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Vigência das Leis mosaícas - parte III

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Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 1:35 pm

Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.
Correto, quem ama o próximo guarda o sábado e quem ama a Deus também guarda o sábado. Você está melhorando kw.
Errado, pois aí você tem três mandamentos. E a escritura diz que basta apenas um.

Havendo dois mandamentos, três, quatro, cinco... sendo ou não de Moisés, todas eles tem o seu cumprimento com apenas um mandamento, porque toda a lei se cumpre numa só palavra(Gal 5:14).

Atenção! Não é parte da lei, um terço da lei, metade da lei, lei cerimonial... Está escrito que toda a lei
se cumpre numa só palavra.

Toda!!!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 2:10 pm

Eduardo escreveu:É lamentável. Veja também ele usa Ef 2:14, lá "Ordenanças" - grego = "dogmas" [dogmaV] = interpretação, dogma, doutrina de homens, etc... é uma expressão grega que aparece no Novo Testamento sempre associado com "ordenanças de homens" nunca com ordenanças dadas por Deus. A palavra grega para ordenanças de Deus no Novo Testamento é dikaioma [dikaiwma] e não dogma.
Ora vejam só!

E eu que estava deixando escapar esta.


Aliás, o pessoal que crê no evangelho está muito desatencioso em não perceber isto. Até parece que aqui só tem sabatista e judeu participando! oh my

Quer dizer então que Efésios 2:14,15 trata de dogmas que são doutrinas dos homens? hummm

A exemplo das outras mensagens deletadas, que eram como esta, esta mensagem também poderá ir para o lixo, se não puder demonstrar isto com a bíblia.


Por favor!


Demonstre-nos que Efésios 2:14,15 está mesmo tratando de ordenanças que são da doutrina dos homens, para que a sua mensagem torne-se útil para o nosso aprendizado.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Ton em Sab 25 Dez 2010, 2:24 pm

Khwey escreveu:"A lei" equivale a todos os mandamentos!

"A lei".

E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.


Obs: A sua pergunta já foi respondida.
Me responda: A lei da lepra servia para reger o Sacerdócio Levítico???


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 2:27 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.
Correto, quem ama o próximo guarda o sábado e quem ama a Deus também guarda o sábado. Você está melhorando kw.
Errado, pois aí você tem três mandamentos. E a escritura diz que basta apenas um.
O sábado faz parte desse unico mandamento.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 2:32 pm

Ton escreveu:
Khwey escreveu:"A lei" equivale a todos os mandamentos!

"A lei".

E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.


Obs: A sua pergunta já foi respondida.
Me responda: A lei da lepra servia para reger o Sacerdócio Levítico???
Não, só a lei relativa a lepra.

Só a lei meu amigo!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Ton em Sab 25 Dez 2010, 2:33 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.
Correto, quem ama o próximo guarda o sábado e quem ama a Deus também guarda o sábado. Você está melhorando kw.
Errado, pois aí você tem três mandamentos. E a escritura diz que basta apenas um.
JESUS disse que DEVEM ser DOIS.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Ton em Sab 25 Dez 2010, 2:34 pm

Khwey escreveu:
Ton escreveu:
Khwey escreveu:"A lei" equivale a todos os mandamentos!

"A lei".

E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.


Obs: A sua pergunta já foi respondida.
Me responda: A lei da lepra servia para reger o Sacerdócio Levítico???
Não ...
Logo, se já aprendeu que na Lei há mandamentos relativos a grupos específicos de pessoas; me diga:
- Quais mandamentos regiam o Sacerdócio Levítico?


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 2:36 pm

Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.
Correto, quem ama o próximo guarda o sábado e quem ama a Deus também guarda o sábado. Você está melhorando kw.
Errado, pois aí você tem três mandamentos. E a escritura diz que basta apenas um.
O sábado faz parte desse unico mandamento.
Muitos mandamentos fazem parte dele, porém todos são cumpridos quando se cumpre ele.

Logo, ninguém precisa mais ficar quieto no sétimo dia, sem fazer nenhum trabalho.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Ton em Sab 25 Dez 2010, 2:37 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.
Correto, quem ama o próximo guarda o sábado e quem ama a Deus também guarda o sábado. Você está melhorando kw.
Errado, pois aí você tem três mandamentos. E a escritura diz que basta apenas um.
O sábado faz parte desse unico mandamento.
Muitos mandamentos fazem parte dele, porém todos são cumpridos quando se cumpre ele.

Logo, ninguém precisa mais ficar quieto no sétimo dia, sem fazer nenhum trabalho.
E ter cuidado para não dizer o Nome do Eterno em vão? Não precisamos mais ter esse cuidado não, né?


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 2:38 pm

Ton escreveu:
Khwey escreveu:
Ton escreveu:
Khwey escreveu:"A lei" equivale a todos os mandamentos!

"A lei".

E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.


Obs: A sua pergunta já foi respondida.
Me responda: A lei da lepra servia para reger o Sacerdócio Levítico???
Não ...
Logo, se já aprendeu que na Lei há mandamentos relativos a grupos específicos de pessoas; me diga:
- Quais mandamentos regiam o Sacerdócio Levítico?
São todos os mandamentos que foram dados a Moisés, inclusive os da lepra.

Qual é o mandamento que não consiste em ordenança???
hummm

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 2:39 pm

A fé não anula a Lei, a fé confirma a Lei (Rm 3:31). A igreja de Deus nos ultimos dias guardará o sábado e terá a fé em Jesus (Apocalipse 14:12).


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 2:43 pm

Eduardo escreveu:A fé não anula a Lei, a fé confirma a Lei (Rm 3:31).
Não é confirma. É estabelece.

Estabelece, porque a justiça de Deus pela fé em Jesus veio sem lei, conforme está escrito.

Então, pela fé é estabelecida a lei de Cristo.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 2:48 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:A fé não anula a Lei, a fé confirma a Lei (Rm 3:31).
Não é confirma. É estabelece.
Confirma sim, isthmi/histemi significa: Confirmar, causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer, permanecer, continuar seguro e são, permanecer ileso, permanecer pronto ou preparado, ser de uma mente firme, de qualidade, alguém que não hesita, que não desiste.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 2:52 pm

Ton escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:E toda a lei, ou seja, todos os mandamentos são cumpridos por um.
Correto, quem ama o próximo guarda o sábado e quem ama a Deus também guarda o sábado. Você está melhorando kw.
Errado, pois aí você tem três mandamentos. E a escritura diz que basta apenas um.
O sábado faz parte desse unico mandamento.
Muitos mandamentos fazem parte dele, porém todos são cumpridos quando se cumpre ele.

Logo, ninguém precisa mais ficar quieto no sétimo dia, sem fazer nenhum trabalho.
E ter cuidado para não dizer o Nome do Eterno em vão? Não precisamos mais ter esse cuidado não, né?
Como se diz o nome do eterno em vão??? hummm Existe algum exemplo que possa estar demonstrando para o nosso aprendizado???

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 2:54 pm

Paulo defende a relação harmônica
entre a Lei e a Fé:

"Anulamos, pois, a lei pela fé?
De maneira nenhuma, antes
estabelecemos a lei." Rm 3:31

Podemos extrair, nesse trecho, duas
afirmações claras:

1. A Fé não anula a Lei.

2. A Fé estabelece a Lei.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 3:01 pm

Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:A fé não anula a Lei, a fé confirma a Lei (Rm 3:31).
Não é confirma. É estabelece.
Confirma sim, isthmi/histemi significa: Confirmar, causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer, permanecer, continuar seguro e são, permanecer ileso, permanecer pronto ou preparado, ser de uma mente firme, de qualidade, alguém que não hesita, que não desiste.


Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira
nenhuma, antes estabelecemos a lei.
(Rom 3:31)

Como Jesus veio sem a lei, outra lei foi estabelecida

Romanos 3 trata de duas leis.


Onde está logo a jactância? É excluída.
Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei
da fé.
(Rom 3:27)

A pergunta "por qual lei" exprime o claro entendimento de que há mais de uma lei em questão.

Obs: Isto já foi demonstrado!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 3:05 pm

Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:A fé não anula a Lei, a fé confirma a Lei (Rm 3:31).
Não é confirma. É estabelece.
Confirma sim, isthmi/histemi significa: Confirmar, causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer, permanecer, continuar seguro e são, permanecer ileso, permanecer pronto ou preparado, ser de uma mente firme, de qualidade, alguém que não hesita, que não desiste.


Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira
nenhuma, antes estabelecemos a lei.
(Rom 3:31)

Como Jesus veio sem a lei, outra lei foi estabelecida
Mentira, em Mateus 5 Cristo disse que não veio abolir a Lei mas completá-la.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 3:18 pm

Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:
Khwey escreveu:
Eduardo escreveu:A fé não anula a Lei, a fé confirma a Lei (Rm 3:31).
Não é confirma. É estabelece.
Confirma sim, isthmi/histemi significa: Confirmar, causar ou fazer ficar de pé, colocar, pôr, estabelecer, permanecer, continuar seguro e são, permanecer ileso, permanecer pronto ou preparado, ser de uma mente firme, de qualidade, alguém que não hesita, que não desiste.


Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira
nenhuma, antes estabelecemos a lei.
(Rom 3:31)

Como Jesus veio sem a lei, outra lei foi estabelecida
Mentira, em Mateus 5 Cristo disse que não veio abolir a Lei mas completá-la.
E quem disse que isto é mentira? oh my

Se a lei de Moisés não fosse totalmente cumprida, nunca haveria de ser mudada.

Mas...

Jesus veio sem a lei:


Mas agora se manifestou sem a lei a <-Tente ler com uma lupa!
justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e
dos profetas;
(Rom 3:21)

E isto foi para judeu, porque gentio já não tinha lei, não é mesmo?

E uma vez sem lei, daí ser estabelecida, eu disse "estabelecida", pela fé, a lei de Cristo.

Isto porque Romandos 3 trata de duas leis!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 3:30 pm

A Lei de Cristo são os mandamentos morais do antigo testamento entre os quais estãos os Dez mandamento, um código especial. Abaixo temos dez razões bíblicas por que o Decálogo é um código de preceitos especiais.

 1 As palavras de Deus para o homem, inclusive Suas leis, foram dadas por intermediários humanos, os profetas. A única exceção foi um código de dez preceitos que Deus pronunciou solenemente com Sua própria voz. Foi a primeira e única vez que a voz de Deus foi ouvida por um grande número de pessoas reunidas (Ex.19–20). As demais leis não foram dadas diretamente a Israel — todas foram ditadas somente a Moisés, noutra ocasião.

 2 Deus mesmo escreveu os Dez Mandamentos com Sua própria mão em “duas tábuas de pedra” (Ex.31:18 / Dt.5:22). Em nenhum outro lugar na Bíblia há a escritura do dedo de Deus. As leis cerimoniais foram escritas pela pena por Moisés (Dt.31:9).

 3 O próprio fato de somente os Dez Mandamentos terem sido escritos em tábuas de pedras já os diferencia dos demais. Nenhuma outra lei foi escrita dessa forma. Todas as outras foram escritas em rolos de livros (Ex.24:4–7 / Dt.31:24–26).

 4 Quando Deus terminou de pronunciar o código dos Dez Mandamentos, o relato declara que Ele “nada acrescentou” (Dt.4:13 / 5:22). O pronunciamento havia terminado, era um conjunto distinto e completo, não havia mais nada que Deus desejasse acrescentar. Os que querem acrescentar as leis de outro caráter a esse código especial estão indo além do que está escrito e do que Deus fez.

 5 Deus confiou aos Seus profetas todas as outras mensagens para o homem, mas a tarefa de transmitir os Dez Mandamentos Ele não confiou nem mesmo a Moisés.

 6 Quando Moisés desceu do monte e viu o povo adorando o bezerro de ouro, sua indignação o fez arremessar as tábuas ao chão e quebrá-las. Então, o Senhor ordenou a Moisés que escrevesse uma cópia? Não. O Senhor mesmo reescreveu os Dez Mandamentos uma segunda vez! Realmente, um código muito distinto para que o próprio Deus o escrevesse duas vezes, em pedra.

 7 O objeto mais sagrado instituído por Deus e símbolo da aliança com os israelitas era a Arca da Aliança, acima da qual pairava a luz da presença divina. Se alguém tocasse neste objeto morreria fulminado instantaneamente. E, dentro daquele mais sagrado dos objetos sagrados do santuário, Moisés foi instruído a colocar os Dez Mandamentos (Dt.10:2,5). “Nada havia na arca senão as duas tábuas de pedra” (1Rs.8:9). A única lei que fora guardada dentro do objeto que era símbolo da aliança. Os livros com as demais leis deviam ser guardadas fora, ao lado da arca (Dt.31:26).

 8 A maior prova da distinção do Decálogo é o fato de que somente esses dez preceitos e nenhum outro mais são a única base da aliança especial proposta por Deus. “Então Ele vos anunciou a Sua aliança… isto é, os Dez Mandamentos” (Dt.4:13). Portanto, o Decálogo é um código de dez preceitos muito especiais.

 9 O próprio Paulo se expressa dividindo as leis, pois ele comenta sobre leis que antes eram importantes, mas não são mais, ressaltando que o que agora importa é “obedecer aos mandamentos de Deus” (1Co.7:19). Os leitores primários de Paulo sabiam a que “mandamentos de Deus” ele se referia, pois em Rm. 7:7–8 ele deixou isso claro, referindo-se a um mandamento específico do Decálogo. E diz no verso 25 que ele mesmo servia “à lei de Deus”, a mesma lei que contém o mandamento “não cobiçarás”, dos versos acima referidos.

 10 O apóstolo João viu no céu a Arca da Aliança, que certamente contém os originais dos Dez Mandamentos (Ap.11:19), o que não faria sentido se fosse uma lei faltando algum mandamento tal como dados por Deus, ou tendo algum deles aumentado ou alterado em seu teor, pois Deus “nada acrescentou” após o término da entrega do Decálogo (Dt.5:22).


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 4:03 pm

Eduardo escreveu:A Lei de Cristo são os mandamentos morais do antigo testamento entre os quais estãos os Dez mandamento, um código especial.
Não é não.

Até você não sabe em que se firmar, pois em uma hora diz que a lei são os dez mandamentos e outra hora diz que são os mandamentos morais entre os quais estão os dez mandamentos!



A coisa é por demais simples!

A lei de Cristo é todo ensinamento que vem pelo Espírito Santo. E é exatamente por isto que está escrito que o pecado que não tem perdão é negar este ensinamento.

O Espírito Santo é a lei que foi estabelecida pela fé, pois o Espírito Santo vem pela fé em Jesus e no evangelho sem a lei de Moisés.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 4:14 pm

Acho que você não leu direito, vou repetir. A Lei de Cristo são os mandamentos morais do antigo testamento entre os quais estãos os Dez mandamento, um código especial.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 4:15 pm

Khwey escreveu:A lei de Cristo é todo ensinamento que vem pelo Espírito Santo.
E os dez mandamentos fazem parte de ensinamento.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 4:24 pm

Eduardo escreveu:Acho que você não leu direito, vou repetir. A Lei de Cristo são os mandamentos morais do antigo testamento entre os quais estãos os Dez mandamento, um código especial.
Li direito e repito:

Até você não sabe em que se firmar, pois em um dado momento defende só dez mandamentos e em outro defende não sei quantos mandamentos
morais entre os quais estão os dez mandamentos!


Mas a bíblia, o novo testamento, de uma forma muito simples e direta diz que agora, com Jesus, é o Espírito quem nos convence do pecado e não a lei de Moisés, porque Cristo veio sem a lei.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Eduardo em Sab 25 Dez 2010, 4:31 pm

Onde você leu que Cristo veio sem a lei ?

Isso é mentira, em Mateus 5 Cristo disse que
não veio abolir a Lei mas completá-la.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte III

Mensagem por Khwey em Sab 25 Dez 2010, 4:43 pm

Eduardo escreveu:Onde você leu que Cristo veio sem a lei ?
Li na bíblia:

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de
todo aquele que crê.
(Rom 10:4)

Khwey escreveu:
τέλος = telos

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de
todo aquele que crê.
(Rom 10:4)

τέλος γὰρ νόμου Χριστὸς εἰς δικαιοσύνην παντὶ τῷ πιστεύοντι.(Rom 10:4)

*****************************************************************
Mas aquele que perseverar até ao fim
será salvo.
(Mateus 24:13)

ὁ δὲ ὑπομείνας εἰς τέλος οὗτος σωθήσεται (Mateus 24:13)

*****************************************************************

E já está próximo o fim de todas as coisas;
portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
(I Pedro 4:7)

Πάντων δὲ τὸ τέλος ἤγγικεν σωφρονήσατε οὖν καὶ νήψατε εἰς προσευχάς (I Pedro 4:7)

*****************************************************************

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o
fim, o primeiro e o derradeiro.
(Apoc 22:13)

ἐγὼ τό Ἄλφα καὶ τὸ Ὦ, ὁ πρῶτος καὶ ὁ ἔσχατος, ἡ ἀρχὴ καὶ τὸ τέλος(Apoc 22:13)

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