.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Vigência das Leis mosaícas - parte IV

Página 39 de 40 Anterior  1 ... 21 ... 38, 39, 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Vigência das Leis mosaícas - parte IV

Mensagem por Ton em Sab 30 Jul 2011, 7:49 am

David de Oliveira escreveu:
Proponho apresentar duas listas.
Primeira: Dos inúmeros capítulos e versículos que nos instruem sobre a não observancia da Lei de Moisés, claro, no NT.
Segunda: Dos versículos isolados tidos como tábuas de salvação dos legalistas.
Cada lado terá de apresentar a sua lista.
Qual a opinião de vocês?
Tenho esta lista pronta desde os 18 anos. Eis lá:

AS CARTAS DE PAULO E A LEI

Qtde de Trechos: 229
Favoráveis: 164 (71,6%)
Aparentemente Desfavoráveis: 65 (28,4%)

+++++++
A CARTA AOS ROMANOS e A LEI

Favoráveis
2:13-15. 23. 26. 28-29
3:19. 31
4:9-12
5:13. 20
6:15. 1-2. 22
7:7a. 12-16. 22. 25
8:7
9:3-9. 25-26. 31-32
10:12
11:3-4. 11-16. 19-25. 28-29
14:15. 21
15:9-12. 18. 27
16:17-18. 26

Aparentemente desfavoráveis
3:20. 28
4:14-15
6:14
7:4-6. 7b-11
8:1. 3-4
9:16
10:4
11:5-6
13:8-10
14:2-3. 5-6. 14. 17. 20. 22-23

+++++++
A PRIMEIRA CARTA AOS CORINTIOS e A LEI

Favoráveis
3:10-11
7:18-19
8:13
9:8-10. 21
10:27. 31
14:21

8:8
9:20
10:25. 30
15:16

+++++++
A SEGUNDA CARTA AOS CORINTIOS e A LEI

Favoráveis
2:9
4:2
12:21
13:8

3:6-8. 14-18

+++++++
A CARTA AOS GÁLATAS e A LEI

Favoráveis
2:2-3. 17
3:7. 15. 21-22. 26-28
5:3. 6-12. 13
6:11-15

2:14. 16. 19. 21
3:2-5. 10-13. 19. 23-25
4:3. 10-11. 21
5:1-2. 4. 14. 16. 18. 22-23
6:2

+++++++
A CARTA AOS EFÉSIOS e A LEI

Favoráveis
1:7
2:10. 11-14
3:6
4:17
5:6
6:8

2:8. 14-16

+++++++
A CARTA AOS FILIPENSES e A LEI

Favoráveis
2:14-16
3:3. 12. 15-19

3:5-6. 9

+++++++
A CARTA AOS COLOSSENSES e A LEI

Favoráveis
1:10. 21. 27-28
2:4. 6-8. 11. 13. 18-19. 22
3:10-11. 23
4:12

2:14. 16-17. 20-21. 23

+++++++
A PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES e A LEI

Favoráveis
1:3. 9
2:3-5. 14-16
4:1-3

2:9

+++++++
A SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES e A LEI

Favoráveis
1:8. 11
2:7. 11-12. 15. 17
3:4. 14-15. 17

3:8-9. 12

+++++++
A PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO e A LEI

Favoráveis
1:3-5. 8-10. 13. 15-16
2:4. 7
3:15
4:1-2. 7-8. 13. 16
5:21
6:3-4. 14. 20-21

1:6-7
4:3-5

+++++++
A SEGUNDA CARTA A TIMÓTEO e A LEI

Favoráveis
2:4-5. 8. 13. 18. 21. 25-26
3:1. 4-5. 8-9. 12-17
4:2-4. 13

1:9

+++++++
A CARTA A TITO e A LEI

Favoráveis
1:1-2. 9-11. 13-14. 16
2:1. 10-14
3:3-5. 8-11

1:15

+++++++
A CARTA A FILEMON e A LEI

Favoráveis
1:14

-

+++++++
A CARTA AOS HEBREUS e A LEI

Favoráveis
2:15
3:5. 10-11. 17-18
4:1-6. 9-11
6:9
7:27
8:4-5. 10-12
9:1. 4. 10-15. 19-20. 22-23. 25-26. 28
10:1. 4. 11-12. 14-18. 24. 26. 28-29. 36. 38-39
11:1-2. 16. 25-26. 39-40
12:1. 5-6. 9-11. 16. 24

4:8
7:11-12. 18-19. 22
8:6-9. 13
13:9

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210
flag : Brasil

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Eduardo em Sab 30 Jul 2011, 8:25 am

Muito bom Ton, já copiei.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por carlosect em Sab 30 Jul 2011, 4:53 pm

EMBAIXADOR DO REINO escreveu:carlosect em Qua 27 Jul - 20:50

Desta Vez irei explicar educadamente com bastante paciencia da Proxima não respondo por mim mesmo ... Paciencia tem Limites...

Romanos 10: 4
Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. - τελος [telos] Nom. sing.

Grego: τελος [telos] (Substantivo neutro). Fim. Terminação, consumação, conclusão. Meta, alvo, finalidade, propósito, objetivo. Taxa, tributo, imposto.

Ou Seja Não Existe um Só e único Sentido pela concordancia de todos os textos Paulinos e a Nova Aliança falada em Hebreus e o que o proprio Jesus disse em Mateus 5:17 podemos Concluir que o Alvo da LEI escrita era Levar Até a LEI viva A TORAH VIVA YESHUA IMPRESO em NOSSA MENTE e ESCRITO EM NOSSOS CORAÇÔES em PIEDADE OBEDECER os MANDAMENTOS por AMOR nâo com INTENÇÃO de SER SALVO mas DE PERMANECER SALVO ....

Ai vejo um Homem tendencioso em sua doutrina pra escolher a tradução que dá luz ao que ele vê como verdade ....

Não somos mais da escrava e sim da livre.

fique com o pensamento de vocês, estou deixando de argumentar passagens, a doutrina católica diz que é permitido fazer imagens de santos uma vez que sabemos que isso é expressamente proibido por Deus e agora vemos no novo testamento passagens que dizem que Cristo foi o fim da lei enquanto vocês dizem que Cristo não é o fim da lei, da mesma forma vi os argumentos que dizem que um véu é posto sobre a cabeça das pessoas a leitura do velho pacto no entanto, os argumentos aqui que vocês usam é só para os sacrifícios enquanto a bíblia diz que é o antigo pacto.
Não há como argumentar uma coisa partindo que o versículo citado é o mesmo mas a interpretação é diferente.
Jesus na época foi questionado da mesma forma, seja pelos sábados ou por Ele tratar com pessoas que eram mal vistas .....
No final das contas Jesus foi crucificado pela ignorância do povo judeu.
A doutrina que eu sigo é que o NOVO TESTAMENTO IMPERA sobre o ANTIGO, portanto, se no antigo dizer que devemos matar uma mulher adúltera e no novo não diz para cometer tal pratica então eu sigo o que está no novo.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532

Mensagem por carlosect em Sab 30 Jul 2011, 4:56 pm

David de Oliveira escreveu:Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade (jesus) a quem a promessa tinha sido feita; Gálatas 3:19.

Não adianta argumentar isto Oliveira, eles irão dizer que a Lei NÃO foi ordenada até que viesse Jesus.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 1:14 pm

EMBAIXADOR DO REINO escreveu:carlosect em Qua 27 Jul - 20:50

Desta Vez irei explicar educadamente com bastante paciencia da Proxima não respondo por mim mesmo ... Paciencia tem Limites...

Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. - τελος [telos] Nom. sing.

Grego: τελος [telos] (Substantivo neutro). Fim. Terminação, consumação, conclusão. Meta, alvo, finalidade, propósito, objetivo. Taxa, tributo, imposto.

Ou Seja Não Existe um Só e único Sentido pela concordancia de todos os textos Paulinos e a Nova Aliança falada em Hebreus e o que o proprio Jesus disse em Mateus 5:17 podemos Concluir que o Alvo da LEI escrita era Levar Até a LEI viva A TORAH VIVA YESHUA IMPRESO em NOSSA MENTE e ESCRITO EM NOSSOS CORAÇÔES em PIEDADE OBEDECER os MANDAMENTOS por AMOR nâo com INTENÇÃO de SER SALVO mas DE PERMANECER SALVO ....

Ai vejo um Homem tendencioso em sua doutrina pra escolher a tradução que dá luz ao que ele vê como verdade ....

Você que não é tendencioso, só cabeça dura e coração petrificado, Explique-nos o verso Gálatas 3:16:

Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade (jesus) a quem a promessa tinha sido feita; Gálatas 3:19.

Sem rodeios, por favor...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8359

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 3:13 pm

Graça e Lei; Óleo e água.

1) Os não-judeus (gentios, como os brasileiros e outros povos) não têm a lei, Mas, quando fazem pela sua própria vontade o que a lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham a lei. Romanos 2:14

O que isso quer dizer?

Paulo nunca quis nos induzir a nenhuma lei de Moisés. Nós, que não somos judeus, não temos e nunca tivemos a Lei de Moisés, porém, ele sabia que, quando nós, cristãos verdadeiros fazemos o que a nossa própria consciência e os nossos próprios pensamentos (que são controlados pelo Espírito Santo), manda, nós mesmos somos a nossa Lei. Pode haver coincidência entre a nossa vontade própria (de fazer ou não fazer) e algumas leis (porque há uma multidão de leis obsoletas e ruins) de Moisés. Esse é o estabelecimento da Lei que Paulo diz em Romanos 3: 31. Ao invés de anularmos a Lei, a estabelecemos (por coincidência) pela nossa própria Lei, pois como disse Paulo: “nós gentios não temos a Lei de Moisés”.

2) Pois a lei traz o castigo de Deus. Mas, onde não existe lei, também não existe desobediência à lei. Romanos 4:15

O que isso quer dizer?

A Lei de Moisés tinha duas faces ou duas consequências: Obedecer e desobedecer. Nenhuma dessas faces atingiria a quem a Lei não fosse dirigida. A Lei de Moisés foi dirigida a um povo (judeu), portanto quem pertencia a esse povo, quisesse ou não, seria atingido e por outro lado, quem não pertencia a esse povo não seria atingido em nenhuma dessas faces. Esse é um princípio universal de qualquer Lei, ou seja, só é alcançado por uma lei aquele a quem essa Lei é dirigida. Se eu sou brasileiro, natural do Brasil, e nunca fui a Inglaterra, nunca serei alcançado por nenhuma Lei daquele país. Nenhum inglês em sã consciência poderá exigir de mim, o cumprimento de suas leis.

3) Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus. Gálatas 5:4

O que isso quer dizer?

Existe um abismo que impede qualquer associação ou ligação entre a graça em Jesus e a obediência à Lei de Moisés. Não há nenhuma hipótese de alguma pessoa obedecer qualquer lei de Moisés em associação à graça de Jesus. A pessoa só poderá ir por uma opção: ou pela graça de Jesus ou pela Lei de Moisés. Em Romanos 11:6, Paulo determina essa impossibilidade: “Mas se é por graça, já não é pelas obras (da Lei); de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras (da Lei), já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra”. Quando a graça é misturada com uma obra da Lei, a graça perde toda a sua identidade ou característica e quando a Lei se mistura com a graça, também perde toda a sua identidade.

"Cair da graça" é uma coisa muito séria! É, literalmente "se desgraçar ou cair em desgraça". Se a salvação é somente pela graça, então não se consegue a salvação fazendo, ou ir pelas obras da Lei. É por isso que nunca quis saber de observar as obras da Lei de Moisés.

Última edição por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 3:37 pm, editado 1 vez(es)

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Dom 31 Jul 2011, 3:33 pm

Quantos tópicos oficiais isso tem?...
São 44 paginas! tomara que exploda!...

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 240

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 3:38 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:Quantos tópicos oficiais isso tem?...

Calma rapaz...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Dom 31 Jul 2011, 3:49 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:Quantos tópicos oficiais isso tem?...

Calma rapaz...

Eu não sei como já não explodiu!

É um dos tópicos mais sangrentos que já vi, alguém já chegou a um acordo?

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Dom 31 Jul 2011, 5:02 pm

David de Oliveira escreveu:Graça e Lei; Óleo e água.
Discordo, a Graça e a Lei conviveram muito bem no AT. Moisés, que recebeu a Lei de Deus é considerado um herói da Fé. O NT confrimou essa harmonia, por exemplo, Paulo afirma categricamente que a fé não anula a Lei, ao contrário, a fé estabelece a Lei (Rm 3:31).

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por carlosect em Dom 31 Jul 2011, 6:36 pm

[quote="EMBAIXADOR DO REINO"]carlosect em Qua 27 Jul - 20:50

significado é

1.Conclusão; final.
2.Extremidade; final.
3.A última parte ou fase de algo; final.
4.Causa.
5.Alvo.
6.Morte (1 e 2). [Pl.: fins.]

a conclusão da Lei é Cristo ou a Morte da Lei é Cristo.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 31 Jul 2011, 7:03 pm

A Meta, alvo, finalidade, propósito, objetivo da lei é Cristo. É por isso que ela é chamada de aio. Sua função é mostrar o que é pecado e expôr nossa impossibilidade de salvação pelos próprios méritos. Ela nunca teve a missão salvifica. Todavia nada disso é motivo para sua abolição. Sua função é perfeitamente complementar e harmônica ao evangelho da salvação.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 7:07 pm

Eduardo escreveu:
Discordo, a Graça e a Lei conviveram muito bem no AT. Moisés, que recebeu a Lei de Deus é considerado um herói da Fé. O NT confrimou essa harmonia, por exemplo, Paulo afirma categricamente que a fé não anula a Lei, ao contrário, a fé estabelece a Lei (Rm 3:31).

A dispensação da "graça e da verdade" começa de Jesus Homem para cá. É dessa graça que os escritores neotestamentarios tanto falam, ou sejam a "dispensação dos gentios", conforme Rom. 11: 5,6,25.
É dessa graça que vem a salvação de todos nós! Amém!

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1: 14 a 17.

Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; Col. 1: 4-6.

Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:21

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 2:1

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Tito 2:11

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Rom 6: 1 a 3.

E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
1 Timóteo 1:14

Quanto a última colocação, jé me referi que algumas leis de Moisés são estabelecidas por nós, não porque a obedecemos, mas, porque a cumprimos com a nossa própria Lei, que é a nossa própria consciência e vontade, pois como disse Paulo, nós gentios não temos Lei.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Dom 31 Jul 2011, 7:31 pm

Eduardo escreveu:
A dispensação da "graça e da verdade" começa de Jesus Homem para cá.
Esse tempo da Graça começou com Adão e Eva, se não fosse assim nenhum dos santos que viveram nos tempos do AT poderiam ser salvos. A salvação no AT sempre foi pela Graça mediante a Fé somente, não há outro meio de salvação.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 8:25 pm

Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Esse tempo da Graça começou com Adão e Eva, se não fosse assim nenhum dos santos que viveram nos tempos do AT poderiam ser salvos. A salvação no AT sempre foi pela Graça mediante a Fé somente, não há outro meio de salvação.

Blá blá blá... Blá blá blá...Blá blá blá...Blá blá blá...Blá blá blá...Blá blá blá...
Referências que é bom? Neca de pitibiriba, só repeteco do púlpito dos avatares ...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Dom 31 Jul 2011, 8:30 pm

Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Blá blá blá... Referências que é bom? Neca de pitibiriba...
Então diga-me, como Adão e os demais se salvaram ?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 8:42 pm

Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Eduardo escreveu:
Blá blá blá... Referências que é bom? Neca de pitibiriba...
Então diga-me, como Adão e os demais se salvaram ?

Rodeios... Rodeios... Rodeios... Rodeios... Rodeios... Rodeios... Rodeios... Rodeios...

Você não muda nunca, não é mesmo?
Essa estratégia de não responder e vir com uma outra pergunta em cima, não cola, Edu!
Responda primeiro e não fuja da raia... aleluia!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eduardo em Dom 31 Jul 2011, 8:45 pm

Não há outro meio de salvação, o único caminho é Cristo, desde Adão até nosso dias. Sua teologia dispensacionalista está falida. Quase ninguém mais usa essa tolice de divisão radical entre tempo da Lei e tempo da Graça.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 8:48 pm

Eduardo escreveu:Não há outro meio de salvação, o único caminho é Cristo, desde Adão até nosso dias. Sua teologia dispensacionalista está falida. Quase ninguém mais usa essa tolice de divisão radical entre tempo da Lei e tempo da Graça.

rodeios... rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...rodeios...

dormidinha

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Elder Henrique de Souza em Dom 31 Jul 2011, 8:58 pm

Entendo que a lei era uma tutora.

Pois a lei gerava uma consciência da transgressão, por isso se diz que pela lei vem o conhecimento do pecado.

Através dessa consciência, essa tutora ensinaria a justiça, mas ela por si mesma é incapaz de fazer isto, justiça.

Agora temos um outro tutor, O Espírito da verdade.

Ele nos guiará naquilo que é perfeito, justo e bom, isto é, a lei?

O Cordeiro entra como um substituto para satisfazer a lei, pois assim como foi levantado a serpente[ figura de maldição] no deserto, importa que seja levantado o Filho do homem, Ele se fez maldição por nos, desviando toda ira, nisso se estabelece justiça.

Mas onde isto quer dizer que a lei é nula?...

Aqui ela me parece satisfeita, plenamente cumprida.

Elder Henrique de Souza
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Dom 31 Jul 2011, 9:50 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:Entendo que a lei era uma tutora. Pois a lei gerava uma consciência da transgressão, por isso se diz que pela lei vem o conhecimento do pecado. Através dessa consciência, essa tutora ensinaria a justiça, mas ela por si mesma é incapaz de fazer isto, justiça. Agora temos um outro tutor, O Espírito da verdade.
Os parâmetros do que é justiça não muda, o que era justiça no AT continua no NT. O NT afirma que a Torá seria colocada em nossos corações pelo Espírito da verdade. Através da Torá em nossos corações as obras da fé, os frutos do Espirito Santo seria gerados.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por David de Oliveira em Dom 31 Jul 2011, 10:17 pm

1) Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. Romanos 3:21

O que isso quer dizer?

Toda vez que Paulo inicia um versículo usando geralmente uma conjunção coordenativa adversativa, mas, porém, ou um... "mas agora", Separa o assunto da época da Lei com o da graça. Indica uma relação de oposição (graça), com o contraste ou compensação (Lei), entre as unidades ligadas. Geralmente ele estava se referindo a uma coisa do tempo da Lei, anteriormente. É o que ocorre nesse versículo. Paulo estava dizendo anteriormente que, as coisas da Lei só servem para quem está debaixo dela, sob sua servidão e que diante de Deus, ninguém se justifica por obedecê-la, pois a única serventia enquanto estava em vigor era para mostrar que todos estavam condenados por ela.
O "mas agora" veio através de Jesus. Graças a Deus Jesus veio e com Ele, Deus mostra-nos que o meio pelo qual Ele aceita as pessoas "não tem nada a ver com a Lei"! A única coisa que queremos é ser aceito (e não condenável) por Deus e se isso não tem nada a ver com a Lei, o que é que eu tenho a ver com ela? Nada! Não a quero de maneira nenhuma nem para o meu pior inimigo!

2) Mas a lei não tem nada a ver com a fé. Pelo contrário, como dizem as Escrituras: “Viverá aquele que fizer o que a lei manda.” Gálatas 3:12

O que isso quer dizer?

A Lei, quando foi redigida ao longo de um determinado período, serviu para regular vários procedimentos do povo israelita. A letra da Lei comandava as pessoas como se fossem autômatos. Era fria e desprovida de todo e qualquer sentimento, consciência e raciocínio. Só viveria, a pessoa que era comandada pelo que a Lei mandava. Ao contrário do que a graça sustenta, temos vida através da fé e isso não vem de nós, como diz Paulo.
"Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazermos o que a lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda". Gálatas 2:16

aleluia!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por carlosect em Dom 31 Jul 2011, 11:29 pm

Elder Henrique de Souza escreveu:Entendo que a lei era uma tutora.

Pois a lei gerava uma consciência da transgressão, por isso se diz que pela lei vem o conhecimento do pecado.

Através dessa consciência, essa tutora ensinaria a justiça, mas ela por si mesma é incapaz de fazer isto, justiça.

Agora temos um outro tutor, O Espírito da verdade.

Ele nos guiará naquilo que é perfeito, justo e bom, isto é, a lei?

O Cordeiro entra como um substituto para satisfazer a lei, pois assim como foi levantado a serpente[ figura de maldição] no deserto, importa que seja levantado o Filho do homem, Ele se fez maldição por nos, desviando toda ira, nisso se estabelece justiça.

Mas onde isto quer dizer que a lei é nula?...

Aqui ela me parece satisfeita, plenamente cumprida.

Bem dito Elder pois vemos:

Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.

vemos que é até o tempo determinado, continuando....

4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

todos nós estávamos debaixo da lei e fomos resgatados da lei para termos adoção de filhos.

21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.

Nos versos seguintes vemos comparações do novo e do antigo pacto falando para pertencermos ao novo e temos a resposta.

31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

Continuando ainda a leitura agora a partir do capitulo 5

Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

observe que o contexto do assunto ainda é o mesmo, portanto aqui fala para não nos deixar circuncidar-se, afinal, caso façamos tal coisa somos obrigados a guardar toda a lei.

4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.

observe que pelo fato deles procurar obedecer a um mandamento antigo são condenados, observe também Elder que aqui não há como ser lei do pecado afinal, desde quando circunsição é lei do pecado, claro, óbvio que aqui fala da lei do antigo pacto.

6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor.
7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?

nem é preciso explicar, está muito claro esta passagem.

8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama.

quem é aquele que nos chama?

10 Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação.

Receberá condenação aquela pessoa que tentar fazer você voltar aos preceitos antigos....

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.

temos liberdade mas não LIBERTINAGEM, ou seja, não podemos ficar pecando.

14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

Observe Elder que essa passagem mostra que devemos praticar as obras do Espírito SENÃO estaremos condenados por causa das obras da carne, como não somos perfeitos devemos sempre procurar fazer a vontade do Pai e sempre pedir perdão e misericórdia.

vamos ao 6

Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.
2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Lei de Cristo ou obras do Espírito Santo ou Lei do Espírito.

10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

dispensa comentários certo? bem claro a passagem.

12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.

circunsição, Lei do antigo testamento.

14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém.

Como podemos observar, o contexto do assunto fala para pertencermos a Jerusalém Celestial e se você ver o capítulo 3 fala da questão do aio.

23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar.
24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

ou seja, se vc continuar a leitura verá que fala da questão de estarmos pertencertes a outro Tutor.

Resumindo.....

Sua forma de pensar é bem coerente com vista as tuas afirmações.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por carlosect em Dom 31 Jul 2011, 11:37 pm

Eduardo escreveu:A Meta, alvo, finalidade, propósito, objetivo da lei é Cristo. É por isso que ela é chamada de aio. Sua função é mostrar o que é pecado e expôr nossa impossibilidade de salvação pelos próprios méritos. Ela nunca teve a missão salvifica. Todavia nada disso é motivo para sua abolição. Sua função é perfeitamente complementar e harmônica ao evangelho da salvação.

gálatas 3

25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Seg 01 Ago 2011, 10:48 am

Carlos sect

Deixa de ser neófito respondo tudo facilmente

Télos deve concordar com as palavras de Jesus pois não há contradição na Palavra Inerrável de Deus certo ???

Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
Mateus 5:17

Romanos 10:4 Dentro da concordancia com Yeshua...

Pois a Meta da LEI é o Messias que salva todo que nele crê.

Explicação para Neófitos A LEI Nunca Salvou nunca Salvará ela Apontou e Aponta Hoje para aquele que é a Perfeição Yeshua que pode Salvar todo que pela LEI foi LEvado ao Messias ...

não precisamos mais apoiar em aio ou seja sabemos que Obras sem Fé no Messias não pode Salvar mais ANULAMOS a LEI pela FÈ ???

Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.
Romanos 3:31

De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
Gálatas 3:24

A LEI COnduz ao Messias Glória a D'us e não pdoe Salvar....

Entendam Neófitos...

Shalom as que Salvos Pela Graça mediante a Fé Vivem Piedosamente Como nosso Mestre e Salvador aquele que nos Salvou Pagou o preço de nossa Vida para que vivamos para ELE ... Assim como Ele Viveu ... PIEDOSO conforme a TORAH e TAMBÉM seus DISCÍPULOS ...

2 Coríntios 5:14-15

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;

e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Ele é meu Modelo de Vida Por Isso Guardo a Torah que Yeshua há Maschiah
a TORAH VIVA Hebreus cap 8 Impresso na Minha Mente e Escrito no meu Coração ...

Sobre o Sábado Vejamos Yeshua Instituindo o Domingo ....

E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Marcos 2:27

o Sábado é pra Vida do Homem então não o pode escravizar nem tornar-se um fardo nem deixar de curar pois curar no Sábado é elevar ele ao seu ponto Máximo...

Por isso, resta um repouso sabático para o povo de Deus.
Hebreus 4:9

Quem são Povo de D'us na Nova Aliança ? Judeus e Gentios Juntos no Messais Yeshua ... Traduzindo o dia Separado Continua Sendo o Shabat = Sábado ....

EMBAIXADOR DO REINO
SUSPENSO

Número de Mensagens : 402
flag : Israel

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:47 am

Conteúdo patrocinado

Página 39 de 40 Anterior  1 ... 21 ... 38, 39, 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: