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Vigência das Leis mosaícas - parte I

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Dom 30 Nov 2008, 10:24 pm

Eduardo escreveu:Você esqueceu de citar Mateus 5:17, lá encontramos um clássico verso que fala da torah:

"Não penseis que vim revogar a Lei ou
os Profetas; não vim para revogar, vim
para cumprir."

Nesse verso, o termo Lei, em destaque, é a tradução de nomos que foi usado para traduzir o termo hebraico Torah, isso fica evidente pela construção 'lei e profetas' que sempre era usada para referir a Torá, a exemplo de (I João 3:4).

"Pecado é a transgressão da Lei."

E Mateus 7:23:
"Apartai-vos de mim, transgressores da lei."

Todos esses versos relacionam usam nomos como tradução grega do termo Torah.

não , não esqueci , ele cumpriu e por isto pôde abolir a lei para nós na cruz :
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

E por favor , não quero debater com quem adultera a bíblia , em qualquer bíbla o termo foi transliterado por INIQUIDADE : (Mateus 7:23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Agora ouçamos a voz de um verdadeiro especialista, o judeu Leonardus van Rooijen, sobre o caso:

"Os judeus de fala grega traduziam a palavra TORA por
NOMOS. Da Setenta e do Judaísmo alexandrino-helenista
o assim chamado NT assumiu essa linguagem."

http://www.jcrelations.net/pt/?item=2165

choveu no molhado .
é lógico que Tora é traduzida por nomos , ASSIM COMO lei civil , lei dos evangelhos , ensinos dos evangelhos , pentateuco , tudo isto é nomos , como provei por léxico grego . O que você tem que provar é que no verso citando INIQUIDADE (termo que está em todas a bíblias existentes que já consultei ) , é lei mosaíca , o que irá contra 'reais especialistas' como JFA , KingJames , Wycliff , centenas de outros , e contra o próprio dicionário grego .

ou seja , uma adulteração bíblica da Iasd .

Um interessante comentário sobre Lc 10, 25-37 pode esclarecer essa afirmação:

"O evangelho pode ser dividido em duas partes diferentes: 1o A pergunta do nomikós [advogado, ou intérprete da lei] sobre a obtenção da vida eterna. 2o A resposta de Jesus sobre quem deve ser considerado o nosso próximo. Vamos estudar cada um dos dois pontos extremamente interessantes. A perícope é narrada também pelos outros dois sinóticos, Mt 22, 34-40 e Mc 12, 28-31. Segundo Marcos e Mateus, mais próximos da cultura semítica, parece que Jesus estava ensinando. Daí o levantou-se (23) e o título de Didáskale (magister ou mestre). Pelas circunstâncias narradas pelos outros dois evangelistas, sabemos que estamos em momentos de discussão e que os primeiros a brandir uma lança foram os saduceus, que tiveram que se retirar emudecidos (Mt 12, 28); e foi então que os fariseus entraram na lide com a pergunta, também capciosa, do nosso jurista. A palavra Nomikós significa um jurista ou jurisconsulto, perito em dar solução a problemas sobre a lei [nomos]. Como a lei jurídica dos judeus era a Torá, daí que o nosso jurista era um perito na lei mosaica. Segundo os outros dois evangelistas o jurista pergunta qual ´e o primeiro (Mc) mandamento, ou grande(Mt) no sentido de superlativo que o hebraico não tem. Era a disputa de sempre entre as diversas escolas que deviam escolher dentre os mandatos maiores, qual deles era o mais importante. Para Lucas o problema era de justificação, como diz Paulo, e por isso a pergunta é diferente: Que devo fazer para herdar a vida eterna? Vamos fazer uma distinção: Nomos era a tradução de Tora, a Lei de Moisés, que tinha 613 mandatos ou entolai dos quais 248 eram positivos e 365 negativos."

http://www.presbiteros.com.br/exegese/XV%20DOMINGO%20DO%20TEMPO%20COMUM.htm

de novo no molhado .
Lucas não é Mateus , como já demonstrei o termo nomos é QUALQUER LEI , seja civil , seja ensino dogmático , seja do velho , seja do novo testamento , portanto cada contexto definirá a qual lei o texto refere-se , novamente uma tentativa de espantalho de sua parte .

Articulador escreveu:tudo isto refere-se ao termo 'nomos' , tanto pode ser : pentateuco , como lei mosaíca , como lei de Deus , como ensino cristão (Rm14 e CL2:16 por exemplo) , o que é do agrado de Deus , qualquer lei .

Você disse que os Gregos que cunharam o termo "não tinham um pingo de respeito pela lei de moisés , para eles anomia era desrespeitar o imperador , diana dos efêsos , não ofertar para Zeus , etc" e agora você contraditoriamente diz que nomos "pode ser : pentateuco , como lei mosaíca , como lei de Deus", decida-se.

já está decidido e claro , quem usou o termo nomos não foi um grego desconvertido , foi Mateus , e ele tinha respeito pelas leis de Cristo que causam iniquidade , mas um grego qualquer usa o termo nomos em todas as idolatrias que citei , ÓBVIO não foi a bíblia que criou a língua grega .

Outra coisa que você não comentou, você acha mesmo que Cristo falou em grego quando disse essas palavras ?

irrelevante .
Cristo poderia ter falado em hebraíco , aramáico , grego , na língua que você quiser , no momento que Mateus escolheu o termo 'nomos' , deixou claro que este termo grego é o que mais espelhava o que Cristo queria dizer . Aliás a teses da Iasd é tão insincera , mas tanto , que temos 23 passagens no nt que usam o termo iniquidade , e só neste vocês querem adulterar a bíblia :

(II Tessalonicenses 2:12) - Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
(II Timóteo 2:19) - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
(Tito 2:14) - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
(Hebreus 1:9) - Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
(Tiago 3:6) - A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
(I João 3:4) - Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.


1João3:4 novamente prova o que eu disse , e agora dentro da bíblia , INIQUIDADE (anomia) é o pecado . E as regras da lei abolida não fazem ninguém mais pecar (Rm14) .

