.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
65 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano, gusto, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por David de Oliveira em Qui 08 Set 2011, 7:16 pm

Eu não creio que "todo" o Velho Testamento, ou seja, todos os versículos, todas as palavras de Gênesis a Malaquias seja de inspiração divina para nós, que aceitamos Jesus, mas uma revelação gradativa de Deus ao Homem, tendo como norte ou apontamento, a vinda de Jesus.

Será essa também, a compreensão dos colegas do fórum?

Obs.: Por onde quer que eu apareça no fórum, em todos os tópicos, tem uma pessoa que, como "disco furado", está sempre repetindo (como que jogando-me contra os colegas), a minha compreensão acima sobre o VT.
Este tópico servirá como jirau de pancadas para descarregar a raiva de uma compreensão diferente.

Estejam à vontade!

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8178
flag : Brasil

Re: É o VT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Mensagem por Eduardo em Qui 08 Set 2011, 7:18 pm

É o NT (todos os versículos), inspirados por Deus?
SIM, toda escritura é divinamente inspirada!

Você duvida de II Timóteo 3:16-17 ?

Que implicância sua com o AT.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por David de Oliveira em Qui 08 Set 2011, 7:24 pm

Eduardo escreveu:É o NT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Quando foi escrito que "toda escritura" é inspirada, Edu?

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 08 Set 2011, 7:25 pm

David de Oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:É o NT (todos os versículos), inspirados por Deus?

Quando foi escrito que "toda escritura" é inspirada, Edu?
Século I, ano 64 dC.

Última edição por Eduardo em Qui 08 Set 2011, 7:30 pm, editado 1 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Ed em Qui 08 Set 2011, 7:29 pm

Estejam à vontade!

Eu estou, mas tem gente que se incomodou...

Cê também num para queto né David!

::

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3086 dias de existência com 226110 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10978
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por David de Oliveira em Qui 08 Set 2011, 7:30 pm

As bíblias mais antigas tem outra redação. Dizem elas "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça".

http://www.reflexao.com.br/images/2timoteo-3-16.jpg

Qual delas está certo? Vamos pesquisar?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 08 Set 2011, 7:32 pm

David de Oliveira escreveu:As bíblias mais antigas tem outra redação. Dizem elas "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça".

Ed, essa versão do deivid é TC ou TR ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Qui 08 Set 2011, 7:33 pm

Ed escreveu:
Estejam à vontade!

Eu estou, mas tem gente que se incomodou...

Cê também num para queto né David!

É justamente o contrário...
Já viu aquele personagem do chico Anísio, que dizia: "Larga do meu pé, chulé"?

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ed em Qui 08 Set 2011, 7:48 pm

Eduardo escreveu:
David de Oliveira escreveu:As bíblias mais antigas tem outra redação. Dizem elas "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça".

Ed, essa versão do deivid é TC ou TR ?
Ah, quando é do seu interesse you ask me hein!

Não é, mas está dentro do contexto...

Última edição por Ed em Qui 08 Set 2011, 7:52 pm, editado 1 vez(es)

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3086 dias de existência com 226110 mensagens

Ed

Número de Mensagens : 10978
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por David de Oliveira em Qui 08 Set 2011, 7:49 pm

Eu tenho uma bíblia com tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e corrigida da SBB que diz exatamente assim:
II Timóteo 3: 16:
"Toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça".

Usar esse versículo para sustentar que todas as palavras do VT são inspiradas, é no mínimo infantilidade...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Qui 08 Set 2011, 8:05 pm

Sociedade bíblica britânica:
Toda a Escritura divinamente inspirada é também útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça, 2 Timóteo 3:16
American Standard Version
Every scripture inspired of God [is] also profitable for teaching, for reproof, for correction, for instruction which is in righteousness. 2 Timóteo 3:16
Basic English
Every holy Writing which comes from God is of profit for teaching, for training, for guiding, for education in righteousness: 2 Timóteo 3:16
La Santa bíblia
Pues toda la Escritura divinamente inspirada es útil para enseñar, para reprender, para corregir, para educar en la justicia,
Timóteo 3:16.
Douay-Rehims Version
All scripture, inspired of God, is profitable to teach, to reprove, to correct, to instruct in justice,
Catholic Public Domain Version
All Scripture, having been divinely inspired, is useful for teaching, for reproof, for correction, and for instruction in justice,
Vulgata Latina
omnis scriptura divinitus inspirata et utilis ad docendum ad arguendum ad corrigendum ad erudiendum in justitia
Neo Vulgata Latina
Omnis Scriptura divinitus inspirata est et utilis ad docendum, ad arguendum, ad corrigendum, ad erudiendum in iustitia,

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Qui 08 Set 2011, 10:34 pm

Então que parte não seria inspirada por Deus?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 08 Set 2011, 10:54 pm

temos um outro texto alem do texto de II Tm.3:16

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo". (II Pe. 1:20-21)

como entenderiamos isto?

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5943

Mensagem por David de Oliveira em Sex 09 Set 2011, 1:07 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:temos um outro texto alem do texto de II Tm.3:16

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo". (II Pe. 1:20-21)

como entenderiamos isto?

Existia um entendimento entre os judeus da época da Torá, de que "todas" as palavras dos profetas vinham com a inspiração de Deus, apesar de que sempre houve as profecias falsas, inclusive aqui mesmo nesse fórum. Isso era tradição do velho Israel e se eu fosse daquele tempo, também não deixaria de "examinar" as profecias, como nos ensina Paulo.
Mas o assunto do tópico não é bem este... Estamos questionando o entendimento doutrinário de que, baseado em II Timóteo 3:16 (algumas traduções erradas), “Todo” o Velho Testamento é inspirado por Deus.
Acho muito fraca essa sustentação por se firmar apenas num versículo e ainda por cima, com tradução errada.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sex 09 Set 2011, 1:52 pm

deivid, essa tese pode servir ao NT também.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Karla Cristina em Sex 09 Set 2011, 3:10 pm

É implicancia minha ou tem uma certa tendenciazinha dos cristãos modernos colocarem o VT pra escanteio?

Vc disse que poderia ficar a vontade... :risadinha:

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 710

Mensagem por David de Oliveira em Sex 09 Set 2011, 3:32 pm

Eduardo escreveu:deivid, essa tese pode servir ao NT também.

Tu o dizes...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Sex 09 Set 2011, 3:50 pm

Karla Cristina escreveu:É implicancia minha ou tem uma certa tendenciazinha dos cristãos modernos colocarem o VT pra escanteio?

Vc disse que poderia ficar a vontade... :risadinha:

Karla, o VT foi "colocado para escanteio" desde as compreensões de Paulo Há quase 2 mil anos. Há várias referências de mudanças de entendimento quanto ao VT no NT.
Veja alguns exemplos:

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual (o VT) foi por Cristo abolido;
2 Coríntios 3:14

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:11

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Gálatas 2:16

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
1 Coríntios 5:7

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (fundamentos da Torá).
Gálatas 5:1

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3: 13,14.

Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei (de Moisés) pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Romanos 7:4

Etc.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Karla Cristina em Sex 09 Set 2011, 4:43 pm

David, pra mim vc erra na teoria e na pratica.

Na teoria porque Jesus disse isso:

Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado. Aquele, portanto, que violar um só destes menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo ser chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os praticar e os ensinar, esse será chamado grande no Reino dos Céus (Mt 5,17-19)

Na prática porque todo cristão que conheço que não leu o VT, acaba apoiando homossexualismo, abortismo, divórcio e outras coisitas mais.

O VT é importantissimo para as pessoas entenderem que Deus é bom em sua essencia, mas ele de forma alguma é bonzinho. Ele é exigente e justo. Então temos que ler o VT e o NT, para fazer um equilibrio da dureza da lei no VT e do amor no NT.

Lutero enxerga as diferenças:

Quem vê um Deus enfurecido...não O vê com clareza...mas O vê através de um véu...
como se uma tempestade escura escondesse a Sua face.
Se realmente acreditarmos que Cristo é o nosso salvador...
então temos um Deus de amor.

O equilibrio está em lermos os dois. Um não pode anular o outro de forma alguma, isso pode até colocar em risco nossa salvação, porque se Deus pede para amá-lo acima de qualquer coisa, temos conhecer quem amamos, e só o conhecemos de verdade lendo o VT, sua personalidade está descrita ali.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por David de Oliveira em Sex 09 Set 2011, 9:17 pm

“Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado. Aquele, portanto, que violar um só destes menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo ser chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os praticar e os ensinar, esse será chamado grande no Reino dos Céus (Mt 5,17-19)”

Essas são palavras de Jesus realmente, mas foi antes de cumprir aquilo que estava escrito sobre ele e para ele.
Depois... Após verificar que tudo estava cumprido, veja o que aconteceu:
Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Jesus foi ministro da circuncisão. Sabe o que é isso? Que veio para ministrar a Lei aos judeus, cumprindo-a por completo e ao mesmo tempo, resgatá-los da sua maldição; fazendo isso, isto é, cravando todas as suas ordenanças na cruz e colocando-se em maldição, possibilitou-nos (gentios) que chegasse o evangelho, o qual foi pregado primeiramente a Abraão.

Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais; Romanos 15:8.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

Você disse:
Na prática porque todo cristão que conheço que não leu o VT, acaba apoiando homossexualismo, abortismo, divórcio e outras coisitas mais.

Eu já tenho uma compreensão totalmente contrária à tua!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Fish em Sex 09 Set 2011, 9:31 pm

Nuss, a disputa parece estar acirrada aih ein? meuuu

Não que eu queira entrar nesse Street Fighter teológico, mas sigamos o raciocínio, se os Mitzvot do AT não permaneceram ateh hoje, porque o Decálogo de Moshé Moshé continua valendo tbm? Não seria mais pratico e seguro usar apenas os 2 mandamentos que Jesus passou: Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si msm? Axu que isso resolveria muito dos problemas teológicos de vcs...

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Eduardo em Sex 09 Set 2011, 9:48 pm

Karla Cristina escreveu:David, pra mim vc erra na teoria e na pratica.

Na teoria porque Jesus disse isso:

Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado. Aquele, portanto, que violar um só destes menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo ser chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os praticar e os ensinar, esse será chamado grande no Reino dos Céus (Mt 5,17-19)

O VT é importantissimo para as pessoas entenderem que Deus é bom em sua essencia, mas ele de forma alguma é bonzinho. Ele é exigente e justo. Então temos que ler o VT e o NT, para fazer um equilibrio da dureza da lei no VT e do amor no NT.

Lutero enxerga as diferenças:

Quem vê um Deus enfurecido...não O vê com clareza...mas O vê através de um véu...
como se uma tempestade escura escondesse a Sua face.
Se realmente acreditarmos que Cristo é o nosso salvador...
então temos um Deus de amor.

O equilibrio está em lermos os dois. Um não pode anular o outro de forma alguma, isso pode até colocar em risco nossa salvação, porque se Deus pede para amá-lo acima de qualquer coisa, temos conhecer quem amamos, e só o conhecemos de verdade lendo o VT, sua personalidade está descrita ali.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 10 Set 2011, 8:15 am

Karla Cristina escreveu:É implicancia minha ou tem uma certa tendenciazinha dos cristãos modernos colocarem o VT pra escanteio?

Vc disse que poderia ficar a vontade...

Karla, o VT foi "colocado para escanteio" desde as compreensões de Paulo Há quase 2 mil anos. Há várias referências de mudanças de entendimento quanto ao VT no NT.
Veja alguns exemplos:
A pergunta do tópico é se todos os versículos do VT foram inspirados por Deus ou se foi "colocado para escanteio" ?

Decida-se ! São coisas distintas.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Karla Cristina em Sab 10 Set 2011, 8:23 am

David, livro sagrado nenhum pode ser jogado para escanteio, ora bolas, vc acha que Deus tem tempo para ficar perdendo, inspirando um livro que depois ficaria em desuso? Lógico que não. A bíblia é atemporal. paulada O Velho TEstamento e o Novo TEstamento tem que ser lido, o Velho Testamento foi inspirado por Deus.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por ihavenokia em Sab 10 Set 2011, 10:19 am

Bem, eu tenho a certeza que Deus inspirou cada um dos autores dos livros da Bíblia. Mas temos de perceber que as palavras que temos hoje na Bíblia, ou mesmo expressões são , ou foram, feitas pelos autores, ou seja, Deus revelou-se e os inspirou, mas cada um escreveu com as suas próprias palavras, é por isso que temos várias e várias maneiras de escrever na Bíblia. Em alguns livros predominam as metáforas ou outros recursos estilísticos, enquanto que em outros tudo está muito objectivo. Isso explica-se pelo facto de cada um dos autores ter a sua própria maneira de escrever, escrever aquilo que Deus lhes "disse" para escreverem.

ihavenokia
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 36
flag : Portugal

http://escolaguitarra.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:00 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: