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Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Vigência das Leis mosaícas - parte II

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 2:44 am

Khwey escreveu:Porque toda a lei se cumpre numa só
palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como
a ti mesmo.
(Gal 5:14)

Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor Levitico 19:18

Como pode ver Cristo não veio abolir a lei dos mandamentos veio somente cumprir para retirar nossos pecados tanto que o que Ele disse já estava escrito desde o ínicio onde fala das leis No livro de Levítico. Deve estar de Brincadeira Parece até que Cristo tinha um outro pentateuco que não era o que o Pai dele tinha deixado!!!

Amigo é por isso que se resume, não é toda a lei que deve por meio do Espírito ser cumprida mas só os 10 mandamentos

e voce ainda acha muito???


E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 2:53 am

Adventismo hoje escreveu:

Amigo é por isso que se resume
Se cumpre!!!

Porque toda a lei se cumpre numa só
palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como
a ti mesmo.
(Gal 5:14)

"Resume" também dá na mesma!

Toda a lei resumida em um só mandamento.

Cumpriu um, cumpriu toda a lei!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 3:08 am

Khwey escreveu:
Adventismo hoje escreveu:

Amigo é por isso que se resume
Se cumpre!!!

Porque toda a lei se cumpre numa só
palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como
a ti mesmo.
(Gal 5:14)

"Resume" também dá na mesma!

Toda a lei resumida em um só mandamento.

Cumpriu um, cumpriu toda a lei!


tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:9

quando se fala que se resume esta querendo dizer que na NESTA PALAVRA SE RESUME TODA a lei
é que´a palavra toda foi resumida e como ja falei antes de Cristo dizr Deus o Pai já disse isto antes em levítico!


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 3:16 am

Adventismo hoje escreveu:
Khwey escreveu:
Adventismo hoje escreveu:

Amigo é por isso que se resume
Se cumpre!!!

Porque toda a lei se cumpre numa só
palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como
a ti mesmo.
(Gal 5:14)

"Resume" também dá na mesma!

Toda a lei resumida em um só mandamento.

Cumpriu um, cumpriu toda a lei!


tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:9

quando se fala que se resume esta querendo dizer que na NESTA PALAVRA SE RESUME TODA a lei
é que´a palavra toda foi resumida e como ja falei antes de Cristo dizr Deus o Pai já disse isto antes em levítico!
Sim! É isto mesmo!

É por isto que está escrito que quem ama aos outros cumpriu a lei,
porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.(Gal 5:14)

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 3:25 am

Khwey escreveu:É por isto que está escrito que quem ama aos outros cumpriu a lei,[/b] porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.(Gal 5:14)

A fé não anula lei, de forma a não precisarmos mais dela!!

de todo errado não está, o seu pensamento é sim um meio de cumprir uma parte lei, mas não cumpre toda!
Porque diz que devemos amar á Deus sobrs todas as coisas certo???


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 3:31 am

somente tente analizar o fato de que o sacifico de animais do AT era sombra da morte de Cristo, se voce conseguir ver as passagens referentes ao AT sobre o sacrifico que expiava o pacado, verá que o que foi realmente abolido foi o modelo de sacrificio.

Sabe-se que Cristo é nosso sacrificio, que morreu para nos dar o perdaão dos pecados dantes cometidos e retirar o sacrificio contínuo, que é bem explicado pelo profeta Daniel.

Veja Hebreus por exemplo não difunde uma idéia sem lei nem romanos nem gálatas nem Tiago!

Todas as Epístoloas de Paulo e Tiago falam sobre a fé sem obras, e as obras eram esses sacrificos que forma retirados para justificar o homem antigo!

o que deixou de ser feito por que Deus não aceitava mais tais sacrificios


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 3:37 am

Adventismo hoje escreveu:
Khwey escreveu:É por isto que está escrito que quem ama aos outros cumpriu a lei,[/b] porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.(Gal 5:14)

A fé não anula lei, de forma a não precisarmos mais dela!!
Não precisamos da lei de Moisés, porque a fé estabelece a lei de Cristo, em que o Espírito Santo é o tutor:

Todavia digo-vos a verdade, que vos
convém que eu vá; porque, se eu não for, o
Consolador não virá a vós; mas, quando eu
for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do
pecado, e da justiça e do juízo.
(João 16:7,8)

Agora quem nos convence do pecado não é mais a lei de Moisés.

Adventismo hoje escreveu:de todo errado não está, o seu pensamento é sim um meio de cumprir uma parte lei, mas não cumpre toda!
Porque diz que devemos amar á Deus sobrs todas as coisas certo???
Não! A bíblia não se refere a parte da lei, mas a toda lei.

Amamos a Deus quando cumprimos toda a sua lei, conforme foi ensinado por Cristo, o qual disse que amar aos outros como amamos a nós mesmos é a lei e os profetas, porque toda a lei se cumpre
numa só palavra!

Isto está escrito.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 3:44 am

Analize porque voce pensa dessa forma e tente ver se não há algo errado ou com seu jeito de pensar, ou com meu jeito de explicar

pense em como voce defende a desnecessidade da lei enquanto Paulo iz

"anulamos a lei pela fé? De modo nenhum! Antes estabelecemos a lei"

pense que negar a lei é negar ter pecado, de forma que " se dissermos que não temos pecado mentimos e a verdade não está em nós"

E eu gostaria muito que voce refletisse antes de responder vou te fazer esta pergunta mil vezes se for necessário! rsrs!

Acho que enquanto voce diz que a lei fi abolida voce só está confundindo um pouco quais delas forma relamente abolidas



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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 4:03 am

Adventismo hoje escreveu:Analize porque voce pensa dessa forma e tente ver se não há algo errado ou com seu jeito de pensar, ou com meu jeito de explicar

pense em como voce defende a desnecessidade da lei enquanto Paulo iz

"anulamos a lei pela fé? De modo nenhum! Antes estabelecemos a lei"
Isto já foi explicado:

Cristo trouxe a justiça sem a lei de Moisés. Isto está escrito!
Sem a lei!

Porém, a fé em Cristo nos batiza com o Espírito Santo, e sendo que é o Espírito Santo que nos convence do pecado, então temos estabelecida uma lei pela fé.

Tal como está escrito, é uma lei espiritual e não da letra.
A lei escrita era o ministério da morte que foi transitório.

Você está endurecido e não consegue entender isto de tão simples que é.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 1:57 pm

Khwey escreveu:
Adventismo hoje escreveu:Analize porque voce pensa dessa forma e tente ver se não há algo errado ou com seu jeito de pensar, ou com meu jeito de explicar

pense em como voce defende a desnecessidade da lei enquanto Paulo iz

"anulamos a lei pela fé? De modo nenhum! Antes estabelecemos a lei"
Isto já foi explicado:

Cristo trouxe a justiça sem a lei de Moisés. Isto está escrito!
Sem a lei!

Porém, a fé em Cristo nos batiza com o Espírito Santo, e sendo que é o Espírito Santo que nos convence do pecado, então temos estabelecida uma lei pela fé.

Tal como está escrito, é uma lei espiritual e não da letra.
A lei escrita era o ministério da morte que foi transitório.

Você está endurecido e não consegue entender isto de tão simples que é.


tudo bem Sem a lei sem manifestou a justiça! E nunca disse que discordo disso! de fato nenhuma carne será JUSTIFICADA perante ao SENHOR pelas OBRAS da LEI

"A Jusitiça que veio sem lei" que é o que está escrito não tem por significado "a justiça que aboliu a lei"

"Porque a fé sem obras é morta em sí mesma"

Então soos guiados Pelos Espírito para toda BOA OBRA e no contexto de lei , cumprir a lei hoje para nós mesmo é uma boa obra!

de forma que se obedecemos aos mandamentos de Deus não estamos fazendo algo de errado porque a "a lei é pecado? De modo nenhum!"

Mas temos promessa referente aos mandamentos "aqueles que fier estas coisas por elas viverá" e isto é algo bom para nós!!
não se esta fazendo algo de errado obedecendo aos mandamentos de Deus!


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 1:58 pm

Correto, a justificação é pela fé, mas a fé não anula a torá(Rm 3:31).


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Jeanbanak em Sex 24 Dez 2010, 2:57 pm

Nem a Torá anula a fé, porque

"se houvesse uma lei que pdesse justificar, a justiça na verdade seria pelas obras"


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 4:08 pm

Adventismo hoje escreveu:
Khwey escreveu:
Adventismo hoje escreveu:Analize porque voce pensa dessa forma e tente ver se não há algo errado ou com seu jeito de pensar, ou com meu jeito de explicar

pense em como voce defende a desnecessidade da lei enquanto Paulo iz

"anulamos a lei pela fé? De modo nenhum! Antes estabelecemos a lei"
Isto já foi explicado:

Cristo trouxe a justiça sem a lei de Moisés. Isto está escrito!
Sem a lei!

Porém, a fé em Cristo nos batiza com o Espírito Santo, e sendo que é o Espírito Santo que nos convence do pecado, então temos estabelecida uma lei pela fé.

Tal como está escrito, é uma lei espiritual e não da letra.
A lei escrita era o ministério da morte que foi transitório.

Você está endurecido e não consegue entender isto de tão simples que é.


tudo bem Sem a lei sem manifestou a justiça! E nunca disse que discordo disso! de fato nenhuma carne será JUSTIFICADA perante ao SENHOR pelas OBRAS da LEI

"A Jusitiça que veio sem lei" que é o que está escrito não tem por significado "a justiça que aboliu a lei"
O significado é exatamente este, tanto que está escrito:

Mas os seus sentidos foram endurecidos;
porque até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido;
(II Cor 3:14)

O verbo abolir é usado em contextos sobre lei.

Além disso você tem escrito que a lei foi desfeita, a lei dos mandamentos.


Portanto, sem a lei é sem a lei mesmo, simples assim.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 4:29 pm

O verbo abolir refere-se ao véu, este sim foi por Cristo abolido:

Mas os seus sentidos foram endurecidos;
porque até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo
abolido.(II Cor 3:14)


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 4:38 pm

E desfez equivale-se a desfazer:

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a
lei dos mandamentos, que consistia em
ordenanças, para criar em si mesmo dos
dois um novo homem, fazendo a paz,
(Ef 2:15)

Abolimos lei, e não véu!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 5:13 pm

Não se pode compreender corretamente um verso sem obervar o que o autor disse antes e depois. Veja o que Paulo disse no v. 11:

"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas".

É aqui que ele inicia o pensamento que é concluído no v. 16:
"e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade".

É fácil verificar qual era o tema do "discurso" de Paulo: a inclusão dos gentios como sendo parte do povo de Deus na Nova Aliança. Ou seja, a partir de Jesus, não seriam apenas os judeus que fariam parte do povo de Deus, mas TODOS aqueles que entregassem suas vidas ao Salvador, Jesus. Por algum tempo, alguns discípulos (inclusive Pedro) continuaram crendo que os gentios (os povos não-judeus) que se convertessem deveriam continuar obedecendo as "ordenanças" judaicas, ou seja, praticar os rituais do judaismo, em especial a circuncusão. Foi necessário que ocorresse um Concílio em Jerusalém para que estes pensamentos fossem combatidos (cf. Atos 15). Apesar de eles terem tomado o voto de não cobrarem dos gentios convertidos nada além do que realmente era importante, muitos ainda continuaram pensando que os rituais judaicos deveriam ser observadores por eles. A carta aos Gálatas é uma prova de que Paulo enfrentou duros debates sobre este tema (mesmo após o concílio de Jerusalém), e nesta carta ele chega a citar um momento de "discussão" que teve com Pedro sobre o assunto (cf. Gál. 2:11).

Portanto, o tema que Paulo estava ensinando em Efés. 2:11-16, como vemos no texto, era exatamente esta "liberdade" que os gentios convertidos receberam com relação aos antigos rituais judaicos que prenunciavam a chegada do Messias (em especial, as festas de sacrifício - Lev. 23 - e a circuncisão).

O texto mostra que os 10 mandamentos não eram o alvo da declaração de Paulo, pois ele mesmo cita em Efés. 6:2 um dos 10 mandamentos, mostrando que eles tinham total validade para os crentes da Nova Aliança.

Seria uma incoerência absurda de Paulo dizer no capítulo 2 que os 10 mandamenos foram "abolidos", e citar logo seguida o 5º mandamento como sendo importante no trato entre pais e filhos. Não acha?!

Concluindo, em Efés. 2:15 Paulo está dizendo que as ordenanças judaicas perderam o sentido para os gentios convertidos, pois estes baseiam sua fé em algo muito mais importante e eficaz: o sacrifício de Jesus na cruz. A passagem nada tem que ver com os 10 Mandamentos, que Paulo considerava como sendo válidos para todos os crentes em Jesus.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 6:01 pm

Efésios 2: 15, o verso anterior:

Porque ele é a nossa paz, o qual de
ambos os povos fez um; e, derrubando a
parede de separação que estava no meio,
(Ef 2:14)

Povos neste contexto são dois, judeus e os demais, os gentios, os ostrangeiros.

A separação era a inimizade, a diferença entre os povos, e a diferença era: Um tinha a lei e o outro não tinha a lei.

Efésios 2: 15, o verso posterior:


E pela cruz reconciliar ambos com Deus
em um corpo, matando com ela as
inimizades
.(Ef 2:17)

Reconciliar ambos os povos com Deus pela cruz? O que vem a ser isto?
Estão dizendo que isto se faz matando as inimizades.


O verso do meio explica bem o que era a inimizade que foi morta:

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a
lei dos mandamentos, que consistia em
ordenanças, para criar em si mesmo dos
dois um novo homem, fazendo a paz,
(Ef 2:15)

Aí diz claramente que a lei dos mandamentos foi desfeita, enquanto que outros versos confirmam isto, dizendo que o fim da lei é Cristo, ou seja, que Cristo veio sem a lei para a justiça de todo aquele que crer, uma vez que a lei não justifica ninguém, razão de ter sido automaticamente abolida em função de ter sido totalmente cumprida.

(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e
desta sorte é introduzida uma melhor
esperança, pela qual chegamos a Deus.
(Heb 7:19)

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 6:33 pm

O termo "ordenanças", no melhor sentido, são "instruções ritualísticas," dada a natureza do que Moisés prescrevera. Dois tipos de lei. São meras prescrições litúrgicas e isto não se aplica à lei moral. Compare-se com Hebreus 9:1. Ordenança "é um rito religioso ou cerimônia ordenada por autoridade divina ou eclesiástica – define, com propriedade, o autorizado Standard Dictionary. A lei real não pode ser riscada ou desfeita... como o foram as cerimônias transitórias dos israelitas. Ordenanças, segundo os melhores léxicos, são meras prescrições, ordens, instruções detalhadas sobre liturgia. e isso não se aplica à lei moral. O Standard Bible Dictionary define "ordenança" como um rito religioso ou cerimônia ordenada ou estabelecida por autoridade divina ou eclesiástica.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Khwey em Sex 24 Dez 2010, 7:16 pm

Havendo dois tipos de leis, três, quatro, cinco... Se for lei de Moisés, foi desfeita na cruz. Está escrito.

Havendo dois tipos de leis, três, quatro, cinco... sendo ou não de Moisés, todas elas tem o seu cumprimento com apenas um mandamento, porque toda a lei se cumpre numa só palavra(Gal 5:14).

Atenção! Não é parte da lei, um terço da lei, metade da lei, lei cerimonial... Está escrito toda a lei.


Toda!!!

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por abençoado em Sex 24 Dez 2010, 7:50 pm

O verbo abolir refere-se ao véu, este sim foi por Cristo abolido:

Mas os seus sentidos foram endurecidos;
porque até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido.(II Cor 3:14)

Porquê ao véu?

Já leu a versão R.A. ou essa não é inspirada?

O "o"da RC pode ser para o véu ou para o VT.Ambos são substantivos masculinos.Vem a RA e desempata.

Não me diga que isso não é válido porque você usou exatamente o mesmo estratagema naquela da lei e dos profetas durarem e/ou profetizarem até João Batista,em Mateus e Lucas.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 8:22 pm

abençoado escreveu:Porquê ao véu?
O "o"da RC pode ser para o véu ou para o VT.
Ambos são substantivos masculinos.
O VT não está citado diretamente nesse texto. Esse trecho tem dois sujeitos, véu e lição do velho testamento. O véu é o unico substantivo masculino, ou outro sujeito é feminino, "A lição do VT". Confira:

"Até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido." (II Cor 3:14)

O restante do verso diz o mesmo com outras palavras "quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará". Veja que o véu é retirado por Cristo no momento da conversão.


Última edição por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 8:32 pm, editado 1 vez(es)


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 24 Dez 2010, 8:25 pm

Eduardo escreveu:
abençoado escreveu:Porquê ao véu?
O "o"da RC pode ser para o véu ou para o VT.
Ambos são substantivos masculinos.
O VT não está citado diretamente nesse texto. Esse trecho tem dois sujeitos, véu e lição do velho testamento. O véu é o unico substantivo masculino, ou outro sujeito é feminino, "A lição do VT". Confira:

"Até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido." (II Cor 3:14)

Questão básica de interpretação de texto.


Acessem:


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 8:55 pm

Diego escreveu:
Eduardo escreveu:
abençoado escreveu:Porquê ao véu?
O "o"da RC pode ser para o véu ou para o VT.
Ambos são substantivos masculinos.
O VT não está citado diretamente nesse texto. Esse trecho tem dois sujeitos, véu e lição do velho testamento. O véu é o unico substantivo masculino, ou outro sujeito é feminino, "A lição do VT". Confira:

"Até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido." (II Cor 3:14)

Questão básica de interpretação de texto.
O verso seguinte diz o mesmo que o v.14 com outras palavras "quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará". Veja que o véu é retirado por Cristo no momento da conversão. Mesmo sendo uma questão básica eu ainda tive que pintar a lição para facilitar ainda mais o entendimento deles.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 24 Dez 2010, 8:59 pm

Eduardo escreveu:
Diego escreveu:
Eduardo escreveu:
abençoado escreveu:Porquê ao véu?
O "o"da RC pode ser para o véu ou para o VT.
Ambos são substantivos masculinos.
O VT não está citado diretamente nesse texto. Esse trecho tem dois sujeitos, véu e lição do velho testamento. O véu é o unico substantivo masculino, ou outro sujeito é feminino, "A lição do VT". Confira:

"Até hoje o mesmo véu está por
levantar na lição do velho testamento, o qual
foi por Cristo abolido." (II Cor 3:14)

Questão básica de interpretação de texto.
O verso seguinte diz o mesmo que o v.14 com outras palavras "quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará". Veja que o véu é retirado por Cristo no momento da conversão. Mesmo sendo uma questão básica eu ainda tive que pintar a lição para facilitar ainda mais o entendimento deles.

Sabe o que é mais bizarro ?? É que a alegação deles é que o véu está em nós kkkkkkkkk

Nós reconhecemos que a Lei é amor, enquanto eles só conseguem ver ódio. Onde está o véu mesmo?


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

Mensagem por Eduardo em Sex 24 Dez 2010, 9:11 pm

É lamentável. Veja também ele usa Ef 2:14, lá "Ordenanças" - grego = "dogmas" [dogmaV] = interpretação, dogma, doutrina de homens, etc... é uma expressão grega que aparece no Novo Testamento sempre associado com "ordenanças de homens" nunca com ordenanças dadas por Deus. A palavra grega para ordenanças de Deus no Novo Testamento é dikaioma [dikaiwma] e não dogma.


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte II

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