Parem senhores adventistas , de adulterarem a bíblia , isto tem o custo previsto em Apocalipse .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Seg 01 Dez 2008, 6:55 pm

Se você for se apropriar de significados pagãos para os termos gregos usados no novo testamento então inferno do novo testamento deveria ser idêntico ao Hades da mitologia. Entenda que os termos gregos utilizados devem se encaixar na teologia hebraica.

Depois faço minha réplica.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Seg 01 Dez 2008, 7:01 pm

Eduardo escreveu:Se você for se apropriar de significados pagãos para os termos gregos usados no novo testamento então inferno do novo testamento deveria ser idêntico ao Hades da mitologia. Entenda que os termos gregos utilizados devem se encaixar na teologia hebraica.

Depois faço minha réplica.

não , devem se adaptar à bíblia que é NT e VT.. , aliás a contextualização começaria pelo NT , visto que Mateus era um discípulo de Cristo e não de moises .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Ter 02 Dez 2008, 12:46 pm

Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:Se você for se apropriar de significados pagãos para os termos gregos usados no novo testamento então inferno do novo testamento deveria ser idêntico ao Hades da mitologia. Entenda que os termos gregos utilizados devem se encaixar na teologia hebraica.

Depois faço minha réplica.

não , devem se adaptar à bíblia que é NT e VT.. , aliás a contextualização começaria pelo NT , visto que Mateus era um discípulo de Cristo e não de moises .
O NT ainda não existia quando Mateus 7:23 foi escrito, dessa forma o significado de anomia deve se adaptar ao que Cristo havia ensinado até então, e se você fizer uma reprospectiva do uso de nomos verá que Cristo sempre se referiu a ela como sinonimo de Torá.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Ter 02 Dez 2008, 2:32 pm

Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:Se você for se apropriar de significados pagãos para os termos gregos usados no novo testamento então inferno do novo testamento deveria ser idêntico ao Hades da mitologia. Entenda que os termos gregos utilizados devem se encaixar na teologia hebraica.

Depois faço minha réplica.

não , devem se adaptar à bíblia que é NT e VT.. , aliás a contextualização começaria pelo NT , visto que Mateus era um discípulo de Cristo e não de moises .
O NT ainda não existia quando Mateus 7:23 foi escrito, dessa forma o significado de anomia deve se adaptar ao que Cristo havia ensinado até então, e se você fizer uma reprospectiva do uso de nomos verá que Cristo sempre se referiu a ela como sinonimo de Torá.


os evangelhos foram escritos no mínimo 30 anos após as pregações de Cristo , toda sua doutrina estava ja na boca dos apóstolos . No caso de Mateus , ele escreveu seu evangelho até mesmo após as cartas paulinas e a reunião de Atos 15 , onde ficou claro (de novo) que estamos dispensados das regras mosaícas . Iniquidade fora da bíblia é desrespeito a uma lei qualquer , a uma moralidade , dentro da bíblia iniquidade é PECADO , é isto que a bíblia fala , é nisto que vocês deveriam ficar , da maneria proposta a Iasd está tentando uma adulteração bíblica , não é diferente do que os TJ fizeram ao tentar mudar os termos de acordo com a conveniência e criar outra 'bíblia' . não se faça participante disto , tem um custo e não pequeno .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Ter 02 Dez 2008, 6:29 pm

Quando as traduções usam o termo Iniquidade é no grego a mesma palavra anomian que se acha em 1 João 3:4 com o sentido de "transgressão da lei". O significado literal de anomos é 'anti Lei', isso fica claro pois o prefixo 'a' é de negação, por exemplo, aético é tudo o que não possui ética. Nomos significa Lei e deve se encaixar ao uso do termo no evangelho de Mateus já que o verso em questão está nesse livro. Veja Mateus 5, o termo 'Lei(nomos) e profetas' é clarissimo e se refere a Tora sem sombra de duvidas.

Grego: ανομως [anomôs] (Advérbio). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei"). Sem legalidade. Ilegalmente. Contra a lei. Por exemplo, Romanos 2: 12:

"Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados."

The New Testament Greek Lexicon

Strong's Number: 458a)nomiða
Original WordWord Origin
a)nomiðafrom (459)
Transliterated WordPhonetic Spelling
Anomiaan-om-ee'-ah
Parts of SpeechTDNT
Noun Feminine4:1085,646
Definition
1. the condition of without law
a. because ignorant of it
b. because of violating it

2. contempt and violation of law, iniquity, wickedness
Translated Words
KJV (15) - iniquity, 12; transgress the law + (4160), 1; transgression of the law, 1; unrighteousness, 1;
NAS (15) - lawless deed, 1; lawless deeds, 2; lawlessness, 12;

ttp://www.studylight.org/lex/grk/view.cgi?number=458

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 7:52 pm

Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:2o. - não demonstrou , conforme refutado anteriormente , mas sendo generoso , se houvesse aqui um empate de citações , o que desempataria facilmente é que eu crí nas palavras do Mestre , você não .

Este debate na verdade gira em torno do sábado e se Cristo tivesse em mente sua alteração teria incluido no sermão do monte. Ele não aboliu o sábado em lugar algum dos evangelhos. Portanto se você crer nas palavras do mestre deveria seguir o exemplo dele e guardar o sábado.

vale mais o contrário , se Jesus tivesse em mente o sábado teria o reafirmado no sermão do monte, ele diz "bem aventurados os mansos ....bem aventurados os pacificadores ...bem aventurados ...." , mas não diz bem aventurados os sabatistas em lugar alguns dos evangelhos
No Sermão do Monte, JESUS disse:
- Bem-aventurados os que adoram unicamente a YHWH ?
- Bem-aventurados os que os que não fabricam imagens idolátricas para se curvarem diante delas?
- Bem-aventurados os que não falam o Nome de YHWH em vão?
- Bem-aventurados os que honram seu pai e mãe?
- Bem-aventurados os que ...

Argumento mais POBRE ...
E olha que se diz pastor ... ai, caramba!


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 8:18 pm

Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Então por que Cristo disse em Mt 7:23 que os que fazem milagres em nome dele e são transgressores da Torá vão para o lago de fogo ?

de novo com esta inverdade ? vocês não se constragem em continuar a espalhar esta mentira da Iasd pela net ? Iniquidade (anomia) é desrespeitar QUALQUER lei VIGENTE ! Os Gregos que cunharam o termo (que a Iasd se esforça em malversar) , não tinham um pingo de respeito pela lei de moisés , para eles anomia era desrespeitar o imperador , diana dos efêsos , não ofertar para Zeus , etc . Agora se você quer saber o que é iniquidade no nt , também é desrespeitar os ensinos de Rm14 , Cl2:16 , Atos 15 .... Aliás , você não é circuncidado né ?.. cuidado com sua interpretação que joga vcs no fogo .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa foi a mais caduca de todas ... hehehe
Será que quando JESUS falou em "transgressores da Lei", Ele estava se referindo à outra lei a não ser a que girava em torno da Vontade do Pai?
"Eu tenho obedecido os Mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu Amor", disse Yeshua!

Mais nessa você exagerou hein, Arti ....
kkkkkkkkkkkkkkkk


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 8:22 pm

Articulador escreveu:
Yeray escreveu:
Eduardo escreveu:"Não penseis que vim revogar a Lei ou
os Profetas; não vim para revogar, vim
para cumprir."
Se Jesus veio cumprir as leis, porque nós iríamos transgredí-las?

porque ele mesmo disse , inspirando seus apóstolos , que não precisamos cumprir as regras da lei . (Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

entre outros .
mas aí gostaria de saber se você cumpre os 613 mandamentos da lei .
Desfez, inclusive, os dois mais importantes mandamentos da Lei Moisaica, correto "crente" ?


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 8:35 pm

Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:(Mateus 5:43) - Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
(Mateus 5:44) - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,...

Me parece que a lei do amor , de Lv19 mudou um 'tiquinho' ...
portanto não é moisés que devemos ouvir mais , é Cristo e sua nova aliança .
Diga-me:
- Onde a Lei diz para odiar o inimigo?

Jesus mentiu ao dizer isto ?!
esta é a pergunta que primeiro quero ver respondida , porque o que você está tentando fazer é contraditar o próprio Cristo com a torah . Me diga isto , já que é pressuposto de Cristão crer nas palavras de Cristo , eu sabendo que você é cristão , terei prazer em te demonstrar o restante .
1º - Contraditar o próprio CRISTO com a Torah é o que você mais tem feito. Intepretando que o "Eu porém vos digo" está anulando a Lei, sendo que Ele deixou claro, e no MESMO capítulo que não veio para tal. Prova disso é que, mesmo dizendo "Eu porém vos digo" ao tratar sobre dois do mandamentos do Decálogo ("não matarás" e "não adulterarás"), não os anulou e inclusivo são tidos como inquestionáveis motivos de correção quando transgredidas pelos crentes.
2º - JESUS falou "Foi dito aos antigos" ao mencionar:
- Os Mandamentos da Lei Escrita por Seu Pai.
- Os Mandamentos da Lei Escrita por Mosaica.
E como não se vê na Torah o mandamento "odeie o seu inimigo", vemos que Ele está se referindo à:
- Os mandamentos escrito pelos anciãos (Mr 7:9).

Como até hoje o tem feito, provei que a minha pergunta nem nada põe em xeque a veracidade de JESUS ao dizer que "odeie o seu inimigo" tenha sido dito aos antigos.
Agora, se não for pedir muito, deixe de rodeios e reponda a pergunta pendente.

1o. Demonstrar que Deus tem duas alianças , não é contrariar , é acompanhar a Deus , mas se este é seu entendimento , é simples , cumpra 613 leis , não ''contrarie'' ué . Ele deixou claro é que ELE veio para cumprir a lei , para nos livrar da lei , conforme seus apóstolo bem , e muitas vezes , esclareceram .
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

2o . Quer dizer que Cristo estava se referênciando eram escritos dos Fariseus ? vejamos se tem lastro :
(Mateus 5:27) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
.. como está bem claro o 'dito aos antigos' é a torah .

1º - DEUS tem duas alianças é uma coisa, insterpretar Textos Isolados para dizer que JESUS fez o que Ele disse CLARAMENTE o que não veio fazer, é um abismo de diferença.
Quanto a Ef 2:15, já comentei sobre ... e de forma que não contradisse nem JESUS nem o Ensino Global das Escrituras; algo que você não conseguiu fazer até hoje.

2º - Se é claro, mostra-me na Torah. Todos os que JESUS citou, podemos encontrá-los literalmente na Torah, por que "odeie o inimigo" não? Então fi, responde a pergunta pendente:
- Onde a Lei diz para odiar o inimigo?


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 8:41 pm

Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
"Levantam-se testemunhas maliciosas; interrogam-me sobre coisas que eu ignoro. Tornam-me o mal pelo bem, causando-me luto na alma. Mas, quanto a mim, estando eles enfermos, vestia-me de cilício, humilhava-me com o jejum, e orava de cabeça sobre o peito. Portava-me como o faria por meu amigo ou meu irmão; eu andava encurvado e lamentando-me, como quem chora por sua mãe" (Sl 35:11-14).

cuidado com as citações , use CONTEXTO , este verso fala do que Davi fazia ANTES de se 'levantarem' as testemunhas maliciosas. olhe a petição dele , que inclusive era idêntica ao que a lei mandava , olho a olho :
(Salmos 35:8) - Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.

evidentemente que Davi também teve momentos que entendeu a perfeição da vontade de Cristo , como profeta e espiritual que era , muitas vezes ele deixou a letra da lei de lado , pena que os adventistas não consigam fazer o mesmo .
1º - CONTEXTO é algo que você não considera ...
O mesmo erro você faz dizendo que JESUS anulou mandamento da Lei ao dizer "Eu porém vos digo" sendo que no MESMO capítulo Ele diz que não veio para isso, e sendo também que Ele também disse "Eu porém vos digo" ao falar sobre os mandamentos "não matarás" e "não adulterarás"; e são leis rigorosamente observadas na cristandade.
2º - Davi, observador da Lei, mostrou, nos versos que citei, que JESUS não disse nenhuma novidade ... estava apenas reinterando e dando maior abrangencia aos Ensinos já dados pelo AT. O mesmo JESUS fez com com mandamentos do Decálogo.
3º - Porque não considerou os outros Textos que citei? Se os tivesse considerado, por inteligencia não teria enchido tela ao refutar Textos Claros da Bíblia.

1o. A prova está acima , você desconsiderou o contexto , o que lhe é habitual , mas grato por admitir que quando ele dizia 'Eu pórém vos digo..' era referente a mandamentos da lei , e não as invenções dos anciãos , que você quer usar como desculpa para não aceitar as palavras do mestre .

2o. Davi , observador da lei , apenas provou que você estava errado , ele pediu a Deus o 'olho por olho' com relação à seus inimigos , o demonstra que a lei não mandava amar os inimigos . Mas não custa deixar bem confirmando : (Salmos 139:22) - Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

3o. Porque em nenhum deles está escrito para amar os inimigos , o enche tela foi seu , o de davi quando contextualizado , se voltou contra sua tese , ajudar o inímigo com seu boi , ou poupar-lhe a vida , não implica em amá-lo , ou dar a outra face .

1º - Não refutou meu Comentário I, só deu rodeios "enche tela".

2º - Davi, nos Textos que mostrei, tratava os que lhes faziam mal como a um amigo (ponto final). Os textos que catou, estão tão isolados quanto os meus, não sei porque tá dramatizando ...

3º - Não está dizendo para amar o inimigo, mas mostra atitudes amistosas ao inimigo ... e foi o que JESUS mencionou com mais abrangencia. Se não for pedir muito, espero que os comente ... não citei textos de um gibi ...

Passe bem ...


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 8:42 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:2o. - não demonstrou , conforme refutado anteriormente , mas sendo generoso , se houvesse aqui um empate de citações , o que desempataria facilmente é que eu crí nas palavras do Mestre , você não .

Este debate na verdade gira em torno do sábado e se Cristo tivesse em mente sua alteração teria incluido no sermão do monte. Ele não aboliu o sábado em lugar algum dos evangelhos. Portanto se você crer nas palavras do mestre deveria seguir o exemplo dele e guardar o sábado.

vale mais o contrário , se Jesus tivesse em mente o sábado teria o reafirmado no sermão do monte, ele diz "bem aventurados os mansos ....bem aventurados os pacificadores ...bem aventurados ...." , mas não diz bem aventurados os sabatistas em lugar alguns dos evangelhos
No Sermão do Monte, JESUS disse:
- Bem-aventurados os que adoram unicamente a YHWH ?
- Bem-aventurados os que os que não fabricam imagens idolátricas para se curvarem diante delas?
- Bem-aventurados os que não falam o Nome de YHWH em vão?
- Bem-aventurados os que honram seu pai e mãe?
- Bem-aventurados os que ...

Argumento mais POBRE ...
E olha que se diz pastor ... ai, caramba!


ton , como sempre você está atrasado e equivocado .
já provei CADA UM destes pecados repreendidos pelos ensinos do monte . a exemplo , já que você teve preguiça de ler , a idolatria é reprimida ao Jesus ensinar à 'Ora a teu Pai nos céus , e Ele te recompensará' , colocando Deus como destino de todas as petições e fonte de todas as bençãos . O nome de Deus não pode ser tomado em vão porque é ensinado a santificá-lo 'santificado seja teu nome' ... e assim por diante .

Agora eu entendo que como mosaíco que você é , não está preparado para entender que os dois mandamentos de Cristo são MUITO mais abrangentes que 613 leis do aio , seu véu não foi ainda tirado . Deus nos deu a condição de não precisar de muletas e aios da lei , por isto aquele povo que ouviu a Cristo era BEM AVENTURADO , mas os Fariseus diziam "este povo é maldito porque não cumpre a lei" ... , hoje não é diferente . xauzinho

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 8:46 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Yeray escreveu:
Eduardo escreveu:"Não penseis que vim revogar a Lei ou
os Profetas; não vim para revogar, vim
para cumprir."
Se Jesus veio cumprir as leis, porque nós iríamos transgredí-las?

porque ele mesmo disse , inspirando seus apóstolos , que não precisamos cumprir as regras da lei . (Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

entre outros .
mas aí gostaria de saber se você cumpre os 613 mandamentos da lei .
Desfez, inclusive, os dois mais importantes mandamentos da Lei Moisaica, correto "crente" ?

correto ''cristão'' , e nos deu mandamentos melhores para substituir estes dois , nunca ouviu falar que uma lei mais abrangente , substitui a outra ? ... pois é .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 8:53 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:(Mateus 5:43) - Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
(Mateus 5:44) - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,...

Me parece que a lei do amor , de Lv19 mudou um 'tiquinho' ...
portanto não é moisés que devemos ouvir mais , é Cristo e sua nova aliança .
Diga-me:
- Onde a Lei diz para odiar o inimigo?

Jesus mentiu ao dizer isto ?!
esta é a pergunta que primeiro quero ver respondida , porque o que você está tentando fazer é contraditar o próprio Cristo com a torah . Me diga isto , já que é pressuposto de Cristão crer nas palavras de Cristo , eu sabendo que você é cristão , terei prazer em te demonstrar o restante .
1º - Contraditar o próprio CRISTO com a Torah é o que você mais tem feito. Intepretando que o "Eu porém vos digo" está anulando a Lei, sendo que Ele deixou claro, e no MESMO capítulo que não veio para tal. Prova disso é que, mesmo dizendo "Eu porém vos digo" ao tratar sobre dois do mandamentos do Decálogo ("não matarás" e "não adulterarás"), não os anulou e inclusivo são tidos como inquestionáveis motivos de correção quando transgredidas pelos crentes.
2º - JESUS falou "Foi dito aos antigos" ao mencionar:
- Os Mandamentos da Lei Escrita por Seu Pai.
- Os Mandamentos da Lei Escrita por Mosaica.
E como não se vê na Torah o mandamento "odeie o seu inimigo", vemos que Ele está se referindo à:
- Os mandamentos escrito pelos anciãos (Mr 7:9).

Como até hoje o tem feito, provei que a minha pergunta nem nada põe em xeque a veracidade de JESUS ao dizer que "odeie o seu inimigo" tenha sido dito aos antigos.
Agora, se não for pedir muito, deixe de rodeios e reponda a pergunta pendente.

1o. Demonstrar que Deus tem duas alianças , não é contrariar , é acompanhar a Deus , mas se este é seu entendimento , é simples , cumpra 613 leis , não ''contrarie'' ué . Ele deixou claro é que ELE veio para cumprir a lei , para nos livrar da lei , conforme seus apóstolo bem , e muitas vezes , esclareceram .
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

2o . Quer dizer que Cristo estava se referênciando eram escritos dos Fariseus ? vejamos se tem lastro :
(Mateus 5:27) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
.. como está bem claro o 'dito aos antigos' é a torah .

1º - DEUS tem duas alianças é uma coisa, insterpretar Textos Isolados para dizer que JESUS fez o que Ele disse CLARAMENTE o que não veio fazer, é um abismo de diferença.
Quanto a Ef 2:15, já comentei sobre ... e de forma que não contradisse nem JESUS nem o Ensino Global das Escrituras; algo que você não conseguiu fazer até hoje.

2º - Se é claro, mostra-me na Torah. Todos os que JESUS citou, podemos encontrá-los literalmente na Torah, por que "odeie o inimigo" não? Então fi, responde a pergunta pendente:
- Onde a Lei diz para odiar o inimigo?

1o. Como eu nunca fiz isto , estou isento , sua lei está em vigor para os que querem usar dela , não é o caso dos cristãos com boa teologia . Agora novamente use seu peso a sí mesmo , não contrariando as palavras de Cristo em Efésios 2:15 , porque ESTE É o ensino global das escrituras , junto com Cl2:16 , Atos15 , Rm14 etc ..

2o. Já mostrei , quando Jesus disse 'está escrito na lei : sois deuses !" , ele ensinou que a lei não é só deuterônomio ou levítico , aliás é bem insincera sua petição , já que você mesmo tentou provar por salmos . A diferença que é não só tentei , provei que a estava escrito para odiar os inimigos , e mais na lei de levítico temos "olho por olho" , quando a explicação de Cristo agora é 'dai a outra face' , o que per-sí resolve de novo .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 8:59 pm

Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:2o. - não demonstrou , conforme refutado anteriormente , mas sendo generoso , se houvesse aqui um empate de citações , o que desempataria facilmente é que eu crí nas palavras do Mestre , você não .

Este debate na verdade gira em torno do sábado e se Cristo tivesse em mente sua alteração teria incluido no sermão do monte. Ele não aboliu o sábado em lugar algum dos evangelhos. Portanto se você crer nas palavras do mestre deveria seguir o exemplo dele e guardar o sábado.

vale mais o contrário , se Jesus tivesse em mente o sábado teria o reafirmado no sermão do monte, ele diz "bem aventurados os mansos ....bem aventurados os pacificadores ...bem aventurados ...." , mas não diz bem aventurados os sabatistas em lugar alguns dos evangelhos
No Sermão do Monte, JESUS disse:
- Bem-aventurados os que adoram unicamente a YHWH ?
- Bem-aventurados os que os que não fabricam imagens idolátricas para se curvarem diante delas?
- Bem-aventurados os que não falam o Nome de YHWH em vão?
- Bem-aventurados os que honram seu pai e mãe?
- Bem-aventurados os que ...

Argumento mais POBRE ...
E olha que se diz pastor ... ai, caramba!


ton , como sempre você está atrasado e equivocado .
já provei CADA UM destes pecados repreendidos pelos ensinos do monte . a exemplo , já que você teve preguiça de ler , a idolatria é reprimida ao Jesus ensinar à 'Ora a teu Pai nos céus , e Ele te recompensará' , colocando Deus como destino de todas as petições e fonte de todas as bençãos . O nome de Deus não pode ser tomado em vão porque é ensinado a santificá-lo 'santificado seja teu nome' ... e assim por diante .

Agora eu entendo que como mosaíco que você é , não está preparado para entender que os dois mandamentos de Cristo são MUITO mais abrangentes que 613 leis do aio , seu véu não foi ainda tirado . Deus nos deu a condição de não precisar de muletas e aios da lei , por isto aquele povo que ouviu a Cristo era BEM AVENTURADO , mas os Fariseus diziam "este povo é maldito porque não cumpre a lei" ... , hoje não é diferente . xauzinho
Não só os fariseus reprovavam os que não cumpriam a Lei, o próprio JESUS mandará os transgressores contumases apartarem-se dEle. Nisso não há diferença, uma Verdade dita por um santo ou um pecador, continua sendo Verdade.
E está claro, que o que JESUS disse no Sermão do Monte, mesmo que você tente forçar, não está tão claro assim, óh iluminado ...
A artimanha que usou pode ser usado para validar qualquer lei mosaica, incluisive a de oferta de sacrificios de animais depois de reconsciliado com o irmão.
Se quizer, posso usar essa mesma técnica para mostrar que JESUS confirmou o quarto mandamento no Sermão do Monte. Se quizer, é só pedir ... estará no mesmíssimo nivel ... study


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 9:00 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
"Levantam-se testemunhas maliciosas; interrogam-me sobre coisas que eu ignoro. Tornam-me o mal pelo bem, causando-me luto na alma. Mas, quanto a mim, estando eles enfermos, vestia-me de cilício, humilhava-me com o jejum, e orava de cabeça sobre o peito. Portava-me como o faria por meu amigo ou meu irmão; eu andava encurvado e lamentando-me, como quem chora por sua mãe" (Sl 35:11-14).

cuidado com as citações , use CONTEXTO , este verso fala do que Davi fazia ANTES de se 'levantarem' as testemunhas maliciosas. olhe a petição dele , que inclusive era idêntica ao que a lei mandava , olho a olho :
(Salmos 35:8) - Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.

evidentemente que Davi também teve momentos que entendeu a perfeição da vontade de Cristo , como profeta e espiritual que era , muitas vezes ele deixou a letra da lei de lado , pena que os adventistas não consigam fazer o mesmo .
1º - CONTEXTO é algo que você não considera ...
O mesmo erro você faz dizendo que JESUS anulou mandamento da Lei ao dizer "Eu porém vos digo" sendo que no MESMO capítulo Ele diz que não veio para isso, e sendo também que Ele também disse "Eu porém vos digo" ao falar sobre os mandamentos "não matarás" e "não adulterarás"; e são leis rigorosamente observadas na cristandade.
2º - Davi, observador da Lei, mostrou, nos versos que citei, que JESUS não disse nenhuma novidade ... estava apenas reinterando e dando maior abrangencia aos Ensinos já dados pelo AT. O mesmo JESUS fez com com mandamentos do Decálogo.
3º - Porque não considerou os outros Textos que citei? Se os tivesse considerado, por inteligencia não teria enchido tela ao refutar Textos Claros da Bíblia.

1o. A prova está acima , você desconsiderou o contexto , o que lhe é habitual , mas grato por admitir que quando ele dizia 'Eu pórém vos digo..' era referente a mandamentos da lei , e não as invenções dos anciãos , que você quer usar como desculpa para não aceitar as palavras do mestre .

2o. Davi , observador da lei , apenas provou que você estava errado , ele pediu a Deus o 'olho por olho' com relação à seus inimigos , o demonstra que a lei não mandava amar os inimigos . Mas não custa deixar bem confirmando : (Salmos 139:22) - Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

3o. Porque em nenhum deles está escrito para amar os inimigos , o enche tela foi seu , o de davi quando contextualizado , se voltou contra sua tese , ajudar o inímigo com seu boi , ou poupar-lhe a vida , não implica em amá-lo , ou dar a outra face .

1º - Não refutou meu Comentário I, só deu rodeios "enche tela".

2º - Davi, nos Textos que mostrei, tratava os que lhes faziam mal como a um amigo (ponto final). Os textos que catou, estão tão isolados quanto os meus, não sei porque tá dramatizando ...

3º - Não está dizendo para amar o inimigo, mas mostra atitudes amistosas ao inimigo ... e foi o que JESUS mencionou com mais abrangencia. Se não for pedir muito, espero que os comente ... não citei textos de um gibi ...

Passe bem ...

1o. será a segunda vez que repito o argumento : ATÉ que tudo seja cumprido . Ele cumpriu , por isto em Efésios Paulo ensina "aboliu na cruz a lei dos mandamentos .." . E registre-se , provado que não eram invenções dos 'anciãos', e sim sua mesmo , isto sim lhe é habitual .

2o . uma óbvia inverdade sua .. ( Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição) .

3o. grato por admitir 'não está dizendo mesmo para amar o inimigo' , não adianta agora quererm forçar 'atitudes amistosas' à amar o inimigo , quando a própria lei falava 'olho por olho' . Você não citou gibi , mas interpretou como se fosse , 'inventivamente' .


Última edição por Articulador em Qui 04 Dez 2008, 9:08 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 9:07 pm

Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Ton escreveu:
Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:2o. - não demonstrou , conforme refutado anteriormente , mas sendo generoso , se houvesse aqui um empate de citações , o que desempataria facilmente é que eu crí nas palavras do Mestre , você não .

Este debate na verdade gira em torno do sábado e se Cristo tivesse em mente sua alteração teria incluido no sermão do monte. Ele não aboliu o sábado em lugar algum dos evangelhos. Portanto se você crer nas palavras do mestre deveria seguir o exemplo dele e guardar o sábado.

vale mais o contrário , se Jesus tivesse em mente o sábado teria o reafirmado no sermão do monte, ele diz "bem aventurados os mansos ....bem aventurados os pacificadores ...bem aventurados ...." , mas não diz bem aventurados os sabatistas em lugar alguns dos evangelhos
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Agora eu entendo que como mosaíco que você é , não está preparado para entender que os dois mandamentos de Cristo são MUITO mais abrangentes que 613 leis do aio , seu véu não foi ainda tirado . Deus nos deu a condição de não precisar de muletas e aios da lei , por isto aquele povo que ouviu a Cristo era BEM AVENTURADO , mas os Fariseus diziam "este povo é maldito porque não cumpre a lei" ... , hoje não é diferente . xauzinho
Não só os fariseus reprovavam os que não cumpriam a Lei, o próprio JESUS mandará os transgressores contumases apartarem-se dEle. Nisso não há diferença, uma Verdade dita por um santo ou um pecador, continua sendo Verdade.
E está claro, que o que JESUS disse no Sermão do Monte, mesmo que você tente forçar, não está tão claro assim, óh iluminado ...
A artimanha que usou pode ser usado para validar qualquer lei mosaica, incluisive a de oferta de sacrificios de animais depois de reconsciliado com o irmão.
Se quizer, posso usar essa mesma técnica para mostrar que JESUS confirmou o quarto mandamento no Sermão do Monte. Se quizer, é só pedir ... estará no mesmíssimo nivel ... study

transgressores contumazes , inclusive de Rm14 , Cl2:16 , Atos 15 , IICor3 , e outros contextos que mandam não julgarem quem não mais observa a lei abolida para cristãos . Antes você seria iniquo/pecador se não circuncidasse o prepúcio , se não casasse com sua cunhada viúva , se não cumprisse os dias de purim , de festas , hoje isto não é mais pecado , assim como o abolidinho sabado regrado para cristãos em base dos ensinos acima , que já nos ensinam outro tipo de pecado , o julgar quem não faz distinção entre dias .

Está bem claro sim , recém convertidos poderão entender facilmente que 'santificar o nome de Deus' é o contrário de 'usá-lo em vão' , igualmente que Jesus eu ordem para pedir ao Pai , e não a maria , e que é o Pai , e não maria , que iria recompensar , tudo consequência direta e objetiva .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Ton em Qui 04 Dez 2008, 9:10 pm

É um tópico eterno ... kkkkk

Então, povo ...
Se eu não postar mais aqui com muita frequencia, não é pelo fato de
estar me deparando com argumentos inteligentes da parte do Articulador,
mas tão-somente pelo fato de ter sido "vencido pelo cansaço" ... e pra
evitar a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
heheheh

Que fique bem claro isso ...


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Dez 2008, 7:38 pm

Quando as traduções usam o termo Iniquidade é no grego a mesma palavra anomian que se acha em 1 João 3:4 com o sentido de "transgressão da lei". Nessa passagem todas as traduções concordam que anomia é transgressão da Lei:

“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.” I João 3:4 (João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

O significado literal de anomos é 'anti Lei', isso fica claro pois o prefixo 'a' é de negação, por exemplo, aético é tudo o que não possui ética. Nomos significa Lei e deve se encaixar ao uso do termo no evangelho de Mateus já que o verso em questão está nesse livro. Veja Mateus 5, o termo 'Lei(nomos) e profetas' é clarissimo e se refere a Tora sem sombra de duvidas.

Grego: ανομως [anomôs] (Advérbio). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei"). Sem legalidade. Ilegalmente. Contra a lei. Por exemplo, Romanos 2: 12:

"Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados."

The New Testament Greek Lexicon

Strong's Number: 458a)nomiða
Original WordWord Origin
a)nomiðafrom (459)
Transliterated WordPhonetic Spelling
Anomia[/size]an-om-ee'-ah
Parts of SpeechTDNT
Noun Feminine4:1085,646
Definition
1. the condition of without law
a. because ignorant of it
b. because of violating it
2. contempt and violation of law, iniquity, wickedness
Translated Words
KJV (15) - iniquity, 12; transgress the law + (4160), 1; transgression of the law, 1; unrighteousness, 1;
NAS (15) - lawless deed, 1; lawless deeds, 2; lawlessness, 12.
ttp://www.studylight.org/lex/grk/view.cgi?number=458

Agora que não resta duvida de que o termo anomia é transgressão da Lei devemos acabar com a idéia de que essa Lei pode ser qualquer uma, inclusive as pagãs gregas. Essa idéia defendida pelo Articulador não encontra respaldo pois, Cristo falava em Aramaico e não em Grego. Dessa forma, a Lei de Mateus 7:23 deve ser a mesma citada por Cristo nas demais passagens de Mateus que tratam desse tema, ou seja, a Torah.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Seg 08 Dez 2008, 7:44 am

[quote="Articulador"]você mesmo tentar negar sua própria fonte que trás os sinônimos iguais eu disse :

1. the condition of without law
a. because ignorant of it
b. because of violating it
2. contempt and violation of law, iniquity, wickedness


ou iniquidade ,
ou transgressão da lei (qualquer lei) ,
ou injustiça ,


aliás regra mais que básica de transliteração :
quem escolhe o sinônimo é SEMPRE o contexto , nunca nossa vontade denominacional . Por isto que no verso abaixo seu léxico também traz o termo anomia , mas com sentido de INJUSTIÇA e não de lei mosaíca :

(II Corintios 6:14) - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça (anomia) ? E que comunhão tem a luz com as trevas?
http://www.studylight.org/lex/grk/frequency.cgi?number=458&book=2co&translation=str


Adventistas :
NÃO ADULTEREM A BÍBLIA .
se a sua doutrina não se sustenta nos contextos , vocês tem que abandonar elas , não tentar reescrever a bíblia , não façam o mesmo que os TJ vivem fazendo . Aliás o único termo que daria para trocar por 'iniquidade' no verso em questão , é o que a própria bíblia aprova : (I João 3:4) - Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Seg 08 Dez 2008, 12:01 pm

Articulador escreveu:quem escolhe o sinônimo é SEMPRE o contexto , nunca nossa vontade denominacional .

Lembre-se que Mateus 7:23 trata do Juizo Final, nesse contexto Deus não usará qualquer Lei. Apocalise afirma que nesse momento a Arca da Aliança vai aparecer de forma gloriosa sob uma saraivada de relâmpagos, e dentro dela estão as tábuas da Lei.


Última edição por Eduardo em Seg 08 Dez 2008, 2:21 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Seg 08 Dez 2008, 12:54 pm

Eduardo escreveu:Vc duplicou seu ultimo post, favor deletar um deles.

Articulador escreveu:quem escolhe o sinônimo é SEMPRE o contexto , nunca nossa vontade denominacional .

Lembre-se que Mateus 7:23 trata do Juizo Final, nesse contexto Deus não usará qualquer Lei. Apocalise afirma que nesse momento a Arca da Aliança vai aparecer de forma gloriosa sob uma saraivada de relâmpagos, e dentro dela estão as tábuas da Lei.


se a doutrina adventista fosse compatível com aquilo que pratica , teria que admitir que iniquidade no contexto não é a lei mosaíca , simplesmente porque você não é circuncidado no prepúcio , não pode dar carta de divórcio senão por adultério , não precisa casar com sua cunhada viúva , não precisa cumprir festas mosaicas , periodos sabáticos , etc ... logo a iniquidade que trata em Mateus 7:23 não pode ser a lei mosaica , sendo sim o desrespeito ao ensino ATUALIZADO que vocês praticam em parte , ou seja , o que é pecado na nova aliança , e isto seria suficiente para fechar questão .

Quando falamos , por ser ensinado claramente , que os dois mandamentos de Cristo são suficientes , vocês querem que provemos onde está a proibição para fazer imagens , falar de Deus em vão , etc.... Pois bem , nas duas tábuas que estão dentro da arca NÃO ESTÃO , LITERALMENTE : Lv19 amor ao próximo (lembre-se , o decálogo não fala para fazer o bem , só OMITIR-SE de fazer o mal ..não isto ... não aquilo) , não está a proibição para comer pururuca , não está a proibição para feitiçaria , para fazer imagens de escultura , etc .. Portanto você tem duas opções , ou considera que a arca é uma mera alegoria da própria bíblia e dos ensinos cristãos , ou continua sendo literal e passa a considerar tudo isto permitido oh my

Mas vou além , a arca não será base de julgamento de Cristãos , como disse João : "quem ama o seu irmão , passou da morte para a vida" . Somente servirá de penalização para as nações , para os cristãos verdadeiros é tempo de galardão apenas :

(Apocalipse 11:18) - E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
(Gálatas 2:16) - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Seg 08 Dez 2008, 2:20 pm

Articulador escreveu:... a iniquidade que trata em Mateus 7:23 não pode ser a lei mosaica , sendo sim o desrespeito ao ensino ATUALIZADO que vocês praticam em parte , ou seja , o que é pecado na nova aliança , e isto seria suficiente para fechar questão .

O contexto não dá espaço para essa idéia, Cristo sempre usou nomos para referir-se a Torah. Lembre-se ele falava aramaico e nessa lingua quando se fala em Lei fala-se em Torah.

Portanto você tem duas opções , ou considera que a arca é uma mera alegoria da própria bíblia e dos ensinos cristãos , ou continua sendo literal e passa a considerar tudo isto permitido oh my

É o que eu penso, a Lei moral é o compêndio de todos os ensinos morais da Bilbia, inclusive amar a Deua e ao proximo que fazem parte da Torah, e o decálogo.

Mas vou além , a arca não será base de julgamento de Cristãos , como disse João : "quem ama o seu irmão , passou da morte para a vida" .

O decálogo foi construido com base no amor, Romanos 13:9 deixa isso bem claro:

"Com efeito Não adulterarás, não matarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Convidad em Seg 08 Dez 2008, 2:43 pm

Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:... a iniquidade que trata em Mateus 7:23 não pode ser a lei mosaica , sendo sim o desrespeito ao ensino ATUALIZADO que vocês praticam em parte , ou seja , o que é pecado na nova aliança , e isto seria suficiente para fechar questão .

O contexto não dá espaço para essa idéia, Cristo sempre usou anomos para referir-se a Torah.

como já foi demonstrado , anomia pode ser qualquer dos sinônimos acima , o contexto nada sugere sobre leis mosaícas , e sim sobre pecado . Mas se acha que é lei mosaíca , você é OBRIGADO a achar que quem não circuncida o prepúcio (um de muitos exemplos da lei mosaica/tora) é iniquidade .. simplesmente questão de sinceridade com o sentido que você quer dar .

Portanto você tem duas opções , ou considera que a arca é uma mera alegoria da própria bíblia e dos ensinos cristãos , ou continua sendo literal e passa a considerar tudo isto permitido oh my

É o que eu penso, a Lei moral é o compêndio de todos os ensinos morais da Bilbia, inclusive amar a Deua e ao proximo que fazem parte da Torah, e o decálogo.

exato , um compêndio que mudou de uma velha aliança de matar carneiros , para uma nova aliança com sua nova lei , já que você , novamente , não circuncida o prepúcio , não é obrigado a casar com a cunhada viuva , etc .. a arca simboliza , inclusive os mandamentos de Rm14 e Cl2:16 de não julgar quem naõ faz distinção de dias , isto também é ensino moral da bíblia que a arca simboliza .

Mas vou além , a arca não será base de julgamento de Cristãos , como disse João : "quem ama o seu irmão , passou da morte para a vida" .

O decálogo foi construido com base no amor, Romanos 13:9 deixa isso bem claro:

"Com efeito Não adulterarás, não matarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."

Jesus nos ensinou o que é amar o próximo : é dar a outra face , pagar o mal com o bem , orar pelos que nos perseguem , e nada disto está no decálogo . Paulo nos ensina que qualquer mandamento que se julgue vigente , tem que ter o objetivo de amar o próximo , e não é o caso das regras mosaicas , e do sabado regrado , daí o suposto mandamentos 'mais importante' da lei , nem ter sido citado , lógico , o mesmo Paulo mandou não sermos julgados por não distinguirmos entre dias .

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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

Mensagem por Eduardo em Seg 08 Dez 2008, 2:49 pm

Articulador escreveu:
Eduardo escreveu:
Articulador escreveu:... a iniquidade que trata em Mateus 7:23 não pode ser a lei mosaica , sendo sim o desrespeito ao ensino ATUALIZADO que vocês praticam em parte , ou seja , o que é pecado na nova aliança , e isto seria suficiente para fechar questão .

O contexto não dá espaço para essa idéia, Cristo sempre usou anomos para referir-se a Torah.

como já foi demonstrado , anomia pode ser qualquer dos sinônimos acima , o contexto nada sugere sobre leis mosaícas , e sim sobre pecado .

Mas meu jovem Romanos 3:19 e 20 deixa isso claro:

"... porque pela lei vem o pleno conhecimento do pecado."

João confirma esse conceito:

“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.” I João 3:4 (João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

Ambos usam o termo nomos para designar a Torah.

Paulo nos ensina que qualquer mandamento que se julgue vigente , tem que ter o objetivo de amar o próximo , e não é o caso das regras mosaicas , e do sabado...

Dar descanso semanal ao trabalhador não exemplo de amor aos menos favorecidos ?

Graças ao descanso semanal o trabalhador pode almoçar com a familia, pode ir a igreja. Ir a igreja toda semana prolonga a vida em até 20% segunda recentes pesquisar ciêntificas.


Última edição por Eduardo em Seg 08 Dez 2008, 2:58 pm, editado 1 vez(es)


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Re: Vigência das Leis mosaícas - parte I

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