.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
62 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Motivos que levaram a me tornar um ateu

Página 4 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Motivos que levaram a me tornar um ateu

Mensagem por Carl em Ter 30 Ago 2011, 11:30 am

Caro Articulador, você chegou em um ponto onde distorcer o que eu escrevo é o seu argumento principal. Não debato com pessoas assim.

Você afirma que eu escrevi que "os melhores indices de qualidade de vida são de países ateus". Primeiro, não existem países de maioria atéia ainda. Segundo, não afirmei nada disto sobre o IDH, eu disse que todos os países com TENDÊNCIA a se tornar majoritariamente ateu (o que ainda não existe!!!!!!!!!), são de ótima qualidade de vida e desenvolvidos, de forma a rebater seu argumento de que o ateísmo leva, automaticamente e independente de outras ideologias, à barbarie, assassinatos em massa, carnificina, totalitarismo etc.
E os países cristãos, existem os que são pobres e com IDH baixo? Certamente que sim! E quais países com TENDÊNCIA a se tornar majoritariamente ateus possuem IDH baixo? Nenhum!

Este é só mais um de vários exemplos, principalmente nos dois ultimos posts seus me respondendo. Não consigo mais identificar coisas utéis em meio a tantas bobagens, sinceramente. Além disso, você deixa muita coisa pra traz sem responder, ignorando o que não lhe é conveniente na discussão.

Você já admitiu que não leva em consideração a ciência para crer no que crê, logo, não vejo nem motivo pra você ter entrado neste tópico e tentado me provar alguma coisa que seja pela ciência, pois os motivos que me levaram a descrer foram em muitos casos verificados por meio cientifico. Logo, se não acredita na ciência, apesar dela demosntrar tantos resultados práticos bons e exatos, não tem nem o que/como argumentar contra os meus pontos iniciais deste tópico, baseados no conhecimento científico.

E admiti sim, desde lá do início que a ciência é falha (acho que vc não lembra), e demonstrei claramente que ela é a melhor forma que temos de possuir conhecimento sobre o funcionamento da natureza (e nada até agora apontou para um funcionamento não mecanicista de tudo, inclusive da mente humana) e que na vida prática a ciência é incrivelmente mais util do que os dogmas e preceitos religiosos o são (mas também não descarto que a religião possui pontos positivos, poucos, mas tem).

Todas estas suas afirmações sobre suas crenças são advindas de pura fé, revelação, intuição e senso comum, coisas que em toda a história da humanidade se mostraram muito pouco eficientes para nos ajudar em nossas vidas e na aquisição de conhecimento (vide idade média e teocracias islamicas).

Só sei que a religião está aí a milhares de anos e não foi muito util em melhorar a vida humana nem em mostrar de onde viemos nem para onde vamos. Suas afirmações filosóficas - da religião - de como se viver mais harmoniosamente não são nada de fantástico nem inovador se compararmos com os ensinos de muitos sábios mundo a fora, como confusio, buda, gandi etc.

Só sei que se tirarmos de cena a ciência, o que resta é so um monte de imprecisões, achismos e superstições com pouca utilidade prática.

Espere (sentado, melhor, deitado) Jesus voltar ou pelo arrebatamento, ou pelo anticristo ou... e seja feliz (de coração!). Como disse Sagan, "não há como convencer um crente de nada, pois ele se baseia em sua profunda necessidade de acreditar, não em fatos." Se crer em coisas como paraísos, céu, arrebatamento etc., lhe é tão necessário pra te dar algum significado em sua existência, que assim seja, caro Articulador. Juro, eu também gostaria que isto tudo existisse e que eu realmente tivesse uma alma imortal ou seja lá o que for. Por isto, se realmente houvessem evidências consideráveis, eu optaria em crer nisto. Mas minha honestidade intelecutal e meu amor pela verdade (ou o mais próximo dela que chegar) são bem maiores do que minhas fantasias internas de um mundo perfeito, porém irreal.

Agora, o que me resta, é esperar (sentado ou deitado?) por evidências (não confundir com fantasias pessoais ou fé) de um mundo imaterial e eterno habitado por deuses e, enquanto isto não acontece, continuar aqui ateu e materialista.

Carl
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 68
flag : Brasil

Mensagem por famado em Ter 30 Ago 2011, 11:57 am

Carl escreveu:
1 – A geologia, a paleontologia e a biologia demonstram a existência de muitas extinções em massa no passado, por meio de catástrofes naturais, que chegaram a quase dizimar toda a vida existente no planeta Terra, forçando a vida recomeçar quase do zero novamente por várias vezes. Isto não faz sentido algum se levarmos em conta que há um ser superpoderoso e inteligente no controle de tudo, muito menos se ele tiver a característica de amar extremamente a sua criação.
Não faz sentido é dizer que Deus tem que controlar tudinho e impedir a aleatoriedade de eventos. Deus só intervém se tiver algum propósito específico. Ademais, as coisas seguem seu rumo ao acaso.

2 – A evolução das espécies de Darwin demonstra que não existe nada em especial sobre a origem do ser humano e que somos apenas mais uma espécie animal que evoluiu de outras pré-existentes, como todos os demais seres vivos que habitam o planeta. Não há um objetivo maior na evolução, ela simplesmente ocorre levada por pressões do meio ambiente sobre os organismos vivos, nada ocorrendo de forma premeditada por um designer inteligente, apenas seguindo leis naturais e a aleatoriedade;
Mesmo que a evolução seja verdade, no fundo no fundo, ela não é incompatível com a existência de Deus.

3 – A história das religiões demonstra enormes similaridades entre elas, evidenciando uma circularidade repetitiva em suas histórias e uma origem comum entre a maioria das mitologias religiosas da história humana, desde as primeiras civilizações que se tem registro até hoje. O próprio Jesus, filho de uma virgem, fazedor de milagres, que ressuscitou no terceiro dia etc., é um arquétipo comum existente nos escritos “sagrados” de várias religiões do passado, como a egípcia e a mitologia grega.
Os ateístas sempre acham que o judaísmo/cristianismo copiou as mitologias, nunca o contrário ou jamais poderiam falar de um mesmo evento. Tipo, por que a epopéia de Gilgamesh e o Gênesis não poderiam estar narrando o mesmo evento?

4 – A natureza não é perfeita e nem demonstra evoluir na direção de buscar uma maior perfeição ou eficácia em seus processos, o que seria de se esperar acaso ela fosse fruto de um engenheiro repleto de poderes e de uma enorme inteligência (Deus). Estrelas explodem, meteoros se chocam com planetas, espécies são extintas por catástrofes naturais, placas tectônicas que provocam terremotos, má formação genética, mutações, etc. Tudo isto demonstra a ausência de um projeto, muito menos de um projeto inteligente e eficaz;
Os caras acham que Deus não poderia ter algum propósito na imperfeição. Será por que?

5 – A indiferença dos acontecimentos naturais em relação aos seres humanos. Catástrofes naturais ocorrem e tanto bons como maus, ricos ou pobres, crentes ou incrédulos morrem ou perdem seus bens e sua saúde acarretando grande sofrimento para todos. O que não deveria ocorrer acaso realmente existisse um deus bom que olha pelos seus filhos fiéis;
Isso está escrito na bíblia. Em provérbios, eclesiastes... E novamente: não faz sentido é dizer que Deus tem que controlar tudinho e impedir a aleatoriedade de eventos. Deus só intervém se tiver algum propósito específico. Ademais, as coisas seguem seu rumo ao acaso.

6 – A Bíblia é cheia de erros e contradições, coisas que não poderiam ocorrer em um texto divinamente inspirado e perfeito, protegido ao longo dos tempos pelo poder do espírito santo para chegar aos fiéis. Este ultimo ponto se refere mais particularmente ao deus cristão.
A bíblia é inerrante em assuntos de fé e sua prática. É aí que está a inspiração. Ademais, sua sobrevivência íntegra durante séculos já é um milagre em si.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Ter 30 Ago 2011, 1:20 pm

Carl escreveu:
Agora, o que me resta, é esperar (sentado ou deitado?) por evidências (não confundir com fantasias pessoais ou fé) de um mundo imaterial e eterno habitado por deuses e, enquanto isto não acontece, continuar aqui ateu e materialista.
Quando tu quer algo, você vai atrás dela, se tu não quer nada com Deus, não espere que ele vá ficar te forçando a achá-lo.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei."
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."
Jeremias 29:11-13

Seu real problema é que nunca foi cristão, se olhasse no espelho e visse o que realmente é não perderia tanto tempo procurando por mentiras e veria que tem algo muito errado com o mundo, e ainda mais com sua vida.

"Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã."
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."
"Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes."
"Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?"
"Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação."
"Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;"
"Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos."
"Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus."
"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens."
"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados."
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"
"E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;"
1 Corintios 1:17-28
Deus separa aqueles que realmente se sentem incomodado com o fizeram com os outros e das suas próprias vidas, e não com os que acham que o problema são os outros.

Rafael Mori Neiva
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 745

Mensagem por Cal em Ter 30 Ago 2011, 2:38 pm

famado escreveu:Mesmo que a evolução seja verdade, no fundo no fundo, ela não é incompatível com a existência de Deus.
Não, não é.

Mas é completamente incompatível com a visão literalista da bíblia defendida por alguns teólogos, datando a criação da humanidade em apenas 6.000 anos atrás.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Número de Mensagens : 2788

Mensagem por Carl em Ter 30 Ago 2011, 3:53 pm

Interessante notar que, repito, a resistência à evolução das espécies tem caido cada vez mais entre os evangélicos a cada ano que passa. Demonstração de que as evidências a favor do darwinismo são mesmo muito fortes e inegáveis, a ponto de fazer o ramo mais conservador do cristianismo brasileiro rever seus conceitos sobre isto. Lembro-me muito bem, quando comecei a debater em foruns na net, era ponto comum entre os evangélicos negar totalmente a evolução. Demonstração clara de que de vagarinho a evolução também ocorre na cabeça dos religiosos... rss

Carl
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Carl em Ter 30 Ago 2011, 4:10 pm

Cal, meu quase chará, sobre dois comentários anteriores seus (que estou com preguiça de procurar pra citar aqui diretamente):

Sobre não ver diferença entre um deus ausente, invisivel, indiferente, inacessivel e um deus inexistente, eu também sou desta opinião, por isto, em vez de me indentificar como agnóstico, acho muito mais exato me definir como um ateu logo de vez. Afinal, com um deus deste tipo, não faz diferença alguma se ele existe ou não.

Sobre você ter comentado que se tornou ateu ao analisar o holocausto judeu (o que dá margens para os evangélicos aqui apelarem para o cumprimento de profecias bizarras sobre morte, sofrimento e carnificina), lhe digo que não precisa puxar da gaveta um exemplo tão divulgado e conhecido assim, existem muitos outros exemplos como a limpeza etnica ocorrida na antiga Bosnia, ou os assassinatos em massa no Sudão e países principalmente ao sul e centro da África, que vivem em guerras etinicas e tribais horrendas. Tudo demonstrando que suplicas, orações e tragédias não podem sensibilizar um deus, principalmente porque tal deus não existe.

Carl
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Ter 30 Ago 2011, 5:02 pm

O homem não estão no controle de Deus, ele não obriga eles a fazerem o que não querem.

Foi assim no Eden com Adão, com Caim, e continua sendo até que Deus volte a governar sobre o homem;
O básico tu já notou, que tem algo muito errado nesse mundo, agora só falta tu enxegar a questão do pecado.

Hitler ou qualquer assassino não começa matando milhares, vai aos poucos até sua consciência ficar destruida e gerar as consequências que gera.

Vocês se dizem frustrados com o mundo, horas, vocês são feitos a imagem e semelhança de Deus, justamente por isso sentem repudio ao que acontece, a diferença é que não se apropriam da autoridade que Deus nos deu para fazer a diferença e acabar com essas situações.
Enquanto ditadores são formados por doutrinas egocentricas ou prazeres carnais, pregamos uma mudança de vida de cada individuo.

Quem faz essas guerras todas são homens ou é Deus? Quem segue seus instintos de loucura, de amor a riqueza e acumulos são esses seres. Só colhem o que plantam.

Grande parte dos missionários que vão pra países muçulmanos, africanos, etc.... sabem que serão mortos ao pregar o evangelho, sabem que muitas pessoas negarão, não tem vontade de morrer realmente (tem familiares e amigos que os amam e alguns não foram convertidos). Mas responsabilidade é isso, fazer o que precisa ser feito querendo ou não.

Rafael Mori Neiva

Mensagem por Carl em Ter 30 Ago 2011, 5:20 pm

Rafael Mori Neiva escreveu:O homem não estão no controle de Deus, ele não obriga eles a fazerem o que não querem.

Também acho, deus não controla nada, pois não existe.

Foi assim no Eden com Adão, com Caim, e continua sendo até que Deus volte a governar sobre o homem;

Mitologia hebréia sem comprovação.

O básico tu já notou, que tem algo muito errado nesse mundo, agora só falta tu enxegar a questão do pecado.

Claro que tem coisa errada no mundo, entre elas o fato de pessoas adultas acreditarem em fábulas antigas e, em nome de tais fabulas, matar, morrer, discriminar, odiar...

Vocês se dizem frustrados com o mundo

Antigamente eu era frustrado sim com o mundo, pois queria que ele fosse de um jeito que não é, ou seja, dominado nos bastidores por seres mágicos. Mas a realidade sempre aparecia e me frustrava novamente em relação ao que eu achava ser verdade. Agora não mes frustro, pois aceito o mundo como é, sem ver flores onde elas não existem.

, horas, vocês são feitos a imagem e semelhança de Deus

Mitologia hebreia sem comprovação.

Enquanto ditadores são formados por doutrinas egocentricas ou prazeres carnais, pregamos uma mudança de vida de cada individuo.

Muitos ditadores foram formados no ceio de socieadades cristãs, nem por isso saíram pregando a paz e o amor e a "mudança de vida de cada individuo".

Quem faz essas guerras todas são homens ou é Deus?

Homens, pois deus não existe.

Grande parte dos missionários que vão pra países muçulmanos, africanos, etc.... sabem que serão mortos ao pregar o evangelho, sabem que muitas pessoas negarão, não tem vontade de morrer realmente (tem familiares e amigos que os amam e alguns não foram convertidos). Mas responsabilidade é isso, fazer o que precisa ser feito querendo ou não.

Só posso sentir pena de tais pessoas ao morrerem por algo sem sentido e desperdiçarem a única vida que possuem em nome de fantasias geradas na psique humana.

Carl
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Convidad em Ter 30 Ago 2011, 7:55 pm

Besouro Suco escreveu:
Articulador escreveu:
Besouro Suco escreveu:Eu sou ateu por causa dessa confusão incoerente paradoxal autodestrutiva auto-inibidora afobada falaciosa desesperada bitolada verificáveis nos posts do amigo acima.
Antes eu apenas não acreditava que deus existisse, mas um dia me disseram que havia um rótulo pra isso, e o nome no rótulo era "ateu".

ou seja, você quer ser ateu porque não tem capacidade para o debate pontual, como apresento acima, e ai achou que adjetivação inverídica em rol, substituiria capacidade argumentativa.... tá explicado!.. senta e espera então.
Que eu saiba este não é um tópico de debate sobre meus motivos, mas sim uma curiosidade a respeito das razões que me levaram ao ateísmo. Primeiro, eu acho que você não entendeu o que eu escrevi. Segundo, se você acha que esses seus ataquezinhos histéricos encapados com palavrinhas pseudo-intelectuais de boteco (uma negação, por sinal) demonstram alguma capacidade argumentativa excepcional, ou pelo menos uma capacidade para um debate, sinto lhe informar, mas você deveria vir aqui, sentar e esperar comigo também.

Garoto, algo só será 'pseudo' quando você se dignar a tentar provar, o que percebo não estar ao teu alcance, já quem nem tenta! Até porque gente que fica incomodadinho porque alguém usa um palavreado um tico diferente, já mostra não ter capacidade emocional para debater argumentos, de forma que se meu palavreado fosse de 'boteco', espero que não me enfade mais como verborragia de sargeta.
cresça, se quiser debater comigo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Ago 2011, 8:02 pm

coldsnip escreveu:
Articulador escreveu:

Isto porque pedi para não me vir com as bobagens do ateismo-militante sobre fadas, dragõezinhos, bules, etc, : Uma Fada , cumpadi, é um ser que imaginamos TER FORMA, e só aí o ateismo-militante já é refutado, pois o que tem forma DEFINIDA E DEFINITIVA é feito de MATÉRIA , tem dimensões, e DEVE obedecer às leis físicas (por exemplo a de reflexão de luz, massa corpórea, etc), portanto NÃO pode ser comparado com o Deus que criou as leis físicas, que por sua vez DEVE não ser feito de matéria (estamos falando de forma intrínsica, valor ontológico imutável).
Sério mesmo que você está tentando dar limitações a seres mitológicos? Anjos, demônios, espíritos de ancestrais mortos, espíritos desencarnados que escrevem livros, essas mitologias seriam todas imateriais, elas existiriam só por causa disso? E como você saberia de qual material deus seria feito?

que reclame non-sense,
não sou eu que dou limitações , são os RELATOS.
tua fadinha tem asas, se você tirar as asas, tirar a forma, fazê-la Imaterial, então estará apenas criando OUTRO mito que mais e mais se aproximará de GOD, e ai pouco importa tua retranca de nomenclatura, o que define um mito são seus valores ontológicos - o características que definam o SER.

Exemplo: Dragão é um ser mitológico, um réptil voador que cospe fogo.
É considerado mitologia (apesar da pequena possibilidade de existir algum na imensidão do universo) por nunca termos encontrado nenhum e não fazer sentido lógico com a nossa experiência.

disseste bem,
VOADOR= asas = forma
gospe fogo = fogo é matéria
tem dentes = matéria
tem rabo = forma e matéria.

Eu já sabia que você não resistiria à retranca tola de sempre, mas nunca é a teu mérito, você é uma pessoa encardidamente vaidosa em reconhecer seus equivocos, e olha que tenho sido escolástico em mostrar-te. O fato é simples aqui, QUALQUER (anote na agendinha ateista) mito que não seja o deus bíblico, tem restrições (no relato) advindas da matéria, e portanto a tentativa ateista de jogar no mesmo balaio crítica é leviana, alhos com bugalhos.

O mesmo critério é atribuído a divindade conforme você descreve, um ser onipotente, do mesmo modo que nunca em nossa experiência vimos um réptil voador cuspidor de fogo que faz com que o dragão seja considerado um ser mitológico, nunca vimos um ato de onipotência, nem um exemplo sequer, logo, são exemplos perfeitamente equivalentes, por mais que dogmaticamente você se recuse a aceitar isso.

papo fiado.
-nunca vimos também um universo paralelo, você nega a HIPÓTESE de existir ?
-nunca vimos um ET, você nega a HIPÓTESE de existir ?
-As sub-partículas são inferidas sem observação diretas, você nega a HIPÓTESE de existir ?
-a partícula de BOSON (aquela que fizeram um acelerador monstruoso para tentar achá-la), não existe nem evidência da bichinha, mas gastaram bilhões para tentar achá-la, você nega a HIPÓTESE dela existir ?
POIS É , papo FIADO!
teu critério não serve para nada, visto anti-ciência, aliás assim também diz Karl Popper seu cisne 'preto'. Os únicos critérios válidos perante a ciência são os meus, COMPARAÇÃO ONTOLÓGICA, aprenda.

Vou dizer isso pela milésima vez, estamos abertos a um exemplo de onipotência, dê um exemplo prático de tal característica como pertencente a realidade e podemos ser menos rigorosos ao considerar o exemplo divino.

filho, você não estou pedindo tua complacência, estou tentando te ensinar a ser menos irracional, mas ateus tem dificuldade nesta área.

deus lava os pés, bebe, come... Genesis 18: 1-8
[]deus viaja numa nuvem...[/b]Êxodo 13:21

deus tem:
pés, dedos, mãos, braços, lombo, nariz, respiração, pálpebras, boca, lábios e língua.

Êxodo 24:10; Salmos 8:3; 11:4 18:8; Isaías 30: 27-28; 49:16; 52:10; Ezequiel 1:27; 8:2.

RESUMINDO
II Samuel 22:

7 Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.
8 Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.
9 Subiu fumaça de suas narinas, e da sua boca um fogo devorador; carvões se incenderam dele.
10 E abaixou os céus, e desceu; e uma escuridão havia debaixo de seus pés.
11 E subiu sobre um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.

12 E por tendas pôs as trevas ao redor de si; ajuntamento de águas, nuvens dos céus.
13 Pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acenderam.
14 Trovejou desde os céus o SENHOR; e o Altíssimo fez soar a sua voz.
15 E disparou flechas, e os dissipou; raios, e os perturbou.
16 E apareceram as profundezas do mar, e os fundamentos do mundo se descobriram; pela repreensão do SENHOR, pelo sopro do vento das suas narinas.

Mais outro me enfadando com tolices críticas,
OH 'das esferas do dragão'..... qual foi a parte onde eu escrevi FORMA DEFINITIVA E ONTOLÓGICA , que você perdeu o bonde ? Espero não ter que te ensinar também a diferença entre Deus poder se materializar COMO quiser, e um ser ONTOLÓGICAMENTE possuir uma forma definida.
procurem usar a cabeça que Deus lhes deu!...rs

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Ter 30 Ago 2011, 8:52 pm

Carl escreveu:Caro Articulador, você chegou em um ponto onde distorcer o que eu escrevo é o seu argumento principal. Não debato com pessoas assim.

tática de refutado é tudo igual, choramingo.

Você afirma que eu escrevi que "os melhores indices de qualidade de vida são de países ateus". Primeiro, não existem países de maioria atéia ainda. Segundo, não afirmei nada disto sobre o IDH, eu disse que todos os países com TENDÊNCIA a se tornar majoritariamente ateu (o que ainda não existe!!!!!!!!!), são de ótima qualidade de vida e desenvolvidos,

O que é IRRELEVANTE , no teu cata-vírgula, pois tua INTENÇÃO ÓBVIA E REGISTRADA era se bajular tentanto vincular qualidade de vida com ateismo e NAUFRAGOU, por isto tá tentando agora o cava-falta inócuo..rs, a gente sabe ler aqui, não aposte no contrário.

de forma a rebater seu argumento de que o ateísmo leva, automaticamente e independente de outras ideologias, à barbarie, assassinatos em massa, carnificina, totalitarismo etc.

noops, você tentou vincular QUALIDADE DE VIDA COM ATEISMO,
até porque para 'rebater que não leva a barbarie', você teria que mostrar um país de MAIORIA ateista, o que você mesmo admite não existir, portanto além de ter sido refutado, favor não mentir tentando deturpar tua própria intenção, tenha em mente que tuas alegações estão sempre ao alcance de um quote.

E os países cristãos, existem os que são pobres e com IDH baixo? Certamente que sim! E quais países com TENDÊNCIA a se tornar majoritariamente ateus possuem IDH baixo? Nenhum!

como já disse 19 dos 20 melhores IDHs do mundo são de cultura cristã, isto já basta (lembre-se que não foi eu que disse que cristianismo gera qualidade de vida, apenas contradisse tua vinculação ateista- portanto não me cabe provar regra sem exceção). Segundo lugar, você está equivocado até nisto, o Cristianismo (ao contrário do ateismo) tem DOGMAS ESPECÍFICOS que determinam o que é 'ser cristão', os países ditos 'cristãos' que são pobres, estão em uma das duas categorias : a) SINCRÉTICOS (catolicismo misturado com cultos afros e espiritismo, por exemplo no Brasil, pior ainda em outras pairagens), b) não tem uma maioria punjante e há algumas décadas. Ambas as condições Deus revela que são impeditivos de suas bençãos 'nacionais'.

Este é só mais um de vários exemplos, principalmente nos dois ultimos posts seus me respondendo. Não consigo mais identificar coisas utéis em meio a tantas bobagens, sinceramente. Além disso, você deixa muita coisa pra traz sem responder, ignorando o que não lhe é conveniente na discussão.

nos teus poste não tem mesmo, afinal quando você começou a perceber que eu não caia fácil nas INVERDADES DO ATEISMO , e que já conhecia (de cor) estes truques de vocês, saiu para o ataque, mas não interessa o que você 'pensa que consegue identificar', interessa o que consegue provar, e nesta área tenho a vontagem até agora. Quanto tua queixa, de 'deixar para trás', você está sendo insincero, ao invés de me aborrecer com queixinha non-sense, que prove, QUOTE é teu melhor amigo (e meu).

Você já admitiu que não leva em consideração a ciência para crer no que crê, logo, não vejo nem motivo pra você ter entrado neste tópico e tentado me provar alguma coisa que seja pela ciência, pois os motivos que me levaram a descrer foram em muitos casos verificados por meio cientifico. Logo, se não acredita na ciência, apesar dela demosntrar tantos resultados práticos bons e exatos, não tem nem o que/como argumentar contra os meus pontos iniciais deste tópico, baseados no conhecimento científico.

O debate aqui não é minha crença, você tá precisando acordar, é teu ATEISMO (cf temática), e não estou tentando te convencer, estou te refutando, para as abobrinhas do ateismo não ficarem passando por 'verdades'. Segundo, você é vezeiro em bonecos de palha, mas já devia ter percebido que comigo não avançam, eu NÃO sou contra ciência (tanto que lhe ensinei sobre metodologia científica), sou contra TRAVESTIR FÉ ATEISTA DE CIÊNCIA , anote no caderno para não esquecer, já deve ser a 3x ou 4x vez que não deixo você deturpar mimha posição.

E admiti sim, desde lá do início que a ciência é falha (acho que vc não lembra), e demonstrei claramente que ela é a melhor forma que temos de possuir conhecimento sobre o funcionamento da natureza (e nada até agora apontou para um funcionamento não mecanicista de tudo, inclusive da mente humana) e que na vida prática a ciência é incrivelmente mais util do que os dogmas e preceitos religiosos o são (mas também não descarto que a religião possui pontos positivos, poucos, mas tem).

ninguém reclamou que você deixou de admitir isto, e sim que você DESVIOU O ASSUNTO para ficar com crítica ao caso de Galileu e tentando provar geocentrismos na bíblia, mesmo eu tendo-lhe pré-avisado que isto era outra inveracidade do ateismo, como exitei demonstrar. Segundo esta superficialidade ateista de o tempo inteiro colocar religião vs ciência, não nos pertine, visto que NUNCA houve exclusão entre cristianismo e ciência. Portanto não é ciência não é 'mais' útil, pois um cristão como NEWTON ou LEMAITRE teve TODA a liberdade de elucubrar qualquer ciência (a que você usa e abusa).

Todas estas suas afirmações sobre suas crenças são advindas de pura fé, revelação, intuição e senso comum, coisas que em toda a história da humanidade se mostraram muito pouco eficientes para nos ajudar em nossas vidas e na aquisição de conhecimento (vide idade média e teocracias islamicas).

Converse com os Islâmicos sobre isto,
além de eu não ser islâmico, não ser suscetível as estas falácias ruins de generalização, eles ainda vão lhe dar uma lavada em ensino, pois VÁRIAS descobertas cientificas também advém do mundo Islâmicos, que caso não sabia já foi desenvolvido éras atrás. Mas novamente, minha responsa é com o cristianismo, o mesmo que aculturou o ocidente, legando grandes dotes para as bases da ciência e saber.

Só sei que a religião está aí a milhares de anos e não foi muito util em melhorar a vida humana nem em mostrar de onde viemos nem para onde vamos. Suas afirmações filosóficas - da religião - de como se viver mais harmoniosamente não são nada de fantástico nem inovador se compararmos com os ensinos de muitos sábios mundo a fora, como confusio, buda, gandi etc.

então você não sabe nada, e finge não saber nada.
já que PROVEI que os melhores IDHs do mundo são de países Cristãos, então é evidente que sua alegação é avestruzada. Outra coisa, buda e similares apenas apresentarem um sub-set de um dos aspectos de Cristo, pois jamais se disseram salvadores, redentores, perdoadores, Deus encarnado, jamais provaram EM SÍ o amor que proselitavam pela humanidade, se permitindo crucificar em lugar dos pecadores, além do que não estou em concurso aqui com outras crenças, e sim com o ateismo que massacrou EM TODO lugar que dominou por algum tempo (sem exceção), LOGO você precisa se preocupar mais com tua opção.

Só sei que se tirarmos de cena a ciência, o que resta é so um monte de imprecisões, achismos e superstições com pouca utilidade prática.

faltou dar o nome : ATEISMO !
aliás nem utilidade tem, mas o que tem de prejuízo, isto é notório e histórico.

Espere (sentado, melhor, deitado) Jesus voltar ou pelo arrebatamento, ou pelo anticristo ou... e seja feliz (de coração!).

Cristãos esperam, céticos nem isto pode fazer, visto serem incapazes até mesmo de defender logicamente suas ideologias, entenda que teu proselitismo vale nada - para quem você não conseguiu provar silogismo, enquanto vivem a tentar engabelar que são frutos de 'racionalismo'..rs

Como disse Sagan, "não há como convencer um crente de nada, pois ele se baseia em sua profunda necessidade de acreditar, não em fatos." Se crer em coisas como paraísos, céu, arrebatamento etc., lhe é tão necessário pra te dar algum significado em sua existência, que assim seja, caro Articulador.

Sagan, o mesmo que disse 'ausência de evidêncdia não é evidência de ausência', o que significa que VOCÊ é um CRENTE cheio de FÉ ao negar sem evidências, realmente ele estava certo, aprendeu mais esta comigo. Porque caro Carl, ateus NÃO SE ENTENDEM , vocês sequer sabem o que lhes move ao ateísmo, como poderia ser 'racionais' ? não dá.

Juro, eu também gostaria que isto tudo existisse e que eu realmente tivesse uma alma imortal ou seja lá o que for. Por isto, se realmente houvessem evidências consideráveis, eu optaria em crer nisto. Mas minha honestidade intelecutal e meu amor pela verdade (ou o mais próximo dela que chegar) são bem maiores do que minhas fantasias internas de um mundo perfeito, porém irreal.

na verdade você não ama NADA a verdade, Deus deixou um UNIVERSO de VERDADEIRAS EVIDÊNCIAS, mas teu passionalismo e a vaidade própria de tua ideologia, finge não vê-las, dizendo-se 'racionais e científicos', NEGAM CONTRA AS EVIDÊNCIAS, e na lambuja a vocês, SEM as evidências. Ateus não tem amor à verdade, pois não proselitam verdadeiramente NEM mesmo o motivo para serem ateus.

Tua opção é mesma dos que atacaram Galileu (ou Einstein), porque PASSIONALMENTE achavam a tese dele 'estranha para minha expectativa e experiência pessoal'', assim ao não darem a ele a hipótese de possibilidade, perderam-se em suas próprias negações à priori, ISTO que é o ateismo, e como estou careca de debater com vocês, e sei que nunca são originais na retranca : não se pinte agora de Agnóstico, quando mostrou sem um ateu FORTE (negador), embora mesmo o agnóstico não seja sincero com sua postura, a situação dos demais é pior, pois frontalmente fere o silogismo, e a metodologia cientifica que bajulam-se valorizar.

Convidad
Convidado

Mensagem por coldsnip em Qua 31 Ago 2011, 4:30 am

Articulador escreveu:

Citações bíblicas agora são tolices criticas?
Não vou quotar novamente, mas se achar uma linha sequer de minha autoria, eu aceito a parte que me toca, rs...

Articulador escreveu:OH 'das esferas do dragão'.....
Ah bons tempos esses... Wink

Articulador escreveu:qual foi a parte onde eu escrevi FORMA DEFINITIVA E ONTOLÓGICA , que você perdeu o bonde ? Espero não ter que te ensinar também a diferença entre Deus poder se materializar COMO quiser, e um ser ONTOLÓGICAMENTE possuir uma forma definida.
você não deveria conjecturar sobre algo tão bem definido, biblicamente falando:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança Gênesis 1:26

Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez Gênesis 5:1

Segundo consta, Javé não é amorfo, no relato acima ele não se "materializa" em homem para depois criá-lo á partir dessa imagem material, ou Javé não seria essa deídade em questão, a qual você se refere?

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Qua 31 Ago 2011, 11:17 am

Hoje vejo que discutir com ateus é a pior forma de evangelizá-los.
Que o ateísmo acrescentou na sua vida:
- críticas a tudo,
- falta de esperança,
- falta de objetivo,
- infelicidade com tudo,
- discussões infinitas sem sentido (forum evangelico pregando que Deus não existe?),
- querer discutir a Deus sem usar a biblia,
- falta de responsabilidade, (nada do que tu faz vai afetar em nada)
- egocentrismo,

No mais, tais homens que morreram pelo evangelho evitaram muitas guerras, tornaram pessoas mais amorosas, bondosas, ajudaram em medidas de saneamento básico, ensinaram as pessoas a valorizarem a si mesmo e as outras, ajudaram paises devastados a se reerguerem financeiramente, salvaram pessoas do inferno.

E tu tá produzindo o que em vida: Tentando fazer pessoas perderem qualquer sentido pra viver e divulgando algo que nem mesmo acredita. (Criou um tópico querendo se converter, mas infantilmente desafiando algum cristão a superar seus argumentos, que agora se resumem a Deus não existe)

---
Tua vida deve tar muito ruim mesmo, e duvido que esses 6 argumentos foram os motivos reais de ter abandonado a pouca crença que tinha.

Última edição por Rafael Mori Neiva em Qua 31 Ago 2011, 12:35 pm, editado 1 vez(es)

Rafael Mori Neiva

Mensagem por Convidad em Qua 31 Ago 2011, 11:34 am

coldsnip escreveu:
Articulador escreveu:

Não vou quotar novamente, mas se achar uma linha sequer de minha autoria, eu aceito a parte que me toca, rs...

de tua autoria é apenas a má-fé, que nem de 'interpretativa' se pode chamar, porque NO MÍNIMO ateus deveriam mostrar que sabem usar um pingo de honestidade critica, neste caso SABEDORES que as 'formas' de Deus são moldadas segundo suas conveniência, NÃO tendo Ele forma alguma definida.

Articulador escreveu:qual foi a parte onde eu escrevi FORMA DEFINITIVA E ONTOLÓGICA , que você perdeu o bonde ? Espero não ter que te ensinar também a diferença entre Deus poder se materializar COMO quiser, e um ser ONTOLÓGICAMENTE possuir uma forma definida.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança Gênesis 1:26
Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez Gênesis 5:1

Segundo consta, Javé não é amorfo, no relato acima ele não se "materializa" em homem para depois criá-lo á partir dessa imagem material, ou Javé não seria essa deídade em questão, a qual você se refere?

Eu conjecturo apenas como vocês são quase unânimes na prática de críticas levianas, sem contexto, com conhecimento, afinal 'segundo imagem e semelhança' de um Deus que o próprio relato diz que NÃO foi criado da terra como Adão, e portanto NÃO ESTÁ falando em linguagem literal, e sim da semelhança que temos para a PERSONA de Deus. Agora se vocês tem o hábito de fingirem que devem ler tudo como 'manual de geladeira', espero que da próxima vez que te disserem 'tua mãe é tão semelhante a você', não acabe apresente uma mãe barbada e com orgão genital masculino.

Aí faça-nos o favor de não ser tão seletivo em tuas 'citações' :
(Atos 17:28) - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
(João 4:24) - Deus é espírito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Última edição por Articulador em Qua 31 Ago 2011, 1:44 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Cal em Qua 31 Ago 2011, 12:44 pm

Rafael Mori Neiva escreveu:Hoje vejo que discutir com ateus é a pior forma de evangelizá-los.
Estamos em um fórum eletrônico, quem frequenta esse tipo de espaço está em busca da discussão de ideias e não de evangelização, se um ateu quisesse ser evangelizado ele iria a uma igreja ou daria atenção a uma TJ quando essa batesse em sua porta.
Deve ser a milésima vez que eu digo isso, mas como para você é a primeira vez que estou dizendo, lá vai:

Ateísmo é a constatação da falta de evidências que suportem a existência das alegadas divindades, é uma questão do que seria real e verdadeiro e não de benefícios adquiridos, do modo como você fala até parece que a realidade é um balcão de negócios aonde a pessoa pode escolher o "pacote" que lhe ofereça as melhores vantagens.

- críticas a tudo,
Admitindo ou não você também tem um comportamento crítico em relação a tudo, uma vez que todas as ações voluntárias são resultados de um julgamento, esse realizado com seu senso crítico, a qualidade desse senso pode variar, mas todas as pessoas o possuem (salvo os deficientes mentais, que não é o seu caso).
- falta de esperança,
Da falsa esperança sem dúvida.
- falta de objetivo,
Se por objetivo você entende perseguir uma suposta vida após a morte então sim, ateus tem objetivos diversos como todo mundo.
- infelicidade com tudo,
Infelicidade é um estado, assim como a fome ou o tédio, ateus são seres humanos e como todos os outros, tem seus momentos de felicidade e infelicidade.
- discussões infinitas sem sentido (forum evangelico pregando que Deus não existe?),
Estamos debatendo, debates de verdade envolve opiniões discordes.
Discutimos com ou sem a bíblia, mas vale lembrá-lo que o deus bíblico é apenas uma das milhares de divindades alegadas, o assunto não se resume apenas a bíblia, embora entendo seus motivos para que queira que assim o fosse.
Se por responsabilidade você está se referindo as supostas consequências no além-vida você está certo, se está se referindo a essa, os ateus são responsabilizados tanto quanto os outros.
- egocentrismo,
Responda a pergunta, quais são as diferenças existentes entre egoismo e egocentrismo? Dependendo de sua resposta esclareço a questão.
No mais, tais homens que morreram pelo evangelho evitaram muitas guerras, tornaram pessoas mais amorosas, bondosas, ajudaram em medidas de saneamento básico, ensinaram as pessoas a valorizarem a si mesmo e as outras, ajudaram paises devastados a se reerguerem financeiramente, salvaram pessoas do inferno.
O cristianismo no passado e no presente tem um contingente de pessoas na casa dos bilhões, logo, você irá encontrar todas as ações praticadas pelos mesmos, das mais nobres até as mais vis.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Rafael Mori Neiva em Qua 31 Ago 2011, 11:51 pm

Na verdade eu estava falando com o Carl, e não contigo...

Mas vejo pessoas egoistas e egocentricas bem proximas mesmo. Egoistas querem tudo para si, de certa forma até praticando o mal se necessário. Já egocentricas tem o ego inflado por terem se sobressaido na vida.
As duas compartilham o problema de viverem apenas pra si mesma, porem a niveis que podem ser altamente prejudiciais aos outros.

Sobre a questão de responsabilidade tu só vai se ater realmente a que a lei determinar, assim tu pode infligir diversos mandamentos biblicos, mesmo com sua consicência pesando e ainda sim achar que nada vai ser cobrado.

Rafael Mori Neiva

Mensagem por Valeria Freitas em Qui 01 Set 2011, 12:38 am

bem, motivos que levaram voces a se tornarem ateus eu num sei...

mas pode ser um desses aqui ó:

ou não... mas gostariam que pensassem um tiquinho, tá?

escutem! musica faz bem pro coração! :)

me lembro bem... eu tava bem jovenzinha ainda... e fui num culto na mocidade pra Cristo, na metodista da rua tupis. e eles estavam cantando nesse dia. eu tinha o coração tão duro, sabe? num queria saber de Jesus de forma alguma. fui apenas acompanhando minha irmã. ela pediu tanto, sabe? e eu fui, pra num deixar ela triste. aquele dia tava reservado pra mim. quando entrei ali, tava com raiva. o que eu tava fazendo ali?! queria era mais ir prum buteco do lado, e ficar esperando minha irmã sair e levar ela pra casa. e então, eles começaram a cantar. alguma coisa mexeu dentro de mim. e fui ouvindo. ouvindo. parecia que eu num tava ali dentro, com quele lugar cheio de gente. e o click se deu, no meu coração. ao fim do culto, fui conversar com a de bege. ela ainda era nova, também. comprei o Lp deles. naquele dia, eu entreguei o meu coração ao Senhor. a raiva foi embora. e uma transformação em minha vida começou a ocorrer.

naquela época, as igrejas num eram do jeito que eram hoje. os cristãos num eram do jeito que são hoje. os louvores num eram do jeito que são hoje. mas sei que minha fé ainda é igual aquele dia, igualzinha. ela num mudou, só cresceu. e eles ainda estão tão bons quanto eram naquela época! :)

beijos!

Valeria Freitas
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 758

http://www.eunumtenho.com.br

Mensagem por coldsnip em Qui 01 Set 2011, 4:00 am

Articulador escreveu:
coldsnip escreveu:
Articulador escreveu:

de tua autoria é apenas a má-fé, que nem de 'interpretativa' se pode chamar, porque NO MÍNIMO ateus deveriam mostrar que sabem usar um pingo de honestidade critica, neste caso SABEDORES que as 'formas' de Deus são moldadas segundo suas conveniência, NÃO tendo Ele forma alguma definida.

Eu conjecturo apenas como vocês são quase unânimes na prática de críticas levianas, sem contexto, com conhecimento, afinal 'segundo imagem e semelhança' de um Deus que o próprio relato diz que NÃO foi criado da terra como Adão, e portanto NÃO ESTÁ falando em linguagem literal, e sim da semelhança que temos para a PERSONA de Deus. Agora se vocês tem o hábito de fingirem que devem ler tudo como 'manual de geladeira', espero que da próxima vez que te disserem 'tua mãe é tão semelhante a você', não acabe apresente uma mãe barbada e com orgão genital masculino.

Aí faça-nos o favor de não ser tão seletivo em tuas 'citações' :
(Atos 17:28) - Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
(João 4:24) - Deus é espírito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Eu tenho uma avó com 78 anos que de acordo com você, também interpreta algumas passagens bíblicas como essas, sem nenhuma “honestidade crítica” e “boa fé interpretativa”, o que você julga ter um contexto figurado ela vê literalidade.

Ela só aprendeu a ler e escrever e nem imagina se exegese e hermenêutica são de comer ou passar no cabelo, pois o deus que ela crê não é burocrático, não requer conhecimento específico pra ser compreendido, tampouco requisita erudição em seus crentes.

Ela não se importará em ter certos conceitos que eventualmente divirjam de conceitos científicos, pois isso é irrelevante pra quem crê baseado na fé, a fé não requer explicação, quem tem fé acredita que algo seja verdade sem precisar de provas, critérios objetivos de verificação ou metodologia científica, apenas a confiança absoluta que se deposita nessa “verdade” é necessária para se crer através da fé.

Esse fenômeno dualístico, conotativo-denotativo referente à interpretação bíblica, é evidente em crentes que além do conhecimento teológico, também estão familiarizados com conhecimento científico, que vem hierarquicamente como: 1º verdade absoluta religiosa – 2º verdade relativa científica.

Essa dualidade de “verdades” pode gerar uma necessidade premente em uns, de justificar o que soa conflitante e contraditório do ponto de vista da “verdade relativa” para com a “absoluta”, numa forma de auto-afirmação de uma sobre a outra.

O deus judaico-cristão só deixa de ser a imagem e semelhança literal do homem, para os que falham em adequar conceitos tão distintos como fé e razão, o que te faz questionar a literalidade do contexto, definitivamente não é a sua fé, pastores de cabras da baixa mesopotâmia há 5 mil anos até as pessoas comuns sem qualquer tipo de instrução formal e conhecimento científico dos dias de hoje não partilham dos mesmos conceitos que você, considerar imagem e semelhança uma alegoria é fazer uso da razão em função da fé, nada mais.

coldsnip
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 300

Mensagem por Carl em Qui 01 Set 2011, 10:22 am

Rafael Mori Neiva escreveu:Hoje vejo que discutir com ateus é a pior forma de evangelizá-los.
- críticas a tudo,
- falta de esperança,
- falta de objetivo,
- infelicidade com tudo,
- egocentrismo,

E tu tá produzindo o que em vida: Tentando fazer pessoas perderem qualquer sentido pra viver e divulgando algo que nem mesmo acredita. (Criou um tópico querendo se converter, mas infantilmente desafiando algum cristão a superar seus argumentos, que agora se resumem a Deus não existe)

---
Tua vida deve tar muito ruim mesmo, e duvido que esses 6 argumentos foram os motivos reais de ter abandonado a pouca crença que tinha.

Interessante notar como o preconceito ocorre entre pessoas que não aceitam outros modos de ver a vida. Você, o Articulador e outro, que não me lembro o nome, mas no tópico de apresentações escreveu-me que não se associa com descrentes, foram três que demonstraram de forma explicita achar que o fato de alguém não crer em deus o torna, automaticamente, uma pessoa ruim, sem principios e infeliz.

Não existe porque fazer esta associação imediata entre ateísmo e tais coisas. Posso apresentar dois motivos: 1 - vocês não conhecem todos os ateus e agnósticos do mundo para poderem fazer tal avaliação subjetiva e 2 - apesar de felicidade ser algo subjetivo e variar de uma pessoa pra outra, garanto que existem ateus felizes e éticos (me incluo aí, podem acreditar), assim como conheço e já ouvi falar de vários crentes em deus e Jesus que são infelizes e depressivos em suas vidas particulares, além de não muito éticos (coisas como evangélicos, e até pastores, assassinos, estupradores, pedófilos etc.).

Particularmente, me sinto muito mais feliz hoje do que quando vivia aterrorizado com coisas sobre inferno e fim do mundo etc. Lembro-me que tinha até pesadelos com isto quando era criança. Hoje a vida é bem mais leve e interessante de ser levada. Quanto a minha ética e moral, só posso garantir que é bem melhor do que a da maioria dos crentes que conheço por aí.

Carl
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Carl em Qui 01 Set 2011, 10:31 am

Só complementando, a bíblia diz que o jugo de Jesus e seu fardo é leve, mas eu acabei encontrando leveza mesmo quando me tornei ateu. Agora sim meu fardo não pesa mais tanto para carregar durante esta vida cheia de turbulencias e momentos bons, sejamos crentes ou não.

Carl
Quartzo
Quartzo

Mensagem por famado em Qui 01 Set 2011, 11:16 am

A Dialética Ateísta já diz isso.

A Dialética Ateísta

32 - Ateístas se sentem libertos das religiões. Eles costumam dizer que tiraram um peso das costas quando se desconverteram. Principalmente os que eram evangélicos. Eles odeiam as amarras impostas pelas religiões, mormente as sexuais. Muitos deles são amigados, quase todos apóiam o homossexualismo ostensivamente (como tenho sempre evidenciado) e a pornografia. Contudo, não costumam ser imorais declarados. Há aqueles que acham que existe uma moral sexual acima das religiões. Há outros que acham que a moral das religiões foi copiada de uma moral universal;

32.1 – Ateus que foram evangélicos costumam ser mais revoltados que os demais. Eles sentem algum tipo de ressentimento como se tivessem descoberto que foram usurpados em seus direitos durante o tempo em que criam. É uma revolta que muitas vezes se traduz em sarcasmo, deboche e ódio profundo;

33.1 – Ateístas repudiam a afirmação de que o homem sem Deus perde as rédeas da própria vida e passa a viver sem freios. Costumam condenar as palavras dos apresentadores José Luiz Datena e Ratinho, quando eles relacionam os marginais mostrados em seus programas a homens sem Deus. Os ateístas se julgam discriminados;

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Yohan em Qui 01 Set 2011, 1:19 pm

É a mesma figura de Adão saindo do Paraízo, e do diabo saindo do céu...

ideia
"como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
II PEDRO 1:19

Yohan
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 391
flag : Inglaterra

Mensagem por famado em Qui 01 Set 2011, 1:32 pm

Vc fez um paralelo interessante.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cal em Qui 01 Set 2011, 2:44 pm

Rafael Mori Neiva escreveu:Mas vejo pessoas egoistas e egocentricas bem proximas mesmo. Egoistas querem tudo para si, de certa forma até praticando o mal se necessário. Já egocentricas tem o ego inflado por terem se sobressaido na vida.
Seguindo essa definição, existem vários ateus e cristãos egoístas e egocentricos.

Mas vamos tentar melhorar essas definições: Egoísta é aquele que vive para si, faz suas ações sempre em vista de seus próprios interesses.

Egocêntrico é aquela pessoa que pensa ser o centro das atenções e dos eventos.

Meu ex-patrão era o sujeito mais egocêntrico e menos egoísta que já conheci, ou seja, era generoso com as pessoas a sua volta mas não admitia de modo algum que algo ocorresse sem seu expresso consentimento, mesmo nos assuntos que não lhe diziam respeito.

Seguindo essa definição eu diria que os ateus tendem a ser mais egoístas e os cristãos mais egocêntricos, já que um vislumbra uma natureza indiferente e o outro um universo cujo o criador se importa com ele.
Sobre a questão de responsabilidade tu só vai se ater realmente a que a lei determinar, assim tu pode infligir diversos mandamentos biblicos, mesmo com sua consicência pesando e ainda sim achar que nada vai ser cobrado.
Minha consciência não pesa pelo fato de não ter fé, que é um dos mandamentos bíblicos, se serei ou não cobrado é questão de opinião, já que depende de uma suposta vida após a morte.

Cal
Moderador Agnóstico
Moderador Agnóstico

Mensagem por Segatti em Sex 02 Set 2011, 7:55 pm

Não acredito no deus cristão porque se ele existir é absurdo. Um deus que "ama" mas não pode admitir que não acreditemos nele não é viavel no meu ponto de vista. E a grande evidência que ele nos deixa é um livro que se contradiz em muitos pontos, com uma tradução de qualidade duvidosa e inclusive desafia pontos provados como por exemplo pela biologia. Essa fé que deus valoriza tanto é demais para mim. Se esse deus específico realmente existir então eu estou condenado por ele mesmo, ele me fez assim, talvez possamos dizer questionador... já não há muitas coisas que eu possa fazer pra mudar de ideia.

Segatti
Safira
Safira

Número de Mensagens : 103

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:45 am

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: