QUE ENVIARAM OS FILISTEUS AO SENHOR EM EXPIAÇÃO DA CULPA: POR ASDODE UMA, POR GAZA OUTRA, POR ASCALOM OUTRA, POR GATE OUTRA, POR ECROM OUTRA" (I Samuel 6:17).
"E PUSERAM A ARCA DO SENHOR SOBRE O CARRO, COMO TAMBÉM O COFRE COM OS RATOS DE OUTRO E COM AS IMAGENS DAS SUAS HEMORRÓIDAS" (I Samuel 6:11). Simplesmente hilariante e grotesco...
DETERMINAÇÕES QUE NINGUÉM CUMPRE E QUE VIOLAM O MANDAMENTO "NÃO MATARÁS":
"QUEM FERIR A OUTRO DE MODO QUE ESTE MORRA, TAMBÉM SERÁ MORTO" (Ex.21:12);
"QUEM FERIR A SEU PAI OU A SUA MÃE, SERÁ MORTO" (Ex.21:15);
"A FEITICEIRA NÃO DEIXARÁS VIVER" (Ex. 22:18);
"QUEM TIVER COITO COM ANIMAL, SERÁ MORTO" (eX.22:19);
"PORTANTO GUARDAREIS O SÁBADO, PORQUE SANTO É PARA VÓS OUTROS; AQUELE QUE O PROFANAR MORRERÁ, POIS QUALQUER QUE NELE FIZER ALGUMA OBRA SERÁ ELIMINADO DO MEIO DO SEU POVO" (Ex. 31:14);
Se isso fosse inspiração divina, Jesus teria que ser "enquadrado" nessa proibição, eis que trabalhou em sábados, curando, inclusive, pessoas.
"NÃO COMEREIS COUSA ALGUMA COM SANGUE....." LV.19:26.
"NÃO CORTAREIS O CABELO EM REDONDO, NEM DANIFICAREIS AS EXTREMIDADES DA BARBA" (Lv. 19:27);
"PERSEGUIREIS OS VOSSOS INIMIGOS, E CAIRÃO À ESPADA DIANTE DE VÓS" (Lv.26:7). E o MANDAMENTO "NÃO MATARÁS". Cumpro um e não cumpro o outro?!;
"AQUELE A QUEM FOREM TRILHADOS OS TESTÍCULOS, OU CORTADO O MEMBRO VIRIL, NÃO ENTRARÁ NA ASSEMBLÉIA DO SENHOR" (Dt 23:1);
"NENHUM BASTARDO ENTRARÁ NA ASSEMBLÉIA DO SENHOR, NEM AINDA A SUA DÉCIMA GERAÇão ENTRARÁ NELA" (Dt 23:2);
"SE ALGUÉM TIVER UM FILHO CONTUMAZ E REBELDE, QUE NÃO OBEDECE À VOZ DE SEU PAI E À DE SUA MÃE,E, AINDA CASTIGADO, NÃO LHES DÁ OUVISO, PEGARÃO NELE SEU PAI E SUA MÃE E O LEVARÃO AOS ANCIÕES DA CIDADE, À SUA PORTA, E LHES DIRÃO: ESTE NOSSO FILHO É REBELDE E CONTUMAZ, NÃO DÁ OUVIDOS À NOSSA VOZ: É DISSOLUTO E BEBERRÃO. ENTÃO TODOS OS HOMENS DA SUA CIDADE O APEDREJARÃO, ATÉ QUE MORRA...."(Dt 21, 18:21);
"QUANDO BRIGAREM DOIS HOMENS, UM CONTRA O OUTRO (QUANDO DOIS HOMENS ESTIVEREM BRIGANDO, NÃO SOA LÓGICO, QUE É UM COM O OUTRO?!! - GRIFO MEU), E A MULHER DE UM CHEGAR PARA LIVRAR O MARIDO DA MÃO DO QUE O FERE, E ELA ESTENDER A MÃO, E O PEGAR PELAS SUAS VERGONHAS (ÓRGÃO SEXUAL É VERGONHA?!. grifo meu), CORTAR-LHE-ÁS A MÃO: NÃO A OLHARÁS COM PIEDADE".(Dt. 25, 11-12).
Com referência, também, ao versículo sobre a proibição de comunicação com os mortos,considerada "abominação de Deus", eu pergunto: Será que Deus, a Perfeição Absoluta, portanto, INFALÍVEL, criaria "abominações" para Ele mesmo?!. Se Ele criou a possibilidade de comunicação com o outro plano (pois tudo é criado por Deus...), teria "falhado", criando para Si mesmo algo abominável?!!. Ora bolas....
Dá para acreditar que tais versículos sejam de inspiração divina?!!. Vamos ficar por aqui....

Melhor seguir esse aconselhamento do NT.:

"EXAMINAI TUDO. RETENDE O BEM". (1 Tessalonicenses 5:21) study

DEMAR
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 236

Mensagem por Ton em Sab 24 Set 2011, 7:32 am

Demar, Yeshua disse que "A Escritura Não Pode Falhar" (Jo 10:35).

E quando se fala de Escritura, acho que você sabe o que Yeshua estava se referindo ... não precisa nem pesquisar.

E se algo não é inspirado só tendo como critério nossa obediência ou não, então:
- Venda tudo e dê aos pobres.
- Renegue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga.
- Tenham tudo em comum.
- Ensine e guarde todos os Mandamentos, inclusive os menores.
- Etc etc etc ... TAMBÉM NÃO SÃO INSPIRADOS.

Era só o que me faltava.

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Camilo Silva Coelho em Sab 24 Set 2011, 9:09 am

Na minha anterior intervenção do dia 20, sobre este assunto colocado pelo ir. David “É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?” , mencionei algumas passagens veterotestamentárias que me parecem difíceis de aceitar. Como ninguém as comentou, será que cumprem todas essas leis?!
Hoje o ir. Demar, no seu comentário que apreciei, pois é fruto da sua meditação e não simples repetição do que ouviu nas igrejas que geralmente fogem destes assuntos mais polémicos, colocou mais passagens do VT que muitos consideram a Palavra de Deus inerrante e eterna, tão inspirada como o Evangelho de João. Espero que alguém lhe saiba responder.

Na verdade, como já disseram, a grande maioria dos evangélicos aceita a igual inspiração de toda a Bíblia, de Génesis ao Apocalipse. Mas porquê? Qual o fundamento desse pormenor tão importante que é a base de toda a teologia cristã?
Penso que (salvo o pormenor dos deuterocanónicos), os evangélicos herdaram o dogma católico da inspiração e inerrância bíblica de acordo com o pensamento de Stº Agostinho tal como ficou definido pelo Concílio de Trento.

Quando se fala em VT ou NT, estamos a pensar nas nossas bíblias impressas, esquecendo que isso só existe desde a invenção da imprensa cerca do ano 1450. Na Idade Média os livros eram manuscritos e o seu preço não estava ao alcance do povo.
Na época de Jesus havia os vários “livros”, com o significado que a palavra “livro” tinha nesse contexto histórico. Eram os rolos de pergaminho ou pele, que havia no Templo de Jerusalém e nas várias sinagogas. Os de papiro pouco duração teriam. Alguns desses “livros” foram incorporados nas nossas bíblias actuais, outros são os deuterocanónicos aceites por católicos e rejeitados por protestantes e outros não foram incluídos em nenhum dos cânons actuais. Só cerca do ano 90 ou 100 de nossa era, portanto já depois de Cristo, um grupo de judeus reuniu-se na cidade de Jamnia, para definir qual o cânon veterotestamentário.
Assim, quando Jesus se referia às Escrituras, não podemos saber com certeza a que livros de referia, pois o cânon veterotestamentário ainda não estava definido e os livros do NT ainda nem tinham sido escritos. Se Jesus se referia a “todas as escrituras”, nesse contexto histórico, teríamos de incluir os deuterocanónicos e até outros que muito mais tarde foram rejeitados por judeus, católicos e evangélicos.

Qual a base da nossa aceitação da inspiração do VT? Será que aceitamos a infalibilidade desses judeus que se reuniram em Jamnia para definir o cânon veterotestamentário?
Aceitamos por que é dogma católico ou evangélico?
Aceitamos porque o próprio VT se apresenta como Palavra de Deus? Mas todos os livros das várias religiões fazem o mesmo.

Já o cânon neotestamentário foi-se formando gradualmente de acordo com a aceitação que os vários evangelhos (dezenas deles), tinham nas igrejas primitivas. Lucas refere-se a esse problema logo no início do seu Evangelho. Ao fim de um ou dois séculos, estava praticamente formado o grupo de livros que viriam a formar o nosso cânon neotestamentário, exceto o Apocalipse de João (Havia outros apocalipses) Era praticamente esse o canon neotestamentário no ano 325 quando se efectuou o Concílio de Niceia. Que considero o fim do primitivo cristianismo.
Só posteriormente, no Concílio de Cartago que teve várias sessões nos séculos IV e V, é que o Papa Bonifácio incluiu o Apocalipse no cânon neotestamentário, num Concílio muito agitado, em que os bispos que votaram contra, tiveram de fugir e não há mais registos do que lhes terá acontecido. Isso na III Sessão em 397 (Século IV) e IV Sessão em 419, já no século V.
Pessoalmente aceito a posição do primitivo cristianismo. Aceito o NT sem o Apocalipse. Se o Papa Bonifácio forçou a inclusão do Apocalipse, isso é problema dos católicos e dos evangélicos que aceitem a sua autoridade do Papa Bonifácio.

Em conclusão, quando se fala em aceitar ou rejeitar o VT (ou NT), será que só nos é possível ter a mesma atitude para todos os “livros” dessas duas partes da Bíblia?
Se esses cânons foram definidos pelos judeus e pelos Papas, eu não prescindo de questionar esses dogmas. Se os evangélicos os aceitam, então deixo de ser evangélico, pois o mais importante é seguir conscientemente a Cristo, que é mais importante que qualquer igreja ou grupo de igrejas.
Quanto à minha posição teológica sobre o VT, não é possível desenvolver o assunto neste breve comentário, mas tenho uns artigos sobre o assunto na minha página na internet, a “Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas”.
Não me parece que toda a Bíblia esteja em perfeita sintonia de Génesis ao Apocalipse, nem que seja possível seguir a Cristo e a Moisés. Por exemplo, que fazer aos nossos leprosos? Ajudá-los e tratá-los nos nossos hospitais de acordo com o pensamento do Mestre? Ou apedrejá-los de acordo com a Lei de Moisés? Números 5:1/4

Mas então, que fazer com o VT? É o que certamente muitos me irão perguntar. Certamente que tem o seu valor cultural e histórico pela informação que nos fornece, mas informação que tem de ser trabalhada pelos historiadores. Mas o mais importante é o VT fornecer um conhecimento do contexto cultural em que Jesus viveu, para melhor compreendermos a sua mensagem nessa época de transição entre VT e NT. Pois o evangelho foi apresentado aos judeus num contexto cultural veterotestamentário.
Como cristão, não posso aceitar o VT como normativo para os nossos dias. Até Israel teve o bom senso de ser uma democracia dos nossos dias, que não é imune à salutar influência dAquele que mataram, pedindo que o Seu sangue caísse sobre eles e os seus filhos (Mateus 27:25) Nem os judeus dos nossos dias seguem essas leis do VT.
Também, para responder à pergunta do Ir. David, seria útil definir o que entendemos por inspiração.

Camilo Silva Coelho
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 10
flag : Portugal

http://Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas - http://www.e

[b]É o Novo Testamento (todos os versículos), inspirados por por Deus?[/b]

Mensagem por David de Oliveira em Sab 24 Set 2011, 10:36 am

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
Ton escreveu:

dele quem? hummm

Está bem, vou atender os Sétimodianos! Abri o tópico sugerido!

É o Novo Testamento (todos os versículos), inspirados por Deus? São eles dignos de toda a aceitação oproveitosos para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, todos eles?

Vamos começar somente por um versículo:

Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. Apocalipse 14:4

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sab 24 Set 2011, 11:55 am

David de Oliveira escreveu:
EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
Ton escreveu:

dele quem? hummm

Está bem, vou atender os Sétimodianos! Abri o tópico sugerido!

É o Novo Testamento (todos os versículos), inspirados por Deus?
Não tinha necessidade de abrir outro tópico, bastava o mínimo de coerência de não discriminar duas coisas (VT e NT) como se a elas não se aplicassem os mesmos queixumes que apresentaste.

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sab 24 Set 2011, 12:31 pm

acho que o ton ta aprendendo terminologias (do tipo queixume) na escolinha do professor Art.... gargalhada japinha hahahaha :riii: hihihi rindo hihi

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por Ton em Sab 24 Set 2011, 1:00 pm

Nada ... "queixume" é o modo popular ... na escola do Art se aprende o termo culto do português que significa "queixume".

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Ton em Sab 24 Set 2011, 1:45 pm

DEMAR escreveu:Inspiração divina no VT., só os 10 Mandamentos. Dizer que todos os versículos daquele Testamento são de inspiração divina é grande equívoco.
E com base em que afirmas que apenas o Decálogo são inspirados por DEUS?
Acaso quer dizer que Yeshua errou ao citar as Escrituras Hebraicas como Fonte de Autoridade Divina, e inclusive dizer que "A Escritura Não Pode Falhar" (Jo 10) ?

DEMAR escreveu:Para aqueles que acreditam nisso, pergunto se estão cumprindo os textos abaixos, já que são de inspiração divina:
O mesmo se dá com o NT, mano. O fato de tudo não estar sendo obedecido, não significa que não seja Inspirado ou que foi abolido. Obama tem o mesmo pensamento que o seu. Veja aí:

Aliás, se nós apenas considerarmos como inspiradas as palavras que achamos se "bonitinhas e agradáveis" da Bíblia, de fato não sabemos o que é ser seguidor do Messias.
"Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior, e disseram a Jeremias, o profeta: [...]
- Seja Ela Boa ou seja Má, obedeceremos à Voz do SENHOR, nosso DEUS" (Jr 42:6)

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Dom 25 Set 2011, 3:36 pm

Camilo Silva Coelho escreveu:Na minha anterior intervenção do dia 20, sobre este assunto colocado pelo ir. David “É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?” , mencionei algumas passagens veterotestamentárias que me parecem difíceis de aceitar. Como ninguém as comentou, será que cumprem todas essas leis?!
Hoje o ir. Demar, no seu comentário que apreciei, pois é fruto da sua meditação e não simples repetição do que ouviu nas igrejas que geralmente fogem destes assuntos mais polémicos, colocou mais passagens do VT que muitos consideram a Palavra de Deus inerrante e eterna, tão inspirada como o Evangelho de João. Espero que alguém lhe saiba responder.

Na verdade, como já disseram, a grande maioria dos evangélicos aceita a igual inspiração de toda a Bíblia, de Génesis ao Apocalipse. Mas porquê? Qual o fundamento desse pormenor tão importante que é a base de toda a teologia cristã?
Penso que (salvo o pormenor dos deuterocanónicos), os evangélicos herdaram o dogma católico da inspiração e inerrância bíblica de acordo com o pensamento de Stº Agostinho tal como ficou definido pelo Concílio de Trento.

Quando se fala em VT ou NT, estamos a pensar nas nossas bíblias impressas, esquecendo que isso só existe desde a invenção da imprensa cerca do ano 1450. Na Idade Média os livros eram manuscritos e o seu preço não estava ao alcance do povo.
Na época de Jesus havia os vários “livros”, com o significado que a palavra “livro” tinha nesse contexto histórico. Eram os rolos de pergaminho ou pele, que havia no Templo de Jerusalém e nas várias sinagogas. Os de papiro pouco duração teriam. Alguns desses “livros” foram incorporados nas nossas bíblias actuais, outros são os deuterocanónicos aceites por católicos e rejeitados por protestantes e outros não foram incluídos em nenhum dos cânons actuais. Só cerca do ano 90 ou 100 de nossa era, portanto já depois de Cristo, um grupo de judeus reuniu-se na cidade de Jamnia, para definir qual o cânon veterotestamentário.
Assim, quando Jesus se referia às Escrituras, não podemos saber com certeza a que livros de referia, pois o cânon veterotestamentário ainda não estava definido e os livros do NT ainda nem tinham sido escritos. Se Jesus se referia a “todas as escrituras”, nesse contexto histórico, teríamos de incluir os deuterocanónicos e até outros que muito mais tarde foram rejeitados por judeus, católicos e evangélicos.

Qual a base da nossa aceitação da inspiração do VT? Será que aceitamos a infalibilidade desses judeus que se reuniram em Jamnia para definir o cânon veterotestamentário?
Aceitamos por que é dogma católico ou evangélico?
Aceitamos porque o próprio VT se apresenta como Palavra de Deus? Mas todos os livros das várias religiões fazem o mesmo.

Já o cânon neotestamentário foi-se formando gradualmente de acordo com a aceitação que os vários evangelhos (dezenas deles), tinham nas igrejas primitivas. Lucas refere-se a esse problema logo no início do seu Evangelho. Ao fim de um ou dois séculos, estava praticamente formado o grupo de livros que viriam a formar o nosso cânon neotestamentário, exceto o Apocalipse de João (Havia outros apocalipses) Era praticamente esse o canon neotestamentário no ano 325 quando se efectuou o Concílio de Niceia. Que considero o fim do primitivo cristianismo.
Só posteriormente, no Concílio de Cartago que teve várias sessões nos séculos IV e V, é que o Papa Bonifácio incluiu o Apocalipse no cânon neotestamentário, num Concílio muito agitado, em que os bispos que votaram contra, tiveram de fugir e não há mais registos do que lhes terá acontecido. Isso na III Sessão em 397 (Século IV) e IV Sessão em 419, já no século V.
Pessoalmente aceito a posição do primitivo cristianismo. Aceito o NT sem o Apocalipse. Se o Papa Bonifácio forçou a inclusão do Apocalipse, isso é problema dos católicos e dos evangélicos que aceitem a sua autoridade do Papa Bonifácio.

Em conclusão, quando se fala em aceitar ou rejeitar o VT (ou NT), será que só nos é possível ter a mesma atitude para todos os “livros” dessas duas partes da Bíblia?
Se esses cânons foram definidos pelos judeus e pelos Papas, eu não prescindo de questionar esses dogmas. Se os evangélicos os aceitam, então deixo de ser evangélico, pois o mais importante é seguir conscientemente a Cristo, que é mais importante que qualquer igreja ou grupo de igrejas.
Quanto à minha posição teológica sobre o VT, não é possível desenvolver o assunto neste breve comentário, mas tenho uns artigos sobre o assunto na minha página na internet, a “Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas”.
Não me parece que toda a Bíblia esteja em perfeita sintonia de Génesis ao Apocalipse, nem que seja possível seguir a Cristo e a Moisés. Por exemplo, que fazer aos nossos leprosos? Ajudá-los e tratá-los nos nossos hospitais de acordo com o pensamento do Mestre? Ou apedrejá-los de acordo com a Lei de Moisés? Números 5:1/4

Mas então, que fazer com o VT? É o que certamente muitos me irão perguntar. Certamente que tem o seu valor cultural e histórico pela informação que nos fornece, mas informação que tem de ser trabalhada pelos historiadores. Mas o mais importante é o VT fornecer um conhecimento do contexto cultural em que Jesus viveu, para melhor compreendermos a sua mensagem nessa época de transição entre VT e NT. Pois o evangelho foi apresentado aos judeus num contexto cultural veterotestamentário.
Como cristão, não posso aceitar o VT como normativo para os nossos dias. Até Israel teve o bom senso de ser uma democracia dos nossos dias, que não é imune à salutar influência dAquele que mataram, pedindo que o Seu sangue caísse sobre eles e os seus filhos (Mateus 27:25) Nem os judeus dos nossos dias seguem essas leis do VT.
Também, para responder à pergunta do Ir. David, seria útil definir o que entendemos por inspiração.

Aceite meu sincero cumprimento!

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3780

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Dom 06 Nov 2011, 10:29 pm

O Tanach no Hebraico é 100% Inspirado traduzido não sei o quanto...

EMBAIXADOR DO REINO
SUSPENSO

Número de Mensagens : 402
flag : Israel

Mensagem por David de Oliveira em Dom 06 Nov 2011, 10:44 pm

EMBAIXADOR DO REINO escreveu:O Tanach no Hebraico é 100% Inspirado traduzido não sei o quanto...
Diga-me, sem rodeios onde está a inspiração do Deus de Jesus nesse trecho:

E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.

Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;

E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.

E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.

Então o SENHOR falou a Moisés, dizendo:

Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.

Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
Números 25:6-12

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Seg 07 Nov 2011, 10:43 pm

Inspirando a escrever não significa escrever só o que é bom pois o Mal e suas Consequências servem pra exemplo dos Santos....

Isso não vou nem entrar em textos falou ...

Shalom

EMBAIXADOR DO REINO
SUSPENSO

Mensagem por DEMAR em Qua 09 Nov 2011, 1:42 am

EMBAIXADOR DO REINO escreveu:Inspirando a escrever não significa escrever só o que é bom pois o Mal e suas Consequências servem pra exemplo dos Santos....

Isso não vou nem entrar em textos falou ...

Shalom

Pelo que afirmou, vc. admite que a inspiração pode ser divina e maligna?!. Nesse caso, o Tanach não é de todo inspiração divina?! Vc. pode ser mais claro com referência à resposta dada ao que foi colocado pelo David de Oliveira, dizendo se o trecho por ele apresentado é inspiração divina ou NÃO?

DEMAR
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 236

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Qua 09 Nov 2011, 6:58 pm

Sim Divina

Veja o que o Padre Fabio de MELO disse neste link do Vídeo ....

Tirem suas Próprias Convicções ...

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=nWQPqrsuD0E

EMBAIXADOR DO REINO
SUSPENSO

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:35 pm

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: