.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Vigência das Leis mosaícas - parte V

Página 3 de 40 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 21 ... 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Vigência das Leis mosaícas - parte V

Mensagem por Khwey em Sex 30 Jan 2009, 10:25 pm

Eduardo escreveu:O Novo Testamento também não diz que não posso casar com minha mãe!
É porque você pode se casar com a sua mãe, desde que não viole os termos da nova aliança, se você a tiver aceitado.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por Eduardo em Sex 30 Jan 2009, 11:05 pm

Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:E Então, os antinomistas já chegaram a alguma conclusão ?

Na nova aliança, o casamento entre irmãos é pecado ?

lógico que é , por isto que existe o conceito de julgamento pela consciência em Rm14 , 1cor e outras passagens igualmente claras , tudo que não é aprovado pela nossa consciência é pecado .

Então,se a conciencia do cidadão aprovar ele pode casar com sua irmã ?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por darkshi em Sex 30 Jan 2009, 11:38 pm

La vem o golpe!!!!

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692

Mensagem por Khwey em Sex 30 Jan 2009, 11:48 pm

darkshi escreveu:

La vem o golpe!!!!
Se isto realmente é algum golpe, tal pessoa morreria de fome se fosse viver de dar golpes. Repare:

Eduardo escreveu:Então,se a conciencia do cidadão aprovar ele pode casar com sua irmã?
Sim, se a consciência dele aprovar ele pode se casar com a irmã, que também deve estar de bem com a consciência e querendo se casar com ele.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por darkshi em Sex 30 Jan 2009, 11:55 pm

Khwey escreveu:
darkshi escreveu:

La vem o golpe!!!!
Se isto realmente é algum golpe, tal pessoa morreria de fome se fosse viver de dar golpes. Repare:

Eduardo escreveu:Então,se a conciencia do cidadão aprovar ele pode casar com sua irmã?
Sim, se a consciência dele aprovar ele pode se casar com a irmã, que também deve estar de bem com a consciência e querendo se casar com ele.

O golpe é que existe um outro tópico sobre a vigência das leis mosaicas. Mas centrada na questão de guardar ou não o sábado. É uma questão complicada, mas tratada no NT.

Mas aqui é levantado um ponto que é consenso, tão antigo que não é trabalhado no NT, nem por Cristo e nem pelos apóstolos. Mas o mandamento está no VT. E os adventistas querem equipara essa questão com algo que foi trabalhado por Cristo e por Paulo.

E está armado o golpe.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692

Mensagem por Khwey em Sab 31 Jan 2009, 12:07 am

darkshi escreveu:
Mas aqui é levantado um ponto que é consenso, tão antigo que não é trabalhado no NT, nem por Cristo e nem pelos apóstolos. Mas o mandamento está no VT. E os adventistas querem equipara essa questão com algo que foi trabalhado por Cristo e por Paulo.

E está armado o golpe.
Para anular tal golpe basta ignorarmos o que está escrito no antigo testamento e voltarmos para o que foi dito no novo, onde a lei não é mais escrita.

Quem se baseia no velho testamento em relação às leis de Deus hoje, sempre tem os sentidos embaçados com respeito ao que foi ensinado na nova aliança.

Vamos ver no que vai dar o tal golpe.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Convidad em Sab 31 Jan 2009, 1:53 am

Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:

lógico que é , por isto que existe o conceito de julgamento pela consciência em Rm14 , 1cor e outras passagens igualmente claras , tudo que não é aprovado pela nossa consciência é pecado .

me responda o parte que você 'rapou fora' que eu respondo sua pergunta , inclusive com a bíblia :
"Agora quer ver uma contra-prova ? me prove pela TORÁ que fumar maconha , cheirar cocaína , ter sexo sadomasoquista , é pecado ... já que você supõe que as 613 são completas e que recriminam todo os pecados possíveis , será fácil demonstrar . :risadinha: Outra coisa , o termo 'antinomistas' é ad-hominem , estamos carecas de dizer que não somos contra a lei , e sim a favor da lei VIGENTE , para cristãos ."

Convidad
Convidado

Mensagem por Jarbas em Sab 31 Jan 2009, 3:37 am

O incesto (casamento entre irmãos) é pecado sim, porque essa lei está escrita pelo Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do meu coração."

"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." (II Coríntios 3 : 3)

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15317

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 9:57 am

Jarbas escreveu:

O incesto (casamento entre irmãos) é pecado sim, porque essa lei está escrita pelo Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do meu coração."

"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." (II Coríntios 3 : 3)

Onde está escrito ai nesses dois versos que é proibido o casamento entre irmãos ?

Última edição por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 10:05 am, editado 1 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 9:58 am

Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:

me responda o parte que você 'rapou fora' que eu respondo sua pergunta , inclusive com a bíblia ...

A prioridade aqui é a questão do tópico:

As demais questões podem vir depois.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Consciência--norma de conduta para a Igreja?

Mensagem por Azenilto_Brito em Sab 31 Jan 2009, 10:54 am

Sinceramente o Khwey já disse muita "abobrinha" por aí, mas agora já entrou na pura e simples HERESIA. Vejam essa "gema" do que ele diz:

"Sim, se a consciência dele aprovar ele pode se casar com a irmã, que também deve estar de bem com a consciência e querendo se casar com ele."
Onde está escrito que sob a nova aliança A CONSCIÊNCIA DE CADA UM passa a ser normativo de vida?

Já pensaram se a moda pega? Um adúltero contumaz não sente o mínimo peso de consciência em ir para a cama com a mulher de quem quer que seja. O ladrão profissional também não julgará errado avançar sobre a propriedade alheia. O crente na Igreja que tiver uma consciência fraca poderá mentir, cobiçar a mulher e coisas alheias, falar o nome de Deus em vão, desrespeitar os pais. . . Tudo tem por base a "consciência". . . Que cristianismo caótico essas teses neo-antinomistas promovem. . .

E ele vem com essa divisão abrupta entre as duas alianças, ignorando que há uma unidade clara de princípios básicos, como o próprio conceito de "amar a Deus" e "amar o próximo", que não é nenhuma regra nova e revolucionária para a Igreja. Cristo expressa a Sua "lei áurea" apenas reiterando o que Moisés havia dito em Deu. 6:5 e Lev. 19:18.

Prova disso é que o escriba que queria "provar a Jesus" (Mat. 22:35) perguntando-lhe qual era o grande mandamento da lei terminou foi elogiando-O com Sua resposta, falando dessa "lei áurea". Por que, sendo que queria era apanhá-Lo em contradição?

Pois justamente, a resposta de Jesus NÃO ERA NOVIDADE NENHUMA para um escriba conhecedor das Escrituras de Israel (ver Mar. 12:28-34). Jesus falava aquilo que ele sabia muito bem. Estava em plena harmonia com a LEI de todos os tempos.

Então, sob a Nova Aliança esse princípio básico prossegue, e, como confirmam luteranos, presbiterianos, batistas e outros cristãos evangélicos, "os 4 primeiros mandamentos tratam de nossa ligação com Deus, e os 6 últimos, idem quanto ao próximo".

Outro erro grosseiro do que Khwey diz é que na Nova Aliança "não há nada escrito", no sentido de uma lei para reger a conduta dos filhos de Deus. Errou de novo. Sob a Nova Aliança a promessa do Senhor é de que Ele mesmo escreveria o que é tratado como "Minhas leis" nos corações e mentes dos filhos de Deus (Heb. 8:10). Eis como Calvino interpretou magnificamente os termos desta passagem:

Em vão então Deus proclama a Sua lei pela voz do homem, a menos que Ele a escreva por Seu Espírito em nossos corações, ou seja, a menos que nos forme e nos prepare para a obediência. . . . A lei nos é ruinosa e fatal na medida em que permaneça escrita somente nas tábuas de pedra, como Paulo nos ensina (2 Coríntios 3:3).

Em suma, somente abraçamos os mandamentos de Deus obedientemente, quando por Seu Espírito Ele muda e corrige a depravação natural de nossos corações; doutra maneira ele nada encontra em nós a não ser afeições corruptas e um coração inteiramente entregue ao mal. A asserção é de fato clara, de que um novo concerto é estabelecido segundo o qual Deus grava as Suas leis em nossos corações, pois doutro modo seria em vão e de nenhum efeito”. – Calvino comentando Heb. 8:10”

Fonte: http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom44.xiv.ii.html

Azenilto_Brito
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 90
flag : Estados Unidos

http://www.ministerio-sola-scriptura.com

Mensagem por Luís em Sab 31 Jan 2009, 11:00 am

.
Sobre o título do tópico, "pecado" é uma palavra turva que significa:

1 Transgressão de lei ou preceito religioso. 2 Transgressão de
qualquer preceito ou regra. 3 Demônio, tentador. 4 Culpa, defeito,
falta, vício. 5 Mulher tentadora.

Em quase todo o reino animal as relações consanquíneas são naturais. Os problemas reais são decorrentes de deformações genéticas bem documentadas resultante desta prole. Isto gera o tabu, o dogma e o "pecado".

O resto é 'conversa pra boi dormir', independente de 'nova aliança' ou não.

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Khwey em Sab 31 Jan 2009, 12:54 pm

Azenilto_Brito escreveu:Sinceramente o Khwey já disse muita "abobrinha" por aí, mas agora já entrou na pura e simples HERESIA. Vejam essa "gema" do que ele diz:

"Sim, se a consciência dele aprovar ele pode se casar com a irmã, que também deve estar de bem com a consciência e querendo se casar com ele."
Onde está escrito que sob a nova aliança A CONSCIÊNCIA DE CADA UM passa a ser normativo de vida?
Está escrito em muitos lugares. Por ter muita dó eu vou cooperar com você e te mostrar alguns:

E, como insistissem, perguntando-lhe,
endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de
entre vós está sem pecado seja o primeiro
que atire pedra contra ela.
(João 8:7)
Quando ouviram isto, redargüidos da
consciência
, saíram um a um, a começar
pelos mais velhos até aos últimos; ficou só
Jesus e a mulher que estava no meio.
(João 8:9)

Mas nem em todos há conhecimento;
porque alguns até agora comem, no seu
costume para com o ídolo, coisas
sacrificadas ao ídolo;
e a sua consciência,
sendo fraca
, fica contaminada.
(I Cor 8:7)

Portanto é necessário que lhe estejais
sujeitos, não somente pelo castigo,
mas
também pela consciência
.(Rom 13:5)

Porque é coisa agradável, que alguém,
por causa da consciência para com Deus,
sofra agravos, padecendo injustamente.
(I Pe 2:19)

Todas as coisas são puras para os puros,
mas nada é puro para os contaminados e
infiéis;
antes o seu entendimento e
consciência estão contaminados
.(Tito 1:15)

Ora, pecando assim contra os irmãos, e
ferindo a sua
fraca consciência, pecais
contra Cristo.
(I Cor 8:12)

Comei de tudo quanto se vende no
açougue, sem perguntar nada,
por causa da
consciência.
(I Cor 10:25)

Será que já deu??? Senão eu vou acabar citando todo o novo testamento para você!!!

Dá dó!!!

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Luís em Sab 31 Jan 2009, 1:22 pm

.
Azenilto,

Ética e moral vindas de fora serão melhores do que as oriundas da consciência?? Porquê?

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 1:24 pm

Senhores,

A questão aqui é:

Última edição por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 1:33 pm, editado 1 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Khwey em Sab 31 Jan 2009, 1:30 pm

Eduardo escreveu:Senhores,

A questão aqui é:

É a consciência que diz se é ou não, pecado.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Convidad em Sab 31 Jan 2009, 3:14 pm

Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:

me responda o parte que você 'rapou fora' que eu respondo sua pergunta , inclusive com a bíblia ...

A prioridade aqui é a questão do tópico:

exato , estou na prioridade , estou demonstrando como a lei da consciência sempre existiu , mas como eu já previa , você fugiu de responder , este é o sinal de doutrinas humanas, a pessoa quer 'ganhar' um debate , para defender seu denominacionalismo , não 'achar' a verdade .

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab 31 Jan 2009, 4:22 pm

PROVA A

Pois bem senhores , já foi demonstrando aqui que a lei do Cristão é a lei do amor , e esta é aplicada pelo julgamento da CONSCIÊNCIA , e completo ainda :
    (Romanos 14:5) - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    (Romanos 14:14) - Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
    (Romanos 14:22) - Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

Como está inexpugnavelmente claro acima , e já estava nas palavras que o Khwey trouxe , a lei da consciência é o último norte do Cristão , e como eu perguntei ao Eduardo , e ele tergiversou , vários pecados não estão prescritos no VT , sendo igualmente julgados pela consciência . Assim a 'armadilha' caiu . Mas ainda tem um diversionismo , os da lei mosaica , tentam uma acusação pouco sincera , de que então 'vale tudo' , ledo engano :

a consciência pode ser cauterizada ou pura :
    (I Timóteo 4:2) - Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    (Tito 1:15) - Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

mas a do cristão verdadeiro foi renovada , portanto apta a acusar os pecados:
    (II Timóteo 1:3) - Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;
    (Hebreus 9:14) - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

PROVA B

Outra prova igualmente suficiente é a NATURALIDADE do ato , basta a mera observação natural de que a consaguineidade trás riscos biológicos para que um cristão entenda a regra que Deus criou , esta prova é tão objetiva e suficiente , que foi por ela que sodôma e gomorra foram julgadas , SEM que estivessem debaixo de moisés , e provavelmente não a conhecessem , DEVERIAM obedecer a lei natural

PROVA C

Mas não vou ficar só nisto , provaremos que por mandamento do nt , que sexo entre irmãos é pecado (a letra de pedras é a única coisa adventistas respeitam , talvez não confiem em suas próprias consciências) :

(Atos 15:20) - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. fomos libertos da lei mosaíca senão 04 coisas , entre elas as prostituições (portanto incluíse os desvios sexuais previstos no velho testamento) . Resolvida a questão novamente , assim estas quatro coisas se tornaram regras neotestamentárias .

(Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
    (Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    (Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus

As obras da carne já estavam 'manifestas' (conhecidas por todos) , então obviamente não era necessário os escritores identificarem uma a uma , daí é escrito 'e coisas semelhantes' , e notar mosaícos de plantão , que ele cita várias obras da carne que NÃO tem mandamento específico na lei mosaíca .

(I Corintios 5:1) - GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
    Por fim, Paulo repreende os que 'abusam da mulher do pai' (portanto mãe) , sexo em consaguineidade de primeiro grau , igualmente por analogia direta , está proibido o sexo entre consaguíneos próximos .

e ao final :
(I Timóteo 1:5) - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

Última edição por Articulador em Sab 31 Jan 2009, 5:10 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Adriane Cunha em Sab 31 Jan 2009, 4:36 pm

Articulador escreveu:
    (I Corintios 5:1) - GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
    Por fim, Paulo repreende os que 'abusam da mulher do pai' (portanto mãe) , sexo em consaguineidade de primeiro grau , igualmente por analogia direta , está proibido o sexo entre consaguíneos próximos .

e ao final :
(I Timóteo 1:5) - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

Ei! Aqui está a resposta para o tema proposto para debate!

Alguém dentre vós tem alguma dúvida?

Em Cristo Jesus...

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por Jarbas em Sab 31 Jan 2009, 5:09 pm

Eduardo escreveu:
Jarbas escreveu:

Onde está escrito ai nesses dois versos que é proibido o casamento entre irmãos ?

Está escrito nas tábuas de carne do meu coração, isto é, sou nascido de novo e entendo que assim o seja, incesto é pecado.

Agora, quanto a você, tu ainda está apegado às tábuas de PEDRA.

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 7:32 pm

Jarbas escreveu:
Eduardo escreveu:
Jarbas escreveu:

Está escrito nas tábuas de carne do meu coração, isto é, sou nascido de novo e entendo que assim o seja, incesto é pecado.

Coloque a passagem bíblica.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Jarbas em Sab 31 Jan 2009, 8:18 pm

Eduardo escreveu:
Jarbas escreveu:
Eduardo escreveu:
Jarbas escreveu:

Coloque a passagem bíblica.

Mas eu já ti falei que não foi com tinta. ai, caramba! oh my

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 10:47 pm

Então tá, Jarbas... cabeçada

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 10:51 pm

Articulador escreveu:Pois bem senhores , já foi demonstrando aqui que a lei do Cristão é a lei do amor , e esta é aplicada pelo julgamento da CONSCIÊNCIA
Então, se a CONSCIÊNCIA do cidadão aprovar, o casamento pode acontecer sem ser considerado pecado ?

... a consaguineidade trás riscos biológicos para que um cristão entenda a regra que Deus criou ...
Isso é facilmente resolvido por um bom geneticista.

(Atos 15:20) - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. fomos libertos da lei mosaíca senão 04 coisas , entre elas as prostituições (portanto incluíse os desvios sexuais previstos no velho testamento) .
Aqui claramente você recorreu a Torah.

As obras da carne já estavam 'manifestas' (conhecidas por todos) ...
E como você acha que todos conheceram essas obras da carne ?

Indique a fonte desse conhecimento.

Aqui não se fala em irmãos.

Aqui não se fala em irmãos.

Última edição por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 11:06 pm, editado 2 vez(es)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 31 Jan 2009, 10:56 pm

Adriane Cunha escreveu:
Articulador escreveu:

e ao final :

Ei! Aqui está a resposta para o tema proposto para debate!

Alguém dentre vós tem alguma dúvida?

Em Cristo Jesus...

Não vi nada demais irmã, na citação acima temos dois versos biblicos e um comentario, indique precisamente onde está a resposta.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:54 am

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 40 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 21 ... 40  Seguinte