.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Vilões e Anti-heróis da Bíblia

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Vilões e Anti-heróis da Bíblia

Mensagem por Karla Cristina em Qua 31 Ago 2011, 10:23 am

Valeria, ninguém aqui falou que os homens não erram, estamos criticando colocar Moises e David como anti-herois. Como podemos colocar Moises e David como anti-herois, pessoas que não tem capacidade de serem herois, se eles cometeram vários atos heroicos? Estamos acostumados a herois de ficção, que mostra só o lado bonitinho, perfeito. Herois não podem ser perfeitos, para isso teriam que ser deuses e não humanos. David e Moises não podem ser considerados anti-herois num forum cristão, que diferença nos faz dos ateus, se consideramos isso? Considerar isso significa que lemos a bíblia por pedaçõ e não entedemos como um todo, que na civilização que foi escrita a bíblia, mulheres comiam seus filhos na hora que apertava a fome, os cozinhava. Moises e David foram grandes herois neste tipo de civilização e seria também nos dias de hoje.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 710
flag : Brasil

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 10:42 am

Valeria Freitas escreveu:eu entendo o lado de voces, sim.

mas voces devem se lembrar, que seguindo a genealogia de jesus, tá recheado de homens imperfeitos, que se fizeram presentes mermo com a imperfeição.

um anti heroi, de acordo com essa definição abaixo, não se trata de uma pessoa má. se trata de alguém que fez atos heroicos, mermo num sendo pelos meios mais licitos. e continua sendo louvado, por conta disso.

Anti-herói é o termo que se emprega para alguém que protagoniza atitudes referentes às do herói clássico, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam as façanhas por motivos egoístas, de vaidade ou de quaisquer gêneros que não sejam altruístas.

O conceito de anti-herói surgiu após vários autores modernos de Literatura e Cinema apresentarem vilões complexos, com características que criam empatia com o leitor ou espectador. São personagens não inerentemente maus e que, às vezes, até praticam atos moralmente aprováveis. Contudo, algumas vezes é difícil traçar a linha que separa o anti-herói do vilão; no entanto, note-se que o anti-herói, diferente do vilão, sempre obtém aprovação, seja através de seu carisma, seja por meio de seus objetivos muitas vezes justos ou ao menos compreensíveis, o que jamais os torna lícitos.

se voces perceberem bem, a genealogia de Jesus está recheada com tipos assim, ou seja: homens que foram mudados por Deus para cumprir o que tava escrito.

davi foi chamado amigo de Deus, mas num deixou de ser punido por Ele quando errou, deixou? por que homens não podem ser imperfeitos? seriam então iguais a Deus?

sim, karla, davi enfrentou um gigante, enfrentou os filisteus. mas cometeu um assassinato torpe por conta de um adulterio, a um dos homens mais fieis da guarda dele. por simples torpeza e desejo carnal. não cuidou de sua casa, não educou os seus filhos. na sua linhagem os proprios filhos cometeram atos que se fossem feitos hoje, queria ver a reação de voces. isso tudo num tira o merito dele, de forma alguma. justamente por que foi perdoado e pagou muito caro pelas consequencias de seus pecados.

moisés, igualmente. relutou durante anos para seguir o que Deus mandou. e foi chamado manso, após a transformação que Deus operou nele. foi o lider escolhido por Deus para tirar o povo do egito. e durante essa caminhada, errou, e de tal forma, que foi retirado dele, mesmo após os feitos grandiosos, o direito de ver a terra prometida que por durante muitos anos guiou o povo para entrar nela.

calma aí, gente! eu leio a biblia sim. mas num é por conta disso que tenho que achar que homens não erram, né? erramos, sim, feio. mas graças ao bom Deus, hoje temos Jesus. que nos lava de todos os nossos pecados.
eu num idolatro homens, muito menos os da biblia. perfeito, só Jesus. e mais ninhum!
entenderam?

beijos!

nada de mudar a argumentação Valéria,

a postura de vocês começou sendo INCRIMINATÓRIA dos heróis da fé, e no entanto foi DEUS que os isentou, portanto vocês estão indo contra o julgamento de CARÁTER que Deus mesmo fez destes homens.

DIFERENTE é dizer que alguém errou pontualmente, arrependeu-se, etc... NÃO foi esta a intenção acima, e o português de vocês é que nos 'revelou', afinal se Paulo diz 'Heroi', e vocês dizem 'anti-heroi', é evidente esta intenção. Exemplo, Davi para um forista virou 'bandoleiro, saqueador, covarde, com sentimentos homossexuais, etc..' Parece-te que isto é apenas uma alegação de 'todo homem é imperfeito' ? EVIDENTE que não, me poupe de ilações, ninguém aqui idolatra homens, só porque somos bíblicos o suficente para chamar de HERÓI , quem Deus chama de HERÓI! , pelo contrário isto é apego bíblico, e não a conceitos de homens, assim não vamos CONTRa o julgamento de caráter que Deus faz de seus servos, isto não nos é lícito.

Há trocentos anti-heróis na bíblia, por exemplo citei JEZABEL, estas pessoas sim devem ser tidas por anti-herois, pois Deus NÃO as justificou, não houve arrependimento, não jogarem os trabucos para figuras que nos são caras PORQUE Deus quis assim. Lembre-se, Deus não idolatra homens também, no entanto FAZ QUESTÃO de que seu Filho Cristo , seja chamado FILHO DE DAVI! , analise.

qual é mesmo o cerne do cristianismo ?
'vinde a arrazoais, ainda que vossos pecados sejam como a escarlate, os farei mais brancos que a neve'. Não devemos dar combustível para julgamentos seculares, em todo reinado de Israel, Deus mostra nos registros os 'prós e contras', estilo 'foi correto perante Deus, mas ainda não tirou o sacrifício nos altos, etc..', o Critério de Deus envolve dar TANTA importância a pecados, quanto a qualidades, e sumamente a fé, pois em CERNE somos todos assassinos e adúlteros em potêncial.

Convidad
Convidado

Mensagem por Valeria Freitas em Qua 31 Ago 2011, 10:52 am

karla, sempre respeito opiniões e pessoas em debates.

como a definição que coloquei, é a que eu acho, foi assim que defini os meus escolhidos.

eu num deixei em tempo algum de honrá-los, deixei? não, por que o proprio Deus os cobriu de honra, mesmo sendo vasos imperfeitos.

se fosse assim, a genealogia de Jesus não estaria cheia de gerações de homens imperfeitos, que foram transformados por Deus para cumprirem os seus feitos. já disse isso.

a propria mulher usada por Deus para trazer Jesus ao mundo, teve que se arrepender de seus pecados e aceitar a Jesus como Senhor e salvador. sinão, não teria ido pro céu. ou teria?

portanto, creio que voces precisam entender que quando eu falo sobre o que eu penso, é minha opinião, e nisso eu num peco.

David e Moises não podem ser considerados anti-herois num forum cristão, que diferença nos faz dos ateus, se consideramos isso?

por que num posso usar esse tipo de opinião num fórum cristão, karla? em que pequei? ao dizer que homens imperfeitos usados por Deus são anti heróis? david por acaso foi tão perfeito assim? não teve lá seus erros? e os apostolos? não os tiveram também? deixaram de ser honrados por Jesus? não! muitos homens considerados heróis na biblia, tiveram seus momentos de desobediencia, de pecados, de transgressão. mesmo assim, foram perdoados. e usados. é essa a máxima do evangelho. o barro na mão do oleiro, se transforma em vasos lindos, perfeitos, de honra. o diamante só é valioso após sua lapidação. assim Deus lapida os homens, transforma-os em diamantes.

a mais perfeita obra de Deus é essa: transformar homens vis, imperfeitos, em vasos de honra, usados para o louvor de sua glória. quer amor maior que esse?

e em que eu peco ao dizer isso? feri a idolos? creio que não.

esses grandes homens tiveram sua honra. dadas pelo proprio Deus. e eu continuo honrando isso. mas minha opnião é essa. se eu fosse dizer todos os anti herois da biblia, aqui, dentro da definição que coloquei, teria que colocar a biblia todinha, né? ainda bem que Deus continua usando barros, até que os faça vasos lindos, para honra e glória do seu nome. ainda bem. num fosse isso, estavamos perdidos. não teriamos Jesus.

beijos!

Quem acredita, está dando crédito, pensa ser verdadeiro.

Quem confia, se entrega, muda seu agir, renuncia as demais coisas para viver naquilo em que confia.

Quem acredita e confia crê.

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 758

http://www.eunumtenho.com.br

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 10:54 am

Karla Cristina escreveu:Valeria, ninguém aqui falou que os homens não erram, estamos criticando colocar Moises e David como anti-herois. Como podemos colocar Moises e David como anti-herois, pessoas que não tem capacidade de serem herois, se eles cometeram vários atos heroicos? Estamos acostumados a herois de ficção, que mostra só o lado bonitinho, perfeito. Herois não podem ser perfeitos, para isso teriam que ser deuses e não humanos. David e Moises não podem ser considerados anti-herois num forum cristão, que diferença nos faz dos ateus, se consideramos isso? Considerar isso significa que lemos a bíblia por pedaçõ e não entedemos como um todo, que na civilização que foi escrita a bíblia, mulheres comiam seus filhos na hora que apertava a fome, os cozinhava. Moises e David foram grandes herois neste tipo de civilização e seria também nos dias de hoje.

outra boa lembrança, de como o homem era incivilizado naqueles idos, e no entanto quem Lê um Davi fica maravilhado com sua sabedoria e espiritualidade, evidente que nos momentos pós-perdão.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 11:34 am

Valeria Freitas escreveu:a mais perfeita obra de Deus é essa: transformar homens vis, imperfeitos, em vasos de honra, usados para o louvor de sua glória. quer amor maior que esse?

e em que eu peco ao dizer isso? feri a idolos? creio que não.

Valéria, você não está sendo sincera no tema,

vocês começam dizendo que a pessoa é ANTI-HEROI, e no entanto ele é elecando por Paulo como HEROI DA FÉ , isto BASTARIA para mostrar o erro de vocês, nenhuma discussão escapista seria necessária em vista desta auto-exclusão de julgamentos de caráter, em suma : Deus não concordou com vocês!! AGORA (e somente) querem pintar que estão apenas falando de MOMENTOS, erros pontuais, mas isto sabemos todos, e nunca foi a intenção dos críticos adortarem est alinha, salvo agora.

Para nosso meditar :
(Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
(Hebreus 11:2) - Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
(Hebreus 11:3) - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
(Hebreus 11:4) - Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
(Hebreus 11:5) - Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
(Hebreus 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:7) - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
(Hebreus 11:8) - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
(Hebreus 11:9) - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
(Hebreus 11:10) - Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
(Hebreus 11:11) - Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
(Hebreus 11:12) - Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
(Hebreus 11:13) - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
(Hebreus 11:14) - Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
(Hebreus 11:15) - E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
(Hebreus 11:16) - Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
(Hebreus 11:17) - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
(Hebreus 11:18) - Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
(Hebreus 11:19) - E daí também em figura ele o recobrou.
(Hebreus 11:20) - Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
(Hebreus 11:21) - Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.
(Hebreus 11:22) - Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
(Hebreus 11:23) - Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
(Hebreus 11:24) - Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
(Hebreus 11:25) - Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
(Hebreus 11:26) - Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
(Hebreus 11:27) - Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
(Hebreus 11:28) - Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
(Hebreus 11:29) - Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
(Hebreus 11:30) - Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
(Hebreus 11:31) - Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
(Hebreus 11:32) - E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
(Hebreus 11:33) - Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
(Hebreus 11:34) - Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
(Hebreus 11:35) - As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
(Hebreus 11:36) - E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
(Hebreus 11:37) - Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Hebreus 11:38) - (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
(Hebreus 11:39) - E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
(Hebreus 11:40) - Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

é ESTA a posição que devemos ter, não sofismas para incriminar quem Deus isentou.
Anti-heroi é quem DEUS (e não nós) chama de anti-herói, e herói é quem DEUS assim chama, e se tivermos esta boa vontade para com o julgamento de Deus, então os motivos vem a galope, basta ler os relatos, ou mesmo o contexto acima.
Deus continua usando barros, mas HÁ pessoas que Deus HONROU na bíblia, são os que vocês chamaram de 'anti-heróis'.

Convidad
Convidado

Mensagem por Valeria Freitas em Qua 31 Ago 2011, 11:43 am

rober querido,

se o problema é o termo usado, posso trocá-lo sem problemas.

se ofendeu tanto a voces eu ter usado esse termo para definir um conceito do topico, peço perdão.

num é bom que os irmãos vivam a contender.

se eu errei, se pra voce assim é, então errei e pronto. peço perdão mais uma vez e editarei o que eu escrevi, ta bem?

beijos!

ps: o post inicial, o primeiro nesse topico, foi editado. :)

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 758

http://www.eunumtenho.com.br

Mensagem por famado em Qua 31 Ago 2011, 11:48 am

Articulador escreveu:
famado escreveu:Conforme os esclarecimentos conceituais do Cal, os anti-heróis mais clássicos são os juízes Sansão e Jefté. O primeiro faz de tudo que vai contra seu voto de nazireado e ainda se mete com a mulherada filistéia. No final, destrói os filisteus dando cabo da própria vida. Já Jefté faz um voto idiota, em que mostra total ignorância dos desígnios de YHWH que diz que não aceita sacrifícios humanos, e oferece a filha em sacrifício.

evidente que está errado também.
1o. Sansão é mostrado guerreando contra os Filisteus (motivo para o qual havia sido levantado), e assim ungido do Senhor, paulatinamente ele começa a deixar-se seduzir por uma das maiores fraquezas do homem, - as mulheres, e acaba por trair se voto ao revelar a sua força, aí pergunta-se, QUAL DE NÓS NUNCA DEU COM A LÍNGUA NOS DENTES ?? E QUAL DE NÓS guardou a virgindade até o casório ? poucos...., aí você 'esquece' também que Sansão viviam em um tempo de poligamia, onde as vicitudes eram o padrão, não a exceção, quanto mais em terras filistéias. Pois bem, tirando esta falha , os semi-ateus-críticos de plantão se 'esquecedam' que foi o mesmo Sansão que pediu a Deus que QUERIA MORRER mas em gesto de acabar com os filisteus, que vivam a perseguir e mutilar os Israelitas (aliás é bom tocar nisto, pois isto justifica de cara Davi, basta lembrar do Sansão furado os olhos, zombado perante os da Filístia), então é evidente que a fé de Sansão no último momento, corrigiu sua falha, que aliás não era diferente da que muitos aqui já devem ter cometido, e hoje quando adentram em seus quartos não querem que Deus lhes chame de anti-herói, mas de 'filhinhos amados'.

tá falando é mais humildade neste tópico.

Vc não entendeu nada. O conceito de anti-herói que o Cal expôs é o daquele herói que por meios não muito convencionais e recomendáveis alcança o seu objetivo. Tipo o Hancock do filme. Ele salva as pessoas, mas quebra tudo, vive bêbado, enfim, não é um cara muito ético e cuidadoso. Nestes termos, Sansão, Jefté e Jonas se encaixariam em espécies de anti-heróis.

Já vilão é o cara mal mesmo, que faz coisas escusas, nojentas, criminosas, imorais...

E pare de ficar aí posando como paladino único do cristianismo que eu não sou ateísta meu filho. Sou cristão há mais décadas que vossa mercê.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 12:04 pm

Valeria Freitas escreveu:rober querido,

se o problema é o termo usado, posso trocá-lo sem problemas.
se ofendeu tanto a voces eu ter usado esse termo para definir um conceito do topico, peço perdão.

num é bom que os irmãos vivam a contender.
se eu errei, se pra voce assim é, então errei e pronto. peço perdão mais uma vez e editarei o que eu escrevi, ta bem?

beijos!
ps: o post inicial, o primeiro nesse topico, foi editado. :)

Valéria, o problema não é terminológico ou contenda pessoal, é debater como não devemos dar COMBUSTÍVEL e PRESCEDENTE a uma crítica que é própria do ateismo, são eles que vivem a zombar e criticar acidamente os escolhidos de Deus, porque eventualmente erraram, e assim manter o que a bíblia diz sobre eles : 'herois da fé', que é o adequado a se falar destes homens, falhos, mas que exitaram agradar a Deus em suas vidas.

De qualquer forma agradeço tua postura final.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 12:25 pm

famado escreveu:
Articulador escreveu:
famado escreveu:Conforme os esclarecimentos conceituais do Cal, os anti-heróis mais clássicos são os juízes Sansão e Jefté. O primeiro faz de tudo que vai contra seu voto de nazireado e ainda se mete com a mulherada filistéia. No final, destrói os filisteus dando cabo da própria vida. Já Jefté faz um voto idiota, em que mostra total ignorância dos desígnios de YHWH que diz que não aceita sacrifícios humanos, e oferece a filha em sacrifício.

evidente que está errado também.
1o. Sansão é mostrado guerreando contra os Filisteus (motivo para o qual havia sido levantado), e assim ungido do Senhor, paulatinamente ele começa a deixar-se seduzir por uma das maiores fraquezas do homem, - as mulheres, e acaba por trair se voto ao revelar a sua força, aí pergunta-se, QUAL DE NÓS NUNCA DEU COM A LÍNGUA NOS DENTES ?? E QUAL DE NÓS guardou a virgindade até o casório ? poucos...., aí você 'esquece' também que Sansão viviam em um tempo de poligamia, onde as vicitudes eram o padrão, não a exceção, quanto mais em terras filistéias. Pois bem, tirando esta falha , os semi-ateus-críticos de plantão se 'esquecedam' que foi o mesmo Sansão que pediu a Deus que QUERIA MORRER mas em gesto de acabar com os filisteus, que vivam a perseguir e mutilar os Israelitas (aliás é bom tocar nisto, pois isto justifica de cara Davi, basta lembrar do Sansão furado os olhos, zombado perante os da Filístia), então é evidente que a fé de Sansão no último momento, corrigiu sua falha, que aliás não era diferente da que muitos aqui já devem ter cometido, e hoje quando adentram em seus quartos não querem que Deus lhes chame de anti-herói, mas de 'filhinhos amados'.

tá falando é mais humildade neste tópico.

Vc não entendeu nada. O conceito de anti-herói que o Cal expôs é o daquele herói que por meios não muito convencionais e recomendáveis alcança o seu objetivo. Tipo o Hancock do filme. Ele salva as pessoas, mas quebra tudo, vive bêbado, enfim, não é um cara muito ético e cuidadoso. Nestes termos, Sansão, Jefté e Jonas se encaixariam em espécies de anti-heróis.

Já vilão é o cara mal mesmo, que faz coisas escusas, nojentas, criminosas, imorais...

E pare de ficar aí posando como paladino único do cristianismo que eu não sou ateísta meu filho. Sou cristão há mais décadas que vossa mercê.

Pois é Famado, AGORA é assim!
Já fico então satisfeito que mesmo atráves de sofismas, vocês começaram a entender que estas pessoas '''anti-heróis''' que a bíblia chama de HERÓIS, não devem ser nomeadas como tendo falhas de caráter intrínsica, senão mazelas pontuais, que Deus perdoou , sarou, e honrou naquilo que tinham de mérito (não pouco). O critério é bem simples, DEUS JUSTIFICOU EM VIDA? sim, então jamais poderia ser elencado entre antis, salvo anti-satanás.

Quanto tua última linha, ser ou não defensor do cristianismo não envolvem antiguidade, lembre-se 'os últimos serão os primeiros' , mas sim apego ao que é escrito, embora você falou sobre o que desconhece , salvo se você me disser que leu a bíblia toda antes dos 09-10 anos de idade (o que não me dá direito de fugir do que ela preleciona, este é o critério que a todos interessa).

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Qua 31 Ago 2011, 1:06 pm

Misterioso User-Mistério escreveu:Só to vendo o famado postand VILÕES não anti-heróis o_O
Desculpe, na pressa eu li errado, e minha resposta não foi adequada e editada.

Última edição por Cal em Qua 31 Ago 2011, 1:32 pm, editado 1 vez(es)

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Cal em Qua 31 Ago 2011, 1:14 pm

Karla Cristina escreveu:Valeria, ninguém aqui falou que os homens não erram, estamos criticando colocar Moises e David como anti-herois. Como podemos colocar Moises e David como anti-herois, pessoas que não tem capacidade de serem herois, se eles cometeram vários atos heroicos?
Karla, está cometendo um mal entendido aqui, anti-herói não é um vilão e nem alguém que seja incapaz de atos heróicos e sim alguém que pratica atos heróicos mesclados com atos censuráveis, nesse critério, Davi e Moises se encaixam, o mesmo não pode ser dito por exemplo de José que interpretava sonhos, pois os relatos não mencionam nenhum ato censurável da parte dele.
Estamos acostumados a herois de ficção, que mostra só o lado bonitinho, perfeito. Herois não podem ser perfeitos, para isso teriam que ser deuses e não humanos. David e Moises não podem ser considerados anti-herois num forum cristão, que diferença nos faz dos ateus, se consideramos isso?
A ficção tem vários exemplos de heróis e de anti-heróis e os segundos tem em geral mais popularidade do que os primeiros, acho que devo ter esclarecido o mal entendido no item anterior.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Well em Qua 31 Ago 2011, 1:24 pm

Articulador escreveu:Aí sim.
O problema Well, é que temos pressa para futucar nos olhos alheios.
Davi tem KILOS de argumentos a seu favor, anote aí :
- fé inabalável ante adversidades,
- confiança no perdão divino,
- entendimento de todo o plano salvídico (muitas das profecias messiânicas vem dos Salmos),
- estofo de CORAGEM para suportar as maiores adversidades (como filhos mortos, que o traem, que estupram filhas, perda de reinados, perseguições, guerras, ser ele mesmo SAQUEADO pelos ímpios, respeito enquanto perseguido por um rei ungido, espiritualidade sobremodo explicita nos Salmos, entendimento da superioridade da fé ante a lei (comer pães da proposição, uso da estola sacerdotal),
- CORAGEM de não abandonar Deus quando este não o perdoa e mata-lhe filhos (retribuição do pecado de adultério e Urias),
- CORAGEM de encarar guerras contra todas as probabilidades (Golias, etc)

Assim a vida TODA de uma pessoa é que Deus considerou para dizer 'SEGUNDO MEU CORAÇÃO', não erros em átimos, porque entenda que EU ou VOCÊ, poderíamos errar do mesmo jeito, porque o contexto tinha tentações que só consideramos quando estamos nos colocamos nele : -como a autoridade quase divina de um rei, o quanto Deus dava a Davi tudo que pedia, a luxúria própria da época, etc.. Lembre-se que Davi não matou Urias por ordem direta, mas pensou 'se Deus é com ele, se salvará, senão....', é um pensamento hipócrita, mas entende-se com sua consciência deixou-se levar pela tentação, e não estava sozinho, TODOS que viveram pecam de maneira covarde, a diferença é que nem todos os maus pensamentos se tornam fatos escandalosos e irremediáveis.
Reconheço e nunca neguei o lado bom do ser humano Davi. Como disse na minha primeira postagem ele foi um herói para uns e anti-herói para outros. Para mim, Davi foi um autêntico ser humano que errava consciente e se quebrantava sinceramente. Foi um anti-heroi a meu ver, mas não vejo esse título como um título depreciativo para Davi, pelo contrário, ele mostrou ser falho e sincero em recorrer a quem de direito. Grande Davi, grande pecador, grande servo de Deus.

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 1:43 pm

Cal escreveu:
Karla Cristina escreveu:Valeria, ninguém aqui falou que os homens não erram, estamos criticando colocar Moises e David como anti-herois. Como podemos colocar Moises e David como anti-herois, pessoas que não tem capacidade de serem herois, se eles cometeram vários atos heroicos?
Karla, está cometendo um mal entendido aqui, anti-herói não é um vilão e nem alguém que seja incapaz de atos heróicos e sim alguém que pratica atos heróicos mesclados com atos censuráveis, nesse critério, Davi e Moises se encaixam, o mesmo não pode ser dito por exemplo de José que interpretava sonhos, pois os relatos não mencionam nenhum ato censurável da parte dele.
Estamos acostumados a herois de ficção, que mostra só o lado bonitinho, perfeito. Herois não podem ser perfeitos, para isso teriam que ser deuses e não humanos. David e Moises não podem ser considerados anti-herois num forum cristão, que diferença nos faz dos ateus, se consideramos isso?
A ficção tem vários exemplos de heróis e de anti-heróis e os segundos tem em geral mais popularidade do que os primeiros, acho que devo ter esclarecido o mal entendido no item anterior.

Não há equívoco algum,
TANTO porque a semântica do termo NÃO é a que você elucubra, realmente o anti-herói é quem faz atos anti-heróicos, e simples assim. QUANTO porque a intenção aqui vale mais do que nomenclatura, e a intenção primeiramente foi denegrir tais personagens que Deus chama de HERÓIS! Evitemos sofismas, ninguém chamado de covarde, desposta, sanguinário, assassino, saqueador, semi-homo, e por aí vai, estava sendo um 'anti-heroi' no sentido sofismatíco que você quer dar agora, quase um galante 'proto-herói com algumas falhas'.

Convidad
Convidado

Mensagem por Karla Cristina em Qua 31 Ago 2011, 1:46 pm

Cal, eu expliquei na minha postagem, naõ tem como encaixar Moises e David como anti-heroi. Anti-heroi é o contrário de heroi. Uma pessoa enfrentar um gigante, colocando sua vida em risco, enfrentar filisteus, enfretar faraó... Eles deram grande prova de heroismo na bíblia. Eles cometeram pecados, não significa serem anti-herois por isso. Pecados todos nós estamos sujeitos a isso.

Como pode colocar os dois como não altruista, porque é isso que caracteriza o anti-heroi, se eles pensavam o tempo todo no seu povo, foram nomeados lideres do povo? Esta caracteristica de anti-heroi não encaixa neles, grandes pecadores sim e perdoados por Deus, grandes homens sim, mas não anti-heroi. E temos que levar em consideração que na época deles o ser humano não era valorizado, tanto que era facinho uns matarem uns aos outros, eu dei o exemplo das mães que cozinhavam seus filhos em época de fome. Eles viviam sobre uma cultura sanguinária.

Karla Cristina
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 710

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 1:47 pm

Well escreveu:
Articulador escreveu:Aí sim.
O problema Well, é que temos pressa para futucar nos olhos alheios.
Davi tem KILOS de argumentos a seu favor, anote aí :
- fé inabalável ante adversidades,
- confiança no perdão divino,
- entendimento de todo o plano salvídico (muitas das profecias messiânicas vem dos Salmos),
- estofo de CORAGEM para suportar as maiores adversidades (como filhos mortos, que o traem, que estupram filhas, perda de reinados, perseguições, guerras, ser ele mesmo SAQUEADO pelos ímpios, respeito enquanto perseguido por um rei ungido, espiritualidade sobremodo explicita nos Salmos, entendimento da superioridade da fé ante a lei (comer pães da proposição, uso da estola sacerdotal),
- CORAGEM de não abandonar Deus quando este não o perdoa e mata-lhe filhos (retribuição do pecado de adultério e Urias),
- CORAGEM de encarar guerras contra todas as probabilidades (Golias, etc)

Assim a vida TODA de uma pessoa é que Deus considerou para dizer 'SEGUNDO MEU CORAÇÃO', não erros em átimos, porque entenda que EU ou VOCÊ, poderíamos errar do mesmo jeito, porque o contexto tinha tentações que só consideramos quando estamos nos colocamos nele : -como a autoridade quase divina de um rei, o quanto Deus dava a Davi tudo que pedia, a luxúria própria da época, etc.. Lembre-se que Davi não matou Urias por ordem direta, mas pensou 'se Deus é com ele, se salvará, senão....', é um pensamento hipócrita, mas entende-se com sua consciência deixou-se levar pela tentação, e não estava sozinho, TODOS que viveram pecam de maneira covarde, a diferença é que nem todos os maus pensamentos se tornam fatos escandalosos e irremediáveis.
Reconheço e nunca neguei o lado bom do ser humano Davi. Como disse na minha primeira postagem ele foi um herói para uns e anti-herói para outros. Para mim, Davi foi um autêntico ser humano que errava consciente e se quebrantava sinceramente. Foi um anti-heroi a meu ver, mas não vejo esse título como um título depreciativo para Davi, pelo contrário, ele mostrou ser falho e sincero em recorrer a quem de direito. Grande Davi, grande pecador, grande servo de Deus.

já melhorou, aí sim....
mas ainda deves lembrar que HEROI da FÉ é o termo que a bíblia lhe galga.
Isto não elide que possamos (e devamos) até usá-lo como MAU exemplo QUANDO (atente, temporalidade) ele errou, mas o que não devemos é passar a impressão que seja uma mau exemplo em caráter, um desvirutoso, um covarde e similares, pois Deus dizia ao contrário, o conjunto da obra na vida de Davi é elogioso, para terminar, IMAGINE QUANTAS pessoas já não foram salvas meramente lendo os Salmos de Davi, a conta de boas obras deste homem, precede seus erros, pois Deus é misericórdia.

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Qua 31 Ago 2011, 1:54 pm

Articulador escreveu:Não há equívoco algum,
TANTO porque a semântica do termo NÃO é a que você elucubra, realmente o anti-herói é quem faz atos anti-heróicos, e simples assim. QUANTO porque a intenção aqui vale mais do que nomenclatura, e a intenção primeiramente foi denegrir tais personagens que Deus chama de HERÓIS! Evitemos sofismas, ninguém chamado de covarde, desposta, sanguinário, assassino, saqueador, semi-homo, e por aí vai, estava sendo um 'anti-heroi' no sentido sofismatíco que você quer dar agora, quase um galante 'proto-herói com algumas falhas'
O termo anti-herói não foi criado por mim e sim pelos autores dos gibis, depois da chamada era de prata, vou explicar o contexto e você entenderá:

Houve uma época em que todos os heróis em quadrinhos seguiam a bem-sucedida fórmula do Super-homem, alguém apresentado de forma moralmente perfeita, todos os personagens tinham essa característica.

Graças ao sucesso de um título chamado "O Cavaleiro Das Trevas." de Frank Miller onde ele mostra heróis com defeitos humanos como insegurança, inveja, velhice entre outras, houve uma mudança de paradigma que levou a nomenclatura de anti-herói.

Mas cabe ao Famado esclarecer em definitivo o sentido que ele quis dar a "anti-herói" já que foi ele que criou o tópico.

Última edição por Cal em Qua 31 Ago 2011, 2:02 pm, editado 1 vez(es)

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Cal em Qua 31 Ago 2011, 1:58 pm

Karla Cristina escreveu:Cal, eu expliquei na minha postagem, naõ tem como encaixar Moises e David como anti-heroi. Anti-heroi é o contrário de heroi. Uma pessoa enfrentar um gigante, colocando sua vida em risco, enfrentar filisteus, enfretar faraó... Eles deram grande prova de heroismo na bíblia. Eles cometeram pecados, não significa serem anti-herois por isso. Pecados todos nós estamos sujeitos a isso.
Vou citar um dos meus anti-heróis modernos favoritos e você entenderá, o Dr. House.

O Dr. House é um médico egocêntrico, misantropo e ranzinza que dá todos os motivos para as pessoas a sua volta o odiarem, no entanto, ele é perfeitamente capaz de atos heróicos como subverter normas corporativistas para salvar a vida de um paciente.

O contrário de herói é vilão.
Como pode colocar os dois como não altruista, porque é isso que caracteriza o anti-heroi, se eles pensavam o tempo todo no seu povo, foram nomeados lideres do povo? Esta caracteristica de anti-heroi não encaixa neles, grandes pecadores sim e perdoados por Deus, grandes homens sim, mas não anti-heroi. E temos que levar em consideração que na época deles o ser humano não era valorizado, tanto que era facinho uns matarem uns aos outros, eu dei o exemplo das mães que cozinhavam seus filhos em época de fome. Eles viviam sobre uma cultura sanguinária.
O anti-herói é um herói com defeitos morais, não necessariamente egoísta.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 2:02 pm

Cal escreveu:
Articulador escreveu:Não há equívoco algum,
TANTO porque a semântica do termo NÃO é a que você elucubra, realmente o anti-herói é quem faz atos anti-heróicos, e simples assim. QUANTO porque a intenção aqui vale mais do que nomenclatura, e a intenção primeiramente foi denegrir tais personagens que Deus chama de HERÓIS! Evitemos sofismas, ninguém chamado de covarde, desposta, sanguinário, assassino, saqueador, semi-homo, e por aí vai, estava sendo um 'anti-heroi' no sentido sofismatíco que você quer dar agora, quase um galante 'proto-herói com algumas falhas'
O termo anti-herói não foi criado por mim e sim pelos autores dos gibis, depois da chamada era de prata, vou explicar o contexto e você entenderá:

Houve uma época em que todos os heróis em quadrinhos seguiam a bem-sucedida fórmula do Super-homem, alguém apresentado de forma moralmente perfeita, todos os personagens tinham essa característica.

Graças ao sucesso de um título chamado "O Cavaleiro Das Trevas." de Frank Miller onde ele mostra heróis com defeitos humanos como insegurança, inveja, velhice entre outras houve uma mudança de paradigma que levou a nomenclatura de anti-herói.

Mas cabe ao Famado esclarecer em definitivo o sentido que ele quis dar a "anti-herói" já que foi ele que criou o tópico.

Cal, não debato com estes sofismas, semântica não faz intenção, nem conteúdo, nem significado. O USO deste jargão em quadrinhos não o faz automaticamente único, nem o intentado neste tópico, pois como também JÁ disse, chamar alguém de 'covarde, salteador', e similes, EVIDENTEMENTE tem intenção denegritória, e não de apontar um 'herói com alguns defeitinhos, estilo um dom quixote', ou alguém com objetivos bons, porém pouco ortodoxos, que é o que você trás das fórmulas em quadrinhos. De qualquer forma esta assunto já exauriu-se, pontuei o que achava necessário, e ai cada um continuará pensando como acha que deve sobra aqueles que a bíblia chama de heróis..

Convidad
Convidado

Mensagem por famado em Qua 31 Ago 2011, 2:11 pm

Cal escreveu:...

Eu inicialmente queria dizer vilões, mas depois do seu esclarecimento, eu coloquei vilões e anti-heróis. Anti-herói é isso mesmo que vc mostrou.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Qua 31 Ago 2011, 2:15 pm

famado escreveu:
Cal escreveu:...
Eu inicialmente queria dizer vilões, mas depois do seu esclarecimento, eu coloquei vilões e anti-heróis. Anti-herói é isso mesmo que vc mostrou.
E uma vez que não dispomos de nenhuma fonte anterior aos quadrinhos utilizando esse termo, é válido dizer que ele é único no sentido ao qual foi forjado.

Esclarecimentos semânticos feitos, bola para frente.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por famado em Qua 31 Ago 2011, 4:34 pm

Senaqueribe

O rei assírio achou que poderia conquistar Judá. Ameaçou os príncipes de Ezequias alegando que os deuses dos demais povos não puderam livrá-los de sua mão e que, de igual modo, YHWH não poderia livrar Judá. Suas tropas acabaram dizimadas por uma praga noturna sem que qualquer soldado judeu tenha precisado lutar. Por fim foi assassinado por seu próprio filho quando voltou para Nínive.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qui 01 Set 2011, 10:08 am

Coré

Trata-se de um homem da tribo de Levi que resolveu se insurgir contra a liderança de Moisés. Alegou que YHWH estava com o povo e não com Moisés e Arão. Desafiou-o a provar que falava em nome de YHWH. Acabou tragado pela terra, com todos os seus aliados, bens e familiares. Perfaz um exemplo contundente de que não devemos nos insurgir contra lideranças constituídas legitimamente.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Yohan em Sab 03 Set 2011, 8:36 am

Se referindo à Coré, famado disse:

um exemplo contundente de que não devemos nos insurgir contra lideranças constituídas legitimamente.

Na política as lideranças são constituidas por poderes políticos,
Mas como nós estamos falando sobre povo de Deus, ou Igreja,
Qual é a orígem de 'poder'ou 'autoridade' para estabelecer ou constituir um lider.
Entendo isso unicamente pelo conceito de 'unção', sem ela, não há liderança legítima, pelo menos na consideração de Deus...

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:56 am

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